“Aprendo todos os dias e é para isso que aqui estou”. As palavras de Francisco Geraldes, esta quarta-feira na Sporting TV, são claras como água. Uma evolução sustentada que terá no treinador leonino o principal impulsionador: “O palmarés [de Jorge Jesus] fala por si”, acrescentou.
Regressado a Alvalade após um empréstimo ao Moreirense, na primeira metade da época, o médio dos leões fez questão de frisar que nunca se sentiu à margem do Clube: “O Octávio [Machado] ligou-me bastantes vezes. Nunca me senti me de parte, o Sporting sempre me deu bastante atenção e é do interesse de todos que assim seja”. Por último, Geraldes assegurou que ninguém irá conseguir desestabilizar o balneário verde e branco: “O grupo esteve e estará sempre unido. Era o que faltava tentarem desestabilizar-nos, não o conseguiriam fazer. São tentativas em vão, essas de desestabilização”.
Uma opinião partilhada por Daniel Podence, que garantiu que a derrota no Dragão não deixará marcas no plantel do Sporting CP: “Não saímos desse jogo com pontos, mas com união e garra para os próximos jogos. Se jogarmos como fizemos na segunda parte a vitória vai sorrir-nos mais vezes”, rematou.
Entretanto, para quem não tiver tido oportunidade de ler, fica um artigo publicado aquando do seu regresso a Alvalade.
Francisco Geraldes e Daniel Podence, os reforços de inverno do Sporting, são uma espécie de dupla inseparável. De 2005 até ao verão passado defenderam todos as categorias dos escalões jovens do Sportinf, há seis meses rumaram juntos ao Moreirense, cedidos pelos leões, e agora, novamente de braço dado, regressam a Alvalade depois de terem conquistado a Taça da Liga. E para Hugo Cruz e Tiago Capaz, treinadores que os orientaram nos escalões jovens do Sporting, Geraldes e Podence chegam para acrescentar.
Mas temos de voltar a 2003 para percebermos como os destinos destes dois jogadores se cruzaram. “Eu era professor do pai do Francisco numas aulas de futebol de promoção de atividade física. Conheci o Francisco numa iniciativa que colocava frente-a-frente pais e filhos e o miúdo destacava-se claramente dos outros, tinha ele sete ou oito anos. Andei um ano inteiro a tentar convencer o pai a levá-lo ao Sporting mas consegui”, relembra Tiago Capaz que também recorda o ingresso de Podence em Alvalade: “O Daniel jogava pelo Belenenses contra as nossas equipas de escolas e ele era um problema sempre que o defrontávamos e ele ainda em escolas veio para o Sporting em Pina Manique.”
Para Hugo Cruz, ambos revelaram desde sempre “um talento muito acima da média, na forma como pensavam o jogo”, mas cada um no seu estilo. “O Daniel era e é rápido mas decide muito bem. Não é normal um miúdo tão irreverente pensar tão bem o jogo. Já o Francisco, quando deixar de jogar futebol, vai ser, de certeza, treinador. E quer um quer outro resolvem o problema do contacto físico com inteligência. Quando os adversários chegam perto do Francisco para tirar a bola ela já não está lá, quando chegam ao pé do Daniel já foram fintados. São dois superdotados e o futebol é o mundo deles. Se não existisse eram miúdos incompletos”, descreve.
Ambos os treinadores explicam que Francisco e Daniel foram sempre acompanhados por “famílias muito bem estruturadas, que colocaram o futebol no plano em que devia estar e que sempre aceitaram as decisões dos treinadores”.
Se Daniel Podence prima pela irreverência, Francisco sempre foi “mais calmo, mais reservado e sempre a querer aprender”, como refere Tiago Capaz que, juntamente com Hugo Cruz, vê em Francisco Geraldes o sucessor de Adrien. “O Francisco tem todas as características de capitão. Não é tímido, é ponderado, diz as coisas no momento certo e tem perfil de líder. E se lhe dermos abertura ele transmite e diz se concorda com o treinador. Ele com 12-13 anos, porque já pensava o jogo, dizia o que pensava quando sentia essa abertura”, refere Hugo. Tiago concorda em absoluto: “Não me surpreenderia nada que no futuro fosse capitão. É um líder, sabe estar e tem um nível de inteligência superior ao dos colegas.”
Profissionalismo é a palavra de ordem no futebol dos dias de hoje, mas o Sporting acaba de reforçar o seu plantel com dois jogadores- adeptos. “Os dois vêm de famílias sportinguistas. Olhe, o Francisco é sportinguista doente e o Daniel é sportinguista doente ao quadrado, exacerba as coisas e tenho a certeza que no Moreirense ele devia pensar “o que é que eu estou aqui a fazer quando podia estar a ajudar o Sporting””, realça Tiago Capaz que vê em Francisco e Daniel “dois grandes amigos” pela cumplicidade defenderem a mesma camisola.
8 Fevereiro, 2017 at 16:27
O futuro aqui tão perto…como é bom ser do Sporting!!!
8 Fevereiro, 2017 at 16:57
é optimo ser do Sporting!
8 Fevereiro, 2017 at 16:34
O nosso futuro está garantido com alguns destes “meninos”.
E aposto o direito do Sá em como o Chico vai ser o nosso capitão “não tarda nada”.
8 Fevereiro, 2017 at 16:47
Entro nessa aposta.
8 Fevereiro, 2017 at 16:53
Beto
8 Fevereiro, 2017 at 19:14
Era de homem o Sá aparecer e anunciar “Entro com os dois!”
9 Fevereiro, 2017 at 7:43
Isso queria ele…!
O problema é que o esquerdo está penhorado… 👿
8 Fevereiro, 2017 at 16:39
Já tínhamos o presidente-adepto, agora temos de levar com dois jogadores-adepto. Estamos a encher o Sporting de sportinguistas, onde já se viu uma coisa destas
8 Fevereiro, 2017 at 18:00
“Mau…não estaremos a pôr demasiados adeptos dentro do Sporting…?…”
Qualquer dia temos o Clube… ” só entregue aos adeptos…!”
E o dá…fazermos do Sporting o nosso grande amor…
SL
8 Fevereiro, 2017 at 16:48
Muito fé nos putos. Principalmente Geraldes
8 Fevereiro, 2017 at 16:57
Estes miúdos vão longe. espero que no Sporting 🙂
Um dos problemas das sociedades modernas ocidentais é esta cultura cada vez mais crescente de que tratar toda a gente como se fossem recém nascidos. Não se pode dizer nada que ficam logo traumatizados.
Vem isto ainda a propósito das palavras de JJ sobre palhinha, que pode ser entendido como uma critica ao jogador. O jogador, das duas uma, ou aguenta e torna-se melhor, ou acusa o golpe e já não se levanta. Se não aguentar com este golpe tb não faz falta falta a uma equipa como o Sporting.
Sabe-me muito bem ler o que Francisco Geraldes e Podence escrevem. Sim, estão cá para aprender e serem mais fortes. Por cada vez que caírem, seja por si ou mandados ao chão por outros, vão reerguer-se maiores e mais fortes.
independentemente dos aplausos ou apupos, quando a qualidade é trabalhada vai sempre dar frutos bons.
9 Fevereiro, 2017 at 19:12
Por acaso pouca gente tem noção disto, mas a realidade das camadas jovens é bem mais cruel que nos séniores… nas camadas jovens podem ser cortados a qualquer momento, e passaram já anos a terem que se superiorizar a jovens de outras academias sporting espalhadas por todo o país, e até internacionais…
Agora, se depois fazem carreira num Sporting (super luxo de vida) ou acabam num outro patamar (digamos 1ª/2ª liga), não deixam já de ser jovens bafejados por um belo destino!
8 Fevereiro, 2017 at 16:58
Já deviam ter integrado a equipa principal este ano.
Que esta época seja uma época para recordar sempre e que de uma vez se aprenda que temos na formação jogadores muito bons e que quem chegue de fora deverá fazer a diferença (ex. Bas Dost, Beto, etc). A aposta em Andrés, Petrovics e outras incógnitas sem provas dadas no futebol europeu deverá ser muito controlada.
9 Fevereiro, 2017 at 23:39
Concordo Vasco, o caminho é apostar nos jovens que demonstram ter qualidade, colocar estes a rodar pelo menos uma época na primeira liga o mais perto de casa possível, e depois ter estes presentes no plantel A. Quando se vai ao mercado, que se aposte em claras mais valias, como Dost ou Coates. A presenca de grandes jogadores na equipa, transmite igualmente confianca ao jovens que ao entrar no 11, quer diretamente ou a partir do banco, väo sentir sempre uma certa protecäo criada pela dinamica de grupo. Nós temos um “core” forte, ora vejamos, R.Patricio, Coates, R.Semedo, William, Adrien, Gelson e Dost, aos quais podemos adicionar os seguintes se tiverem em boa forma Bryan Ruiz, B.Cesar e Alan Ruiz. Logo ai estao 8 ou 9 jogadores que deveriam ser a base do plantel até ao final da temporada e base da seguinte. Podence, Matheus, Palhinha e Chico Geraldes tem todas as condicöes para jogar a titular ou a partir do banco em muitas das jornadas que faltam. Honestamente espero ver uma equipa B mais equilibrada, aquilo está uma balda, uma vez que näo se ve muitos jovens formados no Clube, mas sim uma manta de retalhos com um jogador daqui outro de lá, e isso em norma tem consequencias com as que estamos a ter. Assim era ter um plantel mais curto nos A, com boas opcoes de futuro na B, e ir ao mercado com uma mala cheia de guita e comprar um bom lateral direito, um bom lateral esquerdo e um avancado com o perfil que tinha o Teo ou o Montero, que se complementavam bem com o numero 9, embora diga que adorei os recentes jogos do A.Ruiz, mas prefiro um segundo avancado a um “10”. Epocas como esta ou a do Marco Silva, onde compramos carradas de jogadores a preco baixo mas que nao deu em muito, näo podem acontecer mais. Que se compre mas que se vá adquirir qualidade e experiencia, que complemente a juventude que vem da nossa cantera. O Bas Dost foi e é um caso de sucesso, o Coates igualmente, e acredito que iremos conseguir mais jogadores deste calibre, mesmo que isso represente fazer apenas 3 aquisicöes ou 4 por temporada. Abraco a todos 🙂
8 Fevereiro, 2017 at 17:04
Já o disse antes mas deposito muitas esperanças no Daniel.
A sua mentalidade de vencedor é impressionante. Ele acredita tanto no seu potencial como o Ronaldo ou o Slimanni. Isso é meio caminho andado para vir a ter sucesso (basta ver o argelino), se a isso juntarmos uma capacidade de drible impressionante (nisso o Slimanni nem em sonhos lá chega), temos aqui uma futura estrela.
O Geraldes será outro craque e a sua postura de leão é irrepreensível.
Serão mais um dos bons motivos para ir ver os 7 jogos que nos faltam em casa.
Acredito que vamos ganhar os 14 jogos que nos faltam e que com isso poderemos chegar ao 2º lugar !
8 Fevereiro, 2017 at 17:05
quem chega ao segundo chega ao primeiro! Não estou para ficar outra vez a um ponto!
8 Fevereiro, 2017 at 17:09
+1
8 Fevereiro, 2017 at 17:11
o porto não passa em guimarães esta semana e na próxima semana os lampiões também não passam em braga (o jorge simão está muito apertado…pelo que tem que no minimo empatar)
Ou seja… daqui a 2 jornadas… os
-9 porto —> – 7 / – 6
-10 benfica –> – 8 / – 7
E ele ainda vão jogar entre ele…
E em abril temos umas contas a ajustar…. com a lampionagem
Façamos o nosso trabalho…. e arriscamo-nos a ser felizes
8 Fevereiro, 2017 at 17:16
O Carnide ainda tem o jogo da CL antes do braga… também estou confiante 🙂
8 Fevereiro, 2017 at 17:24
O carnide não ganha sexta! Mark my words!!!
8 Fevereiro, 2017 at 17:51
O boi é o mota dos talhos….
Acho que não é preciso dizer mais nada…
8 Fevereiro, 2017 at 18:03
A Comissão de Arbitragem, já tratou de ” facilitar” a vida aos dois…
E nem me admirava que o apitador que vamos apanhar…”também ajudasse” a facilitar a vida os outros dois…complicando a nossa…
Vamos ter de dar tudo…!!
SL
8 Fevereiro, 2017 at 18:58
Por isso mesmo, eles pensam que está tudo controlado e que não vai ser preciso gastar muitas energias e no fim fodem-se!!!
Sonho mode off!!! 🙂
8 Fevereiro, 2017 at 17:37
Vida difícil para o Guimarães, vai receber os ladrões que vêm moralizados, sem Marega, sem Hernâni, agora sem Soares…Talvez o Rafael Martins esteja a bom nível e enfie uma ou duas potatos, mas não será fácil.
8 Fevereiro, 2017 at 19:17
Vida difícil para o Guimarães?? Mais valia eles fazerem falta de comparência… nos 2 últimos jogos com o SLB, viu-se bem quem são os papás… até contra uma “2ª equipa” do SLB eles nem corriam… com o Braga, digo a mesma coisa… putas vendidas abrem sempre as pernas… Nós só temos é que jogar o melhor possível e acabar o campeonato da melhor maneira. Acredito que ainda andaremos lá perto deles, mas já não acredito no titulo, infelizmente. 🙁 Mas desejo e espero que todas as putas vendidas, mais porcos e bostas morram longe, bem longe.!
8 Fevereiro, 2017 at 17:09
– Serem presididos pelo coreano…
– Serem treinados pelo belzebu…
– Terem de comer gelados com a testa…
– Serem forçados a mostrar a união do grupo…
Não deve ser fácil a vida para os lados de alcochete…
8 Fevereiro, 2017 at 17:10
a escola made in Sporting, não esquecer! é a espinha dorsal da equipa campeã da europa 2016, isto diz muito do nível exigido que temos de ter para ir contratar lá fora, o nível tem de ser mt alto a nivel de contratações para virem tapar os nossos!
SL
8 Fevereiro, 2017 at 17:36
Muita fé nestes 2 miúdos:
Classe e inteligência – Geraldes
Irreverência, (da boa) finta e velocidade – Podence
Ambos leões, e com uma vontade tremenda de se afirmarem!
– Tudo para dar certo!
Assim os assobiadores de serviço o permitam…
8 Fevereiro, 2017 at 18:05
Quero estes meninos todos campeões para o ano…
Este ano ” já me contento” em que vão ganhando jogo a jogo…
SL
9 Fevereiro, 2017 at 7:45
E o Chaby…
9 Fevereiro, 2017 at 10:05
Não sei se saindo o William e ficando Adrien um meio campo com Adrien Geraldes não seria o ideal. William Adrien e Geraldes são os jogadores do Sporting que mais qualidade trazem ao jogo que em cada decisão procuram não o óbvio mas o que vai colocar a equipa mais a frente o que vai quebrar mais linhas o que vai deixar o colega enquadrado etc. Secundados de perto por A. Ruiz e B. Ruiz. Tem é de haver quem procure os espaços correctos que apareça entre linhas para além deles.
9 Fevereiro, 2017 at 15:19
Estou com o Amaral.
Se Sir. William sair, e acredito que este defeso será mesmo o da sua saída. Acredito num meio campo Adrien – Geraldes. Tenho curiosidade de ver uma época adrien a 6, a pautar todo o jogo. Acredito que ia subir os seus já altos níveis de rendimento…
… e sim, eu sei, PB já o tinha experimentado nessa posição. Mas isso era “outro” Adrien.