Em altura de fecho de mandato as discussões perdidas pela tasca muitas vezes se têm centrado nas aquisições, por isso achei que era bom centralizar a questão num só post. Para servir de mote andei à procura de todas as aquisições feitas no mandato de Bruno de Carvalho e dos valores das mesmas, tendo servido de base os R&C do Sporting até 2016 e 2 sites de transferências (Futebol 365 e Transfermarket) para as transferências não publicadas no R&C do Sporting e para as de 2016/17, assim como os quadros que encontrei retirados do jornal do Sporting. Seguem alguns dados interessantes.
O ano em que gastámos menos foi o ano que gerou as maiores + valias, lideradas claro por Slimani e por Montero. Nos restantes anos fomos gastando progressivamente mais, mas nunca tirámos dividendos financeiros dessas compras. No geral, no mandato de Bruno de Carvalho gastámos 72,56 M de euros, dos quais conseguimos vender 49,83 M de euros e gerar mais valias de 28,23 Milhões de Euros. O valor líquidos das aquisições é negativo em 22,73 M de euros.
Não deixa de ser impressionante que no ultimo ano seja o ano com mais jogadores comprados.
Estado dos comprados
Dos 70 jogadores comprados na era Bruno de Carvalho sobram no plantel 17. Nestes estão incluídos Gauld, André Geraldes e Paulista que não estou certo fazerem parte do plantel. Nota para que dos 16 contratados em 2015 fazem parte do plantel 7 (44% das compras desse ano) e dos 23 contratados em 2016 fazem parte do plantel 6 (26% das compras desse ano). No total dos 69 jogadores comprados na era Bruno de Carvalho 11 (16%) estão emprestados, 17 (25%) estão no plantel, 31 (45%) foram ou vendidos ou devolvidos e 10 (14%) estão na equipa B.
Importância para a equipa:
De forma a aferir a importância que as contratações tiveram no plantel decidi definir uma escala de importância de 0 a 5, tendo por base a utilização que tiveram e a importância. Assim concluí:
Na verdade 41 dos 69 jogadores contratados foram completamente irrelevantes e 6 foram muito pouco mais do que isso. Para se perceber o critério deixo a lista de jogadores a que atribui as notas:
Eu sei que o meu gosto pessoal me fez dar notas um pouco superiores ao que devia nuns casos e o inverso noutros. Mas o principal critério foi o grau de utilização dos jogadores enquanto estiveram no plantel.
A melhor taxa de aproveitamento é na nota 5 (23% do total das compras em apenas 5 jogadores). Normalmente pagámos mais pelos que tiveram melhor aproveitamento. Mas temos 41 com nota zero (22% do total gastos em compras), e embora não haja ninguém extraordinariamente caro (os chamados Pongoles), acabamos por gastar tanto neles como nos 5 com nota 5…
Estes foram os dados que estraí para um post supostamente não muito extenso mas fica a base de dados para vocês agora lhe fazerem o que quiserem…
E assim temos a base do debate! Aproveito para dar a minha opinião.
Acho que gastamos claramente demais e que o aproveitamento é fraco. Aqueles que deram zero à equipa são claramente demais. Até aceito os que dão muito pouco (1) ou os que dão pouco (2)… isso acontece, mas 17 M de euros em 40 jogadores que não deram nada é um abuso. Preferia que fossem 17M de euros em 4 ou 5 que andassem nos que dão muito pouco ou pouco.
De resto acho que não somos menos eficazes no mercado que os outros, aliás tenderia a dizer que mesmo assim somos os que pagamos menos pelos menos aproveitados e menos pelos mais aproveitados, o que não deixa de ser minimamente positivo. Claro que há aqui uma nota adicional… as compras estão todas cá mas o que estes jogadores ainda poderão vir a ser é uma incógnita! Desde inicio e mantenho que tenho poucas duvidas que o A. Ruiz daqui a 1 ano estará no mínimo no 4. E podemos ter outros. Outro exemplo é o Gauld em que muitos acreditam e que até agora está no zero mas poderá vir a estar noutro patamar de importância (eu não acredito nisto mas pode acontecer). Mas o momento de avaliar o mandato é de 4 em 4 anos e é este por isso acho que estão aqui as bases para agora virem os argumentos.
PS: Desejo para o segundo mandato de Bruno de Carvalho – Gastarmos à volta de 90M em 1 terço dos jogadores.
A lista de contratados para quem tiver curiosidade
TEXTO ESCRITO POR Tiago Coração de Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
15 Fevereiro, 2017 at 17:21
O primeiro ano 😐
Não tínhamos guito para mais que um Magrão
15 Fevereiro, 2017 at 17:33
Montero tem de ser considerado um achado na altura !
15 Fevereiro, 2017 at 17:34
e Slimani claro….
15 Fevereiro, 2017 at 17:25
grande trabalho de análise e compilação, sim senhor 🙂
portanto, voltamos à importância do scouting certeiro
15 Fevereiro, 2017 at 17:29
Em 70 jogadores, quantos foram realmente mais valias? 15%? Ou seja, precisamos urgentemente de um bom departamento de scouting
15 Fevereiro, 2017 at 17:33
Investir num bom scouting!! E se é p gastar dinheiro que façam como fizeram com Bas Dost, nada é garantido, mas neste tipo de jogadores a percentagem de garantia é muito elevada!
15 Fevereiro, 2017 at 17:34
ou antes a percentagem de falha será sempre mais reduzida 😉
15 Fevereiro, 2017 at 17:35
Palmas para o trabalho de pesquisa e resumo de resultados
15 Fevereiro, 2017 at 17:36
opá… há comparativos com as outras 3 equipas…tipos FCP e SLB?
Só para os “carneiros” fazerem uma pequena ideia do que se está a falar.
esta do Scouting agora parece ser o palavrão da ordem… já que não há mais nada para se falar.
Quem quer por em causa o Scouting… a meu ver.. quer por em causa Bruno de Carvalho!
Simples como a água que sai da nascente.
Agora gostava de saber porque?
Ah espera…. não temos 22 milhões para ter um gajo bom no banco. Ora bolas!
É azar!!!
15 Fevereiro, 2017 at 17:40
Ora para ti se a nossa taxa de acerto for por hipótese….5 % e a taxa de acerto dos lampiões e tripeiros for 2%…. para ti está tudo óptimo e o scouting é maravilhoso, é isso?
15 Fevereiro, 2017 at 17:49
Fdx sempre com fcp e slb na cabeca. Pensamento de pequenino
16 Fevereiro, 2017 at 11:42
🙂
15 Fevereiro, 2017 at 18:21
Mas o scouting desses nao é dominado pelos interesses de Mendes e doyen? Compram lixo de propósito para encher o bandulho a empresários. Não é comparável com o do Sporting, cuja única missão é fortalecer a equipa.
15 Fevereiro, 2017 at 18:44
Fiquei com a ideia que do primeiro para o segundo ano de mandato houve algumas contratações mais para fazer dinheiro que para fortalecer a equipa.
Ano esse em que o treinador não “opinava” pq era a estrutura que contratava.
Com JJ foi naturalmente diferente.
E com LEO… amanha-te com o que puderes.
15 Fevereiro, 2017 at 20:41
Epá, o que me interessa se o meu vizinho queima dinheiro para estar quentinho porque tem preguiça para ir à arrecadação buscar a lenha?
Foda-se que há cada comentário mais idiota!!!!
Desde o inicio da época, ainda em Setembro, mal o mercado tinha fechado, eu falei disto. É muito dinheiro deitado fora todos os anos e isto torna-se ainda mais relevante quando quem o faz é alguém que acusou os anteriores de comparem entulho, pinos e pernetas!
Só não vê isto quem não quer!
E é preciso lembrar também, porque eu conheço uma das pessoas que estava na equipa técnica do Marco Silva, que foi neste tema que começaram os problemas entre o BdC e o Marco porque o Marco só queria 2 ou 3 jogadores e não concordou em gastar tudo aquilo em 10 jogadores dos quais só se aproveitou o Paulo Oliveira (que começou a época em péssima forma) e o Jonathan.
15 Fevereiro, 2017 at 21:06
Poetanto.para ti é irrelevante analisar o que corre mal, é isso?
Fdx haja paciência e estômago para aturar certas tiradas.
16 Fevereiro, 2017 at 8:29
O pessoal anda a fazer percentagens mas esquece que para se encontrar um Slimani e um Montero temos de apanhar com outros que nunca fingam.
Não estou a defender esta epoca porque com André e Elias claramente a coisa iria dar para o torto, mas que culpa tem o Spalvis de estar lesionado? Que culpa tem um jogador que iria acautelar a saida do WC e Adrien que depois ficaram no plantel?
Por vezes acontecem erros e por vezes descobre-se ouro. Agora andam todos maravilhados com o Bas Dost mas depois não pensam que caso a coisa corra mal é um erro muito caro. Ainda me lembro do Prince Boateng que nem chegou a entrar…. esse sim, teria sido um erro monumental.
E muitas vezes a melhor contratacão é a renovacão com os jogadores existentes. Nesta analise isso foi ignorado, nâo sei bem porquê. Ou o caso do carallo, que não quis renovar e levou à saida a custo zero, mas que de momento não joga nada e como tal até foi um bom investimento, pois não estamos a pagar ao gajo para aquecer o banco.
15 Fevereiro, 2017 at 17:39
O trabalho que faltava, gabo a paciência do autor. Merece uma grande reflexão e espero que BdC para o segundo mandato não permite que isto se venha a repetir
São gastos desnecessários que pouco ou nada acrescentam ao clube
Se aceito algumas contratações em prol da contenção, não aceito outras quando já no anterior clube não demonstravam ser mais valias em detrimento de alguns elementos da academia
Chaby, Iuri ou Podence, são para mim 3 casos em que se arrastou por demasiado a permanência na equipa B. Nem tudo o que luz é ouro, certo, mas, olhar para esta lista, revolta um pouco, quando nos lembramos da equipa b de 2013/2014.
Também aceito que me digam…Pedro , isto também se deve a menor qualidade da equipa de juniores desses anos.
Melhorem o recrutamento, melhorem o scouting e eventualmente , poderemos vir a acertar mais é melhor, gastando menos
15 Fevereiro, 2017 at 17:51
Sobre o recrutamento, talvez não fosse na ideia o Sporting acompanhar algum do investimento do carnide….Não em betão, mas sim nas condições oferecidas, nomeadamente o transporte de miúdos cujos pais não teem possibilidades de ir todos os dias a academia…Seja por questões laborais como financeiras…
São pequenas coisas, que fazem a diferença na escolha que um pai tenha de fazer
Antigamente o nome Sporting chegava, mas nos dias de hoje, com uma academia nos confins, com custos de deslocação elevados, os pais já pensam duas vezes onde colocar miúdos em quem Sporting e carnide estejam interessados, sem esquecer os pastéis que também já conseguem competir no recrutamento
16 Fevereiro, 2017 at 8:32
Belo exemplo. Sabes o que se passa na Academia do Sporting por ventura?
Os jovens podem VIVER na Academia e vão à escola e fazem tudo na Academia.
Bela historia do carnide que manda um autocarro…. até chorei em memória do eusebio ao ouvir essa historia.
As condicões oferecidas é basicamente a influencia do arbitro que poupa os meninos a correrem os 90 minutos. De resto o Sporting bate todas as condicões oferecidas pelo carnide.
15 Fevereiro, 2017 at 20:47
Esperas que o BdC não permita que isto aconteça?
Mas quem fomenta esta merda é quem?
Quem é que passou a 2ª metade da época a dizer que estava tudo planeado, que as contratações seriam cirurgicas, e 3 ou 4, e depois foi buscar 12 jogadores (5 destes já marcharam ainda que o Spalvis seja compreensível) por 30M€ (segundo o que aqui está)?
Este é o calcanhar do BdC e está ao nível de um qualquer Godinho Lopes desta vida!
15 Fevereiro, 2017 at 17:48
É muito isto que tem de mudar no próximo mandato. Chega de brincar às contratações. a taxa de acerto é baixíssima.
O scouting tem que ser reforçado com pessoas se qualidade. Os que lá estão simplesmente não servem.
15 Fevereiro, 2017 at 17:57
Há alguns casos que os jogadores vierem na condição de emprestados, com opção de compra, caso do Matias Perez.
15 Fevereiro, 2017 at 18:22
Piris, Welder…
15 Fevereiro, 2017 at 19:50
Mas aí estávamos extremamente condicionados pela banca. É natural que o investimento tenha aumentado ao longo do mandato. Queremos ser campeões. Quase todos achávamos que este ano faltava apenas um danoninho à equipa.
15 Fevereiro, 2017 at 20:15
Mais vale assim do que comprar e ficar entalado 4 ou 5 anos
15 Fevereiro, 2017 at 18:00
A minha avaliacao é bastante positiva dos primeiros se falar apenas dos 3 primeiros anos. Apesar de haver uma quantidade grande de apostas falhadas, o custo nao deixa de justificar o risco. Mesmo aì ha que reconhecer merito a BdC à mesa das negociacoes porque colocar Naldo, Mauricio e Sarr apresentando ainda lucro deve ter sido tarefa herculea.
Ja este ano inverteu-se esta tendencia para satisfazer os caprichos de JJ. Novamente dou alguma folga a BdC pois, tendo em conta os resultados da ultima epoca, o treinador justificou que se lhe fizessem algumas vontades.
Aqui acho que BdC exagerou. O plano estava a ser bem executado: investimento baixo e aproveitamento da melhor academia do mundo para potenciar vendas condizentes com os valores que produzimos. O treinador claramente nao partilha dessa visao. Preferiu Petrovic a Palhinha, Elias a Geraldes, Markovic a Matheus, Andre a Podence etc etc etc. Ora esta situacao tem de ser rectificada imediatamente. Nós elegemos o programa de BdC e nao os devaneios de JJ. Contentores de jogadores è do outro lado da estrada. Isto deve mudar imediatamente. Espero que este mercado de inverno nao seja so fogo de vista.
Onde as coisas foram muito mal executadas foi na equipa B. O programa previa um aproveitamento da B como ultima fase de maturacao para os valores da academia. No primeiro ano BdC justificou a aposta em jogadores como Sackho, Drame, Gazela etc no facto de haver posicoes que nao seriam possiveis de colmatar a partir da academia. Certo. Agora esse argumento ja nao cola e ha jovens a eclipsarem-se.
Uma ultima nota: Que nao passe pela cabeca de BdC dar mais responsabilidade ao Geraldes na estrutura de futebol. Nao tem experiencia ao nivel de scouting nem tem traquejo para lidar com JJ. È necessario repensar a posicao de Dir Desportivo com alguem que se identifique com o ADN do Sporting e ao mesmo tempo tenha peso suficiente para que JJ o respeite. O treinador nao vai gostar mas se BdC teve tomates para dizer a MS que os reforcos estao na B e academia, entao devera fazero mesmo agora. Se è para vir de fora que seja uma inegavel mais valia como foi Bas Dost que vale todos os centimos que gastamos.
15 Fevereiro, 2017 at 18:06
De acordo. Este proximo defeso tem que ser muuuuuito bem pensado. Se for para virem mais uns petrovic e markovic, entao que fiquem quieto.
JJ tem que abrir o olho oara o que de bom tem na formação. Contratações so de claras mais valias.
Antes 10M num Bas Dost, que 10M em 10 Petrovics
15 Fevereiro, 2017 at 18:06
* A minha avaliacao é bastante positiva se falar apenas dos 3 primeiros anos.
Postar sem rever o texto dá nisto.
15 Fevereiro, 2017 at 18:46
Excelente comentário o teu.
15 Fevereiro, 2017 at 19:38
+1.
15 Fevereiro, 2017 at 21:49
Falou bonito.
16 Fevereiro, 2017 at 0:30
Subscrevo na integra.
E há muito talento a chegar nas camadas jovens.Tenhamos isso em consideração nas abordagens de mercado.
16 Fevereiro, 2017 at 16:09
Acho que estamos numa situação mais favorável neste momento, em termos de miúdos prontos para dar o salto.
Relembro que no início da época havia miúdos com qualidade, mas com zero (ou perto) de experiência de 1a liga. Geraldes e Podence são os exemplos mais óbvios, mas Palhinha também teria mais a provar.
Neste momento penso que além desses 3, tem de se tomar decisões definitivas sobre Iuri, Chaby, Gauld e outros que andam a marcar passo. Ou são aposta ou andamos aqui a brincar com a carreira deles.
Podem ficar ou não, mas que se decida de uma vez por todas. Só a partir daí se pode fazer um planeamento coerente para a próxima época.
15 Fevereiro, 2017 at 18:17
O problema é a falta de estrutura que se resume a Jesus e BdC.
Falta um director desportivo tipo miguel Albuquerque.
15 Fevereiro, 2017 at 18:29
O mais chocante é o montante gasto com jogadores que, pouco ou nada jogaram (Drame, Geraldes, Cissé, e outros) e ainda saíram a custo zero. De tostão em tostão, um prejuízo de milhão.
Jogadores a entrar e sair ao fim de um ano dificulta a estabilidade. E são bastantes.
Pontos fracos: laterais fracos, tirando o Jefferson I, ao fim de 4 anos e muita compra, William e Adrien sem alternativas.
Pontos fortes: PL, Montero, Slimani, Teo (se bem que o empréstimo devia ser explicado), Bas Dost, curioso que é a posição em que menos se acerta.
15 Fevereiro, 2017 at 18:30
Olhando para trás tanta porcaria que foi contratada. Porém alguns nomes teriam sido na generalidade grandes contratações mas que no final nada acrescentaram.
Espero que a politica de contratações mude agora para 2017/2018.
15 Fevereiro, 2017 at 18:33
Aqui se nota a importância de termos um bom scouting e um diretor para o futebol\ diretor desportivo! O preocupante é que me parece ser mais um campo em que não evoluímos (e pior deixámos nas mãos do JJ)!
Preocupante também verificar que compramos todos os anos uma “equipa nova” (embora também temos de descontar contratações para a B) quando o objetivo é fazermos contratações cirúrgica e controladas.
Pior contratação: Ciani
Melhor contratação: Slimani
15 Fevereiro, 2017 at 18:39
Ora aí está o que venho a dizer, vamos repetir o erro e deixar outra vez tudo nas mãos de BdC e Jesus.
15 Fevereiro, 2017 at 18:39
Falando em scouting (não me importava de trabalhar em part-time de graça…embora uns bilhetes & camarotes me motivassem 😀 ) se o Sporting não tem €€€ para o Aléxis Sanchez (há por aí um candidato que faz milagres com 1.5M€…) que vá buscar o Sergio Leon do Osassuna! Este fim-de-semana a vítima foi o Real Madrid e o Jaime também me parece jogador (se for bem trabalhado).
15 Fevereiro, 2017 at 18:43
Montero nos Vancouver Whitecaps. Regresso à MLS. #MonteroLover4Ever
Agora o novo “dilema” é o Alan Ruiz…as últimas exibições têm me surpreendido pela positiva mas ainda tenho muitas dúvidas. Mas que seja para continuar.
15 Fevereiro, 2017 at 18:45
+1 em relacao às duas situações
15 Fevereiro, 2017 at 18:50
Gostei muito do Montero quando apareceu. Aquele toque de bola…
Na tactica do MS, teria de fazer de 8 e mostrar mais intensidade já que Slimani não deu hipótese.
Confesso que o via na perfeição no sistema de Jesus… mas em campo Teo foi sempre superior. Uma pena. Transborda classe.
15 Fevereiro, 2017 at 20:30
Quando pensas na miséria que foi a primeira volta e te dás conta do desatino que foi a posição de SA… o que seria com Montero num 2o ano de JJ? Enfim…
15 Fevereiro, 2017 at 22:29
Yep…
15 Fevereiro, 2017 at 22:53
Slimani & Montero era a dupla de sonhos. Infelizmente acho que o JJ apostou muito no Teo e o Montero psicologicamente foi-se abaixo… Mané era outro que pensei que com a nova tatica fosse explodir como segundo avançado.
16 Fevereiro, 2017 at 8:38
Deves ter esquecido o que fez o Montero desaparecer… o Slimani.
Quando ele entrou era um grande marcador, e andava o Slimani a entrar para decidir os jogos no final. Mas depois o Montero deixou de marcar e foi substituido pelo Slimani…. Quer Teo quer Montero não eram grande coisa, mas o Montero ainda ajudava de vez em quando a resolver um jogo. O Teo nunca foi grande coisa.
15 Fevereiro, 2017 at 18:59
1 — Excelente post, assim há base concreta para discutir os assuntos.
2 — Muito dinheiro mal gasto.
3 — Ao contrário do que se diz, não há nenhum desvio de estratégia este ano, há sim um crescimento progressivo dos valores investidos em reforços, de temporada para temporada.
4 — Acredito que na casa dos outros é pior, mas isto não serve de desculpa
15 Fevereiro, 2017 at 19:01
Boas tardes,
isto de “comprar” jogadores deve ser um assunto muito complicado e dificil mas que algo está errado no departamento de scouting nao restam duvidas , sao demasiados erros , este ano o que impressiona é a quantidade de apostas de risco em simultaneo ! o Sporting tem que rapidamente corrigir este departamento e de uma vez por todas nos convencermos que temos que ter um onze forte e com substitutos á altura , nao podemos andar nisto de termos um excelente meio campo mas que se lixe nao temos laterais outros anos houve que tinhamos grande meio campo e ataque e nao tinhamos centrais e/ou vice versa tem de existir alguem que defina qual o melhor nodelo de jogo e analisar se tenos opçoes válidas para o onze se não tem que se ir ao mercado rapidamente , num clube como o Sporting tudo bem que se aposte e promova jogadores mas qual o custo de andarmos a jogar com Marvin Zeeglar e mesmo o Schelloto ??? qual o custo de se apostar num B.Ruiz completamente fora de forma ???
15 Fevereiro, 2017 at 19:01
Agora um pedido: alguém me explique o que é isso do bom scouting.
É que reforços do Porto e do Benfica que se afirmam no onze titular normalmente já são internacionais pelos seus países (nem que seja nas camadas jovens) ou já jogavam em Portugal.
15 Fevereiro, 2017 at 19:02
Comprar internacionais do Brasil, Holanda, Argentina, Sérvia, México é bom scouting?
15 Fevereiro, 2017 at 19:07
Bom scouting é acertar 🙂
15 Fevereiro, 2017 at 19:11
É mais isto 🙂
Tanto assim é que fomos buscar um argelino por 300 mil euros que chegou com 2 tijolos nos pés e saiu 3 anos depois, deixando 30M e quase 60 golos marcados.
15 Fevereiro, 2017 at 20:38
mas o Slim é um bom exemplo de scouting. Foi o Mariano Barreto que o descobriu e que no-lo aconselhou.
Scouting é isso. É teres a tua rede de pessoas que percebem e em quem confias, onde até podem caber nomes como André Cruz ou Acosta (de preferência jogadores que não funcionem como agentes). E, sim, claro que tens que ter um gajo que saiba o que está a fazer e que centralize e analise toda essa informação, discutindo-a, posteriormente, com o treinador ou, noutras situações, recebendo do treinador indicação das características que está à procura.
15 Fevereiro, 2017 at 20:40
Se a decisão fosse tomada nesses parâmetros estávamos nós bem servidos. O problema são as comissões depois.
15 Fevereiro, 2017 at 20:45
o que gastas em comissões dá-te para criares uma rede de scouting
15 Fevereiro, 2017 at 20:53
E vais deixar de gastar? É que uns dão sempre umas comissões mais jeitosas que outras. Nem só os agentes mamam
15 Fevereiro, 2017 at 20:55
2025 votas em mim 😀
15 Fevereiro, 2017 at 20:57
Se deres tacho, sim.
15 Fevereiro, 2017 at 22:30
Daí aquela história da traffic cheirar tão mal…
15 Fevereiro, 2017 at 19:44
Pois, deve ser isso.
15 Fevereiro, 2017 at 19:03
Tiago, só te queria felicitar pelo post, está excelente.
Parabéns pelo trabalho e pela paciência.
15 Fevereiro, 2017 at 19:13
Exercício interessante em termos informativos relativamente às contratações e saídas, mas muito redutor no que toca ao saldo contabilístico, porque a análise teria de continuar até ao último jogador contratado no mandato sair transferido ou acabar a carreira.
Para não falar do facto dos jogadores que saíram a custo 0 (zero), o Sporting ter ficado com % importantes dos passes ou de futuras transferências, que poderão dar algum retorno à posteriori.
15 Fevereiro, 2017 at 19:15
o Sporting tem um bom scouting. muitas vezes não é utilizado.
15 Fevereiro, 2017 at 19:28
Já foi muito forte internamente, completamente abandonado durante os últimos anos fruto de várias circunstâncias (financeiras inclusive) e ultrapassado pelos lampiões, que n a maioria das vezes não é melhor, usa é práticas vergonhosas e sem o mínimo de ética.
Lá fora, nunca foi nada de especial.
Voltar a apostar no scouting interno pode ser interessante, agora que o jogador tuga já vale bem mais. Até porque o brazuca e argentino está cada vez mais caro.
15 Fevereiro, 2017 at 19:44
Tao temos que comecar a usar mais.
15 Fevereiro, 2017 at 19:16
Ops….
http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2017-02-15/comunicado-sporting-clube-de-portugal
15 Fevereiro, 2017 at 19:30
O Nogueira tinha deixado um link com uma grande entrevista dele 🙂
Confesso que não esperava.
E agora? Gilberto de volta à função?
15 Fevereiro, 2017 at 19:30
Tirando o futsal, ta tudo de cabeça perdida
15 Fevereiro, 2017 at 21:28
Também acho!
O BdC apostou forte este ano e saiu tudo mal, com excepção do Futsal e, parece, do Atletismo. Mas mal como o futebol não há nenhuma secção e rolam cabeças em todo o lado menos no futebol… Quer dizer, rolou a do João de Deus que era o culpado de ter de jogar com pinos…
15 Fevereiro, 2017 at 20:16
‘Tao, o projecto?
15 Fevereiro, 2017 at 22:31
Era para ser logo.
Pode ser que o filho fique. Joga muito.
15 Fevereiro, 2017 at 22:32
Longo
15 Fevereiro, 2017 at 20:32
Depois de perdermos pontos estupidos na secretaria alguma cabeça teria de rolar. Pelo menos foi a do lamp
15 Fevereiro, 2017 at 19:32
Sporting CP @Sporting_CP
Clube terminou a ligação profissional que mantinha com o Engenheiro José Trindade. #HóqueiSCP (link: http://scp.pt/JNiB) scp.pt/JNiB
15 Fevereiro, 2017 at 19:32
Sporting CP @Sporting_CP
Clube terminou a ligação profissional que mantinha com o Engenheiro José Trindade. #HóqueiSCP (link: http://scp.pt/JNiB) scp.pt/JNiB
15 Fevereiro, 2017 at 19:41
Não deve ser tarefa facil a aquisição de jogadores, sobretudo tendo em atenção o nosso não muito bom relacionamento com a classe empresarial…
No que respeita às equipas com que lutamos directamente, a nível internacional eles têm a vida facilitada pois há empresários “aliados”:que lhes colocam em casa determinados jogadores e tudo deverão fazer para ” os retirar” do nosso caminho…
No que respeita so marcado interno, até podemos ter ” olheiros” muito bons, a verdade é que deficilmente conseguimos trazer jogadores aceitáveis ” porque deve ser proibido” vender jogadores ao Sporting…sem antes darem do facto conhecimento aos lampiões e aos andrades da tentativa do Sporting…e é claro, nem que seja apenas para evitar que esse jogador possa vir a reforçar o Sporting, normalmente um ou outro acabará ” metido” no negócio, mesmo que de seguida acabem por emprestar o atleta…
É claro que tendo o Sporting que lutar contra todas essas dificuldades…não admira que na tentativa de antecipar negócios…
Acabe muitas vezes por fazer maus negócios…
SL
15 Fevereiro, 2017 at 19:47
É prematura a conclusão do Tiago, embora reconheça o excelente trabalho de análise e tratamento da informação feito pelo Tiago.
Jogadores como o Dost, Gauld, Alan Ruiz, Sacko, Jonathan, Paulo Oliveira, etc, são jogadores que ainda não vão entrar para as contas finais no que diz respeito a uma interpretação real sobre o rácio custo total de aquisição de jogadores no mandato versus venda de jogadores no mandato.
Eu espero mais valias no Holandês, no Ruiz (bem trabalho, se ele tiver cabeça), no Sacko, Paulo Oliveira e Gauld. Mas nunca vamos tirar daqui lucros como aquele que sacamos com o Slimani e com o JM, porque um foi adquirido por uma pechincha, e o último foi formado em Alvalade, logo o lucro é quase total.
16 Fevereiro, 2017 at 9:53
É um trabalho para ser actualizado e como eu disse no final, quem sabe se daqui a 3 anos a conclusão sobre estes 4 é diferente…há alguns casos em que pode ser e isso mudar ligeiramente a perspectiva mas o mandato são 4 anos por isso a avaliação na minha óptica tem de ser feita com o que se tem. 🙂
Isto são números…interpretar os números, justificar e formular uma opinião isso já depende de cada um e cada um. Nunca foi minha intenção fazer opinião, apenas lançar o debate…
15 Fevereiro, 2017 at 19:50
Joao de Deus tambem ja foi de vela
15 Fevereiro, 2017 at 19:52
Basicamente como temos menos dinheiro que os outros e mais difícil acertar. Nao temos 20 milhões para dar por um Rafa ou 22 milhões por um jimenez ou 10 milhões por um samaris etc etc . Arranjar um bom jogador por 10 milhões e muito mais fácil veja de bas dost. Agora isso não explica que contratemos por aí as carradas sem grande estratégia. Se tivermos 40 milhões para gastar em reforços mais vale gastar em três ou quatro , com provas já dadas em que a margem de erro é menor . Depois cabe a Jesus a quem princepescamente para isso , arranjar as restantes soluções dentro de portas potenciado a qualidade dos que veem da academia . Além disso para ir buscar um soares como foi o porto não é preciso ter um scouting muito elaborado .
15 Fevereiro, 2017 at 19:58
Não esqueça porém que estivessemos interessados no Soares, não sei se alguma vez o teríamos conseguido…
O Guimarães acabaria sempre ” por avisar” os andrades e acabaria como o Marega e muitos outros…
SL
15 Fevereiro, 2017 at 20:08
Claro.
Scouting para ir buscar o Soares?
Ou o Jonas?
15 Fevereiro, 2017 at 20:33
O exercício do Tiago prova que mesmo o dinheiro que havia não foi bem aplicado especialmente este ano.
15 Fevereiro, 2017 at 21:57
Isso é verdade.
Dinheiro mal gasto, muito.
15 Fevereiro, 2017 at 20:18
Para a B, o ideal seria o Rolão Preto, mas esse no Qatar deve ganhar bem.
15 Fevereiro, 2017 at 20:19
Scouting? lol
Coitado do scouting se não tiveres dinheiro para garantir as contratações.
Pensam que o Sporting anda a dormir? O problema é quando chega à mesa de negociações e o agente do jogador diz que tem clube x a dar 3x mais.
Mitroglou, Cervi, etc.
O Sporting está lá, não tem é a o papel. E isto do não ter o papel tem muito que se lhe diga, porque temos uma reestruturação financeira e um caminho para percorrer.
Uma coisa é certa, não gostava de ver o Sporting com 600M de passivo e um presidente com empresas a deverem mil milhões ao BES.
15 Fevereiro, 2017 at 20:22
E isto. No money no scouting.
Vide bas dost.
Sl
15 Fevereiro, 2017 at 20:59
sim, é verdade que fomos entalados em vários potenciais negócios, mas, em minha opinião, isso só reforça a necessidade de seres capaz de ir buscar gajos de qualidade que estejam fora dos radares dos outros. Ou, então, e como se diz no post, aposta na prata da casa, que em nada deve a quem chega, e canalizas tudo o que tens para dois ou três Bas Dost
15 Fevereiro, 2017 at 21:15
Canalizar tudo o que tens para 2 ou 3 mas dost. Sonho com esse dia.
15 Fevereiro, 2017 at 22:40
Prefiro dar 30 por 3 dosts que 30 por 10 petrovics.
15 Fevereiro, 2017 at 22:38
Percebo o que dizes e nem sempre é fácil pela calada. Empresários.
Até nos putos cá isso acontece. Tens um miúdo em massamá com o negócio quase fechado e aparece um lampião a dar 500 ao desgraçado do pai. Puto no seixal mesmo que tenha morrido para o futebol.
15 Fevereiro, 2017 at 20:20
Atenção que o porco Gil anda aqui a tirar print sirenes pra partilhar com os outros porquinhos. A prova cabal que anda ai muito anti Sporting.
Hugo Gil podes ler este comentário a vontade és um porco nojento e a tua mãe uma vaca mal parida.
O Sporting faz te confusão e não ganha nada, quando ganharmos vocês matam-se.
Sl
15 Fevereiro, 2017 at 20:44
Hugo Gil vai para a puta da tua mãe
15 Fevereiro, 2017 at 20:30
Ainda só li por alto mas…..excelente trabalho, Tiago.
Parabéns.
15 Fevereiro, 2017 at 21:53
Tiago : Só contando por alto, não te falta pelo menos o Leonardo Ruiz, o Federico Ruiz e o David Sualehe?
15 Fevereiro, 2017 at 22:10
Kiki, Nasirov….. 🙂
15 Fevereiro, 2017 at 22:42
Um gajo sozinho não dá para tudo, pá.
O GAG era gajo para ajudar 🙂
15 Fevereiro, 2017 at 23:04
🙂
Eu tb estou a ajudar, ora essa! 😛
( e a maior parte do trabalho o Tiago já fez! )
16 Fevereiro, 2017 at 9:58
Obrigado! 😉
Vou ver se encontro esses…mas meti todos os que encontrei nos locais em que procurei (transfermarket, futebol 365 e Relatórios e contas). Provavelmente não há valores envolvidos (não que não haja mas não os devo encontrar pelo que já tentei ver) por isso é engrossar o nº de contratados este ano e que estão na equipa B…
15 Fevereiro, 2017 at 20:50
em ralação ao post do tiago, excelente e exaustivo trabalho feito…parabéns pá!
já gora dava jeito ter um scouting para o scouting, pois tenho ideia que alguns elementos do nosso scouting têm a fasquia muito baixa em relação aos jogadores que podem vestir a camisola do Sporting.
A sério, há gajos lá que só visto…Petrovic e Slavchev por exemplo, só para falar na A.
É urgente arranjar alguém que seja um director desportivo a sério, que se mexa nos meandros do futebol nacional e internacional, muito do “jogo por debaixo da mesa” faz com que se ganhe ou perca uma transferência ou aquisição importantes, se virem bem há jogadores só falados quando já assinaram e dos que se fala muito em interesse…raramente chegam a Alvalade.
15 Fevereiro, 2017 at 20:54
Também é muito isto.
Há muita inflação
Sl
15 Fevereiro, 2017 at 21:11
desapontado com o resultado da B…
há que recuperar. Espero que se encontre uma solução de qualidade.
15 Fevereiro, 2017 at 21:14
Scouting importante é para os putos. Nós somos um clube que aposta na formação. No 11 titular temos constantemente mais de metade da formação. É aí que temos de apostar tudo, não deixar fugir talentos jovens nacionais. Temos de cobrir tudo! Se houver um puto bom na Guarda ou em Portalegre temos de ser os primeiros a lá chegar e ficar com ele.
De resto scouting internacional… Claro que é importante mas entra com muitas variáveis diferentes. Dinheiro, comissões, etc… Como a base da minha equipa ideal é a formação com estrelas a completar o onze o scouting nao será assim tao importante. Eu nao tenho nenhuma rede de scouting e nao tinha duvidas que mas era jogador. É chegar e pagar. Temos de acabar é com os sambinhas e welderes desta vida…
SL
15 Fevereiro, 2017 at 21:15
Nao tinha duvidas que BAS era jogador
15 Fevereiro, 2017 at 21:20
Parabéns pelo esforço. Sem dúvida. Mas pode e deve ser aproveitado para maior e não tão simplista análise.
Mas não n deixa de ser uma análise em que estão misturados investimentos para equipa A e B.
Para além disso contar Empréstimos como Aquisições não é correcto a vários níveis .
Contar com Ciani bom é como contar com Cervi, Mitro, Rafa, Danilo, etc. ou aqui o scouting não acertou ?
Contar já croates qd a aquisição é para 2017/2018 por exemplo ?
FALAR em ” o valor líquido das aquisições é negativo em 22,73″ é no mínimo redutor esquecendo de retirar os activos que estão no plantel.
A análise falha bastante… até nos números.
Começa por esquecer que dos supostos ,segundo o Post , 73M investidos , 30M tb segundo o Post apenas, foram esta época e nem 6meses passaram.
O que dava logo 72,56- 30=43 M investidos nos 3 anos antes com vendas de 49,83M
Dá lucro de 6,3M na política de aquisições e ainda 17 jogadores no plantel.
Assim como esquecer que para uma aquisição render mais valias é necessário vender e ainda não se venderam muitos, depois é preciso vender mais caro do que se gastou ou Amortizar o valor no tempo antes da venda.
Mas com estes números vendemos 49,83M e gerámos mais valias de 22,73M dá um retorno de 45% sobre Cash investido. E ainda temos no plantel 17 aquisições que trarão retorno futuro para além do que foi dito percentagens de passes que podem aumentar o retorno.
Brincar com números …. mas com calma.
45% retorno é factual .
15 Fevereiro, 2017 at 23:41
Não te esforces Aranha Negra, são contas à lampião.
Interessa é usar a palavra Scouting … isso agora é que está a dar.
16 Fevereiro, 2017 at 0:00
E os custos com salários não contam? se incluirmos esse o saldo é provavelmente muito negativo…
16 Fevereiro, 2017 at 12:28
O Dost jã vai em quanto desses custos ?
Ou seja quem quer 3 Dost são afinal 4 Dost em custos por ano.
E cada um vendido por 30M dá prejuízo ?
Tá certo .
Misturar custos operacionais com custos investimento ?
Ou já agora soma-lhes Tb a comida , os equipamentos etc
16 Fevereiro, 2017 at 10:13
Obrigado. 😉 Mas vou tentar responder a algumas questões:
Emprestados entram sem valor e saem sem valor. Parece-me que um jogador emprestado pode ser financeiramente indiferente mas não deixa de ser um jogador em que o clube apostou mas que não rendeu (quanto mais não seja ocupou o lugar de outro e pagou ordenados). Por isso para mim falhar num emprestado é moralmente igual a falhar num contratado mas mais barato e é isso que fica espelhado.
Um investimento para a B tem de ser um investimento no futuro! Se investimos num jogador para a B é porque esperamos que seja jogador e que venha a subir para a A. Se isto nunca aconteceu (e nunca aconteceu) então deve estar espelhado nos jogadores contratados e que deram zero à equipa principal, que para mim é o que interessa. Uma vez mais estamos a falar de investimentos muito reduzidos por isso esses casos engrossam apenas o nº de jogadores, não os valores.
Ciani foi contratado, jogou pelo Sporting em amigáveis e foi dispensado no mesmo mercado. Se há um falhanço óbvio foi esse…
Coates foi contratado a meio do ano passado…eu não conto quando se paga mas sim quando entra na equipa. Se não tinha de andar a estudar quando são pagas as tranches e as prestações…não me parece que faça sentido! Coates entrou a meio do ano passado e vai sendo pago ao longo dos anos. Por isso para mim os anos têm 2 mercados, o de verão e o de inverno e os jogadores são contratados quando entram na equipa. Tudo o resto é-me indiferente…quando se paga, quando se acciona clausulas…
Financeiramente o valor liquido das aquisições neste momentos é esse! O que podes é dizer que acreditas que daqui a 2 ou 3 anos será diferente mas neste momento é isto.
O que foi investido nesta época está fechado. Os 2 mercados disponíveis estão feitos por isso serem 6 meses ou 9 é igual. Não percebi muito bem onde falham estes números porque são os valores disponíveis…se esta época gastámos 30M de 70M, o que é que falha nisto?
Eu próprio já disse que isto é dinâmico e daqui a 2 anos o valor liquido destas mesmas aquisições pode ser muito positivo mas se vais pensar assim nunca fazes avaliação nenhuma porque nunca tens o corte. E isto são os valores envolvidos…a avaliação em si cabe a cada um de nós fazê-la e estes números não fazem uma opinião, apenas ajudam a sustentá-la sem ser preciso andar a inventar números ou a dizer “acho que foram”…
16 Fevereiro, 2017 at 11:27
Não podes fazer análise de custo/lucro/prejuízo Correcta (podes apesar de ser pouco tempo analisar mais valia desportiva)
Quando acabaste de gastar 30M dos 70M(que está errado o valor e a lógica utilizada o maior exemplo é valor custo de Croates que ainda não compraste sequer)
E ainda não tiveste tempo de vender .
Porque então qq análise que faças e quanto maiores forem as Apostas (Dost Alan, 3 Dost, etc) como ficam no plantel dará saldo NEGATIVO.
Repara para o ano compravas 4/5 jogadores Todos certeiros e gastavas 30M
Elevavas o investimento em 5 anos para 100M e terias o mesmo retorno que apresentaste agora de 48M ou seja acertavas mais e segundo a tua análise de resultados da política desportiva ao nível de custos/retorno/mais valias/prejuízo estava tudo bem pior com um agravamento financeiro e um péssimo rácio.
16 Fevereiro, 2017 at 11:33
Mais o que o valor das aquisições/vendas indica
É que dos 49M em vendas (e aqui já juntaste apostas ganhas e perdidas desportiva/financeira) se gerou um ganho de 23M
Ou seja um retorno líquido de 45% na política desportiva só contabilizando aquisições.
15 Fevereiro, 2017 at 21:21
Boa análise Tiago.
É urgente melhorarmos a % de acerto. Quando vemos quantos jogadores comprámos e já cá não estão, sem terem contribuído para a equipa, faz-nos pensar. Pelo menos aqueles que se preocupam e acham que analisando o que correu mal, ou menos bem, podemos corrigir / melhorar nesses aspectos.
Quando vemos que se preferiu apostar num Petrovic, que jogou o que (não) jogou, ao invés de dar uma oportunidade ao Palhinha, devemos questionar a lógica subjacente.
Que se ponha travão a esta sangria porque de milhão em milhão se gasta um caralhão.
15 Fevereiro, 2017 at 21:21
Há excelentes jogadores em clubes medianos da liga espanhola, francesa, inglesa e italiana. Basta ver os jogos da Sport TV. Jogadores ainda jovens que custam 2 a 3 milhões, cujo risco é diminuto pois já tem experiência europeia. Tipo Naldo ou Coates. Esse é o nosso mercado. Comprar aos udineses e granadas. Tiros no escuro? Não, obrigado.
15 Fevereiro, 2017 at 21:23
Se não temos condições para ter um scouting de top, então aproveitemos o scouting dos outros.
15 Fevereiro, 2017 at 21:55
O Brahimi veio do Granada. É mau?
15 Fevereiro, 2017 at 23:33
Ele defendeu no comentário que devemos comprar aos “granadas e udineses…”.
Mas relativamente ao Brahimi ultimamente tem desiludido…pensei que ia chegar a um nível superior embora este fcp também não ajude. (mesmo o Corona tem estado abaixo daquilo que pode dar).
15 Fevereiro, 2017 at 23:30
Acho que o nosso mercado deve ser precisamente os clubes que descem de divisão. Jogando por antecipação podemos fazer excelentes negócios.