Olá. O meu nome é Bas Dost e sou o melhor marcador do campeonato português, um dos melhores marcadores da Europa e um ponta de lança capaz de entrar no top cinco dos melhores pontas de lança que já vestiram a camisola do Sporting. Mas se estão a pensar que venho contar-vos uma história associada a uma noite fantástica, em que contrariei a minha frieza de assassino profissional marcando um golo de bicicleta como aquele que o Rivaldo marcou há 16 anos com a camisola do Barça e que ainda molhei a sopa mais duas vezes… estão muito enganados.
A história que vos conto é de uma noite, esperem, é de mais uma noite em que não tive uma, eu repito, uma bola metida a jeito de eu poder alvejar a baliza (e, sim, eu só preciso de bola e meia bem metida para fazer tremer a rede). Depois ainda tenho que ouvir que a única jogada que o Sporting tem é de meter bolas para o Bas Dost. Na na na na na na na na, não me venham com mentiras. Mas qual bola, pá? Se ainda estivesse a jogar na Alemanha corria o risco de congelar, aqui ainda um gajo disfarça e vai meia dúzia de vezes à linha para abrir a frente de ataque e permitir à equipa subir no terreno, antes de passar o resto do tempo a correr contra a angústia interior.
No meio de um filme tão feio, acreditem que ainda consegui ver coisas boas. O Rui, por exemplo, o nosso guarda-redes, celebrou 400 jogos com a camisola do Sporting e para assinalar a data meteu o punho, com luvas e tudo, pelos entrefolhos daqueles gajos que ao mínimo deslize que ele tenha iniciam uma campanha para denegri-lo. Vejam bem. O gajo aqueceu ao 9 minutos com uma bola rasteira. Depois, passados três minutos, o William fez um passe ridículo a meio campo isolou um adversário e o Rui fez uma daquelas manchas como só ele sabe fazer. Passaram mais três minutos e o Schelotto, gajo que ontem devia ter levado nos cornos até ficar sem o totiço tal a miséria de jogo que fez (sim, o Jefferson jogou melhor que o playboy e até pensei contratar o central que o Rio Ave adaptou a lateral direito), tentou marcar um autogo. Só que o Rui já vinha avisado depois do que o Bruno César fez e apesar do chapéu cheio de estilo que lhe tentaram fazer voou para trás e foi lá buscá-la.
Acreditem ou não, foi neste cenário que marcámos um golo. O William enganou tudo e todos, fingindo que ia perder mais uma bola ridícula para logo a seguir recuperá-la com um acesso de raiva. Veio por ali fora, meteu no Gelson, o puto rematou para defesa do redes e o Alan Ruiz tratou de imitar o Teo a marcar golos em slow motion no meio de molhadas e carambolas. Pimba!
Foi como se nada se tivesse passado. O adversário voltou a ir por ali fora e tentou marcar um golaço de fora da área, mas o que conseguiram foi coleccionar mais uma defesa do nosso número 1. Ao intervalo o Octávio disse-me que o Rui tinha saltado e defendido como o Damas saltava e defendia, como um gato. Eu sorri, não por ter recebido o prémio de melhor jogador de janeiro, antes na esperança que aqueles três cruzamentos que fizemos para a área pudessem repetir-se muito mais vezes na segunda parte. Esqueçam. Foi ainda mais penoso.
Entretive-me a ver os cortes fantásticos do Coates (aqueles em que o gajo consegue entrar na Matrix e levitar enquanto afasta a bola e manda um calduço no adversário), pensei no puto Geraldes quando vi o Bryan entrar, estive a contar a quantidade de porradas que o Adrien levou, a quantidade de amarelos que o árbitro não mostrou ao adversário em jogadas tiradas a papel químico de jogadas que nos valeram amarelos a nós e a decisão acertada de anular o golo ao Rio Ave no único remate feito a uma das balizas em toda a segunda parte (o nosso maior mérito, ter subido as linhas e posto um ponto final nas transições rápidas do adversário). É aquilo a que eu chamo um longo suplício com final feliz.
19 Fevereiro, 2017 at 9:14
3 pontinhos é o que sobra de um dos piores jogos de Sporting que vi na minha vida.
São Patrício… Obrigado
Jogar péssimamente e ganhar, vaca ao nível dos carnidenses
SL e bom domingo
19 Fevereiro, 2017 at 10:29
Juro que pensei isso mesmo quando o Patrício fez a terceira defesa: “bem, se estes não conseguiram marcar até agora, hoje vamos ganhar à Benfica!”
Obrigada, Rui; parabéns, Patrício!
19 Fevereiro, 2017 at 9:20
3pontos. Muita fraca exibição. Mas neste momento todos os pontos contam.
Patricio, enorme. Grande Coates. De resto tudo muito fraco. Alan, marcou o golo mas nao fez mais nada de jeito. Até Gelson fez das piores exibições esta epoca.
Valeu pelos 3 pontos.
Quanto às palavras de JJ sobre Geraldes, nao consigo entender como ele consegue ver em Bryan um substituto de Adrien, à frente de Geraldes
19 Fevereiro, 2017 at 11:50
Quando se vê Adrien sair e o nome anunciado para o substituir é Palhinha, está tudo dito sobre o anormal que neste momento treina a equipa do Sporting…
Meu rico Geraldes que apenas serve para fazer show ao intervalo…
19 Fevereiro, 2017 at 13:27
Vai cagar … só dizes merda!
19 Fevereiro, 2017 at 13:56
Baixa a bolinha anormal.
19 Fevereiro, 2017 at 9:29
Bom dia…
Que dizer mais…?
Ah sim…3 pontinhos no bornal…!
Ahhh pois…quantos bão perdemos vjá…jogando bem…?
Grande Patricio ( eu não sou dos que só te apoiam nestas alturas…)
SL
19 Fevereiro, 2017 at 9:33
Salvaram-se o Rui e o Coates. O resto foi mauzinho de facto.
Ainda assim, prefiro estas derrotas morais do que ver os 3 pontos a voar.
Bom domingo a todos!
SL
19 Fevereiro, 2017 at 9:38
Rio Ave a jogar com grande personalidade. Até deu espaço pró bacano fazer um passe de costas (!) e a malta de Alvalade aplaudiu (claro, nós somos assim, humildes, gostamos de bom futebol e sempre aplaudimos de pé coisas boas no relvado, sejam elas dos nossos jogadores ou dos outros).
Continuo a frisar a mesma questão, para mim o que está a falhar é a movimentação dos jogadores.
William e Adrien já estão habituados a jogar a 2, mas o resto dos jogadores não se está a movimentar convenientemente.
É conhecido o estilo que Jesus gosta de implementar nas suas equipas, um género muito parecido ao que se joga no Barcelona onde os jogadores que têm a bola passam verticalidade ao futebol e os outros 4 da frente jogam praticamente de costas para a baliza (em linha).
Outra característica das equipas de Jesus é que quando está a organizar o processo ofensivo, os extremos normalmente recolhem ao eixo do terreno abrindo espaço na ala, o lateral sobe, formando-se um triângulo com o portador da bola e normalmente a bola é metida rápida no lateral para uma jogada rápida de envolvimento já com dois ou três homens nas imediações da área para concluir nos últimos 30 metros.
Parece-me que, e tirando o bom apontamento da eficácia da finalização de Alan Ruiz nos últimos 3 jogos, o argentino ainda não sabe bem “jogar à Jesus”, o que é natural, embora Teo tenha tido uma excelente adaptação o que demonstra que o colombiano é um jogador experiente e inteligente no que toca aos aspectos das quatro linhas.
O quarteto da frente não está, nem de perto nem de longe, a GERAR movimentações que originem espaços e jogadas rápidas.
Gelson e Schelotto têm um futebol muito estranho, e acredito que seja muito culpa do italo-americano que têm efectivamente um futebol difícil de compreender. Parece que joga o seu jogo de passes à queima e lançamentos laterais. E mais, o seu jogo com o pé esquerdo é uma desgraça, só serve para subir para o auto-carro. É um jogador pouco hábil e muito hirto dando pouca elasticidade ao futebol do Sporting. Sinceramente, prefiro a ligeireza de Ricardo Esgaio.
Do outro lado temos um sério problema, a lateral esquerda devia ser um corredor seriamente dinâmico. Mas não conseguimos ter esse jogador. Jefferson só tem o cruzamento e para se cruzar é preciso espaço (que não existe). Marvin tem que ser mais forte psicologicamente. Secou Bale em Madrid porque não joga bem em Portugal?
19 Fevereiro, 2017 at 10:41
Schelotto é fraco. Tem raça, mas é pouco inteligente a jogar.
19 Fevereiro, 2017 at 15:26
Concordo.
Esta equipa precisa de um reset de laterais.
Vendia tudo, 5 milhões já ficava contente.
Ficava com Esgaio e chamava Jonathan.
Para planos b, são razoáveis e tem margem de progresso. E são nossos.
Comprava 1 direito e um 1 esquerdo.
Dos muito bons dosts, mesmo que seja necessário não olhar a preços.
A equipa ficava equilibrada e deixava de verter água pelas pontas.
A partir dai tudo o resto estabilizaria, com margem para subir de nível.
Substituir à altura o que for vendido e, se com jackpot, completar com médio box-box potente e avançado experiente. Curriculum dost, num estilo mais móvel e combativo. Com golo, de preferência.
Aposta nos da casa.
Sejamos práticos, o 3 é, infelizmente, o horizonte possível. Por outro lado, só um descalabro nos tira esse lugar.
O único que podemos retirar desta época e a preparação da próxima.
Temos de ser realistas e sagazes.
Subir de nível os putos e retirar dividendos no próximo ano.
Não compreendo que mantenhamos aposta no Bryan Ruiz. Acabou. Para o ano estará no mesmo nível. Ou Campbell. Não será nosso, faltam 12 jogos. Não é fundamental. Retirando estes dois temos espaço para Geraldes, para ontem, enquanto está com o ritmo todo e Matheus, para ver o que real e seriamente vale.Carburar como núcleo duro de 7 ou 8 e os meninos à solta.
Garanto que esta estratégia é a melhor num horizonte de 6 meses.
Quero voltar a ser campeão.
Rapidamente.
O record dos 18 anos terá de ser o de 1982-200.
Para sempre.
19 Fevereiro, 2017 at 9:49
Porque é que o rio ave só joga assim contra nós?
19 Fevereiro, 2017 at 10:17
É uma boa pergunta, sem deixar de ser básica.
Pensa, qualquer equipa jogará assim contra nós porque os deixamos, e isto prende-se com as regras mais fundamentais de jogar futebol.
Se o Rio Ave não conseguir jogar assim contra outros, é porque o adversário fez o suficiente para anular o seu estilo de jogo.
Contra Carnide e porto não vou comentar, porque os seus jogos sofrem sempre influência directa por parte do trio de arbitragem, por isso, mesmo que o Rio Ave queira jogar bem e ganhar contra estes dois clubes, não conseguirá. Há sempre uma expulsão, um penalti, uma falta inexistente ao redor da área, um canto que não existiu e resultou em golo, etc.
O Sporting sempre foi um clube altamente apetecível de defrontar. Alvalade tem um dos melhores públicos da Europa. Sabe viver os jogos de forma saudável. Aplauda os nossos, mas está atento ao jogador contrário que sai lesionado e aplaude, etc.
Alvalade sempre foi um excelente palco para qualquer equipa, e o nível de motivação aumenta.
19 Fevereiro, 2017 at 10:59
Parabéns, Trolha, pelo seu comentário.
19 Fevereiro, 2017 at 12:35
Umas vezes deixa no tosco, outras no areado fino…
19 Fevereiro, 2017 at 9:51
Pensem comigo…
Ontem vi na sicn o marreta Rita e o marreta Cristóvão, com o paulo garcia a fazer de yesman, a acharem muita graça a uma analogia sobre a posse de bola e perder o jogo feita pelo Jorge Simão. Vejam se puderem. A analogia era estar num bar com uma amiga a divertir-se e beber uns copos, até às 5h da manhã quando chega um gajo q puxa a nossa “amiga” pelo braço, leva-a para o WC e pina com ela e a seguir saem os dois porta fora e ele fica no prejuízo… Os marretas divertidos acham graça à analogia…
Outra do ritinha… A arbitragem neste momento parece um manicômio em autogestão… O cristovao acena e assina por baixo…
E eu penso… Se fosse BdC a ter estes dois exemplos de finesse?!
O que não se diria…
Pensem nisto.
O Sporting não está bem. Não sou cego. Também aponto o dedo a muito do que se fez mal, sobretudo no início em que bastava ter comprado 3/4 jogadores para compor. Mas percebi a ideia do passo maior pois na teoria seria um upgrade. Emendou-se a mão em janeiro, e agora há q lutar pelo melhor que se conseguir.
Agora não me fodam, é este o contexto em q estamos… Duma desonestidade gritante!
Quem duvida que se BdC falasse em manicômio os mesmos filhos da puta não apareciam indignados?!??!?!!?
Foda-se, abram a puta da Pestana e não sejam soft pussies lions… Vejam a merda do contexto em q estamos.
19 Fevereiro, 2017 at 10:11
Este ano, na primeira volta, e no ano passado, durante o campeonato inteiro, os carnidenses fartaram-se de ganhar jogos pela margem mínima a jogar mal. Em muitos deles com recurso aos vouchers.
Nesse momento só bar ouvia “um campeão tem de saber ganhar jogos mesmo quando não joga bem”. Ou seja, passaram o OMO de limpeza e tornaram a questão de uma forma elogiosa a quem assim ganhava.
Nós ganhamos um jogo a jogar mal e… Toda a gente repara, refila, reclama e exige tudo de uma só vez. Imaginem se tivéssemos ganho com vouchers…
Estou tão fartinho de pussy lions…
19 Fevereiro, 2017 at 13:48
Podes crer.
Ainda na quarta feira na LC levaram um banho de bola… foram humilhados até mais não… e a campanha começou logo após o jogo a limpar a imagem.
Não é necessário ir tão atras. Para se ver o efeito da propaganda.
19 Fevereiro, 2017 at 15:11
Até a rtp se presta a um VERGONHOSO serviço (anti) público, branquando o MASSACRE que sofreram e omitindo do resumo lances e lmais lances de golo por parte dos alemães…
Eu fiz, mais uma vez chegar uma queixa ao provedor do telespectador…
19 Fevereiro, 2017 at 10:28
Branqueamento, não. Nós não jogámos nada só ontem. Não jogámos nada toda a época, com excepção de três ou quatro jogos. Ontem, acontece que, para tornar o nosso futebol de posse de bola ainda mais inconsequente, o Rio Ave apropriou-se da bola sessenta e tal por cento do tempo. Ou seja, ontem a diferença e é que, além de não jogarmos nada (como habitualmente), andámos a cheirar a bola sem lhe tocar. A vitória caiu do céu aos pontapés ou, como diria o outro, foi um oásis com que demos por mero acaso na travessia do longo deserto que tem sido a presente temporada.
Mais uma coisa. O anúncio dos 40053 espectadores (salvo erro) ontem foi pouco mais que risível. E afecta profundamente a nossa credibilidade. Tornarmo-nos mentores de “factos alternativos,” não só é moralmente censurável, como retira força à nossa reivindicação de “verdade desportiva.” Mesmo que tenha uma justificação comercial (valorizar a publicidade no estádio, etc.), é uma estupidez sem nome, particularmente quando é feita de forma tão ostensiva. Uma vez estabelecida, será difícil repelir a reputação de “chico-espertos” “vendedores de banha da cobra.”
19 Fevereiro, 2017 at 10:42
+1
19 Fevereiro, 2017 at 11:18
Então diga lá atos eram?
19 Fevereiro, 2017 at 12:33
Quantos.
19 Fevereiro, 2017 at 11:48
Em relação ao número de espectadores, no jogo anterior tinha sido mais gritante. Desta vez, nem tanto. Do sítio onde estou (B31) vejo clareiras nos sectores A4 e A6, mas o resto do estádio está muito bem composto (só não consigo ver os A do lado nascente).
Quanto ao jogo, não jogámos grande coisa (dê-se muito mérito ao Rio Ave, por favor…) e ganhámos (dê-se muito mérito ao Rui Patrício, por favor), mas não estamos habituados a este tipo de “sorte”.
Geralmente fazemos o jogo da nossa vida e empatamos ou perdemos.
Desculpem qualquer coisinha, eu prefiro como ontem. São estas vitórias que dão confiança à equipa para fazer melhores exibições.
O clube, no lançamento do jogo, já tinha dito que íamos jogar com uma equipa pequena que pensa como grande e houve quem interpretasse a frase como uma ofensa ao Rio Ave. O jogo provou que a frase acertou na mouche.
19 Fevereiro, 2017 at 13:23
Admito que fosse mais gritante – não estive presente. Mas quem vai ao estádio desde a inauguração consegue, por comparação e pelas “clareiras” e pelas áreas cobertas com alguma dispersão, calcular (com margem de erro, é certo) por alto quanta gente está no estádio. Seguramente não excedia a fasquia dos 35 mil (e julgo que isto é uma sobrestimativa).
P.S.1. Temos uma perspectiva semelhante do estádio. O meu lugar é no B32.
P.S.2. Vitórias como a de ontem não me dão confiança alguma. Temo que nos arrastemos até final da época, não dando o 3º lugar por garantido, longe disso!
19 Fevereiro, 2017 at 12:21
Contamos as Gb vendidas ou cadeiras ocupadas?
19 Fevereiro, 2017 at 13:25
Pois, esse é o expediente. Há semanas que é óbvio que a contagem dos espectadores “parte” do número (mínimo) de GB vendidas. A típica “manipulação” de chico-esperto.
19 Fevereiro, 2017 at 15:15
Mas os bilhetes já estão pagos ou não???
Se toda a gente em todo o mundo faz isto, só o SCP não pode, é chico-espertice…
Tá bem , abelha…
20 Fevereiro, 2017 at 0:00
Se eu tiver um bilhete pago e, à hora de sair para o Estádio, ficar obrigado a ver o jogo sentado na sanita, conto como espectador real ou não conto para nada?
Porque havemos nós de ser “puristas”, prejudicando-nos, assim, em diversos aspectos importantes, enquanto em todo o lado o que conta são os lugares vendidos?
19 Fevereiro, 2017 at 14:30
Certamente que não oferecemos bilhetes, como outros clubes, e noutros tempos em Alvalade.
Certo, certo é que num jogo à noite, com bilhetes caros e a dez pontos do primeiro, metemos mais gente em Alvalade do que no tempo do Dias da Cunha e do Soares Franco. Nem falo no período do Bettencourt e do GL.
19 Fevereiro, 2017 at 15:15
CORRECTO E AFIRMATIVO!!!
19 Fevereiro, 2017 at 16:26
Este pessoal que comenta as contagens esquecem-se que antigamente as crianças passavam nos torniquetes ao colo dos pais ou dentro do mesmo torniquete, actualmente isso não acontece as crianças entram com bilhete no seu torniquete, faz uma grande diferença em relação a anos anteriores.
19 Fevereiro, 2017 at 13:26
Sobre o nr de espectadores, se antes se aplaudia quando eram anunciados, agora ouvem-se risos.
19 Fevereiro, 2017 at 13:39
Estive lá ontem como sempre,
Pareceu-me bem a contagem.
19 Fevereiro, 2017 at 13:43
Risos escarninhos, aliás. Péssimo sinal.
19 Fevereiro, 2017 at 13:51
“Foda-se, abram a puta da Pestana e não sejam soft pussies lions”
19 Fevereiro, 2017 at 14:33
Ouvem? Eu também me vou rir daqui a uns tempos, mas por outros motivos.
19 Fevereiro, 2017 at 14:44
E continua a puta da saga da assistência, já mete nojo a conversa.
Estejam 40 mil ou não estejam cago bem alto para o assunto, a bola no fundo da rede é que conta.
19 Fevereiro, 2017 at 17:52
Uma vergonha…
Exige-se que o Nuno Saraiva faça urgentemente um comunicado sobre isto…
Fazer também uma exposição à Liga para pedir que nos sejam retirados os 3 pontos deste jogo, porque jogámos mal…
19 Fevereiro, 2017 at 13:50
Risível é o teu comentário … como se fosses o mentor da verdade e Bons costumes!
Gostava de ser mosca e conhecer o teu eu!
Santinho do caralho!
“Foda-se, abram a puta da Pestana e não sejam soft pussies lions!”
19 Fevereiro, 2017 at 15:16
Só quem é mal intencionado não acredita que ontem estiveram mais de 40000 espectadores no estádio!
19 Fevereiro, 2017 at 15:13
Vamos ver o “rendimento” da equipa C do mendilhões a partir de agora… Se for como na 1ª volta vão ser 9 ou 10 jogos sem vencer…
E depois ainda esta gente vem falar sobre o SCP… Tirem as PÁLAS…
19 Fevereiro, 2017 at 10:32
Realmente… eu quero é ganhar !!!! o resto que sáfoda… O Rui só fez ontem o que devia ter feito nos outros jogos se tivesse de pestana aberta, invés de estar a pensar nas gajas que queria papar… e se assim fosse talvez tivéssemos mais alguns pontitos….
Da mesma maneira que peço mais argucia e capacidade de inovação a JJ pelo que recebe, é de exigir que o Rui tenha pelo menos 1 ou 2 intervenções de qualidade por jogo, o que este ano tem acontecido muito raramente… se calhar temos a pior media de golos consentidos / oportunidades de golo… dos últimos anos… por isso o que me importa é os 3 pontos invés da nota artística…
É como a historia do outro… teve a noite toda nos preliminares e a agradar a parceira, que quando queria ele acabar o serviço… já não tinha forças, paciência e oportunidade para o fazer… o efeito do comprimido azul tinha acabado… parece Madrid….
19 Fevereiro, 2017 at 11:12
Também é verdade. Já perdi a conta aos pontos que o Patrício nos custou neste campeonato…
19 Fevereiro, 2017 at 11:22
Vá lá…
Repensem…
E acabam por concluir que foram um pouco injustos na apreciação feita ao Patricio…!
“Nem sempre consegue fazer milagres…com um passador à frente…”
Ontem foi S.Patricio…e “o passador ” também cortou algumas…nomeadamnte o Coates…
Mas houve jogos que nem S.Patricio nos conseguiu valer…
Abr e Sl
19 Fevereiro, 2017 at 14:24
Em Chaves e no Funchal, por exemplo, o problema não foi o “passador furado”, foi mesmo o guarda-redes. Só aí foram ao ar 4 pontos, se bem que no Funchal o maior culpado foi o árbitro por invalidar o golo ao Alan Ruiz.
19 Fevereiro, 2017 at 10:34
Bom dia. Alguém de entre os tasqueiros que vá apoiar as leoas às Caldas?
SL
19 Fevereiro, 2017 at 11:27
Conto que o amigo “faça a minha parte”…
Abraço e bom domingo…
SL
19 Fevereiro, 2017 at 10:55
Bom dia. Procurei impôr a mim próprio silêncio no tocante a intervenções aqui na Tasca. Gosto de pensar pela minha cabeça e serei, creio, suficientemente honesto e auto-crítico para alterar convicções sempre que os outros me façam ver que estou errado.
Não é isso a que, genericamente, tenho assistido aqui. Infelizmente há alguns tasqueiros que continuam na sua “cruzada da avestruz”. Uns, porque se tratará, unica e simplesmente, porque é assim que são e pensam. Outros, e são esses
que me afastam daqui (não da leitura muito atenta, mas de comentar) que querem fazer doutrinação de princípios em que, nem eles próprios devem acreditar muito…
E é aqui que a minha integridade enquanto ser e Sportinguista, que julgo ter,
entra em ebulição…
Ontem, muito antes do jogo, dissera a dois velhos amigos Sportinguistas que o mesmo seria muitíssimo importante na vida do Sporting, enquanto instituição.
Um desaire significaria mais achas para a fogueira a arremessar por um candidato como PMR que, volto a dizê-lo, é mau de mais para ser o Presidente do Clube que vivo intensamente há perto de 70 anos de vida.
Felizmente o sofrimento que vivi a ver o jogo em casa, porque a mais não tenho condições de aspirar, terminou com uma vitória muito feliz, com a bênção de “São Patrício”. E foi a esses dois amigos que telefonei de imediato. Um, bastante doente, outro a residir em Viana do Castelo. Como eu, a ver em casa…
Feliz embora porque BdC terá, como nós, respirado de alívio. No próximo dia 23,
espero é desejo, como também já aqui disse, que coloque o PMR definitivamente em sentido. Mas que olhe bem para os seus erros e um deles é meter na ordem o senhor JJ com os seus desvarios. Será a maneira de enfrentamos o resto da época consolidando o terceiro lugar e enfrentando a próxima com esperança legitimada. E já agora quero deixar uma mensagem para o Francisco Geraldes:
Não desanimes, miúdo. Serás, tenho essa firme convicção, uma bandeira do nosso Sporting. Mais tarde ou mais cedo.
Eu disse acima, “como nós”, porque tirando dois, três, quatro… aqui todos desejam que BdC continue à frente dos destinos do Clube. E não MUITOS…
como alguém “intelectualmente superior e ilustre sociólogo” aqui insinuou há dias. Essa cortina de suspeição é que parece ser o móbil principal de alguns senhores…
Para concluir e dirigindo-me ao autor (psfilipe): os Sportinguistas terão o bom senso de não ter memória curta e, muitos deles que “não estão para se chatear” terão problemas sérios e viverão dramas que a sua ilustre pena deveria contemplar… Não podia esconder mais o meu repúdio por tais comentários!
Ah, e parabéns Cherba pelo teu resumo.
SL para quem as quiser receber.
19 Fevereiro, 2017 at 11:12
Esqueci-e de referir um aspecto. O clubismo de cada um é muito difícil de dimensionar. No caso concreto do Sportinguista pode considerar-se uma vertente: os anos que levam de sofrimento…
19 Fevereiro, 2017 at 11:35
“Foi mau demais para ser verdade”…
Mas todos “acordámos do sonho…com um final feliz…”
Valeu pelos 3 pontos e por uma exibição fantástica do Patricio que “quis provar” que é dos melhores…!!
Encontrar-nos-emos dia 4 em Alvalade para votarmos BC…
Aceito as SL como é óbvio…
Abr e retribuo também as SL
19 Fevereiro, 2017 at 13:50
Um abraço também, caro Max.
Desejo que a sua recuperação seja rápida.
19 Fevereiro, 2017 at 13:32
Não me apercebi das mais recentes polémicas em que se terá envolvido, jmfs. De maneira que este comentário tem, para mim, nalguns pontos, um carácter um pouco cifrado.
Mas uma coisa merece-me a minha compreensão e solidariedade: ao fim de uma vida de intenso sportinguismo ser confrontado com uns rapazolas manhosos (cretinos e/ou desonestos) que, de forma gratuita, questionam a sua paixão clubista, é certamente insuportável.
Na medida do possível, ignore os badamecos que pululam por aqui.
SL
19 Fevereiro, 2017 at 13:49
Os meus agradecimentos, caro Gregor. Mas não me refiro somente à minha condição, refiro-me á de todos os que são envoltos em suspeição com as “pérolas” que uns “doutrinadores”, lançam aqui. É tão fácil perceber o que eles pretendem…
E não me envolvi em polémica alguma, até porque tenho feito pouquíssimos comentários. Não é fácil ignorar, acredite.
Um abraço
19 Fevereiro, 2017 at 10:59
Para Adrien Silva sentir segurança nas subidas de terreno, outros jogadores terão de ter a inteligência de cobrir esses espaços atrás em caso do processo ofensivo não resultar.
Enzo Pérez era um todo o terreno porque tinha outros homens que cobriam os seus espaços quando existiam contra-ataques.
Curioso de notar o retrocesso da equipa em relação a alguns processos defensivos que exibia o ano passado. O Sporting de Jesus era conhecido por recuperar a bola com muita insistência, reduzindo muito o espaço de manobra adversário com vários homens concentrados num curto espaço de terreno. Hoje, se o adversário ganha a bola somos sempre apanhados com as calças nas mãos (vide segundo golo do porto).
Ganhar a bola em zonas altas do terreno ajuda a asfixiar o adversário, táctica e emocionalmente.
Só um Sporting competente e implacável poderá ganhar o campeonato nacional. Até lá sobra a já nossa conhecida fé e o desgaste de já não a ter quando a época se aproxima do fim.
19 Fevereiro, 2017 at 11:21
Por alguma razão pagaram os milhões de euros (não foi mendilhões) que pagaram pelo João Mário e pelo Slimani.
O primeiro “ocupava” todo um meio campo e evitava passarmos mal em contra-ataque.
O segundo era o perfeito “tampão” que, enfiado onde é bom (no último terço dos outros gajos) estancava o “fluxo” de ataque organizado logo à saída.
19 Fevereiro, 2017 at 12:30
Sim, Slimani criava stress ao defesa central que gosta de fazer o passe bem feito para a 2ª fase de construção. Muitas das vezes, sob pressão, nada lhe restava senão despachar a bola para a frente.
Mas mesmo aqui, sempre vi dificuldades a este Sporting em ganhar 2ªs bolas. Se Coates limpa tudo o que vem pelo ar (com excelente ajuda de William), já as 2ªs bolas são quase sempre ganhas pelo adversário. Muitas das vezes o que se vê é um Adrien a lutar contra 2 ou 3 advesários.
Isto é ridículo.
Independentemente do tamanho e da altura há que ganhar as putas das bolas.
19 Fevereiro, 2017 at 13:34
Bom comentário. Notarei apenas, marginalmente, que o William, ao contrário da época transacta, está quase sempre deficientemente posicionado quando o adversário sai com a bola. Como se estivesse sistematicamente desconcentrado.
19 Fevereiro, 2017 at 15:40
Sistematicamente.
30 milhões, toda a sorte do mundo.
15 milhões pro banco.
Palhinha pro campo.
Scouting com 5-10 pra encontrar um alternativa séria.
Ainda sobra uns trocos, para fazer o bolo para tratar da cruzada das laterais.
19 Fevereiro, 2017 at 15:10
Boa analise Trolha. No momento de recuperação da bola além dos factos referidos existe ainda um outro problema que nada tem a ver com J.J.. Quantas faltas são marcadas a favor da equipa que defende, impedindo no imediato de continuar o processo ofensivo e consequentemente a pressão? Alias esse estranho fenómeno que afecta os árbitros esta época nos nossos jogos já se estendeu também, na inversa, ao nosso meio-campo. Tudo o que caia numa disputa de bola connosco é falta. O curioso é que para o outro lado a mesma premissa já não é a mesma. O Adrian e o Podence podiam escrever um Best-seller sobre o assunto ontem..
S.L.
19 Fevereiro, 2017 at 11:02
Segundo elogio pode parecer excessivo… mas não é!
19 Fevereiro, 2017 at 11:03
Dost, muito bem, a ler (e a relatar) o jogo.
Aliás, ontem Dost fez um treino enorme para os gémeos, tal foi o número de vezes que teve de saltar para ganhar as bolas bombeadas pelo Rui.
Schelotto é uma comédia (trágica). Parem de lhe chamar jogador de futebol. A sério, não façam isso.
19 Fevereiro, 2017 at 11:12
Acho que o comentário do trolha e o post do cherba dizem tudo sobre o jogo de ontem . Agora trolha achas normal estarmos a 13 jornadas do final e o quarteto da frente ainda nao saiba fazer as movimentações ofensivas que Jesus quer ? E se não sabe quem tem responsabilidade ? Os jogadores que não tem qualidade para o fazer ou o treinador que vendo que não dá com estes tentar mudar o processo ofensivo ? Isso é uma das coisas que me custa a perceber está época . O ano passado João Mário e teo faziam o jogo interior necessário para o modelo ofensivo de Jesus . Se este ano não temos jogadores para isso então porque insistir neste mesmo modelo ? Depois há outras questões que acho que o mundo sportinguista gostava de entender . Falo de william e Adrien. Será que tem motivação para ficar mais uma época e tentarem ser campeões ? Será que o seu amor ao clube e tão grande que queriam tentar mais uma época sendo que tem milhões de salário há espera noutras ligas ? Estes dois carregam a equipa às costas este ano , e nas outras duas épocas anteriores foram fundamentais . Como estará a cabeça daqueles dois ? Depois mais uma questão . Schelloto renovou o contrato . É um gajo inconstante e conforme disseste tem um futebol esquisito , não é um gajo fiável . No sistema de Jesus precisamos de uma defesa que saiba jogar na profundidade . Claramente os nossos 4 laterais não o sabem fazer. O ano passado a coisa disfarçava porque a nossa reacção a perda de bola era tal que a equipa contrária não conseguia fazer em condições as transições ofensivas . Como este ano o meio campo defende pior os laterais e centrais ficam mais expostos ainda por cima com este sistema de Jesus . Mas lá está se isto é um problema perfeitamente identificado porque é que também como ofensivamente Jesus não muda a forma de posicionar defensivamente a defesa ? Mais questões ainda haveriam para fazer mas para já fico me por aqui
19 Fevereiro, 2017 at 11:22
Ainda ontem houve dois ou três momentos de contra-ataque em igualdade numérica desperdiçados. Nem à baliza se chegou. Movimentação? Execução técnica? Falha sempre…
O colectivo esta temporada está abaixo do esperado a a defender e a atacar. Não ajuda o défice físico e moral. Confio que para o ano se corrige, porém é preciso arranjar dois laterais e um ala (Geraldes?) que compense o meio como fazia JMario.
19 Fevereiro, 2017 at 11:16
Foram 3 importantes pontos.
A qualidade colectiva, se ainda não apareceu até hoje, não vai aparecer por milagre.
É gerir ate ao fim, na base da raça e da qualidade individual.
O resto é chover no molhado
19 Fevereiro, 2017 at 11:23
🙂
Tive de me rir com a tua crónica, Cherba. Bem, com 3 pontos no bolso é mais fácil.
De resto, a opinião do Trolha parece-me na mouche.
Começa hoje a fase final do juniores, o futsal masculino e o andebol devem cumprir calendário e há derbis no futsal feminino e no futsal juvenil.
Virei a agulha.
19 Fevereiro, 2017 at 11:24
“fase final de juniores”
19 Fevereiro, 2017 at 11:25
A “isto”…
Eu chamo desonestidade intelectual…
“… RIO AVE DEIXOU ALVALADE COM QUEIXAS DA ARBITRAGEM
Luís Castro admitiu, na conferência de imprensa após o encontro com o Sporting, ter protestado com o árbitro do jogo, por considerar que o lance do golo dos leões foi obtido de forma irregular…”
Andam sempre “tão caladinhos” com outros…e “desbocam-se” todos contra nós…
SL
19 Fevereiro, 2017 at 11:35
Acabadinha de ouvir a peça da SIC Notícias relativa ao jogo do Sporting. Já nem ligo às “boquinhas” useiras e vezeiras dos “relatores”. Agora, a passagem “destaque aos problemas físicos de Adrien” sem mencionar a causa deles… é, no mínimo, desonesto.
19 Fevereiro, 2017 at 13:58
São uns filhos da puta!
São uns tristes do caralho… gente sem espinha dorsal!
19 Fevereiro, 2017 at 11:38
15:30
2º dia campeonato nacional pista coberta
19 Fevereiro, 2017 at 11:58
Há falta de inteligência por parte de Jorge Jesus, que não aproveita a motivação extra dos jogadores resgatados no mercado de inverno, que devem estar doidos por mostrar serviço!
Índices esses , muito acima dos demonstrados por, pelo o menos, 7/8 jogadores que estiveram em campo.
Se como dizia o Trolha, as nossas movimentações a la Jesus não existem, nada como colocar corpos estranhos… Não vão estragar dinâmicas….
19 Fevereiro, 2017 at 12:37
Concordo com isto, mas Jesus (como todos os treinadores) tem a sua percentagem de conservadorismo.
Por exemplo, Podence abana sempre o jogo. Precisamente por ser um “corpo estranho”. Mas isto não significa a longo prazo (no decorrer de 34 jornadas) que Podence fosse mais jogador que Bryan Ruiz ou Joel Campbell.
Só existe uma maneira de avaliar um jogador, e essa é ao longo de 20 ou 30 jogos. De one-game wonders ando eu farto.
19 Fevereiro, 2017 at 15:47
Nem mais.
Jesus peca na (falta) de inteligência emocional, teimosia e soberba.
Devia ceder nestes campos.
19 Fevereiro, 2017 at 12:01
O Rio Ave limitou-se a jogar bem porque o Sporting deixou que assim o fizesse, sobretudo nos primeiros 45 minutos.
O jogador do Rio Ave que tinha posse de bola, recebia-a sempre livre de marcação e tinha sempre tempo para pensar e colocar a bola num colega que também ele entretanto se colocara livre de marcação.
Isto foi uma constante na primeira parte, a marcação com os olhos por parte dos jogadores do Sporting.
Se a isto juntarmos os erros e perdas de bola em zonas proibidas, encontramos a fórmula para ver um Rio Ave a criar constantes ocasiões de perigo.
Esta equipa do Sporting está a milhas das exibições da época passada porque, com a honrosa excepção de Adrien e ocasionalmente William, não tem jogadores que saibam pressionar para roubar bolas.
Se a isto juntarmos cepos nas laterais como Jefferson e Schelotto (principalmente este ontem), os calafrios são mais que muitos…
19 Fevereiro, 2017 at 12:04
Final feliz? Final muitíssimo infeliz…
Sempre pensei que Geraldes viesse para substituir Elias, afinal enganei-me, veio para ser um misto de substituto de André e Markovic!
O JJ já caiu no ridículo para justificar a sua casmurrice!
Depois de queimar Matheus, de dizer que Geraldes não se adaptou à intensidade de treino (Bryan deve ter-se mijado a rir), agora descobre que luta para jogar atrás do PL ou a extremo! Como deve andar a cabeça do rapaz…
Digo e repito com angústia… o projecto para o futebol do BdC está num beco sem saída! O guionista foi contratado pela Broadway mas insiste em escrever guiões para Bollywood. Não vale a pena enfiar-mos a cabeça na areia! Projecto de encerrar a equipa B será a machadada final na confiança de muitos em BdC.
19 Fevereiro, 2017 at 12:14
Olá Madeira Rodrigues. És tu???
19 Fevereiro, 2017 at 12:29
Sou sim…. eu e a puta da tua mãe!!!!!
Esta tasca ta a ficar do piuriu!!! Devia de haver qualquer merda como em outros blogs que identificassem as pessoas pelo tempo que andam por aqui!
Um gajo anda por aqui quase desde do inicio cacifo, anos e anos a lutar contra a croquetização do clube, a fazer a apologia do BdC desde 2011 e depois por ter olhos para ver coisas gritantes e apontar o que está errado (sim… BdC sempre o fez e não é por isso que não se tornou o MELHOR presidente que o Sporting teve desde João Rocha) tem que levar com comentários destes!!!!
19 Fevereiro, 2017 at 12:42
O pessoal continua a insistir no sarcasmo e na ironia, e assim não se conseguem trocar opiniões.
19 Fevereiro, 2017 at 12:52
Cada um pode ter a opinião que quiser… concordar, discordar… mas argumentem! Mostrem opiniões, factos!
Agora virem aqui rotular gajos (sem sequer olhar ao histórico de opiniões da pessoa)…
Alguem que vem aqui conotar-me com o Madeira Rodrigues… fodasse… nesta tasca já vi de tudo!!!
19 Fevereiro, 2017 at 13:56
Lyonne, é assim que está a tasca. Vítima do seu próprio sucesso.
Como se fazer uma crítica correcta e fundamentada aaoJJ fosse sinónimo de não reconhecer que BDC tem feito tudo para reconstruíir o crónico. Um clube que estava quase a falir.
Lyonne, é lidar….
19 Fevereiro, 2017 at 14:35
Mas porque raio as pessoas so discordar das opiniões alheias…
Em vez de esgrimir argumentos…
Passam de imediato à ofensa inexplicável…
Na figura das mães de cada um…?
Afinal o que têm as mães a ver com os actos dos filhos (adultos)…?
Para mim…são episódios tristes que nos deviam envergonhar…
SL
19 Fevereiro, 2017 at 14:51
As mães não tem nada a ver com os filhos…
Acredite, no reino do leão é muito maior ofensa chamar Madeira Rodrigues a alguém do que aquilo que o Max acabou de ler.
A si, pela sua postura e conduta, até porque a idade é um posto, peço lhe desculpa por o que fiz lhe ler.
19 Fevereiro, 2017 at 15:05
Um abraço para si meu amigo…
Como por certo entendeu…
A minha chamada de atenção dirige-se a um leque muito mais alargado de comentadores…
Acho que todos deveriam e poderiam fazer um esforçosinho…
Abr e SK
19 Fevereiro, 2017 at 14:02
Vai cagar ou queres que te mande!
“Foda-se, abram a puta da Pestana e não sejam soft pussies lions”
19 Fevereiro, 2017 at 14:48
Fala o gajo que à meia noite é o maior defensor do Zuppo e à meia noite e dez dá aleluaia por este ter sido despedido!
Acéfalo!!!
Gostar, querer, amar, também é criticar e tentar melhorar o que achamos que está mal!
19 Fevereiro, 2017 at 16:44
Fodasse Lyone mas tão de acordo !!
19 Fevereiro, 2017 at 18:32
+1
19 Fevereiro, 2017 at 12:13
Mais do que a pobre exibição e Vitória arrancada a ferros contra uma equipa muito melhor organizada, custa confirmar o que já previa…Para jj os jovens regressaram para compor o banco e jogar o mesmo que os que mandou embora – muito pouco. Esta política desportiva de arruinar as carreiras de jovens promessas vai custar muito caro ao Sporting- onde para o Gauld? Geraldes passou de um dos melhores da liga para a bancada? como se explica as borradas com o Paulista que agora nem vai poder jogar?
Chega a ser confrangedor a cara de alivio de BC ao perceber que ainda não é desta que ia ter de justificar porque continua jj quando por muito menos outros já seguiram caminho…um excelente trabalho ao nivel das infraestruturas e financeiro só significa que deveriamos ser igualmente exigentes ao nivel desportivo e ai estamos longe, muito longe!
19 Fevereiro, 2017 at 12:47
Crónica perfeita para o que nos resta: rir para não chorar!!!
19 Fevereiro, 2017 at 12:59
No Estoril sem o Adrien, o mestre da táctica deve colocar o Bruno César a 8, Bryan à esquerda e Geraldes na bancada.
Temos dado as primeiras partes de avanço, ontem demos os primeiros 94 minutos.
19 Fevereiro, 2017 at 13:02
Se for sempre assim até ao final, serão 80 pontos. Duvido que chegue para ser campeão, mas enfim…
De resto, quem me dera a mim ganhar sempre E com ópera. Mas se não for possível, que se foda!
19 Fevereiro, 2017 at 13:20
Há uma coisa que não compreendo se JJ considera Francisco Geraldes um 10 porque é que coloca Podence ontem a jogar nessa posição quando no Moreirense jogava nas extremas ? Quer pô-lo a lateral direito como fez a Bernardo Silva nos nossos rivais ? Ou ele é um mago e consegue ver coisas que eu não entendo nada.
19 Fevereiro, 2017 at 13:41
Cá me parece que o JJ não conta com o Francisco Geraldes, ponto. Para substituto (ou complemento) do Adrien, não tem intensidade; do William, não tem caparro; para extremo, falta-lhe velocidade; para 9,5 ou 10, técnica. Só não o diz “de caras” porque não é estúpido e percebeu que enquanto o Geraldes caiu nas boas graças (e expectativas dos adeptos), a sua “aura” já conheceu melhores dias. End of story.
P.S. Tudo isto só torna mais lamentável que se tenha feito o Geraldes regressar à base.
19 Fevereiro, 2017 at 13:47
Nota: não é o que penso do Geraldes, mas, conhecendo as suas “obsessões,” o que imagino que o JJ pensará do rapaz.
19 Fevereiro, 2017 at 16:48
A posição que o Geraldes joga na B é a medio centro.
Quero ver o jogo hj para ssber se vai jogar a extremo ou segundo avancado
19 Fevereiro, 2017 at 16:53
Francisco Geraldes tem o perfil e o futebol para substituír o João Mário.
19 Fevereiro, 2017 at 13:50
Jesus é um burro teimoso.
Pior do que isso, não se importa de queimar um talento e símbolo de sportinguismo como é Geraldes, para forçar o presidente out a pagar-lhe a indemnizaçao… Ou prosseguir na loucura das compras a retalho à semelhança do ano passado
19 Fevereiro, 2017 at 14:06
Então se é assim devia de ser tudo posto em pratos limpos porque isso não vai abonar em nada a posição do presidente nem do treinador.
19 Fevereiro, 2017 at 15:09
🙂
19 Fevereiro, 2017 at 14:54
Não vão haver compras a retalho, como lhes chamas, iguais aio ano passado. O Presidente poderá ter muitos defeitos, que terá, certamente, como eu tenho, poderá continuar “apaixonado” pelo Jesus, mas entre o seus defeitos a burrice e a estupidez não fazem parte da lista. Ele percebeu o que aconteceu. Não vai repetir a asneira.
À parte um ou outro caso, aposto que as compras se limitarão a 3 laterais (possivelmente um que faça os dois lados) um avançado, que possa jogar atrás de Dost ou que o possa substituir, e talvez um extremo. Não terás mais compras do que essas. A não ser que saiam jogadores do actual núcleo duro.
19 Fevereiro, 2017 at 15:56
É teimoso, porque leva sempre a dele avante e burro,porque com os meninos ficava muito melhor servido.
Pode ser que a realidade o force a ir pelo caminho certo.
Agradecem-se 3 milhões da china por ruiz, 2 ou 3 das ilhas caimão por jefferson, douglas, zeegelar e castaignos.
O mal de muitos clubes, entre os quais o nosso, é atirar para tudo o que mexe. Depois fica uma salada russa. Devíamos ser selectivos. Em quem apostamos.
19 Fevereiro, 2017 at 13:45
Que exibição fraquinha, Rui Patrício Enorme, Bas Dost a ganhar todas as bolas aéreas, Paulo Oliveira onde deve jogar.
Mas dei por mim a pensar durante o jogo:
“A equipa parece-me cansada, o que faria se estivéssemos a jogar em todas as competições?”
“será cansaço, ou será desmotivação, por terem apostado quase tudo nesta época, e estarmos a lutar por…uma vaga na pré-eliminatória da Champions?”
Espero que a próxima temporada esteja a ser bem preparada, sem tanta basófia, sem tanto jogador a falar demais, sem cagança do treinador e com muito, muito mais futebol jogado, o futuro já começou…vamos a isso porra!
19 Fevereiro, 2017 at 13:53
Bom comentário, Mário.
19 Fevereiro, 2017 at 14:05
😉 é a nossa sina jmfs1947, acreditar sempre que iremos ser felizes.
SL
19 Fevereiro, 2017 at 14:21
“será cansaço, ou será desmotivação, por terem apostado quase tudo nesta época, e estarmos a lutar por…uma vaga na pré-eliminatória da Champions?”
É mais desmotivação e consequente desconcentração. Ontem viu-se muito isso no William. Por isso jogos contra equipas como o Rio Ave são de alto risco, porque a motivação deles é inversa à nossa, e nestas situações sentem o Sporting mais acessível de bater.
Também espero que a próxima temporada seja melhor. Não é difícil.
20 Fevereiro, 2017 at 8:17
mesmo Jordão, espera-se que seja muito melhor!
SL