Diz-se que se devem avaliar os candidatos pelo seu programa. Eu concordo. Concordo a tal ponto que avalio a sua prestação como presidentes exactamente pelo cumprimento do mesmo documento. Sei perfeitamente que estes boletins são idealizados como superpanfletos de campanha, visando uma estrutura bastante focada em argumentos eleitorais, mas a ter de usar a minha racionalidade neste tipo de avaliações, prefiro a certeza das palavras escritas do que a subjectividade dos “estilos”, do que a negritude das lavagens de roupa suja ou os CV´s repletos de cargos recriados e retocados para fazer de um berlinde, uma verdadeira bola de bowling.
Pedro Madeira Rodrigues surge no mapa das eleições, sendo uma figura mais ou menos desconhecida do mundo de adeptos Leoninos. Poucos se lembrarão que foi o autor do musical “1906-O nosso grande Amor” (pelo qual venceu um prémio Stromp), ainda menos será recordado por ter concorrido como vogal às eleições de 2011 na lista de Pedro Baltazar. Quem conhece as minhas opiniões sobre o “firmamento” de “notáveis” sportinguistas sabe que não dou a mínima importância ao facto de PMR estar relativamente ausente dos palcos mediáticos. Pelo contrário, isso só joga a seu favor. De papagaios de leão na lapela estãos os media cheios e muito poucos merecem sequer o metal do pin que ostentam.
O facto de ter sido atleta de futebol do Sporting nas camadas jovens é digno de registo, mas não sejamos hipócritas, não acho que mereça mais do que isso. Mais também não merecerá a dita participação como “CityLion” no Camarote. Não vejo como útil ligar posições assumidas com a responsabilidade do anonimato de um nickname num blog, com a candidato à Presidência do Sporting. Se eu, por algum acaso de um destino impossível um dia me candidatar, sentir-me-ei ligado a tudo o que escrevi e escrevo, porque é o que penso e acredito, mas aceito que PMR não seja como eu e está no seu direito não querer ser julgado por mais do que o que propõe como candidato. Evitemos puritanismos ocos.
E o que nos propõe PMR? Bom, esse é que é mesmo o problema. Li o programa da sua candidatura e acompanho os seus espaços de campanha na medida do possível e poupando-vos a análises exaustivas posso-vos adiantar que destacos as ideias fundamentais como:
1/ Manual de Conduta Interno
(Para quem? Quem controla a sua aplicação? Quais as penalizações associadas? Não entrará em conflito com o Código do Trabalho, tornando-se letra morta? São apenas “guidelines”?)
2/ Apresentação (no iníco e fim dos mandatos) da Declaração de Rendimentos do Presidente da SAD
(A quem deve ser apresentada? Poderá ser consultada por qualquer sócio? Não incorre em contradição com o direito à privacidade fiscal?)
3/Limite máximo de 23 jogadores no plantel principal
(E se a equipa B descer de divisão?)
4/Tornar Moniz Pereira o Sócio Perpétuo nº2
(E João Rocha? E Carlos Lopes? E os fundadores? E os 5 Violinos? E Damas?)
5/ Desenvolver o conceito de EAS nas modalidades?
(Boa ideia, a merecer ser explorada)
6/ Garantir a maximização dos “Dias Sporting”, criando mapas de jogos contíguos e facilitando o acompanhamento das modalidades
(Aqui também, completamente de acordo, embora anteveja naturais impossibilidades quer da SportingTV, quer na articulação dos calendários das várias Federações)
7/ Novas categorias de Sócios (sócio claque, sócio filho, sócio-núcleo, sócio internacional)
(Bom…faltará aqui o sócio-às vezes, o sócio-este mês não dá jeito ou mesmo o sócio-sócio)
8/Recuperar a posse da Academia de Alcochete
(Pode parecer consensual, mas quem concordará, depois do estudo de impacto financeiro?)
9/ Distribuir gratuitamente o jornal do clube aos sócios, via digital
(Um jornal não é uma newsletter. Esta medida seria o fim da versão em papel)
10/ Centro de Estágios no Norte
(Num país tão pequeno como o nosso, será mesmo necessário? Qual a racionalidade desta despesa?)
11/ Encerrar o fosso, construindo bancadas no seu lugar
(Há tantas questões que dificultam esta medida, que realizá-la de forma satisfatória custaria um mini-estádio)
12/ Construir um Velódromo e um Clube Naval
(Certo…e um Centro Culinário de Croquetes, não?)
13/Substituir as cadeiras do estádio Alvalade
(Uma medida cara que tem sido protelada, mas que faz sentido mediante algum desafogo financeiro)
14/Residência para ex-atletas
(Teoricamente é uma boa ideia)
É claro que o documento tem muitas mais propostas, mas sinceramente, são apenas conceitos gerais, intenções, leves e superficiais manifestos de caminhos sem qualquer concretização ou plano. Há ainda muitas propostas que já estão a ser pensadas e operadas pela actual direcção e como tal não acho que sirvam de diferencial nesta análise.
Como podem ver, é muito pouco o que PMR nos apreenta como ideia para o clube. Não parece existir uma reflexão atenta e profunda do que o clube e a SAD necessitam, não parece ter sido feito um trabalho sério para escutar os sócios, não parece ter sido racional a proposta de algumas alíneas (que vão mais de encontro ao tipo de sócio que é o próprio candidato – e seus amigos – e não à universalidade do clube).
Cada um tirará as suas próprias conclusões, mas confesso que esperava mais seriedade e mais envolvimento da parte de quem tão facilmente humilha o trabalho feito pela actual direcção e se convence estar melhor preparado para comandar o clube durante 4 anos.
A gestão do dossier treinador e director desportivo é em si própria reveladora da impreparação para a complexidade do mundo do futebol. PMR primeiro defendeu que manteria JJ, depois (com os resultados negativos a surgirem) invocou uma suposta perda de confiança (absurda já agora) para dizer que trará um novo treinador. Avisou que o clube não gastaria um tostão para obrigar JJ a sair, depois alterou e disse que chegaria a um acordo, acabamos por saber que vai “responsabilizar” BdC pelo dinheiro que ele próprio irá investir na cláusula de rescisão. Para quem tem a vantagem de poder “dizer” em vez de “fazer”, para quem defende outra via para o clube, este candidato mostra muita hesitação, demasiada ingenuidade e um recurso a posições que podem ganhar votos, mas que farão de um possível mandato uma enorme procissão de promessas não cumpridas.
Ailás a gestão do tal suposto grande nome, “que vai surpreender os sportinguistas”, para substituir JJ (a 3 meses do final da época!) é…bom…é ler as suas declarações e analisar. Primeiro, o meu voto não depende, como PMR acha, do tamanho do nome que anunciar para treinador. Aliás, aproveito para dizer que usar nomes de treinadores, jogadores, directores desportivos numa campanha só afasta o acto eleitoral do que deveria ser – uma disputa de ideias e projectos, de caminhos e soluções, de capacidades e aptidões presidenciais. Segundo, guardar o tal nome para a véspera do acto eleitoral parece mais um ganhar de tempo ou no pior dos casos, uma incapacidade para ser frontal com os sócios, fazendo de uma pré-promessa um trunfo, quando há apenas uma mão cheia de nada para revelar. Terceiro, quem garante a PMR que o seu novo treinador terá melhores resultados? Não me parece ajuizado colar o seu sucesso como presidente à dimensão da entrada de um novo técnico. Falta aqui muita percepção do que são as suas próprias limitações como “chefe”, falta aqui muita falta de noção do que fez esta época JJ parecer um treinador “perdedor” (utilizando as suas palavras). Falta aqui uma total incapacidade para entender a guerra sem quartel que muitos operantes do futebol português têm vindo a fazer ao Sporting e não apenas a BdC.
A PMR falta essencialmente alguém que lhe narre a big picture do nosso futebol e lhe explique o tipo de presidente que o Sporting precisa. Imaginar que Vieira ou Pinto da Costa, Doyen ou Jorge Mendes lhe vão abrir uma passadeira para que o seu projecto (seja ele qual for) se mantenha sólido é uma ideia gira e até simpática, mas estará longe de ser real. Se for eleito, imagino a sua cara de espanto quando começar a entender os porquês de no Sporting ser muito mais difícil de executar o que quer que seja a médio ou longo, talvez então entenda o que parece não entender nos rumos polémicos, quezilentos, revoltosos e combativos da actual direcção. Talvez opte por fingir que nada é real e resolva brincar aos Clubes Navais ou tapamentos de fosso, adiando as batalhas necessárias, adiando uma voz de proptesto do Sporting e a mudança de um futebol dividido entre a alternância das hegemonias corrompidas dos nossos rivais.
Deixo os programas de ambos os candidatos (Bruno de Carvalho aqui, Pedro Madeira Rodrigues aqui), para que qualquer um possa confrontar estas minhas ideias e principalmente confrontar as dos candidatos.
Na próxima semana tentarei analisar a proposta de BdC.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
22 Fevereiro, 2017 at 14:00
aguardo a tua analise ao programa do Bruno … este tal como a ti parece me algo vago … um tiro no escuro … não dou 5 minutos de atenção a quem faz a campanha digna de um ” politiqueiro ” de carreira …. mas obrigada pelo resumo 🙂
22 Fevereiro, 2017 at 14:13
Bom texto. PMR é um candidato fraquissimo. Zero de carisma, de interesse, parece uma mosca morta. Nao me parece ter estofo para ser Presidente do Enorme.
22 Fevereiro, 2017 at 14:23
Concordo.
SL
22 Fevereiro, 2017 at 14:33
Concordo!
22 Fevereiro, 2017 at 21:05
O Godinho também não tinha!
Coincidências
22 Fevereiro, 2017 at 14:23
“A gestão do dossier treinador e director desportivo é em si própria reveladora da impreparação para a complexidade do mundo do futebol. PMR primeiro defendeu que manteria JJ, depois (com os resultados negativos a surgirem) invocou uma suposta perda de confiança (absurda já agora) para dizer que trará um novo treinador. Avisou que o clube não gastaria um tostão para obrigar JJ a sair, depois alterou e disse que chegaria a um acordo, acabamos por saber que vai “responsabilizar” BdC pelo dinheiro que ele próprio irá investir na cláusula de rescisão. ”
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Não obstante a situação PMR/Jorge Jesus ser algo confusa, não foi bem assim que isso aconteceu.
– PMR começou por dizer que iria trabalhar com o Treinador caso fosse eleito (que remédio, com o faraónico contrato em vigor!);
– Quando o Treinador aceitou (por burrice) integrar a Comissão de Honra de Bruno de Carvalho (magnífica – se algo “suja” – jogada por parte de BdC) PMR viu nisso (e bem!) que o Treinador tomou a decisão de apoiar BdC, pelo que (mal!) entendeu que, caso ganhasse as eleições, Jorge Jesus não poderia continuar como treinador;
– Nesse seguimento – e por ingenuidade – PMR afirmou que, caso ganhasse, Jorge Jesus teria que se demitir, uma vez que apoiava o outro candidato (como se JJ tivesse qualquer outro “ideal” que não o “Deus Dinheiro”);
– Uma vez que – claro! – Jroge Jesus veio com aquela de “levar projectos até ao fim”, não restou remédio a PMR do que vir com a lengalenga de “acordos”, etc.
SL
22 Fevereiro, 2017 at 14:31
Livramento, achas que se o Sporting tivesse ganho os jogos todos e JJ aceite fazer parte da comissão de honra de BdC, PMR tinha tomado a posição que tomou?
Aproveito para pedir desculpa pelos erros ortográficos do texto. Prometo deixar-me de rambices gramaticais e começar a usar o corrector.
22 Fevereiro, 2017 at 14:43
Caro Javardeiro,
Suponho que não. Mas seria um exercício de adivinhação.
Mas, factualmente, “depois (com os resultados negativos a surgirem) invocou uma suposta perda de confiança (absurda já agora) para dizer que trará um novo treinador” não é inteiramente correcto.
SL
22 Fevereiro, 2017 at 15:04
Mais !
a jogada do PMR é tentar a associar os seus votos a sócios que querem ver JJ fora do Sporting. O que realmente é triste !
Esta foi a oportunidade que ele encontrou para tentar ganhar estas eleições. Acredito que haverá mais sportinguistas a quererem expulsar o JJ do que sportinguistas a quererem PMR como presidente.
22 Fevereiro, 2017 at 17:36
Já viste a comissão de honra do BdC?! Suponho que o Aurélio Pereira também não conte para o Madeira…entre muitos outros….
22 Fevereiro, 2017 at 14:23
Muito Bom, LdP!
PS: Épa já nao posso com esta figurinha!
22 Fevereiro, 2017 at 14:41
Nem vou perder tempo a ler o quer que seja deste artista, bons programas de candidatura arranjam-se com maior ou menor dificuldade (depende dos € que se gastarem). O que não se compra é a credibilidade e o carácter…
Só os Sportinguistas com a memória de um peixe é que votarão neste palhaço.
Saudações Leoninas
22 Fevereiro, 2017 at 14:43
E depois aquela figura de político, sempre com um sorriso falso e forçado…
22 Fevereiro, 2017 at 14:45
A questão da residência para ex-atletas deixa-me com algumas reservas. Eu sei que temos o historial de tratar mal os nossos, mas gostaria de saber em que moldes irá funcionar esta residência? Quem irá suportar os custos não só para a construção como, posteriormente, para o bom funcionamento? As famílias desses ex-atletas também irão habitar essa residência?
Se calhar é feio o que vou dizer, mas o que me preocupa, é esta residência tornar acomodados quem lá vive.
Desagrada-me a ideia de que a residência sirva de pretexto para que esses ex atletas passem a vida a coçar o esquerdo e as senhoras suas esposas passem os dias a fazer de dondocas à custa do Sporting.
22 Fevereiro, 2017 at 14:53
propostas para o naming do estadio já existem como da academia só que os valores são são satisfatorios como mencionado a meses atrás pelo presidente.
a pergunta que se coloca não é quem são os investidores ( claro que gostariamos de saber mas dou de barato que sejam só apresentados depois de assumir a presidencia ) mas principlamente qual o valor que vão pagar pelo naming e isso ele já pode divulgar oficialmente, os investidores pode ser depois.
Valor !!!!!!!!
quais os valores que estão em cima da mesa, é isso que ele tem de mencionar no debate, é isso que intressa.
é esta a pergunta que o presidente deve fazer, quais os valores que estão em cima da mesa para este pussycat ser desmacarado ao vivo.
22 Fevereiro, 2017 at 14:53
não são
22 Fevereiro, 2017 at 14:55
A verdade é assim…
Se ele ganhar as eleições prometendo simplesmente fechar o fosso e construir uma “base naval” (será que o futuro do futebol passa pelo mar?)… “nós” sócios do Sporting somos os sócios mais idiotas do mundo do futebol.
Será um absurdo ele ganhar.
22 Fevereiro, 2017 at 15:06
Os Americanos e os Ingleses suspiram por absurdos parecidos….
22 Fevereiro, 2017 at 15:10
Agora temos que ver… será que nós sócios somos assim? Desculpem-me a expressão… idiotas???
22 Fevereiro, 2017 at 15:25
O Godinho ganhou (mesmo que não tenha ganho na verdade, chegou a ter uma votação que lhe permitiu o esquema para ganhar) e o Couceiro teve 40 e tal %… Não vou ficar surpreendido com uma boa % de votos no PMR…
22 Fevereiro, 2017 at 15:45
Eu sempre irei ficar surpreendido com alguma burrice que vou vendo.
22 Fevereiro, 2017 at 16:54
Não me choca as percentagens dessas eleições. Sejamos sinceros que a candidatura do Bruno gerava alguma desconfiança.
Não acredito que haja alguém que tenha votado nele que esperasse tanto do que ele foi capaz de fazer…em tão pouco tempo.
22 Fevereiro, 2017 at 15:24
Votei em BdC em 2011, 2013 e vou voltar a votar nele em 2017 uma vez que uma pessoa que faz o que ele fez nestes 4 anos (com mais ou menos defeitos) merece a oportunidade de continuar o trabalho num segundo mandato.
No entanto, estava curioso para saber se aparecia uma alternativa decente. Alguém com carisma e com um programa e ideias válidas para que as podessemos comparar com as do BdC. Numa democracia é sempre bom haver uma alternativa decente, uma vez impede um acomodismo de quem está no poder.
Infelizmente só apareceu este boneco. Um gajo sem classe, sem carisma, sem presença, sem ideias… sem nada. Baseou toda a sua campanha no anti-BdC (isto depois de ter aberto a mesma com um pedido de elevação de todos os candidatos).
Acredito numa vitória do BdC no dia 4 mas, como temos histórico de más decisões (até o Couceiro teve 40 e tal %), não acredito na tal vitória com 90% dos votos que alguém prevêem.
22 Fevereiro, 2017 at 15:24
Off:
Alguém sabe como é no Sábado para ver as leoas?
É chegar e entrar ou é preciso ir buscar ou reservar bilhetes?
22 Fevereiro, 2017 at 15:35
É chegar e entrar para a bancada nascente A.
22 Fevereiro, 2017 at 15:48
Obrigado
22 Fevereiro, 2017 at 15:28
Só há um caminho para vencer BdC nas urnas (ou dois se nos lembrarmos de como godinho lopes venceu as eleições há 6 anos… mas não vou por aí). Para vencer BdC é preciso reconhecer valor (Muito valor, já agora) às coisas (Muitas coisa, já agora) que ele fez de bom, e tentar fazer melhor onde ele claramente tem falhado. Ou seja é preciso ser um BdC 2.0.
PMR optou pela via contrária, ou seja demarcar-se de tudo o que possa ser associado a BdC. O que associado ao seu baixissimo carisma e (porque não dize-lo) ao cheiro a croquete ressequido (um clube naval?! A sério meu!?) o coloca a milhas de ser uma opção válida.
Z
22 Fevereiro, 2017 at 15:30
O Sporting será aquilo que a maioria dos sócios que forem votar quiser. E esta é uma realidade insofismável. E se calhar precisamos de perder desta vez para percebermos o que é realmente importante. Só tenho pena que essa aprendizagem se faça à conta da delapidação do Sporting e possivelmente da sua falencia e refundação.
Mas se tem de ser tem muita força e às vezes para grandes males, grandes remédios.
Dia 4 lá estarei para entregar os meus 2 votos a BdC. E com este acto fico de consciencia tranquila quanto à minha responsabilidade no futuro do meu clube. Se a razão fica tranquila, já o coração prepara-se para sofrer agruras.
Saudações leoninas
22 Fevereiro, 2017 at 15:31
Gostava de ter mais informação acerca da lista independente ao Conselho Leonino.
Alguém sabe quem são, e o que vão trazer?
Obrigado.
SL
22 Fevereiro, 2017 at 15:35
O conselho leonino foi esvaziado de poder.
Não têm direito de veto.
São um mero orgão consultivo e bastante desprezado por esta direcção (e bem).
Até perderam os lugares que tinham na central.
22 Fevereiro, 2017 at 16:15
Obrigado pela informação.
Já sei como vou votar 🙂
22 Fevereiro, 2017 at 15:33
Acho as cadeiras do estádio um não assunto e de fácil resolução.
Durante a venda das Gamebox’s da época 17/18, o clube disponibiliza a possibilidade ao comprador, de investir numa nova cadeira, a preço de custo, quem sabe, com alguma personalização…
O clube deverá pensar previamente em utilizações futuras das cadeiras, como patrocínios ou padrões, de forma a evitar que a minha cadeira verde seja transformada na ponta do N da NOS ou do C da CGD!
Acredito que uns bons milhares de cadeiras seriam substituídas num instante…
22 Fevereiro, 2017 at 15:39
Isso seria excelente não fosse teres de ter autorização do autor da obra para poderes fazer essa alteração. O Arq. Taveira tem de autorizar a mudança das cadeira!
22 Fevereiro, 2017 at 15:50
Não acho isso dificil…
22 Fevereiro, 2017 at 15:59
Acho isso um mito urbano, alimentado por quem não quer assumir o investimento, porque convenhamos, há coisas mais importantes.
Bruno de Carvalho, demonstrou que com ele, as coisas acontecem, veja-se o pavilhão. Os sócios não terão medo de voltar a investir no clube com ele.
22 Fevereiro, 2017 at 16:06
http://www.cortinaverde.pt/2016/08/campanha-de-troca-de-cadeiras-em.html
22 Fevereiro, 2017 at 18:42
Isso não é difícil.
Quanto ao resto, vocês ainda não perceberam o Presidente que temos? Para que é que foi a Missão Pavilhão? Acham que o Bruno de Carvalho era ingénuo para pensar que os donativos dos sócios iam pagar a construção do pavilhão? É claro que não. Essa iniciativa foi criada para dar força à direcção na sua vontade de construir o pavilhão.
Outra coisa. A média de assistências. Os cínicos da merda, que acham que eles é que sabem contar quantas pessoas estão no estádio, gostam muito de levantar suspeição sobre o clube, mas a minha simples pessoa já percebeu o que é que o Sporting pretende. Pretende-se adquirir poder negocial para poder fazer melhorias no estádio e, quem sabe, aumentar a lotação, mas para isso é preciso demonstrar que a taxa de ocupação vai continuar a crescer, para justificar o investimento. E para isso acontecer o Sporting também tem de regressar às vitórias no campeonato, evidentemente.
O clube está a trabalhar (veja-se o esforço para aumentar a média de assistências e VENDER essa ideia) para no médio-prazo fazer obras no estádio que aumentem as suas receitas. Os cínicos riem com escárnio. Bom proveito.
22 Fevereiro, 2017 at 18:47
Haja discernimento de algum Tasqueiro.
É isso tudo Jordão.
22 Fevereiro, 2017 at 15:39
E se PMR ganhar?
Eu sou do Sporting e idealizo o meu Sporting, que me parece ter pouco a haver com o Sporting de PMR.
Sou pouco democrata e ainda menos com o meu Sporting.
22 Fevereiro, 2017 at 15:55
Um excelente texto, LP. Li com atenção e só tive um frémito quando li: “Se for eleito, imagino a sua cara de espanto quando…”
Nem sequer posso imaginar tal cenário. Candidato muito fraco e só espero amanhã, no debate, que saia vergado perante BdC. Ia abordar um aspecto que gostava fosse clarificado pelo presidente, mas deixo para depois desse mesmo debate. Uma questão de estratégia… “não dar pérolas a porcos”.
22 Fevereiro, 2017 at 15:43
Eh pa, não gozem com o clube naval… o Emanuel Silva pode ofender-se. É uma vertente desportiva como outra qualquer, o Sporting poderia dedicar-se ao remo e canoagem como se dedica ao padel e ao ciclismo.
Penso que aqui já tenha sido colocado o seu “programa”, e existem basicamente três tipos de propostas, as vagas (tipo manual de conduta), as concretas mas de resultado/implementação duvidosa (plantel de 23? Porque não 22… ou 24? Cadeiras, recompra da Academia) e as simplesmente estúpidas, como a do Centro de Estágios.
Ao Candidato Madeira, apenas duas questões: qual o modelo estrutural que preconiza para o futebol, e quem são os “investidores”, o que colocam no clube, querem em troca, e se está disponível a dar continuidade às negociações caso perca as eleições e aqueles, e o Clube (Direcção), achem de positivo criar a tal parceria.
22 Fevereiro, 2017 at 15:50
Achas mesmo que o clube naval é para os nossos atletas??? Eu tenho as minhas muitas duvidas.
A recompra neste momento do Sporting é simplesmente gastar dinheiro á toa… e ainda tem que pagar a rescisão do JJ e dos que assumiram apoio ao Bruno de Carvalho, fechar o fosso com 1,5 milhões (ele só esqueceu de dizer que era 1,5 vezes 18 talvez)
22 Fevereiro, 2017 at 16:14
Pode servir para ancorar o veleiro que o PMR vai comprar como prenda por ser eleito presidente, pago com as nossas quotas evidentemente, daí a necessidade de reduzir o orçamento para as modalidades.
22 Fevereiro, 2017 at 16:37
Vamos ver uma coisa: o Candidato Madeira estava f***o à partida. Colocam em causa a utilização do clube naval, do mesmo modo que colocariam caso ele publicitasse uma pista de karting, um centro hípico ou um relvado para o rugby.
A questão do treinador é uma não-questão. O tipo mostra ser burro, porque se critica o actual presidente por tomar decisões “à adepto”, ele com o JJ faz o exactamente o mesmo. Provavelmente achou-se esperto ao colar o despedimento daquele a um momento menos bom da equipa, pensando que lhe traria apoio.
O fecho do fosso é outro tiro ao lado. Nem que seja pelo facto do Taveira nem ter sido consultado. O resto (preço, prazos, resultados) são devaneios.
22 Fevereiro, 2017 at 18:28
O Clube Naval seria apenas para vela, pois para treinar canoagem seria necessário fazer uma pista, que normalmente são em água paradas…
Não estou a ver possibilidade alguma de fazer essa pista no Tejo junto a Lisboa…
É umna ideia para “encher chouriços”…!
Burrice com orelhas e tudo…!
Quanto às cadeiras…só “aceito pagar a minha cadeira…se tiver uma foto do orelhas…para sentar o traseiro…”…
Agora a sério, assim como contribui para o Pavilhão, também o faria para as cadeiras…
Mas não esquecer que o grande obice…é mesmo o Taveira…!!
SL
22 Fevereiro, 2017 at 15:44
Ganda posta LdP, Obg
22 Fevereiro, 2017 at 15:57
PMR é na minha opiniao um mero testa de ferro. Uma figura “bonita”, e polida, que para mim age em representaçao duma facçao, cujo topo da piramide é um senhor cujo nome acaba em Baltazar.
É uma facçao com alguns traços a “la croquette”, de uma casta envelheçida em oleo de girassol rançoso, mas com um estilo mais moderno. Traz com ela uma leve brisa, que pode fazer lembrar algumas fossas de Cascais.
Com ela traz tambem a inocencia, de poder pensar que vai ganhar o controlo do Sporting, usando como argumentos meia duzia de lugares comuns, e uma balde cheio de nada. Coisa que os croquetes originais, matreiros como sempre, nao arriscaram em fazer neste momento, guardando as suas poucas armas para uma proxima oportunidade.
Eu nao substimava esta facçao de qualquer maneira. Para mim, qualquer homem que tenha a capacidade imprimir flyers, ou por anuncios gigantes na segunda circular durante a noite, so para no final da manha seguinte lhe chaparem nas trombas com um espetacular acordo de direitos televisivos(sao tao inocentes estes gajos foda-se…nem quero imagina-los a lidar com os vieiras e os pintos da costa…), é alguem a ter em conta!
Assim como convem ter em conta, as percentagens de votos que BC teve em 2011 e 2013, e que so demonstram que muito sportinguista gosta de dizer que é diferente, mas se calhar ha muitos que sao tao ou mais burros do que os outros…e é este pormenor que me assuta mais.
22 Fevereiro, 2017 at 16:01
O mister do café não teve dificuldade em explicar… Está tudo lá e de leitura obrigatória!
22 Fevereiro, 2017 at 16:03
Não me digas que o 1º nome da pirâmide é o teu. 😉
22 Fevereiro, 2017 at 16:08
Eu nao acho Alexia, tenho praticamente a certeza.
E o Mister do Cafe realmente ajudou bastante a te-la.
22 Fevereiro, 2017 at 16:12
Nunca tive dúvidas e lembro-me de inclusive ter falado nisso aqui na Tasca.
22 Fevereiro, 2017 at 16:15
Olha aqui a prova. 😛
AlexiaFerreira
19 Dezembro, 2016 at 13:32
O verdadeiro candidato vai ser novamente … Pedro Baltazar.
Este são só para baralhar e puxar a atenção dos adeptos para as eleições.
E quem será o cabeça de cartaz? Pois esse mesmo que estão a pensar.
22 Fevereiro, 2017 at 16:21
Acredito.
E o homem, como era seu pleno direito, so nao se candidata ele proprio por ter tido aquele assunto judicial contra o clube. Senao acredito que se candidatava. E fazia bem.
Eu nao sou contra ninguem que de a cara pelas suas ideias(ou de outros lol), mesmo que eu nao concorde.
Sou sim contra a oposiçao “na sombra”. E sou contra o agora vir-se dizer que nao se gosta do Jesus, que se gastou muito dinheiro desde que ele entrou e etc, mas nao se ter dito nada disso durante a epoca passada. Agora é facil falar. Isso para mim vale zero.
Qualquer pessoa que quisesse aspirar a ser oposiçao credivel, ja tinha dado a cara a muito tempo. Nas AGs principalmente, onde nunca vi nenhum PMR, ou amigo, a criticar nada. Isso é que era assunto. Se o fizeram foi em blogues, e isso para mim vale zero.
22 Fevereiro, 2017 at 16:06
O Presi está numa se serviço público.
Entrevista de Ricciardi.
https://www.facebook.com/BrunoDeCarvalho2017/photos/a.698515223612609.1073741834.450541768409957/1009457205851741/?type=3&theater
22 Fevereiro, 2017 at 16:19
Por falar em medidas populistas, o primeiro candidato que mencionar a alteração da cobertura do estádio vai obter a minha atenção!
Ridículo estar num topo da Bancada B e não se ver o estádio todo!
É uma cobertura empata fodas! Tanto ou mais que o fosso!
22 Fevereiro, 2017 at 16:46
E o que prolongar os topos e colocar postes… 🙂
22 Fevereiro, 2017 at 16:49
O objectivo, ao que se disse na altura, foi reflectir o apoio das bancadas sob o rectângulo de jogo.
22 Fevereiro, 2017 at 16:50
Não percebo o que queres dizer em não ver o estádio todo…
Mas realmente estar no topo B e apanhar chuva é que é inaceitável !
22 Fevereiro, 2017 at 17:13
É verdade, o ano passado tive GB na superior B Norte lá mesmo em cima e nem se vê metade das bancadas do estádio. O nosso estádio é tão “fechado” que creio que não existe nenhum lugar em que se vislumbre mais que 75% das bancadas.
As minhas principais críticas ao estádio são:
– Nunca se ter feito um pavilhão conjuntamente com o estádio;
– Separação entre bancada A e B, preferia um estádio com bancadas contínuas;
– Fosso da vergonha;
– Ambiente demasiado escuro e frio.
– Derrapagem de 80M€ na sua construção (quase dava para outro…)
Quando me ponho a imaginar o que seria ter tido gente competente a tratar da construção do estádio, agonio… Um erro que vamos carregar durante décadas… Trágico!
22 Fevereiro, 2017 at 17:45
Memo de B.C. para o mandato 22-26: Aniquilar T.T. por ter feito o que fez. Alterar toda fisionomia do actual Estádio…se calhar mais vale construir outro: Se a equipa feminina continuar a jogar assim se calhar vai ser preciso! Alem do mais enquanto os outros andam a brincar as internacionalizações eu vou conquistando Lisboa…e já agora ficaria bem um registo do género em Lisboa todos os caminhos vão dar a Alvalade …seja a um ou ao outro estádio.
Memo …bem deixa la pagar as VMOC primeiro e depois falamos.
S.L.
22 Fevereiro, 2017 at 16:46
Não há tempo a perder. Os meus votos em BC já seguiram hoje por correio.
22 Fevereiro, 2017 at 16:50
Começar análise
Ponto 1) Código Conduta Interno
O próprio candidato tem um Código de Conduta na sua Página de campanha
… não Cumpre ele próprio o mesmo
usa CENSURA sobre sócios na sua página de campanha …
Fim de análise
22 Fevereiro, 2017 at 17:42
Isso tambem o BdC usa.
22 Fevereiro, 2017 at 18:11
Apaga perguntas básicas quando solicita a participação ? (Ex. Vai recomprar as VMOCS neste Mandato?)
Apaga perguntas qd se compromete em responder a todas ?
Apaga perguntas às quais já respondeu por diversas vezes mas sempre com respostas diferentes ?
Finalmente para além de Apagar Bloqueia quem cumpriu integralmente o código de conduta do candidato em 3/4 perguntas ?
Apaga e Bloqueia perfis públicos claramente de Sportinguista de quem nunca usou linguagem imprópria?
22 Fevereiro, 2017 at 21:51
Sim
22 Fevereiro, 2017 at 17:09
OFF!
Volta ao Alentejo: Nocentini veste a primeira amarela
Ora ai está uma vitória na 1ª etapa da 2ª prova de ciclismo mais importante que se realiza em solo nacional…. considerando a valia da concorrência.
P.S. A prova nº1 é a Volta ao Algarve
22 Fevereiro, 2017 at 17:15
Gosto deste gajo, finalmente alguém com ideias palpáveis e objectivas, com um projecto sólido e vencedor, que sabe falar, educado e respeitador.
Vai vencer sem qualquer dúvida e dar muita alegria ao nosso clube pois é o homem certo para a presidente!
22 Fevereiro, 2017 at 17:27
Certo… e existe alguma coisa que não concordes no programa deste madeira? ou achas que está tudo bem?
22 Fevereiro, 2017 at 17:36
Todos nós temos defeitos, ninguém é perfeito, mas poucas são as temáticas com que não me identifico.
Este homem transpira carisma por todos os poros, o oxigénio dele é o Sporting.
Finalmente vamos poder fazer negócios com o melhor empresário do mundo e assim potenciar em larga escala os nossos jogadores.
22 Fevereiro, 2017 at 17:40
Eu estou a ler isto ou adormeci e estou a sonhar?
22 Fevereiro, 2017 at 17:54
A sonhar ou a ter um pesadelo?!
22 Fevereiro, 2017 at 17:57
Obrigado pela resposta… era só para saber com quem estava a lidar 🙂
22 Fevereiro, 2017 at 18:03
Calma, ainda não serei eu o primeiro apoiante do cãodidato!
(sim porque nem ele próprio acredita nas aldrabices que debita)
Uahahahahahahhahahahah
22 Fevereiro, 2017 at 18:31
Qual gajo…o Nocentini…??
Também gosto…é um corredor completo e sprinta bem…!! 🙂
SL
22 Fevereiro, 2017 at 17:19
O candidato de madeira é uma vergonha. de que serve ter um bom programa, (que não tem), se mostra ser um demadogo, que nem sequer fica feliz com as vitórias do Sporting…
que venham mas é as eleições para acabarmos com esta tragicomédia
22 Fevereiro, 2017 at 17:23
Mas que grande bujarda nos olhos do City Lion!!! Grande Javardeiro.
22 Fevereiro, 2017 at 18:35
Li a resenha do Javardeiro, que desde já agradeço…
É que de outro modo… eu nem teria paciencia para ler o programa do candidato…
Para mim “apresentou-se” nas diversas tomadas de posição, logo a partir do momento em que anunciou a candidatura…
E ainda não me esqueci que noutros tempos quando ainda passava pelo camarote…tinha sempre grandes divergencias com os pontos de vista do City e da maneira nojenta como atacava o Presidente do Sporting…!
Não quero…obrigado…
Já tenho candidadto e esse é…Bruno de Carvalho…!!
SL
22 Fevereiro, 2017 at 19:29
A candidatura de Pedro Madeira Rodrigues, não fora a falta de honestidade intelectual que a qualquer nível a caracteriza é surpreendente pela infantilidade dos aproaches, a ignorância dos factos mais elementares de cada dossier que aborda e a falacidade da argumentação a que recorre.
De facto, nada mais lhe resta que o insulto torpe e o ataque pessoal insidioso. É comum argumentar-se com um chavão: “O insulto e a agressão são o último reduto do incompetente” porém, não deixa de ser verdade que assim seja.
“Quem não é competente não se estabelece” é outro ditado popular que não passa de um chavão. Porém, é tão verdadeiro na verdade que encerra como o primeiro. De facto se alguém não reúne as necessárias competências é preferível não abrir um estabelecimento comercial, ou seja, é preferível não se candidatar. No caso vertente, Pedro Madeira Rodrigues, para seu bem próprio e para bem do Sporting, jamais deveria ter queimado étapes. Não se devia ter candidatado. Não se devia ter candidatado porque está “impreparado” para a função e não se devia ter candidatado neste momento para evitar queimar qualquer outra futura oportunidade.
Das duas uma, ou Bruno de Carvalho tem razão e o caminho que escolheu para levar o Sporting ao título Nacional no Futebol (mudando o futebol) está errado e as lutas que trava pela Verdade estão votadas antecipadamente ao fracasso ou não.
Se Bruno de Carvalho estiver errado, então, não é Madeira Rodrigues que nos resolverá o primeiro problema, assumindo-se (como agora faz) parte do segundo, isto é “miscível com mafiosos convencido que lhes pode levar a palma ou subordinando o Sporting aos interesses de uma Ladrão Certificado e dum Criminoso Violento (em vias de certificação).
Se a luta pela Verdade traz consigo a semente da derrota, então, estamos acabados com Bruno de Carvalho ou Pedro Madeira Rodrigues e Portugal está, sem sombra de dúvidas, votado ao desespero, na mão de oportunistas sem escrúpulos. Nesse caso, nada vale a pena se não for eterno.
Também o Sporting não precisa de Madeira Rodrigues, precisará sim de um multimilionário Russo, completamente mafioso que estabeleça um controlo total sobre o futebol e sobre os políticos de merda locais. Corromper, infelizmente, é fácil, desde que haja matéria corrupta e dinheiro para a corromper ainda mais.
Matéria podre tem o País em barda nos centros de decisão mas, falta a guita. Caso nada valha a pena então venha o Russo Mafioso e enquanto ele for vivo o Sporting acumulará títulos todos os anos, até a nível internacional e em vez de ostentar nas camisolas o “NOS” passa a exibir o “GAZPROM”
22 Fevereiro, 2017 at 22:04
Primeiro era o Bielsa, depois um britânico, depois o Rui Jorge e agora o Boloni
22 Fevereiro, 2017 at 22:37
Aquele palhacito do ‘pmr’…
Vem apresentar hoje o Lazlo Boloni e o Delfim para a estrutura do futebol… Hummm…
Alguém diga (ou talvez não) a esse FILHO DA PUB que o Sporting Clube de Portugal é um clube que tem mais de 50 modalidades, 51 se não me engano, onde o futebol profissional é APENAS e tão só uma dessas modalidades…
É que 99,99% do que esse ‘esbirro’ ‘vomita’, além do ódio ao Presidente Bruno de Carvalho e ao Treinador principal de futebol Jorge Jesus, é só futebol, futebol , futebol …
Espero e desejo que amanhã o NOSSO Presidente Bruno de Carvalho o ENXOVALHE em directo na SCP TV … Que fique bem demonstrado a toda a Nação Leonina a miserável conduta deste ‘esbirro’, mas sobretudo que fique bem patente que este ‘vendido’, esta melancia, não percebe nada do que é o SCP!
Força Presidente Bruno de Carvalho! Força SCP!
22 Fevereiro, 2017 at 23:28
É preciso entender para onde sopram os Ventos da História. Haverá quem se interrogue sobre “o que são os Ventos da História” e como interpretá-los.
Neste momento os ventos da História são contrários às Oligarquias, às Ditaduras que não fundamentem o PODER na vontade do Povo e contrários a tudo quanto cheire a bafío histórico que é tudo aquilo que fica para trás quando o vento acaba de soprar, alguma humidade residual e um cheiro que não era suposto subsistir, résteas de mentalidade ultrapassada pelos acontecimentos e incapaz de adaptação a uma nova realidade.
Porém, “Os Ventos da História” apontam indiscutivelmente aos valores e à sua defesa intransigente; procuram libertar a Verdade dos jogos agrilhoantes da Mentira e identificam o interesse colectivo com aquilo que é exclusivamente NOSSO. O NOSSO Interesse, o Interesse do Sporting, é a defesa intransigente daquilo que é exclusivo do Sporting Clube de Portugal. Hoje chama-se-lhe “ADN”, eu que, sou antigo, chamo-lhe antes “Personalidade Base” do Sporting Clube de Portugal, aquilo que nos define e nos qualifica como únicos em traços que se mantêm inalteráveis desde os primórdios da nossa FUNDAÇÃO:
Clube Universal e Ecléctico que, meritoriamente, se enquadra entre os maiores da EUROPA CIVILIZADA. Foi esta a intenção dos fundadores, é este o nosso objectivo.
Este Objectivo só é atingível nas faldas da Montanha da Verdade Desportiva e na segura saúde Financeira que garanta estabilidade directiva e recursos vastos que, lhe permitam crescer e convencer de forma estruturada, organizada, gradual e progressiva.
Esta realidade, oposta daquela em que o Sporting viveu nos vinte e cinco anos que antecederam a chegada à Presidência de Bruno de Carvalho, existe agora graças a Bruno de Carvalho que a construiu, tenazmente nos primeiros quatro anos de mandato.
A actividade do Conselho Directivo do Sporting, do Conselho Fiscal e Disciplinar e da Administração da SAD (não falo no Conselho Leonino porque é tal qual o apêndice, se for extinto, não se perde porra nenhuma) construiu tenaz e pacientemente a base de um colosso para sobre ela poderem repousar, tranquilamente, o Clube e a SAD.
Os Ventos da História são favoráveis a Bruno de Carvalho porque o Clube não é só de alguns e muito menos o é da Oligarquia que o governou. O Sporting é de todos nós e ninguém no-lo irá arrebatar para o entregar à incerteza e dúvida que, a candidatura de Madeira Rodrigues instila cada vez que abre a boca para falar.
Os Ventos da História apontam à Verdade, aos valores exclusivos e à “inclusão” e consequentemente, qualquer Sportinguista que pare para pensar, não hesitará no momento de votar e confiará aquele que nos não suscita dúvidas e incertezas, quanto ao Rumo que levamos e seguimos: BRUNO de CARVALHO.
O Sporting vai votar Bruno de Carvalho. suspeito mesmo que há gente na comitiva de Madeira Rodrigues que na privacidade da cabine votará em Bruno de Carvalho. Já agora, que seja por goleada.
23 Fevereiro, 2017 at 9:23
Com tudo o que de bem feito foi feito nestes ultimos 4 anos, nunca poderei considerar o city lion como candidato ao Sporting, mas apenas como um otário que está contra o BdC mas não possui qualquer projecto de fundo ou sequer ideia do que ser um Presidente significa.
Falar mal de tudo o que BdC faz não faz qualquer sentido, até porque poderia haver muitas coisas para mudar, mas no geral estamos já no bom caminho.
Depois a campanha suja desde o dia 1 (até podemos considerar que a campanha comecou enquanto city lion, e como tal já vem de há muito tempo) não faz qualquer sentido, até numa altura em que o clube está a incomodar o sistema instalado.
Sermos atacados todos os dias é suficiente, não há necessidade de ter alguem da casa (não que eu o considere da casa) a atacar internamente.
Acima de tudo o candidato veio destabilizar todo o projecto que foi criado nos ultimos 4 anos, e ainda não foi capaz de gerar uma ideia que seja realista e concreta para ajudar o Sporting.
Achar que vai ser mais calmo e negociar com os adversários é o mesmo que achar que se pode sair do carro no meio dum safari e ir brincar com os leões porque se chama o animal com cuidado…. estamos em guerra, e em tempos de guerra não se limpam armas, é matar ou morrer!