«O William já estava cansado, depois de ter feito uma primeira parte excelente com bola e sem bola. O Palhinha é um jogador mais defensivo, mas não tem uma saída tão forte. Tivemos de descer mais e de recuar, acabando por não conseguirmos segurar a vantagem que tínhamos.»
Na cabeça de Jorge Jesus esta explicação parece simples, na minha tem muito que se lhe diga. Mas já lá vamos. A verdade é que, tal como em Guimarães, o Sporting desperdiçou dois pontos por culpa própria e com interferência de um árbitro que fez questão de reforçar tudo o que de prejudicial tem feito à equipa de Alvalade, apostando numa exasperante dualidade de critérios e transformando em amarelo uma entrada grosseira às pernas de Bruno César que justificava o vermelho directo a Zungu, por volta dos 25 minutos.
Antes disso, tinha sido o Guimarães a dar o primeiro sinal de perigo, num remate de Hernâni que Rui Patrício, no dia em que se tornou no quinto jogador com mais partidas disputadas pelo Sporting, defendeu junto ao poste. Os vitorianos eram perigosos no contra ataque, nomeadamente pela esquerda onde o Esgaio levava regularmente com as investidas do lateral e do extremo sem que tivesse a devida ajuda.
E por falar em esquerda, o Sporting tinha muita qualidade a sair de pés esquerdos. Bruno César, a fazer de Adrien, Bryan Ruiz e Alan Ruiz. inventaram várias vezes trocas de bola deliciosas à vista, mas pouco objectivas. Do outro lado, Gelson era todo ele objectividade: fazer o lateral adversário chorar. E fê-lo, uma mão cheia de vezes, infelizmente sem, depois dar o correcto seguimento aos lances e definindo mal o último passe. William parecia estar num daqueles jogos em que acabaria a engolir o meio-campo, Coates e Oliveira iam fechando tudo depois de um início desconcentrado (principalmente do uruguaio) e, lá na frente, o Sr. Perfeição. Dei por mim a sentir pena de Bas Dost, capaz de fazer tudo, repito, tudo bem, sem que a equipa estivesse à sua altura.
O golo verde e branco, à passagem dos 35 minutos, é disso exemplo, com o holandês a enganar tudo e todos e a trocar o cabeceamento para a baliza por uma assistência para o golo de Alan Ruiz (não deixa de ser curioso que seja Bas Dost a andar a oferecer golos aos 99). Depois, aquela rápida troca de pés que isola Bruno César para uma patética tentativa de chapéu (ou fuzilas ou metes no Gelson, ao segundo poste, pá!). Foi vê-lo, inclusivamente, a distribuir jogo (e bem), já na segunda parte e numa altura em que o Guimarães tinha chegado ao empate e o Sporting era uma equipa sem cérebro.
Antes, novamente ele, tinha arrastado dois defesa para permitir que Campbell surgisse isolado à entrada da área e desperdiçasse a melhor e única oportunidade de golo em toda a segunda parte. E também ele sentiu como ninguém o golo do empate, nascido de um ressalto, que valeu a Marega festejar algo que não festejava há quatro meses. Dobrado sobre si mesmo, mãos nos joelhos, Dost era a pura imagem de desalento, a pura imagem de quem sente que se desperdiça talento.
Jesus diz que tirou Bruno, Alan, depois Bryan, e que a equipa perdeu capacidade de construir. É verdade. Tal como é verdade que William se desnorteou tacticamente quando ficou com a missão de pressionar alto e que o Sporting acabou o jogo num 4-2-4 sem a mínima ligação e com os centrais sem saberem muito bem a quem entregar a bola. Enquanto isso, Podence nem saiu do banco, Matheus marca golos pela B e Francisco Geraldes, sentado na bancada, via, tal como eu, aquele vazio de quem pegasse na bola e pensasse o jogo. E aposto que na sua cabeça, como em tantas outras, devia ecoar a pergunta se, com tudo perdido e com um mero terceiro lugar para manter, não faria sentido ir preparando a próxima época com aqueles que, supostamente, serão a base da mesma.
6 Março, 2017 at 12:24
Vamos ser pragmáticos.
GR: Rui Patricio
DD: Contratação
DC: Coates
DC: André Pinto ou Semedo
DE: Contratação CDS
MD: Contratação (presumindo que William vai sair)
MC: Adrien (se não saiu com 27, vai andar por aqui até aos 30)
ED/AV: Gelson
EE/AV: Contratação
PL: Dost
AV: Contratação
Nota: Acredito que o Geraldes é o João Mário que está a faltar a esta equipa,
viciada em jogar para o lado e correr para a linha e centrar. Mas é necessário um esquema tático diferente.
6 Março, 2017 at 12:28
Eu mudava aí algumas coisas.
GR: Rui Patricio
DD: Contratação
DC: Coates
DC: Paulo Oliveira
DE: Contratação
MD: Contratação (presumindo que William vai sair)
MC: Adrien (se não saiu com 27, vai andar por aqui até aos 30)
ED/AV: Gelson
EE/AV: Iuri/Podence/Geraldes
PL: Dost
AV: Alan Ruiz/ Dala
6 Março, 2017 at 12:36
Não chega Lobão. Falta aí qualidade extra.
Gosto do Oliveira, mas será sempre um 3º bom central.
Dala, Podence e Geraldes têm qualidade, mas não podemos “esperar” que dÊ certo. É um risco muito grande, aí estou com Jesus.
6 Março, 2017 at 12:40
Em 3, que já se lhes reconheceu qualidade a todos, nenhum dar certo era ter um azar tremendo!!
Para alem de que ainda tens o Matheus que me esqueci de por ali… e o Bruno César também faz bem a posição.
Para mim apostar em contratar extremos quando somos dos melhores do mundo a formar nessa posição e com a quantidade de jogadores que temos para esse lado é um mau investimento, a não se que surja uma oportunidade tipo Slimani de descobrir um jogador barato e que pode vir a ser craque, não contrataria ninguém para as alas.
6 Março, 2017 at 12:50
Bruno César já não tem velocidade para extremo.
O Matheus merece uma oportunidade, é verdade.
6 Março, 2017 at 13:27
Por o Dala junto dos outros é errado. Geraldes já mostrou no nosso contexto competitivo ser acima da média e ter qualidades que faltam no nosso plantel é um REFORÇO e não uma aposta. Porra é menos arriscado jogar com o B. César (que até fez uma boa primeira parte) é menos arriscado jogar com o Palhinha que é um jogador que nem joga o mesmo jogo do Geraldes??
6 Março, 2017 at 13:50
Sem dúvida. Ontem era a noite do Geraldes.
6 Março, 2017 at 12:33
Caro Val Verde,
Como eu já disse atrás, parece-me completamente impossível contratar CINCO jogadores para serem titulares “de caras” no SCP para a próxima época.
Impossível por razões económicas, claro. Se é concebível conseguirmos defesas por €3M/€4M cada, não estou a ver como contratar dois jogadores para EE/AV + AV sem “abrir os cordões à bolsa” (que o SCP não tem).
O Alan Ruiz tem que melhorar para ser o SA titular na próxima época, Palhina para ocupar o lugar do William e, entre Geraldes, Medeiros e Matheus, um deles ser a opção para EE…
SL
6 Março, 2017 at 12:37
O problema é que não tenho dúvidas que ele vai contratar 5 titulares, como faz todos os anos, bem acompanhados por 7 suplentes e um irmão do Ruiz.
6 Março, 2017 at 12:45
Caro Tomáš Skuhravý,
Esse é um cenário que só coloco se o SCP conseguir vender, neste defeso, duas das nossas “jóias da coroa”, se não não estou a ver onde se tem dinheiro para isso (a não ser que se vá aos “saldos” como esta época e venha um “camião” de estrangeiros para “ver no que dá”).
Tenho consciência de que a próxima época vai ser decisiva para o Treinador (se não formos campeões, rua) e, também, para a Direcção. Mas das duas uma: ou se consegue fazer do conjunto de Matheus Pereira, Iuri Medeiros, Francisco Geraldes, Palhinha e Podence pelo menos duas opções fortes para o “onze”, ou então andamos todos enganadinhos quanto à qualidade da nossa “formação”.
Já nem falo do Pedro Marques!
SL
6 Março, 2017 at 13:49
Caro Livramento,
Para o treinador acho que é decisiva a próxima época, nunca para a Direcção. Espero que BdC trave as megalomanias do treinador.
6 Março, 2017 at 14:34
Caro jmfs1947,
Se o SCP não for campeão na próxima época, parece-me claro que Jorge Jesus não terá condições para continuar.
E, aí, a opção de Bruno de Carvalho de “inverter o rumo inicial”, contratando o Jorge Jesus por uma obscenidade, AUMENTAR essa obscenidade no ano seguinte e, três anos depois, “nada” ter conseguido vai-lhe, inevitavelmente “explodir na cara”…
A sua legitimidade para o mandato não estará em causa, claro. Mas o seu alegado “projecto” (não acredito que o haja) terá ficado “ferido de morte”…
SL
6 Março, 2017 at 16:31
AHAHAHAHAHAHAH
AHHAHAHAHAHAHA
AHAHAHAHHAAHHA
6 Março, 2017 at 17:17
Para a direcção ????
What a fuck?!!!
É o que dá, ó Cherba, dares guito ao papagaio.
Depois pumba .,. Aqui tens uma equipa recheada de indivíduo sem sangue para estas aventuras.
Para o ano diz me este palerma.
Como se a gestão de uma entidades desta dimensão podesse andar ao reboque de empates???
6 Março, 2017 at 12:46
Livramento, estas coisas são sempre relativas.
Acho que por 3/4/5 milhões se descobrem bons centrais, bons extremos e médios. Avançados é mais difícil, mas é possível como se provou com o Slimani, Teo ou Montero. Coates veio por 5 milhões! Bryan veio por 1 milhão e tal. O Mitroglou podia ter sido nosso uma época por empréstimo.
É preciso estar atento aos campeonatos espanhóis, italianos, ingleses e alemães, há muitos bons jogadores em equipas secundárias. O mercado colombiano e mexicano também é interessante.
6 Março, 2017 at 12:53
Caro Val Verde,
De centrais estamos bem servidos. Coates, Semedo, Oliveira, Douglas, André Pinto.
Concordo consigo que com um bom scouting podemos conseguir “achados”. Mas a margem de manobra para isso é muito reduzida.
SL
6 Março, 2017 at 12:26
Eu ainda dou o beneficio da duvida ao JJ, mas que tem de começar a fazer pela vida tem.
Por enquanto o balanço é uma época muito boa e outra época má.
A próxima época tem de ser forçosamente melhor que esta, já não há mais margem de manobra…
6 Março, 2017 at 12:32
Eu diria mais…. na próxima época JJ entra logo a abrir com a cabeça no cepo!
Ou somos Campeões….ou vai com o caralho…. mesmo que faça 90 pontos e não seja campeão!
6 Março, 2017 at 17:19
🙂 pumba !!!
E depois sou eu???
Fodasse … cambada de anormais..
Os 86 não chegaram para vos calar?!
Tem juízo pá!!!
Deus queria que sejamos campeões!
Tomara que sim!!!
6 Março, 2017 at 12:55
Beneficio da duvida?!?
Depois de Schelotto, Marvin, Elias, Markovic, Petrovic, Alan Ruiz, Castaignos e Campbell.
…un futebol pobre, sem qq dinâmica…ainda existe beneficio da duvida? Será preciso gastar mais quantos M€ então??
6 Março, 2017 at 13:27
Sim, beneficio da duvida, porque apesar disso não me esqueço do record de pontos que tivemos no ano passado (onde em circunstancias normais tínhamos sido campeões), da forma como disputamos os jogos com o Real Madrid e Dortmund este ano, …
Nem tudo foi mau com o JJ, e como é óbvio também nem tudo foi bom, daí o beneficio da duvida.
6 Março, 2017 at 13:58
Que titulos ganhámos com isso??
6 Março, 2017 at 14:02
Se essa é a tua única forma de avaliar um treinador acho que o próximo que devemos ir buscar é o Di Matteo, afinal já foi campeão europeu!!!
6 Março, 2017 at 14:58
Não alimentes esse troll!
6 Março, 2017 at 15:41
Um dos problemas do nosso clube é mesmo esse. Alimentamo-nos dessas “pequenas” conquistas. QUando no fim isso vale ZERO!!
Ou porque ficámos em 2º…ou porque demos luta ao Real, ou porque ganhámos num campo onde não o faziamos há 30 anos.
Sejamexigentes!!!
6 Março, 2017 at 16:04
Exigir de forma cega é estupidez!!!
Não vais exigir que um peixe suba a uma árvore pois não!?
Temos de ser exigentes (dentro de certos parâmetros), mas também temos de saber reconhecer as nossas limitações e méritos naquilo que é feito para ultrapassá-las.
Essa coisa de que temos de ganhar tudo sempre é de quem não tem noção de que não jogamos sozinhos e que existem condicionantes que muitas vezes fogem ao nosso controlo que nos podem limitar.
A ambição tem de ser sempre a de ganhar, mas podemos tirar coisas positivas no trabalho feito mesmo quando isso não acontece.
6 Março, 2017 at 16:39
Olha…o Légia empatou com o Real Madrid. E nós??
O Moreirense ganhou a taça da liga. E nós??
6 Março, 2017 at 19:04
Pronto então, vamos buscar o treinador do Legia…
6 Março, 2017 at 17:20
Vou te contratar!!!
6 Março, 2017 at 12:39
pronto
depois de ler varios comentarios acho que o Sporting devia jogar com a equipa B na Liga Nos.
titulares:
podence – xico – gauld – geraldes – esgaio – palhina, – semedo – gelson . matheus já para titulares
portanto mais que meia equipa ou quase equipa toda, dizem uns que não faziam pior.
acreditam mesmo nisto ?
ainda bem que não são treinadores.
não vou discutir se o xico merece ou não ter jogado já alguns minutos mas não é assim que se constroi algo mas não são com estes jogadores por muito que goste deles que vamos ser campeões.
podence – xico – matheus devem intregar a proxima época mas temos de reforçar com 5 – 6 jogadores que sejam mais valias senão não vamos lá, não vamos conseguir só com a formação, temos só 6 pontos de avanço sobre 4 classificado, mesmo muita coisa ter corrido mal não podemos inventar nesta altura.
o normal é serem intregado 2 – 3 jogadores da formação por época na equipa A, mais do que isso não faz sentido nem seremos competitivos.
o xico e o podencee o palhina só regressaram para serem intregados para perceberem a filosofia do treinador em termos tecnios/ tacticos para fazer parte da equipa/ plantel na proxima época.
é esta a minha analise mais a frio.
se for fazer uma analise emotiva mando todos para o caralho e deviamos jogar com os iniciados.
6 Março, 2017 at 12:51
“mas temos de reforçar com 5 – 6 jogadores que sejam mais valias senão não vamos lá,”
Caro Fight for your Right,
Remeto para o meu comentário supra.
É óbvio que não se faz uma equipe campeã “lançando às feras” cinco, seis, sete jogadores da “formação”.
Mas também me parece óbvio que não há € para contratar “5-6 jogadores que sejam mais valias”.
O IDEAL seria aproveitar o que resta desta (miserável) época para “pôr no ponto” jogadores como o Matheus, o Geraldes, o Palhinha e pensar em integrar o Medeiros.
Isso reduziria a nossa “necessidade” aos laterais (onde por – sei lá – € 5M totais devemos conseguir duas opções válidas), a um segundo avançado (se Alan não evoluir ainda mais) e a um PL suplente (para estes dois um máximo de € 10M, € 12M pode dar)…
SL
6 Março, 2017 at 14:29
caro livramenteo,
eu tenho as minhas duvidas em relação ao palhinha (espero estar enganado mas a camisola pesa muito ).
no xico tenho esperanças mas vi o jogo contra o desportivo das aves e não tenho duvidas nenhumas que não é o substituto do adrien, o xico ou joga na posição do joão mario ou alan e para isso tem de ser trabalhado e principalmente ganhar corpo e pulmão, talento tem que chegue mas só isso não basta.
o matheus é o caso que não entendi ainda, sinceramente não consigo entender, tem tudo mas para mim também rende mais no lugar de alan.
tenho a convicção que william vai ser vendido e talvez adrien e até rui patricio, portanto a questão dos € não se coloca mas sim quem vamos contratar para essas 2 posições sem contar com o rui e mais outras -6 – 7 contratações extras fora essas 2.
o plantel para a proxima époco devia ser o seguinte se william e adrien seguirem a sua vida:
rui/ beto
laterais:
schelotto/ reforço
jontathan/ reforço
defesas centrais:
coates
semedo
andré pinto
paulo
meio campo:
xico
palhinha
cesar
reforço
reforço
reforço
avanaçados
dost
gelson
podence
matheus
alan
reforço/ gelson
reforço
23 jogadores
6 Março, 2017 at 13:05
Lucidez, enfim. Mas tem cuidado, que a, essa sim, matilha, virá logo dizer que precisas de ajuda profissional!
6 Março, 2017 at 13:31
Atenção que há miúdos e miúdos e claro que nesses todos só há 2 ou 3 verdadeiramente bons ( e podes por ai o Semedo e tudo) mas estão lá e já são melhores do que os outros. Resumidamente há miudos e miudos: Matheus não lhe conheço jogo suficiente para achar que tenha de jogar, Palhinha para mim não é neste momento jogador com qualidade para o SCP, é só força e Físico. Foi só vê-lo ontem completamente perdido na fase de construção sem baixar para a construção a 3 nem subir para as costas da primeira linha a ficar por ali sem grande nexo nem objectivo para ver que não tem intuição nenhuma sobre o jogo. Semedo, quem se der ao trabalho de ver comentários meus do ano passado, verá que lhe encontro limitações gravíssimas no posicionamento e concentração (se bem que o pode dar em construção ainda vale a aposta na sua evolução). Agora Podence e Geraldes, especialmente este último (é mesmo um jogador raro) podem não ser monstros mas têm como principais características precisamente aquilo de que a equipa precisa. Leitura e intuição , conhecimento do jogo, criatividade perceber em cada momento o que aproxima a equipa do sucesso (mais uma vez aqui Geraldes é TOP) . Para quem percebe disto eles não são no contexto do plantel do SCP apostas na formação, eles são já REFORÇOS que se não fossem nossos seria do mais acertado que poderíamos ir comprar em face das carências da equipa.
6 Março, 2017 at 12:50
Que bem que ficavam dois jogadores ontem numa equipa sem vontadem sem criatividade e sem objectividade…Francisco Geraldes e …Iuri Medeiros!
O Alan Ruiz tem marcado golos? Sim tem, mas, tirando isso ele passa quase o jogo todo fora da dinâmica da equipa, chega atrasado aos lances, tanto defensivos como ofensivos e é lento a processar. Não tenho a menor dúvida que o Iuri é muito melhor nesta posição em todas as fases do jogo.
Quanto ao Francisco já não há muito a dizer, sem o Adrien o lugar tem de ser dele pois ele é o 2º melhor do plantel naquela posição.
O Jesus falou dos erros do jorge sousa, e que é importante saber reconhecê-los para crescer, pois ele próprio DEVE OBRIGATÓRIAMENTE rever os seus erros que duram há anos e alterá-los o mais rápido possível!! O gajo que tanto se gabou de fazer crescer o João Mário e mais uns quantos jogadores, é o mesmo que este ano está a queimar outros tantos e que deixou a equipa a jogar de forma medíocre desde o jogo de Madrid.
Afinal ele não era o cérebro?!…só falta dar-lhe uso!
6 Março, 2017 at 13:35
O medo que eu tenho que Geraldes seja o Bernardo Silva do JJ no SCP. Que jogador do cacete que para o JJ era Lateral esquerdo?!! Nunca perceberei como um gajo tão bom no entendimento do jogo é tão mau a escolher jogadores! Acho mesmo que ele não gosta de jogadores que não seguem o guião à risca, os que conseguem ver mais do que ele via enquanto jogador banal os que descobrem soluções que ele não vislumbra, os que podem dentro do guião do treinador descobrir caminhos que só lá dentro e só quem tem inteligência e intuição para o jogo acima da média consegue descobrir. Não sei como o J. Mário escapou a este crivo.
6 Março, 2017 at 17:25
Banal és tu e eu.., que escrevemos … ele treina! E foi considerado um dos 10 melhores do Mundo!
Tem juízo pá!
6 Março, 2017 at 19:35
Nisso não vou na conversa… cada vez mais penso que JJ gosta de trabalhar os jogadores para a comissão de venda… Olha o Gaitan, quantos meses ficou a chonar no banco até que o titular fosse vendido (Di Maria)….
O gajo não gosta é que o povo todo diga METE METE METE…. e ele diz não não METO… quem manda sou eu… isso é que eu acho….
ouvi dizer, sabem um amigo de um vizinho meu que parte do pagamento do salário de JJ, era feito em espécime da porta 18… hehehe…ahhh muitos neurónios a morar sozinhos no cérebro do Mestre da Táctica!!!!
6 Março, 2017 at 12:51
Não vale a pena iludir-nos: JJ é assim e não vai mudar, para o bem e para o mal. Não é agora com 62 anos que vai mudar.
Racionalmente, acho que deveria ficar a próxima época, deixar-se de desculpas esfarrapadas (hoje é a falta de estrutura, ontem foram as eleições que não fazem bem aos jogadores, no Dragão o guião errado do Palhinha, em Madrid o facto de não ter acabado o jogo no banco….) e tê-los no sítio.
Aliás, em minha opinião JJ e BdC, tendo obviamente qualidades, coincidem no principal defeito: a soberba. E quem acha que a culpa é sempre dos outros não reconhece os defeitos e, assim, não os corrige.
6 Março, 2017 at 13:18
Isto!!!
6 Março, 2017 at 17:26
Soberba é a tua e minha.., que escrevemos … ele treina! E foi considerado um dos 10 melhores do Mundo!
Tem juízo pá!
6 Março, 2017 at 18:05
Tadeu, tenha calma…
6 Março, 2017 at 13:17
Para mim é claro que JJ tem que completar o ciclo de três anos, e num deles ser campeão. É para isso que recebe um balurdio por mês.
O que preocupa é estas duas primeiras épocas “estarem” trocadas. Se fosse ao contrario estaríamos para aqui todos eufóricos.
Os sinais que nos dá para já são assustadores, pois com a época perdida, não começa a tratar do futuro.
Só me consola saber que com BDC ao leme se JJ não ganha o campeonato, é convidado a sair. A próxima época vai ferver, aí vai vai. E ainda bem, porque não podemos esperar mais.
6 Março, 2017 at 13:32
Confesso que não compreendo quem ainda acha que jj deveria começar a próxima época. Este ano, com nada para ganhar não aposta nos jovens porque razão o irá fazer na próxima época? Para mim, como já aqui disseram, jj é um produto dos media tugas que foi levado ao colo no benfica e aproveita agora o facto de estar e trabalhar em Portugal. Seja pelo discurso, pelas escolhas de jogadores, pela falta de estratégia, não acredito mesmo que ele merece de todo os milhões que por ele se pagam…Ainda vamos a tempo de atalhar caminho ou vamos esperar por um mau início de época até termos perdido várias oportunidades para o fazer?
6 Março, 2017 at 14:32
isto! + 1
6 Março, 2017 at 13:44
O Carlos Mané, diz que irá torcer pelo boifica, amanhã, humm.
6 Março, 2017 at 17:27
Torcer o pescoço… que é o que se faz às galinhas!!!
6 Março, 2017 at 14:05
Percebo o que o JJ disse da estrutura. ..especialmente o ano passado mas também este ano!
Um estrutura forte evitava que ele tivesse dado um gás daqueles ao RV e aos lampiões! Uma estrutura forte tinha evitado o descalabro de declarações pós Madrid! Uma estrutura forte tinha evitado a merda de mercado que tivémos!
O problema é que a única coisa que ele acha que falta é Pedros Guerras e os soldadinhos ao estilo do outro lado e alguém que pressione a arbitragem. Ele não quer uma estrutura forte no futebol de gente conhecedora e que sejam mais valias…ele quer quem faça o trabalho sujo que se faz do outro lado!
Começa por pensar nos teus erros e no que os sportinguistas querem para o seu clube e a forma de estar do seu clube! O segredo de qualquer empresa está em potenciar ao máximo aquilo que são os seus fortes e vantagens competitivas e lidar com os mais fracos! E cada uma tem os seus! Olha para os nossos com olhos de ver e esquece os dos outros porque esses só resultam lá, com aqueles adeptos e com aquela gente! As nossas forças são a lealdade, seriedade, apoio, formação e raça! É em cima disto que tens de trabalhar, não é tentar usar o que são as forças dos outros num local completamente diferente…
6 Março, 2017 at 15:22
+1
Isto minha gente!
6 Março, 2017 at 17:30
Isso é muito bonito.
Mas se ele foi contratado para fazer bolos reais , não podes dizer para ele os fazer com mandioca!
No Porto foi assim e no benfica também tem sido assim… é com massa de bolo que eles ganham campeonatos!
6 Março, 2017 at 17:30
Esse trabalho sujo, como lhe chamas, vai para lá dos representantes dos clubes em programas de paineleiros. E a verdade é que diz por aí que se tentou meter o Carlos Dolbeth no Prolongamento, mas que a Morsa – sim, a Morsa! – o vetou. Só para veres até que ponto certas “organizações” têm poder!
6 Março, 2017 at 14:06
Boa tarde.
Tenho evitado de comentar, mas já é tempo de participar.
Quanto ao jogo de ontem, não há muito mais a dizer.
Estávamos a 10 e 9 pontos dos dois rivais e com 8 pontos de vantagem sobre o Braga (obrigado Jorge Simão).
O Guimarães tinha jogado a meio da semana, por isso mesmo os níveis físicos não seriam os melhores, havia que entrar bem (como fizemos), a fazer rápida circulação de bola para rapidamente marcar um golo. Assim aconteceu e podíamos e devíamos ter marcado mais.
Incompreensivelmente na segunda parte a equipa acomodou-se e retraiu-se e voltámos a empatar com o Guimarães. Desta vez não os deixámos recuperar de 3-0 para 3-3, mas empataram na mesma.
Esta era a altura ideal para se apostarem nos jovens se é que vamos mesmo apostar neles para a próxima época. Se não se aposta agora o que nos leva a acreditar que isso irá acontecer na próxima época, quando a iniciarmos e esperamos todos, estivermos a lutar por objectivos? Porque entrou Castaignos e não Podence? Geraldes não merece uma oportunidade? Ou vai jogar contra o benfica para lhe acontecer o mesmo que a Matheus? Para mim esta atitude de JJ só pode ter uma leitura… está a fazer um braço de ferro em relação à aposta na Formação e para justificar mais uma carrada de aquisições. Não vou dizer que não são necessárias, mas nunca mais de 4 ou 5, obviamente que tendo em conta também as eventuais saídas.
Mais uma conferência de imprensa que ouvi dele e mais uma vez fiquei com os cabelos em pé. Segundo ele, que dizia que no Carnide a estrutura era ele e pouco mais, o Sporting ainda não tem uma estrutura ao nível dos rivais… Quando a terá? Quando o contrato principesco dele estiver a caducar?
JJ não vai mudar. É um bom treinador, mas casmurro até dizer chega. A forma como lidarmos com esta questão JJ vai ser decisiva para as expectativas que poderemos ter na próxima época. Se não conseguirmos coloca-lo ao serviço do Sporting e enquadrá-lo numa estrutura que não lhe dê carta branca, só nos resta despedi-lo. E isso vai ser um bico de obra, mas no limite é possível. O interessante vai ser ver muitos dos que aqui agora não permitem qualquer crítica a JJ e colam logo quem a faz a PMR (que já era…) serão dos primeiros a aplaudir a sua eventual saída. A não ser que não seja mesmo possível encarar o seu despedimento… SL
6 Março, 2017 at 14:26
Isto: “está a fazer um braço de ferro em relação à aposta na Formação e para justificar mais uma carrada de aquisições.”
6 Março, 2017 at 14:33
A parte do braço de ferro para mim é uma evidencia….
A parte para justificar uma carrada de aquisições…. é um hipótese, tal como é a hipótese de querer ser despedido!
E Geraldes é a principal arma de arremesso!
Supercurioso pelo nosso próximo jogo…. em Tondela…
Não há Adrien…. não há Alan Ruiz….
Quero ver onde vai ficar Geraldes…. E já agora o Esgaio…
6 Março, 2017 at 16:56
Nem BCesar
6 Março, 2017 at 14:07
Para a próxima epoca é gastar o dinheiro todo em 4 laterais !
Sim 4, dois para cada lado , pois todos os que temos actualmente não fazem 1 !
Baliza é top…duplamente !
Na defesa central estamos mais que descansados ainda mais com o andre pinto. É dispensar o brazuca.
Mal posso esperar por vender o William. Ficamos com Palinha e compramos mais alguem. Adrien pode sempre fazer o lugar. Por mim o lugar era dele..Permitia abrir ainda mais a frente de ataque.
Depois fica a faltar apenas mais um avançado para concorrer com Dost e alguém interior para não dependermos apenas de Alan.
Extremos temos para dar e vender…é saber jogar com eles ! temos de saber aproveitar Matheus e Iuri que não fazem pior que markovic e campbel.
No meio ficamos com Adrien, B Cesar , Alan e Geraldes. Difícil pedir muito melhor ! MAs há sempre lugar para outro medio que saiba abrir buracos.
Com dois bons laterais, um médio que se calhar até está na casa e um avançado suplente e fico tranquilo para a nova época.
6 Março, 2017 at 15:07
Concordo contigo!
Acho que desse modo ficamos com um plantel muito mais equilibrado! Contudo, entendo que apenas basta adquirir 1 Defesa Lateral direito, pois Schellotto deve ficar … E acredito que deve vir outro avançado!
P.Oliveira, Marvin Z., o outro que jogava a defesa esquerdo e que não consigo pronunciar o nome, Petrovic, William ou Adrien (apenas 1 deles sai), Bryan ruiz, Castaignos é tudo rapaziada para ir para outras paragens… Creio que o dinheiro obtido chega para as compras e ainda deve sobrar bastante…
SL
6 Março, 2017 at 14:23
Um breve comparativo entre o racional e o emotivo em relação a JJ:
O emotivo diz-me que já vamos tarde para lançar Podence, Geraldes e Matheus às feras, de forma consistente, semana após semana, a ver se os miúdos ganham estofo.
O racional diz-me que JJ é que conhece melhor os jogadores, as suas capacidades e o seu momento de forma.
O emotivo diz-me que depois do jogo do Estoril, onde sem sermos brilhantes mostramos alguma consistência, seria natural continuar a apostar em Palhinha e Jefferson de início, os quais se apresentaram bastante bem nesse jogo, aumentando os seus niveis de confiança (e que necessitados estamos de um LE confiante…)
O racional diz-me que JJ estuda bem os rivais e que os jogadores ideais mudam consoante o adversário.
O lado emotivo diz-me que o Sporting em casa jamais deverá defender uma vantagem de 1 golo em condições normais.
O racional diz-me que JJ percebe bem as dificuldades da equipa e que às vezes esse é o melhor caminho para assegurar os 3 pts.
Agora a pergunta final:
Quantos de nós se apaixonaram pelo futebol pelo seu lado racional?
SL
6 Março, 2017 at 14:50
Já agora, uma sugestão a todos os leões, sobretudo aqueles que têm canalhada, após um resultado amargo:
https://www.youtube.com/watch?v=INKTyQC4lcY
Levanta logo o moral.
SL
6 Março, 2017 at 14:32
Boa análise Adolfo, mas o racional também nos vai dizendo que marcamos passo na tabela e nos pontos e que não ter oportunidades não dá moral a ninguém… será que é o racional que nos leva a optar por Castaignos? A manter um Bryan Ruiz que está a anos-luz da época passada? Ou apenas alguma (…) teimosia do treinador? Eu até acreditava nele, mas era se as apostas dele estivesse a resultar e mostrassem qualquer lógica por trás delas. Infelizmente, e a culpa pode ser minha, não vejo nada disso…
6 Março, 2017 at 14:33
Claro que não podia faltar a referência ao árbitro. É uma obrigação, assm parece, mesmo quando o resultado não te nada a ver com o árbitro. Nada, bola, zero, népia.
6 Março, 2017 at 15:08
JRamos,
Concordo com muito do que habitualmente diz mas Jorge Sousa não esteve bem.
Há um lance que alguns rotulam de duvidoso entre o Rui e o Hernâni que ,mesmo com repetição, não se chega a conclusão nenhuma, mas o médio sul-africano do Guimarães tem uma entrada sobre o Bruno César para encarnado. E o jogo poderia inclinar-se para nós decisivamente.
SL
6 Março, 2017 at 15:09
Deves ter alguma “quota na apaf”…
Os ‘bois de apito na boca’ têm, de forma metódica e sistemática, continuado a prejudicar o Sporting Clube de Portugal …
Não ver isto é só, má-fé …
6 Março, 2017 at 17:35
Havia um pessegueiro na ilha..,,
Lá lá lá
6 Março, 2017 at 14:33
ah fisicamente fomos abaixo na segunda parte por causa das eleições, os jogadores estiveram acordados até as 4 da manha, é para rever nas proximas eleições.
6 Março, 2017 at 14:37
com Geraldes e Podence, Inácio ganhou a Taça da Liga – mais do que o “cérebro” em 2 anos…
Geraldes e Podence serviram (e como serviram…!!!) para ganhar a Taça da Liga para um clube que só volta a fazer uma nova gracinha daqui a 100 anos…
Geraldes e Podence servira (e como serviram…!!!) para encavar tripeiro, lampiursos e braguilhas… mas não servem para o “cérebro”.. ainda “não estão no ponto”…
Para o próximo jogo, não haverá Adrien, Bruno César e Alan Ruiz… não é?
Queira Deus que me engane, mas acho que o Geraldes vai continuar a não calçar…
6 Março, 2017 at 14:51
Espero que não marquem nenhum jogo para o dia a seguir às autárquicas
6 Março, 2017 at 15:09
🙂
6 Março, 2017 at 15:36
foi uma piada nuno
6 Março, 2017 at 16:28
Eu sei 🙂
6 Março, 2017 at 14:45
O Bruno não merecia este jogo. Nem nós.
6 Março, 2017 at 15:30
Partiu-me o coração ver o Geraldes nas roulotes, mãos nos bolsos e olhar triste. As roulotes são para adeptos cepos como eu. Um talento daqueles tem que jogar!
6 Março, 2017 at 16:25
inacreditável
6 Março, 2017 at 16:58
Tas a insinuar que nao jogou por tar a beber umas? 😛
6 Março, 2017 at 19:21
Topei-te nos comentários do facebook! 😉
6 Março, 2017 at 17:16
A pessoa Jorge Jesus nunca me foi simpática; desde o ‘limpinho, limpinho’, a falta de simpatia virou aversão: um gajo que não sabe ganhar e, pior que isso, não se incomoda nem se contém perante vitórias encomendadas não merece o mínimo de consideração.
Quando se tornou treinador do Sporting Clube de Portugal, arrumei tal aversão num canto da memória e passei a olhar para ele como um dos ‘meus’; benefício da dúvida, esperança que, antes, estivesse apenas a representar um papel… fosse o que fosse: passara a ser o meu treinador.
A época passada, apesar de alguns erros e muito prejuízo (ai o ‘limpinho, limpinho’…), correu bem: foi parte importante na ‘devolução’ do orgulho (ou de uma fatia importante desse orgulho).
Esta época começou mal, mesmo antes de ter começado: o contentor de jogadores que chegou transportou-me ao seu passado, aos contentores descarregados no rival, à desvalorização dos jovens formados (?) localmente; a pré-época confirmou os receios, apesar de manter dúvidas: teria sido propositado? estaria, apenas, a fazer testes? a ausência dos campeões europeus (espinha dorsal da equipa) explicaria o ‘fenómeno’?
O futebol do início da época não entusiasmava, mas lá estava… podiam ser dores de crescimento, confusão provocada pelo sai-não-sai, entra-não-entra. Até Madrid (e a uma meio esquecida entrevista ao ‘rascord’): a um grande jogo, com erros tácticos gritantes, seguiu-se uma declaração absolutamente parva; e a tal entrevista… e o Sporting Clube de Portugal, o futebol do Sporting, nunca mais foi o mesmo. Não vale a pena fazer a cronologia: todos sabemos o que foi acontecendo, as vergonhas que sentimos, a desilusão que se foi instalando, a raiva que vai crescendo…
Estamos em Março e não resta nada: nem campeonato nacional, nem competições europeias, nem taça nacional, nem troféu da carica… sem inversão de rumo, pode mesmo ser nem Liga dos Campeões da próxima época.
Entretanto, do contentor chegado no Verão alguns embrulhos foram reexpedidos e foram recuperadas algumas cedências dos nossos jovens. Aparentemente para nada: algo mudou para tudo ficar na mesma.
Algo de sério e grave está a acontecer para lá das paredes do futebol profissional. Muito sério e muito grave, porque não há outra explicação para a pobreza do futebol praticado. Não quero referir nomes de jogadores, não só porque me parece injusta a exposição pública mas também porque não serão eles os principais responsáveis.
O culpado é JJ. Porque não gosta de jogadores baixos; porque não gosta de jogadores jovens; porque não sabe assumir responsabilidades nas derrotas; porque não partilha mérito nas vitórias; porque só pensa nele próprio; porque… porque… porque…
No sábado, fomos inequívocos: demos a Bruno de Carvalho o apoio e a força necessárias para continuar e ampliar a obra destes quatro anos. Não votámos num qualquer treinador: a eleição não foi entre JJ e outro de que não lembro o nome. Escolhemos um Presidente para os próximos quatro anos e é a esse Presidente e à sua equipa que compete escolher os funcionários.
Não acredito que BdC se tenha deixado ‘aprisionar’ no contrato com JJ. Isso seria hara-quiri. Entendo as declarações de BdC a propósito de JJ como normais, mas circunstanciais: ele acredita no treinador e quer mantê-lo no clube, mas não assinou qualquer cheque em branco.
É, pois, em BdC que deposito a esperança. É tempo do Presidente, com a força dos mais de 86 por cento que nele votaram, dizer ao treinador que tem que mudar de rumo: que o Sporting Clube de Portugal aposta o mais possível nos jovens que forma, que o Sporting Clube de Portugal não compra jogadores para satisfazer caprichos (ou a carteira) do treinador, que o Sporting Clube de Portugal respeita os seus atletas (não permitindo que estes sejam joguetes de interesses no mínimo estranhos), que o Sporting Clube de Portugal exige dos seus funcionários o maior respeito pelo clube e pelos seus sócios e adeptos.
Quem aceita o nosso ADN será aplaudido nas vitórias e nas derrotas, merecerá sempre o respeito dos Sportinguistas.
Quem não aceita… bardamerda!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
6 Março, 2017 at 19:42
+1000
6 Março, 2017 at 19:47
Promoção a post!
6 Março, 2017 at 20:22
Grande texto! Isso tudo! O presidente não pode estar refém de um treinador em quem 90% dos sportinguistas não acredita. Não podemos iniciar a próxima época com ele à frente da equipa, era hipotecar a esperança.
6 Março, 2017 at 18:16
ffigueiredo… concordo!
SL
6 Março, 2017 at 20:25
É cada vez mais evidente que este sistema táctico, não é o que mais favorece os jogadores que integram o plantel.
7 Março, 2017 at 12:46
Pode custar a admitir para muitos, mas muitos sportinguistas mesmo apoiantes de BdC/JJ falam já e admitem que o nosso futuro e o de JJ não está ligado. Ele pode ser excelente em muitas coisas, e depois de uma primeira temporada de bom futebol e uma segunda terrível, vamos esperar pela terceira para tirar de todo qualquer dúvida. Se no final da terceira temporada continuar com os mesmos erros, discurso, cagar de alto por teimosia num dos jogadores com mais talento mesmo quando perdemos Adrien. Vamos lá ver o que será a próxima temporada, mas estou um pouco pessimista, confesso 😐
7 Março, 2017 at 18:15
Reparei nisso, o bas dost está jogador de equipa, recebe e distribui, faz assistências para golo, só ele da conta de dois defesas… E é o melhor marcador do campeonato.
Muito bom.
O resto, não faz qq sentido apostar em dois trincos para o miolo sem ninguém que pense o jogo, o empate adivinhava-se.
O Geraldes na bancada é um desperdício.
Ao menos deixava-o onde estava e ia jogando para ter competição
Abc