Ataquemos o problema de frente: o futuro do futebol do Sporting será melhor ou pior com JJ?
Para responder a esta pergunta teremos que colocar vários ingredientes no tacho e cozinhar tudo em lume muito brando, não vá a receita para um bom raciocínio se perder, agarrando ao fundo conclusões precipitadas. A questão central para mim e imagino para muitas pessoas será, se consegue ou não Jorge Jesus tirar todo o partido dos pontos fortes do Sporting Clube de Portugal. O mesmo é dizer que o que nos diferencia dos nossos rivais é a nossa enorme capacidade para gerar talentos, a paciência que temos com a sua maturação (que lhes permite evoluir) e o nosso orgulho em chamar “nossos” a jovens a quem muitas vezes falta capacidade para enfrentar todas as pressões de um clube que não vence um campeonato há tantos anos.
Poderia facilmente fazer com JJ o retrato de um técnico ultra-exigente, sem paciência para complementar falhas de formação, que privilegia os altos, os rápidos e os “tanques”, um treinador que “pica os miolos” dos jogadores de forma obsessiva, que ensaia até à exaustão as movimentações defensivas e ofensivas até não restar uma gota de espontaneidade nas suas equipas. Ao fazê-lo estaria a riscá-lo como a melhor solução, pois “este” treinador estaria nos antípodas do modelo de treinador que maior partido poderia tirar do melhor que o clube dá. E porque não temos os cofres recheados isso invalidaria a ideia de que o melhor futuro do nosso clube estaria com JJ.
Felizmente, penso eu, o “mestre da táctica” não é apenas a visão estérotipada composta no parágrafo anterior. Tem muito mais para dar, para se adaptar e penso que, ao seu jeito, mais prático do que verbal…tem aberto horizontes para compreender que não pode desperdiçar Franciscos Geraldes, Matheus Pereira ou Carlos Mané. Muitos desesperam, temendo que JJ reedite Bernardos Silvas em alguns dos mais promissores talentos que temos, receando que os ignore até que os seus empresários ou BdC os resolva colocar a “render” for a de Alvalade. É precipitado e uma concessão total ao “carvão” encarnado. Nem acho que JJ seja cego aos talentos dos nossos miúdos, nem acho que o nosso Presidente fosse capaz de vender os nossos melhores “prospects” como alternativa. Acredito sim que este treinador tem uma visão do “ponto ideal” para apostar num jogador muito mais exigente que a maioria de nós. É preciso que se note que apostou sem receios em João Mário e Gelson, manteve Ruben Semedo quando muitos nunca o esperariam e até Esgaio tem merecido muito mais oportunidades do que o suposto. Há esperança e ao contrário do que os 68 comentadores televisivos e cronistas de jornal desejam, devemos dar o benefício da dúvida a quem o merece.
O meu receio na manutenção de JJ na próxima época nada tem a ver com o aproveitamento dos jovens formados na nossa “cantera”. As minhas maiores dúvidas estão noutro lugar e prendem-se com a abordagem ao mercado, que penso ser a grande lacuna na capacidade de manager deste treinador. Jorge Jesus não é o melhor adepto de contratações de potencial a médio ou longo prazo, prefere experiência, maturidade e mais valias imediatas…só que com a incapacidade de investimento dos clubes portugueses essa matéria-prima vem muitas vezes de jogadores em reabilitação competitiva, em fase descendente das suas carreiras. Às vezes corre bem, muitas vezes corre mal. Além do mais, não tem especial apetência para ver nas equipas nacionais as soluções que lhe faltam, preferindo jogadores sul-americanos, nomeadamente os argentinos. Na sua visão, são atletas melhor preparados do ponto de vista táctico, que pela natureza dos Torneios de Apertura e Clausura geram também aptidão na vertente defensiva, capacidade de choque, criatividade e muitos recursos técnicos. Imagino que com outro tipo de orçamentos se artilhasse de verdadeiras armadas de jogadores italianos e alemães, mas no Sporting isso não é de todo possível.
Mas a verdade é que, não há outra forma, JJ terá de se adaptar a orçamentos de apostas mais certeiras e em jogadores menos “experimentados” criando ao seu redor mais e melhor scouting para descobrir entre os “quase prontos” os mais “prontos”, suportáveis pela nossa dimensão e com o perfil mais adaptado ao que é a nossa Liga e a nossa necessidade “europeia”. E digo que se deve apoiar no scouting já que também neste perfil de contratações falhou redondamente (Petrovic, Paulista, Castaignos, Meli). Num cenário ideal, entenderia a equação de forma bem simples: devo trabalhar os jovens da casa e eleger algumas aquisições estratégicas de valor acrescentado, onde aí sim vou gastar dinheiro a sério, mas observando, escutando e decidindo conforme as recomendações do departamento de prospecção. E se não existir o tal departamento, que se crie um, pois orçamentos de várias dezenas de milhões de euros não podem estar ao sabor de “dicas” e “contactos”, mas sim de análise profusa e constante do mercado.
Em resumo, Jorge Jesus terá de se adaptar ao Sporting e não o contrário, sendo que se for capaz de o fazer potenciará não só o clube, mas também o espectro da sua acção, tornando-se mais consensual, abrangente e conquistando a medalha que muitos lhe retiram, afirmando-se como capaz de potenciar jovens, portugueses e oriundos da formação do clube e para mim bastante mais útil que apostas no “escuro” entre promessas precipitadas lusas ou velhas glórias estrangeiras. Um clube de futebol de topo no ano de 2017 não rege a composição do seu plantel através de “paixões” antigas ou recentes de um treinador e muito menos através do feeling do Presidente. E parem por favor com a história do Aurélio Pereira, uma coisa é detecção de talento nos escalões de formação, outra bem diferente é a análise de valor em jogadores já profissionais.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
8 Março, 2017 at 11:04
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
A pergunta “Jesus, sim ou não?” tem a seguinte resposta: sim, por mais um ano; se for campeão continua, se não for sai.
Deixo apenas mais uma observação: o Jorge Jesus Treinador do SCP é EXACTAMENTE O MESMO que o Jorge Jesus treinador dos milhafres.
SL
8 Março, 2017 at 11:08
Bom dia.
Independentemente de outras considerações num texto extremamente oportuno, revejo-me por inteiro nisto:
“Em resumo, Jorge Jesus terá de se adaptar ao Sporting e não o contrário, sendo que se for capaz de o fazer potenciará não só o clube, mas também o espectro da sua acção, tornando-se mais consensual, abrangente e conquistando a medalha que muitos lhe retiram, afirmando-se como capaz de potenciar jovens, portugueses e oriundos da formação do clube e para mim bastante mais útil que apostas no “escuro” entre promessas precipitadas lusas ou velhas glórias estrangeiras. ”
SL
8 Março, 2017 at 11:48
o JJ é exactamente o mesmo que treinava a passarada, mas tinha uma “estrutura” que o SCP não tem: o controlo dos apitadeiros e da organização da prova, e isso fez toda a diferença nestas duas épocas, pesem as culpas próprias.
8 Março, 2017 at 13:44
O JJ é o mesmo, mas o colinho permanece em Carnide, logo é um treinador com menos recursos extra futebol.
8 Março, 2017 at 11:19
Concordo a 100%! JJ tem aqui uma oportunidade de ouro para nos fazer a todos felizes.
É a última. Se não for campeão, sai.
E pelo que se tem visto, no Sporting nunca será campeão, se não “mudar” mesmo. Aqui não há vouchers, colinhos e limpinhos, limpinhos para salvar a face.
8 Março, 2017 at 11:54
Já agora, acabei de me refazer sócio depois de alguns anos…
Sou o 1556XX, continuamos a crescer.
SL
8 Março, 2017 at 12:01
Parabéns! É assim mesmo ☺
8 Março, 2017 at 12:18
Isto sim, é um assunto!
SL
8 Março, 2017 at 12:23
Amigo Kadechima,
Não se terá enganado no número e quis dizer 15506* ?
É que se o número está certo 1556** aumentamos cerca de 600 sócios em 3 dias.
Entretanto parabéns por se juntar novamente à família que sempre foi sua. 😉
8 Março, 2017 at 13:57
Alexia,
My bad – é 15526X. I got carried away, sorry! Dentro de dias chegamos lá. Tenho amigos que se estão a fazer sócios também, por estes dias.
8 Março, 2017 at 14:04
Ok 🙂 obrigada, era bom que fossem mais 600 mas assim também é bom. 😉
8 Março, 2017 at 14:00
Parabéns. Esse é o caminho!
8 Março, 2017 at 14:04
A verdade e a vida
8 Março, 2017 at 14:15
Bem-vindo Kadechima!
8 Março, 2017 at 15:27
Isto é q é noticia…
Muitos Parabens!
8 Março, 2017 at 13:31
Então não vão ser a mudar de treinador que vais vencer… isto atendendo ao rol de desculpas para não termos sido campeões com JJ.
8 Março, 2017 at 11:21
JJ é a prova provada de que a cultura de exigência que BdC apregoa tem dias: por muito menos, já outros foram despedidos.
Mas o cerne para mim é que o Sporting tem mais hipóteses de ser campeão com JJ do que sem ele, e pelo menos para o ano deve ficar.
8 Março, 2017 at 12:30
se tivessem que pagar 18 milhões pelos dois anos de contrato logo vias se algum treinador era despedido onde quer que fosse…
Já que se fez esta aposta, agora temos que aguentar com ela.
8 Março, 2017 at 13:32
Não temos de aguentar com ela.
Temos é de nós mexermos nos corredores do poder para alterar as forças do sistema em nosso favor.
8 Março, 2017 at 13:35
No fundo, queres ser como os lamps
8 Março, 2017 at 14:19
CROMO….
estás no clube errado….porque basicamente o que queres é que o “colinho” passe a ser verde!
8 Março, 2017 at 16:46
Ricardo, achas que é preciso o colinho ser verde para seres campeão?
Basta que não sejamos prejudicados e os outros não sejam beneficiados, e se para isso tivermos de ter forças nos corredores do poder, qual é o problema?
Até o Braga e Guimarães os têm.
Essa treta de sermos “anjinhos” chateia-me mais que só me apetece mandar os “anjinhos” comer bolotas.
Se não tiveres alguém nos “corredores”do poder não és campeão nem daqui a 500 anos, e para isso não é preciso ser corrupto, basta pregar uns cagaços “á lá Macaco SD”
esses sim, têm colhões, as coisas estavam fora de controle e bastou eles apertarem onde dói que vieram logo os choramingas a dizer que estavam preocupados com a familia.
ACORDEM CARALHO! para vocês esta merda parece o “Disney on Ice” em que deslizam no gelo a ver a Aurora Boreal e á espera que se faça o milagre do futebol português passar a ser honesto!
8 Março, 2017 at 16:52
Mário,
Repara que o Tadeu escreveu “….alterar as forças do sistema em NOSSO favor”
Esta parte do a nosso favor faz toda a diferença, pois significa que quer COLINHO! E isso é querer ser como os lampiões!
E por isso levou a resposta que levou tal como Tu ou outro Tasqueiro levava.
O que tu escreves é DIFERENTE!!
O que tu defendes é ter forças nos corredores do poder de forma a existir justiça, ou seja…. ninguém ser favorecido ou prejudicado de forma intencional!
E ai já nos entendemos
Por isso… o teu ultimo paragrafo não é para mim…. pois a Juve Leo em vez de ir à Academia….fazia-se útil e ia visitar os árbitros tipo Superdragões.
8 Março, 2017 at 17:03
E porquê a JL? É a única claque legalizada?
E porquê ter de ser uma claque? Para o clube ter encargos com os problemas?
É tudo muito bonito mas qualquer cidadão pode fazer essas ameaças sem pôr o clube em cheque.
8 Março, 2017 at 18:24
Eu faço a minha parte sempre que alguns desses ‘bois de apito na boca’ se cruzam comigo…
Seja onde for, no cinema, no centro comercial, no supermercado, na padaria, no café, nos transportes públicos, em eventos públicos ou privados…
Levam sempre com os insultos e os “apertos” que merecem.
Essa gentalha são apenas um dos ‘tentáculos do polvo que adultera a verdade desportiva’ neste triste país,minado pela corrupção.
SL
8 Março, 2017 at 15:28
Deixaria de ser sócio…
8 Março, 2017 at 17:14
Ainda o Sporting Clube de Marco Silva?
JJ é leal ao clube.
8 Março, 2017 at 11:24
A questão se ele deve ficar ou não prende-se com a grande exigência que os adeptos criaram após a primeira época dele em Alvalade.
É bom termos exigência, mas temos de ser realistas. O Sporting nem com o plantel do Real Madrid ganharia o campeonato enquanto os corruptos não forem irradicados.
Fomos campeões em campo na epoca passada e este ano fomos afundados antes de tempo, se bem que a equipa anda a jogar francamente mal, não sabem defender (curioso que na epoca passada tinhamos a melhor defesa da Europa) e a atacar é sempre doloroso de se ver, correm com a bola e dps parece que não sabem finalizar.
Resolvendo esses detalhes podemos fazer melhor. Sinceramente, o problema do Sporting nunca foram os treinadores, tivemos bons treinadores, mas com os roubos ficámos pelo caminho inumeras vezes.
8 Março, 2017 at 11:26
Perguntas…
O JJ mudar e apostar mais na nossa formação, é sinonimo de sermos campeões já na próxima época?
O JJ mudar e apostar mais na nossa formação, chega para lutarmos contra a corrupção instalada no futebol, e sermos campeões já na próxima época?
O JJ mudar e apostar mais na nossa formação, significa que nós adeptos deixaremos de criticar agressivamente a equipa apos um mau resultado, e sermos campeões já na próxima época?
Alguém arrisca em responder… é que tenho algumas duvidas.
8 Março, 2017 at 11:50
Resposta à três perguntas: NÃO!!!
O JJ tem de apostar mais na formação, mas na que tem qualidade e não em qualquer “formação”! Este ano, o nosso calcanhar de Aquiles foram as laterais, na formação, não tens nenhum lateral que garante qualidade, NENHUM!!! É a minha opinião! Logo aqui não podes recorrer à formação, tens de ir buscar fora!
Para ser-se campeão em Portugal não é só com base na formação, tem de haver um “mix” de formação com jogadores estrangeiros! Não me lembro do último campeão em Portugal com base na formação, não me lembro e já tenho 40 anos!
Eu acredito na Nossa formação, mas não sou “cego” o suficiente para dizer que seremos campeões com base apenas na formação. Sou “romântico” era um sonho, mas é apenas isso mesmo um sonho! É impossível! E se queremos ser campeões para o ano, não podemos apostar apenas na formação!
Na minha opinião, apenas o Francisco Geraldes tem capacidade para se impor num Sporting Campeão. O resto fará o seu papel, mas não o suficiente para sermos campeões! Temos é de ser “cirúrgicos” nas aquisições! Não podemos falhar como falhamos este ano, NÃO PODEMOS!!!
Veremos o que vai ser decidido, veremos quais as opções que serão tomadas, mas aviso desde já que eu não acredito que seremos campeões apenas com a formação.
8 Março, 2017 at 12:08
pois, é um pouco isto
1 ninguém, repito ninguém é campeão só com formação. O Barça não é exemplo porque nasceu um ET no seio de uma fornada de jogadores muito bons. Pois, cá em casa nasceu o outro ET. Só que o Sporting não tem capacidade de manter os ET´s por muito tempo. Por isso a resposta é não, a formação não garante campeonatos.
2 não, não é com formação de ganharemos à corrupção. Da maneira como as coisas estão só seremos campeões com Vieira na prisão. ate lá arriscamo-nos a ficar mais 10 anos a ver navios, independentemente de quem jogar
3 essa é a mais fácil Não! não! não! na primeira jornada da próxima ´´época, assim que iuri falhar o segundo passe/cantos/livre/remate (riscar o que não interessa) o sportinguista vai começar a incendiar a tasca e o estádio
8 Março, 2017 at 11:26
Para mim o Jorge Jesus é para continuar e mais nada!
8 Março, 2017 at 11:31
JJ, sim.
Para a próxima época, pelo menos. Não pode nunca ser um sim “forever”.
Não tenho a menor dúvida quanto à sua competência. Tudo vai depender da forma como o génio de JJ se deixa envolver pela cultura futebolística do clube.
ACARDITO que na sua cabeça, algo já estará a mudar: não pode ser só formação, mas o que não pode mesmo é ser excesso de mercado.
SL
8 Março, 2017 at 11:33
JJ no Arsenal no final da época! Sporting recebe 10M€!
🙂
Z
8 Março, 2017 at 13:05
Mais um sonho?
Mesmo assim já baixou dos 15M (para o Leicester) para 10M…
8 Março, 2017 at 13:46
era lindo!!!
8 Março, 2017 at 14:20
E porque carga de água ia o Arsenal pagar 10 milhões para ter o JJ?
8 Março, 2017 at 11:33
Ora aqui está um tópico para ter para aí 1000 comentários. 😀
Para aparecerem multinicks, haters, trolls, #bardamerdas… 😀
8 Março, 2017 at 11:37
Isso é os lambe cus sem opinião própria.
8 Março, 2017 at 11:38
#bardamerda
8 Março, 2017 at 11:41
#bardamerda, picaste-te, em que grupo te inseres?
Não andas muito por aqui quando ganhamos. Só cá vens quando os temas podem ser fracturantes.
Por que será? Será do guaraná…
8 Março, 2017 at 11:51
Ia precisamente apontar isso. Obrigado, Pafan!
8 Março, 2017 at 15:21
lambe cus de lambe cus é título nobre… certo que tendencialmente proliferam na política, mas também costumam apanhar muitas DSTs.
8 Março, 2017 at 22:07
DST deve ter apanhado a tua mãe quando engravidou de ti, porque o filho veio com problemas…
Siglas não têm plural, inteligente
De políticos e lambe cús percebes tu, pelos vistos…
8 Março, 2017 at 15:16
Lol, oh tenrrinho, eu já venho cá ainda tu não tinhas pelos no rabo. Lá por não debitar merda a torto e a direito não faz com que eu não esteja aqui. Se te integras na qualidade de lambe cus, parabéns, pelo menos és honesto. PS: Não sabes quem eu sou, quem apoiei e apoio…
8 Março, 2017 at 22:10
Eu só conheço quem eu quero…
#Bardamerda
8 Março, 2017 at 13:39
Esse lambe cus venceram 86%
Quer dizer que não se deixam influenciar por qualquer comunicação social!
Para mim A maior vitória do Sporting dos últimos anos!!!
8 Março, 2017 at 13:48
nisto concordo em absoluto!!!!
os 86% do presidente reduziram a nada toda a campanha (de anos…) da comunicação social.
os 86% do presidente foram uma chapada enorme nas fuças de todos os paineleiros e jornaleiros avençados.
8 Março, 2017 at 14:22
Completamente errado!
Os 86% são os votos dos Sócios Sportinguistas (onde me incluo) que acharam o Bruno merecedor de mais 4 anos.
Mas isso é muitissimo diferente de assumires que os 86% são todos lambe-cus como tu!
8 Março, 2017 at 15:18
Lá por tu seres um lambe cus não incluas os outros 85,99% no teu hobby.
8 Março, 2017 at 15:33
atenção que aqui o “é” devia ser um “e”
8 Março, 2017 at 11:35
Na minha opinião NAO. Resta saber como descalçar a bota. Se custar 20M. Jesus Forever!
8 Março, 2017 at 11:36
A resposta que tenho para dar é que sim, mas condicional, quero ver mais da equipa já este ano, e no próxima época não há grande margem.
E nem exijo o campeonato, se nos comportarmos como a época passada e mesmo assim não formos campeões nunca poderei ficar desiludido com a equipa nem com o JJ. Agora se tivermos as paupérrimas exibições que temos tido esta época, aí já não haverá margem para continuar.
8 Março, 2017 at 11:37
Jorge continua.
Insisto: estabilidade directiva e técnica. Há qualidade em ambas. continua.
8 Março, 2017 at 13:43
É a palavra!
Estabilidade!!!
8 Março, 2017 at 11:41
JJ justifica mais uma época, nem que seja pelo que fez no ano passado.
Mas se pagarem para o levar, e derem o Leonardo Jardim à troca, também pode ser.
8 Março, 2017 at 11:41
Em síntese, um claro SIM.
E no entanto considero que, não só os resultados, mas também, existem assuntos que devem ser escalpelizados ao máximo. Nomeadamente:
i) política de contratações algo errática, como por exemplo Meli. Passando ao lado, para o caso, do valor do jogador, como é possível não ter sequer uma oportunidade? Para isso mais valia não ter vindo, certo. O caso do Petrovic, uma esperança adiada, internacionalmente conhecida por isso, poderia ter resultado é o jogador ter ganho um outro andamento. Mas aceito o risco (e atenção que o gajo parece que tem engolido o meio campo do Rio Ave…)
ii) contratar jovens para evoluir só em casos excepcionais. Para evoluir temos cá os da Academia. Um exemplo de jovem contratado onde se justifica a aposta: Gelson Dala. Um tiro fácil. Um tiro já mais difícil serão outros como Demiral e Ary Papel, mas aceita-se o risco. Os outros na sua grande maioria vieram por fezada. E isso é inaceitável.
iii) os jovens que já não estão no enquadramento da equipa B tem de ser melhor enquadrados. E sinceramente acho que é aqui que mais dificuldades o Jesus apresenta. Sabendo que nem todos são grandes craques como Gelson Martins e João Mário, como enquadrar os jogadores tipo Gauld, Geraldes ou Podence? Fariam menos que Meli, Elias ou Castaignos/André? Sem desprimor para estes últimos, e até acho que aproveitamos mal o Elias. Duas vezes.
Resumindo, sim . Apoio JJ. Mas sabemos o que melhorar.
PS: note -se que não falei no discurso, que sinceramente, me diverte e por vezes até é uma lufada de ar fresco às banalidades futebolísticas. Não é por aí.
8 Março, 2017 at 12:04
Eu nao me incomoda o discurso dele na maior parte das vezes mas tem coisas que chateia e vou-te dar um exemplo muito concreto.
O ano passado quando chegou e havia aquela troca de piropos com as gaivotas, JJ disse mais do que uma vez que ele era a “estrutura” e que sem eles os titulos nao teriam aparecido na etar (algo deste genero, nao me lembro dos pormenores) e isto foi sobretudo falado quando comecamos bem a epoca e lhes ganhamos 3 vezes.
Depois do jogo do Rio Ave, ele vem dizer que a estrutura dos rivais esta anos a frente da nossa! Entao mas nao era ele que fazia a diferenca?!
Atencao, eu apoio a continuidade de JJ por mais um ano mas ele tem que arrepiar caminho e BdC tem que comecar a aperta-lo.
8 Março, 2017 at 12:07
“eu apoio a continuidade de JJ por mais um ano mas ele tem que arrepiar caminho e BdC tem que comecar a aperta-lo.”
É que é mesmo isso, sendo que se BdC não o “apertar”….. corremos o risco de sobrar para o Presidente!
A bitola definida pelo Presidente está num MINIMO de 2 campeonatos nos próximos 4!
8 Março, 2017 at 16:16
Quando chegou disse que só Rui Costa percebia de futebol. Na semana passada já ganharam graças à estrutura.
8 Março, 2017 at 11:42
Subscrevo o texto do LdP e o comentário do Livramento.
Já chega de mitos sobre o JJ.
8 Março, 2017 at 11:43
JJ é funcionário do clube….
Por isso…. ou age em conformidade com os superiores interesses do clube ou bem que pode ir para onde ele quiser.
Por isso…. a resposta à pergunta será dada pelo próprio JJ!
E uma boa parte da resposta será dada pelo escolha do 11 para o próximo jogo.
Não há Adrien, Alan Ruiz e Bruno Cesar.
O 2º lugar é uma miragem…
O 4º lugar só com uma hecatombe é que íamos lá parar…
Por isso… os jogos que faltam são “pré-época” em competição!
E os superiores interesses do Sporting é potenciar a qualidade que “jorra” da Academia…. acompanhada de 4/5 jogadores mais experientes e qualidade inquestionável e que podem ser made in sporting (Patricio, William, Adrien) ou contratações (Bas Dost, Coates). Ou seja é fundamental que se compre muito menos em quantidade…. e que se compre jogadores com um perfil em que a probabilidade de acerto é muito maior!
Por exemplo… tipo Bas Dost que custou 10 milhões, mas era à partida um “valor seguro” em vez de arriscar 10 milhões em 4 ou 5 jogadores que fizeram umas graçolas, mas longe de serem certezas.
Alem disso é incomportável (a médio e longo prazo) e disparatado ter um orçamento de 50/60 milhões para o futebol! E é disparatado porque isso é excessivo para ter um plantel Campeão e é “curto” para ser Grande na Europa de forma consistente.
Quanto ao orçamento para Portugal…. basta comparar com um braga ou Guimarães para facilmente se constatar que com um orçamento de 30/40 teremos SEMPRE obrigação de ganhar os jogos todos, com excepção dos do porto e benfica.
Por isso…. JJ dará a resposta consoante as OPORTUNIDADES que irá dar já esta época a jogadores como Podence, Francisco Geraldes e Matheus, bem como as oportunidades que irá dar por exemplo a um Iuri.
A estes jogadores só peço que tenham as mesmas oportunidades que Campbell, Alan Ruiz e Markovic tiveram….
8 Março, 2017 at 11:44
Bom dia caros tasqueiros,
A resposta é “sim” mas com muitas condicionantes.
O tempo do “posso, quero e mando” de JJ tem de terminar.
JJ tem de se limitar a fazer aquilo que faz melhor: treinar.
Não quero com isto dizer que deixe de ter uma opinião relativamente às abordagens ao mercado, mas deve ser fortemente condicionado neste aspecto, por uma estrutura (actualmente inexistente) que assegure as tais “contratações cirúrgicas” em detrimento das paletes que marcaram o primeiro mandato do nosso Presidente, especialmente após a chegada de JJ.
Houve contratações surreais, por valores absolutamente disparatados, que tiveram claramente o dedo de JJ, nomeadamente os casos do Bruno Paulista, Petrovic e André (entre outros…) em que o ratio custo/rendimento foi desastroso.
Por outro lado, a aposta na formação não pode ser só para Inglês ver. Apostar em Esgaio, para defesa esquerda, numa época em que por essa posição já passaram outros três jogadores, não é mais do que “queimar” o jogador.
Resgatar Francisco Geraldes e Ryan Gauld quando estes estavam a jogar e a evoluir de forma significativa nas respectivas equipas, para agora não calçarem ou serem colocados na equipa B, trata-se de um erro de gestão de activos, que prejudica a evolução dos jogadores e por conseguinte a valorização dos mesmos enquanto activos do SCP.
Pessoalmente, não acredito que o Geraldes e Gauld, com JJ, tenham reais possibilidades de aspirar a um lugar na equipa principal, não por falta de qualidade (ambos têm) mas sim por não terem as características que JJ aprecia naquele que é (e sempre será) o seu sistema táctico. Espero sinceramente estar enganado e que ambos sejam campeões no SCP com JJ ao leme.
Quanto a João Mário, Gelson e Rúben Semedo, justiça seja feita a JJ que conseguiu potenciar ao máximo o primeiro, conseguiu fazer “explodir” o menino Gelson e conseguiu encaixar o Semedo na defesa menos batida do campeonato.
Tal como há o caso de Adrien que atingiu com JJ o máximo das suas capacidades futebolísticas.
Quanto à comunicação…aqui o nosso Presidente deve marcar uma posição de força, chega de JJ empurar a culpa para os árbitros (sim não estava habituado a isso no Carnide), para a estrutura (teve dois anos com livre trânsito) etc etc e começar a assumir responsabilidades quando as coisas não correm bem.
Por último, tal como em tempos qualquer treinador se arriscava a ser campeão no Porto (tal era o domínio que exerciam sobre o sistema) actualmente qualquer treinador se arrisca a ser campeão no Carnide, tal é a força do sistema.
JJ foi campeão no Carnide com o colinho que todos sabemos e do qual nunca vai beneficiar no SCP.
JJ já terá percebido que para ser campeão no SCP terá de jogar o dobro que os rivais e não cometer qualquer tipo de deslize (estou a lembrar-me do empate com a União da Madeira…).
Neste campo sim, o Presidente deve continuar a luta que tem feito na defesa da verdade desportiva e no combate ao sistema vermelho que se encontra instalado por todo o futebol português e comunicação social.
SL
8 Março, 2017 at 11:45
é uma falsa questão. eu deixo outras.
e se fizermos 86 pontos e os milhafres 88? Despede-se o treinador?
estamos a quantos pontos do primeiro? quantos pontos perdemos em erros grosseiros?
E se na próxima época JJ fizer o que o presidente mandar e puser os putos da formação a jogar e não formos campeões?
o futuro do futebol do Sporting será melhor ou pior com JJ? Melhor em comparação com o quê?
8 Março, 2017 at 11:51
Eu não quero ser campeão só porque sim… Eu quero ser campeão muitas vezes e isso obriga a ter um rumo. Não vejo rumo nas coisas como estão. É tudo episódico… fazer 86 pontos numa época, jogar pessimamente na outra, e olha “se calhar” (é mesmo assim, se calhar) sermos campeões para o ano.
E não não me esqueço que para nós os jogos têm um coeficiente de dificuldade extra comparado com os dos rivais. Basta ver as estatísticas disciplinares. Mas isso só se combate de 2 maneiras (idealmente ao mesmo tempo). Jogar muito melhor do qe temos jogado, e limando a arbitragem
Z
8 Março, 2017 at 12:00
Eu percebo-te, Jesus também me desiludiu.
Mas temos de reconhecer que a estabilidade também é importante.
Tiveste 2 épocas algo distintas, uma boa e outra má. Falta a terceira para perceber realmente o que se passa.
8 Março, 2017 at 11:47
Agora a sério… Chea de wishful thinking;)
Há uma pergunta que fica por fazer… Ou para utilizar a metáfora do Javardeiro, um ingrediente a adicionar ao cozinhado… Como se explicam as péssimas exibições desta temporada? O péssimo jogo contra o Guimarães que até tinha jogado a meio da semana para a taça? Parece que o argumento do desgaste só serve para nós… e apenas num sentido…
Temos plantel para jogar muito melhor. Porque não jogamos? Os confrangedores jogos em Alvalade contra o Tondela e Rio Ave (só para citar dois) são circunstanciais? Que garantias teremos que não se vão repetir na próxima época?
Em meu entender, e pesando todos os ingredientes acho que perdemos mais do que ganhamos com o JJ.
Sei que é muito dificil encontrar um treinador identificado a 100% com a estratégia do clube.Todos têm uma agenda pessoal. Mas uns mais do que outros.
O perfil do nosso treinador ideal foi aqui bem traçado (pelo Javardeiro), a mim se me pedirem um nome só um me vem à cabeça, Rui Jorge.
Z
8 Março, 2017 at 12:18
Rui Jorge!
8 Março, 2017 at 15:24
+1
8 Março, 2017 at 12:19
Não arriscaria o rui Jorge ou outro nome, mas de uma forma geral estou a rever-me nas tuas palavras.
Infelizmente.
8 Março, 2017 at 13:06
“Como se explicam as péssimas exibições desta temporada? O péssimo jogo contra o Guimarães que até tinha jogado a meio da semana para a taça? Parece que o argumento do desgaste só serve para nós… e apenas num sentido…”
as voltas que eu dou a pensar nisto!
8 Março, 2017 at 13:33
Concordo com quase tudo o que dizes.
A parte do quase tem a ver com o rui jorge. Acho que lhe fazia bem treinar mais um ou dois clubes antes de vir para o Sporting.
SL
8 Março, 2017 at 13:54
Temos plantel para jogar muito melhor. Porque não jogamos? Os confrangedores jogos em Alvalade contra o Tondela e Rio Ave (só para citar dois) são circunstanciais? Que garantias teremos que não se vão repetir na próxima época?
Porque podem ser jogos muito Bons como foram o ano passado?
O mundo dos Ses é fodido e não te leva a lado nenhum!
O JJ é o melhor treinador que podes ter em Portugal… com colinho até o Vitória ganha!!!
Vão pó caralho e metam gelo na paxhachinha ….
E façam o vosso papel de Sportinguistas, no vosso dia a dia e vão ver que todos vamos ganhar com isso!
Não se acobardem nem mostrem os dentes aos bardamerda!!!
8 Março, 2017 at 14:07
Subscrevo a 200%
8 Março, 2017 at 14:08
Subscrevo a 200% o comentario do Z
8 Março, 2017 at 15:25
100% de acordo. E creio que o nosso Presidente pensa de igual forma… simplesmente não o pode admitir até arranjar uma solução no timming certo.
8 Março, 2017 at 16:26
Totalmente de acordo Zandonaide!
8 Março, 2017 at 17:26
Como se explicam? Para mim as coisas nunca são simples mas só vejo um único factor transversal: a mentalidade do grupo.
Esta époaca falhou especialmente pelo subrendimento dos jogadores, por várias razões kit olumsem dúvida mas o treinador é a principal influência sobre esse aspecto.
E muitas bu nkgi ter
Mas o que se passou? Depois de uma época excelente este ano, porque é que não jogamos uma fava? O homem não passa a ser mau treinador.
8 Março, 2017 at 11:48
Para mim é um não assunto.
Quem decide a continuidade ou não do treinador é o Presidente que há 4 dias atrás acabou de ser legitimado para mais um mandato de 4 anos com 86% dos votos.
8 Março, 2017 at 11:54
… bem na verdade todos sabemos não tinhamos outra opção, como já aqui disse. Também não quero ser injusto para o Presi teria votado nele (não mudei a morada para o estrangeiro) pelo bom que fez em 4 anos, mas sabendo perfeitamente que discordo da relação que construiu com o treinador.
Repito, se tem aparecido um candidato com um discurso sólido, um programa com rumo, e perfil não croquete, a re-eleição não seria um dado adquirido.
Z
8 Março, 2017 at 13:57
Tinhas sempre a opção de votar em branco :))
86 é retumbante !!!!
Os Sportinguistas deixaram de ser totós e deixaram de empranhar pelos ouvidos!!!
8 Março, 2017 at 15:28
“empranhar”? JJ és tu?
8 Março, 2017 at 11:59
Só faltou a parte:
“JJ é um treinador do c@ralho” 🙂
8 Março, 2017 at 12:10
E se tiver que sair é uma decisão correcta.
8 Março, 2017 at 12:10
Enquanto estiver no clube, sim é, quando sair estou-me a cagar, tal como estava antes dele chegar…
Quando é que se capacitam que não somos nós que temos papel decisivo na continuidade ou não dos treinadores ou jogadores…
– Quem contratou Leonardo Jardim?
– Porque saiu Leonardo Jardim?
– Quem contratou Marco Silva?
– Quem manteve Marco Silva contrariamente ao que era espectável e contratou Jesus quando ninguém esperava?
– Porque saíram Slimani e João Mário?
– Porque ficou Adrien Silva?
Tentem responder as estes questões e vejam se os adeptos tiveram alguma influência nestas decisões.
8 Março, 2017 at 12:24
Hei… estamos so a teclar, não estamosa decidir nada.
E estar a gostar ou não do treinador da equipa profissional senior do escalão A não implica que esteja contra o BC. Ele é o presidente e eu aceito o que ele nos dá, posso é aceitar contrariado, mas aceito e não discuto muito.
8 Março, 2017 at 12:29
Evidentemente… há mais Sporting! E há imensa coisa a ser bem feita!
Z
8 Março, 2017 at 13:59
Como por exemplo estar ao lado das decisões do Presidente e guardar o tempo de eleições para por em causa.
A não ser que esteja a lapidar o Sporting como outros andaram lá durante décadas a fazer!
8 Março, 2017 at 14:08
Que pena a filosofia não ter sido essa com o Godinho… que pena… puseram tudo em causa antes das eleições.
8 Março, 2017 at 15:37
Isto eram outros tempos. Na altura do Presidente Mau. Agora temos o Novo Presidente
8 Março, 2017 at 19:44
escreve-se “delapidar” JJ 😉
Z
8 Março, 2017 at 12:30
– Quem contratou Leonardo Jardim?
Bruno de Carvalho! Sendo que na altura Leonardo Jardim era um treinador muito promissor…. sendo que na altura se falou que o porto também o quis e acabou por ficar com o paulo Fonseca.
– Porque saiu Leonardo Jardim?
—> porque o Mónaco acenou a nota!
– Quem contratou Marco Silva?
Era o treinador mais promissor em Portugal e de onde o mais desejado na altura pelos Sportinguistas, sendo que porto e benfica estavam servido à época.
– Quem manteve Marco Silva contrariamente ao que era espectável e contratou Jesus quando ninguém esperava?
O contrariamente ao expectável é a tua opinião. Na altura Marco Silva era claramente um tema fraturante entre Sportinguistas.
JJ …. foi um coelho da cartola, mas a uma preço muito caro! E quando digo preço muito caro não me refiro ao salário em si! Refiro-me ao facto de ser um contrato que apenas prevê as hipóteses de correr tudo bem! Até tem previsto prémio para o caso de conquista da Champions.
Mas não tem prevista qualquer clausula para a hipótese de correr mal….assim por exemplo estar a mais de 10 pontos no final da 1ª volta, ficar fora dos 2 primeiros lugares….. permitir rescindir sem custos.
– Porque saíram Slimani e João Mário?
Saíram porque alguém pagou a nota e porque são 2 excelentes jogadores! Tal como poderiam ter saído Adrien, entre outros…
– Porque ficou Adrien Silva?
Porque estávamos em cima do fecho do mercado e não dava para ir buscar uma alternativa a sério…pelo que a sair… só pela clausula de rescisão e isso o Leicester não quis!
Por isso…. influencia dos adeptos….. claro que existiu, sendo mais evidente na manutenção do marco silva durante a época
8 Março, 2017 at 13:15
E quem não teve influência nessas decisões, não tem direito à sua opinião, só porque o senhor e outros “decretam” um “não assunto”?
Já agora, não terão os sócios que em 2013 elegeram Bruno de Carvalho e agora o reconduziram, influência decisiva nessas decisões?!
Fica à sua consideração…
8 Março, 2017 at 14:24
Não faça perguntas dificeis ao Nogueira…
Já lhe arranjou “entretém” para o resto do dia 🙂
SL
8 Março, 2017 at 14:06
Nunca me engano e raramente tenho dúvidas
Deixem-me trabalhar
8 Março, 2017 at 13:47
O processo eleitoral, no Sporting ou no país, não é um livre-transito de 4 anos.
Democracia é mais que meter um voto na urna a cada 4 anos.
8 Março, 2017 at 14:01
Nuno, está a dirigir-se a mim?
8 Março, 2017 at 14:09
A resposta não foi ao seu comentário, certo?
(pelo menos n era a intenção)
8 Março, 2017 at 15:27
Ok, Nuno, obrigado, Presumi que não era, atendendo até ao seu perfil…
8 Março, 2017 at 14:26
Boa sorte na tentativa de explicares issos aos “Acefalos” para quem está tudo bem, mas se entretanto o Bruno achar que está mal….serão os primeiros a dizer que esse algo estava mal e já não era sem tempo 🙂
8 Março, 2017 at 11:51
A resposta é sim.
Ainda há margem para mais um ano.
Não vamos acertar sempre no mercado, mas não se pode repetir um defeso assim.
Mau demais, quando olhamos para Castaignos, André ou Petrovic só podemos concluir que quem os escolheu não sabe um boi de futebol. Quem abdica de Teo para ter este entulho é que é maluco, não o colombiano. Dentro do campo, estou tranquilo porque Jesus sabe muito e quando erra, é porque sabe demais. Mas como se viu este ano, não chega. Sem qualidade à disposição, Jesus desce À terra e é um comum mortal.
8 Março, 2017 at 12:07
Já vimos o melhor de JJ – época passada. Estamos a ver agora o pior de JJ – época corrente. Se alguém ainda tem memória, foi exatamente assim no lado errado da Segunda Circular, com a diferença que o colinho e as maquinações do moço de recados Ricardo Costa lhe deram o título no primeiro ano – precisamente o que lhe falta no Sporting.
Portanto, sim, deve continuar. Com algumas mudanças estruturais? Já aqui defendi anteriormente que sim. Mais para mais, todos estes anos já nos deviam ter dado a lição de que, sem o mínimo de estabilidade, nada se consegue.
8 Março, 2017 at 12:07
E o Mendes onde fica?
8 Março, 2017 at 12:11
Na tua peida!
8 Março, 2017 at 12:20
A tua prosa resume-se a :
—> Mendes controla tudo….ao ponto de até o Aubameyang falhar golos de propósito com os lampiões porque o Mendes quer
—> Insultos
Ou seja…. vales um pouco menos que zero 🙂
8 Março, 2017 at 12:23
Ótimo! No dia em que tu e a tua alcateia acharem alguma coisa que eu diga boa, é sinal de que ando a fazer algo errado.
E agora põe-te nas putas, que não te alimento mais, nem à tua alcateia. Fode-te!
8 Março, 2017 at 12:32
Não te esqueças de apostar o teu salário no Carnide!
É que como o Mendes controla tudo …. aquilo hoje são favas contadas 🙂
P.S. Só me ofende quem que quero e tu vales “bola” 🙂
8 Março, 2017 at 12:40
Eu não te quero ofender. Eu quero é que tu e a tua matilha se reduza à sua insignificância!
E agora é que não te alimento a ti, nem à tua matilha, mais. Podes ter a última palavra à vontade. É para isso que gente como tu vive: para ter a ilusão de que é a dona da verdade e que tem superioridade moral sobre tudo e toda a gente. Por isso, força!
8 Março, 2017 at 13:20
Foda-se! Um gajo destes a lembrar os donos da verdade e a superioridade moral, é dum descaramento sem limites!
8 Março, 2017 at 13:37
“É para isso que gente como tu vive: para ter a ilusão de que é a dona da verdade e que tem superioridade moral sobre tudo e toda a gente. Por isso, força!”
Isto vindo do abrolhos shaman da tasca… Está certo…
8 Março, 2017 at 14:17
Imodium rapid que passa.
8 Março, 2017 at 15:11
Welcome to the Brotherhood
8 Março, 2017 at 15:13
Ensinas tu o aperto de mãos secreto?
8 Março, 2017 at 13:17
Tem promovido aqui o La Fontaine…
8 Março, 2017 at 13:21
Para o
Ricardo Coração de Leão
8 Março, 2017 at 12:07
8 Março, 2017 at 12:12
Eu diria que no ano passado faltou alguma modéstia a Jesus, as coisas pareciam demasiado fáceis quando se ganha 3-0 em casa do bicampeão. E isso passou para os jogadores e adeptos. Mas esqueceu-se que do outro lado havia colinho garantido até ao limite. Este ano, faltou pura e simplesmente qualidade para ir mais longe em campo.
8 Março, 2017 at 14:14
Tudo dito
8 Março, 2017 at 12:10
JJ claro que é para continuar e quanto mais tempo andamos com esta conversa, mais desabilitação estamos a criar.
Estamos a entrar na onda que os rivais querem… questionar tudo o que o JJ faz e não faz e qualquer dia a coisa ainda “cola”.
Não acho que o nosso treinador seja um poço de virtudes, porque tambem lhe reconheco alguns defeitos. Desde logo a teimosia (ou obsessão, como quiserem) que ele tem com alguns jogadores e que ás vezes tarda a dar o braço a torcer e perde com isso tempo precioso.
Eu consigo ver muitos méritos nele e esses superam os defeitos.
Por mim, esta será um “não assunto”.
8 Março, 2017 at 12:20
Por isso é que os #bardamerda também são do nosso clube e não só os vizinhos.
Agora acabaram as eleições tinha de se arranjar outro assunto, marrar com o JJ é um deles até ficar gasto … depois marra-se com outra coisa qualquer, é preciso é ter sempre os cornos afiados.
8 Março, 2017 at 13:49
Além de que uma das formas de deitar o BdC abaixo é atacar aquela que foi a maior aposta (financeira e desportiva) do seu mandato: JJ.
Para mim, tudo isto tem um objectivo: minar ao maximo o Sporting e evitar que consigamos ter sucesso.
E nada melhor do que neste periodo pós eleições em que (como dizes e bem) há que arranjar outro assunto para continuar o bota abaixo.
O gajo não é perfeito e de vez em quanto tb erra, mas porra… querer demiti-lo??? Está tudo louco???
8 Março, 2017 at 18:40
Nestes teus 2 comentários, dizes muito do que também penso Caro Jorge!
Evidentemente que, a táctica dos lãpiolhosos ressabiados, sobretudo desde que Jorge Jesus chegou para treinar o SCP, tem sido, de forma sistemática, tentar minar quer a relação entre Presidente e Treinador, e depois, como viram que isso não resultava, começaram a atacar em duas frentes… Uma ‘bateria cerrada’ a Bruno de Carvalho e outra a Jorge Jesus…
Felizmente que a nação Verde e Branca de coração reduziu a pó toda a “estratégia” contra o nosso Presidente Bruno de Carvalho… Agora, que as coisas estão menos bem em termos de resultados com a equipa principal de futebol, voltaram-se todos contra o nosso Treinador Jorge Jesus…
Cabe a todos nós, conforme já o tinha referido aqui p’lA Tasca há uns dias, dar ou não força a esta “estratégia concertada” para enfraquecer o Treinador do SCP … No meu caso, não dou para esse peditório…
Espero que, e uma vez mais o refiro, que o(a)s Tasqueiro(a)s que por aqui vão criticando de forma mais ou menos desbragada quer o Presidente Bruno de Carvalho quer o Treinador Jorge Jesus, ponham, de facto, a mão na consciência e reflitam se, não estarão a ser mais amigos dos nossos inimigos, do que Sportinguistas!
Um Grande Abraço de Leão para ti Jorge!!!
SL
8 Março, 2017 at 13:58
e nós ajudamos
8 Março, 2017 at 14:04
Clicks clicks clicks
8 Março, 2017 at 14:07
Estás lá Tadeu. 😉
8 Março, 2017 at 12:13
Tem 10 jogos para mostrar se temos futuro com ele. Não em termos de resultados pois pouco já há para conquistar mas pelos sinais que der no aproveitamento dos jogadores jovens e na preparação da próxima época. Se continuar a insistir em jogadores em declínio ou emprestados que não vão ficar no plantel no próximo ano fica claro que não é opção para o futuro…
8 Março, 2017 at 12:16
Veremos com o Tondela…
8 Março, 2017 at 12:21
Começo por dizer que “nunca gostei de JJ”…até que ele chegou ao Sporting…!
É que estando no Sporting “seria impossível” não ter o meu apoio…!!
Nem coloco assim a hipotese de que o “nosso futuro” de campeões…não passe por JJ…
Por isso…
Força JJ…”abre os olhos homem…”
SL
8 Março, 2017 at 12:29
exacto Max… tal e qual como eu. não era a minha escolha mas é o treinador do Sporting logo é o melhor do Mundo!!
8 Março, 2017 at 14:05
Obrigado!!!
Será assim tão difícil fazer esse raciocibio?
8 Março, 2017 at 12:27
Boas tasqueiros
Como já referi num comentário a outro post, penso que pelo menos mais uma época deve ser dada a Jorge Jesus.
Independentemente de ser vai ser uma aposta maior na formação em 2017/2018, ou não o importante é criar um plantel que nos dê título.
Sporting precisa de título e de ganhar pelo menos 3 títulos nacionais por década. Fora depois as taças.
Ganhar tem que ser uma normalidade para nós e não um acaso como tem sido ( fora modalidades claro )
Resumindo JJ para já sim 🙂
SL
8 Março, 2017 at 12:28
Claro q continua!!
há q criar no nosso clube uma estabilidade que nunca foi possível desde o tempo do Paulo Bento, o problema é q este é incompetente e o Jesus apesar de teimoso, não é.
este ano temos q comprar 4/5 jogadores para serem de caras mais valias
alguns que gostava de ver:
Insua
André Pinto (certo)
Jonathan? (se nao houver mais € para gastar)
wallace (o do grémio é wallace nao é?) para lateral direito (schelotto ate renovou portanto nao faz sentido despachar a n ser que haja boa proposta)
Welthon (paços Ferreira)
um avançado que mm que custe 7 ou 8 milhoes venha para fazer a diferença para colocar ao lado do Bas Dost
se sair algum dos pilares comprar substituto à altura e nao Elias desta vida
vender Castaignos, marvin, jefferson, esgaio, douglas, e mais alguem que me esteja a escapar
Rui
Beto
P Silva
wallace
Schelotto
Insua
Jonathan
Coates
Paulo
Andre
Ruben S
William (desconfio que é este quem vai ser vendido)
Palhinha
Adrien
Chico
Podence
Bryan
Alan
Mané
Iuri
Gelson
B Cesar
Welthon
Bas Dost
Contratação forte para segundo avançado ou mm pl
faltou-me alguém?
8 Março, 2017 at 12:53
Boa 🙂 alguem que deu uma pista sobre as contracoes cirurgicas que precisamos.
8 Março, 2017 at 14:04
Da lista que tens, julgo que William seja vendido e até o Adrien. Os valores de venda poderão depender das suas exibições na Taça das Confederações, mas não estou a ver o Nandinho a colocar o William e Adrien a titulares tendo em conta a época.
Assim, para o lugar de William há o Petrovic e do Adrien o Slavchev (ou o Gauld), que parecem estar a fazer boas exibições nos clubes emprestados.
Depois, como alguém já falou em cima, se surgir uma proposta interessante pelo Bryan é aproveitar. Quanto ao Mané não sei bem o que dizer… se o Estugarda acenar com os 15M€ é também de aproveitar (lembro-me sempre do Djaló quando o Villarreal o queria comprar por 15M€ e depois…) , mas confesso que o gostaria de voltar a ver na equipa.
Para os lugares destes temos o Matheus.
8 Março, 2017 at 14:59
tb concordo vender mané por 15 milhoes claro…
e sim esqueci-me do Matheus
8 Março, 2017 at 12:29
Concordo com a visão do autor do texto. O nosso treinador tem de adaptar-se ao adn do SCP. Além do mais, não sei se o SCP terá a liquidez necessária para alimentar novamente os caprichos ostensivos do JJ. A não ser que queira estourar os euros de uma possível venda de um Sir William ou Adrien numa tractor carregado de pernetas, como aconteceu esta temporada.
Quero ver o JJ a transformar um Palhinha num Matic. Quero ver o JJ a transformar um Esgaio num Coentrão! Não seria mais fácil tornar um Xico Geraldes num Gaitán ou Aimar? Ou o Podence num Di Maria?! Hehehehehe.
Um bom treinador planeia a sua táctica com base naquilo que tem. Não deve viver amarrado às cábulas do passado como se estas fossem dogmas do futebol! Há muitas mudanças neste mundo! É preciso saber adaptar-se à mudança, coisa que o JJ não tem feito.
Mas concordo, é preciso dar-lhe mais um ano (no máximo). O ano do tira-teimas que poderia estar comprometido ao fim de 10 jogos, dependendo do arranque no campeonato.
Vou baixar os meus ataques e críticas ao JJ em nome da paz. Quero contribuir para esse clima sereno.
8 Março, 2017 at 12:43
É mesmo isto.
8 Março, 2017 at 13:46
Muito bem, DeFranceschi!
8 Março, 2017 at 14:05
Ontem estive a escutar o podcast do Sporting160 com a participação do Ricardo Andorinho. Muito sumo para beber daquelas palavras. Ele fala imenso do nosso andebol, deixa pistas para o insucesso do espanhol do Zuppo, cabrón mother f****** , pistas que ajudam a explicar o sucesso dos nossos rivais, e muito mais. Ele conta inclusivamente coisas interessantes sobre o que esteve na origem da sua mudança para um clube espanhol (Portland não sei das quantas).
Mais retive algo. Algo que já aqui foi discutido por muitos de nós. Hoje em dia o jogador de futebol tem de se apoiar noutras modalidades de modo a ganhar valências que podem fazer dele um jogador de topo. O Andorinho dá o exemplo do CR28 que praticava ténis-de-mesa, de um andebolista de topo que jogava basket, e dele próprio, também amante do ténis-de-mesa.
Vale a pena.
https://www.mixcloud.com/sporting160/
8 Março, 2017 at 14:07
JJ tem de aproveitar os jogos que faltam do campeonato para começar já a próxima pré-época. Estou muito curioso para ver a equipa que vai ser titular contra o Tondela, mas desconfio que não irão existir surpresas…
8 Março, 2017 at 12:34
JJ é para continuar e mudar o que está errado na presente temporada.
Quanto ao espadinha, zeferino e cristovão, ou eu muito me engano, ou vão ter de responder em tribunal pelas alegações que andam a ser feitas. o BdC já devia ter falado sobre este assunto.
8 Março, 2017 at 12:40
Isso querem eles, que o Presidente se distraia dos assuntos que tem em mãos e se ponha a responder a gente atrasada mental.
Acho bem que não dê pérolas a porcos.
8 Março, 2017 at 12:41
Os papeis que têm em mãos devem ser iguais às sms que os outros apregoavam.
Se os tiverem, que os apresentem.
8 Março, 2017 at 12:44
São patéticos. Claro que se o presidente estivesse envolvido em algo deste género, já tinha sido apresentado. Tinham comido vivo o BdC durante as eleições.
8 Março, 2017 at 12:46
Ora vez como sabes. 😉
Ou pensas que nesta campanha não passaram tudo a pente muito fininho.
8 Março, 2017 at 12:52
Eu gosto é do facto de um ex vice-presidente ter esses documentos. O tal que tem um registo criminal invejável.
O nojo que isto me mete, é que estas personagens, não se importam de fazer mal ao clube, por puro ressabiamento. O espadinha devia ter vergonha por entrar nestes jogos da croquetada/lampionagem.
8 Março, 2017 at 12:38
Bem sei que é chover no molhado,. mas datas são datas, e o Dia Internacional da Mulher é quando o Homem quiser… assim sendo…
A todas as Mulheres um feliz dia 🙂
8 Março, 2017 at 12:50
Obrigada Escondidinho. 😉
Que seja um dia femininamente verde.
8 Março, 2017 at 12:51
🙂
8 Março, 2017 at 13:33
Confesso “que não vou muito nessas efemérides…”…
Para mim…
“Dias de respeito” pelas mulheres…são todas as 24 horas de todos os dias…!!
Não é por um “gajo que todos os dias menospreza a mulher…e hoje lhe oferece rosas…que a respeita…”
É claro que…sendo para mim todos os dias …”dias de respeito” pelas mulheres…
Não posso deixar de também “estar” com o amigo “Escondidinho”…nesta sua homenagem…
E por isso…
Para todas as mulheres da Tasca…todas as mulheres sportinguistas…e todas as mulheres em geral…
Aqui fica o meu carinho e respeito…
Para as “minhas mulheres” (Mãe e Esposa que “já partiram”…e para as minhas filhas e netas…) um beijinho de muito carinho…!!
Para as mulheres “mais bonitas do Universo…as Sportinguistas…”…
Beijinhos e desejos de que sejam muito felizes…!!
SL
8 Março, 2017 at 13:39
Obrigada Amigo Max pelo carinho. 🙂
Um beijinho
8 Março, 2017 at 14:18
O caro Max não deixa ponta solta 🙂
8 Março, 2017 at 14:12
😉
8 Março, 2017 at 12:44
sim, mais um ano para ver se e desta.
8 Março, 2017 at 12:46
Bom post. Ainda hoje discutia isto com amigos. E nao considero um “nao assunto” afinal aqui falamos do SCP. Nao percebo quem tenta silenciar a discussão.
Quanto ao tema, concordo com LdP. JJ tem que se adaptar ao SCP, e nao o SCP ao JJ.
Se deve continuar? Depende.
Se for o da 1a epoca, sim.
Se for o da 2a, nao. E nao porquê? Porque o SCP nao deve contratar carradas de jogadores inferiores aos que ja tem em casa. Porque JJ nao tem que estsr constantemente a afagar o seu ego deixando o SCP e os jogadores em 2plano. Se for este JJ, por mim pode ir.
8 Março, 2017 at 14:13
Vai pela Sombra
8 Março, 2017 at 14:16
Pode ir po caralho até
8 Março, 2017 at 12:47
teste … os meus comentários não estão a entrar…
8 Março, 2017 at 12:48
Estás a ser censurado … alguma fizeste.
8 Março, 2017 at 12:49
não entendo… tenho um comentário grande, que diz que já publiquei e não aparece aqui…
8 Março, 2017 at 12:51
Sai da Tasca e volta a entrar, é capaz de resolver.
Mas grava antes o comentário, se é grande.
8 Março, 2017 at 12:55
já fiz… não entendo….
8 Março, 2017 at 12:57
Pois … então não sei.
8 Março, 2017 at 12:58
Cherba… uma ajudinha aqui por favor…
8 Março, 2017 at 12:49
Um tipo arrogante, teimoso, maníaco, ultrapassado, que quer desmantelar o produto da nossa formação, que odeia o jogador português, que só quer contratar armários de leste, só sabe montar equipas com jogadores feitos, não consegue criar, fazer evoluir ninguém, que fala como um burgesso, que não representa a cultura do clube, que queima orçamentos milionários e nada ganha… não pode ter lugar no Sporting.
Grande Bruno que percebeu o erro de casting e demitiu… o Zupo!
8 Março, 2017 at 12:52
Assim que comecei a ler, percebi logo que viria aí um punchline! 😀
8 Março, 2017 at 12:58
O Zupo já foi tarde…
8 Março, 2017 at 12:52
JJ sim, mais um ano, além deste!
Depois, com indemnização menor, se verá… parece-me que é isto que vai na cabeça de BdC.
BdC já o disse sistematicamente: JJ é o seu treinador.
Urge é preparar JÁ a próxima época… mas JÁ mesmo.
E isso eu não posso deixar passar claro. E isso BdC TEM DE DEIXAR CLARO A JJ. PONTO.
Só coloco a hipótese de JJ sair no caso de não ser VISÍVEL a preparação da próxima época no que resta desta.
Como se vê isso… nas apostas que forem feitas até final.
Exemplo… Por caro que seja, “encosta-se” Campbell (que não será nunca nosso) e repesca-se Matheus ou aposta-se consistentemente em Podence.
8 Março, 2017 at 12:55
Volto a perguntar, e será que podes encostar Campbell? 😉
8 Março, 2017 at 16:38
Estás a confirmar que sabes que o Campbell tem jogar sempre? É que se for assim é uma medida de gestão desastrosa. É também um pouco confuso tu fazeres referência a isso já que és uma das mais fanáticas defensoras da direcção e a afirmação que fazes, a ser verdade, coloca em causa a sua competência.
8 Março, 2017 at 16:43
Vês ali alguma confirmação minha?
Pois … era o que eu pensava.
8 Março, 2017 at 12:56
O Jorge Jesus não vai mudar.
Isso do JJ ter que se adaptar ao Sporting não existe.
Ele vai continuar a exigir a contratação de jogadores “feitos”, fortes fisicamente, em detrimento de jogadores espontâneos e inteligentes como o Geraldes, Podence, Matheus, Iuri, etc…
Vamos perder todos aqueles craques, como os lampiões perderam o Bernardo que hoje em dia é um jogador do caralho.
Rui Jorge, para ontem!
8 Março, 2017 at 13:13
Que experiencia tem o Rui a treinar um clube de futebol da dimensão do Sporting?
8 Março, 2017 at 14:05
Nenhuma. Para além de que só mesmo alguém com pouco amor próprio iria largar um lugar tão seguro como o que o Rui Jorge tem para se meter numa aventura como treinar o Sporting, com tão pouca experiência a nível de futebol sénior/profissional.
O Rui Jorge, quando acabar o seu percurso onde está, que treine clubes, sim. Mas a um nível um pouco mais baixo, para ganhar estaleca.
8 Março, 2017 at 14:30
Que experiencia tinha o Leonardo Jardim para treinar uma Equipa como o Sporting?
Que experiência tinha o mourinho para treinar o porto que com ele venceu a Taça Uefa e a Champions?
8 Março, 2017 at 15:03
Nem mais!
Essa história da experiência…
Por essa ordem de ideias vão buscar o Juande Ramos ou o Manuel José.
Fdx, que estupidez!
8 Março, 2017 at 15:22
O Guardiola só tinha treinado o Barça B… e outros exemplos se poderiam arranjar…
Esse argumento é treta. Não é por aí. Se há coisa que RJ não parece ser é tenrinho.
8 Março, 2017 at 16:03
Não discutam a omnipresença!
8 Março, 2017 at 13:07
Para já, SIM!
Lá para Julho/Agosto já não sei. Dependerá muito da época de transferências e do estágio. Mas aí pode já ser tarde para reformular tudo com um novo treinador.
8 Março, 2017 at 13:11
Para mim JJ é um claro SIM !
é verdade que a epoca não correu bem , sobretudo pelas contratações que pareciam sonantes (lembro que todos nós delirámos com a vinda dessa gente) e que se tornaram um verdadeiro pesadelo.
Deve JJ continuar a apostar em Argentinos ?
Eu diria claramente que sim, pois embora tenha falhado muitas contratações, quem descobre Di Mraia, Gaitan, Salvio, Cervi, e Alan seguramente continua com credito e a achar que na Argentina é que os há !
Tenho esperança que Alan faça o mesmo ciclo que os outros que nas suas primeiras épocas tmb foram medíocres. Pelos últimos jogos quer-me parecer que o Sá vai poder ter uma grande familia !
Para mim JJ só tem de acreditar mais nos nossos putos (que estão longe de ser como os do seixal) e ter alguem que possa confirmar “com olhos de ver” se realmente as contratações todas que sugere fazem sentido !
8 Março, 2017 at 13:15
Pelos poucos comentários que li penso que há consenso e alinho pelo mesmo, ou seja: tem de ficar mais uma época e no fim faz-se a avaliação e se fôr negativa, temos pena mas há muitos treinadores e só um SCP.
Eu mantenho que se trata do melhor treinador português do momento (queria-me rir – ou chorar – a ver o Vitória a treinar o Sporting, a ver se fazia metade do que faz o JJ…), e que o problema deste ano foi a construção do plantel, muito extenso, mesmo com Champions. A equipa B perdeu motivação à conta disso e os suplentes não tinham lugar nem numa equipa nem noutra o que também os tornou mais fracos por falta de ritmo quando precisamos deles. Continuo a defender um plantel principal reduzido (muito mesmo: 18 jogadores) com uma retaguarda jovem e pujante na equipa B, com perspectivas reais de poder a qualquer momento entrar na equipa principal.