Ataquemos o problema de frente: o futuro do futebol do Sporting será melhor ou pior com JJ?
Para responder a esta pergunta teremos que colocar vários ingredientes no tacho e cozinhar tudo em lume muito brando, não vá a receita para um bom raciocínio se perder, agarrando ao fundo conclusões precipitadas. A questão central para mim e imagino para muitas pessoas será, se consegue ou não Jorge Jesus tirar todo o partido dos pontos fortes do Sporting Clube de Portugal. O mesmo é dizer que o que nos diferencia dos nossos rivais é a nossa enorme capacidade para gerar talentos, a paciência que temos com a sua maturação (que lhes permite evoluir) e o nosso orgulho em chamar “nossos” a jovens a quem muitas vezes falta capacidade para enfrentar todas as pressões de um clube que não vence um campeonato há tantos anos.
Poderia facilmente fazer com JJ o retrato de um técnico ultra-exigente, sem paciência para complementar falhas de formação, que privilegia os altos, os rápidos e os “tanques”, um treinador que “pica os miolos” dos jogadores de forma obsessiva, que ensaia até à exaustão as movimentações defensivas e ofensivas até não restar uma gota de espontaneidade nas suas equipas. Ao fazê-lo estaria a riscá-lo como a melhor solução, pois “este” treinador estaria nos antípodas do modelo de treinador que maior partido poderia tirar do melhor que o clube dá. E porque não temos os cofres recheados isso invalidaria a ideia de que o melhor futuro do nosso clube estaria com JJ.
Felizmente, penso eu, o “mestre da táctica” não é apenas a visão estérotipada composta no parágrafo anterior. Tem muito mais para dar, para se adaptar e penso que, ao seu jeito, mais prático do que verbal…tem aberto horizontes para compreender que não pode desperdiçar Franciscos Geraldes, Matheus Pereira ou Carlos Mané. Muitos desesperam, temendo que JJ reedite Bernardos Silvas em alguns dos mais promissores talentos que temos, receando que os ignore até que os seus empresários ou BdC os resolva colocar a “render” for a de Alvalade. É precipitado e uma concessão total ao “carvão” encarnado. Nem acho que JJ seja cego aos talentos dos nossos miúdos, nem acho que o nosso Presidente fosse capaz de vender os nossos melhores “prospects” como alternativa. Acredito sim que este treinador tem uma visão do “ponto ideal” para apostar num jogador muito mais exigente que a maioria de nós. É preciso que se note que apostou sem receios em João Mário e Gelson, manteve Ruben Semedo quando muitos nunca o esperariam e até Esgaio tem merecido muito mais oportunidades do que o suposto. Há esperança e ao contrário do que os 68 comentadores televisivos e cronistas de jornal desejam, devemos dar o benefício da dúvida a quem o merece.
O meu receio na manutenção de JJ na próxima época nada tem a ver com o aproveitamento dos jovens formados na nossa “cantera”. As minhas maiores dúvidas estão noutro lugar e prendem-se com a abordagem ao mercado, que penso ser a grande lacuna na capacidade de manager deste treinador. Jorge Jesus não é o melhor adepto de contratações de potencial a médio ou longo prazo, prefere experiência, maturidade e mais valias imediatas…só que com a incapacidade de investimento dos clubes portugueses essa matéria-prima vem muitas vezes de jogadores em reabilitação competitiva, em fase descendente das suas carreiras. Às vezes corre bem, muitas vezes corre mal. Além do mais, não tem especial apetência para ver nas equipas nacionais as soluções que lhe faltam, preferindo jogadores sul-americanos, nomeadamente os argentinos. Na sua visão, são atletas melhor preparados do ponto de vista táctico, que pela natureza dos Torneios de Apertura e Clausura geram também aptidão na vertente defensiva, capacidade de choque, criatividade e muitos recursos técnicos. Imagino que com outro tipo de orçamentos se artilhasse de verdadeiras armadas de jogadores italianos e alemães, mas no Sporting isso não é de todo possível.
Mas a verdade é que, não há outra forma, JJ terá de se adaptar a orçamentos de apostas mais certeiras e em jogadores menos “experimentados” criando ao seu redor mais e melhor scouting para descobrir entre os “quase prontos” os mais “prontos”, suportáveis pela nossa dimensão e com o perfil mais adaptado ao que é a nossa Liga e a nossa necessidade “europeia”. E digo que se deve apoiar no scouting já que também neste perfil de contratações falhou redondamente (Petrovic, Paulista, Castaignos, Meli). Num cenário ideal, entenderia a equação de forma bem simples: devo trabalhar os jovens da casa e eleger algumas aquisições estratégicas de valor acrescentado, onde aí sim vou gastar dinheiro a sério, mas observando, escutando e decidindo conforme as recomendações do departamento de prospecção. E se não existir o tal departamento, que se crie um, pois orçamentos de várias dezenas de milhões de euros não podem estar ao sabor de “dicas” e “contactos”, mas sim de análise profusa e constante do mercado.
Em resumo, Jorge Jesus terá de se adaptar ao Sporting e não o contrário, sendo que se for capaz de o fazer potenciará não só o clube, mas também o espectro da sua acção, tornando-se mais consensual, abrangente e conquistando a medalha que muitos lhe retiram, afirmando-se como capaz de potenciar jovens, portugueses e oriundos da formação do clube e para mim bastante mais útil que apostas no “escuro” entre promessas precipitadas lusas ou velhas glórias estrangeiras. Um clube de futebol de topo no ano de 2017 não rege a composição do seu plantel através de “paixões” antigas ou recentes de um treinador e muito menos através do feeling do Presidente. E parem por favor com a história do Aurélio Pereira, uma coisa é detecção de talento nos escalões de formação, outra bem diferente é a análise de valor em jogadores já profissionais.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
8 Março, 2017 at 15:10
Farto destas caixas de comentários. Farto que tentem condicionar a linha editorial do blog e seus escribas rotulando tudo de ” nao assunto”. Farto de caixas de ressonância que acusam os outros de matilhas e depois andam todos de mao dada a cantar o Kumbaya a BdC.
Farto de gajas que sao um veneno, que nao sao capazes de comentar o post, e só sao capazes de comentar outros comentários com indirectas e insinuações que sabe muito mas nao sabe a ponta.
Farto de ser tudo do c@ralho.
Farto de gajos que acham qur sao donos do blog e andam aqui so preocupados em apontar a porta da rua a quem ouse discordar de algo.
Farto de gajos que se julgam a PIDE e andam aqui a controlar quem diz o quê e quando.
Saudades da Tasca de antigamente.
Quem me dera que isto tivesse uma opcao para ocultar comentários de users que nao queremos ver.
8 Março, 2017 at 17:19
Eras ocultado 😉
8 Março, 2017 at 17:50
Idem
8 Março, 2017 at 17:52
Fiquei triste , vais chamar a trupe?
8 Março, 2017 at 17:58
Só se chamares a tua
8 Março, 2017 at 15:12
Post pertinente que aborda muitas das questões que têm sido aqui levantadas.
Na minha opinião, parece-me que a continuidade do JJ depende acima de tudo dele próprio. Se concordar com as condições que são mencionadas na posta do LdP, tem todas as condições para continuar. Mas para isso é preciso que concorde mesmo. Não é aceitar, é concordar. Ou seja esse tem de ser também o projecto dele e não algo a que ele se submete. E é aqui que eu tenho as minhas dúvidas. Por algumas declarações de JJ fica a ideia de que esta mudança de rumo não é do seu agrado. O ar de enfado com que fala da formação (com que sempre falou, em todos os clubes), não augura grande compremetimento com o projecto. Se assim for penso que é melhor sair.
Outro ponto relevante que não vi ser muito apontado é a questão financeira. Esta época não pode ser repetida apenas pelos maus resultados desportivos. A política assumida esta época não viável a médio prazo. O grande trabalho feito na recuperação do clube ficaria em perigo. Por isso, na realidade, não se trata aqui de optar por um caminho ou outro. O Sporting não tem para já outra alternativa que não seja apostar na formação e em algumas contratações cirúrgicas.
Mais do que ser a favor da continuação do JJ, sou a favor do fim da máquina trituradora de treinadores, especialmente quando não restam dúvidas da sua capacidade.
De referir que a questão do “mais uma época” é uma falsa questão. Se não segurarmos o 4.º lugar, JJ tem de sair. Se começarmos o próximo ano a perder e, acima de tudo, a jogar como estamos, também não vejo grande margem. Esta última hipótese é o maior e real risco da aposta na sua continuidade.
8 Março, 2017 at 15:33
O mal é algumas pessoas pensarem que o Sporting muda alguém, como se o ar perfurmado de Alcochete/Alvalade tivesse o poder de alterar psiques.
Quando Jesus foi contratado, foi contratado com todas as suas qualidades e defeitos. E um destes, é de arrumar de lado jogadores com quem não engraça. Sempre foi assim, sempre será.
É colocar nos pratos da balança se os defeitos compensam as qualidades.
Claro que, para aqueles que há três anos o acusavam de mandar umas bombas nos jogadores, de viver do colinho, ou de mamar comissões nuns sérvios e argentinos, das duas uma: ou mantêm uma postura 101% crítica, ou então dobram a língua. Esses, ambos, nem vale a pena botar faladura sobre o tema, já se sabe a posição.
8 Março, 2017 at 16:45
Com JJ fomos uns quantos milhares a Madrid … convictos de que íamos ganhar.
… mas se por cá manda o benfica e porto, na europa o Real manda muito mais!
Só mesmo Nós para acreditar que iríamos lá vencer.
E de facto até estávamos com essa moral que leva a grandes voos, Mas uma expulsão e um livre à medida do Ronaldo… atiraram nos para Terra!!!
Este ano de eleições, os Lampeoes, apostaram tudo numa campanha alternativa para as eleições e de tudo usaram para que resultasse.
Puro engano… os Sportinguistas como eu ( lambe cus ) fomos lá dar 86 a 9 só para que os bardamerda todos assentem o facho!
JJ é o melhor treinador que podemos ter (com a nossa capacidade financeira.)
É um treinador que sabe como ninguém como se anda nos corredores da bola portuguesa e sabe coisas sobre o benfica que seram atirados na devida altura para a máquina de fazer merda e espalhar aos quatro ventos.
Por isso esta campanha contra JJ
E por isso o orelhas vir a público, por gelo e pedir para os benfiquistas deixarem de falar em JJ.
SA acção que puseram ao JJ, de 1euro vezes 14 milhões … parece que já foi com os porcos.
Agora falta pagarem a indemnização 🙂 e depois os ordenados com juros de mora.
E depois o JJ está livre de meter a boca no trombone.
Por isso ser necessário que se mantenha por cá por alguns anos.
Quem não quer ver isto e quer tentar afastar o JJ ou é por agenda, ou por andar ancioso/a e não conseguir ver mais do que Geraldes Vs Ruiz.
8 Março, 2017 at 16:51
Com a nossa capacidade financeira? Fdx se podemos pagar o que pagamos ao JJ vens falar de capacidade financeira? Quem te ouve parece qye ganha pouco
8 Março, 2017 at 17:58
com a nossa capacidade financeira para pagar ao “deus da táctica”… acho que até dava para contratar o Simeone…
de facto… é melhor rir para não chorar!
8 Março, 2017 at 18:03
Coloca aí o Ordenado do DS vs JJ
Ou acabaram as eleições e continuam as falácias?
Mais um cruzamento para o pinhal !
8 Março, 2017 at 18:09
Não ligues … a esses cromos é mandatos Bardamerda!
9 Março, 2017 at 13:56
Esta merda de repetir o carvao ad nauseum….
apenas os estado lampianico se preocupa com o ordenado do JJ.
Mas ter vendido o Joao Mário mais o Slimani pelo dinheiro que foi já o JJ nao teve nada a ver 😉
9 Março, 2017 at 14:19
BARDAMERDA PARA ESSA GENTE.
9 Março, 2017 at 14:31
Façam como eu: não os alimentem. Puro desprezo! Ignorar! Nem #bardamerda merecem! É reduzi-los à sua insignificância.
8 Março, 2017 at 18:13
És mesmo assim na vida real???
Fodasse que desgosto
8 Março, 2017 at 16:56
Ao título do post respondo com um NÃO.
Neste momento nota-se que é claramente o maior problema que temos… No último jogo desde jogar com dois trincos, lançar Castaignos e Campbell com Podence no banco e F. Geraldes na bancada, William a bater livres, etc é mau demais!
É fulcral para o ano com um novo treinador, contratações cirúrgicas e de qualidade formar um bom plantel Pa chegarmos ao título.
PS: Não deixa de ser engraçado o estatuto do JJ e verificar que a maioria quer a continuidade (talvez também pelo contrato?) do mesmo sendo que há ainda quem pense que pode mudar (AHAHAH! Em que planeta é que vivem? ) “Às vezes mais vale cair em graça do que ser engraçado”.
É inevitável! O treinador é o elo mais fraco e o principal responsável veja-se Mourinho&Chelsea, Klopp&Dortmund, Ranieri&Leicester etc… Quem vive do passado são os museus.
JJ PARA A RUA SFF. E espero que BdC já tenha percebido isso para o nosso bem.
8 Março, 2017 at 17:01
O Paulo Bento está livre… #VoltaPauloEstásPerdoado
#PauloBento4Ever
Com o maior orçamento da nossa história são vergonhas atrás de vergonhas… Eu disse que a seguir à derrota frente ao Braga ( com o Abel a treinador??? ) devia ter sido despedido e provavelmente hoje ainda estaríamos na luta hoje…
#ACulpaÉDoJorges
8 Março, 2017 at 17:26
Certo …. ou Burrice?
Vamos esquecer até que já garantimos 30M de Lucro no final do exercício e que os rivais neste momento um estará garantido o break even e outro prejuízo superior a 60M….
O que é um Orçamento de uma SAD?
Qual o Orçamento dos Rivais?
Em que ano um Orçamento inferior ganhou o Campeonato ?
Volta PMR… tens aqui um adepto
8 Março, 2017 at 17:51
Sempre a mesma k7.
Nós nem a orçamentos inferiores ganhamos este ano.
8 Março, 2017 at 17:59
E responder ? BOLA!!!!!
Parecem os cruzamentos dos nossos laterais!
Já se percebeu que tentas fugir quando não existem argumentos . interessa é não responder ao que não interessa. Chama a trupe! Pode ser que NÃO ajudem.
Se não percebes (percebes por isso não respondes) eu pergunto novamente….
GANHAR NO FINAL não é um joguito.
Mas responde se conseguires uma vez que te vieste meter a defender uma tese .
8 Março, 2017 at 18:05
Responder? Isso é o que deviaa fazer ao Illuminator, mas falas de orçamentos.
8 Março, 2017 at 18:10
Em que ano um Orçamento inferior ganhou o Campeonato ?
O ano passado
8 Março, 2017 at 18:16
Ahhahahhahhaha és tu PMR?
Não espera é a ajuda.
Mas sem Stress, vamos lá.
O que é para ti um ORÇAMENTO de uma SAD?
Qual foi o Orçamento dos vermelhos e qual foi o dos Fruteiros ? E quanto quanto a mais vs SCP.
E percebeste bem … mas espero
8 Março, 2017 at 18:25
O dos fruteiros.
Se os orçamentos ganham campeonatos como ficámos tão à frente do fcpe?
8 Março, 2017 at 18:59
Falácia apresenta números já pedi !
Não queres colocar eu digo e n preciso de ir procurar , não falho por muito.
Vermelhos 172M
Fruta 171M
SCP 93
Honestidade intelectual principalmente de quem até está informado.
Ficaste à frente de um mas lutas com dois com 50% do orçamento
Quem ganhou mais uma vez ?
8 Março, 2017 at 19:03
E foi por causa do orçamento??? Honestidade intelectual precisa-se 😀 ou então rever alguns resumos da época passada…
8 Março, 2017 at 19:08
Meu caro , não seja desonesto quem se veio referir a orcamentos foi você ! Não vale a pena tentar virar bico ao prego.
O que lhe solicitei devido à sua referencia desonesta foi que colocasse a informação que o comprovasse e até agora é musical lallalala PMR apenas
O SCP merece mais
8 Março, 2017 at 19:11
Esses 172M nasceram onde?
8 Março, 2017 at 19:15
E a diferença de orçamentos entre Sporting e restantes extra-grandes reflecte-se na classificação ou nem por isso?
8 Março, 2017 at 18:15
O Paulo Bento era no gozo…
Que rivais? O braga? O Guimarães?
” Em que ano um Orçamento inferior ganhou o Campeonato ?” Sinceramente não sei. Consegues apresentar factos? A opinião que eu tenho é que orçamentos não ganham campeonatos em especial num campeonato como o nosso… (claro que existem diferenças e diferenças).
PMR? E o burro sou eu? Ultrapassa lá isso…
8 Março, 2017 at 18:22
És burro se não sabes que Orçamentos ganham campeonatos (Ganharam sempre nos últimos 15 anos , provavelmente até mais) mas isso desculpa o termo, foste tu que disseste.
Foste tu que falaste em orçamentos e lalalala do PMR , não eu. É problema teu se não usas argumentos teus.
Tu é que tens que provar as Falácias que escreves.
E sim em especial num campeonato como o nosso é o Orçamento que faz a diferença. Vai ver.
8 Março, 2017 at 18:40
Eu sei que sou burro mas não gosto que me andem sempre a lembrar disso…
“Foste tu que falaste em orçamentos e lalalala do PMR , não eu. ” Do PMR??? Tens mesmo de ultrapassar isso…
” Tu é que tens que provar as Falácias que escreves.” Vou repetir : ” Sinceramente não sei… A MINHA OPINIÃO…” Se sabes e não queres dizer OK.
Ou seja a nossa diferença pontual justifica-se acima de tudo com a diferença de orçamentos? É isso?
8 Março, 2017 at 19:03
Deixa ver ? Procura ?
Foste tu a falar de Orçamentos como nunca
Vê lê e depois falamos
E ood s vir falar de 30M em compras quando os rivais os Verdadeiros Rivais fizeram investimentos de 120M os dois em ano e meio
Procura informação antes de vires com chavões da propaganda lampionica . É a obrigação de qq Leão
8 Março, 2017 at 20:58
“Eu sei que sou burro mas não gosto que me andem sempre a lembrar disso…”
Ahahahahahahahahahahah. Muito bom!
8 Março, 2017 at 18:25
Já agora tb o termo era no gozo foi usado por PMR sobre os seus supostos projectos. VElomedro e clube naval era uma piada !
Quando comparas RIVAIS com Braga e Guimarães
Demonstra ao que andas e com que argumentos …. uma opinião para Carvão um Gozo para Carvão um Argumento sem factos….etc
Tiros nos pés como PMR apenas quando confrontado ….
8 Março, 2017 at 18:40
Aranha era isto que eu dizia antes das eleições. Os chavões utilizados pelo PMR durante a campanha fazem-me lembrar as opiniões de algumas pessoas aqui.
Se o nosso problema é o treinador, porque é que nos últimos 10 anos não fomos campeões e nos últimos 40 somente o fomos por 4 vezes?
Porque será?
8 Março, 2017 at 21:15
Absolutamente nojentos.
Ainda pensava que certos nicks eram sportinguistas, mas começo a ter dúvidas
9 Março, 2017 at 0:00
Eu não tenho dúvidas…
8 Março, 2017 at 23:56
O Boavista no ano em que foi campeão, mas tinha um reforço de peso, o presidente da liga, Valentim Loureiro, que ia ao balneário dos árbitros antes e no intervalo dos jogos.
8 Março, 2017 at 18:05
As questões a colocar no fim da época serão, existe alguém treinador no mercado que:
1. Conheça o campeonato português na sua plenitude (estádios, clubes, jogadores, árbitros, jogadas fora das quatro linhas….) disponível?
2. Tenha instinto e experiência de ganhar títulos, sobretudo campeonatos, em conjunto com uma maturidade e experiência tática e técnica?
3. Jogue para ganhar em qualquer estádio (jogar para ver o que o jogo dá, aka NES ou rui forcado, não é a mesma coisa), independentemente do adversário?
3. Que aposte em jovens e os fortaleça desportiva e fisicamente?
Será que se encontra alguém melhor que JJ nas condições atrás enunciadas?
JJ deixa-me exasperado nalgumas contratações e na não aposta nalguns jogadores, mas tem o eu apoio.
PS. Se me disserem que Rui Jorge traz com ele o conselho de disciplina e o conselho de arbitragem, bem como todo o Know how e conluios da direção da fpf, então estou disponível para apoiar o despedimento de JJ e a contração do nosso ex- defesa esquerdo. Não quero ser beneficiado, apenas desejo não ser prejudicado, nem que os nossos rivais diretos sejam favorecidos.
8 Março, 2017 at 18:11
PS. Se me disserem que …………. traz com ele o conselho de disciplina e o conselho de arbitragem, bem como todo o Know how e conluios da direção da fpf, então estou disponível para apoiar o despedimento de JJ . Não quero ser beneficiado, apenas desejo não ser prejudicado, nem que os nossos rivais diretos sejam favorecidos.
Diga UM ! Que eu tb.
Espera “know how e conluios da direção da fpf, ….” isso já veio tb incluído com JJ, o problema é mudar/esbater o restante é não se faz em apenas 1/2 anos…. ou será que o restante tb faz parte da estratégia de longo prazo ?
8 Março, 2017 at 18:15
Acho que há sócios que ainda não perceberam que o que se quer é apenas isenção e não favorecimentos.
Não precisamos de ajudas para ganhar um campeonato e o ano passado foi prova disso, só não ganhamos porque outro foi ajudado.
8 Março, 2017 at 18:11
Isto! 😉
8 Março, 2017 at 18:23
Jorge Jesus é o treinador do presidente e é o melhor treinador que o Sporting pode ter neste momento. Tem defeitos? Tem. É teimoso ? Muito, mas sabe bem o que quer.
Nem sempre aposta em jogadores da formação, nem sempre tem paciência para ensinar, nem se dá ao trabalho de perder tempo com quem não o acompanha naquilo que ele pensa para a equipa, tudo isto é verdade, mas para aqueles de quem ele gosta e para aqueles que conseguem seguir à risca o seu famoso guião transforma-os em jogadores acima da média.
Jesus não se adapta aos jogadores, estes é que têm de se adaptar à sua equipa, nem todos são capazes, daí a necessidade de alargar a base de escolha. Quando pode escolher sem que lhe metam travão irá ter carradas, como o fez noutros lugares, para evitar isso tem que haver um pulso forte. Bruno de Carvalho já demonstrou que o tem.
Jorge Jesus não funciona com directores desportivos só com presidentes. Ninguém pense que a entrada de alguém para essa função iria funcionar com JJ , nunca. A sua ideia aproximar-se mais do treinador do futebol inglês, o manager, que apenas presta contas ao presidente.
Ao contrario do que se comenta, penso que apesar de tudo, tem feito boas escolhas. Com custos baixos é muito difícil encontrar bons jogadores e mesmo com números altos para nós, os melhores voam para outros poleiros. Um Bas Dost, um Coates, mesmo um Alan Ruiz não são fáceis de encontrar e de contratar. Muitas vezes tem que se comprar algum entulho para encontrar uma pepita de ouro no meio. Alguém de boa fé diria que Slimani era um futuro Top quando foi contratado pelo Sporting? Se alguém sonhaste isso nunca teria vindo para Portugal.
Quanto ao tempo que Jesus ficará no Sporting, depende daquilo que fizer até ao fim do seu contrato, que o presidente também tem de prestar contas a quem o elegeu, mas ninguém pense que outro fará melhor.
Quando leio que Rui Jorge pode vir a ser um bom treinador para o Sporting, penso que é verdade, mas não nos próximos anos, porque o problema não é o treinador.
No Sporting nem os presidentes têm tido estabilidade e é isso que nos faz falta. Quem tem experiência ganha mais.
8 Março, 2017 at 18:30
Dei desconto até às eleições. Admiti haver muita gente muito nervosa. Mas, agora, não posso demonstrar o meu mais profundo repúdio pelo que aqui se passa. Sinto que ninguém com o mínimo apreço pela democracia, ou que tenha vivido sobre ditadura, se possa escusar de se indignar pelo clima de terror que aqui se quer implementar. Meia dúzia de tipos(as), que ignoro se são fanáticos, avençados via claques ou funcionários do clube impõem uma surreal lei da rolha. Já nem tentam contestar opiniões contrárias (o que se fez, durante algum tempo, sem o mínimo respeito pela pluralidade por não ser uma troca de ideias mas apenas uma imposição das suas). Agora é diferente. Pura e simplesmente proíbe-se de falar. Independentemente do assunto, a imensa ralé não tem o direito de pensar, verbalizar. Há “camaradas” eleitos para pensar em tudo. O delito de opinião levado ao extremo.
E, por mais dilacerante que fosse a panóplia de insultos dos do costume, em grupo e com estratégia sobre uns quantos escolhidos a dedo, agora inaugurámos as ameaças físicas. Isto é gravíssimo.
Tem a palavra, e mais que a palavra, o Tasqueiro. Mas convém que não te iludas. Tens a nkvd no tasco, pronto a carregar a malta daqui para fora e a substitui-los por bonecos de palha.
8 Março, 2017 at 18:33
“Eles” foram legitimados.
Ganharam 86-9.
Portanto os “9” que aceitem a vontade da maioria e se calem.
8 Março, 2017 at 18:44
Não tem nada a ver com os 9. Eu sou dos 86, e não posso admitir que ninguém, ninguém, seja proibido de ter opinião. Quando vês alguém dizer que um qualquer assunto é um não-assunto porque tens alguém para decidir, isto já não tem nada a ver com desporto ou com um blog.
Aceitar isso é a antecâmara de abraçar a ditadura como meio de governo.
Ainda esta semana, com todos os seus defeitos, a Associação 25A deu um enorme contributo à democracia, defendendo a liberdade de alguém que muito desprezam. E fê-lo porque em vários quadrantes se “cheira” a ditadura, o aparatchik.
O que se passa na Tasca é surreal. E já não tem nada a ver com o Sporting. Tem a ver com liberdade e dignidade.
8 Março, 2017 at 21:35
Excelentes os teus 2 comentários.
8 Março, 2017 at 18:52
Não. Não é assim
Ainda que seja só um, não tem de se calar, todos temos direito à nossa opinião.
A liberdade de cada um, mesmo que seja a maioria termina quando começa a liberdade do outro ainda que seja só um indivíduo.
8 Março, 2017 at 18:54
Mai nada Brotha
8 Março, 2017 at 18:50
É que é mesmo isto.
8 Março, 2017 at 19:26
Fodasse já hoje fui acusado de querer calar alguém com falinhas mansas. Responder-me está quieto. Agora vens tu apelar a que haja uma limpeza na tasca! Mas o que é para ti democracia é ficares a falar sozinho? É ser do contra só porque sim? Porque é que a critica é mais valida que a concordancia em democracia? fanáticos caralho? sim pelo Sporting! Irracional? sim pelo Sporting.
Já disse que não concordo com os apelos à violência. Mas fodasse só vocês é que têm o direito de chamar acéfalos aos outros? Só vocês é que são os verdadeiros democratas que não aceitam que alguém possa ter uma opinião diversa da vossa? Proibe-se de falar? Onde é que viste isso? deve ser na linha da do Ricardo, que me acusou de o querer calar com perguntas e falinhas mansas! E uma palavra tua contra falsos testemunhos contra o Sporting há? Aqui são todos grandes e falam muito, mas ir a uma AG fazer estas mesmas criticas e falarem aí dos Departamentos no Sporting especializados em utilizar prints para prejudicar as pessoas, isso já é bolinha!!!!!!! falas em avençados e o caralho, funcionários do clube? Olha eu conheço quase toda a gente e o único que conheci que trabalhava para o Sporting era o Diogo! e por falar em avençados, já reparaste que estás a utilizar as mesmas expressões que utilizam nos blogues lampiões para por em causa quem defende o Sporting?
Não gostas da minha opinião, ignora. Não concordas com ela, discute! Isto é democracia. Agora se sabes o que é viver sob ditadura, devias ter vergonha de escrever o que acabaste de escrever.
Olha não julgues que te quero mal a ti ou a quem quer que seja aqui no tasco. Volto a dizer, tens todo o direito á tua opinião, tal como eu tenho todo o direito de ser contra.
SL
8 Março, 2017 at 22:48
Imagino que, se prezas a democracia, se queres pluralidade em vez de ficar a falar sozinho, se queres critica e concordância com igual legitimidade, se achas bem que se discutam opiniões e se não concordas com violência, provavelmente terás escolhido um comentário “ao calhas” para expressar a tua indignação.
Lamento é que tenha sido um comentário que fala de respeito, pluralidade e democracia e denuncia o clima de terror e a coação.
Especialmente quando há dezenas de comentários com promessas de violência, a mandar calar gente dizendo que isto e aquilo são não assuntos, perguntando “quem é que te pediu a opinião” (teria graça, não fora tão grave), ditando sobre o que os outros “devem” dizer (olha, acabaste de o fazer comigo), concordarás que foi particularmente mal escolhido o sítio do teu comentário, se o teu ímpeto democrático é genuíno.
Como não acredito que não saibas muito bem o que de tão simples eu disse, até pela construção do teu comentário, fico-me por aqui. Na verdade, insinuações de que chamei acéfalo a alguém ou que advogo que a crítica ou a concordância são mais ou menos válida não podem ter melhor resposta que a morte certa numa nova leitura do que escrevi acima.
Mas para que não digas que não ligo ao que dizes, sim, já segui o teu “conselho”. Já fui a várias AG. Numa em que pedi a palavra para falar contra aquilo que se passava não cheguei a falar. Eu e um senhor com idade para ser meu pai fomos agredidos pela jl. Era o tempo do godinho e tinha-os bem remunerados. Em menos de nada passaram para o ex-Peyroteo e, agora, vão buscar o Markovic ao aeroporto. De graça? Também por isso não consigo acreditar que a militância extrema e controleira que aqui se vive não seja remunerada.
Com que então uso as expressões dos lampiões. É porque devo ser um lampião, de certeza. Ou pelo menos cria-se a dúvida, e descredibiliza-se o que eu disse, certo?
9 Março, 2017 at 1:11
Para mim a militância pelo Sporting é gratuita, pelos vistos para ti, deve ser paga.
Acorda, já não estamos no tempo do gnomo dos paquetes, há 4 anos…
Está bem “camarada” a Coreia do Norte é uma democracia…
8 Março, 2017 at 18:36
Como se explica esta época? Para mim as coisas nunca são simples mas só vejo um único factor transversal: a mentalidade do grupo.
Esta época falhou especialmente pelo subrendimento dos jogadores, por várias razões mas é inegável que o treinador é a principal influência sobre esse aspecto.
E muitos erros básicos foram cometidos. Incompreensível.
Mas o que se passou? Depois de uma época excelente este ano, porque é que não jogamos uma fava? O homem não passa a ser mau treinador do dia para a noite. O plantel melhorou, se bem que esteja diferente. A falta do rigor táctico de João Mário não explica todo o descalabro defensivo (já o do Campbell nos custou 4 ou 5 pontos).
Toda a gente está desapontada, e ainda bem que tínhamos expectativas, mas apontar baterias só ao treinador é completamente redutor e ao nível do debate que se vê entre paineleirada.
E dizer que tem que ser campeão para o ano ou é despedido é de uma estupidez atroz. Um autêntica visão de toupeira.
8 Março, 2017 at 18:39
Adoro lucidez!
8 Março, 2017 at 18:44
Concordo e subscrevo
8 Março, 2017 at 18:53
+1
8 Março, 2017 at 19:29
Portugueezza,
O factor transversal que refere não terá a ver com o treinador?
Acho que o tema é bem abordado e, para a maioria dos tasqueiros, aceite a continuidade de Jorge Jesus.
Cá para mim, está a promover-se o conceito do adepto autómato…
8 Março, 2017 at 21:23
Óbvio que o treinador é o principal responsável, foi isso que eu disse, jmfs.
Mas principal significa prái 20% (isto há estudos)!
Depois é sentar, reflectir e pensar o melhor para o clube.
O aspeto autómato, sim, aquele cujas opiniões são formatadas pela comunicação social. Muito triste.
8 Março, 2017 at 18:51
Quanto á resposta à questão do título do ‘post’, a minha resposta é um inequívoco … SIM. E acrescento, porque carga de água se iria rescidir com um Treinador de topo que revolucionou o futebol do SCP?!?
Mais, se necessário fosse, basta comparar as percentagens de vitórias dos treinadores que passaram no SCP nos últimos 10 anos e, aí têm a resposta.
Eu quero lá saber se o Jorge Jesus ganha muito ou pouco… Eu quero é que ele torne cada vez melhores quer os nossos jogadores quer o nível de jogo colectivo. Os que não conseguirem demonstrar qualidade para estarem ao nível das exigências competitivas que é jogar na equipa principal de futebol, obrigadinho e um queijo …
Ofender, menorizar, achincalhar um Treinador como Jorge Jesus é, tão só, dar força aos nossos inimigos… E são tantos…
Obrigado Presidente Bruno de Carvalho por ter trazido sempre bons treinadores para o SCP. Obrigado Jorge Jesus por defenderes o SCP!
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
8 Março, 2017 at 19:32
Como não quero condicionar a liberdade de ninguém para opinar e como não quero que este tasco seja mal frequentado por minha culpa, só porque não concordo com a critica constante, deixo-vos a falar sozinhos.
Cherba, foi um gosto frequentar esta tasca e comer os teus croquettes e beber as tuas mines. Um abraço para ti e desculpa e como dizia o outro, desculpa qualquer coisinha.
Um bem haja a ti e ao Jusko.
8 Março, 2017 at 19:39
Mas que cambada de choraminguices que anda aqui na tasca!?
Desde há uns tempos para cá que anda aqui uma campanha de vitimização que eu tou que nem posso…
Amigos, e uso o termo com intenção, parem de se queixar de delitos de opinião porque, caso não se tenham apercebido, os comentários são livres e ninguém impede ninguém de se expressar.
Já tinha dito que está nos estatutos da Tasca que cada um habilita-se a levar com um pano molhado na tromba ou com uma caralhada.
A mim a estupidez e o cheiro a desonestidade ofende, peço desculpa: ofende. Mas não me vêem a choramingar quando me faltam a mim ao respeito.
E na verdade toda a gente o faz, por isso metei o Xitâozinho e o Xóróró no saco e lembrem-se que o objectivo é querer o melhor para o Sporting.
E que tal um post sobre “eleições antecipadas em Abril”? Que tal? Vamos continuar com a senda do Jogo de que o JJ não aposta na formação e anda a queimar o Geraldes?
Será que simplesmente o plano não é mesmo esse, integrá-lo no plantel e familiarizar-se com os métodos de treino?? E que ainda não está preparado? Isto não é básico, caralho? Agora está merda é assim, qualquer cueca pingada entra no 11 à frente de internacionais?
E já agora, se um titular está sem ritmo fica no banco? Os objectivos do Sporting ainda existem e temos que continuar a procurar o melhor em termos de classificação.
E manda-se um treinador embora, um treinador inserido num projecto de médio prazo caso não ganhe para o ano? Isto tira-me do sério.
Continuem a dar azo às divisões entre tasqueiros e sportinguistas (não é exactamente a mesma coisa), continuem a regurgitar chavões da pasquinada, a soprar o carvão (e não se confunda o que é carvão)…
8 Março, 2017 at 20:51
“familiarizar-se com os métodos de treino?? E que ainda não está preparado? Isto não é básico, caralho? Agora está merda é assim, qualquer cueca pingada entra no 11 à frente de internacionais?
E já agora, se um titular está sem ritmo fica no banco?”
O F. Geraldes só precisa de oportunidades e é ridículo andar com adaptações, dois trincos, etc e chamá-lo de volta para treinar e ficar na bancada.
Jogar por estatuto também não me parece que faça sentido. E é engraçado ver que os “fetiches” tiveram e continuam a ter todas as oportunidades… E continua a não dar resultado e continua o JJ a insistir no erro.
8 Março, 2017 at 21:08
+1
8 Março, 2017 at 21:28
Ok, entre a tua opinião é a do JJ sei quem prefiro.
Chamar fetiches a jogadores do Sporting…decisões tomados por profissionais….depois queixem-se de que não há liberdade de expressão!
8 Março, 2017 at 21:33
“Os objectivos do Sporting ainda existem e temos que continuar a procurar o melhor em termos de classificação.”
se segundo ou terceiro lugar na minha opinião já é mau imaginem 4ºou 5º.
Concordo que se pode dar oportunidades a alguns jovens e prepara-los para a titularidade na época seguinte mas discordo quando dizem que se deve fazer do restante campeonato uma pré época.
As derrotas na pré época (que ja eram um prenuncio do que se ia passar este ano) ate mesmo esses jogos a feijões me custa perder.
Todos temos os nossos jovens favoritos, eu também tenho os meus, mas acho que todos sabemos que nao se faz uma equipa combativa apenas com jovens inexperientes. Tem de haver um equilíbrio.
SL
8 Março, 2017 at 23:17
Cada vez que emerge a vontade de alterar a equipa técnica, penso, lá vamos nós esperar mais uns anos. Tenho bola de cristal? Não, claro que não. Tenho a experiência porque assisti a largas dezenas de ” anos Zero” com os resultados desastrosos que se conhecem. Cada vez estou mais convencido que enquanto não conseguirmos estabilizar a Direcção, e a esse nível demos um sinal de maturidade, e a equipa técnica, não vai ser possivel alcançar objectivos.
Depois há a questão da “estrutura” um termo muito abrangente que esconde muito do que é a capacitação para actuar fora das 4 linhas onde perdemos para os rivais de goleada. No ano passado teríamos ganho a Liga nas calmas e este ano não sei porque fomos prejudicados desde muito cedo(Guimarães, Tondela,Nacional,Benfica, Braga,Maritimo, Setúbal etc) talvez também com a intenção interferir nas eleições.
A nível de “estrutura” está tudo por fazer para garantir a verdade desportiva, pese embora os esforços de BC. Mas cumprir o compromisso de ganhar Ligas neste mandato pressupôe, na minha opinião estabilidade da equipa técnica e garantir a verdade desportiva. Não basta corrigir os erros internos, que houve, e muitos,e esperar que JJ torne o seu modelo de jogo mais resultadista e eventualmente menos exibicionista.