É tempo de pensar de forma profunda do que nos tem acontecido nesta época, do que eu identifico que são os problemas da equipa e as soluções que temos. Primeiro identificar os problemas da equipa. A atacar o jogo interior é fraco e o jogo exterior vive dos extremos. A defender, para não sofrer muitos golos precisamos de defender com muitos e temos uma gritante falta de “nervo”. Tudo isto aumenta 10 vezes sem o Adrien.
Isto pode parecer fácil de resolver mas não é…na verdade é muito complexo! O nosso jogo interior mais fraco pede jogadores de maior classe no meio. Jogadores de maior classe no meio tiram “nervo” à equipa e deixam a equipa mais vulnerável defensivamente. Mais jogo interior pode pedir alas mais interiores, alas mais interiores tiram-nos capacidade para dar bola ao Dost como ele gosta. Mais jogo exterior pede laterais mais ofensivos, laterais mais ofensivos deixam um buraco na defesa. Assim tenho plena noção que isto são problemas difíceis de conciliar e que o trabalho de JJ não é fácil. Ainda assim decidi refletir qualquer coisa sobre eles.
Vou começar pelo mais fácil. Os laterais:
Para mim Squelotto está muito bem na direita. Ataca bem, defende bem, dá muita dinâmica ao flanco e até já começa a entrar mais por dentro quando tem oportunidade. Não é o jogador com mais classe do mundo com a bola nos pés mas para mim é de longe a nossa melhor opção. Claro que podia ser melhor, muito melhor, mas do que temos é o melhor.
O problema a sério está na esquerda. Jefferson neste momento não ataca nem defende bem. É assustador ter o Jefferson em campo. Seja a defender, a atacar, com bola, sem bola, no nosso meio campo, no deles…pura e simplesmente não conta. Zeeglaar está parecido. O Bruno César ataca muito bem mas como lateral nem consegue estar muitas vezes onde podia fazer mais diferença e a defender é muito muito fraco. Assim sobra aquele que eu acho que é dono do lugar. Não porque seja extraordinário mas apenas por falta de melhor. Esgaio. Certinho a defender desde que não me metam uma gazela em cima (e aí ele tem grandes dificuldades…mas nenhum dos outros resolveria isso melhor) e é bom a atacar. Nos 2 últimos jogos que fez 1 assistência e meia com o pé esquerdo, o que é mais que o Jefferson e o Marvin juntos no ano inteiro. Para quem gosta ainda há o Geraldes mas se não o acho capaz do lado direito (para mim, em condições normais nem seria titular na B), muito menos na esquerda. Por isso para mim os laterais seriam Squelotto e Esgaio.
Médios Centro (aqui a questão é sempre de dupla por isso vou correr as várias duplas sem Adrien):
William e BC: Para mim é a melhor. Desde que o Adrien se lesionou que para mim o lugar é do Bruno César. Perde muitas bolas para o lugar e ainda anda um bocado perdido mas tem o ritmo, intensidade, força, velocidade e inteligência para fazer o lugar. É o mais parecido com o Adrien que temos.
William Palhinha: Um meio campo de combate. Com tempo até poderia eventual resultar se o William aprendesse a jogar mais adiantado e o Palhinha com companhia. Neste momento não resulta. Primeiro porque nenhum deles constrói em terrenos mais adiantados e depois porque passam o jogo todo encavalitados um no outro. Foi triste ver com o Guimarães o William em cima do Palhinha e o Palhinha sem saber onde se meter. Mesmo a defender! O William, quando pensava, lá se adiantava para pressionar mais alto mas instintivamente vinha para trás e metia-se no lugar habitual, a defender em cima do Palhinha. Só faltava darem a mão! Numa equipa empatada só me apetecia mesmo bater-lhes…
William e Geraldes: Para mim não resulta. Num meio campo a 2 ou o trinco é fortíssimo defensivamente e enche o campo ou então precisa de um médio intenso, com capacidade de choque e que consiga ler o jogo muito bem ali. O Geraldes não tem estas características por isso o que antecipo de um meio campo com o William e o Geraldes era um meio campo esburacado que se pressionado fisicamente a sério pelos 3 médios adversários seria atropelado.
Palhinha e Geraldes: Ao contrário do anterior, este acho que poderia resultar. Palhinha baixando e contruindo como se fossem 3 centrais. Ele tem força, velocidade e inteligência para trancar o meio campo e entregar a construção ao Geraldes e ao Alan Ruiz, que seriam os médios de construção com a ajuda dos alas. Mas para mim continuaria a ser um crime tirar o William da equipa e além disso acho o meio campo William e Bruno César mais forte.
William e Bryan Ruiz: Só coloquei como hipótese porque acho que o JJ pensa nisto. Para mim é o pior meio campo de todos. Na forma atual o Bryan Ruiz perde 90% dos duelos se eles forem disputados no meio e isso já nos foi bem caro. Se na ala disfarça um bocadinho, no meio é uma catástrofe.
Assim, a minha escolha sem Adrien recaia sobre Bruno César e William.
Alas:
Um deles é o Gelson. Mas o Gelson é um ala do mais puro que há. Não lhe peçam para jogar por dentro ou em tabelas que é tirar o melhor que ele tem. Entrar nas costas ou jogar na ala é o que ele faz melhor! Por isso a questão é…quem joga do outro lado. Precisamos de um jogador dinâmico, que desequilibre, intenso, que tenha jogo interior mas que também possa abrir na ala para meter bolas no Bas Dost. Esse jogador …não existe.
Bryan Ruiz seria o meu melhor candidato! Mas para mim já há muito que devia estar a descansar e só não está porque o JJ gosta de insistir nos jogadores que ele acha que são os melhores para o lugar até reganharem a forma. Já lá vão pai 3 ou 4 meses de insistência e a forma…nada…
Matheus: O Matheus seria uma hipótese forte mas falta-lhe um bocadinho de velocidade e intensidade, especialmente sem bola. E eu gosto muito mais de o ver à direta que na esquerda. O Matheus com mais facilidade se deixava levar pela letargia e pelo “defende tu”.
Bruno César: Um forte candidato…mas está a jogar no meu meio campo e para a ala as alternativas são muito melhores do que para o meio campo.
Podence: Tem genica, tem garra, tem jogo interior, tem jogo exterior, tem técnica. É mais perigoso em espaços curtos do que em espaços mais largos. Seria uma das melhores opções…mas não seria a minha. A minha seria…Francisco Geraldes.
Geraldes: Trata a bola por tu com qualquer um dos pés. Tem um jogo interior fabuloso e podia, com a inteligência que tem, ir trocando com Bruno Cesar ou Alan Ruiz, baralhando todo o sistema adversário. Ele é capaz de cruzar com facilidade com o pé esquerdo, de mandar um estoiro com o direto, meter a bola com classe nas costas da defesa, construir a partir de trás, dar dinâmica…para mim seria ele a jogar na esquerda! Falta-lhe só o “nervo” que eu acho que tanta falta nos tem feito.
Para 2º avançado para mim é Alan Ruiz. Não imagino tirar o nosso jogador em melhor forma e que tem feito golos atrás de golos…por mais que o meu coração quisesse tirá-lo para meter lá o Podence a verdade é que o Alan Ruiz é perfeito para aquele lugar e neste momento para mim é um dos nossos jogadores mais importantes. É quem ainda nos dá o pouco jogo interior que temos, é quem mede os tempos de jogo, é quem marca…
Por isso, o meu 11 seria:
RP;
Squelotto, PO, Coates, Esgaio;
Gelson, BC, William, Geraldes;
Alan Ruiz e Dost.
Os meus suplentes: Beto, Jefferson, Semedo, Palhinha, Podence, B. Riuz e Castaignos.
Com o Bas Dost teremos sempre de privilegiar o jogo exterior mas com esta equipa acho que conseguíamos ter um jogo exterior forte e poderíamos crescer no jogo interior. JJ…eu sei que o problema é bicudo e sei que tudo isto é conversa de treinador de bancada. A ti, neste momento só te peço 2 coisas! Pensa com carinho nos nossos meninos para os fazeres crescer e porra…estabiliza a merda de um 11! Trocar de defesa esquerdo de 2 em 2 jogos só faz com que nenhum renda. Olha para o Alan Ruiz…enquanto trocavas de 2 avançado de meio jogo em meio jogo nunca nenhum rendeu. Hoje o Alan Ruiz rende porque estabilizou! O mesmo com o Ala esquerdo. Há…e uma terceira! Dá férias ao Bryan Ruiz! Ele parece de pedra e cal mesmo estando à 4 meses “a ver a banda passar”. Acima de tudo pára um bocado e arruma as ideias porque acho que ninguém consegue perceber o que é que se anda a passar com a tua cabeça desde o inicio da temporada. Ninguém percebe as estratégias, as apostas, as variações, as mudanças…
A equipa do Sporting parece-me mal montada desde o inicio. Parece ter um excesso de opções para uns lugares (alas e extremos), falta de opções para outros (médio centro) e excesso de opções sem qualidade para outros (defesa esquerdo). Para o próximo ano tem de ser contruir um plantel com cabeça, tronco e membros! 2 jogadores por posição e mais 2 ou 3 polivalentes. Aproveitar o que temos de qualidade (que é muito) e ajustar a equipa! Não quero cá estruturas nem diretores desportivos…é só isto que peço e confio que o JJ e o nosso presidente são claramente os homens certos para este trabalho! Apostar nos nossos meninos onde se pode, comprar caro mas bom para onde há grandes lacunas e vender/dar quem não está cá a fazer nada a não ser encher…”
TEXTO ESCRITO POR Tiago Coração de Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
9 Março, 2017 at 7:38
Para mim a grande diferença esta como se fala do SCP e dos rivais na pseudo comunicação social. O importante é falar_se mal do SCP e não falar mal dos outros.
Os outros até nas derrotas foram melhores e dominantes.
#badarshit
9 Março, 2017 at 7:52
Exactamente.
A “crise” do Sporting é algo que foi fabricado. Por exemplo, o porco que andou a epoca inteira a jogar francamente mal, nem uma palavra sobre a “crise”, mas agora eles andam a dominar, e irão sagrar-se campeões.
Sem os 3 jogos onde os pontos foram claramente roubados (braga, guimaraes e carnide) a “crise” do Sporting teria passado ao lado.
Fomos eliminados da Champions, mas estivemos com 2 das melhores equipas em prova, ambas equipas são capazes de lutar pelo titulo.
Mas sim, houve uma serie de erros e temos de os corrigir, até porque os erros já estavam lá durante a pré-época.
Se na proxima epoca investirmos num bom jogador caro, em vez de 4 de qualidade duvidosa, penso que podemos criar uma equipa capaz de discutir tudo. Mas claro, poderemos ficar sem o WC e/ou Adrien, o que irá causar um grande impacto na dinamica da equipa.
9 Março, 2017 at 13:47
Exactamente!
É ver por onde andam as equipas que se apuraram nos grupos das ‘nádegas’ …
Mas isso não interessa falar para esta comunicação social aberrante. Totalmente manietada pelos lãpiões …
9 Março, 2017 at 7:48
Olhar para esse 11, ajuda-me a perceber esta época de sonho.
Arrisco-me a dizer que não via um 11 tão mau desde as equipas de Paulo Bento.
9 Março, 2017 at 7:54
Esgaio é medíocre
Bruno César é um pronto-socorro, não um motor.
Alan Ruiz em formação… Nesta fase, não gosto dele.
Geraldes nunca jogou no Sporting a titular e logo a extremo?
Scheloto…
9 Março, 2017 at 7:58
Ressalva, eu gosto de Esgaio, mas nunca a defesa esquerdo.
9 Março, 2017 at 7:59
E o q fazer qd metem a tal gazela do lado do Esgaio, como o Guimarães fez?
9 Março, 2017 at 8:22
Epá… um post sobre bola. Boa Tiago!
Vou ler depois com calma que vou no carro.
Entretanto alguém consegue a entrevista do Virgílio?
Nogueira, já acordaste? 🙂
9 Março, 2017 at 8:52
Mas não vai a conduzir..certo?
🙂
Abr e SL
9 Março, 2017 at 10:50
O GAG costuma meter todos os “Senadores”
9 Março, 2017 at 14:41
True
9 Março, 2017 at 8:31
Continuem a pensar que o problema está nos jogadores e não nas arbitragens. Nenhum jogador, por melhor que seja, resiste a tanto campo inclinado. Por alguma razão vimos esta equipa fazer jogos fabulosos e a partir de um certo momento não conseguir fazer nada… já esqueceram de como chegamos a 15 Setembro… e o que começou a acontecer a partir daí. Ainda o fim de semana passado foi o descalabro. Ah… é a equipa que não joga nada… pois claro…
9 Março, 2017 at 9:21
Haja discernimento sobre o assunto. 😉
Enquanto não conseguirmos “endireitar” o terreno de jogo, nunca seremos campeões, nem que metam o D10S e o Ronaldo a jogar na nossa equipa.
9 Março, 2017 at 13:48
É como digo …
Enquanto não aparecer um ‘boi de apito na boca’ estendido nalguma valeta, ou a boiar num rio … Nada muda…
😉
9 Março, 2017 at 11:01
e como alguns adoram arbitros tugas, a seguir vamos ter o fofinho do Bruno paixao
9 Março, 2017 at 8:31
Este exercício é interessante mas parte de um pressuposto errado- que esta é a melhor formação para o SCP. Como qualquer adepto queremos que todos os jogadores do 11 sejam Messi, ter os melhores laterais, os melhores médios, etc e a verdade é que isso não é possível para qualquer clube PortuguÊs (O Sporting até poderia se apostasse na formação de forma sistemática com os jogadores a serem formatados desde as camadas jovens até chegar aos séniores). Como isso não acontece, compete ao treinador adaptar o modelo aos jogadores que tem…Os laterais são fracos? Protege-se as laterais com médios rápidos e pressionantes. Neste momento, começamos o jogo com 9 em termos de intensidade – os “Ruizes” não pressionam a saída de bola e dão imenso tempo aos adversários para pensar as jogadas. Qualquer treinador sabe que a tática é segurar o Gelson (vejam o lateral direito do Guimarães), pressionar o Alan com os olhos porque ele não dá para mais e quando se recuperar a bola meter a bola nas costas dos laterais ou entre os medios e defesas em jogadores rápidos.
O futebol em Portugal não é aquele em que o jj começou, os treinadores evoluiram, já percebem de bola e até os jogadores são mais rápidos e evoluidos tecnicamente. so o jj é que acha que não é preciso evoluir!
Quanto a mim, um 433 é um modelo muito mais adequado a este Sporting e a este campeonato. WC basta na contenção e Adrien com Geraldes são muito mais rentáveis adiantados no terreno, a criar e aparecer nos espaços. Nas alas, duas gazelas – Gelson e Podence a servir o Doost…
Na perda de bola, temos dois médios muito mais subidos pronto a pressionar e recuperar em cima…
Para quem acha que o Alan é a melhor opção deste Scp, só gostaria que vissem o jogo do Gauld na B, recupera bolas, dá golos, corre e pressiona (há um lance em que corre meio campo e chega para pressionar o adversário mais depressa que o lateral desse mesmo lado!)
9 Março, 2017 at 8:35
+1
9 Março, 2017 at 8:55
Comentei sem ver a posta do Nuno. Totalmente de acordo, embora prefira ver Matheus na esquerda em vez de Podence, mais por uma questão de segurança defensiva e retenção de bola.
9 Março, 2017 at 8:36
Falando de bola e numa visão de bancada de mero adepto, é muito fácil.
Vou excluir o facto de sermos sempre empurrados para baixo em momentos decisivos, fazendo de conta que na nossa liga os erros não são intencionais.
Com JJ, temos a sabedoria. Falta então um pouco de sorte, pq há contratações que prometem e saem completamente ao lado.
Laterais. Urgente. Tudo mudará. Comprar um grande LE e trazer Jonathan. Manter Scheloto e subir Riquicho ou então mercado. Esgaio não é lateral!
William sai? Mercado. Um patrão. Se fica, não mexe mais. William, Adrien, Palhinha, Gauld, Geraldes.
Se Gelson parte tudo numa ala é apostar no Iuri para outra. Temos livres.
Ruiz vai melhorar, há Bruno César, há Podence e comprar uma alternativa ao Dost. Estará preparado Pedro Marques? Lá chegará.
Atrás, não esquecer que Domingos Duarte está a crescer e vai ser grande central, Demiral é caso sério, mas no meio é manter Coates e depois Jesus que escolha.
Fácil.
9 Março, 2017 at 8:36
Boa posta Tiago. Mas aqui concordo com o Nuno UK. Acho que este modelo nao favorece o SCP.
No resto da epoca, e a pensar na próxima, jogava com
William
Adrien Geraldes
Gelson Dost Matheus.
9 Março, 2017 at 8:52
Eu acho que este 4-4-2 está demasiado desatualizado. Todos sabem como jogar contra o Sporting. Qualquer um faz vida negra se for minimamente decente.
Precisamos de uma mudança tática, mas sobretudo uma mudança de dinâmicas. JJ tem que se reinventar e com ele, a equipa.
Eu gostava de ver de volta o 4-3-3 ao Sporting. Trazer de volta o grande William. Dar mais segurança nas alas. Dar mais consistência, resistência e criatividade ao meio campo. Estou farto de ver dois avançados colados aos defesas adversários e assistir-se a um vazio entre linhas do adversário. Quer-se bola no pé e não no ar. Quer-se menos cruzamentos e mais jogo interior para aumentar as nossas jogadas de perigo.
GR: Rui Patrício
DD: Esgaio
DC: Paulo Oliveira
DC: Coates
DE: Jefferson
MD: William
MC: Adrien
MCO: Geraldes
EE: Matheus
ED: Gelson
PL: Bas Dost
Era este o meu onze até ao final da época, com todos os jogadores disponíveis. Na próxima época, fazer alguns ajustes, principalmente nos laterais e nas soluções do banco.
9 Março, 2017 at 8:55
+1
Aposto no mesmo 11
9 Março, 2017 at 8:54
Sou forçado a concordar com a maioria dos cacifeiros aqui: o 4-3-3 é a nossa melhor aposta.
Temos extremos demasiado bons (em varias formacoes) para andarmos a brincar aos medios interiores.
Tenho saudades do WIlliam que era dono e senhor ÚNICO do nosso meio campo defensivo. E acredito que ele também.
9 Março, 2017 at 12:10
melhor, melhor, para mim que dou uma de Bielsa, era o 3-5-2…
9 Março, 2017 at 8:55
Bom post…
Com o “material” que temos… não devia andar muito longe do que devíamos apresentar em cada jogo…
SL
9 Março, 2017 at 8:56
Tiago,
Ainda bem qur nao es treinador do Sporting, pq com as tuas escolhas e opcoes era mais facil um pau cantar numa gaiola do que o Sporting ser campeao!!
9 Março, 2017 at 9:07
Então com o que temos faz aí um 11 para ser campeão.
Mas assumo…comigo a treinador não seríamos campeões. Provavelmente desceriamos de divisão. ..
9 Março, 2017 at 9:00
Para mim o problema maior é que quando um dos nossos espirra é um caso nacional, há 1500 fabulações sobre o assunto…
Quando dois jogadores dos mais caros do plantel vizinho viajam num carro à parte dos colegas isso já é do mais normal que há. Ouço coisa do tipo “ah, se os jogadores estão melhor assim, tudo bem” como o “nosso” palerma Dani disse. Detalhe: dizem que se a informação do clube diz q os jogadores viajaram com a equipa a gente tem mais é que acreditar (lolada, aqui parti-me a rir com a falta de vergonha. Imaginem o que se diria do SCP!!!)
Quando perdemos duas vezes com o Dortmund, é trágico (dif. mínima). Quando os outros perdem por 4 aí já aparece o Dortmund superstar..
Tudo isto numa semana em que aparece mais uma taça da carica, vulgo ” bota aí mais uma para compor a ETAR”… A que simboliza o “tri-caricaço” (manto, colinho e voucher, S.A.)…
Pode-se discutir o que se quiser do ângulo que se quiser… A questão de fundo é esta. Nós corremos contra um plano inclinado, enquanto os outros na pior das hipóteses correm numa planície.
9 Março, 2017 at 9:18
Ora nem mais, alguém lucido logo pela manhã, quando as remelas ainda turvam a vista.
9 Março, 2017 at 11:02
Touché Saké!
9 Março, 2017 at 9:11
Entretanto li não sei onde…
Que os lampiões ontem…
” Conseguiram o tetra”…
Virá aí taça para celebrar…?
SL
9 Março, 2017 at 9:19
Amigo Max se tivesse facebook, ia ver que essa foi uma das 500 mil frases e imagens que fizeram ontem sobre eles.
Beijinho
9 Março, 2017 at 12:09
Eu acho que ela vem ainda antes da Liga acabar…
Vai ser a taça do “TRETA, se a liga acabasse à 24ª jornada, enquanto ainda somos lideres da tabela e não recebemos o Putero que nos pode roubar o 1º lugar”…
Proença já cedeu o seu marfim “made in Colombo” para fazer umas belas incrustações na taça, ao lado de 1500 simbolos do Carnide 1908…
E ainda querem que um gajo não fale deles.
Foda-se, isto é tão ridiculo, mesmo para Lãzudos…
9 Março, 2017 at 9:20
Eu partilho a mesma opinião o Geraldes tem de jogar na linha e fletir para o centro a semelhança que fazia João Mario na epoca passada. E sempre dava uma ajuda ao lateral na hora de defender.
A meu ver um dos grandes problemas desta epoca são
Fata de pressao da equipa na primeira fase de construção da equipa adversária
Contra ataques não aproveitados e muito lentos .
Grande ineficácia nas bolas paradas .
Gostava de ver a estatistica mas maior parte dos golos que sofremos são de contra ataques onde perdemos a bola na grande area da equipa adversária .
9 Março, 2017 at 9:36
Exacto
Este ano é ver centraleiros tipo Roderick a fazerem cavalgadas como se fossem um Rafa Marquez.
A pressão da linha dianteira é pouco mais que nula. Também porque o DOst não é tão móvel, e o Alan é tão lento que qualquer um passa por ele.
Mas mesmo quando os adversários mandam charutadas para a frente, ou os avançados recebem à vontade, ou as segundas bolas caem sempre para o outro lado. Falta de posicionamento, agressividade, não sei, mas o ano passado a bola “ia ter” com o William, este ano vai para onde não anda ninguém ou onde só estão as outras camisolas.
9 Março, 2017 at 12:12
Contra-ataques?
Quem, nós?
Eu exaspero na hora que a gente chega lá à frente e depois volta atrás para andar no “carrossel”… tira-me do sério!
9 Março, 2017 at 13:55
É o ‘agora’ mundialmente famoso … KIKI-KAKA … A cópia Made in China do “tiki-taka” do Baecelona, e secretamente vinda para Portugal via contentores que são descarregados no porto de Sines, e depois transportados para Alvalade nos dias de jogos em carrinhas de vidros escuros …
Atenção, por vezes aquilo é mesmo tóxico …
SL
9 Março, 2017 at 9:29
Finalmente uma boa posta sobre futebol… Clap Clap
Sei que muitos ficaram mal habituados com a nossa forma de jogar brilhante do ano passado.
Mas temos que ver as coisas com inteligência… Não defendemos bem, sim, é verdade, mas se lembrarem na época passada a equipa pressionava alto (Slimani, João Mario, Teo). Estes eram a nossa primeira linha de defesa, infelizmente não temos no plantel jogadores assim, Dost não é móvel e pressionante como o Slimani. Gelson ainda não tem a “inteligência” tactica do João Mário a defender. E podem criticar o Teo, mas o rapaz sabia pressionar alto e bem.
Só em olhar na nossa primeira linha defensiva temos um dos principais problemas desde ano.
Este ano temos posto a nossa defesa muito exposta, e teremos obrigatoriamente de resolver na próxima época
Melhorar a pressão alta… Contratar um DE e um DD de provas dadas (mesmo que gastemos 20 milhões com os dois)… E ser mais inteligentes a colmatar as saídas certas de jogadores (não sei os que sairão, mas vai acontecer).
9 Março, 2017 at 11:14
Ponta pés nas pedras e lá estão os 20 milhões 🙂 …??
9 Março, 2017 at 12:17
Quanto é que ganham laterais que custam 10M€ por ano?
Só para saber…
O meu sonho de consumo era um Aston Martin… Ia ficar tão giro na minha garagem.
Pena é que depois não tinha dinheiro para o tirar de lá…
9 Março, 2017 at 9:31
Patricio
Beto
Pedro Silva(B)
Lateral Direito
Schelotto
Coates
Semedo
Andre Pinto
Paulo Oliveira
Lateral Esquerdo
Jonathan(?)
Palhinha
Petrovic/Reforço
Adrien
Reforço/Gauld(?)
Gelson
Reforço/Iuri
F. Geraldes
Bruno Cesar
Bryan Ruiz
Alan Ruiz
Podence
Bas Dost
Castaignos
Reforço
Indispensável comprar 2 laterais, para serem titulares, e um ponta de lança.
As duas posições do meio campo, e o lado direito (onde o Gelson anda a ser usado até à exaustão), ou se vão buscar jogadores, ou se aposta nos emprestados.
Isto assumindo que o William é vendido…
De resto, é
– despachar quem não irá jogar (tudo quanto anda por aí emprestado e com quem o mister J não conta)
– usar finalmente a B como um apoio à equipa principal (Pedro Marques, Delgado, Riquicho, por exemplo). É indispensável reduzir o quadro da B, para que os jogadores possam efectivamente jogar com regularidade e ganhar experiência competitiva.
9 Março, 2017 at 9:55
O William e Adrien não vão ser vendidos.
9 Março, 2017 at 12:19
Jonhathan não devia ter (?) mas sim (…)
Nem no boca ele se fixa e isto já dura a que tempos. Depois vejo que torcem o nariz ao regresso do Insua que é titularissimo numa competitiva 2ª liga alemã…
No capisco…
9 Março, 2017 at 12:57
o jonathan pareceu-me pender mais para Grimi que para Heinze.
Mas desconheço o que vale actualmente. Não sei se evoluiu, regrediu, manteve… daí o (?).
O mesmo vale para o Insua, já agora.
9 Março, 2017 at 9:32
Tiago a posta está ao nível do que já nos habituaste, excelente.
Tendo em conta aquilo que temos visto esta época, uma das primeiras conclusões a tirar é que temos um plantel muito desequilibrado em termos de qualidade, face a isto, temos imensa dificuldade em encontrar soluções alternativas quando as peças chave estão impossibilitadas de dar o seu contributo.
Neste aspeto, o 4-4-2 que utilizamos não beneficiam os jogadores que estão menos rodados, uma parte deles não tem, ou não tinha, rotinas para este sistema de jogo, isso notava-se especialmente no Elias a jogar no meio campo a 2 e nota-se também no Campbell quando joga encostado á esquerda, porque não dá cobertura defensiva quando estamos sem bola. Sem Adrian, o 4-4-2 não funciona, devíamos adotar o 4-3-3, acho que equilibrava muito mais o nosso meio campo e libertava os homens de ataque para outras tarefas.
9 Março, 2017 at 9:40
Tiago discordo aí num pormenor relativamente ao Matheus. Comparativamente ao Bryan Ruiz, o Matheus tem mais intensidade sem bola, consegue pressionar mais e é mais rápido com e sem bola. O que lhe falta na minha opinião, é sentido tático, ou seja, falta-lhe saber que terrenos deve pisar quando estamos sem bola, nisto o Bryan é um jogador mais maduro e mais rodado, sabe ocupar bem os espaços.
Mas é assim, o jogador para aprender tem que jogar e neste momento, face aquilo que o Bryan Ruiz não está a fazer, o Matheus deveria ter mais oportunidades, era o melhor substituo do costa riquenho.
9 Março, 2017 at 9:38
Eu venderia o Alan Ruiz se aparecesse uma proposta de 10M, tentava ficar com uma % do passe e xau! Isto porque o argentino é um jogador que não consegue fazer a transição entre o meio-campo e o ataque. É um jogador lento e por isso não é o ideal para o transporte de bola. Ele está quase sempre encostado ao Dost. Não vem buscar jogo. Ajuda pouco na pressão à saída de bola do adversário. Quando o faz é em falta. Às vezes para meter uma bola fácil na lateral demora uma eternidade porque anda à procura do pé esquerdo.
A minha equipa para o jogo contra o Tondela:
RP
Galgo PO Coates Esgaio
Gelson Gauld WC Podence
Matheus Dost
9 Março, 2017 at 9:41
Tiago, o Iuri tem jogado do lado direito de modo a tirar partido do seu pé esquerdo. O que se faria ao Gelson? Metê-lo do lado oposto?
9 Março, 2017 at 10:00
Isso e o atraso que tem em relação à realidade, chega sempre atrasado aos lances, deve se o fuso horário…
Não o vejo com muito futuro no Sporting.
9 Março, 2017 at 10:15
Alan Ruiz tem um pé esquerdo do caraças, mas em termos de Equipa significa jogar com 10, porque não consegue fazer a transição entre o meio-campo e o ataque e porque defensivamente não faz pressão (fazer falta de forma recorrente não é pressão).
E por isso mesmo começa o desequilíbrio defensivo da equipa. E que convem não esquecer que já temos Dost a fazer pouca pressão defensiva. Mas Dost compensa e muito com outras qualidades!
Por isso ter 2 jogadores em 11 que fazem pouca pressão defensiva…é o inicio do problema.
Podem dizer que o Ruiz tem marcado golos nos últimos jogos. Mas e tudo o resto que é suposto fazer na sua posição…. vamos ignorar só porque marcou alguns golos nas ultimas jornadas?
9 Março, 2017 at 10:30
Alan Ruiz é o novo Kmet.
Tem bom pé esquerdo? Sim. Mas como ele existem milhares de jogadores…e bem mais baratos.
Não gosto, é despachar.
9 Março, 2017 at 10:38
Não é aquele jogador que permite dinâmica e velocidade em zonas cruciais. Se depois acrescentar-mos o Bryan é natural que o nosso futebol seja tão lento e previsível. Não há carrossel. A basculação é lenta. A bola dificilmente é trocada entre o lado esquerdo e o direito. A jogada inicia-se na direita e termina do lado direito por exemplo.
9 Março, 2017 at 13:59
Jogar com 10??
Enganaste-te no primeiro nome certo? É que jogamos quase sempre com 10 mas é por causa da ‘tartaruga costa riquenha’ do bryan ruiz…
9 Março, 2017 at 9:50
Boa análise do Tiago. Algo me diz no entanto que o futebol, embora tenha a sua ciência, é muuuito mais simples do que isto. Jogadores bem escolhidos, em boa forma fisica e bem motivados quase jogam sozinhos, passe o exagero. Para mim o problema de treinadores como jesus é não saber equilibrar a dose certa de tática com a de improviso, como alguem ontem bem reparou.
9 Março, 2017 at 9:51
Bom dia. Também sou a favor da implementação do 4x3x3. Quanto aos laterais e ao ver o jogo de ontem, não deixo de ficar espantado com a nossa performance nos jogos com o Real e o Borussia…
Não tenho um onze base preferido mas a convicção que Francisco Geraldes tem sempre lugar, ainda que no banco (queria vê-lo a titular) e que o Alan (queria não ter razão) não será o jogador de que precisamos apesar do seu notável pé esquerdo. É a opinião de um mero adepto, nada mais do que isso.
9 Março, 2017 at 9:56
Sim, finalmente um post sobre futebol! Concordo em parte com a analise do Tiago. Já tinha manifestado o que penso que deveria ser equacionado face ao plantel que temos em termos de modelo de jogo noutro post, pelo que não me vou repetir. Percebo a aposta no italiano ( não temos de facto melhor neste momento para a posição), mas para mim está a léguas do que mostrou o ano passado na segunda metade da época e quem apanha por tabela é…Gelson. Do lado esquerdo da defesa não temos melhor do que Esgaio por isso sem discussão. A única questão está de facto no meio-campo defensivo e ofensivo: William e Palhinha podia ser óptimo desde que o papel deles se focasse mais na cobertura a subida dos laterais e a consequente anulação dos espaços onde tem entrado a bola em situação de contra-ataque dos adversários. Mas como não há bela sem senão lá se ia o que o Jesus pretende: William no papel de Adrien. Adiante. B. Ruiz não tem neste momento, para mim, nem lugar no banco (e o mesmo se aplica a Jeffersson). Assim sobra B.Cesar ou o Xico para o lugar do Ruiz.
Não é com grande entusiasmo que comento as nossas opções, porque no sistema de jogo de JJ o envolvimento dos laterais no processo ofensivo e as compensações defensivas do 8 são fundamentais e neste momento nem um nem outro estão a nossa disposição (embora pessoalmente acho que na posição 8 o Gauld dava conta do recado…)
S.L.
9 Março, 2017 at 10:10
falando de futebol….
1 ) A nossa Formação é uma “mina”.
2) Corrijam-me se estiver errado… mas no futebol de formação (até aos Juniores) jogamos em 4-3-3…. pelo que existe uma matriz no nosso futebol.
3) Com base no ponto 2)….. não faria sentido a Equipa B e a Equipa principal terem a mesma matriz base? Claro que têm sempre que existir variantes… mas a base é uma.
4) E com base no ponto 3)…. a escolha do Treinador (e agora não estou a falar do JJ, do Guardiola, do Mourinho…) não deveria ter por base a nossa matriz de formação?
5) É que se o Treinador da equipa principal tiver um principio de jogo claramente diferente da nossa matriz….. escusado será dizer que estaremos a formar jogadores num modelo de jogo, que não serve na Equipa Principal. E isto aplica-se mesmo nos casos em que o Treinador seja de topo!
E isto tudo para chegar à posição que costuma render mais na nossa Academia —> Extremos , que no Modelo Actual de jogo são obrigados a jogarem de forma diferente. E depois temos os ´MC que no modelo actual também não existem e que é igualmente uma posição que costumamos ter talento. E nem todos serão como o João Mário e com capacidade de se adaptarem e renderem numa posição “diferente”…
Fica a reflexão
9 Março, 2017 at 10:27
Caro Ricardo Coração de Leão,
Foca um aspecto interessante…
Para mim, os escalões jovens não são um “fim em si mesmo”, mas um “viveiro” de jogadores para serem trabalhados para, no futuro, poderem integrar a equipe A.
Em termos estratégicos, a mim faz-me sentido que, se a equipe A joga num modelo definido (quer seja o 4-4-2, quer seja o 4-3-3), quer os júniores quer a equipe B deveriam adoptar (se possível, claro) o mesmo modelo.
Não faz muito sentido andar a desenvolver “nºs10” se a equipe A não os usa. Da mesma forma, se a Equipe A não usa extremos “puros”, mas sim alas/interiores… Se se pretende que os avançados sejam capazes de serem os “primeiros defesas”, isso deveria ser trabalhado desde os juniores… etc., etc.
Não sei é se é exequível, atendendo a que, no futebol português, dificilmente existem treinadores (equipes A) que estão 5, 6, 7 anos num clube…
A título de exemplo de complementaridade entre os escalões: Jorge Jesus dizer ao Tiago Fernandes: o Daniel Bragança parece promissor; não tenho um grande marcador de livres directos; trabalha-o nesse sentido, para que daqui a dois anos ele possa ser uma maior mais-valia para a equipe A.
SL
9 Março, 2017 at 10:13
“Squelotto está muito bem na direita. Ataca bem, defende bem”
Fds, será mesmo o Freitas Lobo? Devo viver numa realidade alternativa. Se há gajo que não sabe defender é o galgo…
9 Março, 2017 at 10:15
🙂
O schelotto só corre. E a maior parte das vezes, mal.
9 Março, 2017 at 11:01
Agora que a equipa de atletismo está de novo forte, deixa de fazer sentido manter o Schelotto.
a sério…
Não me choca vê-lo como segunda opção… ou se calhar a comparação com o outro flanco tolda o pensamento
9 Março, 2017 at 11:30
nem defender nem atacar
9 Março, 2017 at 21:32
O Schelotto é um gajo esforçado e mediano.
Em 10 cruzamentos acerta um, dois se tiver numa noite boa!
Mas comparando com os outros, ele e o Esgaio são os que dão mais garantias…
9 Março, 2017 at 10:16
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
Pessoalmente, para olhar” para o nosso “11” para o final da época tenho que conseguir conciliar dois aspectos fundamentais:
1- A possibilidade de dar minutos a jovens jogadores que vão ser apostas fortes para a próxima época;
2- A necessidade de “garantir” o terceiro lugar (6 pontos de avanço não são assim tãaaaao confortáveis).
Alguns pensamentos:
– A meu ver, os seguintes jogadores não fazem parte do futuro do SCP, pelo que nem convocados deveriam ser a não ser em caso de manifesta necessidade: Jefferson, Douglas, Esgaio, Campbell e Castaignos;
– William e Adrien (quando regressar) têm que continuar a jogar, porque são jogadores “vendáveis” e não podem “desaparecer” para o banco. Idealisticamente estariamos a dar minutos a Palhinha (MD) e a Geraldes/Gauld (nº8);
– A manter-se este sistema (4-4-2) Alan Ruiz e Gelson Martins ainda têm que ser muito trabalhados. Alan Ruiz é bastante lento e não defende. Gelson Martins não faz bom jogo interior;
– Não sei o que se vai fazer do Bryan Ruiz. Neste momento não dá para titular. E devendo ser bastante “caro”, é um desperdício tê-lo no banco. Provavelmente tentaremos vendê-lo no próximo defeso. A ser assim, Matheus e Podence (?) deveriam estar a ter minutos na ala.
Pelo que, se não tivéssemos nada a perder, eu jogaria com:
RP
Schelotto
Coates
Paulo Oliveira
Zegelaar
Palhinha
Geraldes/Gauld
Gelson Martins
Matheus Pereira
Podence/Geraldes
Bas Dost
SL
9 Março, 2017 at 10:51
– Não sei o que se vai fazer do Bryan Ruiz. Neste momento não dá para titular. E devendo ser bastante “caro”, é um desperdício tê-lo no banco. Provavelmente tentaremos vendê-lo no próximo defeso.
De certa forma “terei” de concordar visto á época horrivel. Mas, e em condições, Bryan é daqueles jogadores que fazem falta a um plantel. É inteligente e pode servir de “guião” aos mais novos.
Por vezes o caro, torna se barato!
9 Março, 2017 at 14:01
AHAHAHAHAHA
BARDAMERDA
AHAAHHAHAHA
9 Março, 2017 at 10:39
Vou mandar a minha posta, tendo em vista aos jogadores, que acho, que devem fazer parte de uma equipa que quer lutar por titulos:
Patricio + Beto
Centrais
Coates + RSemedo (sem vedetismos) + Paulo Oliveira (por ser jogador útil e respeitador) + gajo do braga/Domingos Duarte
Laterais
Dos actuais n ficava com nenhum!! Gostava de ver Baldé para ver se tem estaleca de 1ª equipa ou não
Comprar 2 TITULARES, mas gajos bons!!
Medios
William + Adrien + Palhinha (?) + Geraldes + Brian (mas no banco) + Bruno César + Gelson
Avançados
Dost + Mané
(Gostava de ver Pedro marques)
9 Março, 2017 at 10:41
…Ah, e por favor.
Já chega dessas referências a bardamerdas e coisas similares.
10 Março, 2017 at 8:45
Portanto preferes Ruiz no banco que Iuri no plantel?
Mané avançado? O Sadio Mané, certo? 😉
9 Março, 2017 at 10:39
Gostei do 11 !
Acho que poderia bem resultar , tendo logo Podence na calha para entrar no lugar do Alan e até mesmo Ruiz se já for intenção de segurar o resultado.
No entanto mantenho o desejo de vender o William este ano de forma a poder comprar 3 bons laterais (por mim até eram 4 e dispensava o ezequiel) e um jogador para o meio.
Acho que Palinha a trinco será uma boa surpresa e mais intenso que William a defender.
9 Março, 2017 at 10:42
Qual Palinha, pá!
PALHINHA! Escreve como deve ser, rapaz.
9 Março, 2017 at 10:41
Tiago, se queres ser um verdadeiro Freitas Bobo deverias, logo aos 30 segundos de jogo, ou melhor, logo após a tua primeira frase, teres dito/escrito: “grande jogo de futebol que estamos a assistir”. Hehehehehe.
9 Março, 2017 at 10:42
Estou de abalada de Lisboa depois de “cumprir o mais importante…”
Passagem pela Loja Verde…
O Max e o Tomás…
Já são “sócios” da Fundação Sporting…
Numeros 330 e 331…
Muito poucos ainda…
Vamos “Tasqueiros” são apenas 10€ ano…
Não é muito para Obra tão importante…!
E para finalizar…
Comprei um caschecol preto com emblema dourado…
Bem bonito… vou andar com ele no dia a dia…
Abr e SL
9 Março, 2017 at 10:44
🙂
Que bem “educado” está a ser o Tomás.
Esse cachecol é muito bonito. 😉
Boa viagem até casa.
Um beijinho ao Tomás.
9 Março, 2017 at 10:48
Enviei-te um mail para ir buscar a prenda que tens.
Obrigada.
9 Março, 2017 at 11:00
Obrigado Alexia…
É de verdade um bom menino…
Ainda antes de ontem estava eu no computador e chega-me ele com uma embalagem de gelatinas e diz..: avô…é para ti…!
Disse-me depois a mãe que no supermercado apareceu junto dela com a embalagem na mão e disse..: mãe…posso levar para o avô?
Ele adora isto…!
Mas os meus netos, mesmo os mais velhos são uns amores…
São eles “que me dão força” no dia a dia…
Beijinho e dar-lhe-ei o beijinho da Alexia…
SL
9 Março, 2017 at 11:21
A dar o exemplo! Obrigado … também lá irei comprar esse cascol e aproveitarei para me fazer sócio da fundação.
9 Março, 2017 at 11:28
Amigo Max, cada vez tenho mais orgulho em conheçê-lo pessoalmente. É um exemplo a todos os níveis e mais importante de SPORTINGUISMO.
Abraço.
SL
9 Março, 2017 at 11:36
Obrigado amigos…
Procuro apenas tentar ser um cidadão normal… a vossa amizade “faz o resto”…
A Fundação é uma obra meritória…
10€ não é assim tanto …às vezes gastamos em coisas de somenos…
Seria optimo que os tasqueiros “adoptassem” a Fundação Sporting…
Abr e SL
9 Março, 2017 at 10:43
Bom post Tiago,
Com quase tudo dito, apenas contribuir com os meus 50 cents sobre Alan Ruiz:
É para mim uma incógnita em termos de futuro. Tem facilidade de remate com o pé esquerdo, tem uma óptima colocação ao nível de passe, tem técnica e inteligência. Ora, isto por si, aliado à chancela argentina, daria para sonharmos com um verdadeiro craque a n.º 10. Mas depois (e lá vem o “mas”), todas estas qualidades parecem esbater-se num estilo pouco intenso, no choque e disputa de bola, quase pastelão, na condução da bola e desinteressado, quando a perde. Estes defeitos, se corrigidos, elevariam o argentino para outros patamares, mas não sei se será possível. Tomara!!!
9 Março, 2017 at 10:50
Posições onde é importante o reforço da equipa para a próxima época:
Lateral direito para ser titular de caras.
Lateral esquerdo para ser titular de caras.
Se sair William comprar um 6
Se sair Adriem comprar um 8
Se sobrar algum dinheiro é apostar num bom segundo avançado (eu sei que temos o Dala mas este ainda precisa de mais jogos da 2 Liga nas pernas).
Jogadores a descartar, quem for chamado que se chegue à frente…
Jeff. Marvin. Douglas… Galgo. Sim, tu! Chega-te para a frente s.f.f. Bryan… Castaignos. Estou a esquecer-me de alguém…. ahhhhh Azbe Jug.
O Alain? Onde anda ele? Não me digam que está novamente de volta da vending machine para comprar donuts.
9 Março, 2017 at 10:51
Aqueles que foram chamados podem desocupar os cacifos. Deixem comigo as vossas camisolas e boa sorte!
9 Março, 2017 at 11:08
off-
Fui ver a classificação da Fantasy league da Champions e andas muito para baixo. Como é? hehe
9 Março, 2017 at 14:06
É mais ou menos o que tenho dito … Por isso, concordo contigo, my friend…
Lateral direito >>> Tin Jedvaj
Lateral esquerdo >>> Jetro Willems
O resto com os putos da formação e tava o plantel formado!
SL
9 Março, 2017 at 11:03
Boa posta Tiago, devo confessar que es o tasqueiro que leio com mais atencao.
9 Março, 2017 at 11:08
A questão da intensidade dos médios é uma falácia, é preciso que saibam onde estar e que saibam decidir com bola quando ficar e segurar ou quando acelerar em Transição. William e Adrien funcionam bem sobretudo pelo que conseguem combinar entre eles e porque aumentam o tempo com bola da equipa com boas decisões e menos perdas. Perdem a bola menos vezes e em situações menos perigosas para a equipa o que dá a ideia de que defendem melhor. Porra o Geraldes fartou-se de ganhar bolas aos médios do Benfas. Sabe ler o jogo sabe onde estar e isso torna o duelo físico muito menos importante. Metade do que há a fazer ali são contenções e coberturas que levem o adversário para a lateral.
E mesmo na pressão alta a escolha de quando ir e de que lado pressionar do adversário é 90% de ganhar a bola e nisso Geraldes (como aliás J. Mário) é capaz. J. Mário não fazia bem de Adrien?!! E era “intenso” o que quer que seja que isso é ?Geraldes é igual.
Vejam só o papel importantíssimo que o Leo dá ao Bernardo Silva na primeira linha de pressão do Mónaco, fartam-se de ganhar bolas pelas linhas de passe que ele corta.
Para mim William e Geraldes sem dúvida. São os melhores e com os melhores a equipa está sempre mais próxima do sucesso. Palhinha não tem neste momento nível para jogar no SCP, é fraquissímo com bola (tem de evoluir muito neste ponto) na construção e mesmo defensivamente não tem posicionamentos de excelência, é forte nos duelos físicos e só.
Não pondo Geraldes B. Cesar pelas decisões de passe entre linhas é a segunda melhor opção.
9 Março, 2017 at 12:20
Amaral, concordo consigo no que toca à combatividade de Geraldes. E não só no jogo com os lampiões, contra os tripeiros chegaram a fazer faísca alguns duelos com o Danilo.
9 Março, 2017 at 11:12
DE para ontem. Jefferson out.
DD para ontem. Estágio out.
MAC ou se aposta já em algum jovem ou contratar. E se Adrien sai… Venha mais um.
PL venha alguém rápido e matador (tipo colombiano) para haver alternativas táticas. Spalvis integrado. Castagnios out.
Estas são para mim as maiores prioridades para a nova época.
PS: JJ não mete o bedelho com o seu Scouting a la Carnide, apenas valida.
9 Março, 2017 at 11:18
Eu vou continuar a bater no ceguinho. Os laterais que temos neste momento, todos juntos, nao valem 1 de jeito.
É oferece los, despacha los, leiloa los a todos.
Muito do que nao jogamos, e culpa deles. Sao todos fracos a defender, e uma nulidade a atacar. Entrar com qualquer um deles em campo, é entrar desfalcado, principalmente num sistema de jogo onde sao tao fundamentais.
Claro que ha outros factores para explicar o insucesso deste ano. A fraca pressao que os nossos avançados fazem, em relacao aos do ano passado. Momentos maus de forma de muitos jogadores. As saidas do pensador jmario, e do furacao slimani. Etc etc.
E muitos me vao dizer, mas ja o ano passado tinhamos estes lateiras e foi ate ao fim…e eu respondo e ja o ano passado eles eram maus. E ja o ano passado nao contribuiam com quase nada ofensivamente. Basta lembrar os jogos em que nao ganhamos, dos autocarros que enfrenta mos, estou m a lembrar por exemplo em guimaraes, da quantidade de bolas que tiveram para cruzar, ou para servir dentro a area, e que invarivelmente era inconsequentes.
Ver schelloto ou zeegelar entrar com um bola pela grande area, é uma descanso para qualquer defesa, tal e a quantidade de vezes que definem mal. Eles chegam la a frente porque sao fisicamente fortes, mas nao contribuem com nada.
Num campeonato como o nosso, com um esquema tatico como o nosso, se nao tiver mos laterais que desiquilibrem minimamente ofensivamente, vamos estar sempre coxos, e a ganhar a maioria dos jogos a rasca, a ver a nossa esquipa a jogar a rabia, circulando a bola dum lado para o outro sem saber o que fazer com ela.
9 Março, 2017 at 11:20
Principalmente tendo um Bas Dost, ao inves de um Slimani.
9 Março, 2017 at 11:26
Sem desprezo Tiago mas cheguei só a meio porque discordei logo de algumas coisas.
O Schelloto é burro. Voluntarioso, dá tudo mas… decide quase tudo mal.
Depois li a parte de um meio campo de WC e Xico não funcionar e desisti. Um dos motivos que apontas é que ao Xico falta capacidade de ler o jogo…
O Xico lê o jogo melhor do que a maioria do plantel. Assim de repente só me lembro de 2 que o façam melhor e um está lesionado.
E nem vale a pena falar no Gauld. Pode ser que evolua no Setúbal… huh what? Anda na B? Ok, ok.
9 Março, 2017 at 11:34
Quando joga o Paulo Oliveira, o Coates é deslocado para a posição de central mais à esquerda, uma posição a que não está habituado, e tem tendência natural e descair para a direita. Ainda no jogo com o Guimarães notei isso.
É um facto que precisamos de laterais e vamos de certeza tê-los.
9 Março, 2017 at 11:38
Depois de ter visto pessoalmente o chico, duvido que fisicamente tenha, ou venha a ter capacidade, para andar a “bater” nos adversarios, como o adrien “bate”, e como é fundamental que um 8 faça no esquema de jesus. Tanto ele, como o proprio gauld.
Mas no caso do geraldes, axo ate um crime po-lo a andar a correr atras do adversario, e a “trancada” a ele. Geraldes da 10 a 0 a nivel ofensivo, por exemplo ao adrien com a mesma idade dele.
Geraldes é “joao mario”. Se for para ser “adrien”, axo que lhe retiram mais de metado do que ele pode oferecer ao jogo.
Neste caso tendo a concordar com JJ. Vejo o como um jogador para estar mais proximo da baliza.
9 Março, 2017 at 14:10
Isto!
E houve aqui tanta gente a criticar o JJ quando ele disse há umas semanas que “o Xico até pode jogar na ala…”
Não há mesmo dúvidas, A Tasca do Cherba está oficialmente a necessitar de uma DESINFESTAÇÃO!!! Está minada de ressabiados, lãpiões travestidos, melancias, jorneleiros e paineleiros camuflados, etc …
9 Março, 2017 at 14:28
Esse comentário ofende a memória do inzébrio. 😀
9 Março, 2017 at 14:30
Mais, é anti democrático e castrador da liberdade de expressão. 🙂 🙂 🙂 🙂
9 Março, 2017 at 14:32
#PurganaTasca. 🙂 🙂 🙂 🙂
9 Março, 2017 at 21:42
Já cá faltava este discurso…
9 Março, 2017 at 11:56
Exercícios de treinador de bancada é óptimo e faz bem à alma.
Percebo que o melhor é mandar toda a equipa embora e meter uma nova, à exceção de Bost, Rui e Coates ( estes dois últimos não tão unânimes como se poderia supor, pois já foram “mandados” para as bancadas ainda faz assim tantas semanas.
Acredito que é fora de campo que se tem de alterar a inclinação do campo, mesmo antes do apito inicial.
Com a bolha centrada no nível, tenho a certeza que o Jefferson seria jogador para ter outro carinho dos adeptos.
E é aqui que nós, treinadores de tasco, não sabemos como se poderia melhorar os resultados desportivos, aqui não sabemos que tipo tirar do concelho de arbitragem e quem meter como observador em determinado jogo.
E para isso é que entendo terem sido dados os 86% de votos ao Bruno de Carvalho. Para mandar à Bardamerda o sistema e meter as mãos na merda e transformá-la em adubo!
Estes jogadores bem amparados … são todos bons, já o provaram em anos anteriores.
Relativamente às equipas de JJ terem de ter uma média de altura considerável… leva a que não opte por 3 dos nossos Leões mais novos, para não perder consistência defensiva nos muitos livres que nos são marcados ( chuveirinho ) e nos cantos.
9 Março, 2017 at 11:58
Qualquer 11 que inclua o Esgaio na defesa ou o Bruno César a meio campo…é mau.
Não é de uma equipa que lute para o titulo.
O nosso melhor 11 e sem espinhas é: Patricio, Schelloto, Coates, Semedo e Marvin, William e Adrien, Gelson, Bryan, Dost e Alan. E não chega para nada, como se viu este ano.
Destes, só Patricio, Coates, William, Adrien, Gelson e Dost seriam titulares indiscutiveis na minha equipa do proximo ano. Procuraria reforçar todas as outras posições. Schelotto, Semedo e Alan teriam lugar no plantel. Bryan, Marvin e César sairiam mediante as ofertas.
9 Março, 2017 at 13:51
“Qualquer 11 que inclua o Esgaio na defesa ou o Bruno César a meio campo…é mau.
Não é de uma equipa que lute para o titulo.”
De Esgaio concordo..agora Bruno César discordo totalmente. Basta lembrarmo-nos dos jogos contra Porto e Real Madrid por exemplo.
Vou mais longe, tivesse o plantel 5 Bruno Cesar’s e seriamos muito melhor equipa.
Agora andar a mudar o homem de lugar todas as semanas é que não
9 Março, 2017 at 21:45
“tivesse o plantel 5 Bruno Cesar’s e seriamos muito melhor equipa.”
Tão óbvio…