É tempo de pensar de forma profunda do que nos tem acontecido nesta época, do que eu identifico que são os problemas da equipa e as soluções que temos. Primeiro identificar os problemas da equipa. A atacar o jogo interior é fraco e o jogo exterior vive dos extremos. A defender, para não sofrer muitos golos precisamos de defender com muitos e temos uma gritante falta de “nervo”. Tudo isto aumenta 10 vezes sem o Adrien.

Isto pode parecer fácil de resolver mas não é…na verdade é muito complexo! O nosso jogo interior mais fraco pede jogadores de maior classe no meio. Jogadores de maior classe no meio tiram “nervo” à equipa e deixam a equipa mais vulnerável defensivamente. Mais jogo interior pode pedir alas mais interiores, alas mais interiores tiram-nos capacidade para dar bola ao Dost como ele gosta. Mais jogo exterior pede laterais mais ofensivos, laterais mais ofensivos deixam um buraco na defesa. Assim tenho plena noção que isto são problemas difíceis de conciliar e que o trabalho de JJ não é fácil. Ainda assim decidi refletir qualquer coisa sobre eles.

Vou começar pelo mais fácil. Os laterais:
Para mim Squelotto está muito bem na direita. Ataca bem, defende bem, dá muita dinâmica ao flanco e até já começa a entrar mais por dentro quando tem oportunidade. Não é o jogador com mais classe do mundo com a bola nos pés mas para mim é de longe a nossa melhor opção. Claro que podia ser melhor, muito melhor, mas do que temos é o melhor.
O problema a sério está na esquerda. Jefferson neste momento não ataca nem defende bem. É assustador ter o Jefferson em campo. Seja a defender, a atacar, com bola, sem bola, no nosso meio campo, no deles…pura e simplesmente não conta. Zeeglaar está parecido. O Bruno César ataca muito bem mas como lateral nem consegue estar muitas vezes onde podia fazer mais diferença e a defender é muito muito fraco. Assim sobra aquele que eu acho que é dono do lugar. Não porque seja extraordinário mas apenas por falta de melhor. Esgaio. Certinho a defender desde que não me metam uma gazela em cima (e aí ele tem grandes dificuldades…mas nenhum dos outros resolveria isso melhor) e é bom a atacar. Nos 2 últimos jogos que fez 1 assistência e meia com o pé esquerdo, o que é mais que o Jefferson e o Marvin juntos no ano inteiro. Para quem gosta ainda há o Geraldes mas se não o acho capaz do lado direito (para mim, em condições normais nem seria titular na B), muito menos na esquerda. Por isso para mim os laterais seriam Squelotto e Esgaio.

Médios Centro (aqui a questão é sempre de dupla por isso vou correr as várias duplas sem Adrien):
William e BC: Para mim é a melhor. Desde que o Adrien se lesionou que para mim o lugar é do Bruno César. Perde muitas bolas para o lugar e ainda anda um bocado perdido mas tem o ritmo, intensidade, força, velocidade e inteligência para fazer o lugar. É o mais parecido com o Adrien que temos.
William Palhinha: Um meio campo de combate. Com tempo até poderia eventual resultar se o William aprendesse a jogar mais adiantado e o Palhinha com companhia. Neste momento não resulta. Primeiro porque nenhum deles constrói em terrenos mais adiantados e depois porque passam o jogo todo encavalitados um no outro. Foi triste ver com o Guimarães o William em cima do Palhinha e o Palhinha sem saber onde se meter. Mesmo a defender! O William, quando pensava, lá se adiantava para pressionar mais alto mas instintivamente vinha para trás e metia-se no lugar habitual, a defender em cima do Palhinha. Só faltava darem a mão! Numa equipa empatada só me apetecia mesmo bater-lhes…
William e Geraldes: Para mim não resulta. Num meio campo a 2 ou o trinco é fortíssimo defensivamente e enche o campo ou então precisa de um médio intenso, com capacidade de choque e que consiga ler o jogo muito bem ali. O Geraldes não tem estas características por isso o que antecipo de um meio campo com o William e o Geraldes era um meio campo esburacado que se pressionado fisicamente a sério pelos 3 médios adversários seria atropelado.
Palhinha e Geraldes: Ao contrário do anterior, este acho que poderia resultar. Palhinha baixando e contruindo como se fossem 3 centrais. Ele tem força, velocidade e inteligência para trancar o meio campo e entregar a construção ao Geraldes e ao Alan Ruiz, que seriam os médios de construção com a ajuda dos alas. Mas para mim continuaria a ser um crime tirar o William da equipa e além disso acho o meio campo William e Bruno César mais forte.
William e Bryan Ruiz: Só coloquei como hipótese porque acho que o JJ pensa nisto. Para mim é o pior meio campo de todos. Na forma atual o Bryan Ruiz perde 90% dos duelos se eles forem disputados no meio e isso já nos foi bem caro. Se na ala disfarça um bocadinho, no meio é uma catástrofe.

Assim, a minha escolha sem Adrien recaia sobre Bruno César e William.

Alas:
Um deles é o Gelson. Mas o Gelson é um ala do mais puro que há. Não lhe peçam para jogar por dentro ou em tabelas que é tirar o melhor que ele tem. Entrar nas costas ou jogar na ala é o que ele faz melhor! Por isso a questão é…quem joga do outro lado. Precisamos de um jogador dinâmico, que desequilibre, intenso, que tenha jogo interior mas que também possa abrir na ala para meter bolas no Bas Dost. Esse jogador …não existe.
Bryan Ruiz seria o meu melhor candidato! Mas para mim já há muito que devia estar a descansar e só não está porque o JJ gosta de insistir nos jogadores que ele acha que são os melhores para o lugar até reganharem a forma. Já lá vão pai 3 ou 4 meses de insistência e a forma…nada…
Matheus: O Matheus seria uma hipótese forte mas falta-lhe um bocadinho de velocidade e intensidade, especialmente sem bola.  E eu gosto muito mais de o ver à direta que na esquerda. O Matheus com mais facilidade se deixava levar pela letargia e pelo “defende tu”.
Bruno César: Um forte candidato…mas está a jogar no meu meio campo e para a ala as alternativas são muito melhores do que para o meio campo.
Podence: Tem genica, tem garra, tem jogo interior, tem jogo exterior, tem técnica. É mais perigoso em espaços curtos do que em espaços mais largos. Seria uma das melhores opções…mas não seria a minha. A minha seria…Francisco Geraldes.
Geraldes: Trata a bola por tu com qualquer um dos pés. Tem um jogo interior fabuloso e podia, com a inteligência que tem, ir trocando com Bruno Cesar ou Alan Ruiz, baralhando todo o sistema adversário. Ele é capaz de cruzar com facilidade com o pé esquerdo, de mandar um estoiro com o direto, meter a bola com classe nas costas da defesa, construir a partir de trás, dar dinâmica…para mim seria ele a jogar na esquerda! Falta-lhe só o “nervo” que eu acho que tanta falta nos tem feito.

Para 2º avançado para mim é Alan Ruiz. Não imagino tirar o nosso jogador em melhor forma e que tem feito golos atrás de golos…por mais que o meu coração quisesse tirá-lo para meter lá o Podence a verdade é que o Alan Ruiz é perfeito para aquele lugar e neste momento para mim é um dos nossos jogadores mais importantes. É quem ainda nos dá o pouco jogo interior que temos, é quem mede os tempos de jogo, é quem marca…

Por isso, o meu 11 seria:
RP;
Squelotto, PO, Coates, Esgaio;
Gelson, BC, William, Geraldes;
Alan Ruiz e Dost.

Os meus suplentes: Beto, Jefferson, Semedo, Palhinha, Podence, B. Riuz e Castaignos.

Com o Bas Dost teremos sempre de privilegiar o jogo exterior mas com esta equipa acho que conseguíamos ter um jogo exterior forte e poderíamos crescer no jogo interior. JJ…eu sei que o problema é bicudo e sei que tudo isto é conversa de treinador de bancada. A ti, neste momento só te peço 2 coisas! Pensa com carinho nos nossos meninos para os fazeres crescer e porra…estabiliza a merda de um 11! Trocar de defesa esquerdo de 2 em 2 jogos só faz com que nenhum renda. Olha para o Alan Ruiz…enquanto trocavas de 2 avançado de meio jogo em meio jogo nunca nenhum rendeu. Hoje o Alan Ruiz rende porque estabilizou! O mesmo com o Ala esquerdo. Há…e uma terceira! Dá férias ao Bryan Ruiz! Ele parece de pedra e cal mesmo estando à 4 meses “a ver a banda passar”. Acima de tudo pára um bocado e arruma as ideias porque acho que ninguém consegue perceber o que é que se anda a passar com a tua cabeça desde o inicio da temporada. Ninguém percebe as estratégias, as apostas, as variações, as mudanças…

A equipa do Sporting parece-me mal montada desde o inicio. Parece ter um excesso de opções para uns lugares (alas e extremos), falta de opções para outros (médio centro) e excesso de opções sem qualidade para outros (defesa esquerdo). Para o próximo ano tem de ser contruir um plantel com cabeça, tronco e membros! 2 jogadores por posição e mais 2 ou 3 polivalentes. Aproveitar o que temos de qualidade (que é muito) e ajustar a equipa! Não quero cá estruturas nem diretores desportivos…é só isto que peço e confio que o JJ e o nosso presidente são claramente os homens certos para este trabalho! Apostar nos nossos meninos onde se pode, comprar caro mas bom para onde há grandes lacunas e vender/dar quem não está cá a fazer nada a não ser encher…”

gelsonguima

 

TEXTO ESCRITO POR Tiago Coração de Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]