É tempo de pensar de forma profunda do que nos tem acontecido nesta época, do que eu identifico que são os problemas da equipa e as soluções que temos. Primeiro identificar os problemas da equipa. A atacar o jogo interior é fraco e o jogo exterior vive dos extremos. A defender, para não sofrer muitos golos precisamos de defender com muitos e temos uma gritante falta de “nervo”. Tudo isto aumenta 10 vezes sem o Adrien.
Isto pode parecer fácil de resolver mas não é…na verdade é muito complexo! O nosso jogo interior mais fraco pede jogadores de maior classe no meio. Jogadores de maior classe no meio tiram “nervo” à equipa e deixam a equipa mais vulnerável defensivamente. Mais jogo interior pode pedir alas mais interiores, alas mais interiores tiram-nos capacidade para dar bola ao Dost como ele gosta. Mais jogo exterior pede laterais mais ofensivos, laterais mais ofensivos deixam um buraco na defesa. Assim tenho plena noção que isto são problemas difíceis de conciliar e que o trabalho de JJ não é fácil. Ainda assim decidi refletir qualquer coisa sobre eles.
Vou começar pelo mais fácil. Os laterais:
Para mim Squelotto está muito bem na direita. Ataca bem, defende bem, dá muita dinâmica ao flanco e até já começa a entrar mais por dentro quando tem oportunidade. Não é o jogador com mais classe do mundo com a bola nos pés mas para mim é de longe a nossa melhor opção. Claro que podia ser melhor, muito melhor, mas do que temos é o melhor.
O problema a sério está na esquerda. Jefferson neste momento não ataca nem defende bem. É assustador ter o Jefferson em campo. Seja a defender, a atacar, com bola, sem bola, no nosso meio campo, no deles…pura e simplesmente não conta. Zeeglaar está parecido. O Bruno César ataca muito bem mas como lateral nem consegue estar muitas vezes onde podia fazer mais diferença e a defender é muito muito fraco. Assim sobra aquele que eu acho que é dono do lugar. Não porque seja extraordinário mas apenas por falta de melhor. Esgaio. Certinho a defender desde que não me metam uma gazela em cima (e aí ele tem grandes dificuldades…mas nenhum dos outros resolveria isso melhor) e é bom a atacar. Nos 2 últimos jogos que fez 1 assistência e meia com o pé esquerdo, o que é mais que o Jefferson e o Marvin juntos no ano inteiro. Para quem gosta ainda há o Geraldes mas se não o acho capaz do lado direito (para mim, em condições normais nem seria titular na B), muito menos na esquerda. Por isso para mim os laterais seriam Squelotto e Esgaio.
Médios Centro (aqui a questão é sempre de dupla por isso vou correr as várias duplas sem Adrien):
William e BC: Para mim é a melhor. Desde que o Adrien se lesionou que para mim o lugar é do Bruno César. Perde muitas bolas para o lugar e ainda anda um bocado perdido mas tem o ritmo, intensidade, força, velocidade e inteligência para fazer o lugar. É o mais parecido com o Adrien que temos.
William Palhinha: Um meio campo de combate. Com tempo até poderia eventual resultar se o William aprendesse a jogar mais adiantado e o Palhinha com companhia. Neste momento não resulta. Primeiro porque nenhum deles constrói em terrenos mais adiantados e depois porque passam o jogo todo encavalitados um no outro. Foi triste ver com o Guimarães o William em cima do Palhinha e o Palhinha sem saber onde se meter. Mesmo a defender! O William, quando pensava, lá se adiantava para pressionar mais alto mas instintivamente vinha para trás e metia-se no lugar habitual, a defender em cima do Palhinha. Só faltava darem a mão! Numa equipa empatada só me apetecia mesmo bater-lhes…
William e Geraldes: Para mim não resulta. Num meio campo a 2 ou o trinco é fortíssimo defensivamente e enche o campo ou então precisa de um médio intenso, com capacidade de choque e que consiga ler o jogo muito bem ali. O Geraldes não tem estas características por isso o que antecipo de um meio campo com o William e o Geraldes era um meio campo esburacado que se pressionado fisicamente a sério pelos 3 médios adversários seria atropelado.
Palhinha e Geraldes: Ao contrário do anterior, este acho que poderia resultar. Palhinha baixando e contruindo como se fossem 3 centrais. Ele tem força, velocidade e inteligência para trancar o meio campo e entregar a construção ao Geraldes e ao Alan Ruiz, que seriam os médios de construção com a ajuda dos alas. Mas para mim continuaria a ser um crime tirar o William da equipa e além disso acho o meio campo William e Bruno César mais forte.
William e Bryan Ruiz: Só coloquei como hipótese porque acho que o JJ pensa nisto. Para mim é o pior meio campo de todos. Na forma atual o Bryan Ruiz perde 90% dos duelos se eles forem disputados no meio e isso já nos foi bem caro. Se na ala disfarça um bocadinho, no meio é uma catástrofe.
Assim, a minha escolha sem Adrien recaia sobre Bruno César e William.
Alas:
Um deles é o Gelson. Mas o Gelson é um ala do mais puro que há. Não lhe peçam para jogar por dentro ou em tabelas que é tirar o melhor que ele tem. Entrar nas costas ou jogar na ala é o que ele faz melhor! Por isso a questão é…quem joga do outro lado. Precisamos de um jogador dinâmico, que desequilibre, intenso, que tenha jogo interior mas que também possa abrir na ala para meter bolas no Bas Dost. Esse jogador …não existe.
Bryan Ruiz seria o meu melhor candidato! Mas para mim já há muito que devia estar a descansar e só não está porque o JJ gosta de insistir nos jogadores que ele acha que são os melhores para o lugar até reganharem a forma. Já lá vão pai 3 ou 4 meses de insistência e a forma…nada…
Matheus: O Matheus seria uma hipótese forte mas falta-lhe um bocadinho de velocidade e intensidade, especialmente sem bola. E eu gosto muito mais de o ver à direta que na esquerda. O Matheus com mais facilidade se deixava levar pela letargia e pelo “defende tu”.
Bruno César: Um forte candidato…mas está a jogar no meu meio campo e para a ala as alternativas são muito melhores do que para o meio campo.
Podence: Tem genica, tem garra, tem jogo interior, tem jogo exterior, tem técnica. É mais perigoso em espaços curtos do que em espaços mais largos. Seria uma das melhores opções…mas não seria a minha. A minha seria…Francisco Geraldes.
Geraldes: Trata a bola por tu com qualquer um dos pés. Tem um jogo interior fabuloso e podia, com a inteligência que tem, ir trocando com Bruno Cesar ou Alan Ruiz, baralhando todo o sistema adversário. Ele é capaz de cruzar com facilidade com o pé esquerdo, de mandar um estoiro com o direto, meter a bola com classe nas costas da defesa, construir a partir de trás, dar dinâmica…para mim seria ele a jogar na esquerda! Falta-lhe só o “nervo” que eu acho que tanta falta nos tem feito.
Para 2º avançado para mim é Alan Ruiz. Não imagino tirar o nosso jogador em melhor forma e que tem feito golos atrás de golos…por mais que o meu coração quisesse tirá-lo para meter lá o Podence a verdade é que o Alan Ruiz é perfeito para aquele lugar e neste momento para mim é um dos nossos jogadores mais importantes. É quem ainda nos dá o pouco jogo interior que temos, é quem mede os tempos de jogo, é quem marca…
Por isso, o meu 11 seria:
RP;
Squelotto, PO, Coates, Esgaio;
Gelson, BC, William, Geraldes;
Alan Ruiz e Dost.
Os meus suplentes: Beto, Jefferson, Semedo, Palhinha, Podence, B. Riuz e Castaignos.
Com o Bas Dost teremos sempre de privilegiar o jogo exterior mas com esta equipa acho que conseguíamos ter um jogo exterior forte e poderíamos crescer no jogo interior. JJ…eu sei que o problema é bicudo e sei que tudo isto é conversa de treinador de bancada. A ti, neste momento só te peço 2 coisas! Pensa com carinho nos nossos meninos para os fazeres crescer e porra…estabiliza a merda de um 11! Trocar de defesa esquerdo de 2 em 2 jogos só faz com que nenhum renda. Olha para o Alan Ruiz…enquanto trocavas de 2 avançado de meio jogo em meio jogo nunca nenhum rendeu. Hoje o Alan Ruiz rende porque estabilizou! O mesmo com o Ala esquerdo. Há…e uma terceira! Dá férias ao Bryan Ruiz! Ele parece de pedra e cal mesmo estando à 4 meses “a ver a banda passar”. Acima de tudo pára um bocado e arruma as ideias porque acho que ninguém consegue perceber o que é que se anda a passar com a tua cabeça desde o inicio da temporada. Ninguém percebe as estratégias, as apostas, as variações, as mudanças…
A equipa do Sporting parece-me mal montada desde o inicio. Parece ter um excesso de opções para uns lugares (alas e extremos), falta de opções para outros (médio centro) e excesso de opções sem qualidade para outros (defesa esquerdo). Para o próximo ano tem de ser contruir um plantel com cabeça, tronco e membros! 2 jogadores por posição e mais 2 ou 3 polivalentes. Aproveitar o que temos de qualidade (que é muito) e ajustar a equipa! Não quero cá estruturas nem diretores desportivos…é só isto que peço e confio que o JJ e o nosso presidente são claramente os homens certos para este trabalho! Apostar nos nossos meninos onde se pode, comprar caro mas bom para onde há grandes lacunas e vender/dar quem não está cá a fazer nada a não ser encher…”
TEXTO ESCRITO POR Tiago Coração de Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
9 Março, 2017 at 10:50
Posições onde é importante o reforço da equipa para a próxima época:
Lateral direito para ser titular de caras.
Lateral esquerdo para ser titular de caras.
Se sair William comprar um 6
Se sair Adriem comprar um 8
Se sobrar algum dinheiro é apostar num bom segundo avançado (eu sei que temos o Dala mas este ainda precisa de mais jogos da 2 Liga nas pernas).
Jogadores a descartar, quem for chamado que se chegue à frente…
Jeff. Marvin. Douglas… Galgo. Sim, tu! Chega-te para a frente s.f.f. Bryan… Castaignos. Estou a esquecer-me de alguém…. ahhhhh Azbe Jug.
O Alain? Onde anda ele? Não me digam que está novamente de volta da vending machine para comprar donuts.
9 Março, 2017 at 10:51
Aqueles que foram chamados podem desocupar os cacifos. Deixem comigo as vossas camisolas e boa sorte!
9 Março, 2017 at 11:08
off-
Fui ver a classificação da Fantasy league da Champions e andas muito para baixo. Como é? hehe
9 Março, 2017 at 14:06
É mais ou menos o que tenho dito … Por isso, concordo contigo, my friend…
Lateral direito >>> Tin Jedvaj
Lateral esquerdo >>> Jetro Willems
O resto com os putos da formação e tava o plantel formado!
SL
9 Março, 2017 at 11:03
Boa posta Tiago, devo confessar que es o tasqueiro que leio com mais atencao.
9 Março, 2017 at 11:08
A questão da intensidade dos médios é uma falácia, é preciso que saibam onde estar e que saibam decidir com bola quando ficar e segurar ou quando acelerar em Transição. William e Adrien funcionam bem sobretudo pelo que conseguem combinar entre eles e porque aumentam o tempo com bola da equipa com boas decisões e menos perdas. Perdem a bola menos vezes e em situações menos perigosas para a equipa o que dá a ideia de que defendem melhor. Porra o Geraldes fartou-se de ganhar bolas aos médios do Benfas. Sabe ler o jogo sabe onde estar e isso torna o duelo físico muito menos importante. Metade do que há a fazer ali são contenções e coberturas que levem o adversário para a lateral.
E mesmo na pressão alta a escolha de quando ir e de que lado pressionar do adversário é 90% de ganhar a bola e nisso Geraldes (como aliás J. Mário) é capaz. J. Mário não fazia bem de Adrien?!! E era “intenso” o que quer que seja que isso é ?Geraldes é igual.
Vejam só o papel importantíssimo que o Leo dá ao Bernardo Silva na primeira linha de pressão do Mónaco, fartam-se de ganhar bolas pelas linhas de passe que ele corta.
Para mim William e Geraldes sem dúvida. São os melhores e com os melhores a equipa está sempre mais próxima do sucesso. Palhinha não tem neste momento nível para jogar no SCP, é fraquissímo com bola (tem de evoluir muito neste ponto) na construção e mesmo defensivamente não tem posicionamentos de excelência, é forte nos duelos físicos e só.
Não pondo Geraldes B. Cesar pelas decisões de passe entre linhas é a segunda melhor opção.
9 Março, 2017 at 12:20
Amaral, concordo consigo no que toca à combatividade de Geraldes. E não só no jogo com os lampiões, contra os tripeiros chegaram a fazer faísca alguns duelos com o Danilo.
9 Março, 2017 at 11:12
DE para ontem. Jefferson out.
DD para ontem. Estágio out.
MAC ou se aposta já em algum jovem ou contratar. E se Adrien sai… Venha mais um.
PL venha alguém rápido e matador (tipo colombiano) para haver alternativas táticas. Spalvis integrado. Castagnios out.
Estas são para mim as maiores prioridades para a nova época.
PS: JJ não mete o bedelho com o seu Scouting a la Carnide, apenas valida.
9 Março, 2017 at 11:18
Eu vou continuar a bater no ceguinho. Os laterais que temos neste momento, todos juntos, nao valem 1 de jeito.
É oferece los, despacha los, leiloa los a todos.
Muito do que nao jogamos, e culpa deles. Sao todos fracos a defender, e uma nulidade a atacar. Entrar com qualquer um deles em campo, é entrar desfalcado, principalmente num sistema de jogo onde sao tao fundamentais.
Claro que ha outros factores para explicar o insucesso deste ano. A fraca pressao que os nossos avançados fazem, em relacao aos do ano passado. Momentos maus de forma de muitos jogadores. As saidas do pensador jmario, e do furacao slimani. Etc etc.
E muitos me vao dizer, mas ja o ano passado tinhamos estes lateiras e foi ate ao fim…e eu respondo e ja o ano passado eles eram maus. E ja o ano passado nao contribuiam com quase nada ofensivamente. Basta lembrar os jogos em que nao ganhamos, dos autocarros que enfrenta mos, estou m a lembrar por exemplo em guimaraes, da quantidade de bolas que tiveram para cruzar, ou para servir dentro a area, e que invarivelmente era inconsequentes.
Ver schelloto ou zeegelar entrar com um bola pela grande area, é uma descanso para qualquer defesa, tal e a quantidade de vezes que definem mal. Eles chegam la a frente porque sao fisicamente fortes, mas nao contribuem com nada.
Num campeonato como o nosso, com um esquema tatico como o nosso, se nao tiver mos laterais que desiquilibrem minimamente ofensivamente, vamos estar sempre coxos, e a ganhar a maioria dos jogos a rasca, a ver a nossa esquipa a jogar a rabia, circulando a bola dum lado para o outro sem saber o que fazer com ela.
9 Março, 2017 at 11:20
Principalmente tendo um Bas Dost, ao inves de um Slimani.
9 Março, 2017 at 11:26
Sem desprezo Tiago mas cheguei só a meio porque discordei logo de algumas coisas.
O Schelloto é burro. Voluntarioso, dá tudo mas… decide quase tudo mal.
Depois li a parte de um meio campo de WC e Xico não funcionar e desisti. Um dos motivos que apontas é que ao Xico falta capacidade de ler o jogo…
O Xico lê o jogo melhor do que a maioria do plantel. Assim de repente só me lembro de 2 que o façam melhor e um está lesionado.
E nem vale a pena falar no Gauld. Pode ser que evolua no Setúbal… huh what? Anda na B? Ok, ok.
9 Março, 2017 at 11:34
Quando joga o Paulo Oliveira, o Coates é deslocado para a posição de central mais à esquerda, uma posição a que não está habituado, e tem tendência natural e descair para a direita. Ainda no jogo com o Guimarães notei isso.
É um facto que precisamos de laterais e vamos de certeza tê-los.
9 Março, 2017 at 11:38
Depois de ter visto pessoalmente o chico, duvido que fisicamente tenha, ou venha a ter capacidade, para andar a “bater” nos adversarios, como o adrien “bate”, e como é fundamental que um 8 faça no esquema de jesus. Tanto ele, como o proprio gauld.
Mas no caso do geraldes, axo ate um crime po-lo a andar a correr atras do adversario, e a “trancada” a ele. Geraldes da 10 a 0 a nivel ofensivo, por exemplo ao adrien com a mesma idade dele.
Geraldes é “joao mario”. Se for para ser “adrien”, axo que lhe retiram mais de metado do que ele pode oferecer ao jogo.
Neste caso tendo a concordar com JJ. Vejo o como um jogador para estar mais proximo da baliza.
9 Março, 2017 at 14:10
Isto!
E houve aqui tanta gente a criticar o JJ quando ele disse há umas semanas que “o Xico até pode jogar na ala…”
Não há mesmo dúvidas, A Tasca do Cherba está oficialmente a necessitar de uma DESINFESTAÇÃO!!! Está minada de ressabiados, lãpiões travestidos, melancias, jorneleiros e paineleiros camuflados, etc …
9 Março, 2017 at 14:28
Esse comentário ofende a memória do inzébrio. 😀
9 Março, 2017 at 14:30
Mais, é anti democrático e castrador da liberdade de expressão. 🙂 🙂 🙂 🙂
9 Março, 2017 at 14:32
#PurganaTasca. 🙂 🙂 🙂 🙂
9 Março, 2017 at 21:42
Já cá faltava este discurso…
9 Março, 2017 at 11:56
Exercícios de treinador de bancada é óptimo e faz bem à alma.
Percebo que o melhor é mandar toda a equipa embora e meter uma nova, à exceção de Bost, Rui e Coates ( estes dois últimos não tão unânimes como se poderia supor, pois já foram “mandados” para as bancadas ainda faz assim tantas semanas.
Acredito que é fora de campo que se tem de alterar a inclinação do campo, mesmo antes do apito inicial.
Com a bolha centrada no nível, tenho a certeza que o Jefferson seria jogador para ter outro carinho dos adeptos.
E é aqui que nós, treinadores de tasco, não sabemos como se poderia melhorar os resultados desportivos, aqui não sabemos que tipo tirar do concelho de arbitragem e quem meter como observador em determinado jogo.
E para isso é que entendo terem sido dados os 86% de votos ao Bruno de Carvalho. Para mandar à Bardamerda o sistema e meter as mãos na merda e transformá-la em adubo!
Estes jogadores bem amparados … são todos bons, já o provaram em anos anteriores.
Relativamente às equipas de JJ terem de ter uma média de altura considerável… leva a que não opte por 3 dos nossos Leões mais novos, para não perder consistência defensiva nos muitos livres que nos são marcados ( chuveirinho ) e nos cantos.
9 Março, 2017 at 11:58
Qualquer 11 que inclua o Esgaio na defesa ou o Bruno César a meio campo…é mau.
Não é de uma equipa que lute para o titulo.
O nosso melhor 11 e sem espinhas é: Patricio, Schelloto, Coates, Semedo e Marvin, William e Adrien, Gelson, Bryan, Dost e Alan. E não chega para nada, como se viu este ano.
Destes, só Patricio, Coates, William, Adrien, Gelson e Dost seriam titulares indiscutiveis na minha equipa do proximo ano. Procuraria reforçar todas as outras posições. Schelotto, Semedo e Alan teriam lugar no plantel. Bryan, Marvin e César sairiam mediante as ofertas.
9 Março, 2017 at 13:51
“Qualquer 11 que inclua o Esgaio na defesa ou o Bruno César a meio campo…é mau.
Não é de uma equipa que lute para o titulo.”
De Esgaio concordo..agora Bruno César discordo totalmente. Basta lembrarmo-nos dos jogos contra Porto e Real Madrid por exemplo.
Vou mais longe, tivesse o plantel 5 Bruno Cesar’s e seriamos muito melhor equipa.
Agora andar a mudar o homem de lugar todas as semanas é que não
9 Março, 2017 at 21:45
“tivesse o plantel 5 Bruno Cesar’s e seriamos muito melhor equipa.”
Tão óbvio…
9 Março, 2017 at 12:30
Deixo aqui o meu 11 para o próximo jogo:
RP
ES Coates PO Esgaio
WC Gauld
Gelson Geraldes Podence
BD
Quanto ao plantel para a próxima época:
GK: RP, Beto
DD: E.Scheloto + Contratação para titular
DE: J.Silva + Contratação para titular
DC: Coates, P.Oliveira, A.Pinto, D.Duarte
MD: Palhinha, + Contratação
MC: Adrien, Gauld + Contratação
ED: Gelson, Podence
EE: Iuri, Matheus
SA: A.Ruiz, Dala
PL: B. Dost, Whelton (do paços)
Jokers: B.Cesar, R.Esgaio
Plantel de 25.
Tentaria colocar o R.Semedo por valores próximos de 15 milhões, William por valores próximos dos 40 milhões, e caso o Estugarda exerça a opção sobre o Mané são mais 15 milhões.
Jefferson, Marvin, é tentar colocar pelo melhor negócio possível, 3/4 milhões por cada já seria bom.
B.Ruiz acho que já não tem o andamento para estas andanças, mas não me chocaria que ficasse no plantel, de qualquer maneira tentaria colocá-lo por valores a rondar os 5 milhões.
Estes + de 70 milhões seriam mais do que suficientes para contratar dois bons laterais e dotar a equipa de mais opções para o meio campo, sobrando ainda bastante para estabilizar ainda mais a situação financeira.
O Castaignos emprestava a uma equipa da primeira liga, e renovava os empréstimos do Papel ao Moreirense e do Petrovic ao Rio Ave (ou a outros clubes da primeira liga).
9 Março, 2017 at 12:57
Esqueci-me do Geraldes a SA…
Plantel passaria a 26
9 Março, 2017 at 21:55
Eu deixava ficar o Semedo e mantinha o Domingos Duarte emprestado mais um ano!
O Semedo fez uma 2ª metade da época fantástica o ano passado e merecia muito mais ter ido ao Euro que o Bruno Alves ou o Ricardo Carvalho! Este ano, não sei porquê, não está ao mesmo nivel e o Jesus devia tê-lo tirado logo em Outubro!
Petrovic é para vender pelo que gastámos com ele. Não vai passar do que já vimos e não é jogador para nós.
Alan Ruiz, tentava despacha-lo por 10M€ e procurava outro jogador para o lugar dele!
Concordo com a vinda do Welthon. Excelente jogador e marca bem livres.
Acho que o BdC devia tornar-se o melhor amigo do russo do Mónaco e arranjar maneira de trocar o Mestre da Táctica pelo Jardim… e mais uns 5M€. Isso é que era de valor e um grande negócio para o clube!
9 Março, 2017 at 12:35
Deveria deixar de ler quando se diz que Schelotto ataca bem e defende bem. Mas respeitando o amigo Tiago e a sua opinião de “treinador de bancada” (como o próprio afirma) decidi ir até ao fim.
Na baliza estamos conversados.
Na laterais, meus senhores, Esgaio é o melhor (o que tem mais qualidade). Não lhe peçam é milagres numa equipa que tem processos pouco definidos (ou mal interpretados, como JJ já o afirmou). Jefferson, Marvin não possuem qualidade suficiente para o Sporting. Schelotto também não, mas renovou…
Na zona central da defesa há qualidade com Coates, Semedo, Oliveira e com a chegada de A. Pinto na próxima época (este último deixa-me tranquilo). Douglas é incógnita e não sei qual será o seu futuro.
No miolo está William, Palhinha, Geraldes, César, Adrien…opções mais do que suficientes e de qualidade. Geraldes não ter minutos é criminoso, mas JJ é assim…teimoso. Dizer que William não consegue construir mais à frente é desconhecer William. Ele pode não estar a conseguir, o que é diferente. Já pedir a Palhinha que se junte aos centrais numa saída à “La Volpe” é sonhar ou não perceber que a construção não é o forte de Palhinha. William e Geraldes seriam a minha opção para já. Ler que o miolo ficava esburacado preocupa-me, pois não consigo perceber…tal como a história do “pressionado fisicamente” …mas isto sou eu e peço desculpa por isso.
César também é uma opção válida e a sua versatilidade e inteligência seriam importantes.
Gelson, Ruiz, Pondece, Matheus…César.
Gelson tem tudo para se tronar caso sério se começar a procurar zonas interiores…e aí sim, tornar-se jogador de outro nível. Ruiz necessita de descanso. Ruiz é qualidade pura. Não está a fazer uma época ao nível do ano passado mas continua a ser dos melhores jogadores do palntel. Pondece…qualidade, critério, irreverência, a pedir minutos e era a minha aposta para uma das alas.
Matheus necessita de ser orientado e JJ é a pessoa indicada para o fazer. É mau sem bola, mas evoluirá neste aspecto.
Na frente Dost é intocável. Dost não é só golos. Também cria (cada vez melhor) e está melhor sem bola. Alan Ruiz encontra-se ainda em adaptação mas a qualidade é inegável. Os que hoje o odeiam…sabemos bem como funciona. Castaignos…dou o corpo ás balas e digo que me agrada bastante. Tem poucos minutos e julgá-lo era incoerente…digo eu.
Aguardemos por uma pré-época mexida…
9 Março, 2017 at 14:34
Concordo com quase tudo, excepção feita para Alan Ruiz e Castaignos.
9 Março, 2017 at 13:38
Ó pessoal da “estrutura”, alguém viu para aí alguma coisa sobre a goleada que as “galinhas” sofreram? Até parece que foi um jogo da “pré-época”, tal a “importância” que se está a dar a esse resultado, ainda para mais depois de uma primeira mão em que houve um “milagre” na Luz.
Eu gostava que o Sporting tivesse essa “estrutura”, pois assim quando perdêssemos ninguém dava por isso. Mas para tal era preciso que houvesse mais sportinguistas jornalistas, e que os mesmos não tivessem vergonha nenhuma nas fuças. Não é nada fácil copiar canalhices, mas pelo menos é preciso dar por elas.
9 Março, 2017 at 14:44
Pois….
A “Estrutura” que ainda falta … onde estamos atrasados.
será que Carlos Daniel irá repetir o que disse a quente?
9 Março, 2017 at 14:55
A estratégia já vem desde o tempo de JJ: quando algo corre mal e não se podem escudar na arbitragem, vêm logo os avençados lançar lenha sobre o treinador, de modo a ilibar a “estrutura”. É só lembrar as capas d’A Burla, quando o Ceboladas de Barrote estava a sete pontos e lembravam que ele era o pior treinador de sempre em registos contra os grandes.
9 Março, 2017 at 14:04
Uma coisa que é evidente e preocupante são as nossas bolas paradas atacantes e defensivas. São muitos golos sofridos de bola parada. E ofensivamente começamos bem, com dois golos do Coates, e um ou outro do Bas Dost. O que é que se passa?! Muitos dos nossos cantos e livres acabam muitas vezes por resultarem em golos na nossa baliza. Parecem que não treinam os lances. Não temos ninguém que saiba colocar uma bola com conta, peso e medida, de forma tensa, para a pequena área. O Tico Tico marca as bolas muito em balão, com pouca força. Não há movimentações. Bolas para o primeiro poste é BOLA! Assim é difícil. Vejam o Real Madrid que deu a volta ao marcador em Itália com dois golos de bola parada. Sérgio Ramos… Eu julgava que o Ruben pudesse vir a marcar uns golos de cabeça e nada! Enfim… este é um indicador de que o JJ não tem estado bem.
9 Março, 2017 at 22:27
Digo isto há tanto tempo…
JJ quando chegou ainda tentou mudar alguma coisa ao mandar bater os cantos ao contrario, (efeito da bola para o lado da linha de fundo) e lembro-me que depois nos anularam dois golos JJ simplemente desistiu deste tipo de cantos.
SL
9 Março, 2017 at 14:16
Partindo do pressuposto que apenas WC é “vendido”….
SCP 2017 / 2018
R Patrício, Beto, P Silva
?!?!?!, M Schelotto
S Coates, D Duarte, A PINTO, R Semedo
S GARCIA, R Esgaio
J Palhinha, D CARRIÇO
Adrien S, R BATTAGLIA
Gelson M, Iuri M, B César, F Geraldes, NANI
A Ruiz, D Podence
B Dost, WELTHON
9 Março, 2017 at 14:36
William Carvalho não foi vendido em Julho, porque é que há-de ser agora?
9 Março, 2017 at 14:41
Porque tens que ter receitas extraordinárias para que as Contas continuem a recuperar a “saúde”, até porque a massa salarial subiu “estupidamente”….
E como precisas de fazer “compras” para entrarem de caras no 11 … é preciso vender.
9 Março, 2017 at 14:48
Gelson, Patricio, Adrien…
William deve ser o jogador que mais valor perdeu.
9 Março, 2017 at 14:51
Gelson é prematuro vender agora, Rui para mim é para manter até final de carreira, e Adrien porque é de todos o mais difícil de substituir.
Estas serão as razões para que seja o William “a joia” preferencial para transferir.
9 Março, 2017 at 14:55
É um facto que William e Adrien perderam “valor de mercado”. Diria que até mais Adrien pela idade. Já são quase 28 anos….pelo que quem investir 30 /35 milhões será quase de certeza pela componente desportiva, porque financeiramente não terá retorno.
Patricio é GK…. e no que diz respeito a jogar com os pés (uma factor diferenciador e de valor acrescentado) não é propriamente muito dotado, pelo que duvido que alguém pague 20 milhões por ele! E Sinceramente ainda bem! Por mim o Rui fica até ao fim da carreira!
Gelson…. ainda está na fase ascendente! Vender já seria asneira! Não acredito que nesta fase percam a cabeça com o Gelson. è deixá-lo crescer mais um par de época e ai venha um encaixe record 🙂
9 Março, 2017 at 14:55
No meio de um comentário certo , foi pena o desnecessário.
Até porque a massa salarial subiu menos “estupidamente” do que o “Estupidamente” aumento Receitas Operacionais.
Até porque a Massa Salarial Anual continua inferior aos rivais em 10/15M respectivamente
Menos 15 a 20%
9 Março, 2017 at 15:05
Se não percebeste o “estupidamente” temos pena.
Pergunta simples para o Dr. Aranha:
O Sporting apresenta equilíbrio OPERACIONAL nas suas contas?
Não, pois não! Então como qualquer Empresa….se não quiser ficar dependente de receitas extraordinárias…convém que pelos menos os resultados operacionais sejam nulos.
Quanto à massa salarial do porto e benfica quero lá saber!
O campeonato tem 18 equipas e o nosso orçamento é manifestamente superior ao de 15 equipas, pelo que pela via do Orçamento temos “obrigação” de ganhar os 30 jogos que fazemos com essas equipas.
Moral da história —> Não é por ter menos 15% / 20 % da massa salarial dos rivais que não temos Obrigação de lutar pelo Titulo!
9 Março, 2017 at 15:18
Obrigado pela deferência , mas aqui estamos numa Tasca.
Se falas em REsultados Operacionais , até tem Lucro 50M … tens aí a resposta . É Factual.
Não um Orçamento superior não “obriga” a ganhar .
Um Orçamento superior dá mais probabilidade de Ganhar no Final. Estatisticamente é Factual! E Históricamente tb ! E não é lutar apenas que queremos certo?
Qt às receitas extraordinárias são sempre na mesma necessárias, sempre ou esquecemos Custos Financeiros e Custos como Amortizações (só isto chegava…) e aumento capital próprio e diminuição passivo e reforço nas infraestruturas e pagamento das VMOCS.
Querem mais 2/3 Dost
Querem manter formação no plantel
Querem mas com desconto na massa salarial não é possível.
Ps: o comentário foi para o adjectivo desnecessário como se não existisse tb aumento nos outros Custos .
9 Março, 2017 at 15:30
Mete ai sff o link onde possa ver que afinal as receitas operacionais são 50 milhões superior aos custos operacionais.
É que no relatório e contas do Sporting 2015 /2016, ou seja o ultimo exercício completo
http://cdn.sporting.digitaljump.xyz/sites/default/files/documentos/relatoriocontassporting_sad20152016.pdf
Resultados operacionais sem transações com jogadores —-> (9.744) NEGATIVO
E mais,…..
Resultados operacionais (considerando tudo oq eu assume operacional contabilisticamente falando…inclusive transações de jogadores)
—-> (26.351) NEGATIVO
depois disto vais dizer que o Relatório & Contas está errado e que os números que o Dr. Aranha atira para o ar é que estão certos?
9 Março, 2017 at 15:32
* considerando tudo o que se assume contabilisticamente …”
9 Março, 2017 at 15:38
Perguntaste RO
Respondi-te arredondando para baixo
Fonte R/C mais recente.
RO sabes bem que não podes excluir vendas nem Amortizações
A tua não lógica prova que a necessidade de vendas não se deve em exclusivo a massa salarial como disse .
9 Março, 2017 at 15:47
RO…. mas não parcial. O que interessa é o Exercício Completo e não trimestres…
E o ultimo é o de 2015/2016, por mais voltas que tu tentes dar
——————
“RO sabes bem que não podes excluir vendas nem Amortizações ”
Por isso mesmo coloquei 2 números!
Resultados operacionais sem transações com jogadores —-> (9.744) NEGATIVO
Que exclui vendas e amortizações
Resultados operacionais (considerando tudo o que assume operacional contabilisticamente falando…inclusive transações de jogadores e A^mortizações)
Ou seja…. fazendo-te a vontade e limitando a considerar Res. operacionais, tal como consta no R&Contas….
Resultados operacionais (26.351) NEGATIVO…. no ULTIMO exercício completo.
—-> (26.351) NEGATIVO
E não é a minha lógica….
É a frieza dos números que demonstra que as receitas OPERACIONAIS excluindo transações de jogadores são inferiores às despesas operacionais e não é nenhuma empresa do mundo que consiga sobreviver se tiver continuamente resultados operacionais negativos.
E por isso…. é que temos que caminhar para o equilíbrio operacional….
9 Março, 2017 at 15:54
Defendo que o equilíbrio operacional financeiro devia ser defendido estatutariamente.
9 Março, 2017 at 14:45
Belíssimo texto e, finalmente um post que vale a pena, a falar daquilo que interessa.
Nem precisei de ver o autor para saber quem era. Parabéns.
9 Março, 2017 at 16:16
Ninguém resiste a RO negativos continuamente.
Concordamos. isso era antes desta Direcção
RO são positivos actualmente 52M
RO vai ser Positivos no final do Ano
Lucro garantido Tb RLE
Equilíbrio Operacional Existe
Não misturar
E receitas extraordinárias como Vendas de Jogadores serão sempre necessárias em Portugal para qq SAD. Inevitável para que se tenha equipas competitivas.
O que é importante é que sejamos o menos dependente possível em %
É ideal é como neste ano ter essas mesmas receitas garantidas antecipadamente logo no 1T
9 Março, 2017 at 16:26
“RO são positivos actualmente 52M” —> Slimani + João Mário + Naldo. Ou seja…. venda de jogadores.
Sabes bem que se considerares os Resultados Operacionais sem Transações de Jogadores são negativos….. e que o Equilíbrio Operacional sem transações de jogadores Não existe.
Tudo o resto é “semântica” e quem está a querer misturar conceitos és tu, mas tiveste azar porque estás a trocar opiniões com um Financeiro 🙂
Ou seja… está a falar com Alguém que ficou “passado” quando ouviu o Presidente dizer que tinha uma dupla almofada para a Doyen…. porque estava provisionado nas Contas. E fiquei passado porque o Presidente sabe perfeitamente que uma Provisão é um mero lançamento contabilístico e que para a Doyen era Cash.
Mas digo-te já que concordei a 100% com o que fizemos à Doyen. Digamos que foi um financiamento a custo inferior ao que obteríamos no mercado e numa fase em que aquele dinheiro valia ouro, pois a situação era critica.
9 Março, 2017 at 16:41
Qualquer equipa que pretenda ter um plantel competitivo em Pt tem de vender jogadores.
O “super” lucro do slb foi realizado por causa do Gaitas + Renato. O previsível resultado positivo deste ano será devido a JM + Slimani. O único modo do fecepe recuperar do vermelho será vender forte em Junho.
A tendência global é dos salários continuarem a subir, e num ritmo superior ao que nós portugueses (e nós temos o ónus do Irs elevado) conseguimos subir receitas correntes (isto descontando que o dinheiro da LC é condição essencial para sustentar uma massa salarial mais robusta).
9 Março, 2017 at 21:45
Tudo certo .
Concordo e a questão fiscal é um problema Enorme para quem tem poucas receitas correntes.
Por isso e pelos anos de 2018/2019 e 2019/20120
onde apenas 1 de 2 terá acesso garantido e os nossos rivais , se lá estiverem, terão Garantidas receitas LC na ordem dos 40/50M em vez de 20M actuais …. fora prémios performance.
Para o SCP e pelo seu ranking terá direito a 30M garantidos .
Por isso LFV fala que daqui a dois anos vão ver !!!!
Quem falhar o Barco irá provavelmente nunca mais o voltar a apanhar.
Próximo ano TODOS irão fazer forte investimento.
9 Março, 2017 at 21:36
Só agora pude regressar , Então estás a dizer o mesmo que eu disse.
Qd até disse que ERA UM COMENTARIO CERTO e “apenas” referi a expressão que utilizaste relativo a massa salarial “isolando-a” como culpada qd td conta.
Quem misturou conceitos nem fui eu, ou aliás fui pq te Referiste meramente a RO querendo falar de RO antes de…., certo? E foi o que te respondi. E já agora no semestre até estão equilibradas, mas sabemos que no final estarão -10M.
Mas equilíbrio em RO sem transacção Atletas interessa pouco (claro que é melhor) quando ainda faltam custos como Amortizações e Custos Financeiros.
Azar não eu gosto é disso, falar com quem saiba do que está a falar. Ou queres que te chame de Dr?… isto é uma tasca :). Não gosto é que induzam outros em erro ou miragens. Como ser possível ser competitivo , lutar para ganhar sem receitas extraordinárias nomeadamente em Portugal.
Eu por exemplo até considero a LC Receita Extraordinária. Mas digo-te mais , para mim , importante é a % risco que se corre em necessidades de receitas extra vs Custos Totais.
Risco total é o FCP que agora tem 1 mês para fazer o equivalente a 100% das suas receitas correntes. Isso é o que fazia Godinho.
E espero que se consigam não 1 (William) mas 2 vendas (ou Mané mais uns pós) significativas logo em Julho para que com os seus 50% possamos garantir junto com LC , Lucro Anual logo no 1T . Isso sim é SUSTENTABILIDADE. E o que permitirá com calma e tempo e Cash planear e suprir as necessidades do plantel.
Doyen sim até a nível financeiro fez sentido.
SL
9 Março, 2017 at 22:44
“Eu por exemplo até considero a LC Receita Extraordinária. Mas digo-te mais , para mim , importante é a % risco que se corre em necessidades de receitas extra vs Custos Totais.”
Consideras Tu, Eu e quem Gere o Sporting também! E acredito que o Orçamento do Sporting da próxima terá uma versão com e outra SEM Champions…porque sendo realista vamos à pré-eliminatória… e ir à Liga Europa são trocos.
Mas estás a ver que nunca custa trocar opiniões com base em factos.
Era necessário surgires com a conversa fiada dos 50 milhões de resultado operacional?
Estamos a falar de exercicios completos e não de trimestres.
E para mim Resultado Operacional é aquilo que decorrer da actividade corrente / operacional, pelo que venda de jogadores sempre extraordinário. E repara que quando as constas são apresentadas existe sempre o cuidado de se informar os ROper. sem transações de jogadores.
SL