Parece que finalmente não vou ter que debater os méritos do Bas na próxima visita às roulotes de Alvalade. Até estou curioso de saber qual vai ser a próxima embirração da malta.
Grandíssimo jogador, sem dúvida um dos melhores pontas-de-lança que já vi jogar, com ou sem Rampante ao peito. E à medida que vai interiorizando o que JJ lhe pede para fazer antes de chegar à área… Mais vamos percebendo que tem mais para dar do que apenas sentido de oportunidade.
Uma ressalva para Van Wolfswinkel, que chegou a fazer 28 golos numa péssima fase da história do Sporting e ainda hoje é malquerido por tantos em Alvalade. Há de chegar o dia em que vamos aprender a tratar melhor os nossos, espero.
Van Wolfswinkel esta época época no Vitesse tem-se assumido como um dos melhores marcadores da Liga Holandesa (salvo erro tem 13 golos e é o 3º melhor marcador)
Mas pronto… isso para alguns não conta nada nem os golos que fez no PIOR Sporting de Sempre…
E visto que agora anda pelo Vitesse…certamente que não pede mundos e fundos para vestir a verde e branca…
Bem sei que no inicio da época passada esteve quase (chegou a ser visto em Lisboa)…. mas para quê inventar…. quando é óbvio que precisamos de ter uma alternativa a Dost, pois Castagnos não é…
E Pedro Marques ainda é muito puto…
Pois…. isso não faço a mínima ideia, mas aprece-me claro que faz falta uma alternativa a Dost e essa alternativa terá que ser alguem de qualidade, mas ao mesmo tempo com noção que é para “Alternativa” ao Bas Dost”
Mas “as contratações” terão que ser forçosamente Laterais! E aqui não podem ser jogadores de perfil “vamos ver no que dá, pois apesar de a ultima época não terem rendido…no passado já fizeram umas coisas”
Os laterais a contratar terão que ter perfil de “certezas”! ! Claro que depois por 1001 razões podem não render, mas à partida terão que ser jogadores que não deixam duvidas e por isso serão caros.
Podem chamar-me louco, mas o Wolfs era mais completo que o Dost.
Ganhava no jogo de cabeça e tinha velocidade para jogar em profundidade.
Só perdia na presença dentro da area, onde Dost é imbatível.
Avançado de fino recorte, com escola Holandesa. Mas naquela equipa era dificil fazer melhor…não sei o que se passou na 2ª época, mas decresceu muito de valor. E avançado que n faz golos…
O Wolfswinkel era um grande jogador.
Há claramente um antes e um depois. Antes foi até termos chegado ás meias finais da Liga Europa…. Aí soaram os alarmes todos. A barraca que seria o Sporting vencer a Liga Europa.
Na epoca seguinte tivemos o depois. O Wolfswinkel falhava muitos golos, claramente, mas os poucos que marcava eram anulados….. O Sporting tinha de ser colocado na linha, e nada de pensar em discutir titulos. Qualquer jogador quebra nessas condicões.
Aliás, muito do que se passa esta epoca (o pseudo-fracasso do Sporting) foi obra das mesmas pessoas que quebraram o Wolfswinkel….
Dave, tinhamos uma equipe do car@lho nessa época. Wolfswinkel recebia dez a quinze bolas por jogo, para golo feito e falhava; desesperantemente, falhava, falhava e voltava a falhar. Se Bas Dost tivesse sido servido este ano como Wolfswinkel o foi, já tinha 40 golos esta época, só na Primeira Liga.
Não acho que o plantel 2011/2012 fosse assim tão bom, caro Mário. A maior parte das estrelas do firmamento brilharam muito timidamente. Schaars esteve longe das excelentes credenciais, Carrillo ainda era só um brinca na areia, Rinaudo teve uma adaptação difícil (ainda me lembro de o ver ir pressionar o lateral esquerdo adversário junto à outra área), nenhum outro avançado rendeu sequer metade do Ricky e já na altura havia problemas nas laterais defensivas (Evaldo, por exemplo). Lembro-me bem de ver o Ricky jogar a 30m de distância do resto da equipa e a lutar sozinho contra dois centrais e o médio-defensivo. Posso estar toldado pelo tempo, mas acho que é um desfavor dizer-se que falhava assim tanto…
Dost é o gajo que me faz esquecer Liedson. Se Liedson, na época que se seguiu ao 5 a 3 à lampionagem tivesse continuado a ter Derley ao lado tinhamos sido campeões. O JEB parece que não quis pagar 1 Milhão por ano a Derley e o mercenário foi embora…Aquilo é que era uma dupla de avançados como manda a Lei.
Ora bem, aquilo de que precisamos no ano que vem é de um avançado a sério ao lado de Dosts. Não será na próxima época a época de Alan Ruiz, como segundo avançado. Sê-la-á, sim, como competidor com Bryan por um lugar no onze titular.
Muito bom comentário após o primeiro parágrafo, já que não conheço a realidade das roulotes…
Acrescento, no tocante a Bas Dost, a nobreza do seu carácter.
SL
Esqueci-me de tocar nesse aspecto importantíssimo, jmfs1947. Obrigado pela lembrança. O Bas tem um enorme espírito de equipa – o último jogo foi prova disso – e também me parece sentir já muito a verde e branca. É invariavelmente o mais indignado dos jogadores perante os roubos de arbitragem e a sua prioridade é sempre correr para os colegas quando faz golo. Um profissional de mão cheia.
Pena não ter sido formado em Alvalade. De resto, tem tudo para ser um dos nossos! Já comprou casa em Portugal até por isso, calculo que esteja no Sporting para ficar. A intenção dele é óbvia ficar por cá muitos e bons.
Mas, atenção! o holandês não tem suplente á altura neste momento e na próxima temporada em vez de se gastar dinheiro em dois ou três PL de trazer por casa é melhor pegar em mais 12 milhões e trazer outra fera para o ataque.
E começar a fazer treinar Pedro Marques na equipa A e a dar-lhe minutos de competição dura entre os juniores e equipa B, pois este será o futuro ponta de lança da selecção nacional.
Peyroteo: uma máquina impressionante de fazer golos, não fossem as instituições deste país corrupto dominadas pelos lampiões, Peyroteo tería já o seu lugar de destaque como o maior marcador de todos os tempos do futebol português!
Eusébio??? bhaaa! ao pé de Peyroteo és um menino!
Para a prox epoca a questão deve ser mais, como arranjar um substituto à altura do Adrien e possivelmente do WC. Será dificil manter um ou mesmo os dois.
Vamos esperar para ver.
O Dost foi uma grande oportunidade de negócio. A continuar assim, pode haver possibilidades de para o ano não estar cá, pelo sim pelo não, convém ter um substituto á altura.
Relativamente ao Pedro Marques, defendo que deva continuar nos juniores até terminar a época, os seus golos fazem falta. Gostava, no entanto, de o ver fazer a pré época com os seniores, estou muito curioso para ver como se integra a treinar e a jogar em patamares mais competitivos.
Bas Dost é um excelente ponta de lança e parece também ser um excelente ser humano o que ainda o torna mais importante no clube e perante os colegas de equipa.
Se por um lado adorava que ele fosse o melhor marcador da Europa e ganhasse a Bota de Ouro, onde concorre com “monstros” como Messi, CR7, Lewandoski, Suarez, Icardi, Cavani, entre outros, por outro lado também sei que caso vença o prémio, mais provável será que surja uma proposta de 40/50 milhões por ele (custou-nos 10) e seja transferido no final da época. Caso isso aconteça, teremos que investir noutro jogador de potencial semelhante.
Olha, imagina o filme. Recebemos 50M pelo Bas Dost e vamos comprar o Slimani por 20M…. seria brutal 🙂
Quer dizer, por 50M não podemos dizer que não. Até por 40M sem ser para a China já era excelente.
Até podemos ter a sorte de descobrir outro Slimani (jogador barato que fica uns anos e dps sai por um valor elevado), mas isso duvido um bocado.
Claro que não vale a pena vender por 50M e depois ir comprar dois de qualidade duvidosa por 15M cada.
Dost é a melhor contratação desde JVP e Jardel. Gastar dinheiro mas gastá-lo num jogador que dificilmente falharia, é aquilo que temos que fazer.
Enorme contratação, excelente jogador e companheiro, dinheiro muito bem gasto.
Nota-se claramente uma melhoria táctica e técnica no nosso flying dutchman. O Dost aprendeu rápido aquilo que o JJ procura do avançado. O que mais aprecio no Dost, tirando os golos é a aparente simbiose e empatia com a Turma de Alvalade.
Notei neste último jogo, depois do primeiro penalty, durante a celebração, o holandês a procurar o Gelson e a dar-lhe os parabéns pela jogada que esteve na origem do penalty e a incentivá-lo.
Nota-se que está a curtir à brava a experiência ao serviço do SCP. A alegria está bem patente.
Indiscutivelmente. JJ tem muito mérito nisso. Até no aspecto da pressão, melhorou. E, tecnicamente, vejo-lhe coisas agora que desconhecia. Que fique muitos anos.
Desculpem-me o off, estou a pensar ir ver o Sporting vs benfas a Alvalade e precisava de saber um bom sitio para ver o jogo, sem confusões, vou com a mulher e ela tem pavor a multidões e de preferência não muito caro 🙂 ?!?
Eu quando digo multidão, digo confusão! Multidão temos sempre em Alvalade! 😉
Estive com ela em Alvalade aquando do concerto dos U2! Não houve stress e havia multidão! Só não pode haver é muita confusão, é mulher para se por a correr dali para fora e nunca mais a ver! 🙂
Mas isso por cima da Juve Leo não existe risco?!? É uma zona tranquila?!?
Bancada B topo Sul não se consegue bilhete !
O melhor será uma lateral longe das hostes encarnadas, ou mesmo o topo B Norte o mais longe dos encarnados.
Dost e Campbell são 2 exemplos perfeitos de que é cada vez mais importante avaliar o perfil psicológico dos jogadores a contratar.
Dost —-> perfeitamente integrado! Apesar de ser o “goal machine” não demonstra em momento algum “tiques” de superioridade.
No 3º penalti… mesmo estando na luta pela Bota de Ouro…. mostrou total disponibilidade para Campbell marcar o penalti.
Campbell —-> nunca esteve integrado. A descrição do Italiano assenta que nem uma luva: “parece um gajo da cidade que pensava que vinha ensinar os campónios”. A rábula do penalti em Tondela. O problema maior não é o querer marcar… é mesmo “não aceitar” a decisão do treinador e fazer “birra” no final…. passando a mensagem que para o Joel primeiro está o “eu” e só depois surge o “Nós”.
Honestamente não sei pq é q o Joel continua a ter minutos. Está emprestado, não vai ficar e não é daqueles jogadores que faça a diferença.
Emprestados sem clausula de opção realista têm de ser tipo Nani. Chegar, pegar de estaca no 11, ajudar a equipa a ganhar alguma coisa e ir embora.
Aceitei o empréstimo do Campbell no principio porque acreditava que iria fazer a diferença e ser titular de estaca. Agora há que assumir que falhou e começar a apostar em quem vai estar cá no próximo ano.
Apenas um comentário a alguns que li agora aqui… O Dost é muito bom… mas melhor contratação do que Slimani não é de certeza. O Slimani foi baratíssimo! Isso é que o faz a melhor contratação do Sporting!
Ah, isso não discuto. 300mil por um jogador daqueles é coisa de génio do championship manager… Slim foi ostra com pérola. Dost para mim era uma certeza quando veio (bom, Markovic e Campbell também, por aí se vê que eu não servia para tirar o lugar ao JJ) mas custou o dinheiro das certezas, claro.
O Sli foi barato mas ficou 3 anos para ser vendido por 30M.
O Bas apesar de ter custado 10M, em 6 meses já tinha uma oferta de 40M (se for verdade o que dizem)… e já marcou metade dos golos que o Slimani marcou em 3 anos.
O Sli era um bom suplente e que veio a tornar-se um bom avancado.
Mas o Bas foi uma grande oportunidade. Porque ele estava “pronto a usar”, não teve de crescer aos poucos. Na Champions poderia fazer uma grande diferenca, marcar um ou dois golos pode ser o suficiente para recebermos vários milhões. Vamos a ver no proximo ano.
Esquecendo o facto de estar a lutar contra um dos melhores jogadores da história que joga numa equipa onde ganhar por 4, 5 ou 6 é normal, a maior dificuldade do Dost em ganhar a Bota de Ouro está no facto do Messi ainda ter mais 11 jogos de campeonato, enquanto que a nós só faltam 9. Para um gajo como o Messi, 2 jogos podem significar muitos golos…
Venha lá! Digo que vai ser difícil mas não impossível. Principalmente se o JJ mantiver aquele tridente atrás dele, acredito que o Dost ponha lá dentro 2 golos por jogo.
Verdade. Mas tem a desvantagem de jogar ao lado do Neymar e do Suarez,
que até gostam e têm jeito para marcar golos.
Nesse capítulo, o Dost está mais “descansado”.
A maior desvantagem do Messi nem é essa. É o facto do Ronaldo não estar tão forte e eles não terem de se dedicar a dar golos a um dos 3 para ganharem o pichichi, como fizeram com o Suarez na época passada.
O Bas está em desvantagem. Por um lado temos de jogar com o carnide.
E por outro, temos os famosos fora-de-jogo que ninguem vê a não ser os arbitros…
Assim que o Bas estiver seguro eles comecam a “descontar” para que o Sporting não fique com ideias de grandeza.
Não vamos esquecer o que fizeram ao Wolfswinkel. Por cada dois golos que ele apontava um era sempre anulado. Ele perdeu toda a confianca.
MAIORES MARCADORES DA LIGA PORTUGUESA NAS ULTIMAS 20 ÉPOCAS:
1996/97: Mário Jardel (época de estreia) (FCP): 30 golos ( média de 0,97 gs por jogo)
1997/98: Mário Jardel (FCP): 26 golos ( média de 0,87 golos por jogo)
1998/99: Mário Jardel (FCP): 36 golos ( média de 1,12 golos por jogo)
1999/00: Mário Jardel (FCP): 38 golos ( média de 1,19golos por jogo)
2000/01: Pena (FCP): 22 golos ( média de 0,76 golos por jogo)
2001/02: MÁRIO JARDEL (SCP): 42 golos (média de 1,40 golos por jogo)
2002/03: Fary (Beira Mar): 18 golos
2003/04: Benni McCarthy (FCP): 20 golos
2004/05: Liedson (SCP): 25 golos (média de 0,81 golos por jogo)
2005/06: Meyong (Belenenses): 17 golos
2006/07: Liedson (SCP): 15 golos
2007/08: Lisandro Lopez (FCP): 24 golos (média de 0.89 golos por jogo)
2008/09: Nenê (Nacional): 20 golos
2009/10: Oscar Cardozo (SLB): 26 golos (média de 0.90 golos por jogo)
2010/11: Hulk (FCP): 23 golos (média de 0,88 golos por jogo)
2011/12: Oscar Cardozo (SLB): 20 golos
2012/13: Jackson Martinez (FCP): 26 golos (média de 0,87 golos por jogo)
2013/14: Jackson Martinez (FCP): 20 golos
2014/15: Jackson Martinez (FCP): 21 golos
2015/16: Jonas (SLB): 32 golos (média de 0,94 golos por jogo)
…
Época 2016/17: BAS DOST (22 GOLOS, média de 1 golo por jogo)
CONCLUSÃO: até agora, o nosso MATADOR DOST só é ultrapassado por um tal de JARDEL, em média de golos por jogo. Nada mau para um Holandés “desengonçado”.
Arrisco-me a dizer que o Dost com os cruzamentos letais do Iuri teria neste momento uns 30 golitos…
O problema é… Iuri ou Gelson… Gelson ou Iuri…
Foi bonito ver os putos completamente maravilhados com o holandês. Todos o respeitam. Todos sabem que está ali alguém a dar o exemplo de dedicação, esforço e devoção perante o emblema.
Mais uma estatistica que vi hoje. O nosso matador holandes é o melhor marcador europeu em 2017 com 15 golos.
Mas que tiro em cheio, esta contratação!
Como jogador e tambem como pessoa. Cada vez mais me enche as medidas.
Então ele com 4 golos marcados e com mais um penalty para marcarno ultimo minuto do jogo, decide aceitar o pedido do Campbell para ser ele a marcar? Não é qualquer um que faz isto… pensem neste pequeno gesto e tentem avaliar o que isto quer dizer.
Proximo jogo é em casa contra o Nacional e temos que dar continuidade nao só á boa exibição deste fds (a aposta nos miúdos é para continuar sff), mas também continuar a ajudar o Bas Dost na luta pelo melhor marcador europeu.
Tudo o que acontece de bom é o scouting, tudo de mau é o JJ… lol
Sabemos que o JJ nunca iria aceitar um jogador que ele não tivesse aprovado.
Mas cheira-me a que foi uma conversa entre o BdC e o JJ:
– vamos vender o slimani
– o sulimani não pode sair
– sem problemas, vendemos por 30M e compramos um grande avancado com experiencia por 10M
– penso que nesse caso seja possivel, que achas desse tal Bas Dost?
– vamos lá ser, penso que seria uma boa aquisicão.
– e já agora manda vir tb o andré balada e o markovik… e o elias.
Mas falamos sempre de 10M mas existem mais 2M por objectivos.
Pode ser que ainda tenhamos que pagar mais esse extra.
13 Março, 2017 at 10:18
Parece que finalmente não vou ter que debater os méritos do Bas na próxima visita às roulotes de Alvalade. Até estou curioso de saber qual vai ser a próxima embirração da malta.
Grandíssimo jogador, sem dúvida um dos melhores pontas-de-lança que já vi jogar, com ou sem Rampante ao peito. E à medida que vai interiorizando o que JJ lhe pede para fazer antes de chegar à área… Mais vamos percebendo que tem mais para dar do que apenas sentido de oportunidade.
Uma ressalva para Van Wolfswinkel, que chegou a fazer 28 golos numa péssima fase da história do Sporting e ainda hoje é malquerido por tantos em Alvalade. Há de chegar o dia em que vamos aprender a tratar melhor os nossos, espero.
13 Março, 2017 at 10:41
Van Wolfswinkel esta época época no Vitesse tem-se assumido como um dos melhores marcadores da Liga Holandesa (salvo erro tem 13 golos e é o 3º melhor marcador)
Mas pronto… isso para alguns não conta nada nem os golos que fez no PIOR Sporting de Sempre…
13 Março, 2017 at 10:42
Jogava sozinho…
Aliás, chamar ao que aquela equipa fazia “jogar” é algo exagerado
13 Março, 2017 at 10:45
RvW no SCP era PdL 10 medio e quase trinco
13 Março, 2017 at 14:24
saudades de o ver com o colega mais próximo a uns 50 metros de distância
13 Março, 2017 at 10:54
Wolfswinkel era uma bom ponta de lança, e ainda era um miúdo na altura, não me importava nada de o ter de volta para suplente do Dost.
Sim essa equipa pouco jogava e o chaval marcou muitos golos nesse ano.
13 Março, 2017 at 11:02
E visto que agora anda pelo Vitesse…certamente que não pede mundos e fundos para vestir a verde e branca…
Bem sei que no inicio da época passada esteve quase (chegou a ser visto em Lisboa)…. mas para quê inventar…. quando é óbvio que precisamos de ter uma alternativa a Dost, pois Castagnos não é…
E Pedro Marques ainda é muito puto…
13 Março, 2017 at 11:10
RvW nao volta ao Sporting…
13 Março, 2017 at 11:16
Pois…. isso não faço a mínima ideia, mas aprece-me claro que faz falta uma alternativa a Dost e essa alternativa terá que ser alguem de qualidade, mas ao mesmo tempo com noção que é para “Alternativa” ao Bas Dost”
Mas “as contratações” terão que ser forçosamente Laterais! E aqui não podem ser jogadores de perfil “vamos ver no que dá, pois apesar de a ultima época não terem rendido…no passado já fizeram umas coisas”
Os laterais a contratar terão que ter perfil de “certezas”! ! Claro que depois por 1001 razões podem não render, mas à partida terão que ser jogadores que não deixam duvidas e por isso serão caros.
13 Março, 2017 at 11:16
Tendo em conta o que o Kasper Dolberg anda a fazer no Ajax não sei se o Pedro Marques será assim tão puto…
13 Março, 2017 at 11:29
Mbappe do Mónaco tem 18 anos.
O miudo do Dortmund, chegou a jogar contra nós, tem 18 anos. O Dembele tem 19 anos
O outro Dembele do Celtic tem 20, acho…
13 Março, 2017 at 12:21
Esse puto joga muito. Nao deve ficar muito mais no Ajax
13 Março, 2017 at 14:10
Se calhar o Vitesse aceitava trocar o Wolfswinkle pelos Castaignos… 🙂
13 Março, 2017 at 12:41
Podem chamar-me louco, mas o Wolfs era mais completo que o Dost.
Ganhava no jogo de cabeça e tinha velocidade para jogar em profundidade.
Só perdia na presença dentro da area, onde Dost é imbatível.
13 Março, 2017 at 13:57
A única coisa que para mim RW é superior ao Bas Dost é a profundidade que conseguia dar ao jogo.
Tudo o resto Bas é superior.
13 Março, 2017 at 14:18
Eu gostava muito de RWv!
Avançado de fino recorte, com escola Holandesa. Mas naquela equipa era dificil fazer melhor…não sei o que se passou na 2ª época, mas decresceu muito de valor. E avançado que n faz golos…
13 Março, 2017 at 14:09
és louco 🙂
13 Março, 2017 at 11:06
O Wolfswinkel era um grande jogador.
Há claramente um antes e um depois. Antes foi até termos chegado ás meias finais da Liga Europa…. Aí soaram os alarmes todos. A barraca que seria o Sporting vencer a Liga Europa.
Na epoca seguinte tivemos o depois. O Wolfswinkel falhava muitos golos, claramente, mas os poucos que marcava eram anulados….. O Sporting tinha de ser colocado na linha, e nada de pensar em discutir titulos. Qualquer jogador quebra nessas condicões.
Aliás, muito do que se passa esta epoca (o pseudo-fracasso do Sporting) foi obra das mesmas pessoas que quebraram o Wolfswinkel….
13 Março, 2017 at 11:28
De acordo, especialmente com a parte sobre RvW. Fartava-se de marcar no.pior SCP de sempre e havia quem achasse que era mau. Fdx.
13 Março, 2017 at 12:17
Falta de respeito pelo gajo que pagou a luz.
13 Março, 2017 at 16:37
O estádio?
13 Março, 2017 at 13:40
Dave, tinhamos uma equipe do car@lho nessa época. Wolfswinkel recebia dez a quinze bolas por jogo, para golo feito e falhava; desesperantemente, falhava, falhava e voltava a falhar. Se Bas Dost tivesse sido servido este ano como Wolfswinkel o foi, já tinha 40 golos esta época, só na Primeira Liga.
13 Março, 2017 at 13:54
Nem mais…
13 Março, 2017 at 13:58
Não acho que o plantel 2011/2012 fosse assim tão bom, caro Mário. A maior parte das estrelas do firmamento brilharam muito timidamente. Schaars esteve longe das excelentes credenciais, Carrillo ainda era só um brinca na areia, Rinaudo teve uma adaptação difícil (ainda me lembro de o ver ir pressionar o lateral esquerdo adversário junto à outra área), nenhum outro avançado rendeu sequer metade do Ricky e já na altura havia problemas nas laterais defensivas (Evaldo, por exemplo). Lembro-me bem de ver o Ricky jogar a 30m de distância do resto da equipa e a lutar sozinho contra dois centrais e o médio-defensivo. Posso estar toldado pelo tempo, mas acho que é um desfavor dizer-se que falhava assim tanto…
13 Março, 2017 at 14:12
carrilho ainda é um brinca na areia
13 Março, 2017 at 13:58
Completamente de acordo.
13 Março, 2017 at 14:07
Depois disto…ainda vamos ler que o Wolfswinkel foi o responsável pelo 7º lugar….
13 Março, 2017 at 10:33
Dost foi a melhor contratação de ha uns anos para cá.
13 Março, 2017 at 13:44
Dost é o gajo que me faz esquecer Liedson. Se Liedson, na época que se seguiu ao 5 a 3 à lampionagem tivesse continuado a ter Derley ao lado tinhamos sido campeões. O JEB parece que não quis pagar 1 Milhão por ano a Derley e o mercenário foi embora…Aquilo é que era uma dupla de avançados como manda a Lei.
Ora bem, aquilo de que precisamos no ano que vem é de um avançado a sério ao lado de Dosts. Não será na próxima época a época de Alan Ruiz, como segundo avançado. Sê-la-á, sim, como competidor com Bryan por um lugar no onze titular.
13 Março, 2017 at 14:16
Pois eu gostava era de ter 15M€ em vez desses 2 no plantel…
13 Março, 2017 at 10:33
Muito bom comentário após o primeiro parágrafo, já que não conheço a realidade das roulotes…
Acrescento, no tocante a Bas Dost, a nobreza do seu carácter.
SL
13 Março, 2017 at 11:58
Comentário dirigido ao
Dave
13 Março, 2017 at 10:18
13 Março, 2017 at 13:40
Esqueci-me de tocar nesse aspecto importantíssimo, jmfs1947. Obrigado pela lembrança. O Bas tem um enorme espírito de equipa – o último jogo foi prova disso – e também me parece sentir já muito a verde e branca. É invariavelmente o mais indignado dos jogadores perante os roubos de arbitragem e a sua prioridade é sempre correr para os colegas quando faz golo. Um profissional de mão cheia.
13 Março, 2017 at 13:47
Pena não ter sido formado em Alvalade. De resto, tem tudo para ser um dos nossos! Já comprou casa em Portugal até por isso, calculo que esteja no Sporting para ficar. A intenção dele é óbvia ficar por cá muitos e bons.
13 Março, 2017 at 14:18
Também vejo isso!
O gajo deve ficar parvo com as arbitragens de cá…
13 Março, 2017 at 10:42
Qualidade
Espírito competitivo (faltava ao Montero, por exemplo)
Experiência em contexto de exigência competitiva
Assim sendo, as probabilidades do melão vir estragado são menores
13 Março, 2017 at 10:46
O caro sai…barato
Bas Dost é uma máquina infernal, o thunder Dost!
Mas, atenção! o holandês não tem suplente á altura neste momento e na próxima temporada em vez de se gastar dinheiro em dois ou três PL de trazer por casa é melhor pegar em mais 12 milhões e trazer outra fera para o ataque.
E começar a fazer treinar Pedro Marques na equipa A e a dar-lhe minutos de competição dura entre os juniores e equipa B, pois este será o futuro ponta de lança da selecção nacional.
Peyroteo: uma máquina impressionante de fazer golos, não fossem as instituições deste país corrupto dominadas pelos lampiões, Peyroteo tería já o seu lugar de destaque como o maior marcador de todos os tempos do futebol português!
Eusébio??? bhaaa! ao pé de Peyroteo és um menino!
13 Março, 2017 at 11:07
Para a prox epoca a questão deve ser mais, como arranjar um substituto à altura do Adrien e possivelmente do WC. Será dificil manter um ou mesmo os dois.
Vamos esperar para ver.
13 Março, 2017 at 11:17
penso que só o William sairá, mas vamos ver as propostas que vão aparecer.
13 Março, 2017 at 11:36
O Dost foi uma grande oportunidade de negócio. A continuar assim, pode haver possibilidades de para o ano não estar cá, pelo sim pelo não, convém ter um substituto á altura.
Relativamente ao Pedro Marques, defendo que deva continuar nos juniores até terminar a época, os seus golos fazem falta. Gostava, no entanto, de o ver fazer a pré época com os seniores, estou muito curioso para ver como se integra a treinar e a jogar em patamares mais competitivos.
13 Março, 2017 at 18:51
Petróleo é o maior a nível mundial. Melhor média golos jogo, melhor marcador num só clube,… Mundial
13 Março, 2017 at 18:52
Petróleo=Peyroteo, raios partam o corretor…
13 Março, 2017 at 11:13
ganda Dost!!!
que pena esta época ter sido o que foi… tínhamos equipa para mais mas uma avalanche de coisas negativas a espaços na época deitaram tudo por terra…
como diz o outro: “pó ano é que é!!”
aproveitar os jogos que faltam para fazer testes pq para o ano é o tudo ou nada
ps: e o van der gaag com 18 golos? porra que centralao que o marítimo arranjou..
13 Março, 2017 at 11:15
Dost e um PL simplesmente brutal.
Em todos os sentidos. No que joga, faz jogar e no balneario.
Tem SEMPRE uma palavra de agradecimento para quem assiste, sofre o penalty ou funcionou bem na jogada. SEMPRE…
13 Março, 2017 at 11:31
Das coisas que mais gosto de ver é que ele agradece sempre.
13 Março, 2017 at 11:21
Bas Dost é um excelente ponta de lança e parece também ser um excelente ser humano o que ainda o torna mais importante no clube e perante os colegas de equipa.
Se por um lado adorava que ele fosse o melhor marcador da Europa e ganhasse a Bota de Ouro, onde concorre com “monstros” como Messi, CR7, Lewandoski, Suarez, Icardi, Cavani, entre outros, por outro lado também sei que caso vença o prémio, mais provável será que surja uma proposta de 40/50 milhões por ele (custou-nos 10) e seja transferido no final da época. Caso isso aconteça, teremos que investir noutro jogador de potencial semelhante.
SL
13 Março, 2017 at 11:54
Olha, imagina o filme. Recebemos 50M pelo Bas Dost e vamos comprar o Slimani por 20M…. seria brutal 🙂
Quer dizer, por 50M não podemos dizer que não. Até por 40M sem ser para a China já era excelente.
Até podemos ter a sorte de descobrir outro Slimani (jogador barato que fica uns anos e dps sai por um valor elevado), mas isso duvido um bocado.
Claro que não vale a pena vender por 50M e depois ir comprar dois de qualidade duvidosa por 15M cada.
13 Março, 2017 at 14:06
No inicio da epoca gostava mais do slimani hoje já não sei…
13 Março, 2017 at 11:29
Dost melhor marcador da europa… Estava aí um belo objectivo para a equipa no qe falta desta època…
13 Março, 2017 at 11:34
Dost é a melhor contratação desde JVP e Jardel. Gastar dinheiro mas gastá-lo num jogador que dificilmente falharia, é aquilo que temos que fazer.
Enorme contratação, excelente jogador e companheiro, dinheiro muito bem gasto.
13 Março, 2017 at 11:34
Nota-se claramente uma melhoria táctica e técnica no nosso flying dutchman. O Dost aprendeu rápido aquilo que o JJ procura do avançado. O que mais aprecio no Dost, tirando os golos é a aparente simbiose e empatia com a Turma de Alvalade.
Notei neste último jogo, depois do primeiro penalty, durante a celebração, o holandês a procurar o Gelson e a dar-lhe os parabéns pela jogada que esteve na origem do penalty e a incentivá-lo.
Nota-se que está a curtir à brava a experiência ao serviço do SCP. A alegria está bem patente.
13 Março, 2017 at 13:43
+1
13 Março, 2017 at 14:55
Indiscutivelmente. JJ tem muito mérito nisso. Até no aspecto da pressão, melhorou. E, tecnicamente, vejo-lhe coisas agora que desconhecia. Que fique muitos anos.
13 Março, 2017 at 11:59
Off:
Desculpem-me o off, estou a pensar ir ver o Sporting vs benfas a Alvalade e precisava de saber um bom sitio para ver o jogo, sem confusões, vou com a mulher e ela tem pavor a multidões e de preferência não muito caro 🙂 ?!?
13 Março, 2017 at 12:03
Diria que cumprindo esses requisito “não muito caro”…. o melhor é a Bancada B (topo Sul. Por cima da Juve Leo)
Quanto à parte de multidões…salvo raras excepções temos tido sempre mais de 40 mil, pelo que com o benfas…. haverá multidão
13 Março, 2017 at 12:06
Eu quando digo multidão, digo confusão! Multidão temos sempre em Alvalade! 😉
Estive com ela em Alvalade aquando do concerto dos U2! Não houve stress e havia multidão! Só não pode haver é muita confusão, é mulher para se por a correr dali para fora e nunca mais a ver! 🙂
Mas isso por cima da Juve Leo não existe risco?!? É uma zona tranquila?!?
13 Março, 2017 at 12:12
O mais que pode acontecer (digo eu…) é ter direito a levar com uma eventual fumarada de uma eventual coreografia.
Outra dica…
Essa bancada tem 2 entradas —> porta 4 e porta 3, sendo que Aconselho porta 4, porque na 3 é onde entram as claques!
Quanto à confusão na bancada ….. só mesmo barulho, mas isso faz parte 🙂
P.S. Bilhetes é que não devem haver muitos…pois é a zona de gameboxes mais baratas 🙂
13 Março, 2017 at 12:23
Sul esquece. Ou norte ou laterais.
13 Março, 2017 at 12:40
Não vendem bilhetes para a Sul. Nem A nem B.
13 Março, 2017 at 12:19
Bancada B topo Sul não se consegue bilhete !
O melhor será uma lateral longe das hostes encarnadas, ou mesmo o topo B Norte o mais longe dos encarnados.
13 Março, 2017 at 12:00
Dost e Campbell são 2 exemplos perfeitos de que é cada vez mais importante avaliar o perfil psicológico dos jogadores a contratar.
Dost —-> perfeitamente integrado! Apesar de ser o “goal machine” não demonstra em momento algum “tiques” de superioridade.
No 3º penalti… mesmo estando na luta pela Bota de Ouro…. mostrou total disponibilidade para Campbell marcar o penalti.
Campbell —-> nunca esteve integrado. A descrição do Italiano assenta que nem uma luva: “parece um gajo da cidade que pensava que vinha ensinar os campónios”. A rábula do penalti em Tondela. O problema maior não é o querer marcar… é mesmo “não aceitar” a decisão do treinador e fazer “birra” no final…. passando a mensagem que para o Joel primeiro está o “eu” e só depois surge o “Nós”.
13 Março, 2017 at 12:13
Pode ser que o JJ o ponha de molho… 🙂
Z
13 Março, 2017 at 12:13
Honestamente não sei pq é q o Joel continua a ter minutos. Está emprestado, não vai ficar e não é daqueles jogadores que faça a diferença.
Emprestados sem clausula de opção realista têm de ser tipo Nani. Chegar, pegar de estaca no 11, ajudar a equipa a ganhar alguma coisa e ir embora.
Aceitei o empréstimo do Campbell no principio porque acreditava que iria fazer a diferença e ser titular de estaca. Agora há que assumir que falhou e começar a apostar em quem vai estar cá no próximo ano.
13 Março, 2017 at 14:01
Completamente.
13 Março, 2017 at 14:08
Completamente de acordo entre minutos para Joel ou Matheus sem dúvida Matheus.
13 Março, 2017 at 12:14
Apenas um comentário a alguns que li agora aqui… O Dost é muito bom… mas melhor contratação do que Slimani não é de certeza. O Slimani foi baratíssimo! Isso é que o faz a melhor contratação do Sporting!
Z
13 Março, 2017 at 12:17
Percebo. Mas em termos de jogador, puramente, Dost é melhor. NMO, claro.
13 Março, 2017 at 14:04
Ah, isso não discuto. 300mil por um jogador daqueles é coisa de génio do championship manager… Slim foi ostra com pérola. Dost para mim era uma certeza quando veio (bom, Markovic e Campbell também, por aí se vê que eu não servia para tirar o lugar ao JJ) mas custou o dinheiro das certezas, claro.
14 Março, 2017 at 9:11
O Sli foi barato mas ficou 3 anos para ser vendido por 30M.
O Bas apesar de ter custado 10M, em 6 meses já tinha uma oferta de 40M (se for verdade o que dizem)… e já marcou metade dos golos que o Slimani marcou em 3 anos.
O Sli era um bom suplente e que veio a tornar-se um bom avancado.
Mas o Bas foi uma grande oportunidade. Porque ele estava “pronto a usar”, não teve de crescer aos poucos. Na Champions poderia fazer uma grande diferenca, marcar um ou dois golos pode ser o suficiente para recebermos vários milhões. Vamos a ver no proximo ano.
13 Março, 2017 at 12:17
O Dost é uma máquina!!
Tragam 1 igual para fazer-lhe companhia…e 2 cópias para as laterais.
13 Março, 2017 at 12:18
Off–topic, mas não um qualquer. Isto, meus amigos, é para ouvir e nos deliciarmos perante tamanha falta de espinha dorsal!
https://misterdocafe.blogspot.pt/2017/03/o-polvo-leaks-esta-de-volta.html
13 Março, 2017 at 12:19
Esquecendo o facto de estar a lutar contra um dos melhores jogadores da história que joga numa equipa onde ganhar por 4, 5 ou 6 é normal, a maior dificuldade do Dost em ganhar a Bota de Ouro está no facto do Messi ainda ter mais 11 jogos de campeonato, enquanto que a nós só faltam 9. Para um gajo como o Messi, 2 jogos podem significar muitos golos…
13 Março, 2017 at 12:46
também para o Dost. Venha de lá o Nacional!
13 Março, 2017 at 12:49
Venha lá! Digo que vai ser difícil mas não impossível. Principalmente se o JJ mantiver aquele tridente atrás dele, acredito que o Dost ponha lá dentro 2 golos por jogo.
13 Março, 2017 at 16:31
Tudo o que seja menos de 6…
É pouco…!! 🙂
SL
13 Março, 2017 at 12:48
Verdade. Mas tem a desvantagem de jogar ao lado do Neymar e do Suarez,
que até gostam e têm jeito para marcar golos.
Nesse capítulo, o Dost está mais “descansado”.
13 Março, 2017 at 12:51
A maior desvantagem do Messi nem é essa. É o facto do Ronaldo não estar tão forte e eles não terem de se dedicar a dar golos a um dos 3 para ganharem o pichichi, como fizeram com o Suarez na época passada.
14 Março, 2017 at 9:14
O Bas está em desvantagem. Por um lado temos de jogar com o carnide.
E por outro, temos os famosos fora-de-jogo que ninguem vê a não ser os arbitros…
Assim que o Bas estiver seguro eles comecam a “descontar” para que o Sporting não fique com ideias de grandeza.
Não vamos esquecer o que fizeram ao Wolfswinkel. Por cada dois golos que ele apontava um era sempre anulado. Ele perdeu toda a confianca.
13 Março, 2017 at 12:50
Já agora, para ajudar à festa da contabilidade:
MAIORES MARCADORES DA LIGA PORTUGUESA NAS ULTIMAS 20 ÉPOCAS:
1996/97: Mário Jardel (época de estreia) (FCP): 30 golos ( média de 0,97 gs por jogo)
1997/98: Mário Jardel (FCP): 26 golos ( média de 0,87 golos por jogo)
1998/99: Mário Jardel (FCP): 36 golos ( média de 1,12 golos por jogo)
1999/00: Mário Jardel (FCP): 38 golos ( média de 1,19golos por jogo)
2000/01: Pena (FCP): 22 golos ( média de 0,76 golos por jogo)
2001/02: MÁRIO JARDEL (SCP): 42 golos (média de 1,40 golos por jogo)
2002/03: Fary (Beira Mar): 18 golos
2003/04: Benni McCarthy (FCP): 20 golos
2004/05: Liedson (SCP): 25 golos (média de 0,81 golos por jogo)
2005/06: Meyong (Belenenses): 17 golos
2006/07: Liedson (SCP): 15 golos
2007/08: Lisandro Lopez (FCP): 24 golos (média de 0.89 golos por jogo)
2008/09: Nenê (Nacional): 20 golos
2009/10: Oscar Cardozo (SLB): 26 golos (média de 0.90 golos por jogo)
2010/11: Hulk (FCP): 23 golos (média de 0,88 golos por jogo)
2011/12: Oscar Cardozo (SLB): 20 golos
2012/13: Jackson Martinez (FCP): 26 golos (média de 0,87 golos por jogo)
2013/14: Jackson Martinez (FCP): 20 golos
2014/15: Jackson Martinez (FCP): 21 golos
2015/16: Jonas (SLB): 32 golos (média de 0,94 golos por jogo)
…
Época 2016/17: BAS DOST (22 GOLOS, média de 1 golo por jogo)
CONCLUSÃO: até agora, o nosso MATADOR DOST só é ultrapassado por um tal de JARDEL, em média de golos por jogo. Nada mau para um Holandés “desengonçado”.
13 Março, 2017 at 12:52
*nota curiosa:
esmagador o peso do Porto: em 20 épocas, 11 delas os melhores marcadores foram de azul-e-branco.
13 Março, 2017 at 14:07
é o maior! Literalmente!
Marca que se farta, assiste, dá bom ambiente… O que se pode querer mais?
13 Março, 2017 at 14:23
Arrisco-me a dizer que o Dost com os cruzamentos letais do Iuri teria neste momento uns 30 golitos…
O problema é… Iuri ou Gelson… Gelson ou Iuri…
Foi bonito ver os putos completamente maravilhados com o holandês. Todos o respeitam. Todos sabem que está ali alguém a dar o exemplo de dedicação, esforço e devoção perante o emblema.
13 Março, 2017 at 14:27
Já todos os nossos putos (Podence, Xico, Matheus, Gelson) devem ter metido um pedido junto do holandês para terem a sua camisola do final do jogos.
13 Março, 2017 at 14:38
O Podence nao pode. Aquilo fica tipo vestido
13 Março, 2017 at 14:47
O Podence vai dormir com a camisola, mas tipo cobertor.
13 Março, 2017 at 18:30
Hahahah
Parti-me a rir a imaginar o Podence com a camisola do Dost vestida! ☺
13 Março, 2017 at 14:58
O que deu um fim de semana com vitória esclarecedora: boa disposição.
Era preciso.
13 Março, 2017 at 16:33
Olhem…e já agora…
Quando é que vocês se vão fazer sócios da Fundação Sporting…?
Abr
SL
13 Março, 2017 at 18:35
Mais uma estatistica que vi hoje. O nosso matador holandes é o melhor marcador europeu em 2017 com 15 golos.
Mas que tiro em cheio, esta contratação!
Como jogador e tambem como pessoa. Cada vez mais me enche as medidas.
Então ele com 4 golos marcados e com mais um penalty para marcarno ultimo minuto do jogo, decide aceitar o pedido do Campbell para ser ele a marcar? Não é qualquer um que faz isto… pensem neste pequeno gesto e tentem avaliar o que isto quer dizer.
Proximo jogo é em casa contra o Nacional e temos que dar continuidade nao só á boa exibição deste fds (a aposta nos miúdos é para continuar sff), mas também continuar a ajudar o Bas Dost na luta pelo melhor marcador europeu.
É possivel!
13 Março, 2017 at 18:54
Quem foi o responsável pela contratação do Bost?
JJ
Bruno de Carvalho
Ou a equipa de Scouting ?
….
14 Março, 2017 at 9:29
Tudo o que acontece de bom é o scouting, tudo de mau é o JJ… lol
Sabemos que o JJ nunca iria aceitar um jogador que ele não tivesse aprovado.
Mas cheira-me a que foi uma conversa entre o BdC e o JJ:
– vamos vender o slimani
– o sulimani não pode sair
– sem problemas, vendemos por 30M e compramos um grande avancado com experiencia por 10M
– penso que nesse caso seja possivel, que achas desse tal Bas Dost?
– vamos lá ser, penso que seria uma boa aquisicão.
– e já agora manda vir tb o andré balada e o markovik… e o elias.
Mas falamos sempre de 10M mas existem mais 2M por objectivos.
Pode ser que ainda tenhamos que pagar mais esse extra.