Depois da estátua de Cosme Damião, junto ao Estádio da Luz, agora é a vez da Rotunda do Leão, junto ao Estádio de Alvalade, também concorrer aos projetos do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa (CML). O projeto relacionado com o Benfica, como se sabe, teve sucesso e já foi, inclusive, inaugurado, com pompa e circunstância, por Luís Filipe Vieira, mas a Rotunda do Leão, que ficará situada entre o Estádio de Alvalade e o novo Pavilhão João Rocha, está ainda numa fase inicial do concurso.
O projeto, apresentado na página «Lisboa Participa», da CML, como «melhoramento paisagístico da Cidade Desportiva do Sporting», é um dos 32 projetos que vão a concurso. Numa segundo fase, o projeto será alvo de uma avaliação técnica por parte dos serviços municipais competentes. Caso seja elegível, o projeto será depois submetido a uma votação e, caso seja um dos mais votados, poderá ser integrado na proposta de Orçamento Municipal e Plano de Atividades, até ao valor de 2,5 milhões de euros.
23 Março, 2017 at 14:03
Alguém que possa explicar-me… mas… precisamos da ajuda da CM para realizar o que idealizamos para a rotunda?
Ou isto de concorrer a um projeto do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa é só porque os lampiões tiveram um?
Eu prefiro não ter ajudar de ninguém.
23 Março, 2017 at 14:27
A ideia é o Sporting ter uma ajuda nos custos.
Não podemos esquecer que o Sporting iria construir um novo estádio, mesmo sem o Euro 2004. Mas com o Euro aproveitámos e cubrimos parte dos custos.
23 Março, 2017 at 15:15
Amigo Odraude…
Todos pagamos impostos (no caso de Lisboa…pagam para a respectiva Autarquia, os que lá moram…mas como as Câmaras recebem dinheiro do Orçamento de Estado…eu e muitos, mesmo morando fora da Capital…também “contribuimos” com os nossos impostos…para as despesas…)…
E como os cidadãos (que são iguais perante a Lei…assim diz a Constituição)…
Não aceito que o nosso Clube (mais uma vez…) seja tratado como “enteado” num processo em que em situações identicas, a Autarquia assumiu os custos…para outros…
Pessoalmente…teria até muito gosto, se fossemos “chamados a isso”…em contribuir para a construção desse Monumento ao Sporting…no seu símbolo…
Mas já mais do que uma vez “fomos levados”…e ficámos a ver outros “mastigar” do que é nosso…(dos nossos impostos…)
Já chega…
Deixemos lá de parte os nossos “orgulhozitos”…porque temos muito onde gastar…o que com tanto sacrificio amealhamos…
Ora vamos lá “obrigar” a Câmara de Lisboa…
A “abrir” os cordões à bolsa…por uma causa nobre…e justa…!!
Abr e SL
23 Março, 2017 at 14:07
Eu prefiro q o custo não seja imputado ao SCP … sobretudo quando o custo das gaivotas não lhes foi imputado ….
EQUIDADE !
Noutro contexto APOSTO neste PLANTEL:
SCP 2017 / 2018
R Patrício, Beto, P Silva
?!?!?!, M Schelotto
S Coates, D Duarte, A PINTO, R Semedo
S GARCIA, (R Esgaio ou Marvin ou Jonathan S)
J Palhinha, D CARRIÇO
Adrien S, R BATTAGLIA
Gelson M, Iuri M, B César, F Geraldes, M Pereira
A Ruiz, D Podence, C Mané
B Dost, WELTHON
23 Março, 2017 at 15:35
Vendias o Paulo? Continuo a achar o nosso 2º melhor central.
A vinda de Carriço depende muito daquilo que Palhinha evoluir até Agosto. Se não evoluir muito precisamos de um titularissimo.
Não concordo com o Battaglia. Se é para apostar num jogador do nosso campeonato, apostava em Pedrinho do Paços de Ferreira. Mais pés, mais capacidade de decisão, menos fisico.
Na frente concordo inteiramente com Welthon. Para ontem…
23 Março, 2017 at 14:12
Bom, não me revejo nisto, nada mesmo.
A cidade de Lisboa a pagar uma estátua ao Sporting?
Acho ridículo o caso Cosme Damião e lamento que os sportinguistas vão atrás do exemplo.
Se queremos, fazemos nós e pagamos.
Usem o orçamento participativo de Lisboa para coisas mais essenciais na comunidade.
23 Março, 2017 at 14:16
exprimi opinião idêntica aquando dessa história do Damião. Daí estar curioso em perceber como isto vai terminar
23 Março, 2017 at 14:23
+1
23 Março, 2017 at 14:19
+1. Uma coisa é ter o erário público a apoiar os clubes na sua missão social – escolinhas, desporto sénior, cultura… Já pagar vaidades parece-me muito errado.
23 Março, 2017 at 14:21
+1
23 Março, 2017 at 14:39
Não me parece ser na óptica de pagar vaidades mas sim prestar homenagem aos símbolos da cidade. E o Sporting (tal como os lampiões) são simbolos da cidade de Lisboa. Julgo que será esse pensamento que está por detrás desta iniciativa e da dos lampiões.
A escolha foi dos cidadãos de Lisboa…eu como não sou de Lisboa não tenho nada a dizer. É uma escolha deles, em vez de gastar esse dinheiro noutras coisas optaram por isto…
23 Março, 2017 at 14:48
De acordo
Se os lisboetas votarem um leão, um lampião, um garrafão da Joana Vasconcelos, é lá com eles.
Que estes dinheiros poderiam ser bem mais úteis em micro-projectos que prestem real serviço às populações… mas cada um sabe das suas prioridades.
23 Março, 2017 at 15:02
Este orçamento participativo é votado pelos cidadãos de Lisboa. Nada mais democrático que isso. Se os cidadãos votarem que querem a estátua, assim será.
As pessoas é que decidem o que é mais importante para a sua comunidade… Eu preferia mais autocarros mas…
23 Março, 2017 at 15:38
Uma ligação da linha verde com a linha azul do metro a partir de Telheiras também dava jeito…
23 Março, 2017 at 15:38
totalmente de acordo
23 Março, 2017 at 14:26
Não é o Sporting que está por detrás dessa iniciativa junto da CML, creio. Quem o está o propor, fá-lo para que o Sporting tenha um tratamento idêntico com o do beifica relativamente à lápide do Cosme Damião.
E a propósito do Cosme Damião, é de facto o fundador do SLB, mas em 1908. Em 1904 esse senhor não está na fundação do Sport Lisboa que o beifica diz ser a génese do SLB. Se querem apresentar o CD como “fundador”, não podem de todo reclamar 1904 como a data de “fundação” do SLB. É mais uma evidencia da falta de verdade histórica e da artificialidade daquele clube.
23 Março, 2017 at 14:34
Não há duvidas de que o carnide foi criado em 1908.
A questão é que os FDP consideram que o clube mais antigo é o clube que adquiriu o outro. Quando na realidade se assistiu a uma fusão entre dois clubes, dando origem a um clube completamente novo.
Aquando de uma fusão a data de fundacão é a data da criacão da nova empresa, não da empresa mais antiga. Existem muitos exemplos na industria farmaceutica: Novartis, Clariant, etc Se todos usassem a data da empresa mais antiga, teriam todos a data de criacão da Ciba, em 1859.
23 Março, 2017 at 15:21
O que torna tudo mais absurdo é que o Cosme Damião não está na fundação do clube mais antigo cuja fusão com o outro dá origem ao SLB em 1908. Nessa fusão o Cosme Damião é a figura central, mas em 1908. Em 1904 não há Cosme Damião nem SLB.
Eles querem imitar o Sporting, mas não têm bases históricas para isso.
23 Março, 2017 at 15:26
Fds…vocês sabem como crl da historia daquele esterco…
Eu nem o ano da fundação sei…se é 1904, 1905, 1908, 1909…
O porco não diz que foi fundado em 18 e mais não sei quê?! Serem o mais antigo?! Por mim podia ter nascido antes do Afonso Henriques…
23 Março, 2017 at 16:32
Eu dou-te um pequeno resumo, não sendo, obviamente, especialista. O SLB nasceu em 13 de Agosto de 1908, sendo o resultado da fusão de dois clubes de Lisboa: o Sport Lisboa, criado em 28 de Fevereiro de 1904, e o Grupo Sport Benfica, de 26 de Julho de 1906, e que ainda viria a mudar de nome para Sport Clube de Benfica em Março de 1908, portanto antes da fusão.
O símbolo do SLB combina os símbolos dos clubes que lhe deram origem, nomeadamente, a águia e o escudo vermelho e branco com a bola ao centro e as siglas do SL, e a roda de ciclismo do GSB/SCB.
Os lampiões consideram que não houve uma fusão, mas sim uma absorção do GSB/SCB pelo SL, porque o SL era um clube muito maior. Por isso consideram que há uma continuidade entre o SLB e o SL, daí terem adoptado a data de fundação do SL para data de fundação do SLB.
É verdade que o SL era o grande rival do Sporting, e um dos clubes mais populares de Lisboa, por isso há uma continuidade, pois os adeptos do SL transferiram-se para o SLB. Todavia não podem desvalorizar a importância do GSB/SCB, porque foi este clube que deu a mais importante referência ao SLB, ou seja, a palavra Benfica, afinal, por que é conhecido esse clube, e não Lisboa.
No fundo, eles contam a versão que mais lhes convém, para efeitos de autoestima e de propaganda. Para além de discutível – a questão sobre se é fusão ou absorção -, é factualmente errado associar Cosme Damião à fundação do Sport Lisboa e assim apresenta-lo como o fundador em 1904.
23 Março, 2017 at 16:42
“O porco não diz que foi fundado em 18 e mais não sei quê?!”
Esse ainda é pior. Nos anos 80 com Pinto da Costa, mudou a data de fundação para 1893, a data de outro clube da cidade do Porto, mas que não tinha nada a ver com o actual FCP, só partilhavam o mesmo nome, que aliás o o actual FCP copiou quando foi fundado. O FCP nasceu na realidade em 1906.
https://www.publico.pt/2013/05/11/desporto/noticia/fc-porto-foi-fundado-em-1906-e-nao-1893-e-nao-ha-indicios-de-cosme-damiao-ter-sido-fundador-do-sport-lisboa-1594003
23 Março, 2017 at 18:29
Esses filhos de puta mentem com a merda toda que têm na boca.
23 Março, 2017 at 14:30
A partir do momento em que a CML abre aquele (perigoso) precedente que todos nós sabemos, só tem é que arrotar o dinheiro ao Sporting. Tão simples quanto isto.
23 Março, 2017 at 14:32
Tanto quanto sei, não é o Sporting que está a concorrer, a iniciativa parte de um grupo de sócios, para que o Sporting tenha um tratamento igual ao do beifica.
Quanto ao Cosme Damião, é de facto o fundador do SLB em 1908, mas não está na fundação do Sport Lisboa em 1904, que os lampiões dizem ser a génese do beifica. Se querem apresentar o Damião como “fundador”, não podem de todo reclamar 1904 como data de fundação, porque não têm documentos para provar que ele estava na fundação do SB. É mais uma prova da artificialidade e da falta de verdade histórica naquele clube, ao contrário do Sporting Clube de Portugal.
23 Março, 2017 at 18:30
Antes de se juntar aos da laia dele o Cosme Damião foi jogador do Sporting.
23 Março, 2017 at 18:54
Exacto, ainda é mais essa.
23 Março, 2017 at 14:33
O que é que se passa que não consigo postar???
23 Março, 2017 at 14:34
Bem lá apareceu, duas vezes.
23 Março, 2017 at 14:35
Se fizeram para os lampiões é no mínimo justo que o façam para nós. Se eu estou de acordo com o principio?! Não…mas é para isso que serve o orçamento participativo. Se os lisboetas querem uma estátua de quem quer que seja, é a eles que cabe decidir.
Quanto a fazermos nós…não podemos fazer rotundas como nos apetece e onde nos apetece. As regras para construir na via publica são complexas, não sei o que era preciso. Mas como disse cabe aos Sportinguistas que residem em Lisboa fazer com que o tratamento seja igual…
23 Março, 2017 at 14:35
A única coisa em que a CML se devia intrometer era na questão de segurança e circulação (quiçá estética urbana fundamenada…) pois falamos de espaço e via pública… Quanto aos dinheiros é só mais um VERGONHA NACIONAL… Não acredito (pelo menos não quero acreditar…) que nos neguem a verba, tendo em vista, o que aconteceu lá para Carnide…
O que o SPORTING devia fazer era… após deliberação… era agradecer muito mas não aceitar e pôr em causa a despesa do erário público para obras de cariz particular…
SAUDAÇÕES LEONINAS
23 Março, 2017 at 14:41
Se os lampiões têm sido sempre beneficiados, porquê continuarmos a sermos os “mártires”? Dispenso o “Orgulhosamente sós”.
23 Março, 2017 at 14:45
Sou contra o erário público pagar estas operações de charme.
Fui contra quando os vermelhos inauguraram a rotunda, ou alameda ou raio que os parta, sou contra agora.
Claro que, o projecto deve ser votado favoravelmente pela CML, mau seria, mas espero que os lisboetas escolham posteriormente projectos que possam eventualmente beneficiar a cidade, ou freguesias específicas, e não apenas embelezar.
23 Março, 2017 at 14:49
Não sou contra a CML fazer coisas “só” para embelezar a cidade…
Nesse caso não tínhamos rotundas com cenas no meio…metiam só um monte de entulho das obras no meio porque não se gastava dinheiro apenas a “embelezar” a cidade.
23 Março, 2017 at 14:55
isto pode ser a costela profissional, mas antes de estética quero m###as que funcionem. Há tanta coisa em Lisboa mal…
Estes projectos deviam (e era a ideia inicial) servir para colmatar pequenas necessidades, que muitas vezes a CM nem consegue aferir. Há tanto equipamento, nem que fosse uma porra dum chafariz ou meia dúzia de máquinas para fazer desporto. Ou uma rampa onde só há uma escada, etc… Uma estátua? pff…
(e sim, para mim uma rotunda é uma porcaria para andar às voltas, quero lá saber se no meio está uma estátua, erva ou cimento. desde que não esteja um outdoor com o focinho de um qualquer político…)
23 Março, 2017 at 15:01
Pois…eu para mim não me importo que se gaste algum com projectos paisagistas desde que estejamos a falar de uma parte reduzida do orçamento.
Eu não sou de Lisboa mas venho todos os dias para cá…e adoro passear por Lisboa e adoro Lisboa. Tal como muitas outras cidades. Percebo a óptica funcional que dizes e estou de acordo que essas têm de ser as prioridades…mas também não é preciso apagar outras menos prioritárias mas que devem ser tidas em consideração. Para mim é muito importante ter uma cidade linda e funcional e não apenas um destes aspectos.
Mas isto sou eu que vivo na mais linda das vilas…Sintra! E não a trocava pela vila mais funcional do mundo…
23 Março, 2017 at 15:09
E tendo em conta o dinheiro que os clube injectam (quanto mais não seja) em impostos da cidade e no comércio local, bem merecem alguma coisinha de vez em quando.
Mas ultimamente só um merece…
23 Março, 2017 at 15:20
Esse também leva pelos outros todos juntos…
23 Março, 2017 at 14:51
Esta proposta será seleccionada primeiro com base na votação da malta de Lisboa por isso cabe a todos os que possam votar de o fazer !
Penso que no final acaba por ser um reconhecimento da cidade a um dos seus principais clubes que muito tem feito pelo desporto nacional sobretudo com a nova construção da cidade desportiva.
23 Março, 2017 at 14:57
Mas não será só o Sporting a beneficiar com a rotunda… A cidade de Lisboa também beneficiaria, pois passaria a ter uma rotunda mais bonita e apresentável. Por essa razão concordo com o financiamento por parte do município de Lisboa.
23 Março, 2017 at 15:00
pensem assim….
Se a cidade de Lisboa já sofre por ter uma Etar a céu aberto….. é normal e legitimo que os Lisboetas queiram embelezar o resto da cidade, dai surgindo a Rotunda do Leão 🙂
23 Março, 2017 at 15:03
Os lisboetas estão é fartos de ver os representantes da sua cidade num estádio apenas. E esse não é pintado de verde.
23 Março, 2017 at 15:24
Mas que querias? Uma rotunda com uma galinha – ou uma gaivota – lá no meio?
Mais vale a patranha de ter um sportinguista a fundar um clube que já existia desde 4 anos antes!
(será que esse clube só pôde registar-se 4 anos depois? Lembro-me de um jogador deles que foi de bicicleta registar o nascimento e, para não pagar multa, registou-se como nascido uns meses antes. Nota: as trancinhas só nascem uns anos depois)
23 Março, 2017 at 15:02
EQUIDADE!!!!!
Se concordo com estátuas gaivotianas e rotundas leoninas ?!?
Nao !
Mas defendo ainda mais a EQUIDADE !
SL
23 Março, 2017 at 15:06
Não concordo. Penso que deverá ser o clube a suportar os custos. Da CML basta a autorização. Em relação à do Benfica também não concordo, mas, e olhando para um passado não muito distante, não é fácil perceber onde acaba a CML e começa o Benfica.
Não é Santana Lopes????
23 Março, 2017 at 15:27
E o Sampaio? Ou esqueces-te que foi no tempo do Sampaio que a CML lhes cedeu terrenos para eles construírem equipamentos desportivos, terrenos esses que depois o Vale e Azevedo vendeu? Até campos de ténis eles tinham, quando existia o complexo do antigo estádio da Luz.
E nós demorámos quase 30 anos para voltar a ter terreno para um pavilhão, quando nos tiraram um pavilhão que estava construído em terrenos que ainda por cima eram do Sporting!
23 Março, 2017 at 15:16
OFF- topic
O jogo dos sub-19 vs Croácia dá em algum lado?
23 Março, 2017 at 15:23
Se concordo ou não nem se coloca em causa.
A CML iria construir uma rotunda naquele local? Sim.
A CML iria colocar uma estátua naquele local? Sim.
Então que pague e o Sporting ajuda nos custos.
O pessoal por aqui anda todo muito preocupado com o dinheiro, mas há rotundas com o nome do mario soares (dos politicos mais corruptos que Portugal teve), há inclusivé uma estatua ao fundador do Uruguai que foi criada há 10 ou 15 anos e ele nem português é….. Vamos ser sinceros, estatuas há muitas e por exemplo, a do Cutileiro ao 25 de Abril é bem foleira e foi paga por todos.
23 Março, 2017 at 16:37
Eh eh eh
Vendido!
Melhor set de argumentos!
23 Março, 2017 at 15:28
Meus amigos…
Deixem-se lá de lirismos e de “orgulhos”…
E vejam as coisas de maneira diferente …:
A rotunda é do Sporting…ou é publica…?
É publica…!!
É verdade que é um símbolo nosso, que diz respeito…às nossas convicções…
E assim à primeira vista, deveria ser suportado pelos sportinguistas…!
Mas vamos lá “dar uma volta” palas rotundas e jardins da Capital…:
Quem pagou todas as estátuas (mesmo não sendo símbolos ou tenham dimensão nacional) que enchem esses mesmos espaços…?
Certamente a Câmara Municipal (e volto aqui a chamar a atenção para o facto de os orçamentos das Autarquias, também serem suportados pelo Orçamento de Estado…onde estão por exemplo também…os impostos que eu pago -sem deles fugir -…)…
Por isso, mesmo concordando com alguns que defendem que não devíamos querer que seja a autarquia a pagar um coisa “que é nossa”…mas em espaço que é publico…
Não deixarei de dizer…: – já fomos “levados” muitas vezes…
Se agora for o momento oportuno para “sermos ressarcidos” de tanta sacanice de que já fomos vítimas…
Venha de lá o dinheiro da Autarquia…porque uns não podem (nem devem…) ser continuadamente considerados “filhos”…e nós a sermos sempre os “deserdados” ou enteados…!!
Venha de lá o Leão…
SL
23 Março, 2017 at 15:34
Normalmente vou a Lisboa uma vez por semana e como também não vivo lá não me posso pronunciar muito, mas se estamos a falar num projeto que, para além da vertente estética, tem uma vertente útil visto que em principio irá melhorar o fluxo do trânsito nessa zona, acho positivo o investimento.
Não fará mais “mossa” no orçamento municipal do que as obras (desnecessárias na minha opinião) que estão a fazer na extensão entre a Cidade Universitária e a rotunda de Entrecampos.
23 Março, 2017 at 15:37
A CML não se vai atrever a dizer que não. Todos sabemos as ajudas que o outro clube tem tido.
23 Março, 2017 at 16:16
1. Não sou de Lisboa, não resido em Lisboa, não voto em Lisboa;
2. O Sporting NÃO É um símbolo de Lisboa! O Sporting é um símbolo de Portugal;
3. Discordo que dinheiros públicos sejam utilizados para fins privados; se a rotunda (e respectiva ‘decoração’) é iniciativa do Sporting, deve ser paga com verbas angariadas pelo Sporting;
4. Se a rotunda em causa é espaço público, prevista em planos públicos, deve ser custeada por dinheiros públicos (pelo que é redundante sujeitar tal ‘coisa’ a votação popular);
5. Se a ‘candidatura’ foi apresentada para ‘obrigar’ a Câmara a tratar da mesma forma benfas e Sporting foi um erro; e um erro que pode sair caro, se a votação popular não consagrar a obra (estão a ‘ver’ os títulos? eu estou e não gosto!)
6. Quem fez a “Missão Pavilhão” com o êxito que se conhece, faz uma “Operação rotunda do Leão” em oito dias!
SPOOOOOOOOOOOOORTING!
23 Março, 2017 at 16:23
Não é iniciativa do Sporting mas sim de um grupo de Sportinguistas munícipes de Lisboa que participaram com o projecto para o orçamento participativo…
E o orçamento participativo é exactamente isso…munícipes propõem e depois votam. Por isso não é redundante sujeitar a votação popular…é o propósito desta iniciativa da CML.
23 Março, 2017 at 16:34
Não escrevi que a iniciativa foi do Sporting. Escrevi que a considero um erro, e mantenho a opinião.
Sei o que é o orçamento participativo, mas não é isso que está em causa; o que está em causa é uma ‘coisa’ em concreto ser sujeita a votação no âmbito desse orçamento.
A única variável que não considerei (porque só agora me apercebi…) é que a rotunda já existe: ir-se-á ‘votar’, então’ o quê? apenas escultura do leão?
SL
23 Março, 2017 at 16:49
3. Discordo que dinheiros públicos sejam utilizados para fins privados; SE A ROTUNDA (e respectiva ‘decoração’) É INICIATIVA DO SPORTING, deve ser paga com verbas angariadas pelo Sporting;
23 Março, 2017 at 17:37
A rotunda já lá está (a acreditar no Google maps): de quem foi a iniciativa (de construção)? do Sporting (porque quis)? ou da Câmara (porque faz parte do plano viário da zona)? Esta é uma questão.
Outra questão é quem sujeitou a obra ao orçamento participativo (e é sobre isso a minha discordância)
SL
23 Março, 2017 at 17:46
A rotunda foi construída aquando da construção do novo estádio José Alvalade. O que o Sporting pretende é cpnstruir um monumento ao Sporting no centro da rotunda, na sequência das obras em curso do pavilhão e dos campos de futebol de 5 e de 7 que envolvem a requalificação da zona. Esta estória com a CML é posterior aos planos do Sporting.
Para quem não se lembra, o antigo estádio não ocupava só o descampado e a área do novo pavilhão, mas também o espaço onde estão a ser construídos os campos de futebol de 5, e toda a Rua Francisco Stromp até à rotunda. Antes, a estrada passava rente aos prédios cujas traseiras dão para os campos de futebol de 5, e a bomba da Galp não existia. Toda aquela zona foi alterada, mas depois ficou num limbo porque o Metropolis nunca saiu do papel.
23 Março, 2017 at 18:00
O Sporting nunca é responsável pelas estradas à volta do estádio…é via publica…tal como a rotunda. Tu não podes por auto-recriação fazer estradas na via publica nem rotundas.
A rotunda está lá há muito tempo.
23 Março, 2017 at 16:44
Quanto ao tema, repito o que escrevi no posto do Johnny GAG.
Quanto à rotunda.
Sou contra de principio.
O erário público não é para os clubes.
E la porque outros tiveram, não quero saber… Prefiro continuar a acusá-los de abuso!!!
Por outro lado, está mais ligado às modalidades que são Servico público e social (mais o futebol de formação) por isso talvez faça sentido.
Também o que os atletas do SCP já fizeram em nome do país justifica. .
Ainda se é “escolha do público” pelo menos é às claras.
Quem não gosta, vote noutras coisas!
Ou seja, por princípio não tem lógica, lá porque tiveram as galinhas não quero saber.
Mas há bons argumentos a favor…..
Como os do nosso Espartano ali em cima e muitos outros.
Sinceramente, é um tema que decidam o que decidirem, ficará bem.
E terão a palavra os lisboetas e a !?assembleia municipal?!
23 Março, 2017 at 16:44
Mas aguardo com curiosidade, sim!
23 Março, 2017 at 17:06
Para mim não faz sentido a camara pagar uma obra destas. Só porque o fizeram (e mal) ao slb, não quer dizer que devamos pedir o mesmo. A cidade necessita de certeza de coisas mais importantes para o dia a dia de quem nela vive. Dito isto claro que ficaria bem ser o Sporting a oferecer a estátua à cidade, e mais uma vez mostrar aos lampiões porque somos diferentes!
Z
23 Março, 2017 at 17:54
Continuando com a história, o Sporting tem a felicidade de estar associado a uma das mais belas zonas de Lisboa, que é o Campo Grande. O Sporting sempre esteve no Campo Grande, tendo sido o seu primeiro campo mais ao menos onde está agora o Hospital Pulido Valente, portanto logo ali ao lado. Depois construiu um estádio em madeira no local onde veio a ser construído nos anos 50 o primeiro estádio José Alvalade, e finalmente, o actual, mais encostado à Avenida Padre Cruz.
São muito poucos os edifícios que têm a longevidade do Sporting naquela parte da cidade, porque no início do século era quase tudo hortas. Para além da Churrasqueira do Campo Grande, só os palacetes na zona da Alameda das Linhas de Torres (sendo um deles a casa do Jaime Nogueira Pinto, que também é sportinguista) são tão ou mais antigos do que o Sporting!
23 Março, 2017 at 18:06
Perdão, o estádio em madeira que se seguiu ao primeiro campo no Sítio das Mouras, e que antecedeu o primeiro Estádio José Alvalade, estava situado onde é hoje o terminal de autocarros e a estação do metro do Campo Grande.
Terminal de autocarros que vai sair dali para o antigo parque de estacionamento no outro lado da Avenida Padre Cruz.
23 Março, 2017 at 18:22
Esta Rotunda mereceria uma Estátua de Fernando Peyroteu à escala de 2:1, isto é, duas vezes maior que a realidade. Em alternativa, uma estátua de João Rocha para os lampiões se babarem de inveja, coisa que eles já têm às palettes!
23 Março, 2017 at 18:47
A minha proposta é a seguinte:
Nós custeamos a estátua de Fernando Peyroteu e a Câmara, por seu turno, dá à Fundação Sporting a verba que está disposta a investir na Estátua.
Ficamos “quites” e damos um exemplo de solidariedade social em vez de um exemplo populista de “pão e jogos”.
Senão, a Câmara que ponha lá o que entender que nós trataremos de, em vez de mandarmos fazer a estátua, entregarmos, em nome de Fernando Peyroteu, a verba correspondente à Fundação Sporting.
Duas lambadas de luva branca, uma ao Estado Lampiâmico e outra à CML, populista e subserviente de interesses mas, também, uma afirmação de responsabilidade social inequívoca por parte do “Grande Sporting Clube de Portugal”.
23 Março, 2017 at 19:00
Acho que já está definido que vai mesmo ser um Leão, porque é mais consensual, por ser o símbolo do clube.
O Peyroteo consideraria mas a par com os Cinco Violinos, pois estes jogadores são indissociáveis. O Sporting tem de fazer um monumento como deve ser aos Cinco Violinos, porque são o melhor que o nosso futebol já teve e algo de muito invulgar no futebol mundial. E deve também ter obras de arte relativas ao Carlos Lopes, Joaquim Agostinho (o que lá está é insuficiente), entre outros do passado e do que se vai construindo. Temos um estádio muito despido de referências históricas, as quais depois enriqueceriam a visita ao nosso complexo.
23 Março, 2017 at 23:08
Faço minhas as palavras do MAX …
“VENHA DE LÁ O LEÃO”
Viva o Sporting Clube de Portugal!
SL