A última vez que os adeptos dos “Spurs” conquistaram o título de campeão nacional foi há 56 anos, na longínqua temporada de 1960/1961…de lá para cá apesar da passagem de jogadores como Modric, Bale, etc os londrinos não conseguiram terminar a meta em primeiro lugar! Esta semana os “vizinhos” do Crystal Palace deram uma ajuda, com a dupla Benteke e Zaha em destaque, e relançaram a emoção no calendário até porque o Chelsea ainda recebe o City e Southampton e vai aos terrenos de United e Everton! Surge uma oportunidade de ouro para os jogadores treinados por Pochettino que já no ano passado deslumbraram e foram o “verdadeiro” opositor do Leicester na conquista do título dos foxes! “Go Spurs”!

A grande surpresa da jornada ocorreu em Stanford Bridge, onde o aflito Crystal Palace venceu o Chelsea por 2-1. Os blues cedo entraram a vencer num lance iniciado por Fabregas, lança Hazard, o belga entretém-se com malabarismos ao adversário e assiste Fabregas mas aos 15 minutos a dupla Benteke e Zaha (um golo e uma assistência para cada um) já tinha invertido o marcador que não sofreria mais alterações até ao final do jogo. Na próxima jornada o Chelsea recebe o City de Guardiola…

O Tottenham, sem Kane, foi ao terreno do Burnley, equipa sempre muito difícil de bater em casa (venceu Liverpool,Everton, Soutampton, empatou com o Chelsea e perdeu pela margem mínima com Arsenal e City) vencer por 2-0 com os golos do ex-Sporting Eric Dier, aos 66 minutos, e com Son a fechar o marcador. Pela primeira vez o Burnley perde um jogo em casa por mais que um golo e o Tottenham está a sete pontos da liderança numa fase em que todos os golos podem fazer a diferença!

toten

Nos jogos grandes, o Liverpool venceu o derby frente ao Everton por 3-1 com Sadio Mané e Coutinho a desequilibrarem individualmente e a rubricarem bons golos e o reds, certamente lamentarão o péssimo mês de janeiro, prometem tornar a luta pelo último lugar do pódio interessantíssima. Já o Everton depois da arrepiante lesão de Coleman (ao serviço da seleção) e das polémicas declarações de Lukaku continuam tranquilamente no 7º lugar.

No Emirates Stadium o Arsenal vs City terminou empatado a duas bolas resultado que não agrada a ninguém com Aguero a um nível abaixo do habitual e Ozil a desaparecer de um grande jogo novamente. Golos de Walcott e Mustafi para os gunners e Sané e Aguero para os citizens. O United com muitas ausências (Mata, Herrera, Pogba, Ibrahimovic ) voltou a vacilar em Oldd Traford e somou o 8º empate caseiro num jogo sem muitas razões de interesse tirando uns remates de Rashford e picardia nos minutos finais .

Nos restantes jogos o grande destaque é o Leicsester. Com Shakespeare ao comando a música é outra e em 5 jogos são 5  vitórias para os foxes que deverão conseguir a permanência com alguma tranquilidade (golaço de Ndidi e Slimani não tem sido aposta a titular do novo treinador).  O Hull City venceu o West Ham por 2-1 (péssimo campeonato dos Hammers); o Watford venceu o Sunderland por 1-0; Southampton e Bournemouth empataram a zeros (com Harter a desperdiçar um penalty de forma incrível) e Swansea e Middlesbrough também registaram uma igualdade a zeros (mais um grande jogo de Sigurdson…merece mais).

Campeonato não pára e hoje e amanhã há mais jogos para ver: Manchester United vs Everton (terça às 20H); Arsenal vs West Ham (quarta às 19:45) ; Swansea vs Tottenham (quarta às 19:45)  Chelsea vs Manchester City (quarta às 20H) .

 

*às segundas o ILLUMINATOR saca do seu livro de receitas da Premiere League e confecciona um fish&chips com sabor ao futebol mais entusiasmante do planeta