Numa semana pouco alegre em termos de resultados desportivos em futebol, o melhor talvez seja mesmo começar com as piores notícias: os Iniciados, até ao momento invictos no apuramento de campeão, perderam em casa frente ao Benfica por 2-0, com auto-golo de Quaresma e golo de Henrique Pereira. Convém dizer, aliás, que a desconcentração a entrar no jogo acabou mesmo por ser o que ditou o resultado final. Aos 10 minutos os Iniciados já perdiam por 2-0 e nunca mostraram capacidade para conseguir virar esse resultado.
Uma partida terrível para as nossas aspirações, que dependeriam sempre muito do que conseguíssemos frente ao eterno rival, que é também nosso adversário directo e único na corrida ao campeonato. Perder, em casa, com uma diferença de dois golos, implica ter de vencer todos os jogos e ir ao Seixal com a expectativa de marcar três. Deitar a toalha ao chão não é solução, e por muito que nos tenhamos dificultado a nós próprios, a verdade é que o Benfica pode ainda perder pontos e temos apenas de fazer o nosso trabalho de ir vencendo, para depois ir ganhar o campeonato no terreno do rival.
Próximo jogo será frente ao Paços de Ferreira, dia 7 de Maio pelas 11h00, ficando assim cumprida a primeira volta. A equipa só tem agora de voltar a mostrar o seu fantástico futebol, que não conseguiu aplicar no passado sábado, e manter a confiança de que este título não nos escapará.
Os Juvenis começaram o seu apuramento de campeão com uma vitória frente ao SC Braga, naquele que será o campeonato mais equilibrado dos escalões jovens (Benfica e Porto apresentam boas equipas). Os golos foram marcados por Fati (começa a ser cada vez mais uma certeza, cada vez menos uma interrogação) e Tiago Rodrigues, num jogo muito disputado, físico, mas em que a qualidade acabou por marcar toda a diferença. O Sporting soube ser eficaz, entrou de uma forma incrível, abafando completamente as operações durante cerca de 25 minutos, e isso acabou por se tornar eficaz na forma como depois só nos limitámos a gerir.
Hoje mesmo (sim, existem jogos no 25 de Abril por alguma razão) os nossos recebem o Oeiras, às 11h, enquanto FC Porto e Benfica se defrontam. Altura perfeita para aproveitar um deslize num campeonato extremamente curto e em que todos os pontos contam.
As nossas jóias da coroa, como quem diz os sub-19, regressam à competição no dia 29 de Abril, pelas 16h00, frente ao Rio Ave.
Entretanto, na equipa B, um meio-campo a três constituído por Palhinha (que poço de força e que intensidade), Francisco Geraldes e Modric, perdão… Ryan Gauld, mostram uma qualidade invejável. Tudo isto com a ajuda do intratável Ricardo Esgaio e os homens-bala Matheus Pereira e Gelson Dala. E digo isto para bater num ponto já aqui discutido centenas de vezes, mas que convém sempre recordar. Metade dos problemas do nosso plantel podem ser resolvidos com recurso a Alcochete, incluindo aqui os jovens emprestados, e às pérolas que entretanto fomos encontrando. A outra metade terá, forçosamente, de ser corrigida com recurso ao mercado.
Mas, por esta altura, acho que já todos os sportinguistas perceberam que jogadores como Palhinha, Podence, Geraldes, Gauld, Matheus, etc. Fazem muito mais parte da solução que do problema. E que os medos em torno de uma equipa completamente composta por miúdos não fazem sentido quando não nos mostramos dispostos a vender as nossas referências e quando esses mesmos miúdos nos provam semana após semana que são para este campeonato.
Espero que em Agosto deste ano não tenhamos todos o amargo na boca que nos deixaram algumas decisões relativas a alguns dos melhores jogadores que temos formado. Porque muitos deles já deram todas as provas e mais algumas à nossa estrutura do futebol e apenas esperam uma estabilização no plantel principal. E agora a sério. Deixem jogar o Pedro Marques.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
25 Abril, 2017 at 11:30
O campeonato de iniciados resume-se a um Sporting-benfica a duas mãos, ou?…
25 Abril, 2017 at 12:16
Essencialmente isso 🙂 o fosso já é gigante.
25 Abril, 2017 at 11:39
Peço desculpa à Maria e ao Cherba pelo off, mas tem a ver com alguém que admirava e que continua a borrar a pintura:
http://misterdocafe.blogspot.pt/?m=1
Atentem na frase com que o mister termina o post.
25 Abril, 2017 at 11:39
Saudações Leoninas a todos e bom feriado.
25 Abril, 2017 at 12:12
estás a falar do Mister ou do Benedito?
25 Abril, 2017 at 15:08
Do Benedito, para escrever o que escreveu já teve melhores oportunidades.
25 Abril, 2017 at 12:15
Sinceramente, acho um post banal. Nao diz nada de jeito.
25 Abril, 2017 at 12:21
ataca o Benedito. Objectivo cumprido (enfim…)
25 Abril, 2017 at 12:24
Ataca com uma mao cheia de nada. Só mesmo pelo ataque gratuito. Uma parvoice
25 Abril, 2017 at 13:13
Então…
Vá lá, portem-se bem.
25 Abril, 2017 at 13:24
Eu não sou o maior fã do mister do café (nem de perto nem de longe) e serei sempre um fã do Benedito…
Mas digam-me uma coisa…vocês, grandes sportinguistas têm a oportunidade de escrever num jornal uma coluna antes da UEFA futsal cup e antes de um dérbi…escreviam sequer algo parecido com isto que escreveu o Benedito?!
Parece que estou a ler um texto do Pedro Barbosa…outro que me desilude bastante enquanto interveniente no espaço público. Chavões, politicamente correcto…
25 Abril, 2017 at 14:08
“Parece que estou a ler um texto do Pedro Barbosa…outro que me desilude bastante enquanto interveniente no espaço público.”
Estão mais interessados em manter esse espaço de opinião – que é pago e lhes dá visibilidade -, do que em defender o Sporting (ainda para mais porque não gostam do Bruno de Carvalho), por isso são “neutros”.
Outros, como o José Manuel Freitas ou o Carlos Severino, foram mesmo comprados pela cartilha lampiónica, porque precisam de dinheiro. O Ribeiro Cristóvão foi virado desde que está na SIC, porque ainda me lembro quando ele falava na RTP (antes de haver televisões privadas) e não era nada assim. Tem tudo a ver com o canal onde falam e o critério editorial do mesmo, além de que os programas de futebol nos anos 80 e 90 não eram esta miséria actual. Não havia este fanatismo, estas cartilhas implantadas.
25 Abril, 2017 at 14:08
E sou sincero…não percebo como é que grandes Sportinguistas, uns leões de juba grande e garras sempre afiadas, que sempre nos cativaram pela paixão que metiam em campo e por defenderem sempre o Sporting, por nunca terem virado a cara à luta e muito menos ao Sporting…chegam a comentadores e são uns cordeirinhos mansos para ser simpático…
25 Abril, 2017 at 14:10
DINHEIRO.
25 Abril, 2017 at 16:53
Para mim nada do que eu disse tem a ver com eleições, oposições ou o que quer que seja. Tem a ver com a sensação que depois do relvado (ou pavilhão) se passa de apaixonado e adepto incondicional para um estadista com medo de ofender pessoas por defender o Sporting com unhas e dentes. Não é o Benedito…é generalizado. Quantas vezes um jogador que fez vida no Sporting foi para a CS e defendeu o Sporting com aquela paixão e amor incondicional?! Vidigal, P. Barbosa, Benedito, etc…
25 Abril, 2017 at 14:13
Continuando a ter as maiores dúvidas acerca do modo como o Benedito – e muitos outros! – foram afastados do clube, devo dizer que nunca fui muito à bola com o ex-guarda-redes de futsal, putativo futuro candidato à Presidência do clube.
Uma das razões para a “embirração” reside justamente no seu estilo oco. Frases feitas atrás de frases feitas, tantas vezes coladas com cuspo, eis ao que, bem vistas as coisas, se resume a sua capacidade de argumentação.
Outra, numa retórica grandiloquente acerca do Sporting e dos sentimentos leoninos que cedo intuí que era instrumental. Como no Hamlet, sempre me pareceu que “the lady protests too muco.”
Diga ou não verdadeiramente ao que anda, dificilmente algum dia terá o meu voto.
Um dos problemas do Benedito é que não é propriamente um exemplo de inteligência. Ele não sabe,
25 Abril, 2017 at 14:15
Ainda sobre os programas de futebol, passámos de um formato em que falavam jogadores, treinadores, ex-jogadores, ex-treinadores e jornalistas, para outro em que passaram a aparecer comentadores, que são tudo menos desinteressados. Depois, começaram a aparecer programas com adeptos conhecidos, mas logo os clubes se apropriaram do espaço e fizeram substituir adeptos por dirigentes (Gomes da Silva). A degradação prosseguiu e chegámos à fase em que os comentadores são “treinados” e os homens da máquina da propaganda chegam à mesa dos programas.
Nesta progressão rumo à degradação, o beifica está sempre na linha da frente, foi sempre o instigador do que de pior tem acontecido na comunicação social relacionada com o desporto.
25 Abril, 2017 at 14:59
Jordão, não me lembro sequer de alguma vez termos tido programas com jogadores, treinadores, ex-ambos, alguma vez, como protagonistas principais.
Lembro sempre de programas com dirigentes invés dos que referes, que deveriam, eles sim, ser os residentes e não os dirigentes. Que é o que acontece em Inglaterra, por exemplo.
Um trio que durou mais de uma década nestes programas foi o Seabra, Poncio e Dias Ferreira. Exactamente por causa dos intervenientes serem deste género, é que não vejo estes programas há uns 10 anos.
25 Abril, 2017 at 15:24
Lembro-me de um com o JOão Braga e o Artur Semedo. Na óptica do “adepto” a “debater”.
Depois o Santana foi residente, com o Aguiar e o Seara(?).
Entretanto foram aparecendo com adeptos “notáveis”, o roc, rui moreira, o Realizador do Benfica, Jorge Gabriel, o Sexologo…
Mas mesmo alguns destes foram sendo doutrinados, e depois foram aparecendo os ringers.
25 Abril, 2017 at 16:02
Eish já nem me lembrava desse do João Braga e Artur Semedo –
acho que nunca vi um completo, nem mesmo 5 minutos – mas mesmo esse já foi posterior ao primeiro com o trio da vida airada que falei.
Estes agora, recuso-me. Só mesmo se o Guerra ou o Gomes tiveram um AVC, é que vejo no youtube a seguir.
25 Abril, 2017 at 15:10
Aí está! Mas cuidado, não podemos tocar no Benedito. Se com é assim que pretende fazer oposição, começou mal.
25 Abril, 2017 at 16:49
Pensei que nos próximos tempos os avençados largassem a campanha anti-Benedito. Enganei-me.
25 Abril, 2017 at 16:50
Por avençados entenda-se o mister do café, é claro.
25 Abril, 2017 at 18:10
Por momentos pensei que era eu mas não me tinha chegado guito nenhum…estava a ficar indignado!!!
😀 😀 😀
25 Abril, 2017 at 19:13
Pensei que nos próximos tempos os avençados largassem a campanha anti-Bruno. Enganei-me.
25 Abril, 2017 at 20:27
Ja é normal
25 Abril, 2017 at 12:38
O Benedito faz (ou fará) parte da oposição a BdC.
Nunca percebi exactamente porquê. Não vejo nada de particularmente grave neste texto mas, pelos vistos, ele tem uma crônica no Record e isso já me parece mais propenso a disparates.
O que me impressiona mais é a nossa total incapacidade de falarmos a uma só voz num contexto de guerra tão óbvio como o nosso. Benedito será ingénuo no meio disto tudo? Gostava de acreditar que sim. Por respeito ao seu desempenho passado enquanto atleta do clube, entenda-se.
Mas a ingenuidade paga-se cara neste meio.
Vamos aguardar.
Se não aparecerem muitas notícias sobre eventuais artigos que escreva tudo estará bem. Se houverem… Esperemos que não venha de lá alguma ‘cartilha’.
SL.
25 Abril, 2017 at 13:38
O Benedito virou um falso moralista. Só escreve banalidades. Parece aqueles políticos de aviário, a procura de tacho. Se não gosta desta direcção, diga-o de uma vez por todas e escusa de andar com rodeios. Não é crime, acho eu. Está no seu direito fazer oposição a BdC. Está ressabiado e julga-se o supra sumo da batata, com tiques de estadista de farinha amparo. Nem se lembrou se desejar boa sorte aos colegas, ou se calhar lembrou-se mas não quis desejar, porque ainda arriscam a sercampeoes europeus sem ele na baliza.
25 Abril, 2017 at 18:39
Este tema já tinha sido abordado aqui na Tasca, mas o derbi desviou as atenções.
O Benedito da quadra não tem sido o mesmo fora dela, mas está no seu direito. Traça o seu caminho, tem os seus objetivos, sujeita-se como todos a críticas ou elogios.
Na imprensa tem sido um “blablabla” com frases feitas, no fundo um “politicamente correto”. É com ele.
Do atleta serei sempre um fã, independentemente do episódio que ditou a saída.
Do Mister, avençado ou não, caguei e andei. Está ali tudo para quem quiser ler, saber, usar.
25 Abril, 2017 at 12:12
cabrões dos putos não conseguem desatar o nó…
25 Abril, 2017 at 12:16
Neste momento. Juvenis 1 – 1 Oeiras
25 Abril, 2017 at 12:22
eu diria que isto era penalti e não livre…
25 Abril, 2017 at 12:30
https://twitter.com/henriquemosilva/status/856829813486694400
Aqui está o golo.
Já mandámos uma ao barrote tb…
25 Abril, 2017 at 13:12
Coitado do Rui…
25 Abril, 2017 at 12:23
Quanto aos iniciados, nada está perdido. Já demonstraram qualidade táctica suficiente para jogarem no escalão acima e uma escorregadela, não passa disso e torna-os até mais conscientes que ou estão no jogo concentrados e sedentos de vitória ou, então, ganham os outros.
Os Juvenis são de facto muito bons individual e colectivamente jogam como séniores de primeiro ano.
Os Júniores e o seu treinador “Júnior” são uma revelação capaz de dar a volta a qualquer situação. Já tiveram o seu “tira peneiras” em Guimarães e já reflectiram sobre o desaire e respectivas razões.
Quanto à equipe B, basta vê-la agora jogar para percebermos que com um retoque de maturidade aqui, outro ali, estamos perante uma equipe primodivisionária, deslocada na Segunda Divisão, onde o futebol é feito essencialmente de manha, cacetada e bola pelo ar.
Isto leva-me a outra questão, a questão de um campeonato Nacional de Equipes B (Sub-23). Infelizmente poucos clubes têm equipes B. Aquilo que penso é que deveria então permitir aos clubes que constituissem equipes “C” para jogarem na Primeira Divisão, sem descerem, nem subirem.
Os jogadores da Equipe C poderiam fazer parte do plantel da A e os da equipe A poderiam jogar pela equipe C desde que não tivessem idades superiores a 22 anos. Isso evitaria os clubes satélites e permitiria desenvolver tacticamente esses jogadores para os níveis que sejam mais úteis aos clubes e à selecção.
A alternativa é criar-se um Clube satélite, fazê-lo subir à Primeira Divisão e encaixar lá os jogadores da “Equipe C”, correndo-se porém o risco de uma descida de divisão.
Há muitas soluções mas, a do Clube satélite, apesar de tudo, parece-me ser aquela que não vai ter de lutar contra objecções de Clubes como o braguilha, o porco e o benfas cujas formações iriam ficar “excessivamente” expostas. Estou convencido que o Guimarães valorizaria a opção.
25 Abril, 2017 at 12:44
Porém não concordo com a perspectiva que a nossa actual Equipe B possa tornar-se no tapa buracos da A, no próximo ano por um simples razão: as arbitragens são corruptas e seria fácil entalar uma equipe do Sporting, num jogo contra o Estoril, por exemplo, se a nossa equipe for integrada, maioritáriamente, por jogadores da Equipe B.
A “Formação” ganha jogos mas, não ganha campeonatos.
Poderemos recorrer a “tempo parcial” a jogadores como Gauld, Xico Geraldes, Riquicho, Wallison (?) Gelson Dala, Esgaio mas, não poderemos nunca poupar jogadores essenciais de forma eficaz nos jogos Internacionais e nos jogos do Campeonato. Por mim reservaria para as “Taças” uma equipe essencialmente constituída por “Bês” e fosse o que Deus quisesse.
Portanto, acho que carecemos de mais que de um par de laterais e de um segundo Ponta de Lança a sério. Precisamos também de mais 2 jogadores para o meio campo, capazes de substituir Adrien e William.
O substituto de William, está encontrado. É Palhinha, PONTO.
Será que Wallison, Gauld e o Xico Geraldes poderão de algum modo substituir Adrien, na falta deste? Não me prece.
Também me não parece que possamos andar toda a época a jogar sem um terceiro homem no meio Campo. Não é possível manter o mesmo nível de intensidade, toda uma época com um meio Campo constituído por dois que, valem por 4. Esqueçam.
A alteração a fazer será de jogarmos com 3 Centrais libertando uma vaga no meio Campo Paulo Oliveira pode fazer de Lateral Direito? e Semêdo, pode fazer de quê?
Semêdo pode fazer de trinco e palhinha pode ser um “quase-oito” do lado Direito, enquanto Adrien ou Alan Ruiz faz de 8,5 e William de médio, do lado esquerdo. Um meio campo em Losango
No momento defensivo, Semêdo baixa a Central, William e Palhinha descem para apoiar a defesa, ficando Adrien com responsabilidades no centro do meio campo defensivo.
Tudo é possível. JJ tem de aparecer com a solução que permita dispor dos melhores sempre e entremear os menos bons de maneira a que os melhores não tenham de sistematicamente jogar 90 minutos.
25 Abril, 2017 at 13:44
“as arbitragens são corruptas e seria fácil entalar uma equipe do Sporting, num jogo contra o Estoril, por exemplo, se a nossa equipe for integrada, maioritáriamente, por jogadores da Equipe B.”
Qual é a diferença para a situação actual? As arbitragens entalam-nos na mesma. Como se deixassem de o fazer caso a equipa fosse constituída maioritariamente por reforços e/ou consagrados…
O que me interessa é a qualidade dos jogadores e a equipe B tem jogadores que podem perfeitamente fazer parte do plantel do SCP.
25 Abril, 2017 at 12:32
VAI BUUUUUSCAR, FATIIIIIIII
25 Abril, 2017 at 12:36
Foi o Felix afinal. Mas não importa! Está lá dentro
25 Abril, 2017 at 12:33
Porta que estava difícil de entrar.
2-1!
25 Abril, 2017 at 12:43
3-1 de penalty.
Bernardo Sousa!
25 Abril, 2017 at 12:44
Final nos Juvenis
3-1 muito sofrido!
25 Abril, 2017 at 12:56
Acabou! ufa, precisávamos mesmo destes 3 pontos.
Muito bonita a dedicatória do Bernardo.
25 Abril, 2017 at 18:40
Espírito de equipa. Vale pontos!
25 Abril, 2017 at 12:58
Jogo muito complicado mas uma vitória saborosa e merecida.
Os lampiões venceram os tripeiros por 2-1 e seguimos empatados na frente com 6 pontos.
Não deixa de ser curioso ver o Porto a patinar em todos os escalões:
5° em sub-15
3° em sub-17
4° em sub-19
14° lugar do Porto B, pior das B’s
25 Abril, 2017 at 13:20
A estatística mais estranha nem é essa. É um bicampeonato de juniores, com uma segunda liga conquistada por jogadores da formação, e zero promoções à equipa principal. Zero.
25 Abril, 2017 at 13:31
Não é bem assim, fazendo o papel de advogado do diabo eles têm o André Silva.
25 Abril, 2017 at 13:36
O Rui Pedro também vai jogando um pouco na equipa principal mas é claramente pouco.
25 Abril, 2017 at 14:42
Verdade, uma promoção. Muito longe do potencial da equipa.
25 Abril, 2017 at 14:04
André Silva só…mas tinham lá muitos para aproveitar. ..
25 Abril, 2017 at 17:28
Quando um tipo dos mais promissores, o Rafa, é encostado à partida, fica bem à vista as prioridades.
Deram umas bateladas pelo Oliver (será assim tão melhor que os portugas da idade dele?), mais o Jota (??????), logo esses têm que ter lugar.
O Ruben Neves nem toca na redonda, o Sergio Oliveira e o Josue têm de dar espaço ao Herrera, o material comprado tem de ser rentabilizado, e assim sendo…
O Podawski (ou algo assim) anda por onde?
25 Abril, 2017 at 18:12
O que eu não dava pelo Rafa no Sporting…já disse pai à 2 anos…quem me dera…
25 Abril, 2017 at 13:09
O ultimo 11 da B com reforço de dois centrais (quiçá D.Duarte e Tobias) era equipa para lutar pela Europa no nosso primeiro escalão.
25 Abril, 2017 at 16:00
Já se joga a primeira mão da meia final da Taça. Vamos lá, Leoas!
25 Abril, 2017 at 16:12
Golo Ana borges 1-0.
25 Abril, 2017 at 16:12
Golooo! Ana Borges, 12′
Sporting CP 1-0
25 Abril, 2017 at 16:40
Excelente post no seguimento da(s) intervenção(ões) de ontem na conversa com o Cherba.
As Leoas são brutais! Vivo com uma há 44 anos e sei do que falo…
25 Abril, 2017 at 16:43
Em futsal as leoas estão empatadas com o Novasemente 2-2.
25 Abril, 2017 at 16:51
Intervalo no futebol, 1-0
Jogo fraquinho até agora. Praticamente só me lembro do golo e de um outro remate da Ana já à beira do intervalo. Com o Estoril fechadinho lá atrás, e as nossas meninas um pouco mais lentas que o habitual.
Vamos à 2ª parte!!
25 Abril, 2017 at 17:20
Grande detalhe da Solange quase a marcar de calcanhar!
25 Abril, 2017 at 17:21
Livre agora. Joana vamos lá!
25 Abril, 2017 at 17:22
Por cima!
25 Abril, 2017 at 17:42
Golooo! Ana Capeta, 82′
Sporting CP 2-0
25 Abril, 2017 at 18:04
Acabou. 2-0!
Vale a pena ouvir o Prof. Cristovão no final do jogo: desengane-se que acha que são favas contadas, ainda não ganhámos nada!
25 Abril, 2017 at 18:24
Gostei muito de o ouvir. Sempre lúcido e equilibrado.
O que não gostei foi de termos perdido (4-5) com a Nova Semente em futsal feminino.
25 Abril, 2017 at 18:28
Jogo pouco conseguido do Sporting, com um partida fraca da Diana, a Tatiana também só começou a carburar no segundo tempo. Há muito que não via uma equipa acantonada nos últimos 35 metros durante um jogo inteiro, era: “bola para frente e que ninguém corra”, fora as lesões e perdas de tempo. Valeu o nosso Sá Pinto feminino: Ana Capeta
Entretanto, parece que lá vamos ter que levar com o Abel, outra vez, na pedreira.
25 Abril, 2017 at 18:42
2-0 é muito bom, não é fácil manter sempre o nível a que nos habituaram.
25 Abril, 2017 at 18:44
Pena o futsal feminino, mas tudo em aberto. Aquele final de jogo (falta estúpida e golo ao segundo poste) não deverá desmoralizar, mas sim para ver o corrigir.
Boa sorte na batalha (sábado) e depois na meia final da taça.
Força, miúdas!
25 Abril, 2017 at 19:28
Ultim fase ou ainda ha playoff?
25 Abril, 2017 at 19:38
Última fase. Temos os mesmos pontos que o carnide.
25 Abril, 2017 at 20:09
“Metade dos problemas do nosso plantel podem ser resolvidos com recurso a Alcochete, incluindo aqui os jovens emprestados, e às pérolas que entretanto fomos encontrando.”
Lapidar.
O problema não está nos que podem ir para dentro de campo.
O problema está nos que estão fora dele…