Bruno de Carvalho foi à Cidade do Futebol para reunir com Fernando Gomes e Pedro Proença e no final do encontro falou aos jornalistas para explicar os motivos.
O presidente do Sporting referiu que veio apresentar a «visão histórica» do clube aos líderes das instituições e elogiar pela utilização do vídeo-árbitro na final da Taça de Portugal, embora desejando que essa tecnologia seja utilizada em todos os jogos em Portugal. O problema com o vídeo-árbitro reside nos custos e Bruno de Carvalho falou numa forma de obter receita: «Não nos podemos esquecer que o mercado das apostas está a originar muito dinheiro, estou a falar das legais como é óbvio, e isso pode ser uma forma perfeita para incorporar o vídeo-árbitro já, porque é absolutamente fundamental.»
Para além dos temas como a violência no futebol português, o horário dos jogos ou a arbitragem, o presidente propôs duas alterações nos regulamentos: «O efeito suspensivo quando há recursos e o regresso dos sumaríssimos. Quando se verifica por imagens que o árbitro teve erro grosseiros na avaliação dos lances que voltem os sumaríssimos.»
“Defendemos o regresso dos sumaríssimos e achamos que não devemos apresentar só alterações, devemos levar essas mesmas alterações à UEFA, à FIFA, ao Internacional Board. E o Sporting já fez isso com o vídeo-árbitro e isso é importante para a análise de lances muito concretos. Por exemplo, se num lance entre dois jogadores o árbitro dá cartões amarelos a dois jogadores mas depois, vê-se as imagens e um jogador dá um murro a outro. O Sporting pediu que o futebol português seja pioneiro na FIFA porque é preciso que as pessoas que fazem isto sejam severamente punidas”, afirmou o presidente ‘leonino’, à margem da reunião que teve com dirigentes da FPF.
O presidente do Sporting considera que não são as intervenções dos presidentes que elevam os níveis de ódios, mas sim o facto de se incitar à violência, seja através de tarjas ou de cânticos, sem que essas ações sejam castigadas.
“Não podemos confundir muitas vezes o que são as intervenções dos presidentes, não se pode confundir rivalidades com ódios. E os ódios não vêm de se falar, de haver troca de palavras dos presidentes. Não é isso que eleva os índices do ódio, não é isso que leva os adeptos a irem para a rua e a terem determinado tipo de atitudes. O que leva os níveis de ódios são as tarjas a gozar com pessoas que foram mortas, as tentativas de homicídios de atirar petardos e cadeiras para cima das pessoas, são os cânticos constantes e alusivos a essas mortes e o facto de não se fazer nada… ou os diretores de comunicação, que têm responsabilidades, irem falar em folclore. Isso sim eleva os índices de ódio a um extremo que sempre condenarei, e que não aceito. Há linhas que não se ultrapassam, as famílias das pessoas, a vida humana não pode ser ultrapassada. Não nos podemos perder no acessório”.
Nas declarações prestadas aos jornalistas, o presidente leonino comentou ainda o processo por difamação que lhe foi instaurado pelo presidente do Benfica. “O Bruno de Carvalho difamou o Luís Filipe Vieira? Não sei. Parece-me mais preocupante para o cidadão Bruno de Carvalho saber como se vão resolver as dívidas desse cidadão ao Novo Banco. Até porque já paguei as do BPN”.
26 Abril, 2017 at 12:33
Pois, queremos mudar algo que não irá resolver o problema.
O video-arbitro é muito bom, mas melhor ainda seria o sorteio dos arbitros.
Quem afirma que os melhores terão de ser sempre escolhidos para os jogos mais dificeis, terá também de demonstrar que sendo esse o caso actualmente, não ocorrem erros grosseiros (ultimo Sporting-carnide na latrina, o famoso roubo do capela na latrina, etc)…. parece que não está a resultar em pleno. Com o sorteio pelo menos o clima de suspeicão seria menor.
Deveriamos investir o nosso tempo em realmente mudar o futebol em Portugal, e não apenas em mudancas cosméticas.
26 Abril, 2017 at 13:19
Para isso também terias que sortear os observadores dos árbitros.
26 Abril, 2017 at 13:52
E os gajos que admitem os observadores dos árbitros.
26 Abril, 2017 at 14:02
Certo, porque nos 3 anos em que o sorteio existiu isso foi um problema.
Ou será que o real problema foi o Sporting ter ganho dois campeonatos em 3 possiveis…
Os observadores era mandá-los para o crl, porque não servem para nada.
De que serve ter pessoas a avaliar arbitros que não dão Notas de acordo com a prestacão em campo? Como o capela que recebeu uma boa nota depois de ter perdoado 4 penaltis ao carnide no mesmo jogo… e acabou suspenso o resto da epoca. Acabe-se com os observadores de uma vez por todas.
27 Abril, 2017 at 13:42
Que mudará sortear os árbitros quando no quadro da 1ª Categoria 90% dos árbitros são afectos ao Vergonhoso?
Os tempos do apito dourado já lá vão! Nessa altura é que os Porcos só tinham no bolso 40%/50% dos árbitros e dos observadores. E nunca dominaram a CS, que nessa altura falava dos roubos que havia. Hoje os roubos acontecem e ninguém fala… O Vergonhoso inventa um penalti que ficou por marcar a seu favor e a CS sustenta isso!
O Orelhas manda nisto tudo, distribui dinheiro a muita gente – porque acham que o Vergonhoso paga mais do dobro de todos os outros clubes em comissões? – e nada mudará enquanto o gajo não desaparecer…
Isto vai muito além do que foi o Apito Dourado, que comparado é uma brincadeira de crianças!
26 Abril, 2017 at 12:51
O homem vai a todo o lado, traz ideias úteis. Meses mais tarde as instituições agem como se fossem ideias deles.
Em relação ao clima de ódio. Fechem os estádios a gente que canta aos mortos, que poluí os jogos, que em vez de festa traz crime. E aqui ninguém está inocente. Nem nos.
26 Abril, 2017 at 13:18
Que fiquem com os louros, sem problema.
Metam é travão a isto antes que descambe ainda mais.
Um Leão acuado torna-se agressivo
Ainda não nos viram a defender a nossa familia com violencia, não nos queiram ver
26 Abril, 2017 at 13:20
#eunãoqueropagarasdívidasdoorelhasaobes
26 Abril, 2017 at 13:21
Enquanto não sentir justiça …. quero mais é que este Circo pegue fogo!!!
26 Abril, 2017 at 13:58
Juridicamente poderá o Sporting exigir ao Estado Português a execução das dívidas do Vieira ao BES?
26 Abril, 2017 at 14:10
Arrumem-me com o Proença! E já agora com o Fernando Gomes. Eles também são responsáveis indirectamente pela morte do adepto italiano. E sabem porquê? Porque passam a vida a assobiar para o lado. Preferem os holofotes.
Quer-me parecer que o Proença, durante grande parte do seu mandato esteve enfiado em casa a aprender inglês. Se calhar até o seu amiguinho Duarte Gomes o ajudou nessa aprendizagem rápida.
O gajo não serve para nada. Quando estamos quase no final do campeonato em que ele vem apelar a que se enterrem os machados de guerra. Até lá, andou a pavonear-se nas Galas Boifica, ou nas tribunas de alguns estádios portugueses, sempre com os olhos enfiados no smartphone.
Esse Proença é um dos responsáveis por estes Jogos Duplos, quando decidiu andar a fechar acordos com chineses para patrocinarem a Liga da Mentira que é a Liga Ledman. Foi ele que vendeu a alma do nosso futebol ao diabo.
Um dia andava eu a passear num shopping quando dei de caras com o Proença. Lá estava ele todo sorridente, num cartaz de uma marca de roupa, a Under Blue. O fotógrafo profissional devia pedir-lhe para se imaginar um Brad Pitt, e sorrir como um Banderas, de modo a que conseguisse aproveitar algumas fotos.
Agora eu pergunto-me: quem é o responsável de Marketing que decide escolher um cronho como o Pedro Brilhantina Proença para representar uma marca?! Esse gajo será chanfrado ou apenas incompetente?!
Eu tenho uma teoria sobre a agressão ao Proença, mas não quero que fiquem a pensar que sou um amante das teorias da conspiração.
PQP… é só lixo enfiado nas estruturas do nosso futebol!
26 Abril, 2017 at 14:12
Está na hora do BdC cortar qualquer tipo de amizade com o Proença. Esse gajo não é de fiar.
Tenham cuidado com esses merdas…
Só de me lembrar de uma reportagem da Sic sobre esse cromo, em que o gajo aparece a andar de Moto4 com o Duarte Gomes entre outras situações, já me dá vontade de vomitar em cima desse cronho.
26 Abril, 2017 at 14:15
Está na hora do SCP indagar a papelada de inscrição do Proença quando este passou pelo nosso andebol. Checkar quem eram os colegas dele de equipa. Interrogá-los. Até se descobrir algum esqueleto.
Quero esse gajo queimado para o futebol.
26 Abril, 2017 at 14:17
Fico fodido enquanto sportinguista em saber que ainda se convidam cronhos para o nosso congresso para se falar de futebol!!!
Às vezes dá-me a sensação que o nosso presidente é masoquista.
Mas o que é que esse cronho desse dentuça tem para falar de futebol no nosso congresso?
Parai de brincar!
Já chega!!!
26 Abril, 2017 at 14:47
Não foi o André Ventura que disse na CMerdaTV que costumam estar adeptos do boifica nas imediações do estádio para proteger o museu Cospe-me na Cona, pois este tem sido alvo de ataques?!
Isto terá sido verdade?
26 Abril, 2017 at 17:18
Regresso dos sumaríssimos?
Isso ainda iria levar a que o Diego Ivo levasse com um por ter dado com a parte estomacal no punho do coitadinho do Samaris?
Nah.
Como é possível o Sporting ser campeão com tanta desigualdade de tratamento???