Na passada tarde de terça-feira, enquanto pelas ruas milhares comemoravam o aniversário da Liberdade, a nossa equipa feminina de futebol dava um importante passo para estar presente em mais uma decisão e ter a possibilidade de trazer mais um título para uma das secções que mais tem animado as hostes leoninas. Ao vencer o Estoril por 2-0 na primeira mão meia-final, algo que até soube a pouco tal o nível de qualidade que as leoas têm demonstrado, a equipa do Sporting tem quase garantida a presença na final da Taça de Portugal, que também se realiza no Jamor.
Tive a possibilidade, a temporada passada, de acompanhar a dita final pela televisão. A paixão de todas as jogadoras e equipas técnicas contrastava claramente com as bancadas brancas despidas, facto que chegou a ser até constrangedor. Se no futebol masculino o dia de Taça tem sido sinónimo de festas entre família e amigos, companheiros de bola e churrascadas, as meninas estão confinadas a um espaço sem paixão, sem alma e sem música. Cumprindo assim alguns sonhos de carreira, sem ninguém do outro lado para as aplaudir.
E como toda a descrição que acabei de fazer do evento é o exacto oposto daquilo que representa o Sporting em todas as suas modalidades, apenas posso apelar a que tentemos dar 20% da loucura que se abate sobre nós quando estamos no Estádio Nacional, para apoiar as leoas mais goleadoras do mundo.
Num estádio com capacidade para 37 mil pessoas, pensar encher todas as bancadas de verde e branco é um sonho talvez demasiado irreal e que demorará o seu tempo a ser concretizado. Mas podemos, pelo menos, tentar bater o tal recorde de 15 mil pessoas que, em Madrid, assistiram a um jogo de futebol feminino e que íamos conseguindo superar na recepção ao SC Braga, no estádio de Alvalade.
Os bilhetes serão pagos, naturalmente, mas os valores estarão longe, muito longe, daquilo que estamos sempre dispostos a dar quandos os homens de Jesus têm um jogo grande (ainda há dias o Cherba aqui publicou a alarmante estatística de perdermos grande parte dessas partidas).
Temos sido um clube que luta pela diferença e pela alteração dos meadros mais sujos que existem no futebol português. Lutámos pelo fim dos fundos, pelas novas tecnologias no futebol, pelo afastamento dos agentes das Academias, por uma mensagem de transparência para com os sócios de todos os clubes portugueses e pelo desenvolvimento do desporto olímpico e amador, tudo isto porque sabíamos ter voz suficiente para que nos ouvissem. Lutemos agora, sem que nos digam o que temos de fazer, para trazer para um primeiro plano desportivo uma modalidade que encanta milhões pelo mundo, mas desta vez no feminino.
Quem achava que não ia ao Jamor depois daquele golo esquisito do central do Chaves cujo nome, para ser sincera, nem sei pronunciar, estava bem enganado. Existe um grupo de 24 leoas que não tem feito mais nada que não ganhar, convencer, cilindrar e jogar o melhor futebol do seu campeonato. O que são 15 mil vozes quando em jogo está o Sporting Clube de Portugal?
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
27 Abril, 2017 at 8:23
Eu vou lá estar! É para trazer o caneco
27 Abril, 2017 at 8:34
Vou querer lá estar… mas acho que vamos surpreender, e encher bem o Jamor…
Num outro registro, mas que aqui se encaixa…
As nossas leoas da bola oval vão também disputar a fase de apuramento e final da Taça no Jamor…
Na final da Segundona, conseguimos cerca de 2500 adeptos no Jamor…
Estas nossas meninas merecem tanto ou mais que os nossos bravos rapazes mereceram…
Vamos lá a mostrar que somos diferentes, e para melhor.
Abraço à Maria Ribeiro.
27 Abril, 2017 at 9:11
Antes de mais, gostei de ouvir a Maria Ribeiro no Sporting160! É sempre bom associar os textos a uma voz 🙂
Obrigado por todo o teu sportinguismo e pelo trabalho semanal que fazem em prol da Tasca e de todos nós que gostamos de aqui passar.
As nossas leõas de certeza que vão estar no jamor e acredito que os sportinguistas vão (mais uma vez) dizer presente e apoiar em massa as nossas meninas.
Na época de regresso do futebol femenino podermos ser campeões nacionais e vencer a taça de portugal vai ser magnífico!
27 Abril, 2017 at 14:52
Obrigada pelas palavras 😉
27 Abril, 2017 at 9:17
Assisti ao Sporting-Estoril da primeira mão, onde o resultado foi curto para aquilo que estamos já habituados (uma semana antes tinhamos ído vencer ao Estoril por 8-0 para o campeonato) mas não tenho dúvidas que chegaremos á final onde a disputaremos com o Sp. Braga.
O jogo disputado no dia de Liberdade foi de sentido único, as canarinhas devem ter chegado á nossa área umas 2 ou 3 vezes em 90 e tal minutos, portanto, quanto mais não seja, isso demonstra o nosso poderío enquanto equipa, não me parece que soframos algum dissabor na segunda mão, mas nada de considerar o jogo ganho antes dele ter terminado.
muito orgulho nestas meninas!
27 Abril, 2017 at 9:29
Vou lá estar com a família.
Vai ser uma final disputadissima e só com todo o nosso apoio conseguiremos vencer as arsenalistas.
Eles também virão em maior número do que viram, nesse jogo memorável, a Alvalade.
Seria uma resposta ao nível do que as nossas Leoas nos tem brindado durante todo ano.
Viva o Sporting Clube de Portugal
27 Abril, 2017 at 9:45
Quero ir e vou de certeza, porque as nossas leoas vão garantir a passagem de certeza… mas… assutei-me um pouco com o jogo (foi muitissimo abaixo do que elas sabem fazer).
Mas vamos lá estar… E acredito que iremos fazer a dobradinha.
E a Solange faz um poker, e a Diana um Hat-trick, e a Joana um livre na “gaveta” 😀
27 Abril, 2017 at 9:47
Eu quero ir!! Quando é que se vendem os bilhetes? Mas primeiro, não facilitar no Estoril.
27 Abril, 2017 at 10:12
A ver se marco presença no Jamor!
Gostei muito da nr 7…que entrou e fez o 2º golo!
27 Abril, 2017 at 10:15
Muito orgulho nesta equipa. Espero, e quero muito, que sejamos capazes de lhes dar de volta, em apoio, muito do que elas nos têm dado ao longo deste ano, ao ir construindo um sonho passo-a-passo, jogo-a-jogo.
Espero estar no Jamor, onde não vou desde aquele dia de que todos nos lembramos.
Preferia que do outro lado estivesse um clube menos mesquinho, que soubesse representar melhor a região Norte. Mas confio que as gentes de Braga são infinitamente melhores que as gentes que dirigem aquele clube, e que poderão ajudar-nos a dar uma lição de boa convivência no Jamor.
27 Abril, 2017 at 11:06
pois… tendo em conta que em Alvalade, num simples jogo de futebol feminino onde se apelava à família e à festa, tivemos que assistir a cenas lamentáveis de pancadaria entre a claque do braga e alguns gajos das nossas claques… enfim, sejamos positivos
27 Abril, 2017 at 13:19
É verdade…
Fui com o meu neto Tomás e desagradou-me ver aquelas cenas tristes…
Não há duvida que gente “dessa raça”…
Só de “trela e açaime…”
SK
27 Abril, 2017 at 10:22
Bom dia. Maria Ribeiro, antes do mais renovo o meu apreço pela sua participação no Sporting 160. Tenho pena que a entrevista não tivesse sido referida na nossa TV…
Um texto oportuno este. Tenho vivido com muita expectativa o percurso da nossa equipa feminina, como aliás já o referi aqui várias vezes. Direi mesmo que é o título, a seguir à UEFA Futsal Cup, já que no futebol principal tal não foi possível, que mais ambiciono para o Sporting. Mais até que o do andebol…
Não estarei no Jamor (tudo aponta que iremos à final) mas espero poder acompanhar o jogo via TV. No entanto, permito-me chamar a atenção para um aspecto: será que O Sporting não vai marcar para Alvalade o importantíssimo jogo do dia 7 de Maio, contra o Valadares Gaia? Estou convencido que o recorde de assistência pode vir a ser batido nesse jogo e, esperemos, também contra o Futebol Benfica, a 27 do mesmo mês. Ganhando o próximo (domingo com o Ferreirense) ao Valadares e Boavista (fora no dia 20) seremos campeões.
Realço a prudência revelada pelo Nuno Cristóvão ao longo do campeonato, reforçada no final do jogo com o Estoril, onde também manifestou o desagrado pelo facto do adversário não ter entrado uma única vez na nossa área, admitindo embora que cada um joga com os argumentos que tem.
Não irão, por certo, as nossas atletas desperdiçar esta enorme oportunidade de nos darem uma alegria inédita.
Peço aqui portanto, a atenção dos nossos responsáveis para levarem para Alvalade o jogo com o Valadares, embora admita, sem grandes dúvidas, que isso já estará considerado pelos mesmos.
Nesse dia, o Sporting recebe o Belenenses, creio que pelas 11:45. Estando bom tempo, embora desconhecendo as regras da fpf, admito que será possivel o que gostaria que acontecesse.
Saudações Leoninas
27 Abril, 2017 at 14:01
Também sou muito favorável a ter o jogo com Valadares em Alvalade.
Era um dia em cheio. Sporting-Belenenses de manhã, almoço por ali e depois o Sporting-Valadares… Ganhando esse jogo praticamente garantimos o campeonato porque depois só teríamos de ganhar 1 dos 2 últimos jogos e com o Fofo ganhamos de certeza!
27 Abril, 2017 at 14:53
Obrigada 😉
27 Abril, 2017 at 10:27
Eu vou lá estar, 90% de certeza
27 Abril, 2017 at 10:28
Com a preocupação do campeonato, passei um pouco ao lado do jogo da Taça.
Espero obviamente uma grande festa e um jogo muito difícil. O Braga tem uma belíssima equipa. Estou com o Hadji nas suas expectativas relativamente aos adeptos vindos do norte. A ver vamos…
27 Abril, 2017 at 10:48
Que sejam as nossas meninas a iluminar a nossa época do futebol que os homens tanto escureceram!
Se tiver oportunidade não faltarei ao Jamor! Se a FPF tiver alguma coisa na cabeça mete uns preços bem bem baratinhos para tentar bater o record de assistência! Com o Sporting envolvido isso é muito possivel.
Temos de bater o Estoril, depois foco total no campeonato e depois taça. Seria interessante ver a reacção dos Sportinguistas a uma vitória de campeonato das meninas…gostava de ver uma enorme festa. Para além de merecida e de prova da grandeza do Sporting, podia ser que os homens ganhassem aquela pica de quererem viver aquilo. Quão brutal era um ultimo jogo de campeonato em Alvalade as meninas terem 50 mil?! E quem sabe os homens terem 10 mil?! Que impacto teria neles?! Não seria usar as meninas para fazer pirraça…seria apenas a mais elementar justiça.
27 Abril, 2017 at 11:07
Compreendo, mas para mim aplaude-se e apoia-se tudo o que traduz Esforço, Dedicação e Devoção, independentemente da Glória, do género e da modalidade.
Este ano, a secção do futebol feminino é das poucas que nos tem dado as três primeiras e, portanto, ainda que algum dia percam um jogo (sim, parece que em todos os escalões, estando quase no fim da época, não perdemos um único jogo) terão sempre o meu mais forte aplauso.
Quanto aos homens do futebol, sinceramente, nem me dou ao trabalho de lhes fazer pirraça. Estou-lhes tão apático como eles ao jogo. Se quiserem por os olhos no feminino, no futsal, etc, e carregarem o nome e a atitude que faz o Sporting terão o mais profundo e sincero apoio. Se quiserem continuar assim, há muito mais Sporting.
27 Abril, 2017 at 11:07
o mínimo é o pessoal juntar-se no jamor a almoçar uma dose reforçada de pipis! 😀
27 Abril, 2017 at 11:26
Isso tem de ser! #EuQueroPipisNoJamor
Já viram que bonito era um Jamor todo pintadinho de verde…só com um burrão vermelho lá no canto meio envergonhado e com sorte nem isso!
27 Abril, 2017 at 11:16
É estranha esta incompetência do Sporting para conquistar títulos no Principal escalão do Futebol masculino…
Não é estranho o benfica ROUBAR TÍTULOS em tudo quanto é modalidade desportiva.
Está na hora de acabar com esta merda. Está na hora de prender Luís Filipe Vieira e desmantelar o Estado Lampiâmico!
27 Abril, 2017 at 11:21
Não é estranho…é algo que deve fazer os responsáveis reflectir muito seriamente…
E não é só no futebol masculino…é no Hóquei, é no Andebol…
E que a reflexão seja bastante mais profunda que um desejo ardente que a justiça faça o seu trabalho…
27 Abril, 2017 at 11:41
Estranho é os outros ganharem com recurso a corrupção e compadrio num país que se diz evoluído mas onde a justiça não funciona.
O país do beija-beija e do lambe rabos onde a competência e integridade são casos raros.
Agora até o rabeta do fontelas vai para a uefa, é a chamada internacionalização da incompetência.
27 Abril, 2017 at 11:43
Mais um bom jogo das nossas meninas. Jogo de sentido único, sem um único remate das Estorilistas e apenas uma ou duas vezes passaram do meio campo. Basicamente tentaram vir jogar para manter viva a esperança no 2º jogo.
Tentarei ir ao Estoril ver a 2ª mão, pois sem dúvida que elas merecem o apoio, e a final a se concretizar certamente lá estarei.
A parte dos bilhetes para a final virem a ser pagos, vai ser engraçado, pois certamente vai haver esse aproveitamento à nossa custa, pois até agora nunca o foram…
27 Abril, 2017 at 11:46
Estando confirmada a presença no Jamor tentarei com todas as minhas forças estar presente.
Espero ansiosamente poder festejar a vitória com as meninas no balneário, banhados em champagne!
27 Abril, 2017 at 11:46
Depois só ficam a faltar os morangos!
27 Abril, 2017 at 12:39
Este fds a equipa de andebol tenta carimbar a ida à final da Challenge.
Futsal joga final four da LC.
27 Abril, 2017 at 13:24
Ora então e por favor uma Informação. :
Qual o dia e a hora do jogo…!
Obrigado..
SL
27 Abril, 2017 at 14:20
Amigo Max, na RTP3 amanhã pelas 13:00.
SL
27 Abril, 2017 at 15:30
Conto com a Tasca para o relato.
Quem fica de plantão?
27 Abril, 2017 at 15:33
Não pode ver, Nuno?
27 Abril, 2017 at 18:28
Digamos que o horário não é totalmente compatível com o desafio profissional com que me deparo actualmente
27 Abril, 2017 at 20:03
Então estarei mais ou menos de plantão e irei dando informações. Espero que boas. Pelo menos as finais!
27 Abril, 2017 at 14:51
Os bilhetes para a final serão totalmente gratuitos. Já não há desculpas.
27 Abril, 2017 at 15:07
Ainda bem. Confirmando o que o Moura disse acima sobre anos anteriores,
não confirmando o seu receio para a final deste ano.
27 Abril, 2017 at 15:11
Sim, porque tinham me dito que passaria a um preço simbólico. Mas afinal não. Será gratuito. Perfeito!
27 Abril, 2017 at 15:14
será ridículo não metermos pelo menos 20 mil no Jamor
27 Abril, 2017 at 16:01
Perfeito. A confirmar-se a nossa presença na final, façamos uma grande festa!!!
27 Abril, 2017 at 17:17
Já há data para a final no Jamor?
Obrigado.
SL
27 Abril, 2017 at 18:10
Uma semana antes da Masculina, penso que dia 21 se não me engano.
27 Abril, 2017 at 20:08
Não deve ser, amigo Moura. A penúltima jornada (25ª) está marcada para esse fim de semana, dia 20 e a última para o dia 27.
Sendo o jogo da 2ª. mão da Taça no dia 14, prevejo para a final da Taça, o primeiro sábado ou domingo de Junho.
SL
28 Abril, 2017 at 0:44
Tem razão. Deve ser isso mesmo!!
Deve ser então o inverso do qye estava a pensar, a final feminina na semana a seguir da masculina.
27 Abril, 2017 at 21:51
Não gosto nada de bilhetes gratuitos… Qd acontecem em Alvalade só dá confusao…
Mais valia serem de um euro a 5 (central).
Acredito que estando lá a nação leonina vai esgotar o Jamor e mostrar à Europa O novo recorde!
28 Abril, 2017 at 0:46
A serem gratuitos, terá sempre de serem disponibilizados atempadamente e não apenas no dia, senão era o caos.