Minuto 25. Alan Ruiz tenta uma rotação em direcção à baliza bracarense e agarra-se ao joelho. Jorge Jesus olha para o banco e enquanto milhares de Sportinguistas pensam «queres ver que o gajo vai meter o Bryan», decide mandar Podence para um aquecimento quase tão rápido como as correrias que o vemos fazer no relvado. Componha-se o momento, recordando que o Sporting perdia por 1-0, não porque tivesse entrado mal (Gelson já tinha tido uma belíssima oportunidade, logo aos 4 minutos), antes porque na primeira investida a sério do adversário permitiu que este fizesse golo. E foi neste cenário que foi dada ao técnico leonino a oportunidade, forçada, de mexer na equipa.
A opção tomada viria a mudar todo o curso da partida e bastaram dois ou três minutos para se perceber isso: Podence foi derrubado na área. Penalti, o empate ali à mão, mas Adrien Silva atirar para fora e deixa os Leões em desvantagem no marcador (e já que falamos em tomadas de decisão que afectam o desenrolar da história, não é na conferência de imprensa que se decide quem marca o penalti). A equipa de Alvalade sentiu o golpe, pese as contínuas investidas de Gelson (invariavelmente lançado por um inteligente Bas Dost), agora acompanhado na irreverência por o tal Daniel Podence, e iria para o intervalo em desvantagem no marcador.
No recomeço, mantinha-se tudo na mesma: o Sporting a ter todas as despesas do jogo, o Braga enfiado lá atrás e a jogar no erro. Bas Dost ameaçou aos 48′ e não desperdiçou quando, dois minutos volvidos, teve oportunidade de marcar uma grande penalidade por derrube de Goiano a Gelson Martins (a falta inicia-se fora da área). Com toda a calma do mundo, o holandês atirou Marafona para um lado e a bola para o outro antes de, com cara de poucos amigos, ir buscá-la ao fundo das redes.
A mensagem estava passada e, como capitão atento que é, Adrien não tardou a tentar marcar o segundo: grande remate em arco, com a bola a passar perto do poste. O Sporting era dono e senhor da partida e Podence o agitador de serviço. Tão agitador que, depois de tentar marcar de fora da área, inspirou Marvin a deixar dois por terra e a cruzar com conta peso e medida para a cabeça do suspeito do costume. Bas Dost bisava e o Sporting colocava justiça no marcador.
Mas como nos diz o título desta crónica, as voltas do destino dependem muito do que fazemos com elas, e o que o Sporting fez com tão justa vantagem foi… desperdiçá-la. De um cruzamento sem jeito de Alan, que foi de um lado ao outro do campo, nasce uma ausência de pressão quer permite que a bola volte a ser colocada na área; Paulo Oliveira é “castigado” por ter estreado um penteado e a bola termina dentro da baliza na única vez em que o Braga conseguiu lá chegar com perigo em toda a segunda parte.
Mas quem tem miúdos como Podence e como Gelson e um avançado chamado Bas Dost, tem jogo até final. Do pequeno Daniel, para o gigante holandês, a bola seguiu para o craque Martins que, com classe, esperou a subida de Schelotto e lançou-lha na corrida. O “galgo” sacou um cruzamento largo e, ao segundo poste, atropelando que ousou meter-se no seu caminho ribombou o Thunder com uma cabeçada magnífica que só terminou no ângulo da baliza. Pela terceira vez o holandês apontava, de punho cerrado, para os incansáveis adeptos leoninos que se ouviram ao longo de toda uma partida carregadinha de sinais sobre o que o futuro pode reservar-nos. Se quisermos interpretá-los devidamente, claro.
1 Maio, 2017 at 9:20
Hattrick do Dost que espero se repita para a semana. Quanto ao futuro, cá estaremos para ver.
1 Maio, 2017 at 9:32
Era fixe o Dost ganhar a Bota de Ouro! Merece, sem dúvida! O Messi bem que podia apanhar uma gripe intestinal para a semana 😉
1 Maio, 2017 at 9:36
E se ouvi bem… o JJ vai fazer uma revolução à defesa… Espero que o faça bem… porque em termos atacantes estamos muito bem servidos 😀
JJ não sei se custumas passar pela tasca, mas, peço-te faz as mudanças certas desta vez. E seremos campeoes e mostraremos à Europa o nossa grande futebol.
1 Maio, 2017 at 10:03
Não foi pela defesa em particular mas pelas grandes mexidas no meio campo durante a época.
Foi a falta de estabilidade no balneário… com muitos jogadores e insatisfeitos.
Após limpeza de inverno a equipa é basicamente só vitórias, dois empates e 1 derrota
1 Maio, 2017 at 10:23
Quando disse defesa… deveria ter dito processo defensivo. Claro (e como é dito aqui praticamente todos os dias) precisamos de um DE/DD de qualidade provada.
Mas à jogadores que melhoraram o processo defensivo como o Dost e o Alan, que ficaram proximos do que o Slimani e o Teo faziam, e isto nota-se, mas ainda não está perfeito.
Este ano não tivemos aquela primeira linha defenciva que tivemos na epoca passada. Por isso estavamos constantemente a ser expostos, e como não temos DE/DD, levamos golos com fartura.
1 Maio, 2017 at 11:34
Achei estranho ter-se queixado da defesa quando não há muito tempo se renovou com o esqueleto, por exemplo. eu diria que o Paulo Oliveira vai pagar as favas (a ver quem acompanha o Coates para a semana…).
1 Maio, 2017 at 13:13
Também acho que ele se referia a processos defensivos
1 Maio, 2017 at 9:44
3 vitórias significam 76 pontos… são menos 10 pontos que na temporada passada.
com tudo o que aconteceu acaba por ser uma pontuação digna.
Falta o Bas chegar aos 40 golos… difícil mas alcançável.
3 Maio, 2017 at 0:11
Os mesmos 76 pontos do ano do Marco é que foram uma merda. Estes são dignos com um plantel que custa três (3) vezes o outro e que teve 30M€ gastos para trazer jogadores (fora ordenados dessa gente).
😉
1 Maio, 2017 at 9:44
Pena é que a equipa esteja a ser treinada pelo destino…caso contrário teríamos tido o Alan até aos 80min de jogo, o BC substituído pelo BR e o jogo teria sido muito diferente…ainda estou para perceber que leva alguém a achar que BC ou BR são melhores ou merecem mais oportunidades que um Geraldes ou um Matheus…JJ disse tudo no congresso do futebol…o que ele quer é mecos que não o contestem e joguem tal matraquilhos no seu sistema tático que a sua sobranceria acha ser sempre o melhor…e de mim ou para o ano vamos ter exactamente os mesmos erros…muitos jogadores novos e os “jovens” a rodar mais um ano porque ainda não chegam…o que teria sido da semana passado se o Podence tivesse jogado ao invés do AR?
1 Maio, 2017 at 10:00
se queres que te diga… um dos erros que se cometeu foi o calendário em função das possibilidades/consistência da equipa.
22-11 Sporting-real madrid 1-2
26-11 boavista-Sporting 0-1
30-11 Sporting-arouca 1-0
03-12 Sporting-setubal 2-0
07-12 legia-Sporting 1-0
11-12 benfica-Sporting 2-1
14-12 setubal-Sporting 0-1
18-12 Sporting-braga 0-1
22-12 belenenses-Sporting 0-1
24-25 ninguém treinou
26-12 treino aberto
30-12 Sporting-varzim 1-0
01-01 ninguém treinou
04-01 setubal-Sporting 2-1
08-01 Sporting-feirense 2-1
1 Maio, 2017 at 10:06
depois da eliminação em chaves (equipa rebentada) e estando fora de todas as provas graças a um golo que o anónimo fabio martins não voltou a marcar a mais ninguém, a equipa foi recuperando de jogo para jogo.
a segunda volta tem 1 derrota no dragão, um roubo na madeira, um empate consentido contra o guimarães e outro contra o benfica.
3 Maio, 2017 at 0:19
Uma parte do problema este ano foi os jogadores deixarem de confiar no treinador, não só por essas declarações pós-jogo de Madrid, como por aquilo que o João Marcelino fala no seu artigo de domingo – “O problema do futebol do Sporting esta temporada foram as contratações falhadas e o tempo que Jorge Jesus demorou a tentar justificá-las, e a impô-las sem êxito”. – e que fez com que o Jesus perdesse credibilidade junto de muitos jogadores nucleares e não só. A aposta no Elias, no André, no Markovic, no Alan, que nunca deram nada à equipa, que se notava a léguas que não tinham o entendimento do jogo que o Jesus dizia faltar aos miúdos (Iuri, Matheus, Podence, Geraldes, Palhinha) fez o Jesus perder o resto da credibilidade que ainda tinha juntos dos jogadores. Os jogadores questionavam as opções do treinador e quando assim é já se sabe que é a coisa fica difícil de gerir!
1 Maio, 2017 at 10:07
um Sporting motivado, dentro de todas as provas não perdia nenhum jogo na segunda volta.
1 Maio, 2017 at 10:16
aquele mês entre 22 de novembro e 22 de dezembro fodeu tudo…
a equipa não treinava nem preparava jogos, era jogar e descansar.
por outro lado, os putos estavam no moreirense e noutros clubes, o Gelson Dala só chegou em janeiro… o Matheus não chegava para o tal banco de suplentes.
o Jorge também tem de analisar isto, não tínhamos consistência para tanto jogo e jogos difíceis porque a nossa sorte é ir jogar as eliminatórias da taça ao campo mais difícil que houver.
no próximo campeonato não podemos repetir. Já temos os putos connosco e temos de resistir ao potencial interesse de clubes pelo nosso miolo.
1 Maio, 2017 at 11:33
O que fodeu esta época foi contratação de flops como André, Markovic, Elias , Petrovic, Campbell, Castaignos, Meli, etc, que nada trouxeram à equipa, em deterimento dos putos da formação, com muito mais qualidade, garra e amor à camisola que a maioria dos acima referidos.
Espero que JJ tenha aprendido alguma coisa esta época.
1 Maio, 2017 at 15:33
Isso é um juízo muito redutor.
Elias e Campbell corresponderam com qualidade, o costariquenho esteve lesionado.
André e Castaignos estiveram tapados.
Petrovic não pegou mas mostra que não é mau jogado no seu empréstimo. Seria sempre 2a ou terceira opção mas entretanto recuperou-se o Palhinha.
Markovic foi uma desilusão e parte da explicação para tanta demora inicial a encontrar um segundo avançado. Foi aposta porque era a ideia inicial mas não resultou e poderia ter sido substituído mais cedo.
Isso dos putos que é só meter a jogar e corre bem parece-me algo ingénuo
1 Maio, 2017 at 9:57
Nao conseguir reconhecer o talento de podence nao abona nada a favor de JJ e da sua competencia como treinador.
Ou devemos todos achar que foi no moreirense que o Daniel se tornou jogador ??
Foi aqui que se começou a perder o campeonato….prescindir de matheus e podence para ter castanhas e baladas….nao nos podemos queixar agora….
1 Maio, 2017 at 10:06
Boa vitória. Viva BD.
Para o ano há mais.
É confiar que quem está no comando sabe, comer, calar e apoiar.
1 Maio, 2017 at 10:23
https://www.farmaciasportuguesas.pt/catalogo/media/catalog/product/cache/1/image/800×800/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/8/4/849142320151020103638_2.png
1 Maio, 2017 at 10:53
Um chazinho de erva cidreira também faz bem…!!
E por minha conta…até podem acrescentar “um cheirinho”…(sim…pode ser medronho…) 🙂
Abr e SL
1 Maio, 2017 at 11:43
Não vou abrir o link.
Mas se for umas cenas psicotrópicas que fazem ver no Marvin um DE à altura do Sporting, e achar que o que correu mal foram as arbitragens e falta de apoio dos adeptos… duas caixas pra mim, sff
1 Maio, 2017 at 13:07
Meu amigo, todos sabemos que “houve” mais coisas do que arbitragens contrárias…
Mas se virmos bem os pontos “que perdemos” devido a erros de arbitragem, certamente teríamos um “bom braçado” de pontos a mais…
É verdade que também tivemos alguns”benefícios”… que se comparados com os que outros tiveram…foram uma gota de água no oceano…
Não podemos pois “atribuir tudo ao azar”…
Mas a verdade é que “a sorte” pouco ou nada tem querido “voltar-se” para o nosso lado…
Abr e SL
1 Maio, 2017 at 10:51
Quem também pode aprender alguma coisa sobre comer e calar são as pessoas que ainda não conseguiram aceitar que o Sporting contratou o JJ no verão de 2015.
1 Maio, 2017 at 10:14
JJ criou uma super pre época para ter razão em mandar evoluir o muitos em outras equipas, mas tudo isso só faz sentido, porque o que ele queria no imediato era jogadores tarimbamos para atacar a liga dos campeões num Grupo “valha me deus”. E que por sua vez lhe dariam também por isso mais qualidade para ganhar o campeonato.
Além da rábula que deve ter acontecido entre o Adrien e o elias que em nada ajudou ao balneário. Eram dois médios para o mesmo lugar.
Jogou as fichas todas e perdeu…. este ano, Mas já deu para ver que ganhou uma para o ano que vem.
Para o ano temos a vantagem de poder mixer com muito equilíbrio a equipa com velhos e novos.
Não há ninguém mais que JJ que queira ser campeão.
Fodasse … ele é Sportinguista ele é treinador é ele prometeu ao pai que ia ser campeão pelo Sporting!
Algum de vocês quer ou deve ter de ser mais campeão do que ele???
1 Maio, 2017 at 10:36
TANTO haverá Muitíssimos!
1 Maio, 2017 at 10:37
*haverão
1 Maio, 2017 at 10:55
Pois…
haverão…
hainverno…
haprimavera
haoutono…
e há um desejo imenso de vitórias que todos temos…
Vamos com calma…não tarda…
Chegarão as alegrias…!!
Abr e SL
Sporting Sempre…!!
1 Maio, 2017 at 11:01
Assim é melhor, caro Max. SS é que não… embora alguns pareçam…
1 Maio, 2017 at 21:24
Só agora (compreensão não muito rápida…) dei conta da sua ironia e de que a minha emenda foi pior que o soneto. Haverá alguns que não me perdoarão…
1 Maio, 2017 at 10:58
Tu acreditas no que escreves? E percebes o que escreves?
1 Maio, 2017 at 12:48
Google translator?
1 Maio, 2017 at 10:17
Ah … e esqueci-me do mais importante… está merda de nós darem penalties à boca podre… é porque estamos em 3 e no final ainda nos vão atirar à cara está merda.
Quando argumentarem que na Luz nos Roubaram a liderança.
Aguardem …
1 Maio, 2017 at 10:23
mais difícil do que arranjar laterais de bom nível a um preço que a gente possa pagar…
é arranjar um avançado que substitua o Bas quando ele não puder jogar.
Terá de ser um gajo que marque golos em pouco tempo de jogo porque o Bas neste momento é um eucalipto.
1 Maio, 2017 at 10:23
Se JJ for humilde e reconhecer os seus erros, só lhe ficará bem e o Sporting ganhará com isso.
Ontem a assunção de que a defesa precisa de uma volta, terá sido um pequeno passo. A história do penalti falhado é a outra face…
Outras jóias da coroa irão afirmar-se.
Bas Dost é incrível. Mas no jogo próximo não terá os dois meninos a ajudá-lo.
Não percebi bem o amarelo do Gelson. Precipitação?
Veremos se o Xico terá a sua oportunidade.
Adorei a vitória de ontem. Uma exibição globalmente boa, conforme aqui referi (talvez uma das razões para ser considerado ridículo na minha “tenra” idade… ) e
porque se tratou da vitória sobre um clube demasiado pequeno para uma tão bonita cidade. Ouvir os comentários do presidente daquele entreposto, revolve as entranhas.
Já se sabe onde é o jogo de domingo com o Valadares Gaia?
1 Maio, 2017 at 10:27
O Tadeu68 disse tudo. Estes penaltis mais que justos só são marcados porque já estamos fora de tudo e servem para fazer estatística.
1 Maio, 2017 at 10:43
Bons Dias, Caros Tasqueiros, e votos de uma boa semana para todos.
Quanto ao jogo em si, e não obstante termos ido para o intervalo não só a perder como ainda por cima termos falhado uma GP, não tive grandes dúvidas que alcançariamos um resultado positivo.
Este Braga não é o Braga dos últimos anos (com este resultado está a 16 pontos do SCP), e com Gelson, Podence e Bas Dost (grande exibição!) em campo era uma questão de tempo até a bola começar a entrar na baliza.
Notas de maior realce, pela positiva:
– Exibição de Bas Dost (temos o nosso PL para os próximos anos);
– Assistências por parte dos dois laterais 🙂 ;
– Exibição de Podence.
Pela negativa, a lesão de Alan Ruiz, a qual espero não ser grave.
É uma altura de época algo estranha, atendendo a que continuamos a jogar “na máxima força” quando, no fundo, estamos só a “cumprir calendário”; para isso não ajudará a “preocupação” com a equipe B (ainda não está a salvo da despromoção) e a alocação de jogadores como o Matheus Pereira e o Ryan Gauld à mesma.
Em termos de “definição” do plantel para a próxima época (muito importante, mais não seja porque este “defeso” vai ser mais curto (pré-eliminatória da LC)), algumas conclusões já me parecem ser poder ser tiradas:
– Podence tem lugar “de estaca” no plantel. Quer como SA quer como extremo. Tenho (ainda) dúvidas da sua capacidade para ser titular com consistência (é o tipo de jogador – pela sua velocidade e rapidez de execução – que parece mais “talhado” para vir do banco);
– Castaignos é um “corpo estranho”. Depois do Bas Dost é o único PL no plantel, mas o que é certo é que jogou cerca de 15 minutos nos últimos 14 jogos, e não joga há 7. É para dispensar.
– Bruno César e Bryan Ruiz não podem ser titulares. Nada tenho contra os mesmos enquanto profissionais, mas o primeiro é um “tapa buracos” útil, mas não um “game changer”; o segundo parece estar “acabado” fisicamente (não sei se não terá tido alguns problemas físicos durante esta época, mas é um jogador totalmente diferente do Ruiz da época passada). O Bryan, porque é um jogador caro, deverá ser dispensado;
– Scelotto e Zegelaar para suplentes até vá que não vá. Mas precisamos de dois titulares “de caras” a contratar. Esquecer Esgaio para estas posições. Este deverá ser dispensado, juntamente com Jefferson;
Há ainda jogadores a rever até final da época, e nomeadamente o Alan Ruiz (será mesmo o SA adequado?).
Faltam três jogos para o fim do campeonato, e jogos que não têm interesse (quase) nenhum. Gostaria de ver se jogadores como o Palhinha, o Francisco Geraldes e o Ryan Gauld se conseguem (ou não) afirmar como alternativas válidas para o meio campo. E isso só se consegue colocando-os a jogar…
SL
1 Maio, 2017 at 13:22
Falas bem … mas não me alegras. Deve ser uma coisa de pele :))
Mete esta merda na cabeça:
Enquanto matematicamente tiveres hipóteses … tens sempre que jogar com aqueles que achas serem os melhores.
Experiências ????
Fazem se na pre época ou em jogos particulares …. e mesmo assim.
1 Maio, 2017 at 14:30
O Braga está a fazer um campeonato idêntico aos últimos anos em termos de pontuação…. muito melhor só em 2012…. o Guimarães e o Sporting é que elevaram a fasquia.
1 Maio, 2017 at 17:43
Caro kovacevic,
Tem razão. Apesar de nas duas últimas épocas o Braga ter, a esta altura, mais 4 pontos e 5 pontos, respectivamente, a diferença não é assim tão grande. Falei de memória, pensava que a diferença (negativa) para esta época fosse superior.
Obrigado pela correcção.
SL
1 Maio, 2017 at 15:18
Alan Ruiz para mim é para despachar. Temos Podence.
1 Maio, 2017 at 17:22
São diferentes.Além de outras coisas A. Ruiz não tem a velocidade de Podence mas este não tem a capacidade de último passe e remate daquele. Estes 2 mais o Gelson Dala asseguram a posição de 2º PL.
É necessário contratar 2 laterais de topo e um PL alternativo a Dost.
1 Maio, 2017 at 17:28
O Alan Ruiz nunca vai ser um jogador rápido mas o Podence pode melhorar as tomadas de decisão mas para isso é preciso jogar.
Quanto mais tempo insistirem no Ruiz mais tempo perdemos a arranjar uma alternativa para o lugar.
1 Maio, 2017 at 18:43
Nem mais.
Para uns nunca se mexe no statuos quo.
Manter tudo como antes. Experiencias sao para os tolinhos.
No meu tempo de escola aprendi que sao os velhos do restelo. E depois aos censuradores do lapis azul. Certificam se que a opiniao das massas coincidem com a situacao vigente. Mudar cruzes credo. Navegam a vista.
Creio que foi einstei que conclui, como esperar resultados diferentes, se fizermos as mesmas coisas?!
1 Maio, 2017 at 16:40
Sobre o Gauld não tenho duvidas nenhumas há algum tempo a esta parte (sobre o Xico e Matheus nem vale a pena comentar) enquanto o Palhinha já é por si opcão logo… . Estão na calha o Yuri (mais uma grande época) e o Dala ( impressionante).
Relativamente ao Esgaio e por extensão também ao Andre Geraldes são para manter. Ambos são polivalentes, inteligentes a desempenhar a suas tarefas e sentem a camisola do rampante bastando para isso ver a raiva com que o Geraldes e o Gauld protestaram ontem com o arbitro no final da partida com o Porto).
Relativamente a reforços para as alas acho que estamos todos de acordo, mas se atendermos a quantidade de defesas centrais que temos interrogo-me se não seria melhor optar por um sistema de jogo adequado a essa realidade.
S.L.
1 Maio, 2017 at 17:58
Caro Aslan,
A minha preocupação é que este defeso vai ser muito “curto” para preparar adequadamente a equipe para a próxima época (Taça das Confederações, pre-eliminatória da LC).
Atendendo a que na próxima época muito estará em aposta, e que temos que ter o plantel pronto para a partir de (+/-) 15 de Agosto jogar “na máxima força” as decisões têm que começar a ser tomadas.
Sinceramente, não vejo lugar no plantel para o Ricardo Esgaio e o André Geraldes. Defendo a contratação de dois laterais “para titulares”, e aqueles dois jogadores ficarão na rotação sempre depois/atrás de Schelotto/Zegelaar. Continuar, mas na equipe B? Para quê?
Da mesma forma, vejo com alguma dificuldade que sejam integrados “a tempo inteiro” na equipe A todos os jogadores entre Iuri, Matheus, Francisco Geraldes e Ryan Gauld. Palhinha sim, para médio defensivo suplente. Dala pode ser interessante, para a “rotação” dos avançados.
Se não existirem saídas, numa perspectiva “conservadora” eu diria que seria suficiente serem contratados um LD, um LE e um PL suplente. Para o “meio do meio” campo, alas e SA temos alternativas.
Mas temo (a esta data) que, para além daqueles, ainda será contratado um Ala Esquerdo (para titular) e um “nº8” suplente. A acontecer, não vejo como possível (ou mesmo desejável, atendendo à evolução que se espera dos nossos jovens) a integração de todos aqueles jovens.
SL
1 Maio, 2017 at 18:45
Caro Livramento,
O problema do Esgaio é o de ser polivalente (tal como o do A. Geraldes mas noutra medida). Ter um Esgaio no banco significa um 4 em 1. Não será um defesa lateral de excelência mas tem capacidade para desempenhar bem o lugar (em qualquer dos flancos). A médio interior a conversa muda um pouco na minha opinão, porque traz mais ao jogo.
A abundancia de opções no meio campo (na minha opinão) e o problema da sua intergação pode ser resolvido se alterarmos o sistema de jogo para 3 Centrais.
Quando olho para a B e vejo um Gauld faz-me sinceramente impressão a necessidade sequer de pensarmos ir buscar um 8. Está ali tudo. Entrega, capacidade tecnica, visão de jogo etc… .
Outra de caras é o caso do Dala. Para o ano equipa A, ponto.
S.L.
1 Maio, 2017 at 18:47
Gauld e dala sao optimas solucoes.
1 Maio, 2017 at 19:05
Caro Aslan,
Eu não desdenharia que o Esgaio ficasse no plantel como LD suplente no caso (teórico) de venda do Schelotto. Para qualquer outra posição parece-me desnecessário. Já temos um “4 em 1” no Bruno César, que acho que traz mais ao jogo, em qualquer posição, que o Esgaio.
E não é que desgoste do Esgaio. Só me parece redundante.
Alterar o sistema de jogo? Acho que o Treinador nunca jogou num sistema de 3 centrais (a não ser num ou outro eventual jogo), e não é agora que vai tentar coisas novas…
Gauld? Muito sinceramente, os jogos na segunda divisão não me dizem grande coisa. Pelo que não sei. Exactamente por isso é que gostaria de o ver a titular em pelo menos um dos últimos jogos da equipe A no campeonato… Jogar a “8” na B não é a mesma coisa que jogar a “8” na A…
SL
1 Maio, 2017 at 18:46
Esses nomes todos sao muito melhores solucoes do que aquelas que vamos ver nos catalogos de verao.
Comprar… pela certa, valores seguros, para posicoes deficitarias, de modo a elevar o nivel do 11.
Comprar cromos repetidos, e mais do mesmo.
1 Maio, 2017 at 18:58
Alias em de Dala bem podiamos repatizar o rapaz de Gelson Gala 🙂
S.L.
1 Maio, 2017 at 10:47
Da mesma maneira que no ano passado foi marcado um pênalti contra o carnide quase no fim do campeonato e num jogo onde ganhava por 3 para não acabar o ano como sendo a única equipa na europa sem penalties contra.
1 Maio, 2017 at 10:48
Este comentário era resposta ao ruibarcia
1 Maio, 2017 at 10:48
Foi um jogo animado, com entradas fortes e golos, de duas equipas que já não saiem de onde estão. Um daqueles jogos em que se sentiu sempre que iamos ganhar, com excepção para uns 10min apos o empate. Dois golos sofridos em três idas do Braga à baliza, três golos do Bas ( o último é brutal, mas vamos ouvir que fez falta e blablabla ) e a festa era tanta que deu para marcar dois penalties a nosso favor e ainda falhar um deles.
Salvo erro, perdemos o Gelson e o Daniel para o próximo domingo. O que, nesta altura, reduz muito o interesse do jogo do Sporting CP – oxalá me engane e no domingo seja uma manhã de bom futebol e muitos golos do Bas.
O Belém é das equipas que piores resultados tem nos últimos 5 ou 6 jogos, será o jogo ideal para ver Chico Geraldes, Matheus ou Palinha, ou até o Ryan ou o Gelson Dala.
Uma palavra para o Paulo que acho um enorme central e que ontem foi infeliz: acontece a todos, e essas coisas resolvem se com jogos nas pernas. Espero que fique e tenha mais oportunidades. De resto, parece me que o centro da defesa está fechado com SC, RS, PO e AP, e os miúdos DD e TF devem rodar um último ano.
Parabéns às Leoas por mais uma final ganha: faltam duas vitórias.
Parabéns aos Leões do Futsal pelo mágnifico trajecto e força para as finais que se aproximam.
Força para o Andebol que vai encontrar um adversário complicado na final da Challenge e que têm ainda campeonato e Taça para discutir.
1 Maio, 2017 at 10:49
Caro Livramento,
Os jogos que faltam têm (muito) interesse. Particularmente para o Bas Dost.
E o próximo jogo dos “B” contra os lampiões pode garantir a permanência.
SL
1 Maio, 2017 at 10:58
Caro jmfs1947,
Se o interesse é ver se o Bas Dost consegue ser o melhor marcador na Europa, então está tudo dito… 🙂
Pessoalmente, acho que não é por aí, porquanto (i) o Bas Dost vai certamente jogar (ii) não estou interessado em que o mesmo seja vendido, pelo que ser o melhor goleador ou o segundo (ou terceiro) não me faz grande diferença (iii) certamente jogarão outros capazes de assistir Bas Dost para o golo.
Quanto ao próximo jogo da equipe B… meh. Acharia mais útil (atendendo a que ainda por cima o Gelson e o Podence não vão poder jogar contra o Belenenses) ver o Matheus e o Gauld na equipe principal.
A equipe B não vai descer. O que será confirmado, se não no próximo jogo, num dos outros dois remanescentes.
SL
1 Maio, 2017 at 11:06
Caro Livramento,
O seu primeiro parágrafo, mesmo que amenizado por um “bonequinho” deixa-me perplexo.
Deverá ser por eu ter dormido mal…
SL
1 Maio, 2017 at 13:25
Contas sempre com o ovo no cú da galinha para as coisas da tua vida pessoal???
Hummm
Não auguro nada de bom
1 Maio, 2017 at 11:34
Analisando apenas o jogo (não a época), foi um bom espetáculo, dominado por nós e o resultado é justo.
Dost trouxe essa justiça muito bem assistido, diga-se.
Dia da mãe é em Alvalade e espero que o holandês brinde os meus putos com mais golos frente a um adversário que desde a saída do espanhol joga zerinho.
Admito que JJ deixe os do costume na B pq a manutenção não está assegurada, mas perante as ausências talvez chame Matheus ou… Dala.
Que a época acabe depressa e que venham os laterais titulares.
O resto já cá está.
1 Maio, 2017 at 11:56
Não acho que JJ esteja contente. Ou satisfeito com o trabalho feito. Nem que fosse pelo seu ego, nunca poderia estar de bem com o que se fez e conseguiu. Mais que resultados, exibições e consistência.
A dúvida que assistirá os mais descrentes reporta-se ao método. Apostar neste grupo, nos jovens, ou preferir uma pequena revolução baseada numa mao-cheia de reforços.
1 Maio, 2017 at 12:03
Para que haja camião BC terá de o permitir. E se correr mal poder ser fatal.
Se forem assertivos em contratações importantes e acreditarem nos miúdos, correndo bem ou mal a grande maioria estará sempre com eles.
Vamos ver o que dita o verão.
É que seleções e a pré vão mexer com isto tudo.
1 Maio, 2017 at 12:05
“pode ser”
1 Maio, 2017 at 18:49
+1
1 Maio, 2017 at 12:36
Bryan Ruiz não acrescenta nada à equipa há muito tempo. A meu ver está na linha da frente para ser vendido e ainda ganharmos algo com ele. Não o gostava de ter no plantel na próxima época. O futuro é Podence, Dala, Iuri e outros. Parece que finalmente JJ percebeu isso.
1 Maio, 2017 at 18:51
Tenho as minhas duvidas, mas quero acreditar que jesus viu finalmente isso.
Caso contrário, arriscamos a estampar outra epoca logo na 1 volta.
1 Maio, 2017 at 12:38
Espero que sejam dadas oportunidades a Gelson Dala na equipa A já para o ano. Quando se é bom tem de se meter logo a jogar. Dala é jogador para nos render uma pipa de massa daqui a 2 ou 3 anos. Posso estar enganado mas vai ser a maior venda de sempre do SCP.
1 Maio, 2017 at 13:06
Espero que na próxima época se faça o que deveria ter sido feito nesta, e.g., contratações cirúrgicas – LATERAIS especialmente – e aposta nos miúdos da formação.
Alguém tem ainda dúvidas que o Iuri, por exemplo, está mais que preparado para fazer parte do plantel? É que uma equipa não se faz só de estrelas ou galácticos mas parece que os nossos apenas são considerados se forem foras de série. Um gajo que seja “apenas” bom, não serve.
Outros pontos que temos que melhorar são o número de golos sofridos – demasiados –
e as bolas paradas. JJ é uma mais-valia neste aspecto mas este ano, quer as ofensivas como as defensivas, ficaram muito aquém do mínimo exigido.
1 Maio, 2017 at 13:27
Quem viu a equipa B?
Gelson Dala a mostrar que é, neste momento, o nosso 2.ª melhor avançado, logo a seguir a Bas Dost. Aquele “estilo Romário” não engana ninguém… toque de bola, técnica de remate, velocidade e a ginga africana. Está lá tudo para ser o ídolo sportinguista.
Sinceramente espero ver Gelson Dala jogar no próximo jogo, era justo, seria um prémio e acima de tudo elevaria a motivação do jogador. JJ, ao que se diz, está perfeitamente ciente da pérola que tem entre mãos mas também não quer queimar o jogador com uma má 1.ª impressão. E nós sabemos bem como somos, não é?
PS: Matheus sempre foi um dos meus favoritos mas… viram o 1.º golo do porco B? Observem bem Matheus e poderá ser que se faça alguma luz da ausência dos convocados…
1 Maio, 2017 at 14:08
Patrício, Beto e Pedro Silva
Schelloto e reforço
Coates e Paulo Oliveira ou Ruben Semedo
André Pinto e Domingos Duarte ou Tobias
Reforço e Jonathan Silva
Reforço e Palhinha
Adrien, Esgaio e reforço
Podence e reforço
Alan Ruiz e Gelson Dala
Bryan ou Bruno Cézar e Iuri Medeiros
Bas Dost , reforço e Leonardo Ruiz
Saídas:
Douglas, Ewerthon, Paulo Oliveira ou Semedo, Jefferson, Marvin, Petrovic , William, Gelson, Bryan ou Bruno Cézar, Castaignos e Sacko.
Aqui estão quase 100 milhões de vendas.
1 Maio, 2017 at 15:00
Bas Dost é máquina, que avançado fenomenal, a equipa jogou bem, massacrou o Braguilha que parece os lampiões no futsal, só jogam no erro.
Vitória justa da melhor equipa, da única equipa que jogou para vencer, Bas Dost a aproximar-se do Messi-Birras que num ápice poderia ter um abaixamento de forma no que respeita aos golos.
Que o holandês marque mais uns quantos frente ao Belém que o Messi vá para a puta que o pariu!
SL
1 Maio, 2017 at 17:14
Jogo muito competente do Sporting, na linha dos últimos que tem vindo a fazer.
– Dost imperial.
– William muito bem.
– Adrien Incansável.
– Schelloto e Marvin do c@ralh0.
– Gelson igual a si próprio.
– Podence confiante e desequilibrador.
Notas de rodapé:
– É pena que continuemos a jogar sem laterais, por isso regressámos a casa com uma derrota por 2-1.
– Se a falha do Paulo Oliveira que deu origem ao segundo golo do braguilha, tivesse sido cometida por Schelloto ou Marvin, a esta hora já tinham sido enforcados ou queimados vivos, aqui na tasca.
1 Maio, 2017 at 22:13
Eles são enforcados na mesma… don’t worry 😉
1 Maio, 2017 at 22:17
Juro que quando li o post do Benedito pensei “se der azar no futsal, significa que ganhamos em Braga”. E assim foi.
1 Maio, 2017 at 18:49
Agora é que o Alan vai ser queimado vivo.
Agora lesionado vai ser mais fácil cobrar o facto de não justificar os 8m€ …
1 Maio, 2017 at 18:53
Como se ja tivesse feito alguma coisa para o justificar
1 Maio, 2017 at 18:58
Bruno andas a ver a modalidade errada, o Alan Ruiz joga futebol. Não hóquei.
1 Maio, 2017 at 19:06
No hóquei era capaz de ser mais rapido, os patins ajudavam
1 Maio, 2017 at 19:24
Tecnicista por natureza, marcador de golos, fazedor de assistências no primeiro ano em que o puto veio para a Europa…é preciso ser muitíssimo exigente para não se ver que temos jogador.
Tanta paciência de anos a fio com o Carrillo e o Alan tinha de crescer com hormonas de crescimento rápido, ai, ai…
1 Maio, 2017 at 21:34
Troco o Alan pelo Iuri. Sem pensar duas vezes. Porque a paciencia que ha para o Alan, nunca houve para o Iuri.
Que em equipas pequenas tem mais golos e mais assists que o Alan no SCP
1 Maio, 2017 at 22:01
Caro brunovl,
Pessoalmente, acho que se está a cometer uma injustiça para com o Alan Ruiz, com comentários como os de alguns Caros Tasqueiros.
O Alan Ruiz foi o típico “nº10” de campeonato sul-americado (jogadores ofensivos não defendem, o ritmo é muito menor, a exigência é pequena, etc.).
O SCP contrata-o para jogar a SA (posição que o mesmo nunca tinha feito).
Existiu alguma falha no acompanhamento do jogador, que levou a que o mesmo, pelas palavras do nosso treinador, tenha chegado ao nosso Clube com “excesso de peso”.
E agora, pela primeira vez na carreira do (jovem) jogador, pede-se que colabore no esforço defensivo, que tenha mais a baliza em mente do que a construção das jogadas ofensivas, que “largue” a bola rapidamente quando estava habituado a conduzi-la, que remate sempre que possível à baliza adversária (sugiro leitura dos golos marcados na carreira do jogador)…
Tendo tudo isto em mente, é difícil não apreciar o que o Alan Ruiz contribui, mesmo jogando “contra-natura”.
SL
1 Maio, 2017 at 22:04
Caro Livramento,
Nao tenho nada contra o Alan. Acho que tem talento, um belissimo pé esquerdo. Tenho queixas é da teimosia do treinador em insistir nele quando ele ainda nao estava pronto, e os pontos que isso nos possa ter custado.
Tenho queixas de quem dá todo o tempp do mundo e arranja todas as desculpas para o Alan, mas que depois acha que os miudos da formação têm que ir rodar, 3 anos ou mais.
1 Maio, 2017 at 22:10
Caro brunovl,
Bem, isso já é outra coisa… 🙂
Suponho que quem recomenda a contratação de um dos jogadores mais caros da história do SCP tem, para não fazer figura de urso, que apostar no mesmo. Preparado ou não (porque que raio anda um treinador a fazer recomendando a contratação de um jogador não preparado?).
Quanto aos “miúdos da formação”, parece-me óbvio que o Treinador não lhes prestou qualquer atenção no início da época. Porque o seu “plano” (se é que existiu algum) era outro…
Vamos a ver o que acontece neste defeso…
SL
2 Maio, 2017 at 8:48
O Bento insistiu no Patrício. Hoje é o que é à pala disso.
Não joga, nunca vai justificar.
2 Maio, 2017 at 8:56
O JJ enquanto pode tambem insistiu em Markovic e Andre
1 Maio, 2017 at 22:21
Pois eu não troco Alan Ruiz que ainda agora chegou a Portugal pelo inconsequente Iuri.
Nem tudo o que sai da academia é excelente, mas espero que o Iuri me faça mudar de ideias, pois a minha ideia ele continua a ser a mesma, um tipo com tiques de vedeta, que só se esforça quando a bola está no seu pé e que quando não está manda correr os outros.
1 Maio, 2017 at 22:25
Mario, essa apreciação encaixa na perfeição no Alan. Ainda agora em Braga perdeu a bola e nem um esboço para tentar correr para recuperar, nada. Ficou parado do género “que sa foda, alguém ja me passa a bola”.
1 Maio, 2017 at 22:38
Bruno, até podes ter razão neste jogo, mas ao longo da última metade da época, depois de ter perdido o peso que trazia a mais e começou a entender como se joga na Europa, isso não aconteceu de certeza, até porque eu vejo os jogos e não vejo essa atitude.
1 Maio, 2017 at 22:44
Mário, o Alan não mexe o cu para recuperar uma única bola. Uma única!! Eu não estou à espera que ele corra feito louco mas um mínimo de vontade e tentativa de a recuperar ficava-lhe bem.
1 Maio, 2017 at 22:49
O Alan ate agora marcou golos contra equipas pequenas, mas ainda nao lhe vi un verdadeiro bom jogo.
Contra o slb foi uma nulidade, contra o Braga tava a ser uma nulidade. Ou seja, contra equipas melhores, o rendimento dele foi nenhum.
1 Maio, 2017 at 22:28
Quantas teria o Iuri se jogasse na equipa A do Sporting?
Eu ainda me lembro dos jogos que ele fez na pré-época.
1 Maio, 2017 at 22:35
Pois Ed, também eu…não admito que um tipo da casa se cague em todas as per-épocas que faz no Sporting e que passe ao lado de todos os jogos, parece que não tem tomates para singrar com a verde-branca.
SL
1 Maio, 2017 at 22:42
A pré-época que foi uma miséria, onde ninguém sobressaiu e onde não pudemos contar com os campeões europeus?
Que mais terá o Iuri que fazer.para provar que é uma solução para o plantel? Até podem não achar que sirva para titular mas que tenha que rodar novamente, não compreendo.
Tiques de vedeta vejo no Alan e não fosse ter custado o que custou, quem punha a rodar, era ele.
1 Maio, 2017 at 22:45
JVL e tu que não viesses meter o voto na urna do lado.
Será que é assim tão difícil admitir que nem tudo o que brilha (academia) é ouro?
1 Maio, 2017 at 22:47
O melhor jogador da pré epoca foi o Podence, e serviu para? Para ir rodar. Como se a pré epoca fisse um bom exemplo
1 Maio, 2017 at 22:54
Ouve lá Mário, tens algum problema em que dê a minha opinião? Se sim, diz. Ah e nesse caso, passas a evitar comentar todo e qualquer comentário que eu faça, directa ou indirectamente.
Nem tudo o que sai da Acadia é ouro e nem tudo o que vem de fora é do c@ralho.
Falam em paciência para o Alan mas são incapazes de dar uma oportunidade ao Iuri. Até o fdp do Markovic, esse merdas, teve mais compreensão da vossa partr que o Iuri ou o Matheus. Depois venham bater no peito que a nossa Academia é a melhor do Mundo. De que adianta isso se em pé de igualdade, os nossos vão rodar? Pá… O Meli ficou no plantel. Nuff said.
1 Maio, 2017 at 22:55
Academia*
2 Maio, 2017 at 11:27
Tranquilo jvl tranquilo não te excites
2 Maio, 2017 at 11:33
Mário, estou tranquilíssimo, não me excito com pouco.
2 Maio, 2017 at 12:39
Ainda bem
2 Maio, 2017 at 9:21
Entendes muito de futebol e por isso é que és treinador de bancada.
O Iuri por Alan… ???
Também podes trocar o Beto pelo Marvin… assim só por que sim.
Se me disseres que queres trocar o Iuri pelo Gelson… aí sim
Estamos a falar à homenzinho!
2 Maio, 2017 at 10:14
fala o entendido com o grau maximo de treinador.