O Sporting voltou a não conseguir conquistar a UEFA Futsal CUP, depois de um percurso quase imaculado na prova. Quando este domingo, às 14h30, se começou a jogar a final na Arena de Almaty todos nós Sportinguistas tínhamos os olhos postos nos ecrãs das TVs, com os nervos à flor da pele e a esperança de que depois da bela partida diante do Ugra, os nossos jogadores nos iriam dar a maior das alegrias. Sim, este fim-de-semana de futsal não se resume apenas a um jogo na final.

Para os jogadores leoninos terem tido a possibilidade de disputar este jogo foi preciso ultrapassar os russos do Ugra Yugorsk, que eram “apenas” os atuais campeões europeus. Num jogo em que o Sporting foi sempre superior o resultado final de 2-1 apenas peca por escasso, dadas as inúmeras oportunidades desperdiçadas pelos homens de Nuno Dias. Fica ainda na memória um homem de origem Georgiana, de seu nome Kupatadze, que se distinguia pelo seu porte pouco atlético, com uns quilinhos e anos que pareciam a mais para este nível, mas que defendeu tudo o que podia e o que não podia!

Na final da prova, diante dos espanhóis do Inter Movistar, essa ineficácia veio a pagar-se bem cara, num resultado que acabou bastante desnivelado, tendo o Sporting perdido por expressivos 7 golos sem resposta. O jogo foi mais equilibrado do que o resultado possa espelhar, com os leões a conseguirem repartir ocasiões de perigo com os espanhóis. A diferença deste resultado teve na eficácia, com o Inter a aproveitar as oportunidades de que dispunha e dilatando o marcador e os jogadores leoninos a mostrarem-se bastante desinspirados na hora de visar a baliza adversária, onde também encontraram uma defesa bastante sólida e concentrada e um guarda-redes a muito bom nível.

Nada correu bem nesta partida, onde a juntar à desinspiração na finalização se juntaram várias falhas defensivas comprometedoras. Os nossos criativos também não estavam nos seus melhores dias e raramente criaram os desequilíbrios que nos poderiam ajudar a gerar perigo junto da baliza adversária. Das três equipas em campo, o Inter foi sem dúvida a melhor equipa, tendo a equipa de arbitragem também se exibido a um nível que não condizia com a importância de uma final. As decisões dos juízes foram muitas vezes em prejuízo da equipa leonina, condicionando de alguma forma com o número de faltas marcadas contra a equipa de Nuno Dias, e resultando em pelo menos duas delas golos do adversário.

Ficou de certa forma ferido o orgulho do leão, principalmente pela má imagem deixada neste jogo que não espelha de forma alguma o brilhante percurso efetuado por esta equipa na prova. Quem esperava por um deslize a este nível para colocar em causa o excelente trabalho efetuado pela secção de futsal do Sporting Clube de Portugal está verdadeiramente fora de toda a realidade e não sabe reconhecer o que de bom se faz, optando pelo facilitismo do bota-abaixo. Também não gostei de perder desta forma, mas existem dias menos bons que não podem colocar em causa toda uma época de profissionalismo e ambição sobejamente reconhecidos, e todos nós deveríamos saber reconhecer as importantes vitórias que conquistámos para chegar ao jogo deste Domingo.

Tenho a certeza que vamos continuar a apoiar esta equipa nas competições internas, onde já conquistámos a Taça da Liga, e temos ainda por revalidar a conquista do Campeonato Nacional e Taça de Portugal.

plantelfutsal

 

*às segundas, o Wolfish mostra os caninos para roubar o quadro táctico ao Nuno Dias e contar-nos tudo o que vai fazendo a nossa equipa de futsal