Carl von Clausewitz (Burg, 1 de junho de 1780 — Breslau, 16 de novembro de 1831) foi um militar do Reino da Prússia que ocupou o posto de general e é considerado um grande estrategista militar e teórico da guerra por sua obra Da Guerra. (…) É considerado um grande mestre da arte da guerra. (in Wikipedia)
Não sou expert na matéria, nem nada que se pareça, mas parece que este Clausewitz tinha umas ideias interessantes no que toca a fazer a “guerra”. Uma das suas ideias-base era a de que, para um país vencer uma guerra, havia três factores que tinham de actuar em conjugação, que tinham de estar alinhados, mentalmente e fisicamente: o povo, o exército e o Governo.
Pesquisei alguma coisa, não muito, sobre Clausewitz antes de começar a escrever o post, e, aparentemente, essa “trindade” de factores, essencial para que um país saia vitorioso de um conflito, consiste nisto:
1- “violência, do ódio e da inimizade primordiais, que devem ser vistos como uma força natural cega” (o povo)
2- “O acaso e probabilidade dentro do qual o espírito criativo é livre para vaguear” (o exército)
3- “O elemento de subordinação, como instrumento de política, que o torna sujeito apenas à razão” (o Governo)
Se quisermos transportar isto para a realidade do Sporting, diria que o “povo” são os adeptos do Sporting. Pergunto: haverá maior prova de que os adeptos estão dispostos a ir à luta quando, numa época desastrosa, para não dizer fracassada, a #OndaVerde continua acima dos 40 mil em Alvalade e com um punhado de milhares nos jogos fora? Quando Jorge Jesus entoa o #OMundoSabeQue e inicia cada flash-interview a elogiar os adeptos do Sporting, fá-lo porque, mais do que ninguém, ele sabe da importância da “pressão” que as bancadas inferem no decurso do jogo, principalmente, no raio de decisão do(s) árbitro(s). É por isso que ele continua a apelar, constantemente, pela #OndaVerde. É muito diferente jogarmos em Arouca com a bancada central local a uivar a cada lance polémico se houver uma bancada oposta repleta de Sportinguistas que “camuflem” os gritos dos locais. Os árbitros, apesar de tudo, são humanos e ouvem muito bem…
Quanto a isto, não creio que o Sporting se possa queixar muito. A nação leonina está aí para a luta, dentro do campo, como nunca esteve. É verdade que, fora do campo, há quem batalhe muito mais do que os Sportinguistas. As ameaças aos árbitros, os telefonemas para os programas diários sobre arbitragem futebol, mas… Já alguma vez viram alguém, ao domingo de manhã, no centro comercial mais próximo, vestido com o fato treino do Sporting? E do Benfica? Pois. Não peçam mais aos Sportinguistas aquilo que eles estão dispostos a dar.
No que toca ao Governo, nunca vi um Estado-Maior Leonino que defendesse tanto o Sporting com o actual liderado por Bruno de Carvalho. Há muito a melhorar (a comunicação, meu Deus…) mas não consigo dizer que tenha havido uma direção tão preparada para a “guerra” como esta.
Agora o “exército”… muitas vezes me questiono se eles, os soldados (jogadores) sabem sequer que estão em guerra. É que, pelos sinais que vão dando, dia após dia, semana após semana, ano após ano, eu diria que não. Eles não percebem nada. É ver um qualquer clássico Real Madrid-Barcelona. É ler os tweets do Piqué e ouvir as flash-interviews do Sérgio Ramos e percebemos que são “inimigos”.Depois de verem o “el clássico“, é ver um soporífero derby Sporting-Benfica e perceberão o quero dizer.
No derby que ditou, com toda a certeza, que o nosso maior rival irá alcançar aquilo que apenas os 5 Violinos e o Porto de Pinto da Costa conseguiram, ou seja, o tetra-campeonato, conseguimos acabá-lo com apenas um cartão amarelo mostrado! Há jogos de curling mais disputados! Pergunto-me se, sequer, haveria algum jogador do Sporting consciente deste “pormenor” da história do futebol português? Não consigo acreditar que havia. Mas pior do que isso é, depois de acabar o jogo com um empate sensaborão, verificar que para os “soldados”, parece que o empate foi uma coisa quase normal, quase como algo positivo. Nem passadas 48 horas, vejo no Facebook o capitão (o capitão!!) do Sporting a dedicar o golo do empate contra o benfica-tetra-campeão à mulher. Dedicar o golo do empate… Na minha concepção de Sporting, do Sporting que aprendi a gostar e devotar, sempre concebi ver o capitão do Sporting a dedicar vitórias, não golos. Hoje é sábado, uma semana depois do derby, ainda me custa engolir aquela merda de jogo e, no entanto, é ver o William, o sub-capitão do Sporting, no Instagram, 48 horas depois, numa piscina qualquer, sem qualquer menção ao jogo, alegre e sorridente. Ou o Schelotto, um tipo que estava desempregado há dois anos, antes de vir para o Sporting, e que convida jogadores do Benfica para a inauguração do seu restaurante 5 dias depois do empate no derby e 6 depois da mor… de mais um assassinato de um adepto do Sporting por parte de um lampião.
É isto o nosso “exército”? Querem ganhar a guerra contra o Benfica, FPF, LPFP, árbitros, clubes-que-estagiam-no-Seixal-dias-antes-de-jogar-na-Luz-ou-que-vendem-bancadas-completas-ao-Benfica, jogadores-com-ligações-ao-Benfica-que-por-azar-marcam-autogolos-ou-fazem-assistências-a-favor-do-Benfica, com estes jogadores que parecem que vivem noutra realidade e completamente alheados da trafulhice que é a #LigaMickeyMouse? Já no derby da primeira volta na Luz falei sobre a completa falta de “ganas” deste grupo de jogadores e agora o sinto mais. Olho para a equipa (plantel) do Sporting e vejo um bando de bons rapazes que não ganharão nada além de likes e comentários nas redes sociais. Olho para o Benfica (e Porto mas não tanto) e vejo gajos filhos-da-mãe que se estão a cagar para as redes sociais e querem é ganhar jogos e títulos.
“When I see them do live videos from the locker room, I’d like to take a baseball bat to their teeth.”
Leio esta frase de De Rossi e lembro-me de Schmeichel, Acosta, Babb, Paulo Bento, João Pinto, Beto, Sá Pinto e das últimas vezes em que fomos campeões. Coincidências, certamente.
E se falo em exército, falo também no general, Jorge Jesus. Quando JJ chegou ao Benfica, era um desconhecido. Acredito que, nas primeiras épocas, JJ tenha tido de suar e gritar muito para impor a sua vontade, a sua filosofia, de modo a que jogadores, de certo modo consagrados, acreditassem na sua palavra e métodos. Quando penso no JJ dos primeiros anos do Benfica, lembro-me de um JJ com fato de treino. Olho para o JJ actual e vejo-o, literal e metaforicamente, de fato e gravata. Terá ele ainda aquela chama, aquela vontade de ganhar (a “guerra”), de conseguir transformar jogadores consagrados e outros, banais, em vencedores? Começo a ter dúvidas.
Sei que disse que o Governo de BdC é dos mais batalhadores que me lembro no Sporting, é verdade, no entanto, não deixa de ser verdade que a estratégia delineada, principalmente nesta época, falhou completamente. Nem falo sobre as contratações ou constituição do plantel mas sim ao combate fora das quatro linhas. Decidiu-se seguir uma estratégia de “apoio” ao novo Conselho de Arbitragem, liderado por um novato, Fontelas Gomes, mas coadjuvado por velhas raposas, como Lucílio Baptista e João Ferreira. Os resultados estão à vista: Benfica é a equipa com menos cartões e com menos penalties contra e o Sporting é das que mais cartões tem. Clap…clap… clap.
Decidiu-se no Sporting capitalizar tudo contra o Benfica e não contra os “braços-armados” do Benfica, como está agora o Porto a fazer, que desmascara semanalmente no Porto Canal, uma série de personagens do #EstadoLampiânco, desde os constituintes da infame “cartilha”, árbitros, observadores, jornalistas, etc. Por exemplo, como é possível o Sporting jogar, constantemente, à noite e depois dos rivais, salvo raras excepções, e não se ouvir uma palavra de desagrado público por parte do Sporting? Ou há quem no Sporting julgue que é mesmo irrelevante jogar-se, por exemplo, às sextas à noite, antes dos rivais, fora dos “holofotes” e, se ganhando, colocar pressão sobre os rivais? Ou que jogar à luz natural em Alvalade relaxará mais a equipa adversária, transformando o jogo em algo mais “estival” e, logicamente, mais fácil de ganhar (jogo mais aberto, fluido, favorável à equipa mais atacante, mais técnica)?
Outro exemplo. Em cada jogo do Sporting transmitido pelo Sporttv sou capaz de vislumbrar uma ou duas chico-espertices contra o Sporting, sejam os comentários manhosos de Luís Freitas Lobo ou Pedro Henriques, ou a aquela repetição que nunca aparece e que permitia esclarecer dúvidas sobre um qualquer lance a favorecer/prejudicar o Sporting. Quantas vezes ouvi alguém do Sporting referir-se, oficialmente, a isso? Nunca.
Como é possível andar a dar borlas de dois em dois meses (leia-se, entrevistas exclusivas ou fornecer jogadores para campanhas como a do dominó) ao Record se, dia sim, dia não, temos uma “capa” anti-Sporting e crónicas do Farinha a amesquinhar o Sporting? Os “prós” valerão mais do que os “contras”? Duvido muito. Já há tantas formas de fazer passar a mensagem (Sporting TV, redes sociais) que este tipo de relações “quid pro quo” parecem mais prejudiciais do que benéficas. Isto, para não falar n’A BOLA, CM, O JOGO ou TVI24. Nalguns destes casos, urgia mesmo declarar certos orgãos de comunicação social como personas no grata em Alvalade mas não, mais fácil sai um comunicado de BdC ou Nuno Saraiva contra o André Ventura ou Hugo Gil (o Hugo Gil, caralho?!) do que contra o Vítor Serpa ou Nuno Farinha. Juro que não percebo.
No Sporting, parece que há várias estratégias. Uma da direção (e dentro dessa, parece que há uma distinta do presidente, outra do diretor de comunicação, etc), outra do treinador e outra dos jogadores. Deus queira que esteja enganado mas, a continuar assim, vamos continuar a perder a “guerra”.
Texto escrito por Captomente em Com Quem é que Joga o Sporting
* “outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na blogosfera verde e branca
2 Maio, 2017 at 7:48
No mínimo, dá que pensar!
SL
2 Maio, 2017 at 8:06
Se estamos fodidos não sei. Que nos querem foder, sim.
Que muitas vezes nos viramos de cú para o ar e apanhamos sabonetes, tb.
Mas as redes sociais e a Sporting TV não chegam infelizmente a todo o lado. E neste país de Big Brothers e afins, o CM e os pasquins desportivos levam por vezes info onde as redes sociais não chegam.
Agora, é preciso que sejamos assertivos nessa estratégia.
2 Maio, 2017 at 8:15
Texto bastante interessante, a tocar em aspectos certeiros
2 Maio, 2017 at 11:40
Uns sim, outros não!
Não faz o mínimo sentido os jogadores não se darem se são amigos.
Também me custa a perceber que gajos como o Adrien e o William, por exemplo, com anos de Sporting e de campeonato nacional, a ver tudo o que se passa, a serem espoliados de títulos – e por isso de dinheiro! – anos a fio não se revoltem mais contra esta situação e exponham os casos onde se sentem prejudicados!
Tal como me faz espécie que o Jesus, que esteve do outro lado, não fale sobre a diferença de tratamento que dão ao Benfica e ao Sporting, e até a ele pessoalmente. Se há alguém que tem noção dessa diferença, tenha a certeza, é o Jesus. Talvez no inicio não pensasse que havia essa diferença e que era chegar a este lado da 2ª Circular e o seu trabalho faria a diferença sozinho mas depois do que se passou a época passada já deve ter percebido quer porque ganhou tanto do outro lado, quer porque não ganha nada deste lado! E não falar nisso eu não entendo…
Eu falei aqui, na Tasca, do que o Benfica iria fazer para conseguir o Tetra.
Preparem-se para o que vão fazer para conseguir o Penta.
E depois disso, para o que vão fazer para conseguirem um inédito Hexa…
#vocêssabemlá
2 Maio, 2017 at 8:20
Nunca tivemos o favor da CS mas nunca estivemos tão debaixo de fogo como agora. É algo que tem sido dito e redito: precisamos de melhorar a nossa comunicação.
2 Maio, 2017 at 8:27
Existem alguns factores a apontar.
O JJ anda de fato porque o Sporting não é o clube das barracas. O nosso treinador usa sempre um visual mais arranjado que no clube das barracas. É normal. Não é por isso que o JJ deixa de vestir o fato de treino durante os treinos. Aliás, jogadores atrás de jogadores elogiam o treinador por ser muito exigente.
Andar de fato do Sporting no centro comercial é como andar de alvo nas costas. É sabido que os vermes são na sua maioria pessoal de escrupulos mais baixos. (infelizmente é mesmo assim). Quem viveu em benfica sabe bem que depois dos jogos do carnide era normal haver uma onda de roubos ao redor do estádio. E que os NN eram muitas vezes chamados para resolver “problemas” aos amigos.
Andar identificado como sempre alguem decente é meio caminho andado para ficar sem a carteira ou a levar um encontrão dum chunga qualquer.
Agora vamos ao que interessa. A guerra ganha-se no terreno do jogo, não no relvado.
Ou seja, nós continuamos a achar que o Sporting vai ser campeão a jogar bem, a jogar no campo? Ou já aprendemos que o terreno de jogo é do outro lado? Nas ligas, nas FPF, nas APAFs, na CS? Andamos a tentar ganhar a guerra a combater no terreno errado.
Na epoca passada fomos campeões em campo, mas perdemos. Este ano poderiamos ser campeões em campo, mas fomos afastados. Se temos de jogar sempre a 120% para ganhar vamos acabar por perder no longo prazo, em especial contra equipas que jogam a 70% quanto muito (por equipas entenda-se aqui o carnide). Podiamos ter o plantel do Real Madrid, mas se cada vez que o Ronaldo toca na bola é “fora-de-jogo” não marcamos. Se cada vez que um jogador do Sporting tocasse num adversário temos uma maca a entrar não temos hipoteses…. Há que abrir a pestana e deixar de criticar a equipa. Os jogadores são humanos, e tal como nós, gostam de descontrair depois dos jogos, gostam de fazer videos com os colegas, enfim…. não têm de se fechar em casa sempre que um resultado não é alcancado.
2 Maio, 2017 at 12:02
Fui um dos que achei este texto interessante.
Não sei se concordo ou se discordo.
Se está perto ou longe da verdade.
Mas da que pensar.
E não sou estúpido. Não exijo o título.
Sei que está inclinado.
Exijo atitude. Dentro de campo e fora dele.
Exijo a atitude de quem está em guerra de quem está a ser fodido.
Exijo mentalidade de guerrilha.
(Isto ao exército.
E ao governo? Que estratégia é esta? Estamos em guerra contra todos ou não? Porque esta atitude passiva, qual a estratégia?
É para não dizerem que o SCP está em guerra contra todos?
Foi para mostrar que mesmo o SCP sendo manso, a merda continua e justificar uma atitude hiperbelicista na próxima época?
Porque não tem o SCP mais “terrorismo” mais combate não oficial à merda de ambiente que se vive?)
Ao contrário de muitos não acho que devemos dar tudo e depois exigir critérios iguais para todos.
It is the way around, as regras são iguais para todos (lei do jogo, arbitragem, comunicação social, etc).
E então, com regras iguais dar o máximo.
Pensar o contrário… Enfim.
Tentem ser competentes e melhores que os vossos colegas ou concorrência quando vocês trabalham num 486 e eles num i7.
Acham mesmo que iriam para casa todos os dias a dizer “tenho de dar mais” ou iam a dizer “Foda-se, assim não dá, nem vale a pena”?
Não tenho dúvidas que será muito difícil ser campeão mesmo a jogar 300%.
Aceito que se consiga ser campeão jogando a 300% mas NINGUÉM consegue dar 300% todos os dias.
Quanto a certas postagens do exército.
Bem ,no mínimo, cai mal.
Não tenho nada contra darem-se com jogadores dos rivais, mas no mínimo, um bocadinho de cabeça e evitar postagem com isso.
Não sabem que estamos em guerra, caralho?
Não sabem o esforço dos adeptos ano após ano?
Por isso adoram a massa adepta do SCP, esforço, dedicação e devoção.
Falta a Glória, essa tem de ser o exército.
Não tenho nada contra postagem na piscina mas Foda-se, 2 dias depois?
É gozar com os adeptos. Ou o perfil é fechado e era só para ser visto por amigos?
É difícil lutar contra este império escarlate (e contra o azul), não se pede a vitória mas por favor, tenham uma atitude de revolta. Sejam uns bravos.
Nada de sorrisos para :
– adversários
– árbitros
– CS.
Educação qb e fica por aí.
Agora, a pergunta de um milhão.
Esta (falta) de atitude, é causa ou consequência do estado das coisas?
Estes atletas tem essa fraca atitude de arrancar dentes e cabelos por saberem que está tudo inclinado?
Ou essa atitude é uma característica do grupo e reflecte – se em menos jogos a dar 300%?
Fomos campeões o ano passado.
Isto pesa ou não? Muito ou pouco.
Não me fodam, este ano esta equipa fez grandes jogoes na champions.
Ter perdido não é significativo. Foi quase. Não é uma questão de vitórias morais é uma questão que é preciso andar por lá. Umas ganham – se outras não. É preciso é dar o máximo.
Ora, estes jogoes foi para se mostrar ou por acreditar que numa competição menos inclinada (a CL também tem os seus maus cheiros) têm mais hipóteses?
É porque sabem que tem um 486 e os adversários teclam num i7?
2 Maio, 2017 at 8:29
Um livro interessante é “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel.
Leitura de cabeceira para muita gente, e que muita falta faz a tanta gente.
Um outro interessante, até por ser mais antigo, e por vezes conflitante com o referido, “A Arte da Guerra”, de Zun Tsu.
Este par leitura geral, onde se trata de como lidar com vencedores e vencidos, e como tornar os primeiros nos segundos.
Enfim… aproveitem o tempo bom, vão para uma esplanada, e vejam nada há de novo debaixo da rosa do Sol, como dizia Salomão, há tantos séculos atrás.
2 Maio, 2017 at 8:37
Concordo com quase tudo!
BdC tem de aprender a usar o facebook com moderação e a repensar a estratêgia fora das 4 linhas; JJ tb tem de aprender a ser humilde e a inventar menos (foi melhorando ao longo da época); mas sim, a atitude dos jogadores tem de mudar muito! São quase todos sem excepção muito imaturos fora de campo e lá dentro só o Adrien, de forma consistente (ou seja em quase todos os jogos), a comer a relva é inaceitável!! Bas Dost e Coates tb têm mentalidade de campeões, mas e os outros?
Nãp penso que seja propositado (estou-me a lembrar de William ou Patrício, ambos jogadores que adoro) mas talvez uma questão de personalidade. São demasiado bonsinhos! Falta-lhes fibra! Se calhar 2mn antes de entrarem em campo, levarem um par de estalos ou um balde de água gelada pela cabeça abaixo, funcionasse…
2 Maio, 2017 at 8:42
Em “resumo”…
Temos de deixar de “ser anjolas”…
Se Queremos que as coisas mudem…
SL
2 Maio, 2017 at 9:02
Concordo com tudo.
Quando vejo jogadores a virarem-se ao Podence e ao Gelson (Arouca) daquela maneira e ninguém saltar para cima deles até me doi.
O que o Eliseu já fez nos jogos do Sporting sem nunca ter levado uma bem dada… Enfim.
O Slimani o outro ano ainda lá ia, este ano nem um. Tanto gajo com mais de 1,80m a olhar de longe. Isto tem peso.
Acham que hoje alguem fazia o que o Acosta fez ao Paulinho?
Nós levamos e sorrimos.
2 Maio, 2017 at 9:19
A violência não é a resposta.
Na NHL existem jogadores cuja a unica funcão é serem os enforcers.
Quem não conhece que procure por outros termos, o mais conhecido é o Goon.
Basicamente é um jogador que entra em campo apenas para dar porrada nos adversários e sempre com “boas intencões” punir quem magoa os seus colegas de equipa…. O resultado é tão bonito que são os proprios que dizem que ser enforcer não é nada e que destruiram a sua vida e carreira à custa disso.
Qualquer dia teriamos de jogar com 11 jogadores e 22 guarda-costas nas linhas a controlar o que se passava.
2 Maio, 2017 at 13:31
Cá está. Levamos e sorrimos. empatamos e colocamos fotos e videos.
Ninguém falou em violência.
Sangue na guelra. Atitude, vontade.
2 Maio, 2017 at 9:07
Estes proximos 4 anos temos realmente que mudar muita coisa…
E espero que quem entrar no Sporting (via qualquer area do universo Sporting) que venha já com mentalidade de guerra, porque precisamos.
2 Maio, 2017 at 9:22
Bom dia Tasqueiros,
Excelente texto a meter o dedo em algumas feridas.
Se a comunicação é algo que todos percebemos que não corre bem, só não sei se a maior culpa é interna ou se da cartilha que consegue ter muito mais eco pela exposição que os avençados beneficiam.
Em relação aos jogadores, também eu acho que quem recebe acima de 1 milhão de euros ano tem de dar mais ao clube, dentro e fora de campo.
Domingo o Sporting vai “obrigar-me” a mais um sacrifício, levantar bem cedo a um domingo para estar às 11:45 no estádio a cantar “O Mundo Sabe Que…”
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
2 Maio, 2017 at 13:43
Eh amigo…
Boa tarde…!
E tens o carro cheio…ou há a possibilidade de boleia para mim e para o neto.. ?
Abr e SL
2 Maio, 2017 at 9:41
Comento aqui como comentei no blog do Captomente:
Por acaso acho que o Adrien leva o espírito gladiador para o relvado, mesmo quando depois dedica um empate à família.
Mas olha-se para o Gelson Martins, por exemplo, e é impossível não questionar como é que um tipo de 21 anos pode ser tão manso a jogar. E o William é outro.
No desporto os factores psicológicos e da ordem da inteligência emocional podem ser decisivos, porque as competições funcionam como uma espécie de prova de vida em modo concentrado.
Os exemplos são exaustivos, mas, para quem queira começar a explorar o assunto sem necessidade de ir à literatura científica, basta ler duas entrevistas publicadas recentemente no site do Expresso: uma ao Fernando Mamede, outra ao Carlos Lopes.
No futebol, por vários motivos, estes factores pesam ainda mais. Um dos motivos é que os scores são baixíssimos e muito nivelados, logo, a tensão está sempre presente. Por outro lado, é um jogo de contacto e colectivo, quase como dois exércitos que se enfrentam.
Quem vê nos tecnicistas uma supremacia natural sobre o jogo não percebe a diferença entre um Paim e um CR7… mas sobretudo não percebe que nada na vida é unidimensional, há sempre várias perspectivas — física, psicológica, espiritual, histórica, política, financeira, tecnológica, social, etc — que confluem num determinado contexto e circunstâncias.
No futebol também.
Acredito que quem é capaz de interpretar as circunstâncias e superar-se está sempre mais perto de ganhar em qualquer desporto, daí rever-me na tua análise.
Tudo conta.
2 Maio, 2017 at 13:49
Eu pessoalmente gosto de ver jogar …alguém que mesmo “sendo manso”…
Dá tudo o que tem…para fazer o melhor que sabe…
Não me lembro de ver o Gelson ou o William ” virar a cara à luta”…
É que quem quer “jogar à porrada” …deverá escolher outro desporto…
Quem vai para jogar futebol…e “joga outra coisa”…
Deveria ser fortemente penalizado…
Abr e SL
2 Maio, 2017 at 9:45
Eu gostava de saber, porque é que o general Jesus, fez campanha pelo Salvador do Braguilha durante a flash interview, quando este está a pouco tempo de ser escrutinado pelos seus sócios.
2 Maio, 2017 at 9:48
É este o Salvador:
http://misterdocafe.blogspot.pt
2 Maio, 2017 at 12:30
Ya tb me pus a pensar nisso. É coincidência a mais. JJ a meter o dedo nas eleições do braga? Épá….
2 Maio, 2017 at 13:32
Porque tendo em conta o caminho que a carreira do JJ está a ter…é melhor ter um amigo lá cima.
2 Maio, 2017 at 9:54
Um texto que me deixou ao início, preplexo e que me fez soltar grande gargalhada
#LigaMickeyMouse
Muito bom!!!
E este é o ponto!
Eles são mais, eles não têm ética, eles fazem panelinha, eles ganham!
O Mikey ganha sempre!
Ou metemos umas orelhas ou estamos fodidos!
Não acho nada que a equipa não esteja comprometida e na mesma guerra que os restantes.
Olhe se para o Futsal …. e na hora H pumba.
A isto se chama maturidade.
O nosso adversário venceu ao final de 9 anos da anterior conquista.
9 anos para uma equipa com larga experiência e grandes equipas.
Pensem nisso.
O JJ chegou à dois anos …
Infelizmente ou não (??) em Portugal a Malta gosta muito de ajudar o seu amigo. A amizade serve para colar um povo à milhares de anos.
O compadriu é a nossa grande arma, para ainda termos este terreno à beira mar plantado.
Foi este compadriu ( lampeao ) que se resolveu juntar e aglutinar contra o Sporting.
Se a nossa estratégia ao início estava certa, fazer barulho para que olhassem para nós. Agora essa estratégia terá forçosamente que ser outra.
O estádio já está cheio … agora há que meter as orelhas do Mickey e andar pelos corredores do poder e comer-lhe das cabecinhas em papa.
Há que incentivar os Sportinguistas que andam nas políticas deste país.
Saber quem são e motivalos ( se é que me entendem )
Há que distribuir os proveitos do clube.
Quando há jogadores a ganhar muito dinheiro …. o resto das tropas fica sempre com uma pequenita inveja. E todos nós sabemos o que esse inveja pode provocar.
Quando se fala em falta de Bons Laterais no Sporting… inconscientemente está se a falar de Bandeirinhas.
Faltam nos bons bandeirinhas!!!
Vamos lá meter as nossas orelhas de Mickey a funcionar e fortalecer o nosso compadriu!!!
Viva o Sporting Clube de Portugal
2 Maio, 2017 at 10:00
Bom dia.
Este texto do Captomente colhe, da nossa parte, adeptos, e pelas reacções que vejo, grande receptividade. Espero que também por parte dos responsáveis do Clube.
Não quero armar em esperto mas, no que toca à Comunicação do Sporting, há outro aspecto que me parece fundamental: uma má gestão no que toca ao nosso canal televisivo.
Preciso esclarecer um aspecto e aqui há ironia e amargura. Porque um sujeito que deve padecer de qualquer problema a nível psicológico e alimentado por uma qualquer estratégia persecutória, “resolveu” que eu não nasci em 1947 (última fase desse delírio, porque a primeira é permanente e é a de que sou um infiltrado, um lobo com pele de cordeiro). Porquê está abordagem, perguntarão. Simples.
Devido a problemas de saúde que vivo há anos , à doença que acometeu a minha sogra, a caminho dos 93 anos e que a conduziu para uma demência pungente, saio muito pouco de casa. O passeio que até Outubro do ano passado era quase obrigatório e indispensável por recomendação médica para mim e para a minha mulher, junto ao rio Tejo, perto do local onde vivemos, tornou-se impossível a partir do fatídico dia do AVC.
Como saio pouco, a visita à blogosfera Leonina, particularmente à Tasca, o visionamento da nossa TV, a conversa obrigatória com alguns Sportinguistas, nomeadamente um de Viana do Castelo, mais doente pelo Sporting do que eu, fazem parte dominante do meu dia-a-dia.
Devido ao que descrevo, deverei ser dos Sportinguistas mais agradecidos a Bruno de Carvalho por nos ter presenteado com um canal onde sigo sofregamente todas as manifestações desportivas que me seriam impossíveis acompanhar.
Mas há o reverso da medalha. Nos directos e no estúdio tenho que levar com alguns comentadores que, se tivessem sentido auto-crítico, deviam envergonhar-se de algumas prestações feitas. É esta postura que a Comunicação do Clube quer? Bajulação que traz proteccionismo? Dispenso.
Estou-me borrifando para alguns “lápis azuis” que aqui aparecem. Tinha vinte e seis anos à data do 25 de Abril. Sei o que vivi até então. Não serão uns “yes-man” que me “cortarao a raiz ao pensamento”. Este é um dos grandes males de que enferma o Sporting. E Bruno de Carvalho tem aqui uma das suas fragilidades. Que não o esqueça. Para seu bem e para bem do Sporting. Ainda há dias lho disse numa mensagem que deixei no seu Facebook.
A História está cheia de exemplos destes. Era apenas isto que eu acrescentaria a um texto muito bom e, como muito bem disse acima o braveheart, colocamo-nos muitas vezes de cu para o ar. Sejamos mais assertivos porque enfrentamos um polvo de proporções gigantescas. Não temos que ser “feios, porcos e maus”, sejamos simplesmente feios e maus.
Saudações Leoninas para quem as quiser aceitar.
2 Maio, 2017 at 10:09
Força Amigo Leão!!
E não dê importância aos idiotas!
SL
2 Maio, 2017 at 10:16
Faço minhas as tuas palavras
2 Maio, 2017 at 10:44
JM é cagar nisso. Sempre ouvi dizer que rir é o melhor remedio.
2 Maio, 2017 at 10:50
Agradeço as vossas palavras.
Mas se não esclarecesse este assunto, poderia temer uma crise de identidade! Como colocar as minhas opiniões?
Como um quase septuagenário? Como adulto? Como adolescente? Seria embaraçoso…
SL
2 Maio, 2017 at 10:52
O melhor é mesmo gozar os idiotas!
Ao que duvidou da sua idade pode sempre dizer que a culpa é do Mendes 🙂
2 Maio, 2017 at 11:03
Eu sei, Ricardo. Mas não é fácil lidar com uma perseguição destas.
E, realmente, quando um gajo diz que há tipos que deviam estar numa clínica psiquiátrica (referindo-se a mim) que sou ridículo, que já estou topado ha muito, e que diz o que sabemos sobre o Mendes, sobre bófias assassinados, está feita a foto!
Abraço
2 Maio, 2017 at 10:48
jmfs,
Há vários níveis de demência. O melhor é gozar ou ignorar.
Abraço
2 Maio, 2017 at 11:31
Muito bom comentario e vá comentando sempre até que os dedos lhe doam. Abraço
2 Maio, 2017 at 11:57
jmfs1987
Repare no 1987. Para mim a partir de agora tem 30 anos por isso faça o favor de regressar aos seus passeios à beira Tejo!
Quanto a Ricardina mãos de shaman, dedos de messias e nariz de psicóloga, deixe-se estar sossegado. Ela, muitas vezes sem perceber humilha-se a ela mesmo. Fica nervosa coitada… uma vez já lhe disse o que ela significa para mim, foi entre varanasi e o Sikkim. Se fica afectado, ignore.
Abraço
2 Maio, 2017 at 12:29
Obrigado, amigo Ireland, que estendo ao Leonissimo, um velho e caro amigo. Obrigado pelo elixir! O passeio a dois está-nos vedado como facilmente compreenderá. A minha sogra não pode estar só, até porque acamada.
Espero nunca mais falar da personagem. Seria muito bom sinal.
Abraço retribuído aos dois..
2 Maio, 2017 at 12:30
*”velho” e caro amigo
2 Maio, 2017 at 12:37
Fofo.
2 Maio, 2017 at 15:09
Mais para o rijo… sobretudo nas articulações.
2 Maio, 2017 at 10:01
Vejo por aqui comentar que os nossos jogadores deviam ser mais “agressivos”, que são “mansos”. Não se iludam. Se mansos como são, conseguem levar cartões, imagino se “apertassem” um bocadinho. Não haveria jogo que acabássemos com 11 em campo.
Isto é muito complicado. Não faço a mínima ideia de como ser resolvido. O FCP tomou conta disto, sabemos como. O SLB, idem. O nosso ADN não pactua com esses métodos. Somos “mansos” como os nossos jogadores. Os resultados devem ser conquistados dentro de campo, limpo, seguindo as regras e respeitando adversários, sem andar a dar pau.
A única solução lógica, para mim, seria reunir com todos os clubes que não os outros dois grandes (que não estão para aí virados) e fazer-lhes ver que não precisam de andar a fazer favores nem ser subservientes a ninguém. No fim do campeonato descem sempre dois. Que isso aconteça a quem não conseguiu dentro de campo conquistar os pontos suficientes. Serve para a descida de divisão como para a luta pela Europa e até pelo título. Não me esqueço do campeonato em que o Braga andou a lutar quase até ao fim com os encarnados. Não sei se por andarem todos distraídos porque FCP e Sporting estavam na mó de baixo e a certeza do título ser grande. Mas foi o ano em que esteve quase a consegui-lo. Não falo do Boavista, porque sabemos como o conquistou.
No dia em que a mentalidade dos “pequenos” mudar, terei esperança em campeonatos “verdadeiros”, “limpos”. Até lá… não será por os dirigentes falarem muito ou os nossos jogadores “baterem” nos outros que o panorama mudará.
2 Maio, 2017 at 10:18
Provavelmente foi com Luís Duques que conseguimos vencer aqueles campeonatos???
Pois …
Se ca lhar … ?!
2 Maio, 2017 at 10:22
A minha teoria foi porque se estava em época de “transição de poderes”. Já tivemos equipas melhores do que aquelas e não ganhámos puto!
2 Maio, 2017 at 12:15
É o que eu penso!
Nessa altura havia uma guerra pelo poder entre o FCP e o SLB e nós e o Boavista aproveitámos… Também porque tínhamos equipa para isso! E no titulo de 2000 porque a equipa a abater era o Porto – é lembrar a arbitragem do Paixão no tal Campomaiorense-Porto!
2 Maio, 2017 at 13:35
Convém não esquecer que são três campeonatos em ano de sorteio de árbitros.
Coincidências.
Quanto ao ganho pelo Boavista foi bem menos escandaloso que os ganhos pelas nádegas….
Mas enfim.
Acho que este texto do Capto merece reflexão mas convém não esquecer que primeiro as regras tem de ser iguais para todos.
2 Maio, 2017 at 13:56
Eu pessoalmente gosto de ver jogar …alguém que mesmo “sendo manso”…
Dá tudo o que tem…para fazer o melhor que sabe…
Não me lembro de ver o Gelson ou o William ” virar a cara à luta”…
É que quem quer “jogar à porrada” …deverá escolher outro desporto…
Quem vai para jogar futebol…e “joga outra coisa”…
Deveria ser fortemente penalizado…
Abr e SL
2 Maio, 2017 at 10:31
Ora bem se bem entendi, viva a ditadura, onde não nos podemos dar com ninguém que não seja da nossa cor clubistica.
Se por acaso algum de nós jogar FIFA, WOW ou outro tipo de jogo pvp contra um amigo, a rivalidade em campo/computador tem de ser transportado para a vida fora da competição?Desporto é isto mesmo competição dentro de campo e não fora dela, ou será que os lampiões fazem bem em transportar a rivalidade para fora do campo e matar adeptos do clube rival?!
Por se seguir ideias como esta é que a violência no desporto não para de crescer.
Acho bem que se conviva. Os atletas podem ser rivais dentro de campo mas amigos fora dele.
2 Maio, 2017 at 10:51
Haja alguém com Bom Senso 🙂
2 Maio, 2017 at 10:55
Malevita, comprendo e até enalteço a sua posição mas, atendendo à crispação que se vivia, o Schelloto não terá escolhido o momento mais adequado.
Compreendo o jogador, compreendo o autor do escrito.
2 Maio, 2017 at 13:38
Não, não é isso.
Só se pede bom senso.
Se eu em dias a seguir a jogo não falo com os meus amigos lampiões para não azedar, peço um pouco de bom senso.
Vá lá jantar quem ele quiser não faça é um post dessa merda.
Vá vamos lá dar-lhes os parabéns pelo tetra! Vamos ser amigos.
Foda-se o tetra caralho. Estes lampiões coxos vão igualar os 5 violonos.
Sabem o impacto disto Foda-se.
A mim enerva. Muito
2 Maio, 2017 at 19:47
Concordo
2 Maio, 2017 at 10:41
Já o tinha dito aqui e volto à carga. No jogo dos lampiões com o Estoril, Pizzi devia ter levado um amarelo porque afrontou um fiscal de linha. Este, apesar dis lábios denunciarem um evidente “cala-te, pá”, nada fez para além disso. Hoje, parece-me que nos fdp da queimada elogiam o estrábico pelos 50 jogos este ano!
A ana tem razão quando diz que se os nossos jogadores são mansos e levam com cartões, imagine-se se fossem como os dos lampiões e fruteiros.
Quando digo que teremos que ser feios e maus, não me estava a referir propriamente aos jogadores. Mas também não desgostei de ver o André Geraldes e o Gauld “crescerem” para o merda do Esteves” no final do jogo no Olival, como aliás um tasqueiro aqui referiu.
2 Maio, 2017 at 13:13
Caro Jmfs,
Não é obviamente uma atitude bonita, mas serve para separar o trigo do joio no que respeita aqueles que sentem efectivamente a camisola (coisa que vai sendo cada vez mais rara). Se estes jogadores adicionalmente tiverem a valia de poderem integrar a nossa equipa principal, não é de os aproveitar? Não é este o tipo de jogador que dá sempre o que tem e o que não tem em que nós nos revemos?
Lembro-me por exemplo ainda este ano, ao serviço da B, o Esgaio que em tempo de compensão engendrou um longo sprint para servir o centro para o golo da vitoria nesse jogo (inclinado para não variar) e a raiva, até aí contida, com que festejou o mesmo.
É deste tipo de caracter que precisamos quando alguém veste as nossas cores, porque sabem o que a casa gasta (sofrendo como nós) e tentam até ao fim lutar pela vitória
S.L.
2 Maio, 2017 at 14:38
Caro Aslan,
O comentário em que falo do Schelotto e que está abaixo, dir-lhe-á bem, creio, o que penso.
Fiquei foi um bocado “marado” com as contas! 🙂
SL
2 Maio, 2017 at 11:17
Texto que, polvilhado aqui e ali de alguma evidência, no essencial, para mim, acerta ao lado e confunde tudo!
É o clássico confundir o sintoma com a doença. Os jogadores têm uma atitude desleixada? Pois imponha-se uma regra para eles não postarem nas redes sociais e passarem a ter um ar mais circunspecto! E um amarelo num dérbie dá pontos, se for com caralhada tem louvor, e com um vermelho passa a capitão de equipa. Ou seja: Ben-U-Ron. O povo fica todo contente porque a dor de cabeça passou, mas o tumro continua a crescer!
É o clássico aforismo, noutra perspectiva, de “uma casa não se começa a construir pelo telhado”. E isso (“aparências” disto e daquilo) é o telhado!
A mim o que me interessa é o que tínhamos. Qual era a doença? E depois contratar os melhores arquitectos, engenheiros e pedreiros para fazer a casa, a começar pelos alicerces. Isso do “Veni Vidi Vici” é ficção de paneleiro romano. No mundo real, não é fácil alterarem-se “estruturas” como esta lampiánica, e mesmo com uma boa estratégia, não se consegue em meia dúzia de anos reverter a corrupção entranhada com décadas de tradição.
Eu acho que BdC, JJ, e os que os acompanham, são as pessoas certas para tornarem a estrutura do Futebol Profissional do Sporting numa estrutura verdadeiramente competitiva (e não, não o era, nem de perto). Porque têm o saber, e a vontade, e porque estão num clube em que acredito os sócios não confundem a árvore com a floresta, nem a estrada da Beira com a beira da estrada, e que por isso os vão deixar trabalhar até chegarem a bom porto, apoiando-os pelo caminho, e agradecendo-os no fim!
Agora, o fato de treino e a gravata do JJ? O restaurante, o golo dedicado, a piscina? Foda-se, tenham dó, e tomem lá o Ben-U-Ron, mas não se esqueçam que o importante é continuar a tratar o cancro, com tempo e (outros) remédios a sério!
SL
2 Maio, 2017 at 12:21
+1
Eu quero é que o Carrilho se foda, mas admito que o Schellotto ou outro qualquer jogador do Sporting o possa ter como amigo!!!
2 Maio, 2017 at 12:25
Eu desejaria que o BdC deixasse de ser apanhado pelas objectivas aos linguados ou beijokas com a sua nova companheira. Isso sim. O nosso presidente padece de excesso de vaidade. Depois as imagens passam em looping a achincalhar a nossa instituição. Ele que se controle um pouco mais. São coisas que me desagradam.
2 Maio, 2017 at 12:43
Oh Italiano desculpa lá mas agora pareces daquelas velhas que passam os dias à janela a mandar vir com os jovens que andam aos beijos pela rua – “que pouca vergonha, isto no meu tempo não era assim”!!!
Se o homem dá uma beijoka á nova companheira qual é o mal que vem ao mundo!?
As revistas cor de rosa (ou outra imprensa da treta) é que ligam as essas merdas!!!
2 Maio, 2017 at 14:04
Agora tocaste num “ponto” que gostava de ver esclarecido enquanto Sócio do Sporting Clube de Portugal…
A “companheira” do Presidente….antes de ser Companheira também acompanhava o Presidente em tudo o que é deslocação ao estrangeiro no exercício das suas funções?
2 Maio, 2017 at 14:09
Pois… 😉 shiuuuuuuuu… não façamos muito barulho 😉
Hehehehehe
2 Maio, 2017 at 14:22
Para mim é relevante….
Se a Senhora já ia…. é uma “não questão”….
Se a Senhora não ia e passou a ir….. e não tendo mudado de funções….. é uma “vergonha”!
2 Maio, 2017 at 13:51
Tens razão em algumas coisas.
Mas
A doença é a liga e o futebol português. ..
E o texto também fala disso. E não ao lado.
Ao SCP institucionalmente, cabe, para mim, uma atitude muito menos tolerante. Muito menos.
Zero entrevistas de presidentes a jogadores.
Zero comentários. Comparecer nas e só falar para a Sporting TV, etc…
Este ano, o que assistimos é mais um lambe cuzismo aos árbitros, à merda da liga e fdp Proença e CS.
Pede se militância mas depois andamos com paninhos … A atacar o carnide, que acho muito bem. Mas as instituições que permitem essa merda!?!!! É rasgar de cima a baixo.
Podem foder- nos ainda mais.
Mas ao menos fomos a baixo com luta e com um ideal.
Mansos ? Foda-se .
O que mais me dói é dizerem que presidentes, clubes e adeptos são todos iguais.
Estas atitudes benévolos só ajudam a isso.
Ora bem, nós vamos todos fodidos para casa depois de assistir a roubos. Andamos com azia com um empate.
E os meninos tiram fotos na piscina dois dias depois.
Caro placebo, não é a causa do problema mas é sintomático de um futebol de mentira.
ou da ar de um” estou me a cagar, no fim do mês recebo o mesmo. Eu até quero ir para o estrangeiro.”
Um bocado labyad, nao!?
Em privado podem ir ao cu ou levar no cu de lampiões e tripeiros mas um bocado de bom senso, não?
2 Maio, 2017 at 13:57
E a cmtv ataca o Sporting e o Bruno de Carvalho dia sim…. dia Sim…. e quem leva uma entrevista “exclusiva” por parte do Presidente é…… a cmtv.
mas pronto…o grave são os posts do william e do adrien…. e o galgo convidar colegas de profissão para a inauguração do Restaurante….
2 Maio, 2017 at 14:28
Já escrevi, não percebo esta posição.
Espero que seja estratégico, sei lá, para este ano rasgar de alto a baixo, com a moral que” nos até estivemos calados mas mesmo assim.”
“Portanto não somos parte do problema mas queremos ser parte da solução e acabaram as atitudes mansas” .
Não comparei gravidade. Obviamente, a qqr atitude institucional cabe uma responsabilidade maior.
Aliás, aos jogadores não cabe nenhuma responsabilidade.
Acho que ninguém pensa isso.
Como diz o Placebo , é sintomático.
E isso é mau.
Esta falta de tomates, este aceitar….
2 Maio, 2017 at 14:37
Penso que há a forte convicção que o status CUo só mudará com um SCP campeão, atitudes relaxadas , não belicistas vindas de qqr um afectos ao SCP (dirigentes, paneleiros, jogadores e adeptos) não vão ajudar nada dentro de campo a combater o sentimento de” não vale a pena”.
Os 300% tem de ser no relvado e fora dele.
2 Maio, 2017 at 14:44
Concordo completamente com o que referes da cmerdatv.
Não concordo que posts de jogadores não sejam importantes.
Nesta era da comunicação.
Se um post do Podence é elevado e referenciado , um post, seja do capitão ou não, a demonstrar relaxar depois de um empate , dedicar um golo num empate, alegria a mostrar os amiguinhos corruptos…. Enfim, a comemorar o TRETA, o esqueleto tb vai ser convidado para o marquês.
Olha, no mínimo o post do esqueleto fez perder Cliente, não entro num sitio onde vai aquela gente.
(Estou a gozar….. Se já entrei no barbas!)
E a puta da exigência, é só para direção e treinador?
Não entendo o proteccionismo aos (alguns) jogadores .
(Outros são rasgados de alto a baixo).
2 Maio, 2017 at 14:08
E se a liga portuguesa está entre duas nádegas, pegando na metáfora clinica, está com uma rotavirose complicada claro, por uma sepsis ou endotoxemia bacteriana.
Vamos lavar as mãos e nadar de boca fechada ou lá o que é para prevenir o rotavirus (sem ir à vacina)?
Vamos deixar com dores, vomitar, desidratar, etc ou vamos dar analgésico, soro, etc?
É que para mim, todas essas atitudes de gajos que não parecem estar fodidos com este futebol (já nem digo fodidos por não ganhar) custa-me como estar a vomitar tudo e cheio de dores e o médico me dizer “ah devia lavar as mãos,” “então não quis a vacina foi? “
3 Maio, 2017 at 9:14
Completamente de acordo!
2 Maio, 2017 at 11:20
Ganhar a guerra hoje depende de outros factores:
Grupo 1
Informação
Gestão da informação
Desinformação
Superioridade táctica
Superioridade técnica
superioridade logística
União
Solidariedade
Superação
Esforço
Dedicação
Devoção
Áreas de aplicação e pesos relativos:
Área desportiva: SPC= 65%, FCP=50%; SLB=40%
Área “Corporativa” (Federação, liga, Apaf, Media)SCP=10%; FCP=20%;SLB70%
Área Financeira: SCP 100%; FCP=40%; SLB=20%
Visão: SCP= 100%; FCP=30%; SLB=0%
Lobbying: SCP= 80%; FCP=40%; SLB=10%
Comunicação: SCP=30%; FCP=40%; SLB=95%
Em tudo isto temos demonstrado ser superiores excepto num em dois aspectos : Desinformação e Área Corporativa.
Que temos de fazer?
Melhorar na área Desportiva cerca de 20%
Melhorar na área da Comunicação em 40%
Melhorar na área Corporativa 30%
Manter a liderança em todas as outras vertentes.
2 Maio, 2017 at 11:32
Mário,
“Lobbying: SCP= 80%; FCP=40%; SLB=10%”
Como chegas a esta conclusão?
2 Maio, 2017 at 11:33
Os Sportinguistas são os que mais amam o seu clube… 😉
2 Maio, 2017 at 12:27
Ricardo, não duvido disso. Duvido, e muito, é do que o Mário escreveu, especialmente nos lobbies. Seria interessante saber em que se baseia para ter dito o que disse.
A não ser que seja wishful thinking e aí cada um manda os valores para o ar que quiser.
2 Maio, 2017 at 14:20
Também me pergunto isso!
O lobbying do Benfica é 100%. Duvido que possa ser aumentado!
Há lobbying na arbitragem, na CS, na FPF, especialmente nas selecções jovens, na disciplina… Em todo o lado à gente a trabalhar para os corruptos por amor à camisola! E em alguns sítios por dinheiro!
Quem deve ter 10% é o Sporting…
2 Maio, 2017 at 16:04
Acho que é lobby contra
2 Maio, 2017 at 11:35
Pessoalmente não curti o facto do Galgo ter inaugurado o seu restaurante praticamente no seguimento do derby, convidando amiguinhos do boifica. Os abutres aproveitaram logo o momento para dizerem que os jogadores dão o exemplo neste clima de guerra em que se vive o futebol, tentando passar a esfregona na poça de sangue deixada pela morte do italiano. Isto é de uma tremenda filha-da-putice. Será que não ensinam aos estrangeiros que chegam ao clube a rivalidade existente entre os dois clubes da cidade de Lisboa?! Mas que merda é esta?
Cenas como esta tiram os adeptos do SCP do sério! E não é para menos! Principalmente depois de um derby onde o SCP teve pouca ambição para querer foder o campeonado ao boifica. Estive no estádio e foi uma autêntica desilusão. Principalmente depois de terem puxado pelo preço dos bilhetes.
Não sou apologista de guerras, mas há coisas que não consigo encaixar. O JJ foi pouco ambicioso no derby. Essa é que é a verdade. Depois ainda anda a distribuir abraços ao Khadafi dos pneus?! Mas que merda é esta caralho?!
2 Maio, 2017 at 11:44
Li por aí que o Gelson e mais uns quantos não têm sangue na guelra. Largam a braguilha do Gelson!!! É difícil respeitar a vossa opinião, pois muitos de vós só olham para as evidências fáceis! O Gelson andou, e anda, com a equipa às COSTAS!!! Ainda no Domingo, contra o braguilha, teve pelo menos umas quatro recuperações de bola! Inacreditável o que se escreveu no último bloco de notas! Surreal! Muitos de vós devem ter passado ao lado de uma Bola de Ouro! Por isso é que vocês são tão exigentes nas apreciações às actuações dos nossos! O SCP estava a jogar bem, mesmo na primeira parte, e mesmo assim, cascaram forte e feio nos nossos! Inacreditável!
Eu sei que poderia haver alguma azia pela derrota pesada em Futsal, mas mesmo assim, isso não justifica uma leitura enviesada da vossa parte sobre aquilo que se passou no relvado da Pedreira! Houve muita desonestidade nas vossas palavras!!!
Metam os olhos naqueles que estavam a apoiar incondicionalmente o clube nas bancadas! Metam os olham e corem de vergonha!
Já o disse mais do que uma vez, mas voltarei a repetir: ao SCP falta mais sangue do norte na estrutura directiva! Quem sabe aí as coisas possam mudar definitivamente! Infelizmente, o pessoal da capital está a ficar muito abichanado. E isso reflecte-se nas bancadas e no apoio que é dado à equipa!
2 Maio, 2017 at 11:49
E no ultimo paragrafo borraste a pintura….. com esse regionalismo “bacoco”
Só falta dizeres que no Norte é que se trabalha…. e o resto do país são uns malandros!
Mete isto na cabeça —> Em TODO o lado… Norte, Centro, Sul e Ilhas há BOM e MAU!
2 Maio, 2017 at 11:49
Nada disso… estás enganado.
2 Maio, 2017 at 11:53
Enganado no quê?
2 Maio, 2017 at 12:03
Não é regionalismo bacoco. São evidências.
2 Maio, 2017 at 12:12
looooooooooooooooooool
Só umas perguntinhas simples
O macaco madureira é do Norte, certo?
E farta-se de trabalhar, certo
2 Maio, 2017 at 12:17
Não estou a falar disso!
Não estou a querer misturar alhos com bugalhos! Falo de futebol! De apoio! De sangue na guelra! Apenas isso!
Eu sei que há malandros em todo o lado!
2 Maio, 2017 at 12:31
E já agora:
O Sporting é de Portugal! E não de Lisboa! É isso que o torna grande! É isso que o torna especial!
Não tenho nada contra Lisboa! Cidade bonita! Com muita cona boa que eu desejaria comer!
2 Maio, 2017 at 12:38
Falando apenas de apoio ao futebol…..
Quem és Tu para “julgar” o Apoio dado ao Sporting nos jogos em casa?
É que pelo que vais escrevendo…pela distancia geográfica…. vais pouco a Alvalade….
2 Maio, 2017 at 14:03
Ricardo, deixa-me responder à tua questão com outra pergunta:
E tu, quantas vezes este ano vieste apoiar o SCP fora de portas?
2 Maio, 2017 at 14:06
Quem está fazer julgamentos sobre o Apoio ser mais forte ou mais fraco consoante a geografia não sou eu….
Mas não achas que é “bizarro” que quem raramente vai a Alvalade possa “julgar” a qualidade do “Apoio” dado em casa?
2 Maio, 2017 at 14:06
Este ano fui 3 vezes a Alvalade. É pouco? Olha, se calhar, já dava para pagar uma gamebox.
2 Maio, 2017 at 14:07
Ricardo, responde-me: quantas vezes vieste este ano apoiar o SCP fora de portas?
2 Maio, 2017 at 14:33
Respondo sem problema —> Esta época…. 00000000000
E?
Achas que faz algum sentido estar a “medir” o apoio fora ou em casa??
Vais-me dizer que no galinheiro o problema foi o “Apoio”?
É que o jogo foi em Lisboa…. e por razões óbvias havia poucos adeptos do Norte….
E no Estoril ou em Setubal…. ou em belem?
2 Maio, 2017 at 15:46
Quem sou eu para medir o apoio?
Ricardo, sou sócio. Ricardo, mesmo que não fosse sócio, sou adepto do SCP. Ricardo: tenho ou não tenho direito À minha opinião? É que parece que não… porra! Queres distorcer as minhas palavras?! Norte não é igual a Porto. Certo?!
2 Maio, 2017 at 11:49
Ainda no Domingo, uma resultado em Futsal estava em 3 ou 4 e apanho um twitter de uma adepta sportinguista: “Filhos da puta @Sporting_CP!”…
Saltou-me a tampa! Não fui nada meigo nas palavras! Mandei-a para o caralho! Chamei-a de CABRA! Disse-lhe que provavelmente não haverá um homem que a consiga aturar! Disse-lhe para rasgar o cartão de sócio e para se juntar à família dos Lampiolhos e por aí fora! Mas que puta de merda é esta?!
Quando passam um daqueles vídeos cheios de baba e ranho sobre o nosso clube, todos choram…. “aiiiiii até arrepia” e depois fazem estas figuras de urso?!
Metam a mão nas consciência! Isto não é Adn de Leão! Isto é mais Adn de Lampiolho!!!
2 Maio, 2017 at 11:54
Mas cuidado… formam-se bons jogadores, e até homens na Academia… o problema, é que lhes é incutida pouca garra no Adn!
Isso nota-se na forma como alguns dos nossos disputam a bola e os jogos. Como no último jogo do júniores…. onde íamos perdendo o jogo porque alguns mariquinhas pareciam estar ali a fazer o frete, convencidos que a partida estava ganha.
O Tiago Fernandes parece muito mole para estas andanças. Até pode ser o maior estratega do mundo, mas se não lhes incutir ao jogadores sangue na guelra não adianta de nada.
Vejam como os juvenis foram recebidos no Olival. Parece que ia havendo bronca no final, com alguns adeptos do porco a ameaçarem os nossos…
Já parecem os nossos adeptos a assistir a partidas de futebol na Academia. Lá não há fosso, mas mesmo assim, os árbitros fazem o que bem lhes apetece porque não há uma alma que se insurja contra os bois do apito!
2 Maio, 2017 at 11:57
É o mesmo ADN de Leão que andam a transmitir antes dos nossos jogos.
Cuidado… eles depois ficam muito moles!
2 Maio, 2017 at 12:43
Porra! Se não fosse a “guerra” norte-sul, aplaudia de pé, DeFranceschi!
Temos a mesma opinião do jogo de Braga, do jogo dos juniores, do Futsal, da “partilha” so Schelloto com jogadores rivais (apenas pelo timing).
Ontem, porque em directo não consigo esconder as emoções boas e más, vi a repetição do nosso jogo em Braga. E para além da boa exibição da equipa, quero aqui destacar um jogador em especial: Bas Dost. Não só pelos golos mas também pelo que jogou, pelas movimentações.
Aqui, indiscutivelmente JJ tem razão. É melhor jogador agora do que quando chegou. Crítico que sou do treinador nalgumas ocasiões, até mais pelo que diz do que pelo que faz, aqui tenho que lhe prestar a minha homenagem.
SL
2 Maio, 2017 at 14:05
Não quis colocar enfoque na guerra Norte-Sul. O nosso país é pequeno demais para andarmos com esse tipo de guerrilha regional.
Se calhar expliquei-me mal.
SL!
2 Maio, 2017 at 14:42
Ok. Gosto geralmente do que diz, da sua rebeldia. Surpreende-me é o seu silêncio em relação às nossas Leoas…
SL
3 Maio, 2017 at 9:19
Tens alguma razão no que escreves.
Este pessoal é muito abixanado a apoiar e a fazer frente aos Lampeoes.
2 Maio, 2017 at 11:57
Um texto que dá que pesar…
Para essa canalha toda que nos quer foder a resposta devia ser esta:
http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/empalar/213/
2 Maio, 2017 at 11:59
Bom dia,
Na minha opinião o que está a faltar ao Sporting, e nao é de agora claro , é concentrar-se mais no que é essencial e que ninguem se iluda num clube como o Sporting o essencial são titulos no futebol sem titulos no futebol esqueçam … , por isso acho que BdC se distraiu esta época , talvez embriagado com a boa epoca anterior , a questão dos laterais é surreal !!!! resumindo faz falta ao Sporting espirito de conquista no futebol e na direção administrativa e tecnica quem esteja atento ás graves lacunas num plantel que se pretende que seja capaz de lutar por titulos. S.L.
2 Maio, 2017 at 12:09
E depois, é triste que, mesmo depois das eleições, ainda haja perseguições a certos tasqueiros. Perseguições implacáveis…
Mas qual é o problema em reconhecerem que os nossos laterais são uns cêpos? É alguma mentira?! Foda-se… há gajos que não têm olhos na cara!
Vocês perderam! Sim, aqueles que diziam que o Marko, o Elias, e outros tantos, eram reforços de qualidade, perderam! As evidências estão aí!
2 Maio, 2017 at 13:13
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Louvo o esforço denotado no post do Caro Captomente, mas não me parece que seja necessário ir mais longe do que analisar o que aconteceu esta época para saber a “fórmula mágica” para uma equipe vencedora: estrutura (o “Governo”) e plantel (o “Exército”) de QUALIDADE.
Quanto à estrutura (não vou falar da “guerra da comunicação”, porque essa não a sabemos lutar) torna-se essencial um bom PLANEAMENTO (que nos faltou abundantemente esta época).
Em qualquer organização tem que se realizar, entre outros, uma eficiente análise das necessidades e uma boa gestão de activos.
Numa boa organização não pode acontecer, por exemplo, o Capitão de equipe dizer que quer sair do Clube a 3 dias (ou coisa parecida) do fecho do mercado.
Os jogadores têm que ser seguidos/acompanhados. Já se deveria ter acordado com o Adrien (acho perfeitamente natural que um jogador queira mudar de clube para melhorar as suas condições) previamente as condições de uma sua eventual venda. Se essas se concretizassem, sem problema; se não se concretizassem, ele teria que cumprir o contrato sem queixume.
Esse acompanhamento deve incluir monitorização das condições físicas dos atletas, mesmo nos defesos. Numa boa organização chega um atleta com 8 kilos a mais e perde meses para os tirar de cima?
Para a próxima época, e a título de meros exemplos:
– Já se sabe se o Téo (que É jogador do SCP) vai voltar ou não? Alguém tem falado com ele para saber das suas vontades/planos?
– Fala-se hoje num pasquim que o Bas Dost está a despertar atenções em Inglaterra. Está o jogador devidamente acompanhado para saber da sua vontade em continuar se surgir uma proposta assim-assim para o Clube mas excelente para o jogador? O mesmo com William Carvalho, Adrien, Gelson, etc..
– Existe algum tipo de comunicação com os activos emprestados? Alguém tem falado com o Iuri Medeiros, por exemplo?
Quanto à qualidade do “Exército”: não precisamos de jogadores “maus” ou “antipáticos” em campo ou fora dele. Balakov, Jordão, Luís Figo, Manuel Fernandes, etc., algum destes tinha esse perfil?
Precisamos é de bom jogadores e de uma táctica adequada.
O SCP tem jogado razoavelmente bem. Nos últimos 11 jogos, 9 vitórias e 2 empates. Porque é que só quando a época estava perdida é que o SCP aumentou de produtividade? O que aconteceu antes? Demorou-se a afinar a táctica? Alguns jogadores não começaram bem o campeonato? Porquê? O que se pode fazer para prevenir que isso volte a acontecer na próxima época?
Este diagnóstico é que tem que ser feito.
E a política de contratações tem que ser previa e adequadamente definida. Ainda por cima num defeso que vai ser muito “curto”…
SL
2 Maio, 2017 at 13:32
A conclusão que tiro do post dado o seu enfoque divino é que ainda não fomos campeões, porque nos faltou um apoio fundamental:
#seráqueosDEUSESqueremosportingcampeão ?
2 Maio, 2017 at 14:25
A merda é que os árbitros não são católicos.
2 Maio, 2017 at 14:43
🙂
2 Maio, 2017 at 14:56
E as “mezinhas”? As “mezinhas” é que nos lixam.
2 Maio, 2017 at 15:00
O problema foi a falta de apoio dos adeptos do Norte em Alvalade!
É que os adeptos do resto do País ficam a milhas dos do Norte….
2 Maio, 2017 at 15:13
E o Bene? Porra. Escreve aquele post a desejar boa sorte, fdx! Mas o homem não sabe que aquilo dá azar?
2 Maio, 2017 at 15:15
obviamente estava a ser “cinico” 😛
2 Maio, 2017 at 15:43
Se é verdade aquilo que ouvi falar sobre o que esteve na origem da «chatice» entre o Benedito e o Futsal do SCP então só tenho a dizer que acho bem que ele se tenho metido a milhas do clube. Aliás, só vem reforçar aquilo que escrevi em cima sobre o Adn «abichanado» do adepto lisboeta.
E sim, gostei da piada que foi por engano/erro editorial que o Benedito se esqueceu de desejar boa sorte aos antigos colegas de equipa.
A viagem dele ao Cazaquistão foi um acto de politiquice.
3 Maio, 2017 at 9:24
E foi por isso que perdemos.
O gajo foi destabilizar!
2 Maio, 2017 at 15:50
Maria, faz um favor à nação leonina, e aos tasqueiros e diz lá o que é que se passou entre o Benedito e a secção de Futsal do SCP. Faz esse favor. Pára de defender o que não tem defesa possível.
Pois, a ser verdade aquilo que ouvi d eum tasqueiro só tenho a dizer uma coisa: o Benedito de Leão não tem nada!!! É um cona de sabão! É uma ovelhinha!
2 Maio, 2017 at 16:03
“Pois, a ser verdade aquilo que ouvi d eum tasqueiro só tenho a dizer uma coisa”….
e SE não for verdade?
Vais pedir desculpas por tanta “barbaridade”?
2 Maio, 2017 at 16:11
Mas que barbaridade Ricardo?! Pede à Maria que te conte a verdade e não me venhas martirizar.
Sabes, o caso Benedito é o exemplo daquilo que falava mais acima. Dói, mas é a verdade.
Maria, faz lá o favor de contar aos leões cá do tasco o que se passou.
2 Maio, 2017 at 16:24
DeFran, faz-te um homem e deixa-te de diz que disse.
E não metas a Maria ao barulho.
2 Maio, 2017 at 16:28
Maria, não sejas assim pá! Tenho a certeza que sabes o que esteve na origem da chatice entre o Benedito e o Futsal do SCP.
Não me venhas com mais uma falta de educação para cima de mim como já o fizeste no passado em que mentiste com todos os dentes que tens na boca.
2 Maio, 2017 at 16:29
VOLTO A REPETIR: o Benedito é um cona! É o que é! Paciência. É a verdade. Ele que vá fumar cachimbos da paz para o caralho que o foda!
2 Maio, 2017 at 16:31
Mas afinal tu não sabes?
Precisas da Maria para quê?
2 Maio, 2017 at 16:33
Italiano….
Se a Maria ou outro Tasqueiro disser que sabe que Tu és “Panasca” e pegas de empurrão…. qualquer um de Nós passa a ter direito de dizer que Tu és Panasca?
Para mim parece-me claro que o “diz que disse”…. vale “Bola”. Mas pelos visto para ti…. não é assim.
É que é isso que Tu estás a fazer em relação ao Benedito.
P.S. Sei lá o que se passou na saida do Benedito, mas duvido que Tu ou qualquer outro tasqueiro saiba o que realmente se passou!
2 Maio, 2017 at 16:34
Então se sabes e andas a defender o betinho ainda consegues ser pior do que eu imaginava…
É pena… porque o Benedito não tem defesa possível.
Pessoal, para quem não sabe, deixo aqui uma pista:
Com o Benedito a presidente, um dia vamos andar a fumar cachimbos da paz com o orelhas.
2 Maio, 2017 at 16:37
DeFran : Vou-te responder a bem.
Tu dizes que sabes. E a Maria que conte porque de certeza que também sabe.
Se sabes, contas ou não contas. Agora não metas a Maria ao barulho que ainda não andamos a dormir juntos.
Fim de conversa.
2 Maio, 2017 at 16:38
Ricardo… enfim… Hoje não estás nos teus dias. Acontece a todos.
Quem me contou é de confiança e não me acredito que tivesse intenções de queimar o ídolo de muita gente.
O Benedito é o melhor exemplo de tudo o que tenho escrito.
2 Maio, 2017 at 16:41
Maria, então pára de defender o indefensável! Entendes?! Tu e mais uns quantos!
E claro que nunca dormimos juntos. E fico-me por aqui… não queiras ser novamente mal educada comigo como já o foste mais do que uma vez.
Tu és cobarde! Sabes a verdade e andas a defender o betinho. Metes o Betinho à frente da instituição e isso eu não tolero, Entendes. Tu também és um exemplo daquilo que escrevi acima.
Como sportinguista devias de ter vergonha de te meter ao lado do cona de sabão.
2 Maio, 2017 at 16:42
Outro chilique.
2 Maio, 2017 at 16:45
Maria… nunca dormimos juntos porque… tu sabes não sabes?! Hehehehehe
2 Maio, 2017 at 15:44
Ricardo, já que queres meter um pouco de política nas minhas palavras, tenta dizer-me de onde são as maiores empresas do país sem capital estrangeiro. Só por curiosidade. Diz-me de onde são os homens mais ricos do pais.
2 Maio, 2017 at 16:06
Eu não ando a meter politica.
Simplesmente não admito…sim…isso mesmo…NÃO ADMITO que venham com argumentos que no Norte é que se trabalha e que o resto do País é tudo uma cambada de malandros!!
P.S. Não sou de Lisboa! Sou Alentejano e com MUITO ORGULHO!
2 Maio, 2017 at 16:09
Não admites mas tens de aprender a viver com essa realidade. Por muito que te custe.
2 Maio, 2017 at 16:12
Ricardo… foste tu que me obrigaste a puxar desse argumento.
E volto a repetir: este país é pequeno de mais para se andar a puxar por esses assuntos.
2 Maio, 2017 at 16:19
mas qual realidade?
A realidade virtual de um “complexo de inferioridade” de um (não confundo com TODA a Gente do Norte) tipo do Norte em relação a Lisboa?
A sério…. looooooooooool
2 Maio, 2017 at 16:25
O complexo é teu. Encaixa a verdade. Sabes, nem sempre nesta vida ficamos por cima. É assim a vida. Umas vezes por cima, outras por baixo…
Não quiseste perceber as minhas palavras… paciência.
Queres mais um exemplo daquilo que tentei explicar no meu comentário inicial?
Costumas ver os jogos que passam na nossa tv das camadas jovens? Já viste a pasmaceira que ali se passa mesmo quando os nossos putos são roubados? Começa a prestar mais atenção.
2 Maio, 2017 at 16:34
Defran,
Essa ideia que no Norte se trabalha e no sul do país só há preguiçosos é um mito.
Segundo fontes do INE, no último Anuário Estatístico da Associação Metropolitana de Lisboa, na pág. 167 vem lá que o volume de negócios da AML é 46,6% relativamente ao Total do país.
2 Maio, 2017 at 16:35
Italiano….
Quanto ao teu complexo de inferioridade do Norte em relação a Lisboa…. Cura-te! 🙂
—————
“Já viste a pasmaceira que ali se passa mesmo quando os nossos putos são roubados? ”
Os nossos quando são roubados “a sério” também se passam dos carretos.
Viste a reacção de TODOS em Setubal na Taça da Liga?
2 Maio, 2017 at 16:41
Italiano….
http://www.portugalglobal.pt/PT/InvestirPortugal/RegioesMultifacetadas/Paginas/RegioesMultifacetadas.aspx
Portugal dividido em 7 regiões…. eis que é precisamente o Norte a Região com o PIB per capita MAIS BAIXO!
Ou seja…. se eu usasse a tua lógica agora estava a dizer que é no Norte que se concentram os “malandros” que MENOS contribuem para a criação de riqueza em Portugal….
Por isso na próxima vez que “cuspires para o ar” com base em “factos virtuais Made in Italiano”…. confirma os “factos”… pois sempre evitas que o “cuspo” te caia em cima 🙂
2 Maio, 2017 at 16:42
Mas quais mito quais carapuça!
2 Maio, 2017 at 16:44
Ricardo, vive a tua fantasia! Esses dados cada um interpreta à sua maneira. Aprende a viver com a realidade. Sabes… nesse volume de riqueza fictício deve ter não sei quantos milhões de lavagem.
2 Maio, 2017 at 16:47
Nesses volumes de negócio devem estar contabilizados os milhões que entram através do investimento dos estrangeiros no nossoa país. Na recapitalização dos bancos?! Na compra de terrenos nos Alentejo por parte de estrangeiros? Num país a saque?! Hehehehehe
2 Maio, 2017 at 16:47
E claro que no Norte é tudo gente trabalhadora e séria e não se faz lavagem de dinheiro 🙂
E os FACTOS não se interpretam!
Os FACTOS são FACTOS!
Podes espernear à vontade…. que a frieza dos números demonstram que a região que menos contribuiu para a criação de riqueza (per capita) é a tua —> o Norte!
2 Maio, 2017 at 16:51
Ricardo… esquece. Vai tirar a sesta… à sombra de um sobreiro (adoro sobreiros, calma aí!). E as bolotas são do melhor para alimentar os porcos.
Mas que complexo de inferioridade? Mas tu hoje tiraste o dia para me chatear? A sério, não confundas as coisas pá!
2 Maio, 2017 at 17:00
Italiano….
É lixado quando os “mitos” são rebentados com a frieza dos Indicadores Económicos deste País…. 🙂
E aprende esta de borla….
AS bolotas não são só para os porcos….
2 Maio, 2017 at 18:11
Os gajos mais calões e arrogantes que conheci eram do Norte. E então? Não generalizo mas sou outro que não tem paciência para a conversa de que no Norte é que se trabalha e que as pessoas são todas hospitaleiras.
Licor de bolota é sublime.
2 Maio, 2017 at 15:07
Ainda para mais vai haver tolerância de ponto quando vier cá o Pinto da Costa… Quer dizer, o Papa.
2 Maio, 2017 at 13:39
Vejam o exemplo do Podence. O puto não anda a fazer cara de bonzinho durante os jogos. O puto quer mais. Quer mais atitude. Quer mais garra. O puto sabe o que está em causa. Sabe que estamos em guerra. E sabe que para se criar uma equipa campeã não basta ter apenas bons jogadores. O puto leva amarelo porque diz ao arbitro para colocar spray no local onde foi marcada a falta, como que a lembrar o que foi feito pelo lindelof no jogo em alvalade. O resto parece que anda a dormir em relação a esses detalhes. É preciso querer sempre mais. É com gajos assim, com uma mentalidade fodida, que se constroem equipas campeãs. Ponham gajos com ADN de podence em campo. É assim que se constrói a mística e a cultura de vitória.
2 Maio, 2017 at 13:47
Um texto que nos faz pensar… e no entanto aquilo que mais me interessa referir é que considero que qualquer equipa de futebol é sempre a imagem do seu treinador, para o bem e para o mal. O desempenho coletivo e o desempenho individual, ainda que marcado pela categoria ou não do jogador, são inevitavelmente marcados pelo treinador e por isso JJ este ano desiludiu-me muito…
2 Maio, 2017 at 14:21
Boato ainda não confirmado, mas parece que o Voleibol está de volta ao Nosso Sporting Clube de Portugal, já na próxima época!!!
2 Maio, 2017 at 14:27
Tb já li por aí.
A ver se se concretiza.
Já estou a ver na Tasca mais uma rubrica da autoria do… Maia 🙂
2 Maio, 2017 at 14:27
Lembrando os “Feios, porcos e maus”, optei apenas por jogadores feios e maus. Porcos, nunca! A propósito disso há um jogador no Sporting que, mesmo questionando o seu valor técnico (e eu questiono) tem o perfil que encarna esse pressuposto: Schelotto (um drama para mim acertar no nome!) é um jogador que será o tal “feio” (há quem afirme que tem cartel no sexo oposto) e mau (terá por vezes um ar alucinado) mas não é porco (não tem maldade).
Apenas uma vez o vi quase a “passar-se” e receei a sua expulsão: no jogo de má memória em Guimarães, do 0-0, antes daquele em Alvalade que nos tirou o título. Schelotto é muito limitado tecnicamente mas, no aspecto da atitude, é um exemplo a seguir por colegas mais “tenros”. Mas essa característica não se inocula, nasce-se com ela ou não.
No mais, sempre me orgulhei da postura dos jogadores do Sporting, portanto não me agrada que esta seja subvertida.
Aquele que fugia mais ao nosso ADN terá sido João Pereira mas “converteu-se”. “Feios” como Schelotto, “maus” como ele ou como Adrien, seria o ideal, porque não são termos usados no seu sentido literal. Se me perguntarem se o modelo perfeito está no “outro lado”, dispenso francamente. E aí o problema não é dos jogadores, nem dos adeptos, é de quem gere o futebol. E esses não dão garantias a quem quer verdade desportiva. Uma encruzilhada da qual não é fácil sair. Ganhando o próximo campeonato mudaria muita coisa. Mas teremos que ser muito melhores em campo. E por vezes, esta época, não o fomos. E mesmo se isso acontecer, não podem dar-se arbitragens como a de Jorge Sousa na lixeira.
Não quero mesmo que muitos jovens adeptos do Sporting continuem uma longa travessia. Já nem falo por mim…
O que foi este campeonato? Fazendo as contas, considerando apenas erros próprios, seria assim: Poderemos fazer 76 esta época, a isso adicionemos os 4 pontos esbanjados em casa com Tondela e Guimarães, mais 2 com os lampiões num jogo medíocre da nossa parte. Fora perdemos incrivelmente 3 pontos com o Rio Ave e 2 em Chaves. Faríamos 87. Os lampiões, actualmente com 75, teriam face a esse jogo, 74, com mais 9 até ao final, 83. Pois, mas eles empataram com Setúbal e Boavista em casa, fariam 87 também! E aí não sabemos se a vitória “obrigatória” em Alvalade, contra os lamps seria por mais de um golo!
Porra, já tenho a cabeça a ferver com tanta conta! Temos que ser quase perfeitos para o ano!
2 Maio, 2017 at 14:49
…junte se os 2 pontos oferecidos no Nacional….equipa que provavelmente descerá de divisão.
2 Maio, 2017 at 14:57
Aí houve influência da arbitragem ao não marcar um segundo penalti sobre o Bruno César. Eu referi só erros próprios.
2 Maio, 2017 at 15:31
Não, não houve.
Houve foi dupla incompetência por parte da equipa de futebol do Sporting.
Primeiro fez um jogo horrível, só mais um entre tantos outros, contra uma equipa de merda, que salvo erro, tinha levado 4 -0 do porto umas semanas antes.
Segundo, porque escolhe William Carvalho para marcar uma grande penalidade.
E assim foram + pontos
2 Maio, 2017 at 15:34
O penalti não assinalado por falta CLARA sobre o Bruno Cesar na 2ª parte vais dizer que não existiu?
E já agora…. grita SPORTING!
2 Maio, 2017 at 16:17
Balboa… epá!!! Nem sabes o quanto me custar apanhar por aqui os teus comentários. És dos piores sportinguistas que aqui andam.
2 Maio, 2017 at 17:07
Esta capacidade de julgar o Sportinguismo de cada um é de facto uma característica deste espaço.
Não, fizemos um jogo brilhante…aliás, foi uma época toda ela brilhante. Toda ela suportada pelos verdadeiros Sportinguistas. Porque esses, os que se escondem constantemente em erros alheios e em teorias, esses sim..são os verdadeiros adeptos.
2 Maio, 2017 at 19:35
Desculpe lá, Jonnybalboa,
mas não queira alterar a minha linha de raciocínio.
Insisto que apenas falei em erros próprios.
3 Maio, 2017 at 9:41
Baza ó estupido!
2 Maio, 2017 at 16:21
Não sei porquê mas tenho um comentário a aguardar moderação…
Era um comentário sobre o árbitro do braguilha vs SCP. Sabem… aquele árbitro que permitiu um encosto da girafa ao Ferrari vermelho mas que em Braga não permitiu que ninguém pudesse a autoridade dele em causa.
Ainda estou para saber a razão do comentário estar a aguardar moderação.
2 Maio, 2017 at 16:22
Já agora… houve tanta gente indignada com a 1ª parte em Braga e salvo erro não houve ninguém que tivesse falado no off-side que está na origem do golo do braguilha…
Hehehehehe 😉
2 Maio, 2017 at 16:46
Belissimo post mas a seu tempo as coisa mudam não perca a esperança e o espirito critico mas os jogadores se estivessem a lutar por algum titulo tavez tivessem outro comportamento não sei