Declaro aberta a audiência. No banco dos réus, Jorge Fernando Pinheiro de Jesus. Crime de que é acusado: odiar criancinhas.
Caros amigos, permitam-me ir directo ao osso e dizer-vos que nas últimas 17 temporadas (incluindo a que está a terminar) só Paulo Bento fez melhor do que o JJ na tarefa de afirmar novos jogadores da formação na primeira equipa do Sporting. Repito: rookies a tomar o lugar dos mais velhos? Paulo Bento. Depois de Paulo Bento, Jorge Jesus.
Camaradas tasqueiros, isto é factual. Se tiverem a paciência de me ler até ao fim vão perceber que os números não mentem. Mas antes, lembrar que André Gomes (19 anos), Ivan Cavaleiro (20 anos) e Nelson Oliveira (20 anos) podem agradecer ao JJ por chegarem a titulares do slb mais cedo do que o Rui Costa, mas, sobretudo, podem agradecer ao JJ a transferência para o Valência e as primeiras internacionalizações A por Portugal. (Os mais apressados passem à frente: está a matemática de que precisam no final do texto)
Jorge Jesus vai construir um plantel jovem para atacar a próxima época? Não vai. Primeiro, porque não gosta de arriscar. Depois, porque tem outras prioridades: extremos que combinem técnica e velocidade, defesas fortes e altos, médios com elevada compreensão táctica do jogo, se possível também crescidinhos na vertical.
Mas a idade é indiferente. E temos os exemplos do Gelson Martins e do Rúben Semedo que o demonstram, mais o Matheus Pereira (18 jogos na temporada passada), o Podence e o Palhinha (ambos já com 10 presenças este ano). É pouco? Sei que parece impossível, mas ninguém o supera, a não ser o risco ao meio.
Ao contrário do que diz a propaganda lampiónica, não vejo no JJ qualquer preconceito contra os talentos que o clube forma. Já vou explicar porquê. Antes interessa perceber se mudou alguma coisa nos últimos anos, no Sporting, no caminho entre as bases e o topo. E a verdade é que não mudou. Se pegarmos nos dados do zerozero.pt desde que Inácio e Boloni nos guiaram ao título, percebemos que o Sporting mete na primeira equipa 2 a 3 novos craques por ano que têm o selo das escolas leoninas, o que é notável.
Boloni faz afirmar Hugo Viana, Quaresma e Cristiano Ronaldo, segue-se Fernando Santos com Miguel Garcia, Custódio, Lourenço e Carlos Martins, José Peseiro aposta em Paíto e João Moutinho e Paulo Bento é o timoneiro quando Nani, Pereirinha, Miguel Veloso, Djaló, Rui Patrício, Adrien Silva e Daniel Carriço se impõem.
As coisas pioram com Carvalhal (Saleiro), Paulo Sérgio (André Santos), Couceiro, Domingos e Sá Pinto (Renato Neto e André Martins), mas voltam ao normal, por circunstâncias forçadas, na época da pior classificação de sempre, que termina com Jesualdo Ferreira ao leme (Cedric Soares, Ilori, Eric Dier e Bruma).
Com Leonardo Jardim recupera-se de vez, e pelos melhores motivos, o ADN que deu Futre, Figo e CR7 ao mundo. É o tempo de William Carvalho, Wilson Eduardo e Carlos Mané.
Marco Silva investe em João Mário, Tobias Figueiredo e Esgaio.
E Jorge Jesus em Gelson Martins, Rúben Semedo, Matheus Pereira, Palhinha e Podence.
Como vêem, a comparação não o envergonha.
Mas falta explicar por que digo que o JJ não tem qualquer preconceito de idade, tal como não tem medo de pegar em jovens que estavam fora das escolhas e confiar neles quando vê qualidade. E não há melhor prova do que as temporadas em que treinou do lado errado da segunda circular. Entre inúmeros outros exemplos, Nelson Oliveira e Ivan Cavaleiro tornam-se internacionais A por Portugal aos 20 anos de idade porque jogavam com JJ no benfica. E o André Gomes é transferido para o Valência depois de JJ lhe dar a titularidade aos 19 anos de idade. Fábio Coentrão (21 anos), Salvio (20 anos), Airton (20 anos), Gaitan (22 anos), Rodrigo (20 anos), Witsel (22 anos), Ola John (20 anos), Oblak (20 anos) e Markovic (19 anos) são outros que começam muito cedo a ter um papel de destaque. Se o Bernardo Silva não rompia, na equipa que tinha Cardozo, Lima, Salvio, Rodrigo, Markovic, Gaitan e Enzo Perez, a mesma onde André Gomes e Ivan Cavaleiro tinham espaço, só Rui Costa e Luís Filipe Vieira podem esclarecer a transferência para o Mónaco de uma promessa com 12 meses de futebol sénior.
Dito isto, apostar na formação e lançar atletas ao mais alto nível não é meter o Clésio a jogar uma única vez e depois colocar-lhe os patins, como fez o Rui Vitória ao rapaz que agora veste a camisola do Panetolikos. Ou como fez o JJ ao Matheus Pereira este ano. É dar-lhes minutos com regularidade, ao longo de vários jogos.
Existe, de facto, uma geração especial à espera de se impor no Sporting. Nenhum CR7, mas muita qualidade. Espero ver Esgaio, Palhinha, Francisco Geraldes, Podence, Iuri Medeiros, Matheus Pereira e Carlos Mané no próximo plantel. São herdeiros de algo precioso que faz a identidade do clube. Mas, sobretudo, continuo a confiar no julgamento do treinador do Sporting.
Está absolvido o réu.
Dados do zerozero.pt
Critério: jogador formado no Sporting + primeira época com pelo menos 10 presenças na equipa principal no total das várias competições (daí o Francisco Geraldes não entrar nestas contas)
Sporting
1999-00 (Inácio): nada a registar
2000-01 (Inácio, Manuel Fernandes e Fernando Mendes): nada a registar
2001-02 (Boloni): Hugo Viana 35 jogos + Quaresma 36 j
2002-03 (Boloni): Cristiano Ronaldo 35 j
2003-04 (Fernando Santos): Miguel Garcia 25 j + Custódio 31 j + Lourenço 32 j + Carlos Martins 16 j
2004-05 (José Peseiro): Paíto 24 j + João Moutinho 26 j
2005-06 (José Peseiro e Paulo Bento): Nani 36 j
2006-07 (Paulo Bento): Pereirinha 15 j + Miguel Veloso 33 j + Djaló 35 j
2007-08 (Paulo Bento): Rui Patrício: 37 j + Adrien Silva 15 j
2008-09 (Paulo Bento): Carriço 28 j
2009-10 (Paulo Bento, Leonel Pontes, Carvalhal): Saleiro
30 j
2010-11 (Paulo Sérgio e José Couceiro): André Santos: 42 j
2011-12 (Domingos e Sá Pinto): Renato Neto 11 j + André Martins 20 j
2012-13 (Sá Pinto, Vercauteren, Oceano, Jesualdo): Cedric Soares 23 j + Ilori 12 j + Eric Dier 15 j + Bruma 13 j
2013-14 (Leonardo Jardim): Wilson Eduardo: 24 j + William Carvalho 33 j + Carlos Mané 21 j
2014-15 (Marco Silva): Tobias Figueiredo 20 j + Esgaio 10 j + João Mário 45 j
2015-16 (Jorge Jesus): Rúben Semedo 16 j + Gelson Martins 42 j + Matheus Pereira 18 j
2016-17 (Jorge Jesus): Podence 10 j + Palhinha 10 j
JJ no slb
2009-10: Fábrio Coentrão (21 anos, 45 j) + Alan Kardec (20 anos, 13 j)
2010-11: Salvio (20 anos, 39 j) + Airton (20 anos, 28 j) + Sidnei (21 anos, 28 j) + Gaitan (22 anos, 48 j) + Jara (22 anos, 43 j)
2011-12: Nelson Oliveira (20 anos, 22 j) + Rodrigo (20 anos, 38 j) + Witsel (22 anos, 49 j)
2012-13: André Gomes (19 anos, 18 j) + Ola John (20 anos, 42 j) + Melgarejo (22 anos, 40 j)
2013-14: Ivan Cavaleiro (20 anos, 19 j) + Oblak (20 anos, 26 j) + Markovic (19 anos, 49 j)
2014-15: nada a registar
TEXTO ESCRITO POR Kovacevic
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
3 Maio, 2017 at 11:17
O problema que vejo no JJ não é Jovens vs o resto. É mais achar que as qualidades que ele procura nos jogadores não “casam” com o belo modelo de jogo que implementa. O post tem razão numa coisa JJ não olha à idade mas olha a outras coisas que a meu ver estão erradas como a altura ou outros atributos físicos. Está relutantemente a ver que Podence não precisa da altura para nada e que o ser baixinho até o ajuda a receber e enquadrar a uma velocidade supersónica. E teima em não apostar no Xico porque não é rápido nem um portento físico quando não precisa disso porque pensa à velocidade da luz e tens pés para acompanhar essa decisão rápida. JJ menospreza estes atributos que são tão necessários ao seu modelo de jogo. Podence interpreta-o mil vezes melhor que o Alan por exemplo. E vejam como cresce William quando tem podence em campo. È que de repente há quem dê linhas de passe verticais que ele tão bem aproveita e domine a bola entre linhas e ligue o jogo com ele e com Adrien, ao invés de alguém que se esconde sem a bola no pé e só ligue o jogo para a frente.
3 Maio, 2017 at 11:32
Isto.
3 Maio, 2017 at 11:46
Totalmente de acordo
3 Maio, 2017 at 11:58
Não vou voltar a argumentar…
Sim…o JJ não aposta no Podence nem foi ele que o viu a jogar a 2º avançado quando ele era um extremo em baixo de forma e a jogar pouco na B. Não foi o JJ que apostou num Saviola do tamanho de um chinelo, num Gaitan que é um bisonte físico, num Di Maria (outro com um cabedal cuidado…), num Aimar, num Coentrão (muita forte também…), num Melgarejo (pfff…)…e destes só o Di Maria é particularmente rápido…e grande parte deles mais lentos que o Podence. Espera…o Podence é rápido…não é aposta por ser pequeno. O Xico é que é por ser mais lento…se ao menos o João Mário não fosse aquele gajo super-sónico ainda podia fazer aqui a comparação…
Fiquem com a taça…têm razão…
3 Maio, 2017 at 12:11
Recusam-se a analisar isto racionalmente. Já passou para o campo da emoção descontrolada e do vale tudo.
3 Maio, 2017 at 12:28
ya é isso mesmo, que volte a guerra ahahahahaha
3 Maio, 2017 at 22:01
Caga nisso … estes iluminados para o ano vão dizer o mesmo e o contrário.
JJ se cont no benfica tinha sido campeão mais duas vezes… e se as pessoas não entenderem isto… não entendem bola de futebol!
3 Maio, 2017 at 22:24
Mas se continuasse la e fosse campeão dizias que era colinho. Coerente como és
3 Maio, 2017 at 12:20
Impecável.
3 Maio, 2017 at 12:21
Para o Amaral.
3 Maio, 2017 at 12:39
Bom comentário Amaral.
Claramente o JJ considera muito a dimensão física do jogo.
3 Maio, 2017 at 16:01
+1
3 Maio, 2017 at 16:20
Concordo!
3 Maio, 2017 at 23:10
Yep.
Futebol joga se com a cabeca e executa se com os pes.
Geraldes e podence sao muito inteligentes a intrepetar o jogo e tem pes de veludo.
Tamanho nao e tudo no futebol. Quantos calmeiroes tinha o barca do tiki taka?
Mas bem que podiam ter aproveitado o yaya toure e o Ibrahimovic.
3 Maio, 2017 at 11:25
OFF: esta convocatoria dos sub-20 enche-me de tal modo de raiva que tenho um desejo profundo que Portugal seja eliminado logo na fase de grupos. com muita pena do Miguel, do Max e dos Pedros. Mas era uma maneira de limpar o cheiro a Peixe podre que existe na Federação. (já para não falar do venenoso gás Helio…)
3 Maio, 2017 at 11:37
Por mim as seleções podiam todas vir bem depressa para casa.
Com a pré da champs (e adversários bem temíveis), prevejo um início de época bem complicado…
3 Maio, 2017 at 12:23
Tinha falado acima em peixe podre antes de ler o seu comentário.
3 Maio, 2017 at 14:35
nao tenho o exclusivo das metáforas:):)
3 Maio, 2017 at 16:25
O Benfica tem montes de sub20 na equipa B.
Foi aí que o Peixe os foi buscar. Não aos juniores.
Um ou outro é questionável, como é não irem o Pedro Marques e o Paz, mas a maioria tem razão de ser.
Eles trabalham a formação de uma outra maneira. Igualmente boa.
Não perceber isso é querer ser cego!
3 Maio, 2017 at 11:27
O que critico em JJ foi esta época ter ido 12 (!!) jogadores para a equipa A quando tinha (tem) disponível uma das melhores fornadas de sempre da nossa formação. Porque se não houvesse potencial para aproveitar não criticava o JJ. A questão é que no Sporting ele tem um dos melhores viveiros de talentos para apostar. Nem sempre, todos os anos…mas neste momento isso é indesmentivel.
Este época vieram Dost (fabuloso!), Alan Ruiz, Beto…Castaignos, André, Elias, Markovic, Campbell, Douglas, Petrovic, Meli, Spalvis (teve a lesão infelizmente). Não ficaram no plantel Podence, Francisco Geraldes, Palhinha, Iuri. Matheus ficou mas na prática não contou.
Na época passada por exemplo Gelson e Matheus foram tendo minutos a sério e crescendo na sombra de João Mário e Bryan Ruiz. O Gelson explodiu esta época, o Matheus foi encostado (Bryan Ruiz, Bruno Cesar, Campbell).
Em Janeiro, fora da disputa de titulos e taças, e havendo a necessidade de baixar custos porque se aumentou muito os gastos em salários da equipa…sairam Markovic, Elias, Petrovic, Meli e Andre…voltaram Podence, Palhinha e Francisco Geraldes.
A próxima época será importante perceber qual a estratégia seguida. Camião de jogadores ou reforços cirurgicos? Vai se olhar primeiro para dentro e contratar o que não tivermos em casa? Plantel com 24/25 jogadores ou mais de 30 jogadores?
Tem a palavra JJ…espero eu que balizado pelo presidente.
3 Maio, 2017 at 11:28
O numero de jogos pode ser falacioso.
Jogar uns minutos em tempo morto não é ser aposta. Taças da liga, taças de Portugal contra o arrifanense, valem o que valem.
Posto isto:
A “estória” do JJ não apostar em jovens sempre foi uma treta. Invenção para justificar o slb não ser a espinha da selecção. David Luiz, talisca, di Maria, outros, eram jovens. O JJ punha os melhores que tinha à disposição. Eram estrangeiros? Azar… não os comprassem.
Agora, ele tem é as pancadas por perfis físicos, mas isso é independente de idade ou nacionalidade.
Mas todos têm as suas taras, o super-pep tb só admite GR que saibam construir com os pés, por isso exigiu o Bravo, quando teria melhores opções na arte de impedir a bola de entrar na baliza.
Ah, do JJ… Que ponha é a malta a jogar à bola. Seja com quem for.
A haver reforços externos, que sejam melhores dos que cá andam, e que estejam dentro das possibilidades financeiras.
3 Maio, 2017 at 11:46
Simples.
3 Maio, 2017 at 12:24
Muito.
3 Maio, 2017 at 12:44
Nuno,
Basicamente, é isso.
Mas dizeres que o número de jogos é falacioso, enfim… sabes se é? Foste somar os minutos? Se não foste não serve de argumento, correcto? É só ruído na conversa.
E nas outras épocas? Com os outros treinadores? Os critérios são iguais para todos.
3 Maio, 2017 at 13:35
“pode ser”
Por si só, n ºde jogos é indicativo, não dá p tirar conclusões.
3 Maio, 2017 at 13:46
Kova, há quem se agarre aos números. Mas podem ser tão enganadores, mesmo que certos.
Ajudam, acredito. Mas uma opinião deve basear-se em muito mais, quando o tema é tão sensível como o que trouxeste (e bem!).
3 Maio, 2017 at 11:51
Caros Tasqueiros,
Sinceramente acho que esta história da “falta de aposta na formação” é uma falsa questão, e que só está na “ordem do dia” porque a época nos correu miseravelmente.
Explicando melhor: se o SCP tivesse sido campeão este ano com o “camião de estrangeiros” contratados pelo Jorge Jesus algum de nós teria ficado chateado por os Geraldes, Palhinhas, Iuris, Matheus, Gaulds, etc., andarem a jogar na equipe B ou emprestados a terceiros? Claro que não.
Da mesma forma que os milhafres só falam disso depois da saída de JJ daquela agremiaçãozeca. Porque enquanto ganhavam títulos com Jorge Jesus estavam a borrifar-se se o mesmo “aposta na formação” ou não…
Por mim, não teria qualquer problema em ver o SCP ser campeão nacional com 11 estrangeiros todos trintões . Não seria o desejável, claro, mas não teria qualquer problema.
SL
3 Maio, 2017 at 13:35
Yep
3 Maio, 2017 at 12:07
“O pior cego é o que não quer ver” diz o Povo Português na sua sabedoria quase milenar. Porém, eu digo que “os piores cegos não são os que não querem ver mas aqueles que tudo vêem em função dos óculos da deturpação e das invejas mesquinhas que os movem”.
Outros há que, “não sabem ver”. O que capta as fotografias não é a lente é a “digitalização da luz que através dela passa”. Aquilo que está por detrás da lente, por assim dizer, o “cérebro”, onde as imagens se fixam e onde o sentido que fazem é compreendido. Não sabem ver, pronto, são estúpidos, têm um coeficiente de inteligência que não lhes permite compreender o que vêem por isso, em vez de fixarem a imagem, deixam-na ir e opinam, baseando-se naquilo que lêem nos jornais desportivos o que ainda mais diz da suas faltas de discernimento, credulidade infantil e incapacidade de raciocínio.
Aos que não querem ver ou querem ver deturpadamente, falta carácter. São escumalha ao serviço de interesses próprios e ao serviço de interesses dos nossos inimigos (benfica, porco, FPF e Liga de Clubes).
Sobram os 90% de sócios do Sporting que, valendo mais de 86,7% dos votos expressos Sabem aquilo que vêem e vêem aquilo que já sabem.
Sou radical, digo o que penso mas, não sou faccioso. Formo a minha opinião em função daquilo que vejo, dos factos autênticos a que assisto e depois de muito reflectir. Se antes formulei uma opinião errada, procuro identificar o que me induziu em erro e “desmontar” as razões que me levaram a tê-la.
Nas penúltimas eleições, votei em José Couceiro; nas ante-penúltimas em José Eugénio Dias Ferreira. Nestas em bruno de Carvalho que, considero o maior Presidente que o Sporting já teve desde o tempo de João Rocha, presidente extraordinário mas, infelizmente para o Sporting, não tão completo quanto o é Bruno de Carvalho.
Quando Bruno de Carvalho contratou Jorge Jesus, longe de embandeirar em arco (gostaria que tivesse sido contratado Pedro Martins) via em Jorge Jesus um homem de pouco carácter já que vinha de vencer um campeonato viciado pelo benfica e designadamente por comentários por ele feitos que não abonavam a favor da sua honestidade intelectual.
Ao longo de um ano, fui gradualmente mudando a minha opinião. Primeiro, quanto à sua honestidade intelectual, designadamente, no seguimento da acção que contra JJ foi movida pelo benfica. Um desonesto só confia noutro desonesto, porque o tem na mão. Se o não tem na mão é porque o desonesto não confia naquele homem, que é honesto e por isso, não controla por via “corruptiva”. Nesse caso, recorre à ameaça. Foi o que Vieira fez a Jorge Jesus. Não o tendo na mão, ameaça-o com imaginados compadrios em negócios escuros no valor de 14 milhões de euros.
A mensagem de Vieira diz o seguinte:
– Se puseres a boca no trombone e revelares as falcatruas que faço, mando fazer e coordeno, acuso-te publicamente de teres ganho 14 milhões de Euros à custa dessas falcatruas em que tu não só participaste mas, das quais foste, além disso, único e exclusivo beneficiário directo.
Depois, Jorge Jesus trabalha e depois o Presidente confia nele. Não preciso de mais nada. Todos vimos o que o Sporting jogava no ano passado quando foi espoliado do título por roubos variados perpetrados por Luís Filipe Vieira e seus capangas na liga, na arbitragem, na FPF e numa marcha folclórica diariamente encabeçada pelas televisões e pelos jornais desportivos.
Portanto:
1. Seriedade Intectual;
2. Dedicação ao trabalho honesto e competente
3. Confiança total de bruno de Carvalho.
São razões suficientes para que não só confie nele como queira vê-lo como treinador do Sporting por muitos e bons anos, independentemente dos títulos que venha ou não a conquistar mas, principalmente, contra as vozes de burros e de hipócritas que, o invejam uns e o temem, os outros.
3 Maio, 2017 at 12:21
Por falar em estatísticas: ie em FACTOS dizem que o Jonas consegue ser mais decisivo que o Messi e o Ronaldo. Será verdade? Parece que há estatística que suporta esta afirmação… os números são f@didos…
Bem… eu à 7ª ou 8ª jornada já dizia que não íamos a lado nenhum com o Joe, Marko, e restantes elementos que foram adquiridos pela mão do nosso manager. Bem sei que o prognóstico devia ter sido efectuado à 1ª jornada… por isso não ganhei o Euromilhões. Isto não invalida que não estivesse a torcer pelo sucesso da equipa.
Quantos aqui torciam o nariz ao Podence? E agora? Só não o levam ao colo porque é complicado.
3 Maio, 2017 at 12:25
Quando eu aqui escrevi que os adeptos presentes na pedreira fariam corar muita gente de vergonha refería-me aos imensos comentários destructivos que aqui foram feitos no bloco de notas. Mas alguém quis distorcer a mensagem.
3 Maio, 2017 at 12:32
Divirtam-se enquanto treinadores de bancada! Até uma próxima!
3 Maio, 2017 at 13:47
Italiano, já te despediste 300 vezes.
🙂
Deixa-te lá estar por aqui que dá jeito a tua apreciação à equipa B por esse norte fora…
3 Maio, 2017 at 14:04
Mea culpa. Sou um dos que torcia o nariz ao minorca e achava que nunca daria jogador de equipa principal no Sporting.
Estava enganado e desfiz essa ideia em Janeiro. O nosso mister ainda não.
3 Maio, 2017 at 16:37
http://sporting.filtro.pt/Sporting/a-qualidade-da-nossa-imprensa/ ..o que parece pode, ou não, ser. Nada como tirar a dúvida por nós próprios, só que isso dá muito trabalho e na maior parte do tempo…falta-nos o tempo :).
S.L.
3 Maio, 2017 at 23:15
Desdo o inicio da epoca que defendo a inclusao do podence.
3 Maio, 2017 at 12:46
E que tal a noticia que saiu hoje sobre o André Horta?
3 Maio, 2017 at 13:37
Valencia?
15M?
3 Maio, 2017 at 13:42
Nao joga porque nao quis assinar pelo Mendes
3 Maio, 2017 at 13:48
Como é que um benfiquista desde pequenino, assumido nas redes sociais… não assina por quem eles quiserem?
Tem molho, a história.
3 Maio, 2017 at 15:45
Não tem estado lesionado? UAhahaha
3 Maio, 2017 at 13:37
Bom post a gerar uma boa discussão. Pena nao ter mais tempo para o dialogo, mas de grosso modo concordo com o Amaral e com o meu broda Nuno Believer. Para JJ antes da idade, está o perfil fisico.
E aí ja aparece outra discussão. Sera que o treinador tem que adaptar a tática ao jogadores que tem, ou os jogadores é que se têm que habituar à tática do treinador?
Acho que JJ nao adapta a tática aos jogadores. Joga com aquela tática. Sempre. Muda os jogadores mas a tática é sempre a mesma. E se calhar no plantel até tem materia prima para jogar de outra maneira.
Ha algo que vou sempre agradecer a JJ, o finalmente jogarmos com 2 avançados. Aos anos que queria ver isto em Alvalade.
3 Maio, 2017 at 13:51
No ano passado (com Teo) éramos uma máquina. Acredito que com Montero tb o seríamos.
Mas este sistema é perfeito para a nossa liga, qd tens uma defesa equilibrada… sejam com quem for. E no ano passado quem lá estava era o Jeff/Marvin e o MasterChef.
3 Maio, 2017 at 16:17
mas todos queriam correr com Teo, vá-se lá entender esta gente
3 Maio, 2017 at 16:52
A pressão defensiva dos dois da frente é incomparável.
O Dost incomoda, mas o slimani era um carro de combate. O A Ruiz a defender, nem conta.
3 Maio, 2017 at 15:05
Resumindo a minha ideia…
Nada tem a ver com o perfil físico, idade, nacionalidade, formação, acreditar ou o que quer que seja…
Para o JJ, acima de tudo está o conhecimento do modelo de jogo e a resposta que vão dando no treino. Um jogador tem de ter um período grande de adaptação ás exigências do JJ para poder jogar regularmente. Particularmente se vem de hábitos e modelos muito diferentes.
O Fetiche que eu falo do JJ pelo Bryan é isso mesmo…porque o Bryan sabe tudo sobre esta forma do Sporting jogar e na hora de escolher ele prefere alguém com estas características a alguém que ainda está em formação. Seja ele qual for. Daí a preferência por Markovic no inicio da época também, porque à partida tinha um conhecimento muito mais aprofundado do modelo de jogo por ter trabalhado com ele 1 ano inteiro. Daí o Bruno César, mesmo tendo trabalhado com ele antes ter vindo 1 mês e tal antes de poder ser utilizado. Daí a maior facilidade que os miúdos que trabalharam com ele na pré-época têm em entrar. O Coates por exemplo encaixa na perfeição no modelo do JJ e por isso para ele também foi fácil.
Por isso é que ao contrário de muitos eu considero que esta fase para o Geraldes é muito importante. Não é a jogar…é a aprender. Claro que jogar é bom, indiscutível, mas não significa que o JJ não acredite nele. É a possibilidade de encarar a próxima pré-época com muito mais facilidade do que o faria se viesse “virgem”. Por isso é que não dou o Matheus (por exemplo) por perdido. Porque o Bryan está a ficar mais velho, porque o Campbell voltará a casa. Não tenho pressa de ver os miúdos a jogarem com muita regularidade. Quero antes que quando o façam sejam mais valias constantes e efectivas, mais do que ir jogando para aprender.
Como disse desde o inicio do ano, a aposta nestes meninos verei no próximo ano. Era um ano de crescimento para muitos deles e foi entendido como tal. E por isso muitos que não tinham minutos de 1 liga foram emprestados para crescer e depois fazerem esse trabalho numa segunda pré-época e daí os 2 emprestados que vieram. Com a época que tivemos achou-se por bem adiantar já esse trabalho e por isso está a ser feito. E no caso do Podence nem sequer preciso do próximo ano para ver que é aposta efectiva. Por isso tenho mais reticencias se o JJ irá apostar no Iuri do que no Geraldes, Matheus, Palhinha ou Podence. Mas aceito que o Iuri tenha sido o unico a cumprir o plano como estava traçado originalmente e por isso no próximo ano, depois de ter feito 1 pré-época inteira com o JJ, vem mais bem preparado para agarrar o seu lugar.
Todos…repito…todos os jogadores com potencial que foram emprestados se referiram ao facto de continuarem a ser acompanhados. Não foram emprestados para ser esquecidos ou porque não se acreditava. Apenas porque para a sua fase de desenvolvimento actual achou-se que era o melhor.
Volto a dizer…o JJ não é isento de erros (bem pelo contrário este ano) e mesmo isto que digo sobre a preferência do JJ pode ser discutível (eu próprio acho que o Bryan neste momento não é solução para nada). Mas tentar colocar a coisa como sendo um principio do JJ não apostar na formação ou escolher em função de serem cavalões ou não é que para mim é errado e facilmente desmentido pela realidade, sobrando por isso o argumento “devia fazer ainda mais”, que curiosamente é um argumento eterno…
3 Maio, 2017 at 16:47
Tiago, sobre o jogo de Braga, quando entrou o Bryan, foi quando o Marvin sentiu mais dificuldades. Eu vi o jogo outra vez anteontem e teve uma prestação péssima, quer defensiva quer ofensivamente. Tanto assim que JJ substitui o Marvin. O merda do Freitas Lobo disse que ele devia ter levado o segundo amarelo quando o primeiro foi injusto mas isso ele não referiu. O que é um facto é que JJ receou ficar com menos um…
3 Maio, 2017 at 16:55
Eu percebo porque é que o Bryan entrou do ponto de vista teórico, não percebo como é que o ponto de vista teórico continua a prevalecer na cabeça do JJ depois de um ano inteiro de merda. É verdade…ele neste momento não faz nada bem…nem para a frente nem para trás…
3 Maio, 2017 at 17:24
Tiago, falar de resposta nos treinos é um argumento dificil de aceitar. Só o JJ vê os treinos.
Os jogoa vemos todos. Daí as opiniões terem como bas os jogos e não os treinos
3 Maio, 2017 at 18:23
Concordo, brunovl. Até porque já o referi aqui na Tasca.
3 Maio, 2017 at 22:39
É difícil de rebater porque não vemos os treinos…mas acho que é bastante claro que a resposta que dão nos treinos é muito importante.
Mas por isso é que eu digo sempre que a análise de um treinador de bancada é feita com 10% da informação que um treinador tem e sempre muito mais subjectividade…
3 Maio, 2017 at 14:12
Os dados dizem que Jorge Jesus é actualmente na história do Sporting, o treinador vivo com melhor performance (73,02%) de vitórias na Liga Portuguesa.
Acima dele só estão treinadores do tempo dos 5 violinos.
https://postimg.org/image/dznn09axz/
(fonte zerozero.pt)
Um título de campeão pode amenizar as hostes, mas nunca vai fazer esquecer ou perdoar, a traição que foi para os Marco Silva Lovers, a contratação de JJ por BdC para o lugar do despedido MS. Ignorar este facto é meio caminho para não perceber nada de nada do que se passa aqui na Tasca.
3 Maio, 2017 at 14:29
Com a quantidade de vezes que falas dele, acho que o unico MS Lover que aqui há, és tu
3 Maio, 2017 at 14:51
Caro Nogueira82,
Com o devido respeito pela sua opinião, parece-me existir aqui um erro de percepção.
– Há Sportinguistas (incluindo Caros Tasqueiros) que acharam/acham que o “despedimento” do MS foi uma coisa embaraçosa? Certamente que sim.
– Há Sportinguistas (incluindo Caros Tasqueiros) que acham que o SCP ficaria melhor servido com o MS como treinador do que com Jorge Jesus? Não. Não há. Pelo menos não conheço nenhum.
O que existe é uma alteração de “paradigma”. Se se “trocou” um treinador que ganhava menos de €500m/ano por outro que ganha mais de €5M/ano, a exigência cresce exponencialmente.
E é por isso que é extremamente embaraçoso concluir que, caso o SCP ganhe os 3 jogos remanescentes do campeonato, Jorge Jesus vai alcançar a mesma pontuação (76 pontos)… que o Marco Silva em 2014/2015.
Não foi para isto que o Jorge Jesus foi contratado.
Eu não sou um “Marco Silva Lover”. Pelo contrário, eu por aqui escrevi que se o mesmo não tivesse ganho a Taça de Portugal não teria condições para continuar para a época seguinte. Porque eu acredito no lema do Presidente da “máxima exigência”.
E é de acordo com esse mesmo lema da “máxima exigência” que sou da opinião que o Jorge Jesus ou torna o SCP campeão na próxima época ou tem de sair. Não se paga o que pagamos para ter épocas como a actual. Não é admissível.
Alternativa seria o Jorge Jesus aceitar ficar com um vencimento mais adequado à produção. Algo como +/- €1M/ano (vencimento do Rui Vitória – após renovação! – treinador que se arrisca a tornar bi-campeão).
SL
3 Maio, 2017 at 14:55
A cena mais engraçada de todas é que não ouço Sportinguista nenhum dizer que o MS é que era…
Ouço lampiões usar como arma de arremesso e mesmo tripeiros…Sportinguistas a falar do MS só leio os haters que se atiram não sei bem a quem porque como digo não consigo encontrar gajos do Sporting a defender que tínhamos ficado melhor com o MS. Assumam de uma vez que odeiam o MS e façam lá a vossa campanha contra ele (está no vosso direito detestar o homem e a mim não vão ouvir defendê-lo) mas parem de lutar contra moinhos de vento…
3 Maio, 2017 at 15:04
Marco Silva a sério? Epá a malta ta se bem a cagar para o MS.
Aqui discute, saudavelmente, o Sporting atual e o da próxima época.
O MS não interessa, já não treina aqui.
3 Maio, 2017 at 16:12
Outra vez a conversa do Marco Silva? Como disse o Tiago, não conheço um único Sportinguista que trocasse JJ pelo MS. Talvez tu, com tanta insistencia no tópico.
3 Maio, 2017 at 16:20
Aham
E o Rui Vitória é o melhor treinador de sempre.
Sinto-me discriminado… e os Jardim lovers, onde ficam?
3 Maio, 2017 at 14:21
Não há lá nenhum CR? Pois não. Tomara que houvesse. Mas há lá 3 rapazes que, com juízo, podem dar em DP, YM e RG. Ok?
3 Maio, 2017 at 17:10
Poderia dizer tanta coisa sobre o texto em sentido contrário mas por aqui me fico:
“Jorge Jesus vai construir um plantel jovem para atacar a próxima época? Não vai. Primeiro, porque não gosta de arriscar. Depois, porque tem outras prioridades”
“Espero ver Esgaio, Palhinha, Francisco Geraldes, Podence, Iuri Medeiros, Matheus Pereira e Carlos Mané no próximo plantel.”
Um pouco incoerente…
Contem pelo menos com 6 contratações de gajos de fora que não valem metade dos nossos putos! E tenho dito!
3 Maio, 2017 at 18:49
Imagine-se lá só que as probabilidades tendiam para o nosso lado, ganhavamos o campeonato, a taça de portugal e tinhamos ontem jogado com o real madrid…
Tinha sido tudo um sucesso, jesus continuava a ser o filho de deus. Os cabroes dos jogadores que vieram passear e encher os bolsos, afinal eram heróis com acesso ao Olimpo.
Só corre bem ou mal a quem lá está.
Só crítico o Jesus nos laterais, não se entende, não reforçar o que se sabia ser o setor mais fraco.
Também o critico em substituições e onzes iniciais, mas isso está dentro do primeiro parágrafo que escrevi e ele e que decide.
4 Maio, 2017 at 1:23
Caralho, o ano passado a equipa foi brilhante, já neste nem por isso e muita culpa nas escolhas sejam elas responsabilidade de quem for.
André baladas markovic elias e castagnos são uma valente merda e gastar 7,5 M€ nestes merdas foi valente erro, maior ainda insistir neles.
Como ao que parece estas escolhas são do catedrático, pois o jesus que vá mamar num burro.
Já estou farto do animal é tristemente estúpido teimoso e completamente fabricado pela imprensa enquanto treinou as galinhas corruptas do colinho
3 Maio, 2017 at 18:49
Há aqui um detalhe que está a escapar. Uma das razões que tem “prendido” JJ em Portugal era poder estar próximo do pai, não é verdade? Por outro lado, JJ é daqueles gajos que só no final da época decide realmente onde vai estar no ano seguinte. Acho que este assunto está longe de estar fechado.
A propósito, o Simeone não está de saída do Atlético?
3 Maio, 2017 at 22:25
Caro Bala78,
O “status” do Jorge Jesus mudou relevantemente desde o defeso de 2015.
Nessa altura o Jorge Jesus era bi-campeão pelos milhafres e – dizem as histórias – aceitaria sair de Portugal apenas para um “grande” clube europeu, tendo rejeitado as Chinas que o Presidente milhafre lhe queria impingir.
Actualmente, o Jorge Jesus vem de duas épocas sem títulos e de insignificantes campanhas europeias. O seu “status” mudou. O seu “valor de mercado” mudou.
Tudo vai depender da próxima época. Se o SCP for campeão é uma coisa. Se nao for, a minha aposta é que o Jorge Jesus irá para as tais Chinas, uma vez que não terá grande procura na Europa. E não, não nos andrades.
SL
4 Maio, 2017 at 1:17
O problema foi pôr demasiados jogos em simultâneo markovic André ou Elias. Não serviam, toda a gente viu menos o catedrático que continuou a fazer as escolhas uma e outra vez.
E pior não aprendeu, teima no Bryan que este ano é um a menos vá se lá saber porquê. ..
E tinha opções, até subir o Semedo para o meio campo e colocar o William a 8 tinha sido mais inteligente.
O homem é burro e pior, tem a mania que é um mestre