Jogadores, treinadores e dirigentes de um clube de futebol são, antes de tudo o resto, cidadãos que usufruem dos mesmos direitos que qualquer outro indivíduo. Há uns que são, por natureza, mais discretos, e há outros que apreciam a visibilidade e mediatismo. Há uns que fogem das câmaras, há outros que se sentem atraídos por elas. Há uns que gostam de partilhar com o público momentos da sua vida privada, há outros que preferem não o fazer. Estão todos no seu direito e não há ninguém que tenha legitimidade para exigir que ajam de maneira diferente.
No entanto, os jogadores, treinadores e dirigentes de clubes de futebol são, também, profissionais muito bem pagos que devem a sua visibilidade à carreira que escolheram. E como qualquer profissional em qualquer área, devem adaptar o seu comportamento na vida privada às especificidades da sua vida profissional.
Não há ninguém que possa impedir um cidadão de ir para os copos até às tantas da manhã. Mas se o cidadão for um atleta de alta competição, então, por motivos óbvios, não o deve fazer. Um político pode ser muito amigo de um cidadão acusado ou condenado por corrupção, mas sabe que não deve aparecer publicamente ao seu lado. Um técnico de uma qualquer área profissional que esteja de prevenção durante um fim-de-semana, sabe que não pode ir ao cinema e desligar o telemóvel para poder apreciar o filme sem interrupções. Todas as profissões têm especificidades que condicionam a vida pessoal, sendo necessário gerir ambas as componentes profissional e pessoal para que não se atropelem mutuamente para além do que é razoável.
Vem esta longa introdução a propósito disto:
Post de Alan Ruiz no Instagram na tarde de domingo, a fazer um V de vitória, poucas horas depois da derrota com o Belenenses. Também na tarde de domingo, a esposa de Adrien, capitão de equipa, publicou no Instagram uma fotografia romântica de ambos. Têm direito a fazê-lo? Com certeza que sim. Mas depois da vergonha que aconteceu no domingo de manhã, seria do mais elementar bom senso haver algum recato. Tenham jogado ou não, tenham maiores ou menores culpas no cartório, é sinal de falta de brio profissional.
Se eu ou tivesse cometido um erro colossal na minha vida profissional e não houvesse forma de o remediar de imediato, não conseguiria passar as horas seguintes com este nível de descontração. É claro que nem todos são obrigados a reagir da mesma forma aos problemas profissionais, mas seria de esperar, no mínimo, que demonstrassem algum recato, nem que fosse durante um par de dias, como sinal de reflexão pelo que aconteceu e por respeito pelas milhares de pessoas que pagaram para os ver jogar e saíram completamente defraudadas do estádio. O facto de não o terem feito significa uma de duas coisas: que não fazem ideia daquilo que provocaram aos sportinguistas, ou que estão a borrifar-se para aquilo que provocaram aos sportinguistas.
Este seria um bom momento para pedir à direção para instruir os jogadores para o que devem ou não fazer na sua relação com o grande público, mas não o posso fazer porque, aparentemente, de cima não vêm bons exemplos. Ontem, ainda na ressaca da derrota do dia anterior, acordei com esta feliz notícia:
Como atenuante, há que dizer que Bruno de Carvalho deu a entrevista à CMTV (de onde foram retiradas estas declarações) dois dias antes da derrota com o Belenenses. Mas essas atenuantes não anulam a génese do problema. Bruno de Carvalho já devia saber que: 1) é um erro colocar-se nas mãos de CM / CMTV, que, obviamente, iriam escolher sempre o pior momento possível para publicar as suas palavras; 2) enquanto presidente, deve também liderar pelo exemplo.
E já nem entro pela questão de ver o presidente estar recorrentemente a dar exclusivos a canais e jornais que não perdem uma oportunidade para nós deitar abaixo.
Todos têm direito a fazer o que fizeram, não é isso que está em causa. Não tenho qualquer legitimidade para exigir aos outros que mantenham determinados comportamentos dentro daquilo que são os meus padrões de conduta. Mas será pedir muito aos profissionais do clube que tenham um mínimo de noção daquilo que os rodeia? Será demasiado pedirmos um pouco de bom senso?
P.S.: aproveitando a questão da mistura da vida pessoal e profissional do presidente, permitam-me a seguinte observação adicional: marcar o casamento para 1 de julho, dia do aniversário do clube e da Gala Honoris, é um erro. É muito giro e tal pelo que a data significa, mas politicamente é uma situação lose–lose. Os cenários que existem são:
I) A Gala Honoris realiza-se a 1 de julho, como sempre, sem a presença do presidente. Que sentido faz o presidente ter-se autoexcluído sem necessidade absoluta de um evento que começa a criar raizes e que tem vindo a conquistar um espaço importante na vida do clube?
II) A Gala Honoris realiza-se a 1 de julho, como sempre, com a presença do presidente. Já se está mesmo a ver que haverá quem veja isto como uma espécie de copo-de-água estendido, e que estaremos condenados a que todos os discursos e intervenções na Gala comecem com desejos de felicidade ao presidente e esposa. Será um fartote para aqueles que gostam de chamar coreano a Bruno de Carvalho.
III) Muda-se a data da Gala Honoris para que não colida com o casamento do presidente. Nem preciso de explicar o que isto representaria, pois não?
Texto escrito por Mestre de Cerimónias em O Artista do Dia
* “outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na blogosfera verde e branca
9 Maio, 2017 at 11:33
E sim, o exemplo tem de vir de cima.
“Deprimente” é ver aquela merda escarrapachada no CM.
9 Maio, 2017 at 11:35
Tanta gente com vontade em malhar no BdC e no JJ, com estes temas parece que regressou a felicidade ao reino leonino.
9 Maio, 2017 at 11:39
Verdade. Andamoa todos contentes por passar mais um ano sem ganharmos. E por nao se vislumbrar melhorias
9 Maio, 2017 at 11:47
Pois não se vislumbram melhorias, mas nos últimos dois anos estamos com uma percentagem de vitorias ao nível dos anos 40 e 50. A situação actual só pode ser um retrocesso, pois estávamos bem era quando trocamos pelo menos 25 vezes de treinador em 18 anos ou as 16 vezes que trocamos nos últimos 13 anos. Este sim foi e é um tempo que só podemos vislumbrar melhorias, nem podia ser de outra forma.
9 Maio, 2017 at 11:49
Mas quais percentagens quais carapuça!
Essas percentagens valem BOLA!!!!
Quais foram os títulos conquistados???
9 Maio, 2017 at 11:54
Exactamente valem BOLA exactamente o que se conquistou nos 18 anos e agora nestes últimos 13. Mas eu percebo, são assim os adeptos, com treinador novo, daqueles que apostem muito na formação, tipo Carlos Queiroz ou Paulo Bento, novos jogadores e se calhar até novo presidente, estamos no nosso habitat natural, esfregando as mãos e dizendo alto e bom som, para o ano é que é!.
Com a novidade, renasce a esperança, foi assim e sempre assim será, é uma sina nossa.
9 Maio, 2017 at 11:59
A percentagem de vitórias sem “Titulos” vale tanto como ter mais posse de bola, mais remates e no final perder um jogo!
É como numa empresa….
O que é que interessa bater recordes em termos de Vendas, se os Resultados (Lucros) forem menores em valor absoluto ?
Custa assim tanto perceber?
9 Maio, 2017 at 12:06
Não devia custar perceber é que no comparativo que fazes, nos anos anteriores não bates records de vendas e os resultados (lucros) são iguais em valor absoluto. Mais grave, nessa situação continuas bem longe dos objectivos, apenas mudas de estratégia com mais frequência e com os mesmo resultados.
9 Maio, 2017 at 12:12
“nos anos anteriores não bates records de vendas e os resultados (lucros) são iguais em valor absoluto.”
Iguais??
Queres comparar os custos desta época com as ultimas???
Nunca gastastes tanto…para ganhares BOLA e acabares em 3º!
Mas pronto…. a percentagem de vitórias é do c@ralho!
9 Maio, 2017 at 12:21
Ricardo, a conversa começa a tornar-se desonesta, tu é que trazes o comparativo contabilístico para ilustrar a irrelevancia da percentagem de vitorias quando o resultado é nulo.
Agora enquadras a conversa em termos contabilístico puro e duro. Não era disso que estamos a falar, mas pudemos falar se queres.
1º O maior orçamento não é garantia de vitorias, caso contrario nem faz sentido a competição, quem gasta mais, ganha e ponto final.
2º No que ao Sporting diz respeito, colocou-se o orçamento estrutural e não de investimento ao nível dos principais rivais e este ano nada se ganhou. Temos uma gestão financeira que permitiu essa aproximação, que da minha parte desejo que possa ser sustentável pois dessa forma estaremos bem mais próximos daquilo que interessa, títulos. Títulos esses que terão de ser disputados, pois não é o orçamento que os garante.
9 Maio, 2017 at 12:31
O Ricardo esquece-se que há quem gaste mais. O que pela lógica dele…
Esquece-se também que o “Nunca gastastes tanto” desta vez é sustentado por receitas. Um investimento sustentado e não 100 M€ (deve ler-se: sem 100M€) queimados em duas épocas.
Pormenores.
9 Maio, 2017 at 12:36
Sardinha….
Claro que foi a diferença de Orçamento que justificou 3 pasteis de belem! 🙂
9 Maio, 2017 at 12:40
Malcom…
Desonestidade é vir com conversa de % de vitórias para defender o indefensável!
Em Janeiro…. o Titulo era uma miragem!!
Aliás em Janeiro já estavas a jogar para cumprir calendário!
E isto com o MAIOR orçamento da história do Sporting!!
Por isso…. quem geriu (Treinador e Presidente) fizeram merda da grossa!
Por isso sejam AMBOS Homenzinhos e parem de empurrar as culpas!
Um porque diz que teve que jogar com 3ªs opções….
Outro porque diz que tem que mudar… mas colocando-se como alguém que é “inocente”….
9 Maio, 2017 at 14:58
Mas qual estratégia? Há alguma estratégia para o futebol ou continuamos a apostar no “para o ano é que é”?
Quando vais buscar 12 jogadores para a equipa A por ano, isso é estratégia?
Quando gastas mais de 50M€ em 2 anos em 24 jogadores e aproveitas, com muito boa vontade, um Bruno César, um Beto (a custo 0€), um Coates, um Dost, um Bryan (no 1º ano), um João Pereira, um Naldo, eventualmente um Spalvis, isto é estratégia?
Ou estratégia seria melhorar a equipa de época para época com 2 ou 3 valores seguros, recorrendo aos talentos que temos na Academia – sim porque depois desta fornada que já dá cartas na 1ª Liga vais passar a ter 1 ou 2 por ano, mais o Demiral e o Dala que se contrataram este ano – para completar o plantel e terem espaço para aprender e evoluir?
O problema é exactamente a falta de estratégia. E o problema seguinta foi ter ido buscar um cretino que só ganhou no Vergonhoso porque lá há colinho e, como diz o Burns, até o Sonso faz em 2 anos o que ele demorou 4 a fazer!
9 Maio, 2017 at 21:20
Cada vez mais aprecio os teus comentários. Cada qual tem o direito à sua, mas esta é a minha posição.
9 Maio, 2017 at 21:21
Miguel.
9 Maio, 2017 at 11:51
O que me interessa a % se nao vencemos titulos?
9 Maio, 2017 at 11:56
É isso, a percentagem não interessa para nada, para o ano contrata-se o novo Paulo Sergio, Peseiro, Carvalhal ou Couceiro e de certeza que durante algum tempo a esperança nas conquistas será verde.
9 Maio, 2017 at 11:58
Como é que fica essa percentagem este ano?! É ao nível da dos anos 40?!
9 Maio, 2017 at 12:12
Não fiz as contas, mas posso dizer-te que na época anterior a percentagem foi de 86%, no final da primeira volta desta época estava nos 66%, daí a media ser superior a 70% idêntica às medias no tempo dos violinos. De qualquer modo a 2ª volta, correu melhor do que a primeira pelo que a percentagem até ao momento desta época deve situar-se nos 70%, volto a dizer, ao nível do que fez Kelly e Szabo.
9 Maio, 2017 at 12:14
Pois…diz assim então!
No ano passado fizemos uma época ao nível das épocas nos anos 40! Este ano fizemos a pior época do mandato do BdC….
9 Maio, 2017 at 12:30
Tiago, não tendo feito as contas, admito que sim, talvez esteja ao nível da época de MS mas abaixo de LJ. Em todo modo é o exemplo do copo meio cheio ou meio vazio.
Também poderíamos dizer que a época, que correu pessimamente mas seguramente mesmo assim está no TOP 10 das melhores nos últimos 40 anos.
9 Maio, 2017 at 12:33
Sem um único titulo nem sequer tendo cheirado nenhum titulo não está ao nível da do MS…nessa época fomos mais longe em tudo menos na taça da liga (porque jogámos com meia equipa B meio suplentes como te recordas) e no campeonato que andará +- igual. Liga dos campeões lutámos mais até ao fim e passámos para a liga europa e taça de PT ganhamos…
9 Maio, 2017 at 12:46
Para o que se investiu, para o mau nivel doa rivais, está é ao nivel das piores épocas.
9 Maio, 2017 at 15:09
O Jesus igualaria o campeonato da época do Marco se ganhasse os 3 ultimos jogos.
Como já perdeu 1 ficará sempre abaixo do campeonato do Marco, com um plantel orçamentado em 3 vezes o que o Marco tinha. Para não falar que o Marco só não se apurou no grupo da CL porque fomos escandalosamente gamados e o Jesus nem apurado para a EL foi… E se falarmos na TP…
9 Maio, 2017 at 12:29
Fenomenal….% de vitórias….e títulos de campeão nacional, estamos em que década? 80, 90, 00, 10? 18 + 15 anos de jejum = 33 anos sem sermos campeões.
Vou só ali comprar o fogo de artifício para celebrar esta merda.
9 Maio, 2017 at 12:31
Para quê o fogo de artificio! Mudas de treinador, de jogadores e se calhar de presidente e nos próximos meses ficas convencido que desta é que vai ser.
9 Maio, 2017 at 12:40
Eu não quero mudar de jogadores nem de treinador se notar que os mesmos estão comprometidos com o Clube e sua filosofia.
Curiosamente, quando quebrámos o jejum mudámos de treinador; a tão propalada estabilidade tivemo-la com o Paulo Bento e foi o auge da cultura de mediocridade e satisfação com o segundo lugar (à frente do slb porque caso fosse o fcp, o PB tinha ido com o caralho).
Neste momento, começo a ter sérias dúvidas que JJ seja o treinador certo. Ainda, ainda lhe dou o benefício para a próxima época mas muita da minha tolerancia e expectativa estará dependente do defeso.
O que não quero é que se crie uma ala no museu dedicada a vitórias morais e conquistas virtuais. Ficar embevecido porque se fez 86 pontos e não se ganhou o título, não é o pretendido por mim para o SCP.
9 Maio, 2017 at 15:10
+1
9 Maio, 2017 at 11:40
E ainda há quem depois venha dizer que isto é tudo normal. Pronto Ta bem.
Olhem espero que aquele para mim chega do Bruno seja também dirigido a ele. É que parece me que o clube anda à deriva.
Ps: Alguém que lhe diga que os Sportinguistas não querem saber da vida privada dele e dispensam entrevistas cor de rosa.
Ps2: se calhar o problema é esse, não haver ninguém que lhe diga nada sem ser amém.
ACORDA CARALHO!!!!!
9 Maio, 2017 at 11:44
“Recuperei a confiança. E não penso deixar o Sporting antes de ganhar o título”
– Bas Dost
Simples.
9 Maio, 2017 at 16:49
Bas Dost é um senhor, caralho.
Já sente mais à camisola num ano, do que muitos em décadas.
SL
9 Maio, 2017 at 11:47
Foda se o clube perde e os jogadores estão se a marimbar.
Para o capitão o importate e dedicar à mulher o Ruiz esta se a cagar, claramente não há compromisso com o clube.
Houvesse ordenados em atraso já vinham chorar o profissionalismo.
Treinadores que não assumem erros.
Estou farto disto socio com gamebox estou a ponderar não comprar para o ano. Pois sempre apoiei inclusive no domingo mas basta não podemos bater palmas a tudo.
Há dias maus mas esta ano tem sido demais.
Sl
9 Maio, 2017 at 11:55
Bom dia , concordo com o post , algo vai mal no reino do Leão , dá a impressão que se perdeu o foco naquilo que realmente importa e a sério BdC pode estar muito feliz na sua vida privada( e ainda bem) mas quero lá saber … sinceramente para quem dedica 24H por dia ao clube começam a ser muitas as distrações no futebol profissional …
9 Maio, 2017 at 11:56
O mais grave para mim foi a total ausência de atitude e empenho de todos os jogadores no jogo da manhã de Domingo e a tamanha falta de respeito para com o clube e os adeptos. Mas que merda é esta? Nós adeptos queremos sempre ganhar, mas sabemos aceitar a derrota desde que a entrega dos jogadores tenha sido máxima. Esta falta de entrega, o não suar a camisola, o não lutar até ao final do apito, que aconteceu com todos no Domingo e foi acontecendo com alguns jogadores em alguns jogos ao longo do campeonato é que me fode a cabeça…
Eu estou-me a cagar para a vida social, seja dos agentes ligados ao futebol ou outra área qualquer, eu quero é que os jogadores de futebol percebam o que é o Sporting, e o que é jogar no Sporting, tal como os atletas das outras modalidades entendem e fazem, e muitos até são estrangeiros e só chegaram este ano.
Não me interessa minimamente o que fazem os jogadores fora do rectângulo de jogo, desde que quando chamados dêem tudo pela camisola e joguem no máxima das suas capacidades. Vide o exemplo do Futebol em Inglaterra em que há uma cultura de saídas à noite e muito álcool, mas nos treinos e nos jogos, todos sem excepção, correm e dão tudo, do primeiro ao último minuto.
9 Maio, 2017 at 12:02
Qual é a grande diferença do Chelsea do ano passado para o deste ano?!
E do Arsenal?!
Não é os jogadores não darem tudo…é quando é exigido aquela extra mile! É quando lhes é exigido meterem o pé e arriscarem. É quando lhes pedem que dêem tudo o que podem e não podem…Se calhar quando era preciso fazer o elogio por terem feito isso preferiu-se elogiar outras coisas. Agora olha…
9 Maio, 2017 at 12:06
“Há e tal…eles são profissionais! Têm sempre de dar tudo e mais alguma coisa!!”
Certo…e não estamos a lidar com seres humanos…não sabemos que com a motivação certa o ser humano se supera e faz coisas que nem sequer sabia ser capaz de fazer…
Vamos ser todos anjinhos e fingir que isto não é verdade…
9 Maio, 2017 at 12:14
Em Inglaterra como todos dão tudo, o que faz a diferença é a qualidade dos jogadores e dos treinadores. Nós aqui já temos qualidade, para mim igual ao superior nossos rivais, e só não estamos mais perto de ganhar, porque não damos tudo em todos os jogos.
Bastava esta equipa ter metade da atitude em campo que tinha por exemplo o Nogueira, (https://www.youtube.com/watch?v=IxH0VqlWaJM) para ser um autêntico rolo compressor e não havia colinhos, vouchers ou estratégias de comunicação que valessem aos nossos rivais. Ia tudo com o C@ralh0!
Amo o Sporting mas odeio o Futebol Moderno.
P’ró Inferno Futebol Moderno
https://www.youtube.com/watch?v=FzZob8w9Tqo
9 Maio, 2017 at 12:17
“Em Inglaterra como todos dão tudo, o que faz a diferença é a qualidade dos jogadores e dos treinadores.”
mas o nosso Treinador não pensa assim! Para ele os jogadores são irrelevantes…
9 Maio, 2017 at 19:44
Eu sou de opinião que há muito jogador que já não está com o Jesus… O ano passado havia mais entrega. Por isso lutaram pelo campeonato até ao fim – e não fosse o gamanço tínhamos sido campeões. Este ano começámos bem mas o pós Madrid, e mais umas cenas que se passaram depois, fodeu tudo. O estupidez de insistir no Markovic, não dando oportunidades a outros jogadores, a estupidez de insistir no André, e até no Elias, no Alan e no Campbell, fez os jogadores perceberem que o Jesus acredita em quem quer, joguem bem ou mal. Estes tinham de jogar para perceber o que o Jesus queria deles em campo; os outros não jogavam porque o Jesus achava que não sabiam o que o Jesus queria deles em campo.
Um jogador viver esta realidade é fodido…
9 Maio, 2017 at 19:48
As declarações do Jesus no final do encontro, que alguns jogadores nem 3ªs escolhas tinham sido… É a estes jogadores que estão a pedir para meter o pé enquanto o Jesus lá estiver? 😮
9 Maio, 2017 at 12:47
O último que vi jogar assim com a listada dá pelo nome de Fito Rinaudo, e que saudades deixou!
Gloria a Fito!
9 Maio, 2017 at 12:09
E já te questionaste o que pode justificar a evidente falta de comprometimento por parte dos jogadores?
É que maioritariamente estamos a falar da “Estrutura” que fez 86 pontos na época passada!
Já colocaste a hipótese que o estilo de Liderança / Gestão dos Recursos Humanos “esgotou-se” e que os jogadores “já não ouvem”?
9 Maio, 2017 at 12:12
Eu nem vou tão longe…
No Domingo foi evidente que muitos se estavam a cagar para aquilo mas em geral nem vou por aí…
Acho que esta equipa não tem capacidade de superação. Não tem aquela coisa que nos fez ganhar a taça de portugal ou que nos fez fazer 86 pontos na época passada…
Concordo que muito provavelmente a mensagem da liderança já não chega para influenciar os jogadores a darem mais do que acham que é possivel…
9 Maio, 2017 at 12:16
São opiniões….
Para mim…. o estilo de Liderança adoptado pelo Bruno numa 1ª fase funciona e fazia falta que fosse assim….mas depois tinha que evoluir e não evoluiu….
E para ajudar à festa…. surgiu JJ que é mais um com um estilo de Liderança –> Eu…. Eu …. Eu …. Eu Ganho e faço a diferença. O jogadores são irrelevantes!
Como os jogadores são muito bem pagos…. claro que chega uma altura em que a mensagem deixa de passar …
9 Maio, 2017 at 12:28
Não sei…
Eu olho para a equipa do Leonardo Jardim…não era uma questão de liderança! Foi construído um plantel, não um conjunto de jogadores. Rojo, Mauricio, Adrien, Slimani…Patrício, Marcelo, Capel, Cedric, W. Eduardo, A. Martins…havia ali muita garra, muita raça, muito Sporting!
Com o tempo…fomos perdendo isto e substituindo por jogadores sem estas características. Ano após ano. Este ano, contratados com raça veio o Beto…mais alguém?!
Sim…temos de pensar na mensagem mas não só. Temos de construir mais que um conjunto de jogadores…temos de construir um plantel!
9 Maio, 2017 at 12:44
Percebo e partilho a tua opinião.
É preciso ter muito cuidado com o perfil do Jogador que contratamos! E não pode ser apenas a questão futebolistica…
Exemplos do passado para não ferir susceptibilidades:
Labyad —> jovem promissor cheio de potencial, mas a sair a mal do PSV . Ou seja…comprometimento…. ZERO! Cá…. esse comprometimentos…. foi ZERO
Capel —> limitado futebolisticamente, mas em termos de ganas e comprometimento ninguem lhe pode apontar nada!
P.S. Esqueceste o Bas Dost que é um profissionalão!!
9 Maio, 2017 at 12:50
Eu não estou a meter em causa o profissionalismo de ninguém…estou a falar daqueles jogadores que jogam com a faca nos dentes, que estão ali e mordem, que se for preciso agarram os outros pelo colarinho e dizem “ESTA MERDA É PARA DAR TUDO CARALHO!”.
Eu acho que falta gente dessa…eu acho que temos muitos bons rapazes muito profissionais…
Para mim a comparação é muitos Carrillos e poucos Sá Pintos..
9 Maio, 2017 at 12:19
Já me questionei, mas como não estou por dentro, só posso falar daquilo que vejo.
9 Maio, 2017 at 12:34
Concordo com o que escreveste e não podemos isentar o treinador destes comportamentos dos jogadores.
Numa coisa estou descansado. Se JJ sair (pelo seu pé ou para outra equipa) virá seguramente alguém de qualidade.
Bruno já nos mostrou que não brinca qd trouxe Leo, MS e JJ.
9 Maio, 2017 at 12:50
Nisso (escolha de treinadores) também estou descansado.
9 Maio, 2017 at 12:34
Acrescento apenas que os dirigentes dos clubes ingleses, pouco ou nada aparecem. Até o Abramovich que é bastante falado, tenta ao máximo que a sua vida privada seja…privada.
9 Maio, 2017 at 12:39
Mas isso é igual em todos os clubes portugueses…e a comunicação social em Inglaterra também não é a de cá…
Não é por isso que não ganhamos…nem influencia nada. Já a mensagem que eles passam sim…pode influenciar…
9 Maio, 2017 at 12:48
“Mas isso é igual em todos os clubes portugueses…e a comunicação social em Inglaterra também não é a de cá…”
Porque lá o foco está no jogo e nos seus artistas ao passo que cá, são os dirigentes e ex- que gostam de aparecer.
Quanto à CS…estás a falar a sério? O país do tablóide? Repara no que o Everton fez há umas semanas para proteger um jogador seu e depois diz-me se a CS não é ainda pior lá. A outra diferença é que o clube agiu em defesa do seu jogador. Cá…
9 Maio, 2017 at 12:55
A CS em Inglaterra ataca a vida pessoal e social dos jogadores…e todos sabem que são os tablóides que o fazem e dão a importância que tem.
A CS cá ataca o clube de forma constante e não há tréguas…não é a vida pessoal. Se o CM diz que o William hoje come uma, amanhã come outra, etc…o clube nem precisa dizer nada. Agora se o clube é constantemente atacado tem de se defender…
Porque lá o foco dos adeptos é o jogo…cá gostam mesmo é destas merdas. Qual é o jornal desportivo diário inglês?! Quantos programas de futebol há tirando rescaldo dos jogos e pré-jogo?! Quanta audiência teria um programa em Inglaterra a falar de merda?!
9 Maio, 2017 at 13:11
Honestamente, não sei o que é pior, se andar atrás do clube ou dos jogadores. Sei é que lá agem, nós continuamos a dar exclusivos e não me refiro apenas ao último.
Quantos programos no formato dos que temos cá seriam um sucesso lá? Arrisco dizer que 0 porque lá não há interesse algum em ver espectáculos do género aos que temos cá, eles gostam é de falar de futebol. Já nós damos audiencia a merdas deste estilo.
9 Maio, 2017 at 12:05
Isto ia lá se fizéssemos como o Porto há uns anos.
Um enxerto de porrada num deles depois de um jogo destes.
De certeza que para a próxima já não entravam em campo com aquela atitude de “jogue o que jogar o meu cai ao fim do mês”.
9 Maio, 2017 at 12:36
Viste o que fizeram os adeptos da Roma?
Bonecos (modelos) enforcados.
Ali vale tudo.
9 Maio, 2017 at 12:37
Foram os da Lázio não foram?! Os da Lázio para os adeptos da Roma…acho eu…
9 Maio, 2017 at 12:40
Isso mesmo
9 Maio, 2017 at 13:05
Ah, não tinha percebido.
Pensei que fossem adeptos para jogadores.
Thanks.
9 Maio, 2017 at 14:16
Nas bancadas passa-lhes tudo ao lado.
Precisavam de borrar a cueca mesmo. Perceber que afinal isto não dá pra brincar.
9 Maio, 2017 at 12:37
A entrevista do BdC ao CM não é um tiro nos pés, foi decepá-los.
Anda um gajo a malhar na cartilha e depois vemos o Presidente a dar entrevistas aos CM´s e Record´s desta vida.
Qto à vida familiar do Adrien e a sua felicidade pós-vergonha de domingo, não me espanta. Nunca gostei dele, é cão sem dono.
Um dos erros da pré-epoca foi a ausência de atitude depois da entrevista dele ao O Nojo.
9 Maio, 2017 at 12:41
Dessem os outros perto do que o Adrien dá e não tinhas era problema nenhum…
9 Maio, 2017 at 18:11
Adrien é o capitão, tem de ser um exemplo, se não o consegue ser então que deixe de ser capitão.
Existem mais a passear a camisola tb sei disso, JJ teve a palavra mas só malha nos putos para se safar da mediocridade.
A conf de imprensa pós jogo de Domingo foi surreal.
9 Maio, 2017 at 18:12
Se o Bryan Ruiz fizesse o que faz e tivesse 22 anos…coitado…
9 Maio, 2017 at 20:07
+1
9 Maio, 2017 at 12:40
Quando o “cerebro” disse em alguns meses que o lugar do Sporting no campeonato já estava decidido e que a luta pelo titulo não contava connosco…o que esperar dos jogadores?!
Os tempos são de “gostos para alimentar o ego”…daqueles que são fracos de espirito.
O Presidente é sem dúvida louco pelo Sporting, revejo-me em 90% daquilo que faz mas tem MESMO de aprender a fechar a boca. E ter o “cerebro” com ele só lhe desperta a bazófia…MEDO!!
Quero bem que se foda o casamento dele, o Sporting está acima de qualquer pessoa!
9 Maio, 2017 at 12:46
Não acho que o problema tenha sido essa mensagem…
Pode ter dito que não vamos a lado nenhum mas agora quem quer ficar que mostre serviço! E ao mínimo sinal de jogo menos conseguido ou de estar a encolher o pé com medo de lesão antes de proposta por exemplo do City ia para o banco e não voltava. E quem fosse para o lugar que mostrasse se agarra ou não!
E depois dele ter dito isso o Sporting até tem uma boa serie de resultados e ainda na semana passada ganhou em Braga na raça…
9 Maio, 2017 at 15:03
Acho que faltam aí uma palavras para articular a ideia, mas do que percebi para mim não faz sentido.
Perde para a taça com o chaves, essa potência do futebol, nessa altura o “cerebro” já não era suficiente, nem na derrota patética com o braga em casa, ou no empate com o tondela em casa, já para não falar nas derrotas ridiculas com o legia ou com o setubal (o penalty que não existe não pode ser a única desculpa para um jogo abaixo do miseravel) para a taça da liga…aí apareceram as desculpas da falta de estrutura.
Já está a ir longe demais este discurso do “eu cá sou bom, sou muito bom”, então quando faz merda que assuma em vez de andar à procura de falsos argumentos.
Tivemos uma boa série de resultados é verdade, mas só depois de ter dito que já não lutavamos por nada…esta é a mentalidade de campeão que diz incutir, pokeralho.
9 Maio, 2017 at 15:37
O que estava a dizer é que o problema é anterior a essas palavras. Nem me parece que tenhamos piorado depois dele ter dito que o lugar no campeonato seria o 3…
Não me parece que essas palavras tenham tido uma influencia negativa e antes pelo contrário até poderiam ter uma influencia positiva desde que bem canalizadas….
9 Maio, 2017 at 12:50
Achei também prematuro que ele, enquanto treinador da equipa principal, jogasse a toalha ao chão pelo simples facto de ter que recuperar pontos a duas equipas. Ainda quer ele ir para um campeonato mais competitivo. Imagino o choradinho se estivesse na Premier.
E como pudemos observar, teria sido possível se não tivéssemos falhado tantas xs.
9 Maio, 2017 at 12:50
Desculpem lá, chamem-me o que quiserem, mas eu não acho que tenhamos mais soluções do que os nossos rivais… e essa falta de soluções reflete-se não só no esquema de futebol metódico do JJ, mas também na própria disponibilidade dos jogadores para aquela gota extra de suor que é necessária para fazer a diferença… basta ver que no domingo passado, sem Gelson e Podence, não houve ninguém capaz de romper a banalidade, nada, nenhuma capacidade para romper linhas, inventar, mudanças de velocidade, agilidade, uma nulidade em irreverência, capacidade para inovar, para o inesperado… e isso é reflexo da época inteira, de todos os momentos em que era preciso alguém capaz de resgatar a equipa da letargia, de imprimir irreverência, de trazer algo novo a uma equipa anquilosada e tolhida… isso só o Podence trouxe.
O resto, alguém capaz de fazer o Adrien, o Dost, o William, o Coates, o Rui, transcenderem-se não existe… existem uns tipos de categoria mediana, alguns com valor, com capacidade, mas que não potenciam o grupo, não o trancendem e nesse capítulo, desculpem, mas os outros têm mais soluções e isso está à vista… nós falhamos, eles não.
(já sei, já sei, vão-me dar o argumento das ajudas, mas isso não explica a nossa incapacidade…)
9 Maio, 2017 at 12:58
Estamos a entrar na silly season e, na silly season, todos dizemos silly things, à falta de melhor.
Se o Bas Dost foi andar de Barco, se o Adrien e a Mulher estão sorridentes na fotografia, se o JJ está a ver jogos da NBA depois da derrota com o Belenenses e se o Presidente abre a boca e diz o que lhe vai na Alma, para mim, são “Fait divers” puros e duros.
A mim interessa-me mais avivar a memória com vitórias obtidas recentemente que são muito mais importantes que o facto de a equipe não ter estado bem, sempre (esteve muito bem muitas vezes).
Trata-se de vitórias que abrem a porta à Verdade Desportiva.
Nos anos sessenta, depois da fixação de residência a Mário Soares na Ilha de São Tomé (ver para crer…) onde a pedido de Salazar a Família Melo lhe pagava uma avença para a época, choruda. Um dado Ministro do regime anterior perguntava a Salazar se não seria melhor “que ele abrisse um bocadinho a porta à esquerda” ao que Salazar retorquiu, “Senhor Dr. eu abro-a mas, depois, quem é que a fecha?”
Como é óbvio para quem já tenha sido assaltado em casa uma vez aberta a porta, o ladrão mete o pé na abertura e força a entrada sem que haja entretanto alguém capaz de voltar a fechar a porta.
A FPF, pressionada pelo Sporting e pressionada pela UEFA, da qual, neste momento o “querido Fernando Gomes” é Vice-Presidente abriu, como quem diz, a porta à esquerda e o pé de Bruno de Carvalho já a não deixará voltar a fechar.
Quer queiram, quer não os Senhores de “La Piovra del Norte” e do “Estado Lampiâmico do Sul” bem podem encostar-se à porta, tentando evitar que se escancare mas, os tempos dão sinais e quem os sabe ler entende que, esses sinais indicam que, os que se opõem à abertura da porta à Verdade e ao Mérito já nem homens do presente são, são gente do passado, o passado tenebroso de impune violação e roubo descarado que, montaram na FIFA, na UEFA e no futebol Português. Um passado de tal forma infecto que lhes permitiu um reino de total desmando durante 40 anos. Curiosamente, a duração da (até agora) “jovem” democracia Portuguesa. Nem mais, nem menos.
O Video Árbitro estará operacional no início da próxima época, assim como serão publicados, a partir do mesmo momento, os relatórios dos árbitros que, passarão a ficar disponíveis no site da Federação Portuguesa de Futebol.
Faltam, apesar de tudo algumas mudanças indispensáveis para que efectivamente o Futebol seja sério e falta conhecer o modo como serão implementadas, controladas e auditadas estas duas “nóveis” medidas que, em si-mesmas constituem uma gigantesca afronta ao Estado Lampiâmico e à la Piovra del Norte.
Este final de época demonstrou que, Pinto da Costa ainda detém uma réstea de poder mas, tão só isso., uma réstea que lhe não permitiu assegurar poder chegar ao título, na recta final. Aí campeou o poder efectivo de Vieira que, nomeou árbitros a seu bel prazer, quer para os jogos do benfica quer para os do Porto e Sporting, árbitros que arbitraram de acordo com a edição semanal da CARTILHA que lhes é enviada pela Janela mais nojenta da ETAR de Carnide.
No entanto, (1) o fim dos observadores; (2) a definição dos critérios subjacentes à atribuição de notas; (3) Os critérios de classificação de árbitros, ficaram todos no tinteiro.
Também ficou ni tinteiro, quanto a mim, a mais importante de todas as medidas que possam acelerar a transparência e fundar a confiança:
Não há organismo independente no qual se estrutura a hierarquia da arbitragem e que concentre nas suas mãos o poder disciplinas no futebol e no desporto em geral.
Em minha opinião (e na opinião de quem efectivamente “tem olhinhos”) tal organismo não pode de momento ser entregue a uma empresa privada. É fácil em Portugal corromper uma empresa privada exactamente do mesmo modo como se corrompe uma Federação Desportiva “semi-pública”. Quem chegou com facilidade à FPF e lá fez o ninho, também chega a uma empresa privada e faz lá o seu ninho de serpentes, sem problemas de maior.
Por um período de tempo que não sei quantificar, a independência e imparcialidade de uma organização desse tipo só pode ser integrada num Tribunal Especial do Desporto, integrado no órgão de Soberania que são “Os Tribunais Judiciais”, sendo quem o dirige um conjunto de Juízes eleitos para o efeito pelos seus pares. Não há alternativa. Qualquer outra é uma porta entreaberta para assegurar à MAFIA um modo de entrada e um caminho de acesso a lugares onde não pode estar.
A Federação Portuguesa de Futebol tem de estar concentrada nas Selecções e no Futebol Amador. Há que acabar com os jogos de influência dos Clubes Mafiosos nas Associações Regionais de Futebol, fazendo repercutir na própria FPF o resultado das manobras de manipulação fraudulenta a que Porto e Benfica estão demasiado habituados.
A Liga Portuguesa tem de ter controle total sobre duas coisas, a organização de provas desportivas e o negócio do futebol. Não tem de existir no seu interior uma comissão de inquérito ou poder de qualquer outra natureza que, não seja o de organizar competições Nacionais e o de negociar, de modo centralizado, os direitos televisivos e comerciais relativos às provas por si organizadas.
Eu diria que 2% das alterações necessárias foram realizadas. Trata-se, porém, do entreabrir da porta e nesta oportunidade o Sporting tem de lá pôr o pé, antes que os parcos resultados da iniciativa tomada determinem que a voltem a fechar!
9 Maio, 2017 at 20:38
Supondo que é tudo como dizes e tens razão, como deixa de haver influência da arbitragem se 80%, ou mais, dos árbitros da 1ª Categoria são lampiões e nas Categorias por aí a baixo acontece o mesmo, sendo que são sempre os lampiões a serem promovidos?
9 Maio, 2017 at 13:00
Vergonha de época….liderada por presidente e treinador.
Vergonhosa comunicação por parte do clube, expoente máximo no seu presidente.
Vergonhosa atitude de uma cambada de meninos sem ambição, sem vontade, respeito por sócios e adeptos….
Para o Caralho!!!!
9 Maio, 2017 at 13:03
Nunca pus em questão o Presidente, mesmo com erros, o saldo é positivo. Mas nos últimos tempos tem perdido o foco, anda á deriva. Esta do CM, marcar o casamento para o dia da gala, juntar o futsal no comunicado, posts a falar do porco gil…etc.
A questão da comunicação é de um amadorismo atroz:
O Saraiva sempre que faz um post é de 90 linhas, nenhuma mensagem passa assim…uma vez por outra é necessário, mas de resto, 1 linha, uma frase, uma ironia, 1 facto, 1 imagem resultam 100x melhor. Até o director de comunicação do Porco percebe isso.
Depois fala de Mayas e pêgas semelhantes, gentalha insignificante para o futebol e para nós.
E tem o mesmo tique do Presidente nos discursos e entrevistas: divaga muito, enche muito chouriço para chegar á conclusão, junta muitas ideias no mesmo, dispersa tudo.
Enfim, já disse aqui, ou BdC mete a mão no iluminado e obriga-o a falar menos asneiras, a aproveitar os putos (a sério, não é lança-Los no Dragão e depois vir queima-los no fim do jogo), ou no Natal vai tudo a direito pra mais uma crise monumental á Sporting.
Se o iluminado não tiver pra isso que vá pró carvalho ganhar os seus 6 milhões. Farto da bazófia, falta de humildade, de fraco futebol e 1001 desculpas pra sacudir a água do capote.
9 Maio, 2017 at 13:21
Na minha opinião tudo começou no principio da época passada. Até aí o projecto era bom, tinha boas bases e estava a pouco a dar resultados. A luta contra o sistema, a aposta na formação, a luta pelas novas tecnologias, etc, esse era o caminho.
A contratação do JJ foi brilhante, é um excelente treinador, péssimo gestor de pessoas (a falta que um bom psicólogo faz naquela equipa técnica) mas tudo a partir daí foi péssimo. Correr com o Inácio e trazer o Otávio não trouxe nada de bom, apenas afastou alguém que percebe de futebol e foi campeão em Alvalade. As picardias com o Benfica foram uma estupidez e uma perda de tempo. A sobranceria quando tudo ía bem no começo desse campeonato foi o que nos tirou o título. Não se ganham campeonatos em Outubro, mas parece que no meio de toda aquela gente ninguém se lembrou disso.
A última pré época foi o prenúncio do que aconteceu. Primeiro a renovação do treinador, supostamente pelo assédio do Porto, e o poder total no futebol dado de mão beijado a alguém que já no passado demonstrou que não é essa a sua área de competência. Adrien e William queriam, e bem, sair do clube (dinheiro é igual para todos nós). Não se acedeu à sua saída e pior que isso não tiveram descanso, chegaram de férias curtas e foram logos titulares. Desde Janeiro que estão de rastos… O Bryan Ruyz sofreu do mesmo, nada de descanso, de rastos desde Dezembro… Depois a enxurrada de contratações. Algumas que falharam por alguma azar (o Campbell é um excelente jogador embora tenha uma carreira muito irregular) outras que só na cabeça de alucinados podiam resultar (Elias depois do que se passou no passado, André????, Markovic que era inútil no Benfica, Douglão???, Petrovic suplente dos suplentes e um portento argentino que era o novo Maradona mas que já se sabia que correr não era com ele). Nas laterais onde não havia nada de jeito não houve necessidade de se reforçar com qualidade. Boa ideia.
Depois a politica de comunicação. Comunicados por tudo e por nada. Facebook sempre ao rubro. Contratação de director de comunicação só para passar a vida a picar o Benfica. A meio da época percebe-se o erro e limpa se o plantel e retornam alguns miúdos que estavam a dar cartas nos clubes onde jogavam. Pensou-se que seria o preparar do futuro. Talvez não. Só um teve oportunidades a sério, e muitas já em desespero e todos os outros voltaram mas claramente o treinador não confia neles.
E agora o futuro. A formação devia ser o focus. Temos muita qualidade encostada na A, muita qualidade na B e alguma emprestada. Mais do que se pensar em contratar uma equipa nova o melhor (talvez) seria deixar sair os pesos pesados (Adrien, William e Rui), apostar, de forma séria, mesmo com muitos contratempos que venham existir (mais um ano sem titulos por exemplo) na juventude que temos e contratar 1 jogador de qualidade para as duas laterais defensivas. E voltar ao principio do projecto. Clube compra, treinador treina, aposta na formação. E em termos de comunicação voltarmos a 1700. Falarmos diretamente com quem se quer falar e esquecer de vez os adversários.
Talvez seja este o futuro….
9 Maio, 2017 at 13:31
Desde Junho passado só se fez MERDA neste clube.
Passado quase um ano…n se vislumbram grandes melhorias nem vontade em corrigir erros.
Assim, e já o disse várias vezes….Bdc vai cair com estrondo…e nem os 86% nem tAdeus desta vida o vao salvar
9 Maio, 2017 at 14:12
Bom comentário
9 Maio, 2017 at 19:20
Isto devia ser um post!!!!!
10 Maio, 2017 at 12:16
mete aí uma cunha Nuno 😀
9 Maio, 2017 at 19:37
Bom comentário!
9 Maio, 2017 at 21:55
Revejo-me muito nisto!
Excepções:
* Mandar embora o Marco e ir buscar o JJ foi o grande erro do BdC no 1º mandato. Não vejo o JJ como muitos pensam e muito menos como ele próprio pensa. É um bom treinador nos treinos, bom tacticamente, normalmente até lê bem os jogos, mas depois mexe mal na equipa. É um mau condutor de homens, aposta pouco e com a confiança necessária nos jovens. Mau comunicador, gabarolas, mal educado! Tem a mania que tem olho para talentos e chega a ser burro porque aposta até à exaustão nos seus jogadores preferidos mesmo que não estejam a jogar nada!
Chegou todo inchado com 3 títulos limpinhos, limpinhos no Vergonhoso mas bastou-lhe uma época para perceber não só porque ganhava no anterior clube como porque o seu actual clube ganha tão pouco!
Nunca foi parte da solução e hoje é um problema bicudo que nos custou cerca de 35M€ em dinheiro deitado fora!
* O Bryan teve pela primeira vez férias em alguns anos. O William e o Adrien tiveram férias curtas mas o Adrien esteve lesionado 2 periodos de 2 meses. É possível que o William esteja a pagar a factura de poucas férias mas os outros 2 não. O Adrien correu que nem um desalmado no Domingo.
* Não vejo muito talento nem na B, nem nos Juniores. Na B tens o Demiral e o Dala, que chegaram este ano directos para a equipa. De resto tens o Pedro Silva e talvez o Leonardo Ruiz que também chegou este ano. Nos Juniores tens o Maximiano, talvez o Conté, o Daniel Bragança se for bem trabalhado, talvez o Paz, o Pedro Marques se trabalhar muito, o Jovane Cabral e talvez o Elves. Nos Juniores ainda há tempo para se apagarem ou aparecerem.
* Discordo em deixar sair os pesos-pesados. São a base e quem orienta os jovens que supostamente vão começar, tal como quem marca terreno e mostra o que é o Sporting aos estrangeiros que chegam. Perderes esses 3 seria um passo gigantesco para trás.
Mas muito do que escreves, tudo o resto, concordo plenamente.
Eu não me importo que entremos no próximo campeonato como os menos candidatos ao titulo, apostando no Iuri, no Podence, no Gelson, no Matheus, no Geraldes, no Gauld, no Palhinha, no Semedo, no Dala, apoiados pelo William, pelo Adrien e pelo Patricio. Apostava tudo em 2 bons laterais que entrassem de caras e fossem um valor seguro, na casa dos 23, 24 ou 25 anos no máximo. Do meio campo para a frente deixava só 2 estrangeiros que estão actualmente: Bruno César e Dost.
Vendia o Jug, Douglas, Tobias, André Geraldes, Jefferson, Zeegelaar, Petrovic, Rosell, Heldon, Alan Ruiz, Bryan Ruiz e o Castaignos. Acredito que fosse possível fazer entre 20M€ (mínimo) e 35M€ (máximo) com estas vendas. Emprestava o Domingos Duarte, o Empis, o Ary Papel, o Slavchev, o Leonardo Ruiz e o Paulista a boas equipas portuguesas – Braga, Guimarães, Belenenses, Estoril, Rio Ave… – que estivessem na Europa ou tivessem bons treinadores onde houvesse confiança que os meteriam a jogar com frequência.
Sou absolutamente conta o que se tem feito ultimamente que é comprar uma equipa (10, 11, 12 jogadores) todos os anos. Sou a favor de contratar menos mas melhor!
9 Maio, 2017 at 13:30
Tenho lido aqui mais do que uma vez, e em algumas, de forma até algo virulenta, o “querem ver que o Bruno agora tem que se reger pelos comentários aqui na Tasca?”
Depois de ver a Blogosfera Leonina do pós-jogo, nomeadamente em blogs considerados de referência, depois de termos assistido, incrédulos, ao que de inenarrável se passou no jogo de domingo com o Belenenses, espero mesmo que Bruno de Carvalho não fique indiferente ao clamor levantado e que retome o trilho dos primeiros tempos em que nos foi devolvida, legitimamente e de forma palpável, uma Esperança ainda maior que aquela que nos tem norteado ao longo de décadas.
Se Bruno de Carvalho, a ele, clamor, ficar alheio, então só posso considerar que o deslumbramento em que parece ter mergulhado, o levará a algo impensável: Autismo. Presidente Bruno de Carvalho, faço-lhe daqui um apelo: oiça aqueles que confiaram em si, não os desiluda! Oiça aqueles que serão tão sofredores quanto o senhor o é!
Espero, sinceramente. para seu bem e do Sporting, que tenha o bom senso de admitir o que eu penso já há muito dos meus amigos: São indiscutívelmente Amigos aqueles que nos confrontam por vezes, bem menos aqueles que nos “dão palmadinhas nas costas”, como ontem referiu, e bem, o ffigueiredo.
E, já agora, que levo uns bons anos de sofrimento a mais que o senhor, digo-lhe que jamais terei visto um espectáculo tão deprimente (termo que até usou) como aquele que foi oferecido a uma plateia tão heterogeneamente Sportinguista e a todos aqueles que, como eu, o viram, estupefactos, pela televisão.
Medite, Presidente. Mesmo que não tenha que se reger pelos comentários aqui na Tasca, nem em outros espaços Sportinguistas que o têm defendido de forma tão veemente. Se assim fôr, aceite, desde já o meu sincero OBRIGADO. O Sporting, que somos todos nós, MERECE-O!
9 Maio, 2017 at 14:51
Muito bom jmfs1947!
Posso assinar por baixo?
Obrigado
SPOOOOOOOOOORTING!
9 Maio, 2017 at 13:47
O Mestre de cerimónias raramente, ou quase nunca desilude. Muito bom texto!
9 Maio, 2017 at 13:57
O que se passa para os meus comentários não entrarem?
Bloqueaste-me Cherba????????????
Levas um carolo!!!
9 Maio, 2017 at 14:03
Fiquei suficientemente ” lixado” com o que se passou em campo no ultimo Domingo em Alvalade…
O que eu queria era que os jogadores tudo fizessem para dignificar a camisola que traziam vestida…
O que eu quero é que não volte a acontecer…
Vão certamente, estes ou outros …perder jogos… mas não deixarei de estar com eles…se tudo fizerem para o merecer…
O ultimo jogo foi “foi mau demais”…
Mas não me encomoda por aí além as fotos que possam postar…quero lá saber disso ( eu até nem tenho essas ” porcarias” onde eles colocam ” essas criancices)…
Não dou muito valor a essas “mariquices” até porque muitos (também há pessoas que “fazem” o que dizem…) se vão esquecer muito depressa do ódio agora demonstrado…
Abr e SL
9 Maio, 2017 at 14:03
As eleições mais concorridas de sempre e 87% de votação fizeram efeito contrário ao esperado na liderança de Bruno Carvalho,em vez de responsabilidade veio o deslumbre,se não mudar o comportamento vai acabar mal…
9 Maio, 2017 at 14:08
Pegando no personagem que aparece neste post,o Alan Ruíz,diria que o maior erro foi ir buscar um idiota que não deve ter nada dentro daquela cabeça,depois querer ensinar um burro a ter educação torna-se difícil,comecem a alargar os critérios na contratação de jogadores,esta merda não é o futebol de praia.
Acordem caralho.
9 Maio, 2017 at 15:04
Aí dou razão ao “cerebro”, tivemos um problema no scouting…ou espera…foi ele que o quis!!
9 Maio, 2017 at 22:01
Concordo!
9 Maio, 2017 at 14:22
Já agora faço uma pergunta,alguém viu a entrevista do BdC ao CM/CMTV?
É que eu não vi e não estou interessado em vêr,estou-me a cagar para a vida privada do Presidente,e ele devia ter mais recato porque anda a fazer juras de amor e daqui a uns meses está divorciado.
Em conclusão,não queremos saber quem é o amor da vida do Presidente,onde ele vive e se gosta de açorda,o que nós queremos é competência a gerir o clube, sejam ou não 24 h por dia,porque a brincar a brincar ganhou 250 m€ num ano.
E já agora começar a rodear-se de pessoas competentes e não de yes men,uma das medidas para ontem é a contratação de um diretor desportivo e de mais alguns elementos necessários para uam estrutura profissional.
9 Maio, 2017 at 14:47
1000% de acordo com o texto!
O BdC dá um tiro nos pés quase por cada decisão boa que tem… É estranho!
Quanto ao Alan, já se sabia que ele não era bom profissional e um gajo sensato antes de o irem buscar. Está a ser ele próprio. Como esteve o ano inteiro. A mamar 2M€…
9 Maio, 2017 at 15:10
Como aparentemente o CM é fiável e confiável… a edição de hoje (em papel) dá mais destaque aos problemas pós-conjugais do cidadão que é nosso Presidente do que a uma das vitórias do Presidente do Sporting Clube de Portugal (divulgação dos relatórios dos árbitros): por ordem de espaço ocupado – relações BdC/JJ, problema pós-conjugais, relatórios. Isto não é um pormenor: isto mostra o que a falta de ponderação implica na percepção que fazem de nós e o que é contar com imprensa ‘amiga’.
Percebo que BdC teve um período (cerca de um ano) difícil e complicado, quer a nível pessoal quer enquanto nosso Presidente; suspeito que a hipótese de oposição forte nas eleições foi sobrevalorizada (até na preparação desta época desportiva), desconfio que este mix instabilizou e desajudou BdC. Mas as eleições foram em Março! Não há justificação para isto (porque não quero contemplar as hipóteses deslumbramento e/ou deriva prepotente).
Das leituras que faço na blogosfera sportinguista, para além de exageros em pólos opostos transparece um facto, que BdC tem obrigatoriamente de ponderar: o estado de graça está por um fio. O remédio depende EXCLUSIVAMENTE dele! Nesta nossa blogosfera li duas coisas que vou citar (em interpretação mais ou menos livre) com pedido de desculpa aos autores porque não recordo quem sejam:
– ‘Queremos o nosso Presidente de volta!’
– ‘Se quiséssemos palavras, comprávamos um dicionário’
(quanto aos jogadores… precisam que o exemplo venha de cima)
SPOOOOOOOOOOOOORTING!
9 Maio, 2017 at 15:26
Quero deixar aqui um off, mas tem a ver com o momento.
Há pouco, um colega portista, daqueles com quem se discute futebol e que assume qu o seu clube está numa fase de merda há alguns anos, mostrou-me um texto do blog reflexão portista, que é um texto escrito por um adepto portista, em pleno aeroporto do Funchal, no final do jogo com o Marítimo e ressalvo o ponto 6 desse texto, o último do mesmo:
“6. Terminando onde começa a próxima época, porque até as mais fortes crenças têm limites e a minha já chegou ao limite, e citando aquilo que disse um grande portista ao ex-presidente Pinto da Costa na última assembleia geral: “se é para ter um orçamento destes, não pode estar 4 épocas sem ganhar um único título; se é para não ganhar um único título, então não pode ter um orçamento destes”. Por mim, podem apostar num plantel com muitos putos da formação e arranjar um treinador que os ponha a comer relva durante a época toda.”
Ou seja, adaptando à nossa realidade, se andamos há 2 anos a gastar milhões para ganhar uma supertaça (e cada vez mais sou forçado a acreditar que a ganhámos graças ás rotinas deixadas pelo sonso), mais vale apostar num treinador que ganhe menos, gaste menos, ponha os putos e os faça comer a relva.
9 Maio, 2017 at 22:06
É isso que eu digo. Baixar orçamento, apostar nos bons putos que temos, ajudando-os a crescer para que nos ajudem também a crescer, arranjar um treinador que não olhe às idades e aposte sem medo nos talentos… e todos os anos contratar mais 2 bons jogadores formando uma excelente equipa em 2 ou 3 anos!
9 Maio, 2017 at 15:29
E pedir bom senso também, já agora, aos adeptos…?
9 Maio, 2017 at 16:05
Não é fácil. Até porque são isso mesmo: adeptos.
E depois de um domingo assim…
9 Maio, 2017 at 16:08
Se os adeptos tiverem bom senso tens um estádio com meia dúzia de pessoas nas próximas 2 jornadas…
9 Maio, 2017 at 16:43
Já não ponho lá os pés há uns meses.
O lugar foi sempre ocupado.
9 Maio, 2017 at 16:54
Argúcia.
9 Maio, 2017 at 16:55
Para o Tiago.
Mas o comentário do Tomáš Skuhravý é ilustrativo.
9 Maio, 2017 at 16:13
Queres mais bom senso do que existe??
Os Adeptos estão:
….. há 15 anos a ver a banda passar….
…. desde janeiro andar a jogar para cumprir calendário….
E mesmo assim de forma recorrente estão mais de 40.000 Adeptos a apoiar a Equipa e no Dia da Mãe .. um dia em que se celebram muitos almoços de família…. temos lotação esgotada e depois de uma exibição ridicula…. temos o Treinador a desculpabilizar-se com os jogadores que meteu serem terceiras opções e um Presidente que se assume como RESPONSÁVEL do Futebol a sacudir a água do capote e a fazer um discurso de culpabilização do Treinador e do Plantel, “esquecendo-se” do lugar dele!
Mas pronto…. os adeptos têm que ser os “estúpidos” de serviço que dizem AMEN a tudo o que o Messias Bruno diz….
9 Maio, 2017 at 16:27
Fdx Saké…aos adeptos, esta época, náo podem exigir NADA!
9 Maio, 2017 at 17:06
Como o futebol é um desporto com muitas variáveis (os bois apafianos, as bolas na barra, o erro humano) sei aceitar a derrota. Empatados e nos últimos minutos, um lance corre mal e golo dos adversários. Fico fodido, mas aceito.
O que eu não compreendo, nem aceito, é falta de entrega, profissionalismo, fazerem frete a jogarem com a nossa camisola vestida. Acho uma VERGONHA.
É isso aconteceu no domingo de manhã. Se tivéssemos um líder forte no balneário, ele teria dado 2 berros no final do jogo, que os outros tinham metido os smatphones pela peida acima e assim já não lhes mexiam. Acto contínuo tinha falado com eles e em nome do plantel viria fazer uma comunicação aos me(r)dia a pedir desculpa aos sócios e adeptos leoninos por tão triste espectáculo dado. Como não temos um capitão, nem sub-capião com essas características e pior ainda, já se queriam pirar dali para fora há um ano…
Nao tenho , quero ter facebook e afins.
Para mim só servem para alimentar egos e coscuvilhices. Se os jogadores querem ter, é com eles.
Se fizessem o que digo em cima até podiam ir fazer surf nas ondas dos barcos, apanhar amêijoas ou dar linguados às esposas…
SL
9 Maio, 2017 at 17:09
Não tenho, nem quero ter
9 Maio, 2017 at 18:00
Mas toda esta revolta só faria sentido se a nossa postura enquanto adeptos fosse a de enaltecer quem nos dá alegrias; se enchessemos um jogo de andebol, de futsal, das meninas, dos júniores, em vez de enfiar a cabeça na areia e andarmos cabisbaixos com os caramelos do futebol… Aí sim, talvez eles entendessem melhor que só nos interessa quem cá está, quem connosco sente o Rampante a pulsar no peito.
9 Maio, 2017 at 18:35
Isso tudo.
10 Maio, 2017 at 10:07
Este artigo é pura e simplesmente deplorável. Porque motivo os jogadores, dirigentes e outras figuras ligadas ao clube, não podem no seu espaço pessoal, publicar fotos descontraidas e em família, pelo motivo do clube ter perdido a partida de Domingo? Algum deles nas fotos está a infringir regras de profissionalismo? Se acontecesse a situação que aconteceu quando o CR completou 30 anos, em que o Real Madrid foi goleado nesse dia por 4-1 em casa do rival Atlético e houve jogadores na referida festa a sairem Às 6 da manhã, completamente alcoolizados, mesmo que o dia seguinte fosse de folga do plantel, ai sim existe uma questão de maus comportamentos profissionais e de enxovalho ao sentimento de adeptos pela derrota desse dia. Neste casa, ver o Alan a passear de barco, o Adrien com a sua esposa e essencialmente e como é comum na ATascadoCherba, aproveitar-se a minima ocasião para atacar o presidente do clube. Alguém sabe se mesmo no dia do seu casamento, o presidente não irá estar na Gala? Porque motivo não estaria presente? Não pode e creio que irá acontecer, o presidente e a sua futura esposa irem de lua-de-mel, por exemplo no dia 2 de julho e sabendo que esta será possivelmente curta pelas demandas que se colocam ao presidente nessa altura e atendendo a que iremos disputar uma pré-eliminatória de acesso À CL, e nesse momento seguramente o plantel estará já em trabalhos de ínicio de época. Especular com o que irá acontecer é ridiculo e aqui parece que as opiniões visam não mais que criticar em bases absurdas. SL.
10 Maio, 2017 at 10:09
No final do jogo tinha dito que isto ia acontecer. E não foi só com estes dois, há outros instagrams mais eruditos que foram atacados pelo mesmo mal.
O Adrien é um excelente jogador, que dá tudo e tem uma qualidade muito acima da média. Muito mesmo. Mas eu se fosse presidente vendia-o num ápice, sem espinhas, mas não… já se fala em aumentar o valor de uma nova (!) renovação.
Muitas das vezes temos que ver o quadro todo (a equipa, o grau de comprometimento para com o grupo, o exemplo como capitão e líder de balneário…) e não somente o quadro individual que, como disse, é de um excelente jogador.
Eu sei que os actuais jogadores são umas prima donas, qualquer caramelo agora é uma rock star porque dá uns pontapés na bola. Ou mais grave, porque é presidente de um clube.
O que nos resta a nós? Apoiar os menino e apaparicá-los o mais possível? Pó caralho, tá?
Aqui há uns anos estava numa gala de beneficência (?) onde também estavam alguns pontapeadores da chicha lusa. De vários clubes, alguns do nosso clube. Fui apresentado a alguns deles e há medida que trocávamos cumprimentos fui soltando “ah e tal, não o conheço… mas é um prazer conhecer” até que um, mais afoito, ou despeitado (Ex capitão do nosso clube, recente), me perguntou, “mas o sr. dr. não conhece nenhum jogador de futebol?” _Conheço sim, sou muito amigo de jogadores de futebol, como o Sr. Acosta e o De Franceschi, por exemplo. Uns mais talentosos do que outros, mas todos com uma honra e respeito pelo adepto e pelo jogo acima de qualquer coisa. Jogadores de futebol há muitos, e ganham imenso dinheiro bem sabemos, mas poucos ficam no coração do adepto. mesmo o sr. ex-capitão que jogou quê, 9/10 anos de leão ao peito? poucos se lembrarão de si, pense lá porquê.
E pronto, mais uma quantidade amigos do peito que eu fiz 🙂