Fight & Resist… O que é? Para que e quando serve? Quem o segue? Quem o invoca?
Há já algum tempo percebi que muita gente no Sporting não percebe o que isto quererá dizer. Pelo menos da maneira como eu “leio” a expressão, não sabem. Não sabem e aparentemente nem querem saber. Hoje em dia, a opinião corre quase à velocidade do pensamento, com a agravante que muitas vezes ela é emitida sem sequer ser formada, pensada ou minimamente ponderada. Chegou-se a um ponto em que o que interessa é ter “opinião”. Passe ela por cima de quem passar… Interessa é botar faladura. Sem critério. Não é preciso, interessa é dizer… e geralmente, para dizer e rápido, obta-se pelo caminho mais curto: DIZER MAL!
Diz-se mal do presidente (e aqui, vale tudo. Literalmente!), do treinador, dos jogadores, da “estrutura”, do andebol, do futsal… do chinquilho!
Tudo serve. Qualquer coisa serve. Uma foto no instagram, uma frase no facebook, uma frase duma entrevista retirada do contexto, tudo é assunto! Tudo tem de ser chafurdado até ao limite da exaustão. E ai de quem não criticar, deitar abaixo ou elencar uma série de “SES”… como se um “SE” fosse um dado adquirído e a partir dos “SES” se fazem juizos de valor e caracter. Sim, porque “SE” assim for, o “x” é um filho da puta, o “y” é um traidor, o “z” é um cabrão, etc, etc… Isto ainda é pior que os Manhosos cofineiros e que pura e simplesmente apresentam mentiras gritantes como verdades absolutas e deambulam à volta da mentira quais abutres ou hienas à volta da carcaça. Interessa dar mais uma bicada… na carne morta!
Alimenta-se polemicas (verdadeiras ou não… isso interessa a alguém?!) que nos rasgam de alto a baixo o espirito da 1ª frase que apresento neste texto. E rasga, porque? Pelo simples facto que não foi interiorizado esse tal espirito. Porque não o sendo, semeia a desunião… Não em torno de A, B ou C, mas em torno daquilo que é melhor para o SPORTING!
No inicio da época, salvo algumas excepções, dizia-se que tínhamos um dos planteis mais fortes dos ultimos anos. E a expectativa era elevada, dado o fim de época anterior. Ai é fácil ter espirito guerreiro e o caralho… O mestre da tática era o maior, o presidente era do caralho, os jogadores os melhores do mundo.
Cedo se percebeu que ia correr mal… Já não bastava termos dado a facada ao velho rival, sacando-lhe o treinador e com isso comprando uma guerra com uma máquina dissimulada de comunicação instalada nos ultimos 5/10 anos. Sempre a semear discordia, todos os dias a escrever cobras e lagartos. Todos os dias. Todos os dias. TODOS OS DIAS…
E nós, o que faziamos? Em vez de corporizar o espirito que acima refiro… começa-se com os assobios a jogadores que nem entravam para aquecimento, desconfia-se de tudo o que mexe de verde-branca vestido, sempre com presidente e treinador à cabeça. Há quem diga que eles se põem a jeito… Claro, são eles e aquelas miudas que andam à noite com roupas curtas… estão mesmo a pedir para serem violadas, as porcas! Põem-se a jeito, que fazer, não é? Argumentos do caralho.
Agora, porque muitos andam a emprenhar pelos ouvidos das pasquinagens, lá vamos entrar no corropio e o mais certo é mandar um projecto pro “REAL” só porque somos uns coninhas moles que não consegue lidar com o gossip instalado… Sim, basicamente é isto, os programas dos paineleiros não é mais que uma autentica feira de mexericos, insinuações e meias-verdades e mentiras inteiras. Tudo previsto nas cartilhas mediáticas daqueles que dizem que pouco falam mas mandam falar outros porque querem continuar a dar uma de imaculados. Por mim, prefiro este presidente desbocado do que um sonso.
Continuo a acreditar neste projecto, com este presidente e este treinador… mas tem de ser colocados os pontos nos “iii” de uma vez por todas. Só BdC o poderá dizer: Jorge, é assim, assim e assim. Estamos de acordo? Não há cá meias merdas… Estamos a falar de dois homens feitos, que sabem para onde querem ir e sabem que o caminho à sua frente é tudo menos plano. Não sei o que se tem passado, não percebi se houve recados pelas tv’s ou não. Só eles poderão dizê-lo. Não sei de nada, só quero é que todos – TODOS – sejam homenzinhos e assumam os erros e corrijam o caminho… e que não se deixem intoxicar como tão facilmente são intoxicados os adeptos… esses mesmos que invocam o fight & resist mas corporizam muito melhor o “question & insist”…
E já agora, deixem-se de merdinhas. O presidente do Sporting não pode mostrar desagrado por perder uma final europeia sendo GOLEADO (que caralho, não somos uma das melhores equipas europeias?!) sem com isso por em causa a integridade dos profissionais? Não se pode dizer nada aos meninos? Temos de nos contentar porque somos vice-Europeus??? Foda-se, o que não se disse do Brasil quando perdeu contra a Alemanha na final do Mundial de Futebol??? Eu não vi nenhum brasileiro contente com ser vice…
No jogo com o belenenses, o antigo vice Abilio Fernandes terá dito que viu crianças a chorar naquele jogo… E o presidente não pode dizer “Para mim, chega!”. Mas estamos a brincar…? Mas querem o Sporting onde? Que raio de Sporting vocês querem? Se o proprio presidente, que é o presidente, que é questionado por tudo e por tudo não pode mandar um “ora foda-se”, quem é que vai mandar???
Deixem-se de merdas, pá. Há coisas a melhorar. Nitidamente, há. Agora, não deitem abaixo o único gajo que nos tem defendido. Acordem pra vida… o Sporting precisa de todos nós! E não vai ser assim que vamos lá… Ou então que se passe à letra o “Sporting é nosso outra vez” e que sejam os adeptos a cuidar dele. Vai correr certamente muito melhor.
TEXTO ESCRITO POR No Rules… Great Saké
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
10 Maio, 2017 at 17:43
Bem… Foi giro enquanto durou.
Mas há demasiado fumo e demasiadas pessoas a assistir ao fogo posto.
O projecto de BdC foi a melhor coisa que vi acontecer no meu clube.
Tenho 46 anos e digo isto sem qualquer problema.
Mas já se viu que não vai resultar. Algumas pessoas não querem e a pressão vai aumentando de tal maneira que é óbvio que nem ele (BdC) vai aguentar nem aqueles que escolheu para trabalhar com ele (JJ ou outro que fosse).
Resta-me cá estar para testemunhar a completa bandalheira que será feita com o Sporting depois deste projecto acabar. É a única certeza que tenho.
Quem culpo nisto tudo? A falta de carácter de alguns e a falta de coragem de outros.
De uma coisa tenho a certeza: Não vejo outra figura, num futuro próximo, capaz de pegar no Sporting e operar as transformações necessárias para vencermos no futuro.
E isso é que é grave. Em termos pessoais estou-me borrifando para BdC. O meu apoio incondicional ao homem tem apenas a ver com o facto de o achar um excelente presidente. Ou seja, seria o homem certo para levar o Sporting a outro patamar.
Era só isto. E era bem simples.
10 Maio, 2017 at 17:56
Completamente de acordo.
Fico também curioso para ver o rescaldo do suicídio…
10 Maio, 2017 at 17:58
Há imensas pessoas a tentar recuperar o emprego.
Até compreendo. Mas é pena fazerem-no à custa do bem estar do Sporting
10 Maio, 2017 at 18:03
Ainda mais penoso é a maior parte dos que não percebem que existem esses “alguns”…
10 Maio, 2017 at 18:08
Sim. Há sempre pessoas ingénuas e o clube sempre foi um viveiro deles.
Mas também há ‘ingenuidades’ que não se perdoam.
Não se pedia muito, catano.
Não era preciso gostarem do homem, do estilo, da palavra.
Era só preciso saírem da frente durante 4 ou 5 anos e esperar que as coisas resultassem. E com o tempo íamos lá. Aos poucos, claro.
E não era propriamente como se tivéssemos muito a perder, pois não?
Mas népia disso.Uma vez Ala Suave, sempre Ala Suave.
10 Maio, 2017 at 18:31
Qual o projeto e porque é que vai acabar, na tua opinião?
10 Maio, 2017 at 18:41
O projecto era refundar a merda do clube. Não é óbvio?
Passe o academismo — Era fazer uma espécie de corte epistemológico.
Mandar embora (com esforço e acredito com alguns erros) o que não interessava e tentar aproveitar o muito que temos de bom.
Mas isso leva anos e não interessa a muitos.
10 Maio, 2017 at 18:46
Mas isso não interessa a quem?
O Bruno apareceu em boa altura e iniciou esse projeto. Recentemente, obteve 90% dos votos para o continuar.
Então por aparecerem gajos na internet a dizer que gostam mais ou menos de um treinador, isso influencia o Presidente do Sporting Clube de Portugal?
O Bruno de Carvalho está em causa ou o projeto está em causa por adeptos no blogue quererem que um treinador saia?
Estão no seu direito, certos ou errados.
Eu sou dos que quer que o JJ continue, mas com regras. Regras essas que o presidente deve impor. Para bem do projeto.
Carta branca a um treinador? Tu dás?
10 Maio, 2017 at 18:57
Os media estão influenciados.
E os media, neste e noutro país qualquer, constroem a verdade.
Não achas estranho aparecerem aqui tantos tasqueiros a dizer exactamente a mesma coisa, pelas mesmas palavras?
Estas capas não surpreendem. BdC fez o erro de falar à CMTV e logo de seguida os oportunistas viram a hipótese de uma brecha na armadura.
A partir daí já não pararam. Tem sido um fartote o que se escreve por aqui (e por outros lados).
Era a oportunidade perfeita.
O que mais me choca é que eu (não achando piada nem propósito nenhum à entrevista, diga-se) não consigo encontrar nada de particularmente grave naqueles 2 minutos. É conversa da treta. Somente. Mas como tudo serve é essa conversa da treta e mais uma insatisfação do momento com a prestação do futsal que lança a internet sportinguista em frenesim.
Ou seja não aprendemos nada. NADA.
10 Maio, 2017 at 19:01
Isentas com uma facilidade tremenda quem lança a questão e cais em cima de quem a comenta.
É fácil. Basta pensar um pouco e não lançar a confusão.
Não dás azo aos tais “aproveitadores”.
E se há gajo que sabe muito bem como isto se mexe, é o Bruno. Algo que qd apareceu, não sabia. Mas 4 anos não são 4 meses.
10 Maio, 2017 at 21:56
Ou tu nunca lês nada do que eu escrevo ou então estás a desconversar. Eu ODEIO a imprensa portuguesa.
Ódio. Mesmo. Nunca os iria isentar de nada.
Mas claro que espero tudo da parte da imprensa. Corrupta como é nem poderia ser de outra forma.
De onde gostaria de esperar mais é de alguns Sportinguistas. Porque a questão não é o que eles escrevem e sim o crédito e a réplica que nós damos a isso.
10 Maio, 2017 at 17:45
Ah… bom texto Saké man.
Pelos comentários seguintes vê-se logo que cai em saco roto.
Há poucos aqui interessados neste rumo.
Mas bom texto.
SL.
10 Maio, 2017 at 19:34
valeu
10 Maio, 2017 at 17:54
Passo por aqui várias vezes por dia, raramente comento , mas hoje não posso deixar de afirmar uma convicção : quem após o vergonhoso de domingo se apressou a querer mudar tudo , não faz a mínima ideia da história do Sporting.
Acordem para a vida e olhem para o passado. Essas trocas constantes , essas súbitas mudanças de rumo , são a principal razão porque tendo eu 60 anos só me lembro do Sporting campeão por 7 vezes.
JJ não é um professor universitário nas CI (nem foi isso que contratámos), é teimoso que nem um burro , mas sabe de bola como poucos. Já ninguém se lembra da fabulosa época passada? Já ninguém se lembra de calarmos o Bernabéu ?
Alguns além do treinador , também já querem mudar o Presidente. Agora apareceu a “onda ” do diretor desportivo, e pasme-se até referem como exemplo o Rui Costa , como se alguém soubesse exatamente o que ele faz nos lampiões.
Fico por aqui, ando com pouca paciência para alguns Sportinguistas , tipo aqueles que proclamam – este ano , com aquele gajo não volto a Alvalade. Triste forma de ser Leonino .
SPORTING SEMPRE !
10 Maio, 2017 at 17:55
Vergonhoso jogo – desculpem.
10 Maio, 2017 at 18:02
Estão cheios de certezas. Como perdemos há muitos anos acham que têm o direito de colocar sempre tudo em causa.
Ter até têm mas é preciso medir as consequências das palavras e dos actos.
A última vez que isto aconteceu foi com o Marco Silva.
Há quem diga que este só ficou até ao fim da época porque BdC foi ameaçado por várias pessoas. Ou seja na dúvida é defender o inimigo e atacar o tipo que nos está a tentar tirar da lama.
Somos algo patéticos.
10 Maio, 2017 at 18:08
E muito parvos também para ser bem educado , ou como é que se chama a quem não aprende com os erros que comete ?
SL
10 Maio, 2017 at 18:10
Louco.
Creio que é mesmo uma das definições mais interessantes para aqueles que cometem sempre os mesmos erros mas esperam sempre resultados diferentes.
Mas eu não lhes chamo isso.
Para mim são mesmo medíocres. São «poucochinho».
É malta que vai para a guerra e procura logo um sítio confortável para se esconder.
10 Maio, 2017 at 17:56
Desde domingo a Tasca é isto: https://www.youtube.com/watch?v=Ml7zUTx90GY
10 Maio, 2017 at 18:08
O treinador dos sub-20 do Sporting vai treinar a equipa sénior do Leões de Porto Salvo na próxima temporada.
10 Maio, 2017 at 18:36
E alguns putos sem espaço na A podem rodar lá?
10 Maio, 2017 at 18:11
Entrei apenas para mandar saudações leoninas para o Bussaco onde se pode respirar ar puro.
Aqui não se consegue respirar, deve ser do pó do carvão…
Já saí. Atchim….
10 Maio, 2017 at 18:14
Santinho! Vêmo-nos no autocarro para o Bussaco. 😉
10 Maio, 2017 at 18:18
Isso é verdade. Há quem diga que esse pó até provoca cancro.
Muita saúde, é o que lhe desejo.
SL.
10 Maio, 2017 at 21:16
O No Rules… Que prepare 5 sandes de leitão e umas garrafas fresquinhas de Saké, porque eu vou apanhar agora o autocarro.
SL
10 Maio, 2017 at 19:02
Hilariante.
Estamos a falar do mesmo presidente que há 2 meses teve 86%?
O que me revolta até às entranhas é ter de defender alguém que já provou que não se enquadra na nossa filosofia e que nem sequer é capaz de axandrar quando tudo lhe corre mal com poderes máximos para ter que defender o presidente que eu ajudei a eleger.
BdC também falha. E falhou com Jesus. A vida continua. Com BdC.
PS: Os primeiros a fazer a folha a BdC são aqueles que não sabem, ou não querem separar as coisas e ficam reféns de uma má decisão do presidente só para não terem que assumir que BdC atrasou o seu/nosso projecto com a contratação de JJ. Ainda vamos muito a tempo.
10 Maio, 2017 at 19:13
Verdade, verdadinha?
Nem é importante ser JJ ou outro qualquer. Quando outro treinador vier a reacção será a mesma. A conversa de meter os putos é só fumaça. E uma calúnia de todo o tamanho.
Porque quem querem atingir mesmo é o projecto. Nem sequer é o BdC. São as ideias que ele tem para o Sporting e para o futebol português.
Era importante é haver temperança.
Mas está quieto. É tudo para queimar e esperar que um dia chegue ao BdC.
E não é que agora está mesmo a chegar?
Um dia feliz para alguns e um dia de merda para mim. Nada de novo.
A mim o que me revolta até às entranhas são as cambalhotas que alguma da malta que aqui escreve dá para transformar tudo em carvão de 1ª qualidade.
Mas eu já vi isto tudo.
ps: Já me fartei de ler o que escrevias no passado. Com o tempo fui reparando que me enganei redondamente a teu respeito.
10 Maio, 2017 at 19:22
Mas quem quer atingir o projeto, tirando os “madeiras” que nas ultimas eleições atá bazaram antes do tempo?
10 Maio, 2017 at 19:56
“Um dia feliz para alguns e um dia de merda para mim”
Estava a ver que não! Era aí que querias chegar. À previsível medição de Sportinguismo com o habitual exercício de querer entrar na cabeça dos outros e, arrogantemente, apregoar o que (pensam) que lá vai. É aqui que eu paro isto.
Presunção e água benta, cada um toma a que quer.
10 Maio, 2017 at 20:07
“É aqui que eu paro com isto”
Gabo-te a paciencia (ao brave também…) de terem chegado onde chegaram.
SL
10 Maio, 2017 at 20:27
+1
10 Maio, 2017 at 20:17
Não preciso de saber ou de adivinhar o que te ‘vai na cabeça’.
Só posso avaliar aquilo que escreves e o desprezo com que o fazes.
O dobro para ti.
10 Maio, 2017 at 23:29
Sempre ouvi dizer que num clube grande como o Sporting há pressão a todos os níves mas talvez já não sejamos um clube grade e por isso há que tirar a pressão, nomeadamente sobre o presidente e dizer apenas bem. Quem tiver maus pensamentos sobre a gestão do futebol por Bruno de Carvalho que se açoite, faça um jejum e volte só quando tiver apenas obas e olés para dar à presidência. O apego a vitórias mostra uma alma muito materializada e o bom Sportinguista, o espiritualizado, não se importa com vitórias ou derrotas. Existimos apenas para apreciar o jogo pelo jogo.
Bruno de Carvalho és o maior, continua assim como está. Oba oba! Olé, olé!
11 Maio, 2017 at 0:20
Kudos.
SPORTING SEMPRE!…
11 Maio, 2017 at 14:05
O Sporting é isto. As crises estão no seu ADN. Quando a esperança renasce alguém há-de encontrar forma de a aniquilar. As coisas correram mal no futebol, é um facto, mas quando nos prometeram que se estava a preparar a nova época para evitar os erros cometidos, eis que um mau resultado põe o Sporting no caminho de regresso ao passado. Lamentável. BC fez declarações em público que deviam ser feitas em privado.O que disse é normal e não se excluiu delas mas qual a vantagem de serem produzidas em público?
Vejam o festival dos midia lampiónicos. E o entusiasmo daqueles que querem mudanças e mais mudanças à espera que um qualquer messias cumpra os seus desejos. E a minha convicção, assente em experiências vividas, diz-me que se a instabilidade permanecer renovaremos novos ciclos de seca e conduzirá à saida de BC. É uma questão de tempo se não se arrepiar caminho.