Não faço ideia se algum dia Rui Patrício entrou na Tasca do Cherba, se pára pelas redes sociais ou se sequer sabe aquilo que significa para o universo leonino e para nós enquanto adeptos. Não sei se tem noção da dimensão que conseguiu atingir nestes últimos dez anos, equanto jogador, capitão, símbolo de superação e até memória distante do quão cruéis conseguimos ser um dia, para um miúdo que tinha o sonho de jogar na equipa principal do Sporting.
Não sei se o Rui nasceu sportinguista, se foi convertido com o passar do tempo, se consegue ver o nosso clube não como empregador mas sim com um lado de adepto, se quando um dia nos deixar vai acompanhar os nossos jogos, estar no estádio e vibrar como um de nós. Tornar-se uma extensão do universo sportinguista fora das quatro linhas.
Não sei se sabe o orgulho que nos deu quando fez parte dos nomeados para a Bola de Ouro, a alegria que nos fez sentir naquela final de Paris e quão agradecidos lhe estamos por tantos anos sem birras, histórias, pressões e apenas superação individual em prol do símbolo que nos é tão querido. Não sei se tem noção de que faz parte de uma lista de 10 ou 15 jogadores que marcam uma geração, que todos os sportinguistas saberão o seu nome daqui a meio século e que é o herdeiro do maior e melhor que já vimos nas nossas redes, Vítor Damas.
Toda esta introdução porquê? Há cerca de dois dias o jornal desportivo O Jogo fez uma chamada de capa com a intenção dos três capitães do Sporting abandonarem o clube. Sei que muitos são resistentes ao carvão, que sabem filtrar aquilo que é tentativa de destabilização, notícia de encher folhas ou algo credível. Mas tudo aquilo que implique a saída da nossa maior referência faz-me comichão, chateia e, por muito que o meu lado racional considere impossível, a mais pequena possibilidade acaba por alarmar.
Muitos acreditam na máxima Zero Ídolos. Repeito-a, adoraria conseguir conviver com a mesma e viver num mundo em que os jogadores deixam de importar. Mas para mim muitos deles são a projecção máxima do Sporting ideal, são os meninos criados por nós que se transformaram em homens com as nossas cores. São o respeito, a dedicação, são a personificação de muitos nossos sonhos de infância e, por isso, nossos ídolos.
Agora para ti, Rui. Juntos passámos por uma verdadeira montanha russa de emoções desde que te estreaste na equipa do Sporting. Desde uma equipa que carregava as esperanças de um futuro melhor, comandada por Paulo Bento, entre títulos perdidos estupidamente outros roubados escandalosamente, foste vendo a esperança desses tempos transformar-se em desespero. Viste companheiros sair, amigos escolher outros projectos, colegas forçados a abandonar o barco, capitães que se mudam para rivais e uma fila de treinadores infindável. Assististe ao princípio daquilo que parecia o fim. Estiveste lá quando não éramos mais que pequenos aparecimentos, sem qualquer sentido competitivo. Viste jogadores forçar a saída, recusas em renovar, braçadeiras de capitão a mudar de braço em braço e, agora, até já viste o Carrillo campeão. Acredito que estejas tão cansado como qualquer um de nós e acredito que te sintas tentado pelos milhões, a promessa de títulos e as novas experiências de uma carreira curta.
Mas, por favor, lembra-te daquilo que te foi mantendo em casa durante todos estes anos. A quantidade de presidentes que conheceste, projectos falhados onde estiveste e passando por tudo isto, continuaste sempre a ser um elemento agregador e nunca motivo de polémica.
Lembra-te do sonho que todos temos de fazer do Sporting campeão e acredita em mim quanto de digo que o nosso sonho já esteve muito muito mais longe de se concretizar. Estamos quase lá, Rui, mas precisamos do nosso camisola 1 a mostrar o que é o sportinguismo, a qualidade e a classe. Lembra-te do menino que queria ser jogador de futebol e o conseguiu graças à melhor escola de talentos de Portugal.
Lembra-te do nosso “RUUUUUUUIIIII” sempre que páras aquelas bolas impossíveis e, por favor, não nos abandones para já.
Por favor, sabe que todos queremos que cumpras toda a tua carreira de verde e branco (ou laranja ou preto ou qualquer outra das cores esquisitas que adoras escolher) mas que não seremos um empecilho a partir do momento que cumprires o teu máximo desígnio: levantar as taças que projectem este clube de novo para o topo do futebol português.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
18 Maio, 2017 at 21:07
E já agora Rui, se nos estás a ler, faz uma coisa de uma vez por todas: SAI DOS POSTES!
18 Maio, 2017 at 23:43
E, de preferência, agarra ou soca as bolas para bem longe
18 Maio, 2017 at 21:29
Àquele que é um dos melhores senão o melhor guardião da Europa, àquele que, se cá ficar mais dois anos, será o jogador com mais jogos pelo Sporting, àquele que nunca conheceu outro emblema, haverá sempre quem o queira ver pelas costas.
Isto varia entre é uma merda, é o franguicio (sim, gajos que se dizem Sportinguistas, porra), é banal, não sai dos postes, não defende penaltys a fazer o pino, não é mau mas o Boeck dá conta do recado, não é mau mas podemos compara o Vaná, não é mau mas pelo preço do Alan Ruiz despacho-o já.
Porra. Que tristeza. Não consigo escrever mais nada.
18 Maio, 2017 at 21:39
Vaná? Isso é uma marca de gelados?
18 Maio, 2017 at 22:02
Está aí num post recente atrás. Juro. Não conseguiria inventar sozinho.
19 Maio, 2017 at 11:49
Comungo da tua tristeza
18 Maio, 2017 at 21:42
Nem de propósito, tinha escrito isto num post anterior, fica bem melhor colocado aqui.
Cada vez considero mais as palavras de Rui Patrício, perante o estádio Alvalade que o assobiava:
– Que se foda
E foi com tudo, com toda a garra, até hoje.
Será que já não formamos atletas destes?
18 Maio, 2017 at 21:44
OFF:
Azbe Jug e Ivanildo no Belenenses.
19 Maio, 2017 at 9:22
Trolha, já tinha colocado ontem num post.
18 Maio, 2017 at 21:50
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Com o devido respeito pelo post da Cara Maria Ribeiro, o meu sentimento em relação ao nosso Rui é diferente.
O Rui tem 29 anos e está no SCP desde o século passado. Não podemos, em sã consciência, exigir mais ao Guarda-Redes Campeão Europeu.
Está na altura do Rui “dar o salto”.
O Rui MERECE mais do que o terceiro classificado do campeonato português.
Caso surja uma boa proposta para o nosso Clube, só me restará desejar a melhor das felicidades para o nosso Guardião.
SL
18 Maio, 2017 at 22:16
Mas que salto é que ele pode dar? O mercado de Guarda Redes é pouco movimentado.
Se a classificação fosse problema para o Rui, já tinha saído aos anos.
Neste momento ele está “estável” no Sporting.
19 Maio, 2017 at 7:24
Por aqui?
18 Maio, 2017 at 22:23
Hoje e agora, tenho de estar de acordo com o Livramento.
O Rui se tiver de ir, se o Sporting encaixar o que acredita ser o retorno projectado para este atleta, que seja muito feliz!
18 Maio, 2017 at 22:37
Independentemente de gostar muito do Rui.
Como gosto do W Carvalho
E do Adrien.
18 Maio, 2017 at 22:12
Belo texto.
Rui Patricio é aos dias de hoje o maior símbolo do Sporting, espero que até acabar a carreira por Alvalade.
Duvido imenso que o próprio queira sair, mesmo o mercado de Guarda Redes não vai andar movimentado, só se De Gea sair mesmo para o Real Madrid, é que o nome do Rui Patricio pode vir á baila…
Quanto aos outros capitães, pelo menos um é altura de sair já com 1 ano ou 2 de atraso, William Carvalho, completamente estagnado no Sporting, por aqui já não tem muito que evoluir, mesmo na carreira, (bom salário, campeão da Europa, falta-lhe o titulo pelo Sporting apenas) precisa de outro desafio e o Sporting dos Milhões.
18 Maio, 2017 at 22:41
Se o Rui sair para abraçar outro projeto, outra realidade financeira, entendo-o.
Se o Rui não sair e fizer toda a sua carreira no Sporting, fica na História do clube ao nível de muitos poucos.
Mas a sair, que o faça campeão.
18 Maio, 2017 at 22:51
O Rui não vai sair…e “vai ser campeão na próxima época…”
Palavra do Max…!!
Depois…”eu liberto-o”…!!
SL
18 Maio, 2017 at 22:53
Se pagarem 10 milhões por mim pode ir.
Gosto dele mas acho um redes de equipa pequena, se levar com muitos remates por jogo brilha, se levar poucos remates por jogo parece desconcentrado.
Sl
18 Maio, 2017 at 23:25
Mas o Green acha que alguém vai pagar 10 milhões por si…? 🙂
Abr e SL
18 Maio, 2017 at 23:34
Caro Max sou jogador para valer mais de 10 milhões de caricas.
Eh eh eh
Sl
19 Maio, 2017 at 11:54
A sério?!!
Que escreveste essa coisa????
Quer dizer , um redes que muitos mas muitos e muitos jogos nem toca na chicha e depois tem que o fazer dia sou três vezes e evita golos não é um redes de equipa grande.
Foda-se, lê se cada coisa.
A tua apreciação sobre um redes de equipa grande está correcta.
A tua apreciacao ao Rui está completamente ao lado.
Da fifias!?
O Schmeichel não, querem ver.
Tem aspectos a melhorar?
Há pois tem. Como tem feito até aqui.
Mais, o Rui tem 29 anos. Provavelmente, sem lesões, jogará até aos 40.
Talvez aí, retrospectivamente lhe dêem o mérito merecido.
19 Maio, 2017 at 11:55
tem que o fazer dia sou três vezes e
=
tem que o fazer duas ou três vezes e
18 Maio, 2017 at 23:11
Melhor que ele só vejo 2. Buffon e Neuer.
19 Maio, 2017 at 0:19
Evidente.
O que, de resto, significa que se o Rui sair, temos que pagar o triplo por alguém menos bom ou igual por alguém muito pior.
Em que outro sector podemos dizer que estamos tão bem ou melhor servidos do que Real, Barcelona, City e tantos outras super-equipas???
A sério, pá, cada vez que leio essas tiradas dos 10 ou 20 M€ aumenta-me a probabilidade de avc em 2 ou 3%
18 Maio, 2017 at 23:23
Parabéns pelo texto Maria
18 Maio, 2017 at 23:59
Corroboro a sua opinião. E que o Rui seja feliz. No Sporting ou onde quer que seja, se as circunstâncias o ditarem. Merece ser feliz. Desejo que seja entre nós.
SL
19 Maio, 2017 at 0:09
Muito bom, Maria.
O Rui é um dos meus jogadores preferidos. Se um dia quiser sair do Sporting, vou entender. Mas por mim, ficava cá para todo o sempre.
19 Maio, 2017 at 0:22
Fodasse nos somos ligados para nós próprios se o Rui estivesse nos lampiões eles iam defender o Rui com unhas e dentes ah e tal é o melhor do mundo é o melhor deste planeta e galáxia nós ah está na altura de sair ah se vierem 10m pode sair.
Eu quero que o Rui acabe a carreira no clube é o melhor guarda redes que vi no meu sporting !!
19 Maio, 2017 at 0:22
*lixados
19 Maio, 2017 at 0:28
Ele que fique por cá que fica onde deve estar.
19 Maio, 2017 at 0:33
Só uma nota que a imagem transparece… Não deixem o André Pinto marcar penaltys para o ano!!!!!!
19 Maio, 2017 at 0:42
Não vai ter o Patrício pela frente! Tudo tranquilo ;D
19 Maio, 2017 at 0:39
Tom lá, Maria, por conta da casa
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/videos/10154393451636555/
19 Maio, 2017 at 10:39
Lágrimas
19 Maio, 2017 at 11:22
Enorme… Rui!
19 Maio, 2017 at 0:59
http://leaodeplastico.blogspot.pt/2017/05/ainda-bem-que-experriencia-foi-boa.html
19 Maio, 2017 at 1:00
Um que amanhã acorda mais contente é o Nélson Évora.
19 Maio, 2017 at 7:35
Bem dito.
19 Maio, 2017 at 11:19
Muito bem visto!
19 Maio, 2017 at 12:04
O que adoro nesse post, são os comentários lampiões.
Aconselho muitos aqui a ler este post do Javardas.
Depois, quando o eco na cabeça deles ,que por aqui debitam, for igual ao dos lamps que lá escrevem peço que façam a seguinte reflexão :
– devo ficar preocupado quando digo o mesmo que um lamp? Ou eles querem, Mesmo, um SCP forte?
19 Maio, 2017 at 1:03
O Rui já cumpriu. Já nos deu tanto. A sair que seja pela porta grande. Se ficar tanto melhor.
19 Maio, 2017 at 7:25
+1
19 Maio, 2017 at 1:04
O Rui fez-se maior entre os maiores porque teve, como merecido, (se calhar até antes do tempo) as devidas oportunidades… E ainda pode ser melhor. Se tantos outros miúdos que por ali andam, tiverem a chance de trabalhar com alguém sábio como sir Bobby Robson o foi, por exemplo, em vez de trabalharem com supostos mestres da táctica, de quantos, Ruis, Figos e Ronaldos podemos falar daqui a uma dezena de anos?
O Rui deve fazer aquilo que acha melhor para a sua vida… Porque, pelo andar da carroça, um dia destes ainda leva no instagram com um meme a criticar a sua dedicação ao Clube, ou uma mensagem de cento e tal caracteres no twitter, de algum ninja da comunicação da entidade patronal, a chamar-lhe ‘frangueiro’ e mau profissional.
19 Maio, 2017 at 5:21
Off:
A capa de hoje do cm é uma tentativa de atraír BdC para o facebook. Resista presidente. Cague neles. Trate de aumentar a competitividade do Sporting.
19 Maio, 2017 at 7:01
Ele que continue a dar entrevistas ao CM e os jogadores e treinador aos pasquins desportivos deste país…
19 Maio, 2017 at 7:31
E A Burla? Com um “Deslike”?
19 Maio, 2017 at 9:11
lá está continuamos a assobiar pró lado , enquanto não se boicotar estes fdp , enquanto nao se lhes for ao bolso … nao vale a pena …
19 Maio, 2017 at 7:50
a capa de hoje é para ser levada a tribunal porque pretende dizer que o homem está a chantagear as pessoas que vão ao casamento dele.
19 Maio, 2017 at 7:58
https://youtu.be/Jne9t8sHpUc
19 Maio, 2017 at 8:10
A capa de hoje deve ser mais uma de tantos exclusivos que ele deu. Ainda falta a capa com convidados, a capa vom o fato do noivo, etc
19 Maio, 2017 at 8:29
Epá, a guita ajuda a pagar o prémio de assinatura do Pepe.
Presidente sempre à frente.
19 Maio, 2017 at 9:27
Que bonita foto. Quer-me parecer que o BdC não é lá grande beijoqueiro. Por isso é que tenho falado destas merdas. Ele que se resguarde mais. Ao resguardar-se também estará a resguardar o SCP. Qual é a necessidade de ele andar a forçar kisses sabendo que algum paparazzi anda por «ali» à caça de qualquer coisa?!
19 Maio, 2017 at 9:32
Aposto que se algum fotógrafo o desafiasse a mostrar o cú para a fotografia que o nosso presidente era bem capaz de o fazer, pensando para ele, que estaria a mandar à merdinha o fotógrafo.
19 Maio, 2017 at 7:25
Então, é assim: por mim, fica até acabar a carreira, de preferência com títulos; se ele quiser ficar, agradeço-lhe; se quiser ir, desejo-lhe as maiores felicidades. Atingiu um estatuto em que pode fazer o que bem entender. Merece ser feliz onde entender que o deve ser. Passou as passinhas do algarve e nunca lhe ouvi uma palavra desagradável para quem o assobiou, um “recado” na imprensa, uma birra. Nada. Quando o ambiente que se criou à volta dele era insuportável, qual tarzan, deu murros no peito e “gritou para dentro” “quesafôda” e foi ocupar o seu lugar na baliza. Há quem diga que foi a exigência dos adeptos que o fez o que é. Nada mais errado. Foi o Rui que nunca desistiu e que teve a personalidade para não se ir abaixo, para superar os piropos que ouvia da bancada e chegar onde está: um dos melhores guarda-redes da Europa, titular indiscutível da Seleção e um dos mais amados por quem um dia o assobiou.
Por uma questão de justiça, só tenho que lhe desejar as maiores felicidades, no Sporting ou noutro clube para onde decida ir.
Falando egoisticamente, desejo-lhe as maiores felicidades, sempre, mas no Sporting, ófaxavor.
RUUUUUUUUIIIIIII
19 Maio, 2017 at 9:36
O que não nos mata… torna nos mais fortes!
O Rui ficou mais forte.
19 Maio, 2017 at 7:26
O carvão este defeso vai bater recordes…. E o campeonato ainda não acabou!
19 Maio, 2017 at 9:07
O campeonato ainda não começou, queres tu dizer.
Alguém acha que com o video árbitro para a próxima época não iam tentar condicionar os adversários desde já, desestabilizando e se possível provocar rutura entre direção e técnicos?
Segundo orelhas, querem fazer 150 milhões, logo estarão vendedores e vão tentar nivelar a qualidade do futebol por baixo, e nada melhor que criar a desordem nos adversários!
#euestouatento
19 Maio, 2017 at 7:44
a questão não se coloca… o Sporting não está vendedor.
19 Maio, 2017 at 9:37
Está o benfica!
E é disso que se está a falar.
19 Maio, 2017 at 8:25
Até ao final de Agosto são 3 meses e meio! Vão ser 104 dias vezes 3 capas de jornais com carvão (mais o CM que pelo menos 1 vez por semana tb se juntará à festa).
O melhor é levar isto com um sorriso e não comprara jornais nem dar clicks!
Para o Rui: Faças o que fizeres já estás na minha história do Sporting! A carreira de um futebolista é curta e até o Damas saiu e voltou ao Sporting. Compreenderia. Mas hoje um capitão do Sporting já tem um salário excelente. E o dinheiro não é tudo na vida! Espero portanto que faças toda a carreira de leão ao peito e que conquistes muitos troféus por nós!!
19 Maio, 2017 at 9:42
Mas o que é que vos interessa as capas … se vocês não lem os jornais?
Não entendi.
Ontem ao fim de 3 anos comprem a revista sábado… porque tinha a notícia no canto superior esquerdo do Arguido Orelhas.
Que vou ler a seguir ao PAlmoco
Leiam coisas que posssam vos ajudar a argumentar contra adversários.
Ataquem o adversário!
Deixem de ser Pussys
19 Maio, 2017 at 8:38
Eu quero o Rui eternamente no Sporting.
Os grandes clubes precisam de grandes figuras para serem respeitados e admirados e o nosso campeão europeu é, sem qualquer dúvida, uma grande figura do futebol mundial.
Basta apenas que nos lembremos da história do Ricardo e da sua saída para Espanha para se perceber como o estatuto de um guarda redes pode mudar facilmente com base numa má decisão de escolha de clube.
19 Maio, 2017 at 9:08
Bom Dia ,
Rui Patricio é grande , que continue com a verde e branca é o que desejo.
PS: Presidente será que ainda lhe apetece dar entrevistas ao CM ?
19 Maio, 2017 at 9:21
Mike…
É estratégia…. dizem alguns relativamente a entrevistas ao cm
19 Maio, 2017 at 9:10
…E o filho da mammona??? Já tem capas…woah….
19 Maio, 2017 at 9:22
O Rui é um senhor do nosso futebol.
Muitas vezes fui aqui injusto para com ele, que tanto nos deu. Está no patamar dos deuses leoninos da baliza, como Damas, Azevedo, Carlos Gomes e Carvalho.
Se quiser sair, merece que não lhe fechem a porta.
Se quiser ficar, merece acabar a sua carreira no Sporting.
19 Maio, 2017 at 9:31
O Rui, este ano teve uma época abaixo das expectativas. Sofremos muitos golos de bola parada. Ele tem de ser mais corajoso na hora de sair às bolas. Na feira, como eu estava ali relativamente à flor da relva é que me apercebi que ele é um calmeirão. Por isso mais me custa entender a passividade dele nos cruzamentos. Ele que saia da baliza a gritar: “QUE SAFOOOOOOOOOOOOOOOOOOOODA”. E que leve tudo a eito….
19 Maio, 2017 at 11:31
Neste estilo já temos o Beto.
Precisamos de ambos!
SL
19 Maio, 2017 at 9:39
Cartas de Amor! 😀
O Rui é um Idolo, uma Lenda viva, um apaixonado pelo Sporting assim como nós!
Seja o que o destino quiser, o Rui será sempre um dos nossos!