Vamos já ao que interessa e que é a resposta à pergunta do título: o que estamos a assistir é uma situação conjuntural ou sintoma de um problema de fundo? Honestamente, não sei. Não sei mesmo e daí peço-vos ajuda para perceber o que não consigo, neste momento, alcançar.
Depois de 2 anos de recuperação desportiva e financeira, chegámos ao primeiro ano de JJ com a ideia que coisa andava sobre rodas e que este seria o upgrade ideal para a conquista de títulos. O ano acabou com essa ideia reforçada, mesmo não tendo ganho o campeonato, o que originou um reforço de poderes e renovação do treinador que mais nos fez sonhar desde há muitos anos. Concordando ou não com esse reforço, para mim sempre foi entendível essa consequência. Se o tipo que fez 86 pontos e implementou um futebol muito superior ao dos rivais entendeu que precisava de mais, tinha de ser dado. O resultado está à vista de todos. Em vez de estar aqui a enumerar o que correu mal, prefiro olhar para o futuro e, basicamente, tentar responder à pergunta do post. O próximo defeso vai desfazer uma dúvida: se JJ veio para elevar o projecto para o futebol definido pelo Presidente ou se simplesmente veio para o substituir. O projecto, leia-se.
Mesmo com as constantes piruetas, continuo a achar que o projecto de futebol do Sporting é assente na sua formação e continuo a achar que é isso que se quer fazer, senão não se tinha feito regressar a rapaziada que estava emprestada. No ano passado, Jesus tinha no seu melhor 11 os campeões europeus com Gelson e Semedo como primeiras alternativas. E Matheus estava a cumprir o seu processo de integração, com sucesso, como as suas performances na Liga Europa e contra os fruteiros assim o demonstraram. Pelo meio adicionou-se a experiência de um Bryan, um Aquilani ou um Bruno César. Também existiram flops e erros de análise, perfeitamente normais para quem anda nestas lides. Na minha cabeça tudo isto fez sentido e, se calhar, também é por isso que estivemos tão perto. Não tendo conseguido, pelo menos, todos nós percebemos e nos revimos no caminho escolhido com e por…Jorge Jesus.
No ano seguinte, previam-se 2 coisas: primeiro, que quem estava a crescer se ia cimentar e, segundo, que quem estava cimentado, a não ser vendido, estaria ainda mais motivado para recuperar o que lhes tinham roubado no ano anterior. Ou, se não estivessem, o treinador trataria do assunto. No primeiro caso, Gelson cresceu enormidades e é hoje titular indiscutível. E ficamos por aqui. Matheus, que devia ser primeira opção para entrar, à semelhança do que aconteceu com Gelson na época anterior, foi relegado à B ou à bancada. Semedo, que vi fazer 6 meses à Varane, também regrediu e exibe hoje os mesmos problemas que tinha à 2 anos. Por outro lado, fomos buscar Chico, Podence e Gauld dos quais, apenas Podence se aproxima daquilo que vimos JJ fazer com Gelson. Mas não meto as mãos no fogo porque não sabemos se na próxima época Podence vai ser um Gelson ou um Matheus (no que diz respeito ao plano ou falta dele por parte do treinador). Como tal, este defeso vai definir, sobretudo, se há um plano sustentado para os jovens que referi ou se eles estão simplesmente à mercê dos treinadores que chegam e saem. Sobretudo isto.
Claro que o entendimento da qualidade destes jovens é diferente para cada um de nós e, naturalmente, para o treinador. Os “formação lovers” verão qualidade em todos, chame-se ele Guima ou Podence. Os que só querem é ganhar tendem a dizer que “com putos não vamos lá”. Há uma coisa que é preciso ser dita: Estamos a ser vítimas de 2 coisas: de 2 gerações ímpares em diversidade e talento e de uma política de contratações indefinida e errática. E há que separar.
Não é porque Campbell e Markovic foram flops que Iuri e Matheus já deviam estar a jogar. É porque Iuri foi só o melhor jogador do campeonato, fora dos Grandes, e já tinha sido um dos melhores na época anterior e porque Matheus, naquilo que jogou no ano passado, como por exemplo contra os fruteiros e na Liga Europa, demonstrou que fazia todo o sentido continuar a aposta nele. E é isso que desvirtua a discussão. Porquê? Leiam o título. Uma significa que estamos à mercê de um treinador e a outra significa que há um projecto. Se houvesse projecto, nem Campbell nem Markovic tinham vindo porque haveria o entendimento de todos que não havia essa necessidade (sobretudo nessas posições) e, se calhar, tínhamos gasto o dinheiro num substituto para Adrien (que, efectivamente, não havia) e que tanta falta nos fez. Mas isto já é dissecar o que correu mal e esse exercício já foi feito.
A mim, neste momento, interessa-me saber se passados 2 meses da reeleição de Bruno de Carvalho, se o projecto em que votei continua válido. Porque, no fundo, é disso que se trata. O primeiro presidente que me pôs a ler projectos e a pensar na “big picture” foi precisamente o actual. Não faz sentido nenhum que passados 4 anos do “arrumar a casa”, simplesmente acredite (ou acardite) naquilo que me vão dizendo só porque sim ou porque me foi provado que várias coisas boas foram feitas no mandato anterior. Eu e todos vocês somos muito melhores do que isso. E nem sequer tem nada a ver com a confiança que temos nele, tem a ver com as constantes piruetas que já o vimos fazer em praticamente todos os assuntos relacionados com o futebol. Já vi treinadores sem poder algum e outros com poder ilimitado. Já vi um presidente, em conferência de imprensa, a mandar um treinador utilizar o que há na B e a mesma pessoa a assistir impávida e serena a um treinador a por e dispor de tudo. Já vi treinadores com contratos armadilhados e outros que nem uma cláusula de responsabilização têm. Já vi entrar um homem-forte para o futebol, Inácio, e já vi um treinador (???) a despedi-lo. E a seguir entra um Octávio que vem para o mesmo cargo e, dizia-se, por conhecer os meandros, mas que se limita a ir aos sorteios. Até o gajo da motivação, o brasileiro, visto como importantíssimo na estrutura do Jesus já saiu. E acabo de ver o meu presidente a fazer uma aliança com os tipos que andaram a gamar isto durante 30 anos para tirar do poleiro os que vão gamar os próximos 30.
Se acham que isto não confunde o adepto, não o faz questionar ou não o deixa preocupado então, de uma vez por todas, que se assuma que queremos um Sporting à lampião, com os seus adeptos a comer gelados com a testa à sombra de um domínio totalmente forjado nas instâncias que regem o futebol em Portugal. Ou isso, ou então o presidente simplesmente esqueceu-se da massa de que é feita um adepto do Sporting, um tipo chatinho, que vai às AG´s, que estuda e analisa qualquer pormenor relacionado com o seu clube mas que também enche estádios e pavilhões, independentemente do lugar em que está. BdC não pode querer apenas o melhor mundo, onde se pede ao adepto para acreditar, apoiar e confiar para depois se cagar nele quando este tem questões, dúvidas e as exprime de forma mais ou menos pública. A grande prova foi dada contra o Belenenses, onde uma equipa destroçada e com o campeonato feito desde Fevereiro teve 45000 adeptos a assistir ao jogo, com famílias e crianças entre eles. Quem nos dirige parece ter esquecido que o “adepto fiel” que acordou às 9 da manhã de um Domingo para encher Alvalade é o mesmo “otário” que se pergunta como é que chegámos aqui e quer justificações desta miserável época.
Voltando ao projecto para o futebol, das duas uma: ou o projecto existe e não está a ser seguido ou a necessidade de ganhar está a fazê-lo ruir, maquilhando-o com uns adereços porreiros (Podence, Chico…) para ser melhor entendido e aceite pelos adeptos. Ambas são graves, mas a primeira pode ser corrigida com novas pessoas e novos métodos. Já a segunda, é a prova do desnorte total que apenas poderá ser justificada quando ganharmos. Demore 1, 5 ou 10 anos a acontecer. E no final de cada ano, mete-se mais dinheiro em cima, repetidamente, até conseguir. E quem sustenta isto? Pensam que somos nós? Não, não somos! São precisamente os miúdos em quem se acreditou um dia e que hoje já são um bocadinho menos miúdos. Como João Mário (45M), como Patrício, como William ou como Adrien, que são os próximos na calha para protagonizar mais uma transferência milionária. À excepção de Slimani, é daqui que vêm os sempre apregoados fantásticos resultados da SAD. Que se pense um pouco nisso, é só o que eu peço tanto a presidente como treinador.
Neste momento estamos numa encruzilhada entre a visão de uma pessoa e a visão de um clube, votada à 2 meses e que reforçou a legitimidade do presidente. União e compromisso é ambos cederem e chegar-se a meio caminho, assumindo o falhanço total que foi esta época. Mas aquilo que vamos vendo é a tal pessoa a pressionar e a ameaçar junto dos caracolinhos da vida, para saltar fora do barco. Para quê? Para no fim dizer que o Sporting não tem “estofo”, “cultura” ou “mentalidade” de campeão e para justificar toda a merda que fez durante este ano, seja nas compras ou no treino. E isso, meus amigos, não admito. Nem de Jesus, nem de Guardiola nem de ninguém.
* às sextas, quando tem tempo de ir às compras, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
19 Maio, 2017 at 11:35
Em 2 semanas o projeto de BdC começou a ser visto com alguma desconfiança por uma franja larga de Sportinguistas,eu que sou um defensor acérrimo do Presidente confesso que estou confuso,e quanto mais olho para o” planeamento” que está a ser feito para a próxima época pior fico. Devo dizer que desde há 3 meses deixei de suportar o JJ,nem o posso ouvir e cada vez que via o escalonamento da equipa ou os convocados para cada jogo ficava perdia a motivação de ver uma equipa jogar sem alegria e sem intensidade,e principalmente sem compromisso.
Li hoje uma opinião no Leoninamente de um adepto do Sporting com conhecimentos tácticos e com experiência de treino que resume muito daquilo que eu penso sobre o nosso treinador,e no essencial o que ele diz é que os jogadores deixaram de ter confiança em alguém que não coloca os melhores a jogar,não defende os jogadores nos momentos maus e não soube aproveitar 4 meses para tentar alterar esquemas tácticos ultrapassados e mais do que conhecidos pelos adversários ao mesmo tempo colocando a jogar jovens jogadores que têm tudo para serem o futuro do nosso clube. Estou preocupado,digo-o com franqueza e neste momento já não passo carta branca a ninguém.
19 Maio, 2017 at 11:48
+1
19 Maio, 2017 at 11:58
É isto.
19 Maio, 2017 at 11:44
já todos notaram que aqui existem 2 frações.
quem tem razão ?
todos e ninguém. simples.
acho que no meio está a virtude e ninguém quer ceder e o radicalismo de ambas as partes ( estou incluido nessa parte ) está a fazer que a tasca não esteja de boa saude.
não temos de andar aos beijinhos mas se cada uma das partes ceder um bocado que a outra também tem as suas razões valida se torna tudo mais facil.
claro que também exagerei em alguns ataques ( mea culpa ) mas os ataques da outra fração também não ficam atrás.
portanto já fiz a minha mea culpa, alguém mais consegue fazer ou o orgulho fala mais alto ?
é uma tentativa
penso eu de que
19 Maio, 2017 at 12:24
Tens razao. Basta ver quem comentou o post, e quem andou atras dos comentário para ir lá picar.
Tens ai a resposta às facções
19 Maio, 2017 at 12:52
Brunovl
se continuas com julgamentos negativos não vamos lá.
Se é para continuar que o A começou e o B diz a mesma coisa, então é para continuar ao que parece
19 Maio, 2017 at 13:30
Fight, nao sao julgamentos negativos. Foram simplesmente constatações. E se analisares sem ser em facções, vais ver que o que digo aqui é verdade. Mas sem problema em ajudar a melhorar o ambiente
19 Maio, 2017 at 13:02
Bruno, desculpa tu és dos que mais tem que dar o braço a torcer.
As respostas parvas que a tua irmandade (se me permites, creio que cunhei a idea que vocês tão bem aproveitaram) recebe são também da vossa responsabilidade. Critiquem com mais equilíbrio, gozem menos e respeitem mais o Sporting e os seus profissionais que vão ver se suscitam tanta infantilidade dos outros.
19 Maio, 2017 at 13:29
Portugueezza, se ha coisa que sempre existou na tasca, e por isso sempre foi tão bom aqui vir, foi brincadeiras entre o pessoal. Se as faco? Faco, nao tenho problemas em assumir. Tambem o faço com quem tou mais à vontade, a minha irmandade como dizes e nao tem problema em chamares isso.
Agora muito raramente me viste tipo policia, a correr comentários de quem discorda de mim a insultar de cima a baixo como ja muita vez me fizeram a mim. Sem problema, insultos virtuais é para o lado que durmo melhor.
Estamos é num ponto, em que qualquer critica que seja feita a algo por parte da irmandade, possam concordar ou não, vem logo dai o bate bocas porque foi feito por um de nós. Tens bons exemplos disso, Tadeu e Trolha. Sempre a correr comentarios. Sempre com insinuações.
Nao trnho problema em dar o braço a torcer e tentar contribuir para um melhor ambiente. Mas nao posso ser so eu a fazer isso.
19 Maio, 2017 at 14:52
Sim, vem de parte a parte. Todos têm responsabilidade (eu incluído).
19 Maio, 2017 at 12:35
Subscrevo.
E só o Scp (e a tasca) teria a ganhar com isso.
Infelizmente anda a ser complicado partir-se para isso.
19 Maio, 2017 at 12:55
Eu sei Moura isto é para continuar mas não posso dar o primeiro passo e ninguém ligar puto, se querem assim que seja
19 Maio, 2017 at 13:10
Rigth again!!!
19 Maio, 2017 at 13:37
Hoje estou mais sensível lol
Sinceramente estou um bocado triste por Chris Cornell ter falecido..
19 Maio, 2017 at 11:47
Ganhei o hábito, por na altura viver a milhas de distância, de acompanhar tudo o que acontece no pós-jogo. Desde a flash até à conferência de imprensa. Era vício, depois de 1:30 de jogo, ficava mais uma hora a ver as reacções. Fazia isto por prazer e curiosidade.
Durante esta época fui ao extremo oposto. Depois de cada jogo, a primeira coisa que faço é desligar a TV porque já sei que me vou enervar. E nem precisamos de perder ou empatar. Até nas vitórias, JJ tem um recado para alguém, que normalmente até são os miúdos que ele lança no jogo.
Aturo isto se estivermos bem e a ganhar. Deixo de aturar quando JJ faz o que faz apenas e só para se demitir de responsabilidades. Ou é porque corremos riscos com os jovens, ou é porque não temos cultura de campeão, ou é porque o azulejo é amarelo…cada CI do treinador é um constante sacudir a água do capote e mais toneladas de chumbo nas costas dos jogadores. Aceito a responsabilização dos jogadores pelas más performances, até pública se for preciso. Com uma condição: Se for acompanhada pela responsabilização de quem os lidera. Só assim é entendida pelos atletas. E, provavelmente, é por causa disso que estão-se todos a cagar para ele.
19 Maio, 2017 at 11:55
O pós jogo, neste momento, é uma tortura.
19 Maio, 2017 at 11:57
Diria mais, assistir ao pós jogo, neste momento, só pode ser masoquismo.
19 Maio, 2017 at 12:03
Mesmo
19 Maio, 2017 at 16:59
Há pós-jogo? Nem sabia.
19 Maio, 2017 at 12:24
O pós, o durante, a antevisão…
Tipo Dante. Mas doloroso.
19 Maio, 2017 at 12:25
Dantes, o tempo corria lento meu. Fumava-se uma cigarro, matava-se o tempo.
19 Maio, 2017 at 16:59
Era futebol tântrico.
19 Maio, 2017 at 13:02
Nem mais. E o ponto de ruptura foi logo no início, após o jogo de Madrid. A equipa estava bem até sua sumidade fazer alterações e ser expulso. Nas afirmações pos-jogo disse que a equipa tinha jogado bem porque era ele o treinador, esqueceu foi de assumir a derrota pela sua cretinisse. Com 3 campeões europeus na equipa e vários internacionais com algum currículo acham que há paciência para isso. Lembram-se da cena com o Cardozo quase a dar-lhe uma bolacha da em directo? O filme repete-se só que o artista não tem aqui um manto protetor.
19 Maio, 2017 at 13:04
E o que fez ele quando disse que o Palhinha levou o guião errado? Se isso não é assumir responsabilidades..
19 Maio, 2017 at 11:50
Sá…..quero um filho teu! 😛
19 Maio, 2017 at 11:53
lol, com declarações destas não tarda nada és capa do CM.
19 Maio, 2017 at 12:16
🙂
E com as apostas parvas que ele faz, vou ter que me despachar . 🙂
19 Maio, 2017 at 12:26
E depois vai ser o casório do ano em 2018 —> Dia 1 de Julho!! 🙂
19 Maio, 2017 at 12:56
Ahaha Maria
19 Maio, 2017 at 14:10
Qualquer dia aposta o filho
19 Maio, 2017 at 14:13
Grande tirada! Nem precisa de “boneco”!
19 Maio, 2017 at 15:52
LOOOOOOOOL
19 Maio, 2017 at 12:11
Vamos ter um novo sócio!!!
19 Maio, 2017 at 12:47
deixa lá ver se o Sá recupera o esquerdo…
19 Maio, 2017 at 13:08
Ele é ambi-destro!!!
19 Maio, 2017 at 11:53
Vai ser um…verão quente, parece-me.
19 Maio, 2017 at 11:57
é só espreitares dois comentários acima 😀
19 Maio, 2017 at 11:59
😀
19 Maio, 2017 at 12:19
🙂
19 Maio, 2017 at 12:20
E eu a chupar no dedo… 🙁
19 Maio, 2017 at 13:41
Ganda comentário Maria!! Eu se fosse gaja também queria um filho do Sá :)))))))))))))))
19 Maio, 2017 at 11:58
Sá… estás fodido… eu também… Os Sportinguistas estão todos Fodidos!
O teu texto é de gajo fodido e também desnorteado quanto à defesa do seu Sportinguismo.
Se embarcarmos todos por este caminho…. estamos todos ( Sporting ) Fodidos!!!
Escrever estas merdas é tudo menos inteligente… é só, fodido!!!
Gajos que eu assumia como inteligentes a embarcarem na conversa dos 11 da Rua Sésamo e na dos filhas da puta dos Lampeões…. só me deixa triste e… Fodido!
Já todos vimos o que aconteceu esta época… acontece a todos nas nossas vidas privadas… há anos bons e ano maus. Este foi mais fraco do que as nossas surreais expectativas.
Sim …. no inicio do campeonato… achámos todos que íamos ganhar na casa do Bi campeão da Europa.
Gestão de expectativas… fodidas ???!!!!!!! Pois… mas quem nos deu esse sonho fedido… foi o Bruno e o JJ!
Tudo o resto é cócó e ranho das vossas cabecinhas.
Cresçam caralho e deixem de emprenhar pelos ouvidos.
Nunca vi o Bruno na puta da minha vida …. apenas o defendo por ter feito o trabalho que tem feito … aumento de expectativas e ao mesmo tempo nos ter acordado para a puta da realidade… uma realidade Fodida. De andarmos todos a se enredos pelo Lampeões há 8/9 anos. E que nos exige todos os dias mais de nós… se calhar como o Moura muitos já não tem força para continuar e batem a porta. Então batam… mas em silencio… respeitem que ainda não desistiu!
Ou voces acham, que não há cada vez mais gente que deixou de aqui vir ao tasco…porque percebeu que a tasca estava minada por alguns cagalhões. Desculpem mas Não consigo dar outro nome a quem atacada o meu/nosso Sporting e o meu/nosso Presidente.
Publicamente nunca o fiz nem contra o Godinho quando era nosso presidente ( esse monte de merda!!!) !!!!
O Universo Sporting Votou todo em Bruno de Carvalho… se lhe demos carta branca para ele fazer o possível e o impossível para voltarmos a ser campeões… apoiem mais 4 anos.
Se não concordam … mantenham se atentos… mas deem um passo a traz… vejam as merdas da segunda linha.
Tem medo de sujar a roupa… tem medo dos lampeões que vos fodem a cabeça… metam.na de debaixo da terra… pode ser que ninguém note em vocês!
Agora, falar mal??!…, pá puta que vos pariu!!!!
Na próxima eleições aparecem para receberem os votos …. até lá… pouco barulho!!!
19 Maio, 2017 at 12:12
Outra vez a esconder os comprimidos, toma lá isso vah!
19 Maio, 2017 at 12:22
Mas quem és tu para dizer que eu desisti e já não tenho forças? Lá estamos nós a medir Sportinguismo… Sabes lá tu o que faço pelo Sporting….
Fodido deve ser ser-se fodido e não dar conta. “Anda Tadeu, anda…”
19 Maio, 2017 at 12:32
aruoM etneciV etnadnamoC.
19 Maio, 2017 at 12:35
Qual é o código para isso? 😆
19 Maio, 2017 at 12:40
…sioP
Quem não o conhece que o compre.
19 Maio, 2017 at 13:12
Enredos pelos lampiões? A sério que escreveste isso?
E tu chamas burro ao Sá? Ironia das ironias.
Sinceramente acho que és um gajo com o coração no sítio certo mas não sei que órgão é que comanda o que tu dizes…
Calma lá com as respostas parvas a toda a hora, faz um esforço para responder com argumentos. As opiniões de todos são válidas.
O que importa são os factos. Retira-se a emoção e ficam os factos.
19 Maio, 2017 at 17:04
O Tadeu saltou outra vez a medicação. Another day at the bodega…
19 Maio, 2017 at 12:00
Granda posta Sá!
19 Maio, 2017 at 12:26
Caro Tadeu,
Estamos a ser vítimas de nós mesmos e da nossa forma de viver o SCP.
Continuamos a fazer o que os outros não fazem: criticar o presidente, o discurso, atletas que não conhecemos, o treinador que tem apostado mais que o rival na formação(mesmo assim acreditamos no contrário).
Nós amamos o Sporting e continuamos a ser os instrumentos da nossa destruição…
Os nossos inimigos sentem que é agora ou nunca, é mais “um empurrãozinho” e Bruno de Carvalho caí(basta ver os jornais de hoje) e tudo farão para que regressemos a falência e a luta habitual pela Liga Europa…
19 Maio, 2017 at 12:56
Um grande gestor tem que ter duas grandes complementaridades :
Paixão e Humildade – Bruno de Carvalho tem uma grande dose de uma delas falta-lhe a outra, o mesmo se aplica a Jorge Jesus , envio aqui um trabalho sobre estes aspetos muito importantes :
https://www.linkedin.com/pulse/uma-mulher-na-cabine-jonas-oliveira
19 Maio, 2017 at 12:58
Pergunta sem ironia: alguem daqui está na academia todos os dias, mede a temperatura do balneário, fala com os empresários, faka com o treinador todos os dias e tem uma ideia clara sobre a vontade dele para os próximos meses?
Metamos isto na cabeça: a direção conhece a realidade do clube ao detalhe, e nós adeptos não mais que uma imagem tosca dessa realidade, turva e com pouca resolução, que montamos na nossa cabeça com as peças que nos chegam pela TV, pelos blogues, jornais, conversas de corredor.
manter JJ? despedir o JJ? comprar o piccini? vender o william? exigir mais às modalidades?
Isto são assuntos de gestão profissional de um clube. E as decisões tomam-se com base em indicadores concretos da realidade que a maiora de nós opinadores não tem.
Ao fim de 4 anos julgamos as decisões. Ou antes se o mandato revelar sinais de desgoverno. Em termos objetivos temos 3 épocas positivas e uma negativa, que ainda assim termina com um 3o lugar, e com neste momento ainda com possibilidade de títulos no futsal e no andebol.
À deriva? vá, sejamos sérios
19 Maio, 2017 at 13:54
Exigir mais ás modalidades…acho que é um bom tópico.
Pelo discurso e respectivo reforço das equipas de Andebol, Futsal e Hóquei…a aposta era reforçar as secções para manter hegemonia e tentar titulo Europeu (Futsal), retirar essa hegemonia ao porto (Andebol) e aproximar-se dos lugares de topo (Hoquei).
Pois bem, chegados a Maio diria que…falhámos em “quase” tudo. Tivemos mudança de treinador no andebol e hoquei (com mudança de responsável) e provavelmente outras cabeças irão rolar…vamos ver se no futsal ainda vamos a tempo de compensar a desilusão que foi até agora.
Prestações como as da equipa de andebol não podem acontecer!!
19 Maio, 2017 at 13:13
Normal que o pessoal malhe…
As pessoas estão desiludidas, e faz parte do Futebol esta emoção que bate a racionalidade. Por isso mesmo somos adeptos, e não dirigentes.
Os resultados foram devastadores comparado com as expectativas. Em Janeiro estávamos fora de jogo.
Entra a redenção.
Espera-se uma pré-época, encostar quem não ficará, dar tempo a quem é o futuro do Sporting, nem que seja para ver se servem ou são bluffs.
O que recebemos é Campbell, que está de saída, Ruiz, que muito aprecio mas está (como tem estado) numa forma deplorável, William a arrastar-se com falta de pernas e/ou vontade. JOgam sempre os mesmos, quer estejam ou não com vontade de o fazer.
Difícil resistir. Difícil acreditar que algo vá mudar.
19 Maio, 2017 at 13:16
Olha, pior será difícil! Optimismo precisa-se!
19 Maio, 2017 at 14:11
Pior que está não fica. So falta o Tiririca ahah
19 Maio, 2017 at 13:17
finalmente uma refeição bem confeccionada e com os temperos certos, não é neste BC que me revejo e que apoio à 6 anos, esta da mudança da gala para casar é de alguém que perdeu o norte e a sensatez….. SL
19 Maio, 2017 at 13:17
Bom texto! Continuo a achar que não há rumo nem projecto. A melhor contratação era um homem forte para o futebol, com conhecimento do jogo mas também do mercado,dos clubes,dos agentes…alguém que fizesse a ponte entre bdc e jj.
Estamos reféns do JJ e do desnorte do bdc. Continuo a acreditar que podemos ser campeões com o jj mas falta alguém a fazer-lhe uns ajustes.
E mais: O JJ rebenta com as equipas…rolo compressor dá quando tiras um gaitan e metes um zivkovic ou um cervi…quando tás sem jonas mas tens um jimenez…Mas se tiras um bas dost e metes um castaignos nao dá…ou se tiras um gelson e metes um matheus que anda a jogar na 2a liga!
19 Maio, 2017 at 14:55
Este miguel gosta mesmo dos produtos da lixeira.
Tantos jogadores bons que o Sporting tem e ele só se lembra da chungaria
19 Maio, 2017 at 13:42
A questão do projecto é interessante…Pergunto-me quantas empresas terão sucesso se não tiverem um fio condutor com objectivos estabelecidos a médio e longo prazo e só espero que seja mesmo este o caso do Sporting. Em relação a isso, parece-me claro que com Jardim e Marco Silva havia um projecto bem delineado com a intenção de se ir apostando nos jovens e crescer de forma sustentada. Com a saida do jj do carnide, BDC não resistiu a tentação de dar uma bicada no rival (Aqui o Sportinguista sobrepos-se ao gestor) e trouxe o homem a um custo que até é incomportável para o clube – sinceramente, quem aqui acha que o salário deste treinador é compatível com a realidade de Portugal e do nosso lugar como clube na Europa?. Como jj acha que é ele na terra e Jesus no céu, acabou por impor a sua vontade e vai contratando quem entende e a pensar no curto prazo….ele não quer ficar no Sporting e portanto não será o treinador que assume uma aposta nos jovens que crie uma equipa ganhadora em 2 /3 anos pois a intenção será sempre ganhar sempre e rápido. O pior disto tudo é que esta contratação falhou redondamente – resultados práticos – 0! (dirão que a equipa jogou bom futebol e foi roubada – é certo, mas enquanto Sportinguista já estou habituado a isto (ainda me lembro do famoso jogo das antas com a nossa geração de ouro que foi clara e abertamente roubada) e prefiro ter um Sporting com um rumo que não esqueça o seu ADN e se vá tornando sustentável. Para um clube Português há 2 grandes fontes de receitas – venda de jogadores e uma participação jeitosa na Champions – Nesta época não vamos nem estar perto em termos de receitas…E para consumo interno, os nossos jovens chegariam para um 2º / 3º lugar e com alguma sorte e querer para lutar pelo título se ajudados pelos reforços certos! Valorizados, poderão render receitas muito interessantes….
Coloco-me no lugar de jogadores como o Chico, o Gauld e Palhinha que estavam a jogar regularmente e bem e foram chamados na expectativa de integrar a equipa principal para rapidamente perceberem que jogando bem ou mal (quase sempre mal), jogarão sempre os mesmos e a eles está reservado um papel secundário e críticas injustas. Eu desmoralizava e acredito que isto terá contribuido para o ambiente dentro do balneário….jj não os coloca a jogar porque são maus, mas exactamente pelo contrário, por saber que sendo bons podem fazer a diferença e provar que está errado, algo impensável para o seu ego, e isso para mim é imperdoável.
Os sinais da nova época não auguram para já nada de positivo…e mais valia cortar já o mal pela raiz do que estarmos à espera de mais um Natal onde tudo pode ser já tarde…
19 Maio, 2017 at 13:57
Realmente, roubar Gauld, Geraldes e Geraldes de clubes da 1ª liga e onde estavam a dar nas vistas…para os colocar a competir na 2ª….foi de génio.
O que se ganhou com isto???
19 Maio, 2017 at 13:58
Evitou-se a descida da equipa B.
19 Maio, 2017 at 14:52
Muito bem…
…estás a voltar ao estado normal.
🙂
19 Maio, 2017 at 14:35
Outla vez alloz…
Desta vez basmati…
É a silly SE…an
Vai SEr um longo defeso
19 Maio, 2017 at 14:40
JJ motivado é uma coisa. JJ sem tesão é outra.
É claro que ele está desiludido e sente a força do seu antigo grémio como algo muito difícil de ultrapassar. A época passada foi muito dura de engolir e o homem deixou-se ir na onda dos méritos da estrutura, desvalorizando o seu próprio trabalho. No fundo o homem está órfão de uma estrutura forte e não vê no Sporting condições para isso. Então qual o caminho? Os fruteiros, obviamente. Para ele é óbvio, tão óbvio, que até estará na disposição de ir a correr para os braços do seu amigo jorge nuno a preços de saldo. Até digo mais. Uma cláusula com rescisão anti-rivais não muito alta não seria entrave. Eles desejam-se. E na verdade combinam. E ficariam mais fortes, não tenho dúvidas.
Portanto, eu que tenho sido tão crítico dos últimos tempos de BdC, acho que ele faz bem em se mostrar irredutível no cumprimento do contrato. Já temos um rival extremamente forte para combater e reforçar o que está moribundo não faz sentido algum.
Além disso, JJ está nesta fase a jogar o seu bluff. Não há outra fase. Enquanto os fruteiros não decidirem inequivocamente quem fica como treinador, JJ vai sempre ver ali uma grande oportunidade de relançar a sua carreira e portanto vai esticar a corda as vezes que for preciso. Mas se essa fase passar, JJ não tem outro remédio senão mostrar serviço com o que lhe derem. E porquê? Por várias razões:
1) porque o valor de mercado dele já caiu a pique, e um início de época desastroso só iria contribuir para mais para a sua desvalorização;
2) porque os fruteiros, estando já apurados para a champions, nunca mudarão de treinador tão cedo, mesmo começando mal;
3) porque em Portugal não há mais mercado para ele além dos três grandes;
Portanto, quando lhe restar apenas treinar o Sporting, o homem vai mentalizar-se que apesar de tudo não lhe resta outra alternativa para a sua credibilidade senão retirar o máximo dos jogadores que tiver. E se calhar vai surpreender-se, voltar a ganhar tesão e quem sabe, depois disto tudo, se não vamos até fazer uma gracinha.
Apesar da minha desilusão com JJ e com este último BdC, acho que neste momento a continuidade de JJ é estrategicamente o mais aconselhável e como tal apoio o Bruno neste finca pé.
(estão a ver como não sou assim tão mau para o nosso presidente? ;))
SL
19 Maio, 2017 at 14:45
+ 11111111111111111111111111111
Post cheio de Visão Estratégica!
19 Maio, 2017 at 14:58
Também acho que tocas num ponto que ainda ninguém tocou que me lembre e é bem capaz de ser verdade.
JJ desmotivado com a falta de estrutura do Sporting (e não é preciso ser apenas tráfico de influências e pressão sobre à arbitragem – não desdenhemos que em certas áreas podemos ser algo amadores; houve alguns exemplos).
Efectivamente o JJ não controla tudo e talvez espere mais da “estrutura” que ele próprio disse que tinha que melhorar. Se ele próprio estiver desmotivado isso explicaria muita da desmotivação dos jogadores que para mim foi o principal problema e que gerou o sub-rendimento.
19 Maio, 2017 at 15:24
e quando se é equilibrado não existe motivos para contestar
19 Maio, 2017 at 17:05
“JJ motivado é uma coisa. JJ sem tesão é outra.”
Até lhe arranjo comprimidos azuis!
19 Maio, 2017 at 17:22
Se for para o Porto pode ser que o Jorge Nuno lhe dispense alguns.
19 Maio, 2017 at 14:40
*SE…ason
19 Maio, 2017 at 15:46
Grande, grande posta, Sá!
Não me vou alongar apenas quero dizer duas coisas
– o JJ, assim como qualquer outro treinador, mete os que lhe dão mais confiança. Pena que não veja que alguns deles não são os melhores disponíveis;
– contratem quem acharem melhoras sempre olhando para dentro primeiro e vendo que o que existe, não chega. O que não foi o que aconteceu esta época.
19 Maio, 2017 at 16:15
Isto é tudo muito bonito: ai o BdC isto, ai o plantel aquilo, ai que o JJ não esta identificado com o ADN, ai a formação, ai jogadores experientes, ai o Vicente moura, ai o Paulinho!
Enquanto andamos aqui no vai não vai, não se fala de dividas ao BES, de arguidos ao BPN, fraudes fiscais, resultados combinados, vouchers, jogadores que são arredados da horta por que o seu agente não é o jardineiro master!
Ah, preocupem se com o Sporting primeiro! Fdc, faço isso todos os dias, e só vejo é a criação de mais zangas entre nós, mais críticas e casos de merda.
Atiram uma perna de frango podre para o meio dos leões esfomeados enquanto alguns comem à grande do tacho!
19 Maio, 2017 at 19:29
JJ se não estiver satisfeito no Sporting, que saia!
Quem não está satisfeito em qualquer lado, vá-se embora. Esse é o meu lema. Ninguém obriga ninguém que não queira ser obrigado.
Não acredito que a situação seja essa mas, sim, mais uma vez e já no estertor final, o Estado Lampiâmico a dar a cartilha dos jornalistas….aos jornalistas.
É novidade que o Estado Lampiâmico anda há dois anos a tentar cavar um fosso entre o presidente e o treinador, o treinador e os adeptos, os adeptos e o Presidente? É novidade ou sou eu quem faz confusões?
Dois maus resultados no futebol em jogos que já para nada contam e lá vêm eles à carga com mais uma tentativa de divisão. Vão para o raio que os parta.
Vão ter de obter das claques que se legalizem, quer queiram quer não e vão deixar de poder comissioná-las para a prática de crimes por causa de uma coisa que se chama “Associação Criminosa” está prevista no código Penal Português e uma vez legalizadas as claques, tornado lícito o apoio, a responsabilidade do Clube é solidária com os grupos de energúmenos “legalizados” que solta nas ruas da cidade.
Quer queiram, quer não, o Video-árbitro vai ser regulamentado na liga para aplicação às competições pelas quais a Liga é responsável.
Os relatórios dos bois passam a ser debatidos publicamente e eles têm de ter cuidado com o que escrevem mas, principalmente, com aquilo que OMITEM!
E por aí fora, não vale a pena lembrar nada mais.
O EL de LFV que se cuide porque está a dar o real peido. Já começou.
Já agora, o MP vai conseguir uma medida de coacção séria contra Vieira, medida que talvez passe pela prisão domiciliária… O novo vale e azevedo vai transformar-se no maior dos vales e azevedos deste mundo. Força Vieira, para a forca, Vieira!
19 Maio, 2017 at 23:34
Boa noite Sa e obrigado.