«Tu só queres saber do futebol feminino porque não ganhas nada no futebol a sério!».
Mais palavra, menos palavra, esta frase ou já foi ou ser-te-á vendida nos próximos dias. Podia acrescentar que, na sua maioria, os vendedores são gajos que, quando estão à rasca, se orgulham de disputar campeonatos de campismo, mas não vamos por aí. E prepara-te, porque também vais ouvir esta ideia ser espalhada por alguns dos que vestem a mesma camisola e vais ter que respirar fundo.
Ora, aproveitando que fizeste essa pausa para respirar, queria dizer-te que, caso ainda não tenhas visto, há um filme que devias ver. Intitula-se Filhos de um Deus Menor e conta-nos a história de uma surda-muda e de um professor cuja tarefa é ensinar pessoas como ela a falar. Entre vários diálogos, muitos deles em silêncio, chega a um momento em que Sarah, assim se chama a protagonista, lança um «Here you go! Hear my words! Hear my voice! You want more? I’m gonna scream!», sequência simples que nos fica na memória.
Meu, mas o que é que isto tem a ver com futebol ou com futebol feminino?, perguntam vocês.
Tudo, respondo-vos eu.
Se fizermos um rw de cerca de um ano, aterramos no anúncio do futebol feminino ao Sporting. Coisa gira e tal, numa modalidade a que a maioria pouco ou nada ligaria e quando ligava era para ver competições internacionais com as melhores jogadoras do mundo. Os nomes iam surgindo, a curiosidade aumentando e, quando demos por nós, estávamos envolvidos e empenhados num projecto a dar cartas nos mais variados escalões. Como quem não quer a coisa, desafiaram-nos a ir vê-las a Alvalade. A apoiá-las rumo ao primeiro lugar. A marcar presença e a bater um recorde, primeiro nacional, depois mundial.
E nós fomos. Fomos tantos que cedo se percebeu que até quem nos desafiou estava espantado com tal resposta. Esperámos, ó se esperámos. E desesperámos antes daquele último minuto libertador em que, ao contrário do que é habitual, pelo relvado de Alvalade corriam Leoas de garras afiadas num festejo comum. E foi tudo igual. Gritaste golo, sentiste o mundo ficar mais leve, esqueceste tudo, abraçaste quem mais gostas e toma lá props se conseguiste manter os olhos secos quando o Nuno Cristóvão fez o que o coração lhe pediu e correu, mais criança que as que estavam na bancada, batendo naquele símbolo que carregas ao peito mesmo quando não o envergas na verde e branca.
Caso não te tenhas dado conta, esse momento mostrou-te que não ligas ao futebol feminino só porque o masculino te massacra a alma. Tal como não ligas ao hóquei, ao andebol, ao futsal, ao ténis de mesa, ao atletismo, ao rugby, ao basquetebol, à ginástica e a qualquer outra modalidade como uma forma de te tentares alimentar de migalhas. Não. Nada mais errado. Vibras, emocionas-te, sofres porque é o Sporting! E quando se trata do Sporting não há “nins”, não há meio termo, não há encolheres de ombro! Há paixão com tudo o que de bom e de mau acarreta.
E é essa paixão que não deves reprimir com uma estúpida vergonha de alguém vir dizer-te “estás a comemorar isso?“. Sim, estamos. Sim, vamos! Todos, foda-se! A Inês, a Patrícia, a Fontemanha, a Joana, a Bruna, a Elsa, a Catarina, a Tânia, a Matilde, a Ana Rita, a Tatiana, a Fátima, a Nadine, a Patrícia Gouveia, a Sara, a Amélia, a Capeta, a Bárbara, a Ana Borges, a Filipa, a Diana, a Solange, a Constança, toda a equipa técnica e responsáveis pela secção. E nós. Primeiro no norte (sim, eu acredito que ganhamos ao Boavista), depois numa recepção como elas merecem!
É este o momento de, uma vez mais, mostrarmos que somos uma lufada de ar fresco no pardacento universo desportivo português! É o momento de, enquanto adeptos, voltarmos a fazer o mundo falar de nós, do nosso clube, do nosso país! Seja já este sábado, como acredito que vai ser, seja no fim-de-semana seguinte, esquece essa estúpida ideia de que estás a celebrar a conquista de algo menos importante. O símbolo é o mesmo, o sentimento também! Vem tu e tu e tu! Traz quem puderes e traz os mais pequenos, dizendo-lhe ao ouvido que é o Sporting que está a ganhar e que têm mais é que festejar e sonhar ser como estas filhas de um Deus menor que, com o nosso apoio, se preparam para dizer «Hear my words! Hear my voice! You want more? I’m gonna scream, Sporting!»
19 Maio, 2017 at 18:35
Cherba, precisamos de um post novo para as declarações do JJ. Nem que só tenha título. Não vale a pena ajavardar este post.
19 Maio, 2017 at 18:36
http://misterdocafe.blogspot.pt/
Vieira e o jogo duplo.
19 Maio, 2017 at 18:43
Acompanho o Sporting há mais de 52 anos , mas a verdade desde sempre é esta : Somos um clube Formador , Inovador com massa critica que acompanham todas as modalidades em todo lado mas quando nos interesses de qualquer modalidade toca como mais importante ou com muito significado a vertente monetária o nosso clube deixa-se ultrapassar pelos principais rivais. Nunca a não ser pontualmente tivemos recursos financeiros para nos sobrepormos aos nossos rivais e agora com a diferença da Liga dos Campeões a tendencia vai aumentar. BC teve coragem para arriscar investimentos em várias modalidades por isso entrou em desespero por algumas delas não lhe terem dado títulos. Aguardemos que o Sporting tenha estofo para chegar aquilo que tanto o presidente como nós tanto desejamos.
19 Maio, 2017 at 18:53
A próxima época vamos ter mais do mesmo:
Jogo particular da Seleção;
Jogo do apuramento p/ Campeonato do Mundo;
Taça das Confederações;
Férias dos jogadores;
Lá se vai a maior parte da pré-época, e nós com a pré-eliminatória da Champions e o começo da Liga.
E pró ano Mundial, está lindo está!!
SL
19 Maio, 2017 at 18:59
Junta campeonato mundial sub-20 + europeu sub-21
19 Maio, 2017 at 19:14
Jorge Jesus assume (de novo) que fica no Sporting. E, dessa forma, vai fazer história
Treinador dos leões falou à Sporting TV e voltou a garantir que vai ficar em Alvalade em 2017/18. Contas feitas, Jorge Jesus será apenas o quinto técnico do clube a começar três épocas consecutivas.
A dança de treinadores é um aspeto quase intrínseco na história do Sporting. Sabe quantos técnicos começaram três épocas consecutivas no comando dos leões? Quatro: o mítico Szabo, nos anos 30 e 40; Randolph Gallowy, no início da década de 50; Fernando Vaz, entre 1969 e 1971; e, mais recentemente, Paulo Bento, que assumiu a equipa a meio da temporada 2005/06 e começou as épocas de 2006/07, 2007/08, 2008/09 e 2009/10, saindo em novembro. Agora, junte mais um, Jorge Jesus. Que deixou (de novo) a garantia que vai permanecer em Alvalade.
Em declarações exclusivas à Sporting TV, o técnico voltou a assumir o compromisso com os leões (tem contrato até 2019), recusando as teorias de uma possível saída caso Bruno de Carvalho permitisse esse cenário. Aliás, a entrevista nem sequer iria ser dada, porque há conferência de imprensa este sábado de antevisão ao encontro com o Desp. Chaves, mas as recentes notícias que voltaram a colocar em dúvida a continuidade a isso levaram.
Tenho tido reuniões com o presidente, a última na Academia, no sentido de projetar o futuro, fazer o balanço desta época e criarmos uma equipa ao nível do primeiro ano. Temos abordado muitas temáticas para o futuro. Tem havido alguma especulação, li até que tinha estado numa reunião à tarde com o presidente quando estava a almoçar com os meus amigos. Sabemos o caminho que temos de fazer. Desde a primeira hora que vim para ser campeão e é nesse enquadramento que estamos a planear o futuro, com um Sporting ao nível da exigência dos adeptos”, garantiu ao canal do clube.
SL
19 Maio, 2017 at 19:22
E eu à espera de algo sumarento para passar o serão a praguejar…
19 Maio, 2017 at 20:01
Cancelada a sessão da noite, talvez remarcada para amanha (quem sabe!)
19 Maio, 2017 at 19:21
Há coisas que tem a sua graça. Jesus no seu melhor, ainda que tenha sido provalmente sem querer.
19 Maio, 2017 at 19:34
Ao menos disse os nossos erros falou em plural
19 Maio, 2017 at 19:38
Pensei que tinha sido só eu a reparar. Afinal ouvi bem.
19 Maio, 2017 at 19:40
Daqui a pouco deve andar por aí um link com a entrevista.
Faço questão de ouvir.
Pelo que percebi, arrumou já com pasquins e caracolinhos. Fica no Sporting.
Agora o resto…
19 Maio, 2017 at 20:08
Porra brave, esse “Agora o resto …” deixa-me a pensar que afinal o show vai continuar e não tem hora para acabar. (há uma musica que diz mais ou menos isto 🙂
)
20 Maio, 2017 at 0:35
Agora o resto significa:
Agora venha o próximo passo.
19 Maio, 2017 at 19:42
🙂
Verdade. Esteve bem.
19 Maio, 2017 at 19:33
Por muito que custe a muita gente… que de gente, pouco tem…
…ISTO É O SPORTING…
Por isso somos a MAIOR POTÊNCIA DESPORTIVA NACIONAL e conforme preconizou o NOSSO fundador TÃO GRANDE COMO OS MAIORES DA EUROPA…
!!!…Dói não dói… Põe hirudoid…!!!
SAUDAÇÕES LEONINAS
19 Maio, 2017 at 19:44
Agora lembrei-me do slogan do Sá Fernandes: «O Zé faz falta»
😉
19 Maio, 2017 at 19:59
Obrigado pela paz de espírito JJ.
19 Maio, 2017 at 20:17
Quando as pessoas pensam bem a comunicação mais com a cabeça e menos com o coração, como se deve fazer numa grande instituição como o Sporting , isto até é fácil. Agora é necessário muitas vezes ter golpe de rins,
pois está-se a comunicar para milhões de pessoas e tem que se ser muito sagaz.
19 Maio, 2017 at 20:29
Nem mais. Golpes certeiros.
19 Maio, 2017 at 20:28
Assumo, não dei grande importância aquando do lancamento do projecto e pouco tenho visto, mas sei do percurso notavel, acompanhei o jogo com o braga em casa e, porra, o sentimento é sempre o mesmo. Estas meninas merecem o nosso reconhecimento. Por todo o esforço, dedicação e devoção. Sporting é isto, superação.
Atrevo-me a dizer que se trata do futebol no seu estado mais puro. Assim sendo, irei festejar a Alvalade.
Sporting sempre!
19 Maio, 2017 at 20:55
“…futebol no seu estado mais puro”.
Concordo. É o que elas fazem, sem a lamentável recorrência a “fitas”.
Mas tive também uma reacção de rejeição… lembrei-me do Freitas Lobo…
20 Maio, 2017 at 3:44
Personagem mesquinha. Sempre pronto a achincalhar o grande Sporting. O lobo, com pele de cordeiro manso.
19 Maio, 2017 at 21:32
“Vibras, emocionas-te, sofres porque é o Sporting! E quando se trata do Sporting não há “nins”, não há meio termo, não há encolheres de ombro! Há paixão com tudo o que de bom e de mau acarreta.”
É isto!
Parabéns às meninas do futebol , mas também do râguebi pelo que conseguiram até agora e que as coisas corram bem no fim de semana.
20 Maio, 2017 at 9:09
Grande Sara, grande tasca, enorme o Sporting.
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=418529478531666&substory_index=0&id=242523719465577
#ATascaÉdoCaralho
20 Maio, 2017 at 11:56
Grande Equipe que luta sempre e até ao fim pela Glória do SCP! Merecem tudo de nós! Aliás são mais merecedoras que os jogadores da Equipe A. Treinam à noite, três vezes por semana depois dos empregos, depois de darem banho e jantar aos filhos, algumas delas, de os deitarem e os deixarem com quem tome conta deles, a Mãe, a Avó, o Marido, o namorado. Chegam a casa à meia-noite, muitas de transportes. Levantam-se às 7 da manhã para tratarem dos filhos para os deixar no infantário , para irem para as suas aulas no secundário e nas Faculdades, ou para os empregos onde não podem deixar de comparecer às nove da manhã. Não andam de Porsche, nem de Audi topo de gama ou Mercedes último modelo. Não sei quanto ganham mas, sei que apenas deverá ser uma ajuda, não o ganha pão! Não vão de férias para as praias tropicais, resorts de luxo, não se enchem de brincos, de penteados apaneleirados, de tauagens pelo corpo todo, como aquela que diz: SHDCDBVDP (sócio honorário da corporação dos bombeiros voluntários de Penamacôr) ainda por cima, escrito em hebraico! Trabalham, estudam, treinam, são Mães e Filhas e Glorificam o Leão que trazem ao peito, são merecedoras do nosso respeito e do nosso agradecimento.
Devíamos acabar a época com um jogo entre elas e a equipe principal, em Alvalade. Adivinhem quem iríamos apoiar!