Diz o conto do escritor francês Charles Perrault, de 1697, e mais tarde popularizado pelos Irmãos Grimm, e já no séc. XX pelos filmes e livros de Walt Disney, que era uma vez…
… Uma menina a quem morreu o pai, em idade muito precoce.
Essa menina, Cinderela de seu nome, foi forçada a viver com a madrasta, e com as meias-irmãs, que a odiavam, e a quem invejavam a beleza. A madrasta e as suas filhas vexavam e carregavam a Cinderela, de todos os trabalhos e mais alguns. Limpava e esfregava o chão, fazia a comida, trabalhava como uma escrava, só por ser bondosa e bonita. Até que houve um baile, onde o Príncipe ia escolher a sua noiva… etc. etc.
Bom, esta história tem a ver, como já deram conta, da nossa equipa sénior feminina de rugby. No sábado passado, no Campo nº 1 do C.A.R do Jamor, vi as nossas meninas, tal como a Cinderela, a limpar rucks, a varrer adversárias, a organizar o seu campo de jogo, a nossa Casa, com um tal esmero e brio no trabalho bem feito, que não regateavam esforço a acudir onde havia mais perigo de ensaios contrários.
Estas nossas Cinderelas labutaram de Sol a Sol, pelo benfazer, pelo jogo, por elas como uma equipa. E lutaram bravamente.
Contra as enteadas das equipas adversárias, contra o calor, e o cansaço, contra tudo. Todas as outras enteadas lhes queriam ganhar, e todas elas se esforçavam por isso, mas o brio das Cinderelas, não deixava créditos por mãos alheias. Nestas alturas, eram de conforto único para as nossas meninas os poucos animaizinhos do bosque do Jamor, que lhes faziam companhia e as incentivavam a fazer sempre melhor, a limpar melhor os rucks, a montar melhores mellés, enfim, a labutar mais e melhor. Foram de muito conforto estes pequenos animaizinhos.
Até que somos chegados à hora marcada para o Baile, as nossas Cinderelas, em traje de gala e tudo, e nada do Príncipe aparecer. Pensaram as nossas Cinderelas para com as suas lantejoulas… Ele deve ter apanhado trânsito, a A5 não tem propriamente dos melhores pisos para os cascos do cavalo. E ficaram um pouco tristes, e tão abaladas ficaram com a ausência do príncipe, que as enteadas do Porto tiveram muito perto de ganhar vantagem considerável…
Mais eis que as nossas Cinderelas, incentivadas pelos poucos mas valorosos pequenos animais, souberam despir o vestido de gala, vestir o avental de trabalho, e foram então começar a limpar, por em ordem, arrumar o campo, essa nossa Casa que tantos de nós prezamos e amamos. No fim do baile, ganharam a Taça, mesmo sem o príncipe, fizeram a festa, connosco, com os animaizinhos.
Cantaram e choraram, abraçaram-se e tiraram fotos. Deram autógrafos, beijinhos e agradeceram muito a quem as apoiou. Não houve príncipe, mas houve Baile de Gala. As nossas Cinderelas souberam, pelo trabalho e empenho, mostrarem-se dignas de ser Rainhas. Estou tão orgulhoso delas, tão vaidoso.
P.S. – No caminho de casa, e já com umas ovais assinadas debaixo do braço, achei uma chuteira de cristal. Sei a quem pertence, é do tamanho do meu coração.
*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio
22 Maio, 2017 at 13:08
Muito, muito bom! Especialmente bom para quem sempre adorou os contos populares.
Pegando na sua frase, com um retoque:
No fim do baile, deram baile e trouxeram a taça. Mais uma!
A elas, mais uma vez, parabéns! Não tive o prazer de ir ao Jamor, mas esperava uma volta ao estádio, ontem! Fica para a próxima, que pela garra e vontade será em breve!
22 Maio, 2017 at 13:44
é vergonhosa a falta de destaque dada ao que o Sporting está a fazer, tanto no rugby como no futebol, pelo desporto feminino.
Estas Leoas merecem o nosso aplauso de pé!
22 Maio, 2017 at 14:21
https://twitter.com/WoSoComps/status/861548137617526787
Lá fora dão 🙂
22 Maio, 2017 at 20:15
Aqueles que são do Sporting futebol de Portugal, sim.
Eu sou do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
A MAIOR POTÊNCIA DESPORTIVA NACIONAL.
Tenho dado toda a atenção às modalidades ditas “amadoras” que dão lições de Sportinguismo às modalidades profissionais.
SPORTING
SL
23 Maio, 2017 at 8:27
E só com um pouquinho mais de apoio… só um pouquinho mais…
Nem imaginam o que se faria.
O apoio das nossas Casas espalhadas pelo Mundo, a procura criteriosa de talentos nas nossas Academias, e não só no pontapé na bola…
Imaginem a nossa Academia na África do Sul, a procurar também talentos para o rugby, por exemplo 🙂
22 Maio, 2017 at 13:46
Muitos parabéns às nossas leoas! Elas bem merecem.
Grande recuperação de 0-19 para 36-19!
Esforço, Dedicação e Devoção para alcançar a Glória!!!
22 Maio, 2017 at 14:30
Não há um resumo disso ?
22 Maio, 2017 at 14:52
Acho que não, posso perguntar se alguém gravou particularmente…
Enfim…
22 Maio, 2017 at 15:07
Uma reviravolta dessas (0-19) merecia ter sido gravada para mais tarde recordar !
22 Maio, 2017 at 15:08
Remontada!!!!
Que no desporto feminino dá para o DeFran fazer alguns trocadilhos.
Eu não faço por respeito.
Fora de brincadeiras… fantástico!
23 Maio, 2017 at 8:27
Deixem o DeFran em Paz 😀
22 Maio, 2017 at 13:58
É verdade Cherba. Se fosse o outro clube que se situa lá pelas bandas do Casal Ventoso, pois com certeza que a pasquinada daria atenção!
22 Maio, 2017 at 14:01
Parabéns e obrigado Leoas!
22 Maio, 2017 at 14:28
As NOSSAS LEOAS (futebol e rugby) merecem uma OVAÇÃO ESTRONDOSA !!!!!
🙂
Notas soltas jogo de ontem em Alvalade:
1) Matheus Pereira, em quem acredito piamente mas sempre achei q na próxima época devia ser emprestado a um clube amigo, ontem fez-me duvidar !
A rever !
2) Esgaio deve ser emprestado … acredito mais no RIQUICHO ou no M Baldé como LD… mais 2 jogadores q devem ser emprestados a clubes amigos!
Acho que têm um potencial enorme !
3) Espero q no plantel da próxima época constem os nomes :
PODENCE, XICO e IURI …
4) GELSON: menos de 55M€ é mau negócio!!!!!
5) Adrien e William… não consigo opinar … só estando dentro dos dossiês é possível avaliar … se saírem não será fácil a sua substituição….mas ficarem contrariados … difícil de gerir …
6) Rui: fica, PF !
Para mim o verdadeiro CAPITÃO !
7) A PINTO: em princípio fará dupla com Coates …
Rúben e Oliveira tem-me desiludido … a rever !!!!!
SL
22 Maio, 2017 at 14:31
Só aceito baixar o preço em 5 Milhões se o mesmo clube levar o William 😉
22 Maio, 2017 at 15:08
Como pai de 2 meninas, ver o meu clube a desenvolver um trabalho tão profícuo nas secções femininas enche-me de orgulho e fortalece cada vez mais o nosso vínculo de Sportinguismo (o que já partilho com a minha prole).
Bem hajam pelo V. Esforço, Dedicação e Devoção pois as nossas mulheres são a prova que desta forma se atinge a Glória.
22 Maio, 2017 at 16:09
As bravas Leoas deram 19 de avanço para dar alguma pica. Se tivessem começado a ganhar era mais do mesmo.
Assim, depois de terem dado avanço e esperanças às presas, puseram o rolo compressor a funcionar levando tudo à frente, retribuindo em dobro aquilo que tinham dado primeiro.
São todas heroínas e foi pena não terem tido uma assistência à altura do que mereciam. Mas foram as grandes vencedoras, e isso no fim do dia é o que fica para sempre.
22 Maio, 2017 at 19:04
Parabéns a estas grandes leoas!
23 Maio, 2017 at 9:27
Parabéns às nossas Leoas da Oval! Foi uma remontada épica! Orgulhoso das nossas meninas! Bom texto Escondidinho!
24 Maio, 2017 at 10:15
Caro Escondidinho, devido a questões pessoais que me levaram a dispor de menos tempo e também face a outros temas aqui abordados, um deles algo polémico, não vim aqui prestar a minha homenagem às bravas Leoas que, desta vez, em condições excepcionais (fazendo uma espectacular reviravolta) honraram uma vez mais a gloriosa camisola que envergam.
O rugby, excluindo competições de grande destaque a nível internacional, não me fascinava por aí além, reconhecendo-lhe, no entanto, a Lealdade presente nos intervenientes.
Estas atletas, por tudo o que demonstram, poderão fazer-me olhar a modalidade de outra forma.
Ontem vi a Ana Borges, na nossa TV, dizer que era uma honra ganhar um título pelo Clube do seu coração. Depois de ver briosas atletas do nosso futebol feminino quase serem excomungadas por terem manifestado, em tempos, simpatia pelo “outro clube”, desconhecendo eu que as nossas atletas do rugby sejam do Sporting “desde que nasceram”, como Sportinguista doente mas nunca fanático, desejo que todas as(os) atletas de todas as modalidades do nosso Clube, não podendo dizer o mesmo que a Ana Borges, possam dizer algo que muito satisfação me trará: “É uma honra representar este clube que já me habituei a amar”. E nestas Leoas, julgo que devem existir algumas Ana Borges, mas também as que refiro.
SL
24 Maio, 2017 at 11:43
Sabe, dizem mais, dizem que o compromisso que têm para com o rugby, só é suplantado pelo compromisso que têm para com o Sporting Clube de Portugal.
Haverá sportinguistas e de outras cores desportivas, não interessa… eu fui dar os parabéns a um amigo, treinador do Rugby do SL Benfica, por ter assegurado a subida à primeira divisão… veja lá…
Aquele abraço.