A semana tinha tudo para ser perfeita nos escalões de formação do Sporting mas havia algo que ao longo dos dias me dizia que os nossos fantásticos sub-19 não conseguiriam, ainda, carimbar aquele que é o título mais esperado. No meu texto passado reforcei a ideia de que, o mais importante seria não perder, porque quem assiste à excelente campanha do Vitória neste apuramento de campeão sabe que tudo fariam para agarrar a mais pequena esperança de ainda poder lutar pelo campeonato.
Assim foi, e com muito azar à mistura, bolas a centímetros, bolas na trave, defesas impossíveis ou defesas no caminho. Os rapazes fizeram o que lhes competia, dominaram o jogo por completo e não permitiram que o adversário pudesse relaxar, mas este Vitória tem a mentalidade de grande e aguentou a pressão até ao apito final. Felizmente, o 0-0 deixa-nos exactamente onde estávamos, porque o Belém voltou a perder, desta vez frente à Académica, e a nossa vantagem de seis pontos está bem conservada. Estamos a um simples empate de nos sagrarmos campeões nacionais.
Esta semana jogo no Olival, frente a um Porto ferido que esteve bem aquém das expectativas e que tem como única motivação dificultar o título leonino. Muita atenção à qualidade do adversário, se formos com humildade e determinação temos tudo para celebrar o título em casa do rival. Caso contrário, adiaremos tudo para a última jornada, frente ao Belém.
Posto isto, a maior alegria da semana chegou pelos pés dos Juvenis. Os meninos estavam em segundo lugar, apenas somavam um empate no campeonato e sabiam que vencer no Seixal os catapultava para um justo primeiro posto. Diogo Brás bisou, beijou o símbolo, mandou calar o mais tecnológio e avançado centro de estágios do mundo e mantém vivo o sonho de sermos bicampeões no escalão (espreita aqui)
O campeonato está longe de terminado e o objectivo continua a ser o mesmo: vencer todos os jogos até final, sem deslizes, para que na última jornada possamos fazer a festa. Estamos a cinco vitórias do título e começamos esse caminho já esta semana, frente ao SC Braga, às 18h00 de dia 26 de Maio.
Os Iniciados continuam a sua luta titânica e, à medida que o fim do campeonato se aproxima, cada vez mais parece estar tudo reservado para a Jornada 9 (penúltima) quando nos deslocamos ao Seixal. A vitória inquestionável frente ao FC Porto, por 3-0, deixou tudo na mesma mas seria demasiado injusto que a nossa equipa que pratica o melhor futebol fosse a única a ficar arredada da possibilidade de vencer.
O Sporting passou a maior parte do tempo no ataque, ainda teve um valente susto depois do FC Porto marcar um golo invalidado, mas pouco tempo depois o jogo foi desbloqueado por Rodrigo Costa. Um excelente cruzamento de Galante, um movimento à 9 puro de Rodrigo e toda a Academia respirava de alívio. Depois disso, Daniel Rodrigues marca o golaço da semana e acaba com qualquer dúvida sobre quem seria o vencedor do encontro. Uma obra prima, começada por uma belíssima recuperação de Umaro, que podem ver aqui:
Rodrigo Rego fecharia as contas a poucos minutos do final, com um toque sublime.
A partir de agora as contas são simples, vencer todos os jogos que temos, pelo meio acender uma velinha para que o Porto tente roubar pontos ao Benfica e, caso isso não aconteça, ir ao Seixal ganhar por uma diferença de dois golos. Impossível? Diria que não, já o fizemos esta temporada e podemos repetir a proeza. O nosso adversário cresceu muito nesta fase final da temporada, é certo, mas a motivação de acabar com a festa em território inimigo deve ser mais que suficiente para dar esperança a esta juventude.
Aconteça o que acontecer, #NãoHáDesculpas para não se lutar até final pelos objectivos a que nos propomos. O sonho de vencer todos os principais escalões no mesmo ano pode estar mais longe mas ainda está bem vivo.
O Sporting tem de compreender que está perante uma das mais talentosas fornadas alguma vez criadas dentro de portas, com qualidade em todos os escalões e com uma equipa B prestes a ser preenchida por mais jogadores da formação. Não tem qualquer desculpa para não ver em Alcochete a sua verdadeira bóia de salvação, capaz de alimentar a sua equipa principal com qualidade, continuamente e sem custos associados.
Em breve veremos mais contratações recorde associadas à melhor escola do país, porque esse tem de ser o caminho sustentado para que sejamos mais competitivos e mais estáveis financeiramente. Sabendo sempre que por casa venda de um filho da casa, outro terá de tomar o seu lugar.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
23 Maio, 2017 at 13:17
estive com atenção ao jogo dos iniciados e houve momentos em que fomos um rolo compressor! o porto ameaçou na altura em que o nosso treinador mexeu na equipa, mas assim que as peças encaixaram novamente o 3-0 final podia ter sido um 6-2 ou coisa do género. Atitude do cacete, partindo para cima do adversário sem dó nem piedade, incluindo aquele mini canhoto com uns calções que lhe chegam aos tornozelos 😀
Os juvenis mostraram maturidade. É assim que defino a vitória no Dubai, com claro dedo do Mister Couto
23 Maio, 2017 at 15:12
Esse mini canhoto que falas, senão me engano é o filho do sérgio conceição!
23 Maio, 2017 at 17:15
É sim, o Francisco. É tão queriiiido
23 Maio, 2017 at 13:22
ah! e a propósito do #NãoHáDesculpas, de pequeninas também rugem as meninas!
Somos campeões em todos os escalões de competição do futebol feminino.
23 Maio, 2017 at 13:30
É verdade. Sucesso total nesta aposta.
23 Maio, 2017 at 14:22
#mulherescomgarra
23 Maio, 2017 at 14:25
Sabes o que merecias? Que eu começasse a mijar em todos os teus comentário. Eu por acaso até já dei com a tua página do facebook. Deixa-me dizer-te que não tens jeito para a fotografia.
23 Maio, 2017 at 15:08
bem, mijarem dentro da Tasca é capaz de ser demasiado…
23 Maio, 2017 at 17:17
Depende do sítio. Na parede ainda se aceita.
23 Maio, 2017 at 16:47
deste com a minha página porque não me escondo… muito menos de um merdas como tu!
tás a meaçar quem??? ò palhaço!!!
23 Maio, 2017 at 17:02
Mas estou a a meaçar?! Hahahahahaha
Só quis dizer que és um tonto!
Cronho! Ainda gostava de saber o que levou o SCP a escolher o teu design para os cachecóis!
23 Maio, 2017 at 17:03
Os teus desenhos são uma merda!
Mas curto a tua barba.
Hehehehehe
23 Maio, 2017 at 17:10
Até ficas bem na TV.
Hehehehehe.
Agora falando sério: pareces uma pessoa com talento. Um artista. A tua escrita não reflecte esse talento.
Mas eu sei que existência vários tipos de inteligência.
23 Maio, 2017 at 17:13
Epá estou impressionado com a reportagem que fizeram na RTP África. Não sabia que eras católico.
23 Maio, 2017 at 17:05
E pelos visto é “pé frio”….pois os cachecóis deram azar!
23 Maio, 2017 at 18:50
Mulheres com Garra… até agora as mulheres venceram tudo o que havia para vencer!
Se calhar tenho de fazer o Cachecol… homens com Garra!!!
23 Maio, 2017 at 17:04
Pensas que és que tens exclusividade para andar a fazer de sombra aos comentários do pessoal?
Ganha juízo!
23 Maio, 2017 at 17:29
Tadeu, inspiraste-te no Inland Empire para algumas das tuas pinturas não?
A cabritinha que te entrevistou até que é gira.
23 Maio, 2017 at 18:55
Sei quem tu és … e se quiseres posso começar a fazer comentários sobre o teu mural e vida privada?!
Mas eu não entro por aí.
Aqui no tasco.., para defender o Sporting de tudo o que achar barbaridades contra o Sporting …
Mijo em tidos os posts …
e mordo se tiver que ser!
Sou católico sim e um homem de Fé…. se não o fosse já tinha desistido de muita merda.
Mas quero acreditar que os homens no final das contas … são bons!
A minha escrita é dislexica… mas a mensagem acaba por passar!
Não te preocupes ò Barbosa!
23 Maio, 2017 at 21:38
😉
Eu sei que és um Leão dos 7 Costados. Por isso não levo muito a sério os teus comentários 🙂
Eu estava a falar sério quando referi que tinhas talento 🙂 e sim, faz um Cachecol Homens com Garra, porque estamos a precisar.
Sempre caguei para os teus erros/gralhas porque eu também os dou, principalmente quando queremos ser rápidos no gatilho.
23 Maio, 2017 at 13:28
Os iniciados têm de facto a tarefa mais complicada. Há ali muita qualidade, mas aquele jogo em casa com os lampiões poderá sair caro. Vamos com tudo á lixeira, acreditamos sempre.
Os juvenis não fizeram uma exibição tão boa como o resultado. Fomos pragmáticos. Diogo Brás está a fazer uma época impressionante (já no anterior o fez). As coisas estão bem encaminhadas…
Os juniores não fecharam já isto porque o adversário foi muito complicado. O Vitória tem muita qualidade mas com uma exibição melhor teríamos vencido. Acredito na carga psicológica que os putos tinham em cima. Em Gaia vai ser tramado, temos de jogar com tranquilidade porque na última jornada recebemos um Belenenses já sem objetivos e na verdade o Guimarães tb tem de ganhar os dois jogos que faltam.
A formação é fazer crescer os mais jovens, sabendo que não podem chegar todos à equipa principal, mas nunca lhes tirando esse sonho da mente.
Formar jogadores, formar homens. E formar a vencer, porque essa cultura é importante. Eles sentem o escudo na camisola, acreditem.
23 Maio, 2017 at 14:13
Realmente basta o Guimarães não ganhar os seus dois jogos e podemos fazer a festa !
23 Maio, 2017 at 14:23
Exacto 🙂
23 Maio, 2017 at 13:37
Sem querer tirar nada ao post, até pq eu sou, como a Maria diz, um “formação lover”, as preocupações começam quando chegam aos júniores e os abutres, leia-se, empresários, começam a ver as minas de ouro que ali estão. Literalmente.
Nestas idades ainda se vê a inocência e o prazer pelo jogo. É aproveitar para ver pq a partir daqui isso já não existe mais. Os jogadores do antigamente deram lugar aos jogadores de instagram.
23 Maio, 2017 at 13:48
Mesmo o Diogo Brás no Twitter dele já remete para o site de uma marca de equipamentos desportivos, provavelmente um patrocínio.
E diz-se que é agenciado pela Gestifute, do Jorge Mendes.
Mas que se lixe: dois golões!
23 Maio, 2017 at 15:00
Se viram a reportagem da Sporttv falam exactamente nessa questão dos agentes. O Diogo já tem agente e antes as coisas não eram assim tão antecipadas.
A questão é que ele já assinou contrato profissional, por isso na altura arranjou agente para mediar essas questões.
23 Maio, 2017 at 15:22
Depende tudo da mentalidade dos atletas e das intenções dos agentes.
Como sabemos, às vezes a mentalidade dos atletas é a melhor.
Mas, quase sempre, as intenções dos agentes são as piores.
23 Maio, 2017 at 15:22
E nessa reportagem disse que não ficou no Real Madrid porque a equivalência escolar obrigava a recuar 2 ou 3 anos…
Nunca o vi jogar mas tenho curiosidade.
23 Maio, 2017 at 14:31
Isso pode ser não total mas parcialmente contrariado/neutralizado por uma “cultura de casa.” Mas para isso é preciso que o treinador principal não passe a vida a tentar mostrar que, só com a formação, não vamos lá.
23 Maio, 2017 at 13:37
Fabuloso! Obrigado meninos e meninas!
23 Maio, 2017 at 13:40
Nunca é demais lembrar que o Sporting Clube de Portugal formou 10 campeões da europa!
Feito nunca antes registado na estória do futebol.
Convém ter isto SEMPRE em mente.
23 Maio, 2017 at 14:00
A formação está mesmo em grande… quer no masculino e sobretudo no feminino. Jogam realmente muito. E há matéria “primíssima” para um futuro risonho.
off: o post do Adrien no instagram, pareceu ser de despedida (ou então é só impressão minha)
23 Maio, 2017 at 14:08
Juniores está ganho.
Juvenis esta muito bem encaminhado.
Faltam apenas os Iniciados!
A crise na nossa formação é uma realidade.
Ainda bem!
P.S. Marco Silva no Porto espero que dê direito a receber dinheiro dos corruptos do Norte.
Será assim?
23 Maio, 2017 at 14:12
Penso que não, a cláusula anti-rivais só é válida até ao final de Junho de 2017.
Mas de qualquer forma, e pensando bem, o putedo deixou de ser um rival.
23 Maio, 2017 at 14:21
Termina a 1 de Julho deste ano, penso
23 Maio, 2017 at 14:38
Não eram 3 anos?
Tenho ideia de serem os 3 anos que ainda tinha de contrato…
23 Maio, 2017 at 18:35
3 anos foi o Leo… porque saiu a bem.
O macaco foram 2 anos… Deve ter sido por causa do tal acordo.
23 Maio, 2017 at 18:31
É isso mesmo, era uma cláusula válida por 2 épocas, acabando assim a 30 de Junho.
É pena não podermos sacar mais alguns euros aos tripas.
23 Maio, 2017 at 14:23
“P.S. Marco Silva no Porto espero que dê direito a receber dinheiro dos corruptos do Norte.
Será assim?”
Caro José Silva,
ESSE seria um cenário que não nos seria minimamente agradável.
Mas afinal somos parceiros ou não? 🙂
SL
23 Maio, 2017 at 18:32
Dasse,
“amigos”, “amigos”, negócios à parte 😉
23 Maio, 2017 at 14:13
Diogo Brás… o nosso Jordi Cruyiff. Mark my words.
23 Maio, 2017 at 14:21
Johan Cruijff… e não o Jordi, este último foi fraquinho.
23 Maio, 2017 at 14:24
Sem dúvida. Finta com o corpo e não com os pés
23 Maio, 2017 at 14:29
Deixa o puto crescer, italiano. Essas comparações só o podem tramar.
P.S. O filho não foi tão fraquinho assim. O cotejo no progenitor é que podia dar coisa boa.
23 Maio, 2017 at 14:54
Eu sei que estou a exagerar. Nem ando por aí nos Instas dos jogadores a elogiá-los por tudo e por nada.
23 Maio, 2017 at 14:36
Nos juniores vejo alguma qualidade mas não vejo grande talento. Talvez só o Jovane e o Demiral… Os outros são todos bons mas não o suficiente para dizer que podem chegar à equipa principal.
23 Maio, 2017 at 14:40
Pedro Marques riu-se…
23 Maio, 2017 at 16:01
pedro marques não vale um caralho furado!
pedro marques????????? ganhem juizo!
23 Maio, 2017 at 14:51
Errado
23 Maio, 2017 at 15:09
#FodaSe
23 Maio, 2017 at 15:14
Isso é o que faz comentar depois do almoço! 🙂
23 Maio, 2017 at 15:17
Também não davam nada pelo William quando ele esteve nos juniores…
23 Maio, 2017 at 15:26
Estatisticamente tem razão… Só 2/3 vão vingar na equipa A.
Excepção é a geração do João Mario
23 Maio, 2017 at 16:04
Essa estatistica até pode ser verdade, mas nos últimos anos não tem sido bem assim. Neste momento temos 5 jogadores no plantel principal que foram juniores juntos. E era uma geração absolutamente normal, sem grandes craques.
A geração João Mário já referiste, mas até a de William teve Renato Neto, André Santos, Cédric Soares e o André Martins e Wilson (que eram do ano anterior). Só não tivemos mais por pura incompetência própria (casos de Baldé, Nuno Reis).
23 Maio, 2017 at 15:29
Define “qualidade” e “talento”
23 Maio, 2017 at 15:48
É (quase) sempre uma (relativa) incógnita. Perde-se a conta entre putos pelos quais não se dá muito que “explodem” quando chega a hora h e outros de quem se espera este mundo e o outro que definham enquanto o diabo esfrega um olho.
Mas dou-te alguma razão, dando-lhe outra formulação. Há uma qualidade média bastante interessante, acima do que é habitual, mas escasseiam os “jogadores que não enganam.”
O Pedro Marques, que o Lyonne atrás mete à conversa, não é nem nunca será um portento técnico. Ao espelho vem-me a imagem do Luiz Suarez. Também não é e, tal como o Pedro Marques, faz da “raça” uma das suas marcas d’água. Mas há uma diferença que duvido muito o Pedro Marques consiga reduzir: a impressionante estampa física do Luiz Suarez.
23 Maio, 2017 at 15:52
Gregor,
Portento técnico ao nível de CR e Messi não será, nem ao nível de Neymar no drible mas como finalizador, é um dos melhores do Mundo.
23 Maio, 2017 at 16:19
JVL,
na minha modesta opinião, isso deve-se menos a domínio da técnica de remate do que a coragem. O Luiz Suarez não treme em frente da baliza. Raríssima qualidade, que faz toda a diferença.
23 Maio, 2017 at 16:55
É do mais frio e letal que há mas a qualidade técnica que tem, e que fica patente em certos golos, é o que me leva a dizer o que disse anteriormente.
Temos é que convencer o Ibra a vir fazer uma perninha assim que recupere da lesão!
23 Maio, 2017 at 17:01
Ora bem. Acho que já o escrevi para aí: o Ibra é que era homem para fazer a diferença.
Venha ele!
23 Maio, 2017 at 16:00
“Nos juniores vejo alguma qualidade mas não vejo grande talento.” Faltou dizer “não vejo jogos dos juniores”.
23 Maio, 2017 at 16:02
100% estou farto de dizer aqui que não vejo talento nenhum nos juniores e todos se insurgem…
vamos ver quantos daqueles chegam à primeira equipa!
23 Maio, 2017 at 16:04
Jx, aposto o que tu quiseres.
23 Maio, 2017 at 16:06
Achas mesmo que o Bruno Paz, Miguel Luis, Daniel Bragança e Pedro Ferreira não têm qualidade nem talento?
23 Maio, 2017 at 16:10
acho mesmo!
e mais, acho que faltas ao respeito a jogadores como o miguel veloso, o joão mário, o cédric, o william, o adrien, o viana, o quaresma, o ronaldo e outros reais talentos.
os actuais pode ser que se façam com muito trabalho, mas talento natural para a coisa, muito banal!
cá estaremos!
ainda me lembro quando eu dizia que o andré martins era uma grande merda e ficavam todos ofendidos aqui na tasca, que era um grande talento! só para te dar um exemplo
23 Maio, 2017 at 16:13
e recentemente o gelson, o dier, o ilori, o bruma etc etc! muita qualidade!
23 Maio, 2017 at 16:15
Homem, os quatro citados, como juniores, têm muito mais talento que o William mostrava com a idade deles (comparando posições,óbvio). Não existe nenhum Cristiano Ronaldo, mas existem potenciais Gelsons e João Mários.
23 Maio, 2017 at 16:38
Tiago Djaló.
23 Maio, 2017 at 16:06
Deus queira que me engane!!!!!!!!!!!
aqui fala-se de exigência mas ao mesmo tempo é só gajos a beijar o cu a tudo o que vem da academia…
é a melhor, é!!!!!!!!! mas também temos umas fornadas banais de tempos a tempos. Não deixa de ser irónico que sejamos campeões de juniores com uma das piores equipas dos últimos anos.
23 Maio, 2017 at 15:21
“Não tem qualquer desculpa para não ver em Alcochete a sua verdadeira bóia de salvação, capaz de alimentar a sua equipa principal com qualidade, continuamente e sem custos associados.”
Sempre assim foi mas no entanto achamos que encontramos Slimanis sem grandes dificuldades e esquecemos os Pongolles da vida.
Mesclar QUALIDADE com a nossa formação (que já é de qualidade elevadíssima). Este é o caminho. Iuri > Alan.
#FormacaoLover #ComprarForaSoQuandoNaoHaTaoBomEmCasa
23 Maio, 2017 at 15:27
““Não tem qualquer desculpa para não ver em Alcochete a sua verdadeira bóia de salvação, capaz de alimentar a sua equipa principal com qualidade, continuamente e sem custos associados.”
Vai dizer ao funcionário que recebe 6 milhões por ano e que diz que não ficou desiludido com esta época!
23 Maio, 2017 at 15:50
Sem problemas. Voule falare du curassao e uzanda a razao e por us pontus nus iiies.
23 Maio, 2017 at 16:06
Eu também sou formação lover, mas também quero investir mais/melhor no mercado. Porque também precisamos.
23 Maio, 2017 at 16:09
Eu quero sentir que quando vamos ao mercado, é porque não tínhamos em casa e não que empandeirámos um dos nossos para trazer alguém igual ou inferior (como tantas xs tem acontecido).
E sim, também quero investir melhor. Mais não, melhor. É isso que nos tem faltado, critério.
23 Maio, 2017 at 16:13
Às vezes até temos em casa, mas o que está no mercado é melhor e há que aproveitar. Jogadores são jogadores, se um miudo de Alcochete for muito bom e tenha a mentalidade certa, sou da opinião que deve ser lançado à equipa. Se tens um miudo bom, porreirinho para a posição, mas sabes que se agarrares em 5 milhões vais buscar um gajo muito melhor que ele, deve ir buscar.
Alcochete não deve ser um passe dourado para a equipa. Da mesma forma que não pode ser impedimento para chegar à equipa.
Eu acho, por exemplo, que um jogador como o Geraldes, Palhinha, Matheus, Iuri ou Podence, no mercado, é um jogador que não conseguimos ir buscar. Por isso devemos apostar neles.
E às vezes depende de se precisamos de um titular, de um suplente, a personalidade do atleta. Depende de imensa coisa.
23 Maio, 2017 at 16:43
Maria, estamos totalmente de acordo. Nunca disse que só devíamos jogar com a formação. Seria uma afronta ao jogador mais genial de todos os tempos a jogar de verde e branco, o mui nobre Balakov.
Nem quero que qualquer jogador que de lá venha, pense que tem lugar garantido. Tem que trabalhar e conquistar o seu espaço.
O que eu quero, é que se olhe primeiro para dentro e só para fora. Quanto custa um Adrien? Sir William? João Mário? A sério que temos dinheiro para arranjar um jogador melhor que o Iuri?
Outra coisa que tenho dito aqui várias vezes, é que um jogador da formação não tem que obrigatoriamente ser titular. Fico com essa sensação por vezes, parece que só poderão subir à A se for para ser titular, se for para dar profundidade ao plantel, então vamos buscar à América do Sul, Congo ou Japão porque os nossos, se não for para a A, não vale a pena.
Personalidade do atleta? Isso não deve ser no SCP…afinal de contas, o ano passado tivémos um jogador, de seu nome Téo Gutiérrez. A não ser que isso seja apenas analisado para os da formação.
Depois papamos com fotos na praia… #GloriaADios
23 Maio, 2017 at 16:16
E só acrescentar que se não temos dinheiro para ir buscar mais-valias ao mercado…. é preferível ficar quieto e meter os “nossos miúdos” em vez de gastar dinheiro em “pinos” de 2/ 3 milhões
23 Maio, 2017 at 16:44
Nem mais Ricardo! Poupem esse dinheiro, promovam um miúdo e quem sabe não teremos uma agradável surpresa?
23 Maio, 2017 at 15:28
#formacaolover here
23 Maio, 2017 at 15:37
Grandes miúdos!
Temos de carimbar o campeonato de juniores e de garantir o de juvenis!!
Muito talento para aproveitar para o ano na B, como a Maria confirmou há uns posts atrás!
O selo de qualidade da nossa Academia é inegável!!
23 Maio, 2017 at 15:39
É isso. A academia não chega mas comprar também não tem chegado.
A diferença entre o que compramos e o que temos na maioria das vezes é inferior.
Penso que esta época, mais uma vez foi clara.
23 Maio, 2017 at 15:42
#NãoHáDesculpas
#ACulpaÉdoVirgílio
#ACulpaÉdoBdC
#JogadoresDoSportingComDireitosEDeveresIguais
#QueJoguemOsMelhores
#JáFuiFundamentalistaDaFormaçãoMasAgoraSóQueroSerCampeão!
23 Maio, 2017 at 15:59
olha, o treinador das séniores femininas citou o Virgílio nos agradecimentos pelas condições de treino oferecidas às Leoas
23 Maio, 2017 at 16:01
Em latim?
23 Maio, 2017 at 16:15
João… mete mais tabaco!
23 Maio, 2017 at 16:26
João? Epá, nunca joguei contra o Garrincha…
23 Maio, 2017 at 15:42
Impressão minha ou os miúdos dos iniciados já têm uns chutos potentes? De ambas equipas!
23 Maio, 2017 at 15:58
Maria, desculpa o OFF.
( que não é assim tão OFF. )
“
“…Quando era criança e quando entrei no Sporting, o meu sonho era chegar à 1ª equipa do Sporting. Deixa-me magoado quando meninos da equipa de iniciados dizem “o meu sonho é ser como o Ronaldo e ir para o Manchester United…”. O grande sonho tem de ser jogar na equipa principal do Sporting e ponto final, não há melhor! Eu fui para fora e não há melhor que o Sporting…este clube – a grandeza da sua massa associativa, o amor que as pessoas têm por este clube não se compara ao que vivi lá fora. Não há ninguém igual. Somos únicos, por isso somos diferentes, somos os melhores! (…) Se soubesse o que sei hoje, jogava a minha vida toda no Sporting.”
E isto não é só conversa fiada. Eu sei, sem o Beto saber, que esta paixão é mesmo verdadeira…
Como? Lê esta história que te vou contar.
Estas palavras conduziram-me automaticamente ao baú da minha infância. Fizeram-me recuar aos tempos em que um simples autógrafo, fosse de um jogador do Tirsense, Gil Vicente, Leça ou Salgueiros desta vida, preenchia o mundo de um menino inocente e apaixonado por futebol.
Aos Domingos, depois de almoço, nas traseiras do velhinho Magalhães Pessoa, lá estava eu de caderneta debaixo do braço e de caneta em punho preparado para a chegada do autocarro da equipa que jogasse frente ao União de Leiria.
Eu sempre soube que era do Sporting, até porque toda a minha educação futebolística foi-me transmitida em tons de verde e branco. No entanto, o meu pai, natural de Leiria e um leão dos sete costados, nutria um carinho especial pela equipa da nossa cidade. E eu acompanhava-o nesse carinho pelo União de Leiria.
Há mais de 20 anos, num domingo igual a tantos outros, lá estava eu no Magalhães Pessoa, motivado pela inocência da idade e pela adrenalina de conhecer os craques da primeira divisão. Aqueles homens grandes que tantas vezes vi na televisão.
Era dia do Leiria receber o Campomaiorense. Eu estava mais do que preparado para correr desenfreadamente para conseguir a maior quantidade de autógrafos possíveis. Começam a sair os jogadores a conta-gotas e o primeiro que reconheci e me dirigi foi ao Jimmy Hasselbaink. Ele assinou. Logo a seguir, foi a vez do outro avançado, oTarcisio, depois veio o guarda-redes – já não me lembro do nome – e, para o fim, com um ar muito mais jovem do que os outros, aparece o Beto – emprestado pelo Sporting no primeiro ano de sénior. Chamei-o, dei-lhe a minha caderneta e ao meu lado o meu pai diz-lhe: “Beto, para o ano é para jogar no Sporting!”. Ele sorriu. E por entre aquele sorriso, eu ouvi: “Eu já ficava feliz só de treinar lá”…
Este foi um episódio que me marcou. Foi ali, pela primeira vez na minha vida, que me apercebi que eles, os homens grandes que eu via na televisão, também tinham sonhos iguais aos meus. Foi ali, há mais de 20 anos, que entendi que o amor ao Sporting não tem idade nem validade. O meu sonho era igual ao dele, mas eu nunca vou saber o que é vestir aquela camisola, nunca vou saber o que é fazer um golo e festejá-lo com os adeptos, nunca vou poder lutar lá dentro pelo Clube que decidi amar… mas ficaria eternamente descansado se, nos dias de hoje, eu conseguisse ver a alegria e o brilho nos olhos destes jogadores como vi há mais de 20 anos nos olhos do Beto. Aquele brilho de quem não trocaria o Sporting por nada deste mundo.
Mas isto não se explica, não é Beto?
Hoje, passados mais de 20 anos, percebo que afinal aquele teu sorriso era tão inocente quanto o meu. Passados mais de 20 anos, consigo perceber o porquê da euforia com que festejavas os golos a beijar o leão que trazias no peito. Hoje, passados mais de 20 anos, percebo que aquilo era amor, que era uma paixão descontrolada. Hoje, passados mais de 20 anos, sinto-me profundamente grato por teres sido um dos capitães do meu clube. Hoje, passados mais de 20 anos, apercebo-me que fazem falta no Sporting, h(H)omens como tu…
Obrigado, eterno Capitão!
“
( As redes do Damas )
23 Maio, 2017 at 16:05
O Ultimo Capitão
23 Maio, 2017 at 16:07
+TRILIÕES, CARALHO!!!!
Beto, o nosso último GRANDE capitão. Seja por falta de amor ao Clube, carisma, etc., nunca mais tivemos um como ele. E que falta nos faz 1, 2 ou 25 assim.
23 Maio, 2017 at 16:15
sá pinto caralho!
23 Maio, 2017 at 16:33
Para mim, não. O Beto tem muito mais significado e representa muito mais que o Sá Pinto.
23 Maio, 2017 at 16:27
E porque razão referências leoninas não fazem parte da estrutura?
Porque será? Será o medo de ficarem ofuscados? De perderem mediatismo?
23 Maio, 2017 at 17:16
Já não faziam, de Fran
23 Maio, 2017 at 17:22
Por isso há uma tendência para se ir perdendo a mística.
23 Maio, 2017 at 17:25
O Beto é um Sportinguista do camandro.
Gostava de o ver a trabalhar no departamento de futebol do clube, a passar aos jovens o que é o Sporting.
23 Maio, 2017 at 17:26
😉
23 Maio, 2017 at 16:15
OFF:
Marco Silva é o escolhido pela estrutura portista para comandar os destinos do FC Porto na próxima temporada. O acordo foi alcançado nas últimas horas, segundo apurou o zerozero, e será ao que tudo indica um contrato de longa duração, sendo que tudo aponta para que seja válido para as próximas quatro temporadas, ainda de acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal.
O treinador chega proveniente do Hull City, clube que não conseguiu salvar da despromoção ao segundo escalão do futebol inglês. Recorde-se que Marco Silva conta ainda com passagem pelo futebol português, tendo treinado o Estoril Praia e o Sporting, onde conquistou uma Taça de Portugal, antes de rumar ao Olympiacos.
Em cima da mesa estiveram efetivamente várias possibilidades, entre as quais Sérgio Conceição e Paulo Sousa, mas Marco Silva acabou por reunir a preferência da SAD liderada por Jorge Nuno Pinto da Costa.
23 Maio, 2017 at 16:22
Sporting tem algum a receber?!
23 Maio, 2017 at 16:26
” 250 mil euros e acordo anti-rivais até junho de 2017″
23 Maio, 2017 at 17:02
Ou seja…. nada!
Se assinar…. o contrato tem inicio a 1 de Julho. Simples
23 Maio, 2017 at 16:23
Mau para nos. Superior a nes certamente…
23 Maio, 2017 at 16:55
então imagina se o JJ ia para o Porto… o que não seria.
Era a choradeira Real aqui no tasco!
23 Maio, 2017 at 16:20
Tenho algum receio que o Pedro marques desapareça como o betinho.
Parece uma máquina, tem classe, tem golpeaste… quem não viu o betinho marcar golos de pontapé de bicicleta ao Liverpool (salvo erro…)?
Ponta de lança é uma posição ingrata e, apesar de Junior de segundo ano, é muito difícil prever o que vai dar.
23 Maio, 2017 at 16:23
Tem golo
23 Maio, 2017 at 17:05
Isto pode soar a blasfémia, mas o Betinho parecia mesmo jogador; já quanto ao Pedro Marques, torço o nariz.
O que deu cabo do Betinho foi a cabeça. Nada de novo. De um modo ou de outro é quase sempre a cabeça a ditar o desfecho da história pessoal de cada um, leia-se, carreira upa-upa ou para o brejo.
23 Maio, 2017 at 17:42
Sinceramente, acho o Pedro Marques muito mais jogador que o Betinho.
O Betinho era jogador que marcava golos, mas para mim não era tão bom tecnicamente, tão completo e tão móvel.
Vejo o Pedro Marques como um jogador inteligente, mais completo, com muito potencial, que ainda por cima tem golo.
SE vai dar jogador mesmo, isso não sei, não sei adivinhar o futuro (quantos “não engana” já nos enganaram e quantos “não vale nada” tornaram-se grandes jogadores?).
23 Maio, 2017 at 16:42
Obrigado Maria Ribeiro, nem sempre é fácil acompanhar todos os jogos, e com o teu fantástico contributo ficamos com a informação toda compilada.
Agora parece que para além de formarmos jogadores, também estamos a formar jogadores com mentalidade e atitude de campeões. É fundamental incutir essa mentalidade desde cedo, criar vontade de ganhar, ambição de atingir objectivos colectivos e individuais.
Temos bons jogadores a sair da formação, mas há 4 que me enchem as medidas, Pedro Silva, Diogo Brás, Daniel Bragança, Pedro Marques. Deposito grandes expectativas neles.
23 Maio, 2017 at 16:56
E o Tiago Djaló? E o Bernardo?
23 Maio, 2017 at 17:03
E o Max, e o Riquicho, e o Mama, entre outros.
23 Maio, 2017 at 17:33
Esquece o Riquicho… não creio que vá conseguir lá chegar. Aquela lesão foi tramada…
Nahhhhhh…. Mama?!
Vi pouco do Max para poder garantir que é superior ao Pedro Silva. Já agora, engraçado que o Peixe deu a titularidade ao keeper do putedo…
23 Maio, 2017 at 17:19
No nosso Sporting ( como nos rivais ) sempre houve boa escolas.
Na altura em que se criou a SAD também se criou este Novo” produto que se passou a intitular de FORMAÇÃO … (Com Ronaldo e Figo como bandeiras )
A partir daqui agarramo-nos a um produto de Marketing.
Temos a melhor formação do MUNDO!
OK… mas o que é isto? Dá títulos ou é um cavalo de Troia?
Não vejo os GRANDES Clubes da Europa e Vencedores dos seus Campeonatos a terem esta febre pelas suas formaões.
Se sairem 2 bons jogadores por ano da nossa formação …optimo… se ainda assim os os os conseguirmos vender… melhor ainda.
Tudo o resto é conversa para Boi Dormir.
Formação Lovers… tenham atenção no que se andam a meter???
Isto é como em tudo an vida, ou há qualidade nesses jogadores para sermos campeões ou não tem que jogar, só porque cresceram nas escolas.
( Tudo vai da capacidade financeira que temos nesses anos para investir…ou não.. e se não temos lá veem os miúdos preencher vagas na equipa)
Até porque também já se percebeu, que eles o que querem é ganhar guito para fora de portugal.
Sabendo que cá no burgo são comidos de cebolada… sedo perdem as esperanças de vencer de Leão ao peito e pedem para bazar. O que é perfeitamente natura!
Como devem estar agora a fazer os nosso Capitães.
Jogar com os nossos sim… mas não devemos por em causa a possibilidade de vencer por birra.
E tudo o que disse é completamente válido para o contrários… só gajos com Nomes em detrimento dos nossos … também não!
Neste momento temos muitos miúdos na equipa principal… cuidado… quando se quer empurrar borda fora gajos com calo como o Brain.
Só putos dá merda!
23 Maio, 2017 at 17:35
Tadeu, ninguém está a pedir a integração de mais jovens. Mas sim que se aposte nos que já lá estão.
23 Maio, 2017 at 18:58
Mas..,
Na baliza Rui
Na defesa Semedo e …. Ricardo Esgaio
Meio campo WC e Adrien …., Chico
Ataque Gelson … Podence
Mais???
A sério???!’!!
23 Maio, 2017 at 17:30
O Madeira Rodrigues ainda está vivo?? depois daquela enrrabadela a sangue frios por 90% dos Sportinguistas.
Deve querer chegar aos 100%… deve?!
Há gajos que não tem juízo nenhum!!
23 Maio, 2017 at 18:57
Maria Ribeiro, gostei muito do seu texto.
Pelo conhecimento que sempre revela, mas também pela ponderação.
Disse aqui há dias que os Iniciados seriam a equipa da nossa Formação com mais espírito colectivo. Ver os Juvenis no domingo em simultâneo com os mais jovens (a partir dos 2-0 a minha atenção virou-se particularmente para o Dubai) fez-me vacilar quanto a essa opinião. É que eles foram de uma abnegação, de uma entreajuda impressionantes.
Para mim e com toda a carga de subjectividade que se coloca ao analisar a qualidade dos jovens da Formação, a minha grande preferência vai para Tiago Djaló.
Para terminar aproveito para lamentar veementemente e porque me lembrei do “Pós-jogo” de ontem na nossa televisão, a VERGONHOSA campanha que se está a fazer contra jogadoras da nossa equipa feminina, e para a qual Carlos Padrão se debruçou.
Realce pela negativa e porque está associado a este post, para a impreparação de Dias Ferreira, que ignorava o resultado dos nossos juniores e para a sua pergunta: “quem é a Patrícia Morais?”
A mesma impreparação que paineleiros que representam (e representaram) o Sporting revelam. De Dias Ferreira, porque aturou muito tempo o fdp do anão da Jamba, esperava mais.
Enfim…
23 Maio, 2017 at 19:18
Das camadas jovens, e do que tenho visto, que n é muito, gosto muito de:
– Demiral;
– Luís Maximiliano e Pedro Silva;
– Daniel Bragança
– Central dos Juvenis (Djalo?)
Penso que estes n vão desiludir
Tenho algumas duvidas em relação ao Bruno Paz e Pedro Marques.
23 Maio, 2017 at 20:18
O Daniel Bragança vai ter de crescer muito para se tornar um jogador interessante. Morfologicamente, está quase no estádio zero da construção de um jogador. Falta-lhe pulmão (resistência) e potência muscular. E há miúdos que não há nada a fazer. Por mais treino específico que lhes imponham, a transformação física é mínima. Se for esse o caso, não contem com ele.
23 Maio, 2017 at 22:36
??
N sou especialista nessa matéria
23 Maio, 2017 at 19:59
os iniciados têm uma equipa brutal… um conhecimento do jogo assustador porque muito positivo.
vamos o que isto vai dar em trofeus. Surpreendidos no primeiro jogo com os lampiões mas vamos mudar um pouco a estratégia e vamos golear os gajos na lixeira. Estou muito optimista.
o diogo bras é um craque… brilha numa equipa que tem demasiados carregadores de piano.
os juniores jogaram desfalcados mas têm o campeonato no bolso.
23 Maio, 2017 at 21:47
Não pude acompanhar a equipa de iniciados na SCP TV… sabia que os júniores e juvenis jogavam cartadas muito importantes na sua caminhada rumo à Glória. Roí-me todo de não poder estar «presente», mesmo que não fosse em frente à TV. Falhei o jogo do título da equipa Feminina. Falhei um marco importante na história do SCP. Minimizei – e talvez não – a ansiedade através do Twitter, onde ia acompanhando as ocorrências dos jogos (andebol incluído). Felizmente correu muito bem… Muito feliz pela vitória dos juvenis em casa do rival, ainda mais porque o chavalo resolveu a partida. Ainda há muito suor, sangue e lágrimas para derramar nas partidas remanescentes, mas acredito que no final a família leonina vai ser premiada.