Assim se apresentavam as legiões romanas, do tempo em que ainda havia Impérios a construir. Arvorado num estandarte vermelho, com uma águia-real, e o SPQR em baixo. Pode à primeira vez parecer nada ter a ver connosco (águias, estandartes vermelhos…). Deste imaginário peço desculpa atempadamente, pois vem este texto mesmo a propósito de nos sabermos, ou não, parte integrante de um Clube desportivo. E não estou a falar do Sporting F.C., ou de outra coisa qualquer.
Falo de nos apresentarmos, sempre, como adeptos de “… um grande Clube, tão grande quanto os maiores da Europa.” − José Alvalade, 8 de Maio de 1906. É que isto de ser do Sporting envaidece-nos, ficamos a babar pelos nossos putos, mas depois à mínima coisa, desatamos a correr todos a eito, com teclados e mocas a preceito, e isto não é o que nos faz Sporting Clube de Portugal.
Por falar de Romanos, ainda esta semana, ao som de uma banda sonora bem escolhida, choramos baba e ranho, ao ver num outro clube o adeus do Capitão. E sonhamos e desejamos para nós mesmos um Capitão assim, Inteiro, Vertical, à imagem que de nós projetamos.
Aqui, e feito este prelúdio, vamos então a dar a conhecer o porquê de eu ter escolhido este tema. As legiões romanas, quando avistadas num contexto, já todos sabiam ao que iam… Conquistar, submeter, ganhar, enfim, festejar… Isto por um lado, que para os outros, sendo inverso o resultado, inverso era o sentimento.
E neste caldo que eram as legiões nasceram e foram aclamados muitos líderes militares, que depois chegavam a Césares e Augustos… E por mérito, não porque alguém lhes achava piada… a exceção mais célebre a esta minha observação, foi Calígula (cujo nome significava literalmente sandálias pequenas), que acompanhava a Legião quase como mascote, e a quem todos achavam piada, ao ponto de o aclamarem Imperador. Mas regra geral, era pelo exemplo e pelo valor que da Legião saiam os líderes. E nessas mesmas Legiões tinham o apoio e o suporte necessário, tanto político, como militar… Pois a Legião era SPQR.
E de liderar pelo exemplo, temos nós, em nossa Casa, muitos Capitães, capazes de liderar dessa forma Antiga e forte.
E em todas as modalidades. A resposta dada pelo nosso Andebol, o nosso Futsal, o nosso Basquetebol, que na formação está a dar cartas em todo o lado, quando quase todos vaticinavam a morte da modalidade… E o GoalBall, o Hóquei, o Atletismo…
Em todas estas modalidades, além dos diretores, treinadores, os pais e as famílias dos nossos atletas, tenho a certeza que há Capitães de rija cepa, pois sem eles nada aparece, e tudo se complica. No rugby também, temos Capitães de barba feita, capazes de num gesto ou indicação, traçarem ou alterarem todo um rumo. E há jogos, onde se o Capitão não está, algo ali falta que nos norteie, bússola que nas suas voltas nos oriente, mapa que nos desenhe e trace o destino.
Temos que ser todos a nossa Legião. Tenha essa Legião o nome que tenha, seja LEGIO LEONIS, seja outro qualquer, mas tem que ser, acreditem, nesta nossa Legião que vamos buscar os nossos Césares e Augustos. Ora para que os Caros não comecem já todos a pensar que um exemplo do nosso quintal é que vinha a talhe de foice, cá vai disto.
Acerca de nosso Rei Fernando I, declamou o nosso Zarolho, nos imortais Lusíadas: “O fraco rei faz fraca a forte gente.
Pois bem, aqui chegados, vamos ao miolo da questão. Que não nos façamos, ou não deixemos que nos façam a nós fracos, e fazer fraco o forte Rei.
*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio
1 Junho, 2017 at 14:04
Muito bom!
E o exemplo da história Romana é sublime!
Já agora, porque sempre me fascinou a história Romana, Calígula foi antes de Nero, verdade?
S.L.
1 Junho, 2017 at 14:09
Não, a seguir a Calígula, foi Claudius (coxo em Latim), e a este sucedeu Nero.
Claudius foi um imperador excelente, um raio de Sol entre dois tenebrosos periodos do Império.
1 Junho, 2017 at 14:15
Obgdo.
Lembrei-me agora dos 4…
O 1º foi Tibério.
1 Junho, 2017 at 14:23
É isso…Otaviano, Tibério e Calígula. Filho de um dos generais do Otaviano e de uma mãe das lixadas…O Nero vem depois…
1 Junho, 2017 at 17:07
Excelente como sempre! A minha predilecção em termos de personagens eminentes na História de Roma não vai para nenhum dos Imperadores mas, para mim, um dos maiores generais do mundo Antigo: Cipião, o Africano. Construiu a sua carreira em cima do escombros em que Aníbal tinha deixado a península Itálica. Revolucionou a táctica e estratégia militar romana levando a Republica a vitoria na 1ª guerra púnica. Recusou o titulo que mais tarde Júlio César viria a aceitar, retirando-se da vida publica.
Foi dos poucos filhos que a Loba não conseguiu devorar. Para mim muito daquilo que Roma se conseguiu tornar se deve a este relativo desconhecido.
S.L.
2 Junho, 2017 at 8:30
Cipião aprendeu com um dos melhores, da forma mais dura possível…
Perder 60.000 homens, e 10.000 capturados, de 8 (OITO) Legiões, numa só batalha e depois derrotar Aníbal Barca, e submeter Cartago, não era para qualquer um…
2 Junho, 2017 at 15:03
Sim, de facto foi uma lição bastante dura, para um jovem oficial que também haveria de perder o Pai pouco tempo depois na Península Ibérica. Contudo foi dos poucos que não morreu ou foi capturado nessa batalha. Pouco depois foi eleito tribuno com 19 (!) anos e pediu o comando do que restava das legiões na Península Ibérica – acto considerado pelos demais como suicida.
Militarmente revolucionou ao ponto de muitas das suas ideias só voltarem a ser aplicadas no século XVII/XVIII.
Como referi acima a loba não devorou este filho…mas não foi a falta de tentar. A partir do momento em que virou a guerra a favor de Roma passou a ter inimigos no Senado que lhe dificultaram sobremaneira a vida e até teve de passar pela humilhação pública de ver criticadas as suas acções militares. Retirou-se da vida pública no seu auge, recusando honrarias e títulos que lhe teriam valido provavelmente o mesmo destino de Júlio César. Ainda foi chamado mais tarde mais uma vez para servir Roma, para ser o número dois (!), nas legiões comandadas pelo seu irmão na Grécia.
Na minha opinião Roma não teria sobrevivido e posteriormente triunfado se não tivesse existido Cipião.
S.L.
1 Junho, 2017 at 14:06
Boa “posta”!
Ainda em relação ao andebol …
TRÊS NOTAS
1) CAMPEÕES!!!!!!!
🙂
2) Ontem fiquei mega nervoso quando não conseguimos marcar o 21 golo ….
3) Alguém sabe a veracidade desta afirmação:
” Já agora, não vamos na conversa da imprensa que diz que não ganhamos desde 2001 e que este é o 18º título do SCP em Andebol. Este é o 20º título de Andebol do SCP.
Ganhamos em 2004/2005 e 2005/2006 a divisão de Elite que era a reconhecida pela Federação como a competição que apurava o campeão Nacional, sendo até o vencedor da mesma a equipa que se apurava para a Taça dos Campeões Europeus.
Não vamos propagar mais uma mentira da imprensa, s.f.f.”
SL
1 Junho, 2017 at 14:28
Não foi na altura que havia dois campeonatos paralelos. Um da federação e outro da liga?
Tenho ideia disso.
Se não estou errado, o benfas estava dum lado e a maioria dos outros estava do outro.
1 Junho, 2017 at 14:34
https://misterdocafe.blogspot.pt/2017/05/o-campeao-voltou-e-imprensa-mente-sobre.html
1 Junho, 2017 at 14:36
Foi criada uma liga que procurava a profissionalização da modalidade, mas a FPA não a reconheceu, pelo que os campeões da divisão de Elite participavam nas competições europeias e era-lhes reconhecido, na história da modalidade o título de campeão. Estes dois títulos não nos podem tirar, pois estão homologados pela entidade máxima da modalidade.
PS. Gosto muito da história romana, o meu último cão (um Doberman traçado com Weimaraner) chamava-se Nero 🙂
1 Junho, 2017 at 14:45
Já tive um Rott chamado Nero.
1 Junho, 2017 at 14:55
Malucos por malucos, prefiro Dobermans 🙂
1 Junho, 2017 at 16:05
é um cão lindo, o doberman
1 Junho, 2017 at 16:58
O Mandrake, era o nome do meu e foi um grande amigo e companheiro durante 13 anos… saudades… e tambem era do nosso SPORTING
1 Junho, 2017 at 17:07
De maluco o Rott não tem nada.
Já tive dois e foram os melhores cães que tive…
Desde bebés… perfeitos com crianças, convívio com pessoas.
Apenas complicados com outros machos e isso tive sempre de saber gerir.
1 Junho, 2017 at 14:26
Adoro a história Romana e como um império foi forjado entre momentos críticos e amor por uma cidade. Um amor que sobreviveu quase sempre à ganância pessoal que existia e muito…
Mas o que queria mesmo nesta altura era que o nosso capitão visse 2 vídeos e os interiorizasse inteiramente. A despedida do Totti e o festejo do campeonato de andebol ontem…
1 Junho, 2017 at 14:35
Temos um rei do caralho.
Nao se esqueçam dessa merda nunca.
Não deixem os palermoides dizerem palermices e irem atrás.
Quando alguém estiver a dizer isto ou aquilo do rei ,é retorquir
Não é condenado nem acusado, é um desportista lutador e sabe bem a grandeza do SCP .
O resto, são mergulhadores gordos, ou como diria o ta doeu, fat divers!
O rei é forte, os adeptos também.
O rei é mortal, pecador e comete erros.
Nunca será um imperador nem um deus vivo, isso não existe.
Não confundam a admiração e agradecimento ao rei com um endeusamento.
Não esqueçam também que o rei tem de ser protegido
2 Junho, 2017 at 0:20
Se os Sportinguistas soubessem vencer ao xadrez… entendiam perfeitamente o que acabas de dizer.
1 Junho, 2017 at 14:36
Já deve saber, escondidinho mas nunca é demais repetir,
Textos do caralho!!!
Obrigado
1 Junho, 2017 at 14:50
Muito bom. Fã destes posts.
1 Junho, 2017 at 15:09
Simplesmente +1.
1 Junho, 2017 at 15:19
Brutal!!!
Esta grande prosa tem de estar ao lado de todos os Sportinguistas.
Colem no vosso tablet ou na parede da vossa casa de banho.
Mas por favor … tenham isto como regra para podemos de agora em diante … chegar, ver e vencer!
1 Junho, 2017 at 15:22
Fraca gente, tenta fazer fraco, o forte presidente.
Só juntos, seremos mais fortes
Só juntos, seremos O CRÓNICO.
SL
1 Junho, 2017 at 15:30
Um belo Post.
O império Romano foi construído na base da disciplina, força, coragem e fortes lideranças, César, Augusto, Adriano, Marco Aurélio etc.
Valores que se aplicam a qualquer sucesso desportivo.
O que se passou ontem no andebol foi muito bonito e quero ver isso todos os anos e em todas as modalidades.
Já agora, e sem qualquer pretensiosismo aconselho o livro SPQR ( Mary Beard, Bertrand), se forem á feira do livro hoje aproveitem.
SL
1 Junho, 2017 at 15:32
Off
SAD chegou na quarta-feira a acordo com os magpies pelo central. Os leões vendem o jogador por 14 milhões de euros por 80 por cento do passe.
O Sporting chegou a acordo com o Newcastle para a venda de Rúben Semedo. Segundo apurou O JOGO, os leões fecharam ontem o negócio com o emblema que está de regresso à Premier League, transacionando o central por 14 milhões de euros por 80 por cento do passe.
De referir que o central vai defender Portugal no Europeu de sub-21 e terminou a época sob a desconfiança dos adeptos leoninos, que lhe endereçaram críticas no último desafio da temporada em Alvalade, frente ao Chaves.
1 Junho, 2017 at 15:38
Temos 100% certo?
Em Inglaterra não permitem a aquisição de apenas 80% do passe!!
1 Junho, 2017 at 15:41
Creio que podemos vender a percentagem que quisermos, o negócio é que só pode ser feito por duas partes: Sporting e Newcastle.
Entretanto, o Sacko também já foi, 2 M€.
1 Junho, 2017 at 15:46
Pois essa noticia não faz sentido nenhum…
1 Junho, 2017 at 16:11
Podem ficar com os 100 desde que numa futura venda nos paguem 20% desse valor..Não poderá ser assim ?
1 Junho, 2017 at 15:47
A confirmar-se, bom negócio.
1 Junho, 2017 at 15:53
Muito bem vendido pelo que vale atualmente, talvez daqui a 3/4 anos pudesse valer 40 milhões, mas o Varane também tarda a mostrar que é um central de topo e já está há mais anos no Real (equipa A) do que o Semedo no Sporting.
1 Junho, 2017 at 15:50
Se forem esses valores, bom negócio. Será que virá mais um central ou chamamos o Domingos Duarte de volta? O Douglas que vá à sua vida, não vale a pena continuar com ele.
1 Junho, 2017 at 15:51
A confirmar-se a venda acredito em mais um centralão, talvez Pepe 🙂
1 Junho, 2017 at 16:05
Pepe era bom. Mas nao me parece €€€€€
Mas espero que estejas a falar com conhecimento de causa 🙂
1 Junho, 2017 at 16:19
O único conhecimento que tenho é que às 16:30h joga o Sporting em futebol praia.
1 Junho, 2017 at 16:00
Nada mau, isto hoje está a correr bem.
14 + 2 = 16 milhões.
E sim, agrada-me ver o Coentrão em Alvalade.
Tenho um feeling que vai resultar e sempre é uma facadita na lampionagem.
1 Junho, 2017 at 16:01
E TaxMendes free, ao contrário dos lamps.
1 Junho, 2017 at 16:08
Só gosto do fábio se vier por empréstimo (2M€ valor máximo de salários). Caso contrário, que deixe de fumar, que deixe de beber álcool em quantidade e, já agora, que deixe os amigos da droga. Começar a trabalhar a sério também era capaz de ajudar e não, não estou a falar em dar tudo nos treinos, estou a falar em acarretar baldes e afins…
1 Junho, 2017 at 16:15
Isto é como dar emprego a um ex-presidiário.
Não podemos negar ao homem uma segunda oportunidade 🙂
E o Real é o Instituto do Emprego, que paga metade do salário.
Foda-se estamos a falar do suplente do Marcelo.
Alguém no mundo lhe tirava o lugar?!?
1 Junho, 2017 at 16:17
Acrescenta casinos à lista…..
1 Junho, 2017 at 16:18
Casino de Lisboa passa patrocinar SCP se ele assinar…
1 Junho, 2017 at 16:21
Tb? Barra pesada este Fábio.
1 Junho, 2017 at 17:03
Verdade…
2 Junho, 2017 at 0:22
Facadita ?????
Nunca mais apreendemos!
Dassse
1 Junho, 2017 at 16:05
O Baldé veio desmentir a venda do Semedo, enfim, vale o que vale
1 Junho, 2017 at 16:09
é a militância que tanto se fala. há que chegar à frente e dar o corpo às balas. junto formaremos uma legião imparável, unidos pelo amor ao clube
1 Junho, 2017 at 16:33
Epá, tudo bem… mas qual era o projecto? E todos nós sabemos que tinham uma comunicação horrível… em latin… E é sabido que incorporavam no exército muitos mercenários vindos de vários pontos do globo… Onde estava a aposta na prata da casa? Olhem para o império Otomano, esse sim é um exemplo.
1 Junho, 2017 at 16:41
OFF:
Jogo do Sporting ligeiramente atrasado, anterior nos penaltis:
https://www.youtube.com/watch?v=it4NBXic8ks
#futebolpraia
1 Junho, 2017 at 16:42
Em nome do Senado e do Povo de Roma é, em nome de TODA a ROMA. Ora em nome de Roma, para um Romano é mais que “em nome de toda a Roma, Senado e Povo” porque Roma é também a sua tradição vitoriosa as suas Leis e os decretos do seu Senado, os seus costumes e as suas fábulas mas, além disso Roma integra, além do mais, os seus Deuses. Quando um Romano age em Nome de Roma, age em nome da Divindade (da Deusa ROMA) e é ele próprio, “Imperator” perante os outros povos, deles se assumindo “rex inter deos et judex homines”. “O Rei entre os deuses e o Juíz dos Homens”. Isto é, dirigia-se aos outros povos afirmando-lhes ser visto pelos Ddeuses como Rei superior a qualquer outro Rei de qualquer povo da Terra e está perante eles investido por esses mesmos Deuses do poder de a qualquer um julgar. O mais humilde Cidadão de Roma apresenta-se perante o Rei dos Númidas, dos Partos, dos Egipcíos, de qualquer Rei de qualquer Povo, como seu Superior e seu Juiz investido nessas qualidades pelos próprios Deuses!
Qualquer um de nós que siga esse exemplo onde quer que estejamos perante seja lá quem estivermos somos o Sporting Clube de Portugal em pessoa em toda a sua Grandeza Histórica e todo o seu actual esplendor!
A Lampionagem que se agache perante tal visão! Foi o que fez ontém: agachou-se e bem!
1 Junho, 2017 at 16:45
Meu caro Mário…
Bem resumido em interiorizado …
1 Junho, 2017 at 16:53
Acham mesmo que o FC vem para o SCP!!?!! (deus queira que não!) , isto é mais carvão para depois quando for para os lampiursos fazerem disso chacota e disserem que ele escolheu o melhor etc e tal….o costume parece que ainda não perceberam o modus operandi. O EL não fecha para férias nem dá tréguas.
SL
1 Junho, 2017 at 16:53
Escondidinho, belo texto.
Eu acho que devemos encarnar “Os Lusitanos” que lutaram em franca minoria contra o império romano. Nós lutamos com armas desiguais contra o império implementado pelo EL no desporto português.
1 Junho, 2017 at 19:28
Mas os Lusitanos enfrentaram Pompeu o Grande com 4 legiões treinadas por outro General Romano, apoiante de César, de seu nome SERTÓRIO, o da célebre carta em que reportava a César que ” os Lusitanos são um Povo que, nem se governa, nem se deixa governar…” LOLOL. Nada Mudou, desde então (Século I A.C.)
2 Junho, 2017 at 1:47
Pois é Mário,
É destes que descendemos, se bem que podiam ser um pouco mais humildes e honestos. 🙂
A escolher, nunca o império romano, seria mais os Vikings
1 Junho, 2017 at 16:54
golo
1 Junho, 2017 at 16:54
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLOOO
Sporting 1-0
1 Junho, 2017 at 16:55
2
1 Junho, 2017 at 16:55
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOO
2-0
1 Junho, 2017 at 17:06
3
1 Junho, 2017 at 17:06
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOO
3-0
1 Junho, 2017 at 17:08
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOO
4-0
1 Junho, 2017 at 17:08
4
1 Junho, 2017 at 17:18
Uma jogada espectacular que termina num golaço de Madjer.
1 Junho, 2017 at 17:08
Estamos fortes e a caminho dos 4ºs.
1 Junho, 2017 at 17:09
Estranho o Bruno não estar na Nazaré. Vergonha.
#nemquesejaparaveraOrnelasdebiquini
1 Junho, 2017 at 17:14
És um mariola 😉
1 Junho, 2017 at 17:09
Obrigado, Escondidinho. Belo texto – mais um! – para ler com calma e interiorizar.
OFF: Não estou a ver o futebol de praia. Obrigado a quem vai informando. Em que fase da competição estamos?!
OFF 2 – mas nao o menos importante:
O CAMPEÃO VOLTOU!!
Que ambiente, que final. Chorei bastante. Festejei ainda mais. Aquele festejo com tudo em silencia para uma explosão de festa e o momento d’ O Mundo Sabe Que sao indescritiveis e vão direitinhos para as grandes recordações!!
Onze anos (ou quinze, não é isso que está em causa) é demasiado tempo para uma instituição como o Sporting. Que nunca se repita! Que se retoque esta equipa e partamos juntos para a hegemonia. Ficam a faltar Futebol, Basket, Hoquei e Volley nos quais estamos há demasiado tempo sem ganhar o campeonato.
1 Junho, 2017 at 17:11
8ºs e a vencer 4-0.
1 Junho, 2017 at 17:16
Obrigado!!
Boas noticias.
Não sendo um expert na modalidade, parece me dificil conquistar a competição, mas nunca se sabe…e jogamos em casa!