Depois de uma semana (mais uma) em que os críticos da página de Facebook de Bruno de Carvalho puderam comprovar a sua teoria de que os títulos do Sporting estão ligados a uma espécie de perfil digital Bella Guttman, que nos impedia de vencer em qualquer modalidade, altura de recarregar baterias e apontar a mais um troféu.
Desde Sábado que o Sporting tem revitalizado espíritos e mentes leoninas, até as mais furiosas e cépticas, e a péssima temporada, a vinda do Coentrão ou até o casamento mais esperado do ano têm ficado finalmente para segundo plano. E tudo porque temos celebrado que nem os loucos, quase todos os dias, as vitórias nas diferentes modalidades e escalões, tendo ontem sentido (talvez) a maior alegria desportiva dos últimos dois anos.
Mas isto é o Sporting e ganhar tem de ser apenas e só mais um dia na oficina. O título de Andebol ficará sempre marcado como um dos mais bonitos que sentimos enquanto adeptos deste clube, só que é tempo de resguardar a nossa preciosa voz e voltar a correr para junto dos que honram a nossa camisola.
No Domingo, depois de muita confusão com as datas impostas pela Federação, depois de até se ter marcado um amigável da selecção para o mesmo dia (para depois ser mudado), depois de se impedir que centenas de jovens jogadoras da formação pudessem estar presentes na festa da Taça, as nossas meninas vão celebrar o futebol feminino e nós vamos estar lá para as acompanhar.
O título mais importante foi conquistado de forma brilhante. Conseguimos terminar a época sem qualquer derrota e provámos que, em termos de regularidade, somos de facto as mais competentes (ainda que as individualidades do nosso principal rival possam ser melhores). Marcámos o nosso regresso ao futebol feminino como um importante factor de valorização da modalidade, tivemos classe na vitória e até conseguimos, mais ou menos, uma espécie de destaque mediático em torno da equipa (continuaremos a tentar fazê-lo durante muitos e bons anos).
A Final da Taça no Jamor não poderia ser diferente e desta vez contamos até com uma cidade de Braga motivada em torno da sua equipa. Os bracarenses terão à sua disposição cerca de 15 carrinhas oferecidas pela Câmara Municipal, de forma a tentar encher parte das bancadas brancas, os sportinguistas correm até às bilheteiras para levantar os bilhetes a que têm direito, organizam-se as churrascadas e as excursões e as expectativas de bater o recorde europeu são as melhores.
Ganhar é claramente o mais importante numa final mas a longo prazo isso pouco interesse terá. O Sporting vai conquistar muitas taças de Portugal ao longo da sua história, mas o importante é trazer para a ribalta o conjunto de 22 atletas que entrarão em campo já no Domingo. Criar barulho, curiosidade, chamar para nós os microfones, as câmaras, as televisões e os jornais. Importante que se estabeleçam grandes números em termos de presença, para que até a própria Federação que gere o futebol feminino entenda o seu enorme potencial. Importante que a nossa voz seja agente activo num padrão de mudança, que se entenda que 50% do mundo também pode ser atleta de alta competição no desporto mais apaixonante que o Homem já criou.
Domingo cantarei pelo Sporting, claro que sim, sairei do estádio completamente frustada em caso de derrota, ficarei furiosa com o árbitro durante grande parte do tempo, provavelmente vou dizer muito mais asneiras do que o meu pai gostaria. Mas aconteça o que acontecer estarei feliz porque estive presente (como tantos de vocês) desde o primeiro dia em que o futebol feminino foi transformado em festa.
Aprendemos a apaixonar-nos por elas como por eles, decorámos os seus nomes e números e, para alguns, começamos até a ver ídolos ali. Vencer era o complemento de uma época que, na minha opinião, já está mais que perfeita. Perder apenas uma pedra no caminho entre muitas conquistas futuras.
Num país tão pequeno como o nosso, podemos estar prestes a bater o recorde da Europa em termos de assistências, mesmo tendo em conta a falta de competitividade europeia das nossas equipas. Se isto não é paixão, se isto não é potencial, se isto não será capaz de, a médio prazo, ser uma grande mudança de paradigma na forma como se vive o desporto em Portugal… não sei o que será.
Ps: uma palavra para a TVI24, já que falamos de modalidades e da secção feminina nestes dias. Têm sido a televisão mais interessada em mostrar o desporto no seu todo. Depois estragam tudo com os programas de “debate”, mas isso é outra história.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
ATENÇÃO: todos os que vão marcar presença na churrascada da Tasca, agendada para domingo, devem clicar aqui para ficar a par de todos os pormenores sobre este evento!
1 Junho, 2017 at 18:00
Celebrem por mim. Não vou lá estar 🙁
1 Junho, 2017 at 22:05
Que pena!
😀 😀 😀
1 Junho, 2017 at 18:01
Os programas não são de “debate”. São de propaganda pura e dura. Do Lampionismo-Vieirismo.
1 Junho, 2017 at 19:11
True.
Faz mesmo falta um programa onde se discuta futebol.
Mesmo aqueles que já praticaram a modalidade entram no esquema da peixeirada, infelizmente.
A Sky tem uns programas porreiros pós jogo. Mas isso cá não tem audiência.
Mais importante… força miúdas!
1 Junho, 2017 at 18:16
Mal ou bem sempre vão passando umas modalidades. Serviço público.
Os comentadores (pelo menos os do andebol, que é o que mais sigo) são futeboleiros, mas pronto… já estou habituado a ver jogos sem som e estou.
A RTP devia ter vergonha no focinho (maldita taxa na conta da Luz), nem um reles programa de 45 minutos ao Domingo ou Segunda com resultados (nem falo em resumos ou análises) das modalidades tem na grelha.
1 Junho, 2017 at 18:57
Depois de duas semanas a “limpar” a agenda para ir ao Jamor (iria fazer mais de 700km pelo nosso amor), eis que, a dias do jogo, um chorrilho de trabalhos cai-me no regaço e que me impossibilitam de marcar presença na grande final. Estou que nem posso.
Mentalmente estarei com os tasqueiros, na churrascada, mas o meu coração, esse, estará com meninas, naquele palco onde, por certo, bateremos o recorde europeu de assistências.
Para reduzir o meu sofrimento a RTP transmitirá o jogo, menos mal.
1 Junho, 2017 at 19:07
Amigo Pavel…
Eu e outros “iremos chegar cedo” (assim o espero…)…
Venha…”traga trabalho…e eu pelo menos ajudaria…!!”
Abr e SL
1 Junho, 2017 at 19:09
Acredito que sim, caro Max, mas quando os outros dependem de nós a coisa pia de outra forma.
1 Junho, 2017 at 20:42
Sempre ouvi que em primeiro lugar está a obrigação… e depois a diversão…
Abraço e SL
1 Junho, 2017 at 19:14
O treinador do braga em futebol feminino é o mesmo do futebol praia, como se organiza nesta semana é que deve ser um mistério.
1 Junho, 2017 at 19:22
Será o Bruno César dos treinadores?
1 Junho, 2017 at 19:29
Deve ser, mas as equipas dele jogam bem (como se pode ver no futebol feminino) e tem conquistado títulos no futebol praia.
1 Junho, 2017 at 19:42
A equipa do Braga é recheada de miúdas que não são portuguesas, ao contrário da nossa.
1 Junho, 2017 at 19:50
Têm tantas jogadoras convocadas para a seleção portuguesa como o Sporting. Mas sim, têm várias jogadoras estrangeiras (espanholas e brasileiras), enquanto nós só temos portuguesas.
2 Junho, 2017 at 1:57
Se não podermos ficar com a Ana Borges, o braguilha tem lá uma extremo direita que é uma máquina.
1 Junho, 2017 at 19:54
Segredo para as vitórias
Jogadores não podem brincar nas selecções e presidente não pode brincar no facebook
1 Junho, 2017 at 19:55
Sporting é Sporting.Masculino ou Feminino, onde estiver um Sportinguista a defender o Grande Sporting, seja no desporto seja nos café, estamos lá todos com ele e quando ele ruge rugem mais de três milhões e meio de Leões espalhados por todo o Mundo.
Até uma amiga minha Alemã de Hamburgo tem já uma página no Facebook com um nome que lhe cedi: ” Leão em Combate!”. É uma Leoa Forte de grande carácter que percebeu mais depressa o que se passa no futebol Português que eu. Uma Leoa que é fan de Fernando Peyroteu, de Carlos Lopes, de Joaquim Agostinho de Balakov, de Yazalde, de Figo, de Cristiano Ronaldo e finalmente de Rui Patrício e Bas Dost. Uma Alemã que segue na televisão todos os jogos do Sporting transmitidos pela SporTV e nos ficheiros que recebo do meu Filho, todos os jogos da Equipe Feminina e Modalidades transmitidas pela Sporting TV. Uma Leoa que esteve no Cazaquistão para ver a nossa equipe de Futsal e de lá veio em lágrimas não percebendo como fomos perder aquele jogo!.
Visitem a página do(a) Leão em Combate no Facebook e leiam algumas verdades que cá pouca gente diz ou acerca das quais muito poucos se atrevem a pôr a boca no trombone.
1 Junho, 2017 at 19:58
Amanhã Sporting-Braga (estão a esmagar o Sátão), em futebol praia. Quem souber a hora que bata com a mão no balcão 🙂
1 Junho, 2017 at 20:35
Maria,
Qual o Record europeu de assistência de um jogo de futebol?
A ver se Domingo voltamos a entrar na história!
1 Junho, 2017 at 21:28
no brasil o recorde num jogo entre clubes está nos 17.322
1 Junho, 2017 at 21:41
Percorri alguns sites e fala-se muito de assistências de jogos de selecções.
Parece que o Record é do mundial em 1999 nos Estados Unidos, onde 90.000 viram o jogo da final.
Ao nível de clubes só este site inglês refere alguns recordes de assistência:
http://www.thefa.com/womens-girls-football/history
1 Junho, 2017 at 21:45
O jogo dos 90.000 ficou particularmente lembrado por esta comemoração!
https://www.google.pt/search?q=1999+world+cup+women&client=ms-android-samsung&source=android-browser&prmd=ivn&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj_-YecwZ3UAhVEWRoKHZodDS8Q_AUICSgB&biw=360&bih=512&dpr=2#imgdii=DnOzJ8m43-GqDM:&imgrc=tpkEJV9JkMV8MM:
1 Junho, 2017 at 21:49
A final da champignons hoje está com cerca de 22000. Em 2012 houve uma assistência de cerca de 50000.
1 Junho, 2017 at 20:54
Começou agora a 2 parte da final da liga dos campeões feminina Lyon-Paris Saint Germain. Eurosport.
Curioso para ver no ano que vem as Leoas na champs.
SL
1 Junho, 2017 at 21:52
Belo jogo este da final da “Liga das Campeãs”. Por muito que goste e acredite nas nossas leoas, estamos significativamente longe destes patamares competitivos. Talvez lá cheguemos!!
1 Junho, 2017 at 22:12
Não temos a mínima hipótese contra este futebol musculado.
Estão a jogar o prolongamento e continuam a correr como se tivesse agora começado
1 Junho, 2017 at 22:16
A longo prazo, quem sabe… Mas enquanto o nosso campeonato tiver poucas equipas a lutar, será sempre uma miragem.
1 Junho, 2017 at 22:04
Off
Ainda sobre o Andebol e as modalidades…
Bessone Basto: «Isto não vai lá com Engenheiros nem com Doutores, isto vai lá é com Pedreiros, com pessoas que queiram construir, queiram fazer obra e que respeitem o clube e não se sirvam do clube»
https://www.youtube.com/watch?v=D11qSku8RDU
Se já o considerava bastante, subiu ainda mais na minha consideração.
Do c@ralh0, mesmo!
1 Junho, 2017 at 22:09
Mais de Tony Bessone Basto:
– Bessone Basto: «Tenho de tirar o chapéu a Hugo Canela e Bruno de Carvalho»
https://www.youtube.com/watch?v=Fia0QH4Xt3Y
– Bessone Basto: «Quando o Dr. Dias da Cunha vem me falar e não me reconhece, veja-se os erros que foram cometidos…»
https://www.youtube.com/watch?v=UGlSHneSvhM
1 Junho, 2017 at 22:10
mesmo mais honesto pedreiro faz paredes tortas e casas sem janelas.
o projeto é quase tudo porque os outros 10% é manter todos alinhados e motivados para o projeto.
1 Junho, 2017 at 22:19
O contexto é o Sporting e os anos que fomos Dirigidos por uma casta que se quis servir do clube… mas se queres ir por aí, pela interpretação estrita, também te digo que mesmo sem projecto qualquer pedreiro consegue construir uma casa, pode até ser com paredes tortas ou sem janelas… já o Engenheiro, sem os pedreiros dormia ao relento.
1 Junho, 2017 at 22:23
Dormia ao relento, e tapava-se com o projecto.
1 Junho, 2017 at 22:40
o engenheiro sem pedreiros faz de pedreiro…
o pedreiro sem cálculo matemático não faz nada.
1 Junho, 2017 at 22:53
Já vi que és engenheiro , mas olha que eu não sou pedreiro, apenas respeito e muito quem mete a mão na massa.
– Se o Engenheiro se formou em engenharia é porque não quis ser pedreiro…
– Antes de haver engenheiros já se construiam casas…
abraço,
1 Junho, 2017 at 23:22
a tropa manda desenrascar…
o engenheiro faz sempre de pedreiro…
1 Junho, 2017 at 22:39
o estado do nosso andebol é sair de um dominio do porto com 6 campeonato consecutivos…
isto numa equipa que mudou de treinador a meio do ano portanto muito longe da perfeição.
Dar continuidade a isto é:
– manter a aposta no Canela
– contratar um treinador lá fora que possa impedir os melhores jogadores de sairem. Porque estes jogadores vieram porque estava cá o anterior treinador. Não era só pelo dinheiro.
1 Junho, 2017 at 22:59
Isso é um ou?
Manter ou contratar lá fora?
1 Junho, 2017 at 23:23
Não temos de momento nenhum Asanin português…
o porto joga com carradas de cubanos.
1 Junho, 2017 at 23:24
tenho grande respeito pelo Canela, é treinador campeão…
Se ele me garante que os nossos melhores jogadores ficam…
eu voto no Canela.
1 Junho, 2017 at 23:27
Não me pareceu que eles estejam muito desiludidos por serem treinados pelo Canela.
1 Junho, 2017 at 23:30
A minha opinão : não sei se o Canela quer ficar. Se de início pensei que era uma situação provisória, agora acho que se ele aceitar ficar, lhe deve ser dada essa oportunidade. Mais que merecida, por sinal.
1 Junho, 2017 at 23:54
Ainda por cima quando agora têm a motivação de jogar a Champions…
Para mim a dupla Hugo Canela/Luis Cruz ficava, mas têm de se profissionalizar… Os homens andam a dormir 4 horas por noite, assim não resistem…
Para o ano mantinha o núcleo duro desta equipa e reforçava-a com jogadores portugueses com alguma experiência da Champions.
Wilson Davyes (Central/Lateral Direito) era a minha prioridade porque era da nossa formação. Também vamos precisar de um ponta esquerda porque o Solha tem uma lesão de paragem prolongada e o Nikcevic teve muitos problemas físicos ao longo da época. Sergio Barros podia ser uma hipótese.
Se tivermos orçamento para ir buscar jogadores de top da europa, melhor ainda…
2 Junho, 2017 at 0:09
Não se sabe o que foi prometido ou pensado aquando da troca de treinador. Despromover um elemento que se sagrou campeão é difícil.
Dos estrangeiros, devem ficar a curto prazo, até porque se vai à LC. E na verdade, que mais pode pedir um Ruesga? Bom tempo, boa comida, pessoas simpáticas, e joga andebol a um ritmo “adequado” à sua actual condição física. Kopco, zabic e bozovic podem jogar em melhores ligas, mas não em clubes de top. Asanin sim, não fica por cá muito tempo.
Saídas… Solha já é curto, nik não sei se continua (veio de recurso por causa do brasileiro que se magoou), o Branquinho era boa opção. É necessário um lateral (JP sai), acho o André Gomes uma aposta de futuro. Carol pode jogar a LD, por isso… Essencial é um central, alguém jovem e que faça jogar. Por fim, um PD, ou para a saída do Portela, ou mesmo para o lugar do Tavares (que devia rodar, mais o PE Gaspar).
E por fim ha o Oneto… Fica, sai?
Nomes em concreto, já ha zunzuns, mas não vale a pena especular.
1 Junho, 2017 at 23:15
Disseste tudo, muitos jogadores só vieram porque iam ser treinados pelo Zuppo.
1 Junho, 2017 at 23:43
O Porto não ganha já há 2 anos.
O seu domínio é passado.
Quanto aos estrangeiros que vieram este ano, com excepção do Asanin que é jovem e tem com certeza muitos clubes estrangeiros de olho nele, julgo que todos vão continuar por cá.
2 Junho, 2017 at 8:15
O Porto tem o melhor plantel de Portugal.
Falta-lhe treinador.
1 Junho, 2017 at 22:18
É alguém que tenho pena de não ver mais vezes dentro do Sporting. Os nossos são para manter perto!
1 Junho, 2017 at 22:18
Mesmo!
1 Junho, 2017 at 22:23
Vi o programa e dava para perceber o orgulho do Bessone nesta equipa, nesta Direção e, claro, no Pavilhão João Rocha.
Ele que tantas vezes manifestou a sua tristeza com o estado a que as modalidades tinham chegado, agora é vê-lo com um sorriso rasgado quando delas fala.
1 Junho, 2017 at 22:44
Eu vou desde o Porto, e chego perto das 16:00
Existe alguma forma de garantir bilhetes?
Somos 5
Alguém consegue-me arranjar os bilhetes??? Estou com receio de chegar e ficar à porta.
2 Junho, 2017 at 5:38
Fala com o Sá.
1 Junho, 2017 at 22:58
Off
Pavilhão João Rocha
https://pbs.twimg.com/media/DBQTl0uWsAAJo7h.jpg
1 Junho, 2017 at 23:02
Quase, quase! Que primor esse piso! Já dá para imaginar o ambiente!
1 Junho, 2017 at 23:04
O que é aquela “viga” ali no meio da bancada?
1 Junho, 2017 at 23:10
Parece um andaime. No topo também está um do lado direito.
Fonte: https://twitter.com/SofiaOlive7ra/status/870342176613511168
1 Junho, 2017 at 23:15
Pois está. Esse não tinha reparado.
Não me estraguem as cadeiras!
2 Junho, 2017 at 11:44
Um video de dentro do pavilhão JR
http://www60.zippyshare.com/v/GV5vn2C9/file.html
2 Junho, 2017 at 11:47
( Imagina aqui um coração verde…… )
Tão bom!!!!!
1 Junho, 2017 at 23:20
É de onde o Lopetegui vai assistir aos jogos.
2 Junho, 2017 at 5:39
Grande merda. Não há fosso.
1 Junho, 2017 at 23:25
Já voaram 10500 convites em alvalade, em braga perto de 500. Imaginem se o jogo estivesse a ser promovido de forma digna por quem de direito.
1 Junho, 2017 at 23:33
Já viste este vídeo?
https://www.youtube.com/watch?v=24oJhv-li54
BRUTAL!!!!!
1 Junho, 2017 at 23:48
Woow!! Brutal mesmo!!
2 Junho, 2017 at 0:35
A Uefa a reconhecer quem tem promovido o futebol feminino.
Continuo a bater na tecla, a fpf tem uma excelente equipa de comunicação e marketing, bem como meios humanos e recursos financeiros que lhe permitissem impulsionar o futebol feminino que bem merece, mas está-se a demonstrar inepta para tal exercício. É uma pena e o facto das seleções de sub-19, sub-20, sub-21 e A estarem em trabalho não é desculpa.
2 Junho, 2017 at 0:55
*permitem
2 Junho, 2017 at 10:43
Não é inepta. É lampiã.
Quando a carnidagem tiver futebol feminino, até anões hão-de chamar para a festa.
2 Junho, 2017 at 1:23
Que jogo foi este em que as nossas leoas foram filmadas? Que orgulho em ver a verde e branca vestida por estas leoas. Video muito fixe.