A Premier League anunciou as verbas a distribuir entre os 20 clubes participantes na principal competição do futebol inglês na época 2016/17. Os valores são referentes às transmissões televisivas e outros direitos comerciais centralizados e o Chelsea surge no topo da lista, com um total arrecadado de 151 milhões de libras, cerca de 173 milhões de euros.

O sistema de cálculo premeia a classificação final dos clubes bem como o número de vezes em que os jogos são transmitidos ao vivo na televisão. Daí que, por exemplo, o Manchester City, terceiro classificado na Premier League (com 28 jogos), e o Liverpool (4.º com 167,6) encaixem mais dinheiro do que o Tottenham (2.º com 25 encontros transmitidos em direto): que arrecadou €167,2M.

O último lugar da lista é ocupado pelo despromovido Sunderland que, ainda assim, recebeu qualquer coisa como 109 milhões de euros.
O bolo total entregue pela Premier League é superior a 2 mil milhões de libras, cerca de 2,7 mil milhões de euros.

De recordar que o Sporting defende um modelo de centralização de direitos televisivos para Portugal, em que as receitas televisivas são vendidas em conjunto pelos clubes portugueses às estações e não individualmente, como acontece agora. Essa pretensão tem sido negada desde 2015.

 

2016/17 Payments to Premier League Clubs