Filipe Chaby assinou em definitivo pelo Belenenses e a notícia provoca-me um misto de sensações. Se, por um lado, fico feliz por ver, finalmente, ser dada uma oportunidade ao talento deste jogador no escalão maior do nosso futebol, não posso deixar de lamentar que essa oportunidade não lhe seja dada com a camisola do clube que é o seu e que é o nosso, o Sporting Clube de Portugal.
Depois de uma óptima época ao serviço do Covilhã, onde teve oportunidade de expressar a sua qualidade técnica, fosse em bola corrida fossem em bola parada, aliada a uma cada vez maior noção do que exigem os vários tempos de jogo (o que lhe valeu pelo menos duas distinções mensais como melhor jogador), Chaby dá o tão desejado salto. Não sei se ter um Domingos Paciência como treinador será o melhor que podia acontecer-lhe (apesar de ter sido o treinador que primeiro o chamou para junto dos crescidos, quando estava em Alvalade), mas, pelo menos, é uma oportunidade de calar aqueles que continuam a achar que no futebol só há lugar para intensidade associada a jogadores grandes que varrem o campo de uma ponta à outra.
Neste momento, apetece-me recordar uma entrevista publicada há seis meses, onde podiam ler-se as seguintes passagens
Esteve muitos anos na Academia do Sporting. Sente que lá teve tudo e que agora encontra condições menos boas, dificuldades maiores, ao estar num clube dito pequeno?
Claro que sim, o Sporting é um mundo à parte. É um clube fantástico que oferece todas as condições para nos podermos formar enquanto jogadores e homens e nos tornarmos profissionais. Quando saímos deparamo-nos com algumas dificuldades, mas felizmente por onde tenho passado tenho encontrado grandes condições. Mas, como é óbvio, é diferente por isso é que o Sporting tem uma das melhores academias do mundo. Não é por acaso.
E como é que o Chaby encarou o desafio de deixar um grande para ir para um pequeno?
De forma natural. A oportunidade surgiu porque não estava a jogar o que pretendia no Sporting B. Surgiu o União e decidi dar esse passo, muito pensado. Felizmente as coisas correram bem. Pensei que as coisas iam ser mais complicadas, talvez numa fase inicial, por ter de abandonar o sítio onde estive tantos anos, mas felizmente correu bem.
Sentiu que se estava a afastar do Sporting?
Não, foi uma saída pensada também com os responsáveis do Sporting. Sentia que a minha evolução estava parada e que precisava de outro desafio para continuar a evoluir e a jogar. Arrisquei e correu bem.
No União da Madeira teve Vítor Oliveira como treinador, que o elogiou numa entrevista ao Maisfutebol, e que disse que o Chaby ainda precisava de rodar para se afirmar no Sporting. Concorda?
Respeito a opinião de todas as pessoas, ainda mais daquelas que trabalham comigo. Mas, é óbvio, que eu tenho outra maneira de pensar. Só estou à espera da oportunidade pela qual trabalho. Acho que o futebol nacional tem muito talento e que há imensos jogadores com muita qualidade que só precisam de uma oportunidade. E eu estou à espera da minha, é para isso que tenho trabalhado. As coisas têm corrido bem, tenho ajudado o Sp. Covilhã e tenho tido frutos do trabalho, mas agora é continuar à espera dessa oportunidade. Se preciso de crescer, não sei. Mas sim, no fundo, todos precisamos de crescer e de ir evoluindo. Isso só é bom.
E que treinadores é que o ajudaram a crescer na formação?
Todos foram importantes, mas destaco o Tiago Capaz e o Ricardo Sá Pinto. Gostei imenso do Tiago, mas também porque foi muito importante para mim numa fase complicada. E o Sá Pinto porque foi um treinador que nunca deixou de apostar de mim, que esteve na minha melhor fase individual e coletiva e é um treinador por quem gostava de ser treinado, pelo menos, mais uma vez.
O primeiro contacto com a equipa principal foi com Domingos Paciência e Leonardo Jardim também apostou depois em si. Qual foi o mais importante nesse sentido?
Talvez o Leonardo Jardim porque foi com quem passei mais tempo, mas o Domingos foi com quem me estreei. Foi de igual forma importante. Foi a partir daí que comecei a dar nas vistas e depois o Leonardo deu-me a oportunidade de trabalhar com a equipa na pré-época e um bocadinho durante o campeonato.
Tendo em conta a atual equipa, a chegada de estrangeiros e as muitas opções, acredita que pode voltar ao Sporting e afirmar-se agora na equipa principal?
Neste momento, não vou mentir, está difícil. O nível de exigência aumentou. É óbvio que penso sempre em voltar e que é esse o meu sonho. O meu objetivo sempre foi jogar no Sporting Clube de Portugal. Sei que tenho gente à minha frente, mas não vou desistir. Tenho trabalhado para atingir esse patamar. Que está difícil, está, mas não deixo de acreditar.
Está difícil porquê?
Porque o nível de exigência está maior porque a qualidade do plantel é maior. Infelizmente, neste momento, as coisas não estão a correr tão bem para o Sporting como eu, como adepto, e como o Sporting gostaríamos, mas o Sporting tem um plantel fortíssimo, sem sombra de dúvidas, um plantel para ser campeão. As coisas não têm acontecido como gostávamos, mas este plantel já demonstrou o que pode fazer.
O que gostava de fazer com a camisola do Sporting?
[Nem hesita] Gostava de ser campeão!
E uma pergunta quase da praxe… vê-se a jogar num rival do Sporting? FC Porto ou Benfica?
Não, não. Penso que não. São coisas que são pensadas no momento, mas acho que não conseguia. Não conseguia porque sou demasiado sportinguista e acho que a minha família também não ia ficar satisfeita comigo, se tal coisa acontecesse.
Já o podia ter feito, no passado certo?
Exatamente.
Podia ter ido para uma das três formações…
Sim. Na altura também tive ofertas do Benfica e do FC Porto e decidi optar pelo Sporting. Foi uma opção minha com a ajuda da minha família. Sou sportinguista de gema, não me arrependo nada da escolha que fiz.
Na época passada, após marcar e vencer o Benfica B escreveu nas redes sociais: «Não há melhor sensação do que fazer um golinho a este clube.»
Sim, escrevi. Foi uma brincadeira sem maldade, não achei que fossem levar a mal. Foi de facto uma sensação boa ter marcado e ter saído com a vitória. Mas não foi para picar ninguém, foi só para me meter com amigos meus. São coisas que se dizem, que se escrevem.
Talento inato e Sportinguismo de gema. Parece não ter chegado. Ou, melhor, provavelmente nunca chegaremos a saber se chegava, pois a oportunidade não surgiu. A tal oportunidade que Chaby esperava, mas que mais facilmente é dada a um Bruno César (nada contra o Chuta, é um exemplo). E mais do que anunciarmos que ficamos com 50% dos direitos económicos, gostava de ter lido que tínhamos uma opção de recompra sobre um jogador Made in Academia Sporting e que avança para esta nova etapa dizendo «É um grande passo na minha carreira, mas o trabalho árduo começa agora. Sei que não vai ser fácil, mas vou dar o meu melhor para corresponder às expectativas». Boa sorte, Chaby!
10 Junho, 2017 at 9:47
Boa sorte Chaby, gostava de o ver emprestado a um clube de 1ª liga para ver o que dará como sénior, mas lá está, nem todos os que saem da Academía podem ser aproveitados.
10 Junho, 2017 at 12:14
? O Belenenses não esta na primeira?
10 Junho, 2017 at 12:27
sim eu sei o que queres dizer Lourenço, mas quando falo em empréstimo é com o passe a 100% nosso, aqui, neste caso teremos 50% do nosso lado, o que não é a mesma coisa, apesar de haver (espero) uma clausula anti-rivais.
Eu acredito que agora os negócios são feitos com cabeça, não como eram há anos atrás e que nessa altura poucos de queixavam.
10 Junho, 2017 at 9:50
melhor que faça uma grande época no belém marcando golos ao chouriço do fatima… do que termos uma segunda versão do andré martins.
o mais tardar em janeiro algum clube do campeonato inglês o vem buscar. Mesmo vindo de uma equipa do paciência.
10 Junho, 2017 at 10:02
Chaby é um grande Sportinguista, um jogador com muito talento. Leonardo Jardim acreditava nele, Norton de Matos e as lesões travaram o seu crescimento.
Não sei se terá sido a melhor solução. Desejo-lhe tudo de bom e, para mim, espero que aconteça já no Belenenses e que sirva de rampa de lançamento para uma carreira de sucesso no estrangeiro. Chaby merece ser feliz, é dos nossos, tem talento.
10 Junho, 2017 at 10:07
Boa sorte ao miúdo.
Merece oportunidades.
10 Junho, 2017 at 10:08
Onde é a secção de discos pedidos? Também queria pedir uma música.
10 Junho, 2017 at 16:04
Doidas, doidas, doidas,
Andam as galinhas,
Picam, picam, picam…
10 Junho, 2017 at 18:09
Dos 90s ou mais recente?
10 Junho, 2017 at 23:57
Pode ser Gabriel “O Pensador”
11 Junho, 2017 at 0:11
Who let the dogs out?
10 Junho, 2017 at 10:12
Uma questão pertinente…
10 Junho, 2017 at 10:13
Toda a sorte, Chaby. Que lhe corra tudo pelo melhor que tem qualidade para isso.
10 Junho, 2017 at 10:19
Bom para todos os envolvidos, bom primeiro para o Belenenses que passa a ter um excelente jogador no seu plantel, bom para o jogador porque continua na primeira liga e nao tem que estar afastado da familia, continua em Lisboa, nao sei se o domingos tambem sera o treinador que precisa, mas quer dizer acho que de todos Chaby e que pode ter mais razoes de queixa quanto a emprestimos, Uniao da Madeira ? Vitor Oliveira ? Portanto Belenseses e Domingos ate pode ser que seja o melhor que lhe aconteceu, assim seja. Bom para o Sporting porque nao estava a acertar na gestao da carreira de Chaby e sinceramente acho o melhor a sua venda, chegando a esta idade e ainda nao estar incluido da A e o melhor. Bom para nos adeptos que podemos seguir de perto a sua carreira e acontinuar a apoia-lo excepto quando joga contra o SCP. Chaby ainda e bastante jovem , oxala consiga ter sucesso e um dia regresse ao Sporting, para mim nao e uma despedida mas um ate ja. Leonardo Jardim outra vez referenciado como importante. Domingos ja o conhece pelo que tambem e importante, e bom para a Liga e bom para o Sporting.
Nao tenho a menor duvida que um dia vais parar a um Southampton F.C desta vida e nao vais pensar duas vezes quando o SCP te chamar para seres campeao de verde e branco
Grande Abraco Chaby
10 Junho, 2017 at 23:20
Quem fez merda com o Chaby no União foi o Norton Lãzudo…
10 Junho, 2017 at 10:21
Jogador que aprecio, com uma qualidade técnica que dá gosto ver jogar. Percebo a sua cedência, dificilmente ia ter uma oportunidade e mais um empréstimo nesta fase da sua carreira penso que não seria benéfico. Quem sabe consiga dar o salto e volte um dia.
10 Junho, 2017 at 10:21
BdC continua muito lento no mercado!! Tempo é dinheiro. Precisamos de ter o plantel (quase) definido em 15 dias.
10 Junho, 2017 at 12:49
O mercado fecha no fim de Agosto e os clubes jogam com isso…
10 Junho, 2017 at 16:13
Antes da taça das confederações não haverá vendas de jogadores da selecção.
Vamos compor a equipa para a pré da CL (daí os jogadores já contratados, como os rumores).
Até ao final de Agosto teremos sempre o plantel em aberto, porque é também nessa altura que poderemos fazer bons negócios de ocasião, tanto em vendas, como em compras.
Não é a situação ideal, mas é a de quem tem que vender para continuar a reduzir passivo.
10 Junho, 2017 at 10:34
Será que temos opção de recompra, caso ainda expluda (tem qualidade para isso)? e cláusula anti-rivais?
SL
10 Junho, 2017 at 12:12
Essa também é a minha questão.
Espero que tenha sido acautelada a possibilidade de o recomprarmos caso venha a revelar no futuro aquilo que se augurava para a sua carreira há algum tempo atrás.
10 Junho, 2017 at 10:36
Desculpem o Off mas acho que se justifica.
Ontem e ao contrário de muitos momentos, vi com muitíssimo agrado a Sporting TV. Já na véspera e, sem qualquer carga política, havia gostado das declarações de Vitalino Canas.
Ontem, para além de ter sabido, no Sporting Grande Jornal, que o provedor da RTP tinha dado razão, em toda a linha, à reclamação do Sporting sobre a transmissão do final da Taça, fui um prazer enorme ouvir o Nuno Cristóvão.
Deu gosto ouvir a lucidez e explanação do que este homem pensa do futebol feminino e do Sporting. Obrigado, Nuno Cristóvão!
Teria sido n noite televisiva muito agradável não fora a notícia do incrível castigo aplicado (3 jogos!) ao Diogo Brás.
Espero que hoje em Alcochete apareçam umas tarjas a saudar a sapiência e imparcialidade do CD…
10 Junho, 2017 at 11:42
Eu também fiquei parvo quando soube do castigo ao nosso talentoso jogador. Afinal de contas o que fez ele para levar com um castigo tão pesado? Não dúvidas que isto foi feito para enfraquecer a nossa equipa nos momentos decisivos do campeonato. É de ficar passado com isto. Para quando uma limpeza ao sistema?
10 Junho, 2017 at 11:48
Eu acredito que mesmo desfalcados do Brás, os nossos juvenis podem sagra-se campeões de juvenis. O Bernardo Sousa vai ter de pegar na batuta, e resolver as partidas à martelada, em poderosos remates, ou com toques sublimes de magia, através de passes açucarados para os colegas de equipa. A partida desta tarde será fulcral. Força miúdos!
10 Junho, 2017 at 11:55
DeFranceschi, o Sporting recorreu do castigo. Se ganharmos hoje aos fruteiros, o castigo será, provavelmente, reduzido…
Irão mostrar-se “magnânimos”. Tudo cheio de fdp!
10 Junho, 2017 at 10:38
O futuro a Deus pertence … se o sonho dele é ser campeão pelo Sporting. Não desista desse sonho… e lute por ele!
Um dia quem sabe…?!
Até lá que seja muito feliz a fazer aquilo que tanto gosta.
Acho que é muito bom poder ir para o Belenenses, vai ter muita visibilidade e se engrenar …. pode para o ano ir para um grande tanto de Portugal como lá fora.
Good luck Chaby
10 Junho, 2017 at 11:03
Um grande de Portugal? Tipo slb ou fcp?
10 Junho, 2017 at 15:11
Sabes quantos clubes há em Portugal?
Sabes quantos conseguiram vencer a prova principal?
Então cala te pá!
10 Junho, 2017 at 15:29
Quantos grandes? Diz lá. Eh pá afinal o Chaby foi para um grande
10 Junho, 2017 at 10:40
Bom dia para a Familia da Tasca…!
É a vida…seria sempre impossível ficarmos com todos os bons jogadores de saem da Academia…
Desejp ao Chaby muitas felicidades e que continue a crescer…até
Voltar um dia ao Sporting…!!
Quanto ao contrato …normalmente esta Direcção não costuma habitualmente “estar a dormir” quando assina contratos de saída de jogadores…
Abraço para todos/as…
SL
10 Junho, 2017 at 10:48
Bom dia!
Só me apraz dizer, com toda a elequência: FO..-SE! Há lugar para pernas de pau estrangeiros e não há lugar para os nossos!?
10 Junho, 2017 at 10:58
Espero que evolua e possa voltar. O Sporting precisa de chabys.
Espero que tenhamos ficado c cláusula de recompra
10 Junho, 2017 at 11:04
Toda a Sorte do mundo Chaby!!! Talento. não falta… Não podemos ficar com todos da formação é certo, mas só o tempo é que dirá se este foi um bom ou mau negócio.
SL
10 Junho, 2017 at 11:07
Acho que o Sporting se precipitou ao ceder 50 % do passe.
Chaby nos últimos meses deu provas que está a progredir muito, depois da lesão grave que sofreu. Sou fan do seu futebol e faço votos que tudo lhe corra bem e possa regressar um dia.
10 Junho, 2017 at 11:08
Gag tb está de parabéns. Menos um.
Em compensação lá terá de acompanhar o Jefferson.
10 Junho, 2017 at 11:13
É um bom jogador, que tem o selo da academia!
Se eu mandasse, ele tinha sido emprestado a uma equipa de segunda divisão inglesa ou alemã, ao estilo de Mané, com uma boa cláusula (5-10M)! Podia dar o salto enorme em qualidade, e comprarem pelo seu potencial!
Foi dado para o belenenses, e 50% do passe dele, numa equipa como o Belenenses, em termos financeiros, é zero!
Enfim, boa sorte Chaby, eu sei que és um miúdo humilde, forca!
10 Junho, 2017 at 11:23
A mim deixa-me chateado esta notícia…nem oportunidade teve para fazer a pré-época??? Será que temos no plantel tantos jogadores superiores a ele? E sair a título definitivo também não me parece ser a melhor opção…
Vamos ver o que faz no Belém mas espero que dê craque e ainda volte ao Sporting porque para mim é o tipo de jogadores que temos de ter no plantel e é assim que se cria também aquele espírito que pretendo ver no Sporting! (Mas já estou preparado para o que aí vem…).
10 Junho, 2017 at 11:30
Depois de uma época em que foi dos melhores da segunda decidimos cedê-lo definitivamente ao Belenenses?enfim. Sinceramente enfim.
10 Junho, 2017 at 11:33
A puta da facilidade com que se manda embora um Chaby e se paga um milhão por um Matheus qualquer faz me confusão.
10 Junho, 2017 at 12:01
ou a facilidade com que se dispensa um Iuri e se chora não termos sido capazes de dar 5 milhões pelo Cervi…
10 Junho, 2017 at 12:09
Mas o Cervi parece o Franjinha dos livros do Cebolinha
10 Junho, 2017 at 12:26
É que é mesmo isso cherba.
Ou se dispensa um João Pereira em detrimento de um schellotto.
10 Junho, 2017 at 12:31
ou não se contrata por exemplo um Carrillo para ajudar o Paulinho a tratar da roupa suja
10 Junho, 2017 at 12:47
deves estar esquecido que o Carrillo era o às de trunfo do JJ e que estava a ser o melhor jogador da equipa quando se deu a bronca da renovação. Felizmente, para nós, o João Mário explodiu como falso extremo e a venda deste, em conjunto com a incapacidade do Markovic para correr 20 minutos quando chegou, permitiu ao Gelson agarrar o lugar.
Eu quero bem é que o Carrillo se foda (e fodeu-se, não passa de um suplente que nem sempre entra), mas que tinha condições para ser craque parece-me inegável
10 Junho, 2017 at 13:02
tem calma Cherba, não te enerves, eu também quero que o Carrillo se foda, ele e outros como ele.
Foi uma graçola apenas, tocou-te alguma coisa?
10 Junho, 2017 at 11:34
Um gajo que diz que jamais jogará no benfique ou porco e que tira grande prazer de marcar ao benfica e consequentemente de o derrotar, merece tudo. Até mercia lugar cativo no 11 principal do Sporting.
Essa de me virem dizer que jogar contra o benfica vale os mesmo pontos que jogar contra cascalheira, que é indiferente, não entende o que é sermos Sporting. No sermos Sporting existe um canto onde reside um anti-benfiquismo definitivo, para toda a nossa vida.
Quem me disser o contrário ou mente ou ainda não entendeu o ódio que votamos à Lampionagem Gatuna e então terá ainda muito para aprender sobre aquilo que caracteriza um Sportinguista de gema.
10 Junho, 2017 at 18:14
Das coisas que mais gosto de ler, são pseudo-lições de Sportinguismo, sejam elas escritas com maior ou menor eloquência.
10 Junho, 2017 at 11:45
Curto muito este puto. Tenho pena que não tenha tido mais oportunidades. Jogador com uma qualidade técnica acima da média. A bola não chora nos pés do miúdo. Fez uma época fantástica ao serviço do Sporting da Covilhã. Oxalá tenha toda a sorte do mundo e que um dia possa concretizar o sonho de ser campeão pelo SCP. Entretanto, até lá, eu sei que ele é homem para marcar golos ao boifica. Provocando muitas diabruras aos nossos adversários directos.
10 Junho, 2017 at 11:52
A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com a Belenenses Futebol, SAD, para a cedência definitiva do jogador Filipe Chaby, ficando a Sporting SAD com 50% dos direitos económicos.
A Sporting SAD deseja a Filipe Chaby as maiores felicidades pessoais e profissionais.
10 Junho, 2017 at 12:12
Boa sorte ,Filipe.
Também gostava da opção de recompra.
Aliás, nem devia ser se recompra..
O passe é oferecido devia voltar de borla. Ponto, vá com uma compensação porque ficam sem um titular absoluto (presumo que só viria numa situação dessas) que pode ser monetária ou apenas jogadores.
Retive:
“Neste momento, não vou mentir, está difícil. O nível de exigência aumentou. ”
E adorei a referência ao SCPguismo.
E o não se ver a jogar nas nádegas.
Poderia dizer o cliché que ninguém leva a mal “à partida nao mas somos profissionais”
10 Junho, 2017 at 12:21
Vamos ter muitos casos semelhantes ao Bernardo Silva, enquanto o JJ for o nosso treinador…
Este é apenas mais um. Contudo, não vejo no Chaby as potencialidades do Bernardo. Mas claro que tinha lugar no plantel…
10 Junho, 2017 at 12:27
Lol!
Bernardo, em quem o Vitória se fartou de apostar.
Não me importo de ter bernardos, se tiver gelsons, joao marios, semedos..
10 Junho, 2017 at 12:30
+ 10000000
10 Junho, 2017 at 12:36
Quando o Vitória lá chegou o Bernardo já tinha sido vendido, caso não saiba.
E com o dinheiro que ganha, JJ tinha a obrigação de lançar os que já lançou e tu referiste, mas também de não ir buscar e gastar dinheiro lá fora quando tem de qualidade semelhante na formação e entre os emprestados.
10 Junho, 2017 at 12:42
Fazer favor não estragar a argumentação com factos
10 Junho, 2017 at 13:25
facto: Não me importo de ter bernardos, se tiver gelsons, joao marios,
10 Junho, 2017 at 13:38
Isso não é um facto, é uma opinião.
10 Junho, 2017 at 13:48
uma opinião que é um facto, porque choras por bernardos se tens Gelsons, Adriens, Williams, J. Mários, etc etc
10 Junho, 2017 at 13:55
Boa, Pedro guerra. Deturpar palavras, mentir.
Onde eu “choro” pelo que seja?
Apenas apontei que usaram um argumento que, era falso. Mas como era para defender o Sporting e/ou atacar o EL, é válido. My mistake.
10 Junho, 2017 at 13:57
epá, não leves tudo á letra, podería ter colocado “choras” entre aspas, mas não foi no verdadeiro sentido da palavra.
Foi o mesmo que dizer “porque é que te importas com…..”
10 Junho, 2017 at 15:45
Ok, pensei que mencionar 3 jovens apostas de Jota Jota era um facto .
(E para o caralhete, que jm não foi aposta porque jogou com o macaquito).
10 Junho, 2017 at 15:44
Foda-se e o cliché idiota de que jj não apostou no bernardo é o que!?
Um facto?
Facto é que o jogador já estava vendido .
Se calhar Jesus achou que ao ia perder tempo com um miúdo que quando estivesse no ponto, se ia embora.
Mais, Bernardo vai ser flop do ano em Inglaterra.
Isto è uma opinião.
Talvez daqui a um ano seja um facto.
Repassar a merda falaciosa que Jesus não aposta nos jovens só porque sim.
Caralho, quando há qualidade e entendem e respeitam o sistema são aposta
10 Junho, 2017 at 12:24
Este era aquele puto que gostava mesmo que conseguisse singrar no Sporting…
Mais do que os 50%, também preferia uma cláusula de recompra.
Toda a sorte do mundo, para que no futuro ainda possa concretizar o seu sonho.
10 Junho, 2017 at 12:30
é capaz de haver essa clausula de recompra.
10 Junho, 2017 at 12:29
Nice interessado em Schelotto? será?
li por aí que Cardinal tinha assinado por 2 anos? a ser verdade é um excelente reforço.