Com o bicampeonato de Juvenis consumado e a taça já a caminho do Museu Sporting, terminamos a temporada com a alegria e o alívio de saber que aquele que é um dos nossos maiores activos, conhece finalmente de novo o sabor a vitória. Uma temporada fantástica, que nos permitiu levar para casa o título de Infantis, Benjamins, Juvenis e Juniores, faltando apenas um dos escalões nacionais para consumar o pleno.
Ao longo do ano temos dado conta de resultados, boas exibições, grandes golos e até acompanhado o percurso de alguns ao serviço das selecções jovens. Tudo isso culminado num fantástico mês de Junho, que voltou a colocar Alcochete nas bocas do mundo e a estabilizar definitivamente uma Academia que, mais que qualquer outra coisa, precisava dessa calma.
Mas, e por muito que os títulos nos saibam bem e nos permitam celebrar, a medida do sucesso da nossa escola de formação é e será sempre a quantidade de jogadores que consegue fornecer à equipa principal, o que rendem desportiva e financeiramente ao clube e como continuam a abastecer as várias selecções nacionais.
Muito daquilo que estava errado foi corrigido. Os muitos scouters que trabalham ao serviço do Sporting, e que não recebiam qualquer compensação há dois anos quando BdC tomou posse, passaram a ter mais condições de trabalho. Uma das primeiras medidas da nova administração foram obras de requalificação em Alcochete. Os treinadores que fugiram quando o caos se instalou no clube foram substituído por gente jovem, capaz, talentosa e com os valores Sporting bem presente. Tudo isto somado à conjugação de duas fantásticas gerações que nos permitiram bater recordes desportivos e ainda à intransegência de uma direcção e da massa adepta no aproveitamento daquilo que melhor formamos para a principal equipa de futebol.
A “crise na formação” nunca foi uma realidade porque o ADN da melhor escola do país nos permitia continuar a lançar grandes pérolas ano após ano. Pelo talento dos jogadores, pela política desportiva do clube, pela capacidade que os nossos atletas revelam desde muito cedo ao mais alto nível e porque, pura e simplesmente, nos salvaram do fracasso enquanto entidade desportiva.
Repeti aqui várias vezes, é incrível como o Sporting lançou Eric Dier, Cédric, Ilori e Bruma numa temporada, revelou William Carvalho na seguinte, fez de João Mário a estrela da companhia e substituiu o mesmo por Gelson Martins. Isto tendo em conta que jogadores como Rui Patrício ou Adrien ganhavam experiência de verde e branco. Todos os anos, sem execpção, um nome da nossa formação é estrela da equipa e é uma das maiores revelações do campeonato. Quem acha que isto é fácil, é simples, não está atento ao futebol europeu.
E tudo isto é ainda mais importante quando sabemos que existem muitos nomes prontos para se revelarem na equipa (Geraldes, Podence, Palhinha e Iuri à cabeça), muitos emprestados com a qualidade de encontrarem o seu espaço depois de verdadeiramente formados e três incríveis gerações de jovens que continuaram a crescer em Alcochete. Um ano memorável, que acabou da melhor forma e nos permitiu pelo menos calar algumas vozes mais críticas.
Tem agora a palavra o futebol profissional. Estaremos atentos à composição da equipa B depois de uma fantástica equipa de juniores ter provado que merece o salto. Estaremos atentos às escolhas de Jorge Jesus e que todos os que estão no Sporting saibam: não nos calaremos em relação ao nossos jovens, seremos estupidamente sonhadores com cada um deles, exigimos que sejam parte do sucesso do clube e sabemos que têm qualidade para o ser.
Para a semana começamos os destaques por equipa dos três principais escalões. Convido desde já todos os tasqueiros a deixarem as suas sugestões na caixa de comentários. E, por favor, não se deixem contaminar com a recente discussão da importância ou não da formação no sucesso do clube. Aproveitem os nossos talentosos jogadores enquanto são nossos, aproveitem aquilo que nos poderão trazer e o espetáculo que dão, o quanto gostam do Sporting. Farão sempre parte de um futuro melhor para o clube e nem o desespero pelo campeonato nacional nos poderá cegar a esse ponto.
Por fim, um fantástico vídeo de Bernardo Sousa (aqui) e o momento em que BdC celebra o título de juvenis em facetime.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
20 Junho, 2017 at 14:22
Não existe Sporting sem a Academia, mas a Academia não é o Sporting.
20 Junho, 2017 at 14:28
não é do Sporting? então?
20 Junho, 2017 at 14:32
não é O Sporting e não DO Sporting!
20 Junho, 2017 at 14:33
ah… li mal sorry
20 Junho, 2017 at 15:09
Tens que dizer aos teus amigos da clinica que nao podem tirar fotos aos jogadores que estao a fazer exames e em vias de ser contratados pelo SCP
É tambem nisto que ainda precisamos profissionalizar-nos muito….
20 Junho, 2017 at 15:51
aos meus amigos?? what? tas confuso certamente… mete mais tabaco nisso sff
20 Junho, 2017 at 15:57
Tava a brincar jovem, nao te chateies.
Vou me semprer lembrar de como te saltaram em cima o ano passado quando disseste que o Boateng estava a fazer exames medicos pelo sporting
20 Junho, 2017 at 15:59
Boateng ou Lucas Silva?
Penso ter sido o Lucas
20 Junho, 2017 at 16:04
quando já estão a fazer exames podem por em todos os jornais do mundo… é pq o contrato já está certo. se falhar (caso do Lucas) é pq levaram com o varandas nas costas!
20 Junho, 2017 at 14:36
“Não é o”
20 Junho, 2017 at 14:30
É aproveitar uma das melhores fases da nossa formação, porque para além do talento há títulos.
Bom para o moral dos miúdos, mas a verdadeira imagem que vende lá fora é eles chegarem à equipa principal é fazerem parte da seleção nas fases finais.
Não podemos nunca ter medo em apostar nos nossos jovens. 1/2 por ano no plantel principal.
As compras deverão ser feitas mesmo para onde é preciso, qd a academia não fornece ou qd são de facto grandes negócios.
20 Junho, 2017 at 14:33
O meu receio é mesmo sermos capazes de aproveitar o talento que formamos. Os últimos sinais não são animadores.
Sporting sem formação, não é o mesmo Sporting.
20 Junho, 2017 at 14:38
O meu receio é que historicamente quando a tesouraria fica um pouco melhor…. a academia fica “esquecida” e é um festival de compras de gajos para “compor plantel /serem suplentes” em vez de se comprar apenas e só Mais-valias para lugares que a Academia no momento não está a “fornecer”….
20 Junho, 2017 at 14:41
“só Mais-valias para lugares que a Academia no momento não está a “fornecer”….”
Bruno Fernandes ..
20 Junho, 2017 at 14:58
Tu és engraçado 🙂
Bruno Fernandes já está contratado?
Contratações Confirmadas
—> Battaglia que no braga falhou, tendo brilhado na 1º parte da época no Chaves.
—> André Pinto…. 27 (28) anos não é melhor que um Paulo Oliveira
—> Matheus Oliveira…. brilhou no Estoril. Pode dar jogador…. mas ninguem no seu juízo perfeito afirma que vai ser uma mais-valia
—> Piccini ….. “despachado” pelo Betis….. mais-valia??
Ou seja…. tudo mais-valias indiscutiveis…. ou então não!
20 Junho, 2017 at 15:15
metes dó caralho!
20 Junho, 2017 at 15:16
“Zupo é do caralho”
5 minutos depois….zupo despedido…
“já estava farto dele”….
Coerencia e opinião à La palique “Tadeu” Lili caneças 🙂
20 Junho, 2017 at 17:34
Além de parvalham és mentiroso!
Para mim é: está ao serviço do Sporting ..,.pouco ou nada comento em seu abono. Depois de sair .., digo o que me vai na alma.
Entendeu??
Agora vai cagar!
20 Junho, 2017 at 19:11
O que é parvalham?
20 Junho, 2017 at 19:21
Subsidiária da Parvalorem
20 Junho, 2017 at 19:29
É uma música classica.
Parvalha lha lham
20 Junho, 2017 at 21:54
Parvalhão
21 Junho, 2017 at 1:28
É o primo do pricura e do tatu.
20 Junho, 2017 at 15:19
Battaglia falhou no Braga?
Chegou em janeiro e fez 19 jogos a titular, nunca foi substituído e marcou dois golos.
Na outra metade da época em Chaves fez 18 jogos completos e marcou 3 golos.
20 Junho, 2017 at 15:27
Tens razão!
Aliás a equipa do Braga até fez uma 2ª volta brilhante!!
Ainda lá ficaram alguns que também se fartaram de jogar na 2º volta!
Se calhar também os deviamos ir buscar…pois serão mais valias indiscutiveis!
20 Junho, 2017 at 16:29
Ok.
Segundo esse raciocínio, Bas Dost falhou no SCP.
20 Junho, 2017 at 16:30
o prazo de validade da lata de sardinha já passou 🙂
20 Junho, 2017 at 16:39
Então, fizemos uma época brilhante?
20 Junho, 2017 at 16:44
para ti o que define um jogador é o número de jogos….
Para mim é mais que isso…
É que por essa tua lógica…. o Schellotto é Top!
20 Junho, 2017 at 16:57
Não fui eu que justifiquei o “falhanço” do Battaglia em Braga com um “Aliás a equipa do Braga até fez uma 2ª volta brilhante!!”
Ora, aplicando a mesma “lógica” a Bas Dost e ao SCP…
20 Junho, 2017 at 17:32
Lol, a propria logica do Ricardo Coração de Leão arrumou com ele proprio.
20 Junho, 2017 at 17:35
Sardinha se tu não tens capacidade de perceber que um jogador não se avalia apenas pelo número de jogos…problema teu.
mas pronto… pela tua lógica em qualquer profissão…. para ti temos profissional de excelencia em termos de rendimento apenas e só se estiver sempre presente. O que produz ou deixa de produzir é “secundário”.
Mas pronto…. são pontos de vista
20 Junho, 2017 at 18:36
Foda-se, ricardo, hoje parace que te ando a perseguir…
Então, quais são os critérios para avaliar um jogador. Se faz favor?
Pelos vistos o número de jogos e golos não interessa.
A época da equipa vale para avaliar o jogador mas conforme o jogador….
Catavento, pá.
Deixas os ódios de estimação contradizer-te
20 Junho, 2017 at 18:58
Ricardo, só respondi com os dados estatísticos do Battaglia porque acho que foi a primeira vez que li que flopou em Braga. Tenho lido alguns elogios, algumas dúvidas, mas nunca que tinha falhado no Braga.
Estatisticamente tem números muito semelhantes aos da primeira volta em Chaves.
Só o vi nos jogos contra o SCP, Braga e Chaves, e gostei, bom porte atlético e técnica. E li, aqui ou no fórum SCP, que os adeptos do Braga estavam fdds por vir para nós.
Tem histórico de seleções jovens e ainda margem de progressão.
E claro que a performance de um jogador não pode ser apenas avaliada pelo número de jogos como também não pode ser pré-avaliada apenas pelos milhões que custa.
20 Junho, 2017 at 19:49
O Naldo vinha de uma equipa que sofria golos em barda e no entanto para mim era um excelente central…
O Coates era suplente (foi titular varias vezes…mas era intermitente) de uma equipa (Sunderland) que era uma anedota a defender.
O Fonte passou de parecer um grande Central do Southumpton para ser gozado no West Ham.
Posso continuar…
20 Junho, 2017 at 15:45
Poderás tirar essa conclusão quando fechar o mercado…depende das saídas.
Battaglia-> Saindo William ficas apenas com o Palhinha. Não me parece grande ideia teres um campeonato inteiro com o Palhinha. Se não sair e sair o Adrien ficas só com o B. Fernandes (a confirmar-se). Não me parece grande ideia fazer uma época como esta em que passas o ano a rezar aos anjinhos para não se aleijar o Médio Centro.
André Pinto: Douglas claramente não faz mal sair, acho que concordas. Vendes-te o Ruben Semedo…ficas com 2 centrais a menos. Por isso A. Pinto faz sentido. Para 4 central tenho duvidas…eu acho que o D. Duarte e o Tobias continuam a beneficiar muito mais de empréstimo do que estando uma época com o nível de jogo que teve o Douglas. Ao mesmo tempo só o JJ pode avaliar na pré-época se o Demiral, está em condições de ser chamado uma ou outra vez em caso de necessidade à equipa A ficando o resto do tempo a crescer na B. Mas isso já estamos a falar do 4 central. Neste momento temos 3 com o A. Pinto…
Matteus Oliveira: Depende das saídas. Se sair Gelson, Bryan e B. César, tendo em conta que (na minha opinião) o Matheus precisa de uma época regular inteira e não aos empurrões (e está em menor condição de ser titular do que os 3 que ficam, ou seja Geraldes, Podence e Iuri) pode fazer sentido. Aliás tendo em conta que daqui um deles será suplente também do A. Ruiz para 2 avançado eu acho que Matteus pode fazer sentido nessa lógica, assim como pode fazer sentido ir buscar um craque para titular. Sim…prefiro dar 1M por um jogador que pode não ser muito utilizado que queimar uma época que eu considero fundamental para o Matheus. Ficas assim com A. Ruiz, Podence, Geraldes, Iuri, Matteus e outro para 3 lugares. 6 jogadores…
Piccini: Precisamos claramente de um lateral direito…esta para mim nem tem discussão. O valor dele mesmo não conheço mas a necessidade de um lateral direito para mim era evidente e não vem tapar ninguém da formação.
Ou seja…eu posso aceitar tudo isto que se está a fazer ou não. O que eu tenho a certeza é que neste momento não é possivel avaliar como ficamos de plantel, só depois das saídas. Os que não conheço vieram a um preço baixo, os que conheço, reconheço-lhes qualidade e que não foram comprados acima do preço…isto é o que eu posso avaliar por agora. Quando estivermos mais à frente, conforme formos vendo as saídas e o plantel mais final posso vir a dizer que foram más escolhas, mas dizer isso agora para mim é manifestamente prematuro…
20 Junho, 2017 at 16:09
Tiago…
Battaglia:
Saindo William….temos que mudar a forma de jogar porque jogadores como William custam muito dinheiro.
Battaglia e palhinha parecem-me ambos curtos.
André pinto —> não é peixe nem é carne. Claro que é melhor “opção” que o Douglas… mas mais-valia de quê?
Eu arriscava 3 centrais “fixos” no Plantel, sendo o 4º central da equipa B. Semedo fez uma má época…. mas é muito mais jogador que André pinto.
Mateus —> no comments
Piccini —> histórico de lesões e ser “despachado” pelo Bétis não é propriamente o melhor cartão de visita….
Mas o Coates em Inglaterra também era assim….
Vamos ver no que dá…. mas ao dia de hoje afirmar que o Piccini vai ser uma mais-valia parece-me insanidade 🙂
——————
A confirmar:
Bruno Fernandes!
Jovem…. talentoso…. com uma boa carreira em Itália. Claramente uma mais-valia e com um fortíssimo potencial de valorização financeira !! Se assinar…. é o 1º reforço “a sério” para mim
Mathieu
—> 33 anos e histórico de lesões. Aqui entramos nos “Se”….Se fisicamente estiver bem é uma mais-valia
Coentrão —> quando foi a ultima época “a sério”?
Mais um “Se” fisicamente estiver bem é uma mais-valia
20 Junho, 2017 at 16:19
Então mas defendes a formação achando o Palhinha curto?! Eu não acho. Sim, temos de mudar a forma de jogar e para mim o Palhinha pode ser exactamente o que precisamos. Vamos ver o que dá o Battaglia. Mas tu pelos vistos concordas com as posições compradas (porque pedes alternativas), achas que não são bons o suficiente e que tínhamos de gastar mais dinheiro nisto. Isso pode ser bom…se acertarem nos jogadores fizeram-o sem gastar o que se calhar teriam de gastar nas alternativas que falas. A ver vamos mas eu não me vou queixar de gastarem com cautela…
Semedo é melhor que o A. Pinto?! Claro que é…por isso um veio a custo zero e outro foi vendido 80% do passe por 14 Milhões…
20 Junho, 2017 at 16:29
E por isso….ficamos mais fracos!
Tu preferes arriscar em vários jogadores até 5 milhões e “rezar” para que corra bem
Eu prefiro comprar menos…. mas mais caro e apostando em jogadores com um perfil de risco “menor”
Risco de flop vai existir sempre…. mas acho que concordas que dar 10 milhões por um Dost tem uma probabilidade de flop bastante menor que gastar os mesmos 10 milhões em jogadores tipo André balada, Castagnos, Elias, Petrovic, Douglas, Markovic.
E esta é para mim a questão!
Defendo contratações “cirurgicas” e o que vejo (e não é só esta época) é contratar muito jogadores para “recuperar” ou “apostas” de 2 / 3 milhões
20 Junho, 2017 at 16:53
O que achas do Alan Ruiz?! Eu tenderia a dizer-te que o Sporting, cada vez que paga mais de 5M por um jogador corre um risco enorme. Porque é sempre caro. O unico que correu bem foi o Dost porque marcou logo. Um jogador acima de 5M que não renda no primeiro ou segundo jogo é imediatamente crucificado. Até o Alan Ruiz que já provou o valor e potencial que tem ainda gera desconfiança.
Eu prefiro que se vá buscar para as posições chave os jogadores que eles (scouting e clube) acham certos. Custem o que custarem. Se o scouting e o clube vêem num jogador livre o jogador ideal para a posição para quê gastar mais?! Se o jogador ideal para a posição custar 8, 10 ou 12 Milhões, que se gaste. Posições chave é o que temos mesmo de contratar pela certa.E pela certa não tem a ver com dinheiro, tem a ver com a qualidade. Os que conheço opino, os que não conheço espero para ver…
E acho que por vezes é preciso contratar suplentes para compor o plante e aí não é preciso gastar muito, apenas procurar boas oportunidades de talento. Matteus e o A. Pinto para mim enquadram-se nesta lógica. Eu não quero é um plantel de 30 jogadores, quero um plantel maneirinho. Até agora nada me move contra estas contratações. Se dispensarem o Iuri para ir buscar um ala ou o Geraldes…aí sim vou queixar-me. Se emprestarem o Palhinha para ir buscar um trinco aí sim vou queixar-me. Por enquanto não estou a ver isso não me queixo…
20 Junho, 2017 at 17:00
O que acho do Alan Ruiz?
Dinheiro deitado para a rua!
Tal como tu…. para mim quem custa mais de 8 milhões (Alan) ou 10 (Dost) tem que chegar e fazer a diferença!
Não há cá conversa de adaptação e o catano!
Para “projectos” de jogadores temos os nossos!
Digamos que preferia ter poupado os 8 milhões (aquisição+ prémio assinatura+ comissões) e o salário dele… e ter dado as mesmas oportunidades a um Matheus Pereira ou a um Iuri Medeiros….
Quanto ao scouting isso é tudo muito bonito…. mas o histórico do scouting não abona muito a favor. Já sei…vão dizer o Slimani…. mas esse infelizmente foi a excepção!
20 Junho, 2017 at 17:13
Lá está…o que interessa é a qualidade não o que se gasta. E se se gasta 8 Milhões num gajo que não rende logo é um desperdício!
Ora bem…8 Milhões para um jogador que pegue de estaca em Portugal…tens noção da dificuldade que é?! Pode parecer muito para a nossa realidade mas é muito pouco para a realidade do futebol actual. Há sempre risco e há sempre adaptação. Pode sempre demorar a pegar. Bas Dost é um caso em muitos que o desmentem. E se calhar bastava o Bas Dost não ter feito logo golos e ter emperrado 1 ou 2 jogos que estavas a dizer o contrário porque depois a pressão criada podia ser insuportável…
20 Junho, 2017 at 17:16
Dost tinha um histórico que fazia com que a probabilidade de correr mal fosse diminuta
20 Junho, 2017 at 17:21
Nem por isso…fez muitos golos a determinada altura mas teve muitas quebras…
Nem ele sonhou conseguir um registo como teve.
Estamos sempre a falar de risco…não é fácil arranjar estes jogadores e se se exige de imediato mundos e fundos a um jogador só porque custou mais de 5M a probabilidade de erro é gigante.
Aliás o Bas Dost hoje vale muito mais que na altura exactamente porque não era reconhecido na altura um valor tão grande…
20 Junho, 2017 at 17:26
nem por isso?
Só não marcou em boa parte da 2º volta da Bundesliga da ultima época que fez lá porque partiu um pé, mas mesmo assim terminou a época com 10 golos.
na epoca anterior tinha marcado 20 golos
na holanda (campeonato fraco) sempre a bombar…
Por isso um gajo que na Bundesliga marca cerca de 15 golos por época…. parece-me óbvio que na tugalandia é “rei”.
Por isso… 30 golos no Sporting não foi supresa para mim e escrevi isso na altura da sua contratação!
20 Junho, 2017 at 17:28
Tiago…
Outro “exemplo” —> bruno fernandes por 9 milhões….
Até pode correr mal…. mas parece-me unanime que não é um jogador de “Ses”.
Acho que toda a gente lhe reconhece qualidade e como uma mais-valia e sem necessidade de se acrescentar “se fisicamente estiver bem…”
São estes “tiros” que eu defendo!
Claro que não vamos acertar sempre, mas a probabilidade de correr mal é certamente menos que estourar 10 milhões num argentino que tenha feito umas graçolas lá na terra dele….
20 Junho, 2017 at 17:41
Eu disse sempre que marcaria mais que o Slimani mas não pensei que marcasse tanto…
O Bruno Fernandes é Português…quantos jogadores conheces tão bem como ele?! Se fossemos contratar um gajo que nunca viste jogar à Samp por 9M não ficavas logo de pé atrás?! Porque é disso que falamos…percepção de valor. Se o Bruno Fernandes correr mal todos sabem o potencial que tinha e dão o desconto. Mas se for um jogador que não conheces?! Não podia ter igual potencial?! Não podia o Ruiz estar exactamente na mesma situação (deduzindo que correu mal o que eu não compro DE TODO), apenas era desconhecido da grande maioria?!
20 Junho, 2017 at 17:43
Tiago….
Bruno Fernandes provou valor em Itália…
Alan Ruiz fez umas “graçolas” na Argentina….
Não me parece que exista comparação possível sobre o “risco” do negócio….
20 Junho, 2017 at 18:58
Têm ambos bons argumentos no que dizem mas tendo a concordar com o escrito pelo Tiago (parece-me ser habitual, concordar com o escreves!)
20 Junho, 2017 at 19:51
Idem! És possivelmente das pessoas com quem partilho mais a visão do Sporting e as ideias…
20 Junho, 2017 at 15:59
Calma Ricardo.. nao faças já o enterro dos homens sem terem sequer jogado. não são tão sonantes como os do ano passado mas olha que não se aproveitou grande coisa. pode ser que desta vez corra melhor do que estás à espera.
SL
20 Junho, 2017 at 16:09
Tomara que eu esteja completamente enganado!!!!
20 Junho, 2017 at 16:53
NGouveia,
Mathieu e Coentrão são mais sonantes que Markovic e Elias, na minha opinião. Ainda assim, representam um risco ainda maior que os dois primeiros devido ao histórico de lesões. Os outros eram mesmo um risco de querer e qualidade (ou falta dela).
20 Junho, 2017 at 16:56
mas esses ainda não estão confirmados… estavamos a falar dos outros q ja foram apresentados somente.
20 Junho, 2017 at 17:26
My bad then 🙂
20 Junho, 2017 at 18:53
O André Pinto não é no global muito melhor central que o Paulo mas é central de equipa grande,o Paulo não.O Battaglia virá para 6,e na 2º metade da época quem não falhou no Braga?Até o Pedro Santos quebrou
20 Junho, 2017 at 14:59
Off:
Depois de confirmada a presença de Henrique Magalhães na época de 2017/18, Paulo Freitas vê o seu plantel reforçado com a chegada de Tony Pérez, jogador espanhol também ele proveniente do Liceo da Corunha.
Site Sporting
20 Junho, 2017 at 18:58
Bem… a época acabou de acabar, e já temos o plantel da próxima practicamente feito…
Ah… “amadorismo” …
20 Junho, 2017 at 20:32
é porque já estava nas guide lines – assim também eu.
20 Junho, 2017 at 15:00
OFF-TOPIC
Sporting faz quatro jogos durante estágio suíço
Leões vão participar no Festival de Futebol dos Alpes
Foi apresentado nesta terça-feira o programa do Festival de Futebol dos Alpes, que contará com a participação do Sporting, que realizará quatro jogos durante o estágio suíço.
A equipa de Jorge Jesus vai ter «quartel-general» em Nyon, de 10 a 18 de julho, e nesse período defronta o Fenerbahçe (dia 12), Valência (13), Basileia (15) e Marselha (18).
O jogo com o Valência será disputado em Martigny, e o duelo com o Basileia está agendado para Portalban. Relativamente aos outros dois compromissos o palco será revelado posteriormente.
20 Junho, 2017 at 15:05
Eu só quero dizer isto: acho inadmissível a nossa equipa ter encerrado o campeonato com um resultado daqueles. Jogando em casa perante o rival principal. Além disso, sendo campeões de antemão. Tendo uma equipa belíssima e promissora. O resultado é pesado. Eu sei que também é enganador. O fiscal de linha esteve com o olho afinado. Porém, eu vi alguns jogadores completamente fora de forma. Desconcentrados. Eu vi o lateral direito do SCP, no segundo tempo, às aranhas por completo. A culpa não é só dele. Não se levou a sério o jogo. Apesar de nos termos consagrados campeões diante dos estudantes, não era motivo para gazetas ao trabalho. Chegarem pintados para serem os palhaços da festa. Que pintassem apenas de negro por baixo dos olhos, tipo à futebol americano, numa de amedrontar o adversário e mostrar fome de vitória. Reconheço o Fair Play do boifica no final da partida, e das declarações do treinador adversário. Não se brinca de serviço! Principalmente quando se enverga o manto sagrado.
20 Junho, 2017 at 15:07
Eu gosto do João Couto, por isso eu deixava passar este episódio em claro, não, sem antes passar o recado de forma pedagógica. Eu sei que está a ser construída uma fornada muito promissora de jogadores. SPOOOOOOOOOORTING!
20 Junho, 2017 at 21:58
Se bem entendi o critério de J Couto, ele quis que todos fossem campeões e que alguns tivessem uma última oportunidade -não terá havido, portanto, má forma de alguns mas, antes, menos rodagem.
As lamparinas precisavam do resultado, nós precisávamos que o jogo acabasse depressa, festa é festa!
Correu mal? Pois correu… mas por descompressão excessiva. Pensando bem, quando precisámos de ganhar, ganhámos -e dissemos quem era o campeão!
O resto, amigos, foram bolas fora, algumas apanhadas pelo bandeirinha.
20 Junho, 2017 at 15:09
No passo final acho que falta treinador que dê à escola a ‘linguagem una’ que permita aos valores que por lá despontam terem a equipa A como foco principal…, i.e., Falta que, no presente, JJ seja ele o dinamizador de tudo o que o B’s fazem… ou seja…, o treinador dos B’s não seria diferente de um treinador adjunto com funções de comando aquando dos jogos… isto, em minha opinião, permitiria que os B’s fossem, de fato, uma antecâmara da equipa principal, podendo, com muito mais frequência, que atualmente, fornecerem jogadores à equipa A, possibilitando que o quadro de recursos humanos da primeira equipa fosse, também ele, mais curto por via dessa segunda equipa…
Mas isto não é novidade nenhuma… porém deveria ser definitivamente ser colocado em prática… Se a estrutura evolui, se os dirigentes evoluem… Está na hora do nosso treinador acompanhar essa evolução… sob pena de se perderem mais valias desportivas e financeiras, mas principalmente estruturais no que à génese do clube diz respeito…
SAUDAÇÕES LEONINAS
20 Junho, 2017 at 15:29
“Falta que, no presente, JJ seja ele o dinamizador de tudo o que o B’s fazem”.
Isto sim é uma ideia com pés e cabeça e que faz todo o sentido num clube profissional que tem uma formação de excelência.
Para mim esse sim é o papel de um “manager”!
20 Junho, 2017 at 15:28
OFF:
http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/hoquei-em-patins/2017-06-20/toni-perez-reforca-verdes-e-brancos
Quem percebe pode dizer se é bom?
20 Junho, 2017 at 15:37
Estranho, tenho a ideia que estava longe de ser a estrela da equipa do Liceu.
20 Junho, 2017 at 15:31
Plantel até este momento
Patrício, Beto, Jug e Pedro Silva
Schelloto, Piccini e André Geraldes
Coates, Paulo Oliveira e Domingos Duarte
André Pinto e Reforço ( Mathieu ?? )
Coentrao, Marvin e Jonathan
Petrovic, Palhinha e Bataglia
Adrien, William e Mattheus Oliveira
Gelson e Podence
Alan Ruiz, Bruno Cézar e Francisco Geraldes
Bryan Ruiz e Iuri Medeiros
Bas Dost e Spalvis
Saidas: Esgaio, Ruben Semedo, Jefferson, Sacko
Em tratar da transferencia: Douglas, Castaignos
20 Junho, 2017 at 15:31
Carvão????’ Deus queira que sim….
Krasnodar oferece €5 milhões por Iuri Medeiros
14:52 – 20-06-2017
A- A A+
O Krasnodar, clube da principal liga russa, fez chegar a Alvalade proposta de cinco milhões de euros para a contratação de Iuri Medeiros.
A oferta pelo médio ofensivo reserva aos leões 20 por cento de uma futura transferência. Já o jogador, de 22 anos, tem em mãos proposta financeiramente tentadora e contrato válido por quatro anos.
A SAD leonina exige dez milhões de euros para deixar sair Iuri Medeiros.
20 Junho, 2017 at 15:41
CAro Wunjjo,
Estava a acabar de ver essa “notícia” no zerozero!
Engraçado que o SCP esteja prestes (a ser verdadeira a nova) a contratar o Bruno Fernandes por € 9M e esteja a valorizar o seu jogador de formação Iuri Medeiros em € 10M… 🙂
SL
20 Junho, 2017 at 15:44
10 milhões ficando com 20% do passe pode não ser mau de todo…menos que isso nem pensar !
Em todo o caso Iuri pode bem valer uns 40 Milhões daqui a um ano se tiver um treinador que aposte nele. Talento não lhe falta !
20 Junho, 2017 at 15:47
10M pelo Iuri…isso sim fazia-me passar dos carretos com esta pré-época…
20 Junho, 2017 at 20:37
10 M?…. fodasse… era já!!! Como é que você dizem? “Ia leva-lo ao aeroporto, com lacinho!! :))
Vocês sabem lá o que são 10 Milhões de Euros….
20 Junho, 2017 at 16:02
10 é absurdo pelo Iuri 5 então nem comento… espero que seja só estupidez de algum jornalista frustrado sem mais nada para escrever
20 Junho, 2017 at 16:10
Portanto, um rapaz que andou emprestado a Arouca, Moreirense e Boavista, sem provar nunca nas pré-épocas que poderia ser efetivamente reforço vale mais que 10M€…
Talento não chega. Vi todos os jogos da pré-época anterior e vi um Iuri completamente desfazado do que aquilo que devemos querer que seja a nossa formação. Um jogador humilde, abnegado, que não amue, que não vire a cara à luta, que se esforce… Há jogadores muito bons para certas realidades. E a realidade do Iuri não chega nem chegará para o SCP.
Espero enganar-me mas tenho muitas dúvidas. 10M€ era excelente, secalhar até 5M€ o seria…
20 Junho, 2017 at 16:22
Devias ver mais o Iuri jogar…não só neste empréstimo mas desde Junior…
20 Junho, 2017 at 20:38
e…. o que eu lhe vi em sénior… nunca me encheu as medidas.
Antes pelo contrário!
20 Junho, 2017 at 16:43
é a tua opinião… mas quando vejo qualquer matreco desta vida valer 15 20 35 milhoes vender iuri neste momento por 10 parece-me curto.
pelo menos fazer uma época e aí se nao render ainda vai a tempo de darem 10 milhoes pelo menos por ele. mas acredito que valha bem mais
e até concordo que Iuri nao aproveitou minimamente a pre epoca do ano passado e foi o principal responsavel por nao ficar no plantel mas espero que tenha aprendido de uma vez por todas
20 Junho, 2017 at 16:45
Mas na pré-época do ano passado alguém “rendeu”?
20 Junho, 2017 at 16:56
Todos os adversários do SCP pareceram-me excelentes.
Pelo menos eles renderam…
20 Junho, 2017 at 16:57
tb é verdade… dasss cada vez q me lembro daquelas goleadas…
20 Junho, 2017 at 17:05
O único que jogou minimamente bem na pré-época foi o Podence. Talvez por isso tenha aguçado a cobiça do Moreirense, que fez ao Sporting uma proposta irrecusável por ele.
O resto dos jogadores foram-se arrastando em campo. O Coates, por exemplo, parecia um pinoco, mas daqueles cheios de ferrugem, que se desfazem quando arrastados pelo chão.
20 Junho, 2017 at 16:55
“Um jogador humilde, abnegado, que não amue, que não vire a cara à luta, que se esforce…”
Markovic, Elias e Alan Ruiz. Nenhum destes corresponde ao que disseste e tiveram, todos eles, mais oportunidades que o Iuri.
20 Junho, 2017 at 19:03
Lá vem este chorar mais um bocadinho. Já cansa a mesma conversa.
20 Junho, 2017 at 19:20
Mas ele não deixa de ter razão.
Não que a usasse no contexto habitual em que é usada, pois percebi as contratações desta época (correu mal mas …. Totobola há segunda-feira…) e a maioria de nós estava entusiasmada.
Agora não se podem referir ao Iuri nesses termos pois o que nao falta são jogadores que foram contratados com essas “qualidades”.
20 Junho, 2017 at 23:25
Já cansa ler-te e no entanto continuas a escrever.
20 Junho, 2017 at 20:39
por isso foram com os porcos! e o Iuri ainda não.
20 Junho, 2017 at 19:04
Foda-se aqui vou dar o exemplo do mal amado ruiz.
E Alan fez o que para valer 8 m?
Iuri há 3 anos que é o melhor jogador fora dos grandes
20 Junho, 2017 at 20:40
é? para ti obviamente…
20 Junho, 2017 at 21:55
Foda-se Tadeu, para qqr um.
Até para ti.
Assistências e golos ao nível dum jogador dos 3 grandes.
Normalmente o jogador mais desequilibrador e importante da equipa em termos atacantes. Mvp se quiseres.
Quem o diz nao sou eu, são os números e depois vasta ver as jogadas dele.
Depois ainda, marca aos grandes…
20 Junho, 2017 at 16:55
O que tu foste fazer Wunjjo?
Abriste a caixa de pandora da tasca. A possível venda do Iuri.
Vai ser uma choradeira interminável 🙂 🙂 🙂
20 Junho, 2017 at 17:17
Pafan e eu acho bem!
Acho inconcebível pensar vender o Iuri por estes valores sem ter oportunidade na primeira equipa. Só aí, e depois disso, se acabará com esta discussão estéril e ridícula se a cabeça manda mais do que o talento ou vice-versa.
O Iuri não é, no meu ponto de vida, um gonçalo guedes da vida… é craque da bola!
Há que testá-lo! No calor de Alvalade!
Se não servir, 10M estão garantidos a qualquer altura!
SL
20 Junho, 2017 at 17:27
isto
20 Junho, 2017 at 18:37
Mais um.
20 Junho, 2017 at 17:51
ISTO CARALHO! Chega de vendas ao desbarato, querem paguem pelo menos 15 mendilhoes :), ou então que continue a foder os lampiolhos no nosso campeonato emprestado a um boavista qualquer.
20 Junho, 2017 at 17:55
Fds… inda Há pouco li que o talisca vai para o United por 25M… mas está tudo louco????
Iuri vale futebolisticamente falando, no mínimo, dois taliscas….
20 Junho, 2017 at 22:06
Pois!… Mas o Mourinho sabe que vai ter que pagar 3.3 M€ ao Fisco espanhol e precisa ir buscá-los a qualquer lado -e ele sabe que o “qualquer lado” nunca será o Sporting.
20 Junho, 2017 at 19:22
Apoiado.
Não vou perceber a saída do Iuri sem hipóteses a sério.
A nao ser que saia já por 30 m!
20 Junho, 2017 at 19:24
Obvio. Ridículo vender Iuri por menos de 20M.
Para mim, é apostar. Jogar e só depois vender.
20 Junho, 2017 at 20:44
se não venderes Gelson… o Iuri não calça.
Se venderes Gelson… ficas com o Geraldes e o Iuri como opções.
Mas se venderes o Iuri por 10 … se calhar não tens de vender já o Gelson.
Agora escolhe!
20 Junho, 2017 at 20:54
Não entendo esse raciocínio. Se são 10M que se precisa para manter o Gelson porque se anda atras soa Pavons desta vida? Se são 10M que são precisos para manter o Gelson venda-se o Bryan + Slavchev + Petrovic + Douglas. A 2.5 cada um de certeza que lhes pegam. Manter o Gelson nao é motivo para se vender o Iuri. Eu gosto muito de bife mas acompanhado de batatas fritasbé muito melhor…
21 Junho, 2017 at 1:39
Mas eu falei em algum valor?
Vou dar crédito a carvão dos m(e)rdia?
Ele tem uma cláusula de rescisão para quê?
Para mim deve fazer a pre-época e se após isso a estrutura do futebol entender vendê-lo, pois que o rentabilize o melhor possível.
20 Junho, 2017 at 19:02
Não acredito, nao faz sentido nenhum
10m !?!
Iuri é jogador de potencial 40 ou 50
e nunca devem sair sem pelo menos duas época nos seniores
(Ou uma e meia como Semedo!)
20 Junho, 2017 at 19:16
Vender o Iuri por 5/10M é gestão danosa
20 Junho, 2017 at 20:45
:)) só faltava mais esta…. 1o K …por um rapaz que nunca jogou na equipa sénior do Sporting. Só pode ser cretinismo Galopante!
20 Junho, 2017 at 20:47
:)) só faltava mais esta…. 10 M por um rapaz que nunca jogou na equipa sénior do Sporting.. é mau????!
Desculpa mas isso só pode ser cretinismo Galopante!
(Assim é que é correto!)
20 Junho, 2017 at 15:41
o Pina pode não ser dos melhores comentadores (sobretudo face ao Proco Guerra) mas escreveu hoje um texto muito bom sobre o Estado Lampionico !
https://www.facebook.com/notes/jos%C3%A9-de-pina-sporting-cp/o-que-%C3%A9-o-estado-lampi%C3%A2nico-das-origens-ao-momento-actual/1260130960751484/?qid=6433728884961597580&mf_story_key=-6543316995113513698
20 Junho, 2017 at 16:34
Terá sido, mais coisa menos coisa, o que disse ontem no “Prolongamento”.
Faltou-lhe chama, empolgamento. Pina, como comentador, e então tendo o Guerra ao lado, é fraco.
20 Junho, 2017 at 17:09
Pina é fraco nestas conversas, ponto.
Já no Irritações, quando o “obrigavam” a fugir ao guião, atrapalhava-se todo.
20 Junho, 2017 at 15:56
Resumindo. Viva o Sporting!
20 Junho, 2017 at 16:05
Alguém consegue confirmar isto?
https://twitter.com/ActualiteBarca/status/877155131766300673
Mathieu va s’engager pour 2 ans au Sporting Portugal. (BeinSports)
Accord total.
20 Junho, 2017 at 16:34
Parece cada vez mais próximo.
Tal como com o B. Fernandes, já há demasiado fumo!
20 Junho, 2017 at 16:44
nao me agrada nada… preferia alguem jovem e rápido mas enfim. de experiencia nao nos podemos queixar
20 Junho, 2017 at 16:51
NGouveia, é uma falácia que o Mathieu seja lento, aliás era dos mais rápidos do plantel do barça.
20 Junho, 2017 at 16:56
Exacto Pafan.
Ele pode parecer ser lento, devido á sua estatura e fisionomia. Mas é até bastante rápido para a sua altura.
20 Junho, 2017 at 17:01
tá bem mas com 33 anos não caminha para ser mais rápido ainda… preferia alguem mais jovem. defeito meu talvez
20 Junho, 2017 at 17:05
Eu tenho 33… e corro muito… e tenho agilidade… isso da idade é só um numero… e pelo que vi ele ainda mexe e muito bem.
20 Junho, 2017 at 18:02
Isso da idade é só um número…
Então espera mais um pouco até teres….vais dizer
Eu tenho 99…Não corro não ando nada..e não tenho agilidade..isso da idade é fodido mesmo…e pelo que não vi (nem com óculos) não sei se mexe
20 Junho, 2017 at 17:08
Tranquilo amigo,
Percebo o que dizes sobre a idade, mas ele é rápido e trás também experiência. Lembras-te do André Cruz, que estava sempre no lugar certo.
SL
20 Junho, 2017 at 17:17
pena este nao marcar livres…
20 Junho, 2017 at 18:57
Olha que estás enganado
20 Junho, 2017 at 19:27
Confesso que esta tarde qd vi a estatística que o Illuminator coloca mais abaixo fiquei surpreendido…
20 Junho, 2017 at 22:12
Isso não será… preconceito?
André Cruz era lento? Se era!… Mas sabia onde posicionar-se, adivinhava os caminhos do adversário e da bola -resultado: chegava sempre “antes” !!!
20 Junho, 2017 at 18:06
http://www.marca.com/futbol/barcelona/2017/04/05/58e41aa5ca4741143c8b45af.html
20 Junho, 2017 at 18:21
O Andre gomes é mais rápido do que o messi?!
Permite-me duvidar…
20 Junho, 2017 at 17:10
NGouveia,
Espreita aí a “lentidão” do Jeremy: https://www.youtube.com/watch?v=9vLUknOmOAQ
Para um rapaz de 33 anos digo-te já que é muito mais rápido e resistente que muitos miudos 😉
20 Junho, 2017 at 17:16
eu conheço-o bem já o acompanho desde que jogava em França. só tenho este trauma do SCP comprar gajos com mais de 25 anos… lol defeito meu como disse em cima.
20 Junho, 2017 at 18:03
Escrevi já ontem que Mathieu e Coates formariam (formarão) a melhor dupla de centrais da liga Portuguesa mas de longe!!!!!!!!!!
Mathieu para o nosso campeonato é um luxo!!!!!!
SL
20 Junho, 2017 at 19:29
Não tenha ele nenhuma lesão, temos André Pinto e Oliveira de reserva… o centro fica tratado.
20 Junho, 2017 at 16:16
Desde o primeiro dia que a CS mencionou o nome de Mathieu que nao tenho grandes dúvidas sobre o facto do jogador vir a estar no Sporting na próxima temporada.
se há uma nota positiva até este momento e o facto de os nomes mencionados como imprescindíveis por JJ terem vindo a ser confirmados, o que é uma facto de realçar e de aplaudir.
Coentrao, Bataglia, Mathieu … apesar do arrastar da comunicação a oficial, vieram a confirmar o seu futuro de verde e branco.
Piccini, Mattheus Oliveira foram destacados pelo CS depois de já terem assinado.
Veremos o que se vai passar com Pity Martinez e Bruno Fernendes …
20 Junho, 2017 at 17:34
Quero muito ver confirmado o Bruno Fernandes. O Pity so chegará se perdermos o Gelson, penso.
20 Junho, 2017 at 20:50
e esse Pity é melhor que o Iuri?
20 Junho, 2017 at 23:28
Precisas de perguntar? Para ti, qualquer merda é melhor que o Iuri.
20 Junho, 2017 at 16:44
Maria, gosto da forma como escreves e defendes a formação.
Gostaria que explicasses o que queres dizer com: “Estaremos atentos às escolhas de Jorge Jesus e que todos os que estão no Sporting saibam: não nos calaremos em relação aos nossos jovens, seremos estupidamente sonhadores com cada um deles, exigimos que sejam parte do sucesso do clube e sabemos que têm qualidade para o ser.”
20 Junho, 2017 at 16:49
Acho que será qualquer coisa como: “já chega de trazer Markovics, Petrovics e Andrés para mandar embora Iuris, Palhinhas e Pondences”…
20 Junho, 2017 at 16:58
Folgo em saber, que há mais Marias na tasca, mas a pergunta não era para ti, era para quem escreveu a proza.
20 Junho, 2017 at 17:13
A explicação é óbvia e está na frase seguinte a essa. Somos sonhadores mas para nós são os melhores do mundo logo têm e merecem sempre uma oportunidade
20 Junho, 2017 at 17:16
Pafan, desde Agosto do ano passado que o digo: existem jogadores com condições de jogar na equipa principal do Sporting que não foram aposta para recorrermos ao mercado de transferências por jogadores que não são melhores que eles.
Atenção, sou uma grande defensora do mercado e acho que o mesmo é muito importante para um clube como nós. Nem sequer defendi a integração do Chico, na altura, porque achava que não estava pronto.
Mas revoltou-me a situação de Podence, Palhinha e Iuri Medeiros. Estavam prontos para a equipa e não foram aposta por um esbanjar de guito nos últimos dias.
Não podemos permitir que isso aconteça no Sporting. Não sou defensora que suba tudo em barda porque são da formação. Mas sou defensora que subam os que estão prontos para isso. O ano passado não aconteceu e estaremos atentos este ano.
20 Junho, 2017 at 17:23
Mas não ficaste empolgada com os nomes contratados nos últimos dias de agosto? Toda a gente tinha grandes esperancas naquele plantel.
Eu sei o que pensas em relação à formação e à composição do plantel. Mas aquele parágrafo ganhava aos pontos qualquer panfleto do PCTP/MRPP dos tempos do PREC. Como falaste em nós e não em nome pessoal achei estranho.
SPORTING
SL
20 Junho, 2017 at 17:24
Sim, somos nós. Os muitos sportinguistas que estarão atentos a isso mesmo.
Ou tu preferes ter um jogador pior apenas porque vem de fora a um melhor da nossa formação? E não criticarás caso isso aconteça?
20 Junho, 2017 at 20:55
uma coisa e comprar pior à vista de toda a gente…outra é achares que estás a comprar bom e as coisas saírem te um bocado ao lado.
Isso não vai voltar a acontecer…porque acredito que nem BC nem JJ vão voltar a cair na mesma tentação/asneira.
Tenho a certeza que estes jogadores a virem… já estão a ser seguidos desde o Natal passado.
21 Junho, 2017 at 0:08
Continuo sem saber quem são o “nós” que estarão atentos e serão estupidamente sonhadores com cada um dos jovens da formação e exigirão…
Mas quais são os skills que vocês têm para acharem que sabem mais que o JJ e a SAD para exigirem o que quer que seja?
Eu quero o SPORTING vencedor, com jogadores da formação e vindos de fora. Confio em quem sabe mais do que eu de futebol é só exijo que dêem sempre o “litro” com a camisola do SPORTING.
20 Junho, 2017 at 16:59
Maria gosto de te ler mas deixa-me ser chato mas benjamins e infantis não há títulos nacionais. Com tantas divisões que há nesses escalões e com tantas equipas a jogar custa-me quando se fala em campeões nacionais de infantis ou benjamins… Isso não é verdade. Assumo que fomos campeões distritais mas não é a mesma coisa.
20 Junho, 2017 at 17:12
Referi “o título” não o campeonato nacional 🙂
Verdade que fomos apenas distritais, mas é o mais importante do escalão.
20 Junho, 2017 at 17:11
Qual é o rácio (jogadores formados/jogadores de fora) que é favorável?
Há alguma resposta a isso?
Já agora, o que faz um plantel forte e competitivo?
Pelas contas que fiz para o ano teremos entre 11/12/13 jogadores formados no Sporting… Não é suficiente? É demasiado? É preciso mais? Ter mais, ou menos aumentará as nossas probabilidades?
Who knows?! I don’t…
20 Junho, 2017 at 17:18
se fores campeão ninguem se lembra disso…
20 Junho, 2017 at 17:20
Para o ano teremos Rui Patrício, Beto, Palhinha, Geraldes, Podence, Iuri e Gelson (vamos ver). Muito longe dos números que já apresentámos. Na defesa não existirá um único jogador formado no Sporting.
20 Junho, 2017 at 17:26
ja das William e Adrien como vendidos? e Gelson talvez?
q razia… nao era de aproveitar o D Carriço estar na situação que está?
20 Junho, 2017 at 17:30
Dou as vendas de William e Adrien como certas sim. Se não acontecerem, melhor, mas o Sporting está a reforçar-se no sentido de perder os dois capitães.
Se chegar Mathieu não vejo em Daniel Carriço mais potencial que Palhinha para a zona de médio. Agora, claro é um jogador que gosta muito do Sporting e que está numa fase complicada no Sevilha. Mas a mudança de treinador vai ajudá-lo agora.
20 Junho, 2017 at 17:33
Pena… não desgostava de ver Adrien como “6” num meio campo a dois.
Mas ele merece “o” contrato, e não deve sair por peaners.
Que se saque 60M pelos dois, não seria um sacrifício.
20 Junho, 2017 at 21:49
Maria, risca o Palhinha.
Desapaixona-te um bocadinho mulher
Não tem categoria para o Sporting.
Arrisco-me mesmo a dizer que é um cepo.
Não tem toque de bola, nem tem passe.
Rendeu na formação devido à capacidade física.
Hoje não o vejo a dar mais ao jogo do que um Petrovic.
Mas como JJ é teimoso e gosta de dizer que fabrica grandes jogadores, acho que ainda vai insistir um pouco mais com ele.
Mas, para mim, não vai dar em nada.
SL
20 Junho, 2017 at 17:36
Maria…quem poderia estar na tua opinião?! Pensas que o Tobias ou o Domingos deviam ser o 4º central do Sporting e estar o ano todo quase sem jogar? Ou achas que um deles está pronto para assumir o lugar em vez de Paulo Oliveira, André Pinto ou Coates (permitindo vender um deles)? Achas que devíamos manter o Esgaio? O Riquicho era o defesa que se afigurava possivel de entrar na minha opinião (é mais fácil para um lateral que para um central subir) mas parece que está difícil…
Na minha opinião a única hipótese que vejo como possivel era ter o Demiral como 4º central e estar na B, sendo chamado quando necessário (convenhamos será muito poucas vezes). Não atrasaria o seu desenvolvimento mas corremos o risco de em caso de necessidade (2 centrais lesionados) temos 1 miúdo a central, a pior posição para ter um jogador de 19 anos. No entanto seria um risco controlado uma vez que as probabilidades de ser necessários são pequenos…Mas ainda assim não vejo grande alternativa e não acho que seja por culpa de alguém…
20 Junho, 2017 at 17:41
Neste momento, fechando Mathieu, essa questão termina. Teremos quatro centrais e quatro laterais e está mais que definida essa questão.
É uma questão de esperar que Domingos conquiste o seu lugar na próxima temporada ou até mesmo esta, caso Paulo Oliveira seja vendido.
Nas laterais, Pedro Empis e Abdu serão os únicos próximos da equipa principal.. Riquicho poderia ser emprestado.
20 Junho, 2017 at 17:59
Sim, concordo contigo mas na minha opinião são opções de futuro. Dificilmente seriam opções de qualidade para este momento.
20 Junho, 2017 at 17:38
Nos ultimos 5 anos quais foram os defesas que sairam da academia e que seriam uma mais valia neste momento?
R. Semedo -> Vendido por 14M€
Ilori -> Vendido por 9M€ (não tenho certeza do valor)
Riquicho -> Teve uma lesão na pior altura possivel
Domingos D. -> Poderá ser uma mais valia no futuro, mas neste momento prefiro tê-lo emprestado do que a 4º central
Tobias -> O mesmo que foi dito para o Domingos
Não me recordo de mais nenhum que pudesse ser uma mais valia, por isso o ataque ao mercado tem de ser feito!
20 Junho, 2017 at 17:42
Cédric Soares, Eric Dier e acho que Esgaio não teve chances justas.
20 Junho, 2017 at 17:47
o Esgaio acho que nao vai passar daquilo… o facto de ser polivalente fez-lhe mal pq nenhum treinador apostou nele num só posição. tapava buracos
20 Junho, 2017 at 17:50
Não me choca a saída de Esgaio. Aliás, é o mais justo para ele. Mas precisava de ter feito uma temporada inteira como titular para podermos tirar conclusões mais definitivas.
20 Junho, 2017 at 19:36
Para lateral, não tem hipóteses. Pode fazer um bom jogo e logo a seguir falhar redondamente.
Qd comparado com Schelloto, pode parecer que era uma mais valia.
Mas nem um nem outro podem ser titulares no Sporting.
20 Junho, 2017 at 17:49
Fogo, que lapso!
Cédric -> Não queria renovar contrato e saiu por um bom valor (6,5M€). Neste momento é inacessivel.
Dier -> Tinha tudo para ser um jogador para sair por 30/40 M€ nesta altura. Mas a cláusula maldita do contrato e a vontade do jogador deitaram tudo por terra.
20 Junho, 2017 at 17:51
Se Empis e Abdu não derem laterais de jeito, podemos desistir de formar um lateral esquerdo. A sério.
20 Junho, 2017 at 17:55
Sinceramente, por aquilo que vi (que não foi muito), não me parece que nenhum deles vá ser de topo. Espero estar enganado e ter avaliado mal, mas tenho as minhas dúvidas.
Empis tem um jogo atacante fantástico, muito forte no apoio ao ataque e saca com cada cruzamento que vai lá vai. Defensivamente não me parece muito forte. Comparava-o até a Jefferson (no sentido de muito forte a atacar e fraco a defender).
O Abdu já é um jogador diferente. Não tão forte a atacar como o Empis mas mais forte a defender.
20 Junho, 2017 at 18:02
O Empis é mais forte fisicamente que o Jefferson e mais raçudo. Tem tudo para ser bem mais que o Jefferson na minha opinião. Se se acreditar nele na altura certa e se se perder tempo a fazê-lo crescer. Não é para já (na minha opinião) mas poderá ser para o ano ou assim…
20 Junho, 2017 at 18:40
Maria, Empis não tenho esperança nenhuma sinceramente.
Abdu impressiona-me pela capacidade defensiva e robustez fisica, e está longe de ser um matraquilho. Vou ver acompanhar o seu percurso na B e ver se mantém intactas as qualidades que vi nos juniores.
Mas para a lateral esquerda, quem me enche as medidas pelo que vi ao longo desta época e comprovou também na fase de apuramento de campeão foi o Gonçalo Costa! Rapidissimo, passada larga, agressivo defensivamente, cruzamento muito bom. Estou bastante esperançado. Aliás do juvenis vem uma fornada espetacular: Vaza, Goular, Gonçalo, Bavikson, Brás, Bernardo… Wow
20 Junho, 2017 at 20:59
Gonçalo Costa… é Jogador da Bola!
20 Junho, 2017 at 19:37
O nosso 5 dos junvenis é uma máquina.
20 Junho, 2017 at 20:08
Não sei porquê Maria.
E olha que esses dois não vão a lado nenhum.
Os laterais hoje em dia têm que saber atacar (fortes no um para um e bons a cruzar), como um extremo.
Nem um nem outro possuem essas características, IMO.
É mais transformar um extremo num bom lateral do que o inverso.
A nossa escola tem muita tradição em extremos, mas pouca em laterais.
Na Academia temos de formar jogadores em todas as posições, porque precisamos delas para competir.
Apostar na formação ? Sim, sem düvida alguma, mas com conta, peso e medida, tal como as grandes potências formadoras por esse mundo fora.
SL
20 Junho, 2017 at 21:58
Gonçalo Costa dos juvenis.
20 Junho, 2017 at 17:51
Um Esgaio num meio campo a três pode-se tornar num bom jogador. Vamos ver agora em Braga onde vai jogar.
Quanto a jogar nas laterais, já vi grandes jogos dele na equipa B (tanto na esquerda como na direita), mas na equipa A nunca deu aquele salto. Pareceu sempre algo nervoso…
20 Junho, 2017 at 17:45
Eric Dier
20 Junho, 2017 at 18:01
Bruma?
20 Junho, 2017 at 18:12
Estava a referir-me apenas a defesas.
20 Junho, 2017 at 17:38
Mais uma vez, não é a quantidade de jogadores que interessa, é a qualidade. Ir buscar fora o que se tem em casa, ou pior, é algo que não se devia fazer.
20 Junho, 2017 at 17:41
tenta dizer isso aos “profissionais” do broche ao Presidente….
20 Junho, 2017 at 17:46
Ricardo, o problema é que para ti todos são piores. Todas as contratações são péssimas, são todos uns merdas, temos sempre igual ou melhor na Academia. E isso não é verdade.
20 Junho, 2017 at 17:52
Mas tu sabes ler??
Até aqui disse que bruno fernandes será uma mai-valia!
também disse que o bas Dost não enganava!
Coates….outro excelente negócio até pela forma como foi feito tendo em conta os problemas fisicos em Inglaterra…
Mas pronto… querem que diga que o marvin, o douglas, o schelotto, o petrovic, o elias, o campbell, o markovic, o Alan ruiz, o castagnos, o andré balada são todos mais-valias , mas que simplesmente não se adaptaram, é isso?
20 Junho, 2017 at 17:54
“Mas pronto… querem que diga que o marvin, o douglas, o schelotto, o petrovic, o elias, o campbell, o markovic, o Alan ruiz, o castagnos, o andré balada são todos mais-valias , mas que simplesmente não se adaptaram, é isso?”
Sim, é isso.
20 Junho, 2017 at 17:56
Pronto!
Assim está entendido!!
São todos jogadores do c@ralho!!
Tiveram foi azar e não se adaptaram ao clima, à lingua, à comida ou outra coisa qualquer, mas foram todos contratações excelentes!!
20 Junho, 2017 at 18:00
Ricardo,
diz-me sinceramente que nao ficaste minimamente entusiasmado com a vinda do Campbell ou do Markovic… nem um bocadinho?
até dou de barato os outros todos… mas estes dois pelo menos
20 Junho, 2017 at 23:33
NGouveia,
O Ricardo não sei mas eu não. Markovic?!?! Fdx a sério um gajo que nem uma época completa de jeito fez no slb, entusiasma quem? Só quem goste de mandar farpas no rival.
20 Junho, 2017 at 17:59
Lá está a generalização. Metes o balada e o jogador revelação do último mundial no mesmo saco. Metes o Markovic, que até tinha feito uma grande temporada em portugal, ao nível de um tipo que nem um golo oficial marcou. O Alan Ruiz, que fez uma grande segunda volta, no grupo do Douglas que jogou dois jogos.
E se correr mal com o Bruno Fernandes metes nesse grupo também apesar de saberes que é bom jogador.
20 Junho, 2017 at 18:02
Tudo isto para dizer. Existem péssimas contratações porque o jogador não é bom, existem contratações que não resultam por motivos de adaptação, outras por motivos futebolísticos, mas não signfica que o jogador seja um mau jogador.
Juntar todos no mesmo saco e ainda lhes chamar merda por cima é algo que não compreendo. Tenho esse direito como tu tens o direito de viver assim a coisa.
20 Junho, 2017 at 19:37
Pois, o Ricardo também não compreende
20 Junho, 2017 at 19:35
Acho que ninguém defende isso.
Nao faria sentido.
Mas parece me óbvio que a grande maioria estava entusiasmada com campbell e marko.
E afinal, temos melhor (isso acho que já se sabia para muitos) e pelos vistos mais bem preparados (o que se confirmou com o andar da época). Mas lá está, totobola à segunda.
Quanto às laterais , schellotto e marvin fizeram óptimos fins de temporada.
Tínhamos JP (venda que realmente não fez sentido nenhum).
Volto a falar do campbell.
Fala – se muito no Marko mas a grande desilusão para mim foi o campbell.
O que se falava nele na tasca bem antes de se sonhar que viria.
20 Junho, 2017 at 23:35
Mas qual totobola à segunda?! Se alguns de nós víamos que ia corree mal com certos jogadores, não deveria ser nítido para quem é pago para saber isto?
20 Junho, 2017 at 17:30
Os enviados da Tasca picaram o ponto no aeroporto e na clínica e depois fugiram para a praia….estes tasqueiros 🙂
20 Junho, 2017 at 17:31
Foram à procura do Teo.
20 Junho, 2017 at 18:42
Só se foram para lhe apontar o dedo… E tirar umas selfies..
#bipolarisfun
20 Junho, 2017 at 17:50
OFF: Andebol
Tiago Rocha (pivô) e Felipe Borges (ponta esquerda) no Sporting
20 Junho, 2017 at 17:57
Oficial?
20 Junho, 2017 at 18:30
As fontes não costumam falhar
20 Junho, 2017 at 18:00
Bom texto.
Mais uma vez repito, o problema não tem sido os jogadores formação ao longo dos anos.
Epa é só ver quem foi aposta a sério e vamos a casos recentes,Patricio, Moutinho, Veloso, Nani, William, Adrien, J.Mário, Cédric, Rúben Semedo (ficava mais uma época, mas 15M é bom para o momento), Gelson e temos mais casos antigos e recentes que não me vêm á cabeça.
O que tem faltado é qualidade/experiência ao lado destes jogadores, ou seja aposta no mercado de transferência, esse sim tem sido o problema do Sporting, ora faltava bons laterais ou alas, dependendo do ano.
Com esta direcção, a coisa tem melhorado, mas mesmo assim continua a vir muito “entulho”, principalmente para “B”, desde que foi feita é raro o aproveitamento do jogadores da mesma para a equipa “A”, tem sido mais proveitoso o empréstimo a clubes de primeira liga e depois sim aposta na equipa “A”.
Para finalizar a qualidade da nossa academia nunca esteve em causa, é só ver os jogadores que têm saído, agora houve um investimento grande do Benfica com a construção do Seixal, que é neste momento o nosso “rival”…mas o proveito do Benfica tem sido mais financeiro do desportivo, porque de facto não á esse ADN de formação no Benfica, só me lembro de Rui Costa.
20 Junho, 2017 at 18:03
O Iuri não pode sair. Bem trabalhado é um excelente reforço… incrível sair um jogador como o Iuri sem nunca ter tido uma oportunidade
20 Junho, 2017 at 18:29
Foi bom ver os miúdos a ganharem 4 dos 5 campeonatos. E com as miúdas a ganharem tbm muito.
Ficamos à espera de ver os teus destaques, Maria.
OFF:
Já se sabe alguma coisa da equipa de volei?
20 Junho, 2017 at 19:46
A miúdas não ganharam muito. Ganharam Tudo (até agora; falta a final da Taça das juniores).
20 Junho, 2017 at 19:58
Sim, tudo é muito xD
20 Junho, 2017 at 18:40
Este post é ofensivo ao Deusébrio e atentatório ao nome da melhor academia do Dubai e médio oriente.
20 Junho, 2017 at 18:58
Em resposta a este post, rui jorge mete uma porrada de craques do dubai contra espanha. É hoje que o rei da musgueira vai brilhar.
20 Junho, 2017 at 19:58
Percebo o RS para dar músculo ao meio campo contra a Espanha. Mas o João Carvalho…não vejo ali nada de especial…
20 Junho, 2017 at 19:20
A que horas começa a festa amanhã?
20 Junho, 2017 at 19:57
A Sporting TV começa a transmitir às 16,15 h (ouvi há pouco).
20 Junho, 2017 at 20:43
Vão dar a seleção nos ecrãs do pavilhão.
20 Junho, 2017 at 22:04
A selecção?? Prefiro o segundo jogo contra o Braga em Futsal.
20 Junho, 2017 at 23:08
Um a seguir ao outro 🙂
20 Junho, 2017 at 19:57
Podence ao poste. Fdx.
20 Junho, 2017 at 19:58
Que remate, Daniel!!!
20 Junho, 2017 at 19:59
Kevin a limpar a merda do suplente do Bayern.
20 Junho, 2017 at 20:00
Não fomos buscar o Raphael Guerreiro enquanto foi tempo, mas podemos ir buscar o Kevin Rodrigues.
20 Junho, 2017 at 20:02
Não é do porco? !
20 Junho, 2017 at 20:03
Esquece…engano de ter visto com uma camisola igual…lembrei-me agora…