Com o bicampeonato de Juvenis consumado e a taça já a caminho do Museu Sporting, terminamos a temporada com a alegria e o alívio de saber que aquele que é um dos nossos maiores activos, conhece finalmente de novo o sabor a vitória. Uma temporada fantástica, que nos permitiu levar para casa o título de Infantis, Benjamins, Juvenis e Juniores, faltando apenas um dos escalões nacionais para consumar o pleno.
Ao longo do ano temos dado conta de resultados, boas exibições, grandes golos e até acompanhado o percurso de alguns ao serviço das selecções jovens. Tudo isso culminado num fantástico mês de Junho, que voltou a colocar Alcochete nas bocas do mundo e a estabilizar definitivamente uma Academia que, mais que qualquer outra coisa, precisava dessa calma.
Mas, e por muito que os títulos nos saibam bem e nos permitam celebrar, a medida do sucesso da nossa escola de formação é e será sempre a quantidade de jogadores que consegue fornecer à equipa principal, o que rendem desportiva e financeiramente ao clube e como continuam a abastecer as várias selecções nacionais.
Muito daquilo que estava errado foi corrigido. Os muitos scouters que trabalham ao serviço do Sporting, e que não recebiam qualquer compensação há dois anos quando BdC tomou posse, passaram a ter mais condições de trabalho. Uma das primeiras medidas da nova administração foram obras de requalificação em Alcochete. Os treinadores que fugiram quando o caos se instalou no clube foram substituído por gente jovem, capaz, talentosa e com os valores Sporting bem presente. Tudo isto somado à conjugação de duas fantásticas gerações que nos permitiram bater recordes desportivos e ainda à intransegência de uma direcção e da massa adepta no aproveitamento daquilo que melhor formamos para a principal equipa de futebol.
A “crise na formação” nunca foi uma realidade porque o ADN da melhor escola do país nos permitia continuar a lançar grandes pérolas ano após ano. Pelo talento dos jogadores, pela política desportiva do clube, pela capacidade que os nossos atletas revelam desde muito cedo ao mais alto nível e porque, pura e simplesmente, nos salvaram do fracasso enquanto entidade desportiva.
Repeti aqui várias vezes, é incrível como o Sporting lançou Eric Dier, Cédric, Ilori e Bruma numa temporada, revelou William Carvalho na seguinte, fez de João Mário a estrela da companhia e substituiu o mesmo por Gelson Martins. Isto tendo em conta que jogadores como Rui Patrício ou Adrien ganhavam experiência de verde e branco. Todos os anos, sem execpção, um nome da nossa formação é estrela da equipa e é uma das maiores revelações do campeonato. Quem acha que isto é fácil, é simples, não está atento ao futebol europeu.
E tudo isto é ainda mais importante quando sabemos que existem muitos nomes prontos para se revelarem na equipa (Geraldes, Podence, Palhinha e Iuri à cabeça), muitos emprestados com a qualidade de encontrarem o seu espaço depois de verdadeiramente formados e três incríveis gerações de jovens que continuaram a crescer em Alcochete. Um ano memorável, que acabou da melhor forma e nos permitiu pelo menos calar algumas vozes mais críticas.
Tem agora a palavra o futebol profissional. Estaremos atentos à composição da equipa B depois de uma fantástica equipa de juniores ter provado que merece o salto. Estaremos atentos às escolhas de Jorge Jesus e que todos os que estão no Sporting saibam: não nos calaremos em relação ao nossos jovens, seremos estupidamente sonhadores com cada um deles, exigimos que sejam parte do sucesso do clube e sabemos que têm qualidade para o ser.
Para a semana começamos os destaques por equipa dos três principais escalões. Convido desde já todos os tasqueiros a deixarem as suas sugestões na caixa de comentários. E, por favor, não se deixem contaminar com a recente discussão da importância ou não da formação no sucesso do clube. Aproveitem os nossos talentosos jogadores enquanto são nossos, aproveitem aquilo que nos poderão trazer e o espetáculo que dão, o quanto gostam do Sporting. Farão sempre parte de um futuro melhor para o clube e nem o desespero pelo campeonato nacional nos poderá cegar a esse ponto.
Por fim, um fantástico vídeo de Bernardo Sousa (aqui) e o momento em que BdC celebra o título de juvenis em facetime.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
20 Junho, 2017 at 23:11
Doumbia?
20 Junho, 2017 at 23:13
Não ter sido proferido por Rui Pedro Braz sempre tem uma maior % de credibilidade.
20 Junho, 2017 at 23:26
Viste isso onde? Doumbia com Dost era um sonho…
20 Junho, 2017 at 23:29
Mais Transferências – Pedro Sousa.
20 Junho, 2017 at 23:31
Está no nojo e no DN
20 Junho, 2017 at 23:35
Até no oJogo. Já está em todo o lado..
21 Junho, 2017 at 0:00
Nao vi… ainda estou no trabalho. Caraças… se jogar metade do campeonato como jogou contra nós temos de reservar o Marquês. E acho que o ano passado no Basel marcou mais de 20 golos…
Gostava e muito. Esse tipo é máquina!!!!
20 Junho, 2017 at 23:35
hmmm …então os porcos meteram o rabinho entre as pernas????
Não há mais e-mails? hoje não é terça????
Coninhas de sabão….
20 Junho, 2017 at 23:36
Tinham avisado, respeito ao fogo.
Volta amanha
20 Junho, 2017 at 23:37
ahhhhh, não vi….ok 😉
20 Junho, 2017 at 23:37
Li aqui, julgo, que devido aos três dias de luto decretados, o programa foi adiado para amanhã.
20 Junho, 2017 at 23:40
ficou para amanhã.
20 Junho, 2017 at 23:41
sim porque amanhá volta o luto para o benfica.
20 Junho, 2017 at 23:45
Sobre o Rui Jorge.
Sempre gostei dele.
Neste momento não tanto.
Não foi de hoje.
Há já algumas convocatórias e jogos para trás que me chegou um esturricado ao nariz.
(e não foi da piada o Jota Jota… Caguei andem lá nas trocas deles. O Jesus levou baile do Mourinho e nao é por isso que não gosto do Mourinho. Até do Machado levou e simpatizo com Manuel).
Ora como não acredito que ficou burro, resta uma triste evidência.
Aliás, comum a todos os treinadores das selecção portuguesa, não é? Ou agora o engenheiro é um isento?
Há algum treinador da selecção dos escalões de formação que não tenha um piquinho azedo?
O problema é os lovers metem uma coisa na cabeça…. Defendem até à exaustao. Enfim, só é um problema essa atitude quando é para defender a direção ou o treinador do Sporting. ..Pois
Convençam se, em Portugal só mesmo o SCP se safa.
Somos um oásis. O resto é quase tudo vemdidos
20 Junho, 2017 at 23:50
Só não percebi uma coisa do teu racíocinio.
Portanto o JJ antes de vir para o Sporting era o “limpinho, limpinho” que só ganhava com colinho e agora já temos que o defender e não gostar de mais ninguém só dele?
E depois quando vier outro já gostamos desse e deixamos de gostar de todos os outros?
20 Junho, 2017 at 23:54
Cara Maria,
Por favor não faça essa pergunta.
a maior parte dos Sportinguistas não está preparada para responder à mesma…
SL
21 Junho, 2017 at 0:07
Não percebo qual a dificuldade em responder?!!
Antes treinava os outros.
Faltas de desportivismo eram problema deles.
Hoje treina o Sporting.
E demonstra uma enorme lealdade, até ver.
O carnide não teve equipas para ser campeão nem nos anos do jesus
(Talvez em duas das 6 épocas tenha tido grandes equipas*) nem agora.
Pós o carnide a lutar pelo título.
O colinho fez a diferença.
Portanto, qual a dificuldade em responder!?
* equipas, as quais, graças ao carrocek Mendes teve de refazer quase todas as épocas.
Perdeu dois títulos para o pereira. Um por deslumbre\soberba?\ peseiroweek syndrome, outro porque sim.
Mas sempre com grandes equipas do pereira também, calma lá
21 Junho, 2017 at 0:13
Enorme lealdade? Como medes isso?
É que ter um treinador que ja admitiu, enquanto nosso treinador, que quer treinar o fcp, mostra tudo menos leadade. Pelo menos para mim
21 Junho, 2017 at 0:28
Enquanto nosso treinador? Recorda-me por favor..
21 Junho, 2017 at 0:33
30 de janeiro de 2016 às 14:55
O treinador do Sporting, Jorge Jesus, admitiu hoje, em entrevista ao jornal espanhol Marca, vir a treinar o FC Porto ou outro clube europeu, como o Atlético de Madrid, mas ressalvou que “de momento, está focado no Sporting”.
21 Junho, 2017 at 0:37
Não é que duvide de ti, mas, a citação dele? Tens? Porque manipulações dos pasquins já vi muitas.
21 Junho, 2017 at 0:42
E admitir quer dizer o que em concreto?
21 Junho, 2017 at 0:48
Sim. Tenho de estar preparado para treinar todas as equipas do Mundo. Não seria o primeiro [casos de Fernando Santos e Jesualdo Ferreira], mas sim [seria o primeiro] se conseguisse ganhar o título [da Liga portuguesa] com os três”, disse Jorge Jesus.
21 Junho, 2017 at 0:48
Queres a entrevista falada?
“Não sigo os jogos jogados não, tenho sim alguns momentos em que leio as noticias e vejo resumos e estatísticas e ao longo deste 5 anos não houve nada que me tenha feito pensar.. “este gajo é extraordinário!”.”
Espero que não seja nos pasquins que te andas a informar da qualidade do Rui Jorge.
21 Junho, 2017 at 0:49
Tadeu
ad·mi·tir – Conjugar
(latim admitto, -ere, mandar ir, deixar ir, permitir acesso, receber, permitir)
verbo transitivo
1. Consentir a aproximação ou a entrada de.
2. Reconhecer como verdadeiro ou possível.
3. Permitir a entrada de alguém numa instituição para desempenhar determinadas funções profissionais (ex.: a empresa irá admitir novos funcionários). = CONTRATAR ≠ DEMITIR, DESPEDIR
4. Consentir.
5. Supor
21 Junho, 2017 at 1:02
Maria.. lol.. nem sequer percebi o que queres insinuar.. que eu não sei pensar por mim é isso?
brunovl, thanks. Não tenho mais comentários a tecer quanto a isso.
21 Junho, 2017 at 1:05
Não. Algarvio. Estava a pensar onde raio andas a ler essa informação já que os pasquins não são mesmo de confiança, como depois afirmas.
21 Junho, 2017 at 0:01
No carnide qqr treinador só tem ganho com o colinho. Ponto.
Obviamente, o limpinho limpinho meteu nojo.
Mas ele treinava o carnide.
Incomodava – me se ele o fizesse enquanto treinador do Sporting.
Sim, acho que temos de o defender.
Porque é dos nossos.
Defendê-lo é defender o Sporting.
Não vou dar lições de sportinguista a ninguém não é a intenção do que vou escrever de seguida:
Defender o Sporting, ser scpguista é defender os seus treinadores, jogadores e direção até ao momento que demostrem falta de respeito pela instituição, abusem da instituição e não respeitem os valores da instituição ou demonstrem falta de lealdade.
O jesus, enquanto treinador do Sporting não fez nada que vá contra o que escrevi cima.
Além disso, o Jesus é um grande treinador.
Sempre o disse, o carnide tem tido equipas para lutar pelo terceiro e quarto lugar, o Jesus pos a lutar pelo campeonato. O colinho deu os títulos.
É um sapo que custa a engolir!?
Olha, a mim custa me engolir o cardinal mas lá terá de ser.
Custava me engolir o ricardinho mas olha se fosse , seria…
Não posso por os meus sapos à frente do interesse do SCP.
21 Junho, 2017 at 0:10
Não é engolir sapos. É ter opinião. E ser coerente.
Não é porque vêm para o Sporting que passam a ser melhores do que eram antes. Não é porque estão no Sporting que não podem ser alvos de críticas. Ninguém está acima do Sporting.
21 Junho, 2017 at 0:13
Isto
21 Junho, 2017 at 0:15
Olha!
Quem apareceu…..
21 Junho, 2017 at 0:20
Apareco quando consigo. E ja tinha aparecido antes, nao sabia que tinha que picar o ponto
21 Junho, 2017 at 0:14
Mas o jesus não passou a ser melhor do que antes.
Continua a ser muito bom.
Melhor não sei, possivelmente até não.
Se bem que não esperava uma época como a do ano passado logo no primeiro ano.
Não me venham com merdas, o ano passado fizemos 86 ponfos e fomos campeões.
Não Jesus não passou a ser bom, nem o melhor.
Já era bom e já era o melhor em Portugal.
Já era bom no belenenses.
21 Junho, 2017 at 0:18
Para ti Lourenço, mas para muitos ele só ganhava por causa do manto protector. Era um bazófias, sem o colinho e as ajudas as equipas dele jogavam pevide (e de facto ganhou o último campeonato a jogar mal e porcamente). Isto para não falar do que dizia do seu salário.
E querem tal incompetente no Sporting? Se ele era tal fraude, é péssimo que esteja à frente do nosso futebol.
Daqui a uns tempos o Presidente apresenta o Rui Vitória para treinador e o Renato como grande aquisição, e de repente são os maioriais…
21 Junho, 2017 at 0:30
Atenção, ele só foi campeões com colinho, não haja dúvidas.
Vá, talvez um dos campeonatos não tenha dado hipóteses.
E também só teve aquele futebol “compressor” duas -três épocas, se calhar devido às vendas todos os anos e perda de qualidade do plantel… Pizzi não é Ramires! O nosso enzo não é matic nem witsel…..
O último título dele foi colinho nojento (coincidente com decréscimo na falta de qualidade dos planteis) mas também ratice…. Foi ainda com Jesus que o carnide começou a jogar à equipa pequena .demonstra que soube avaliar a valia dos adversários.
21 Junho, 2017 at 0:45
Fodasse … agora parecias uma chinesinha contorcionista.
Isso é muito elaborado pá!
21 Junho, 2017 at 7:48
Por ser demasiado elaborado está alem da compreensão de quem não sabe ou não quer compreender.
#dizsimatudo
21 Junho, 2017 at 0:15
Bla bla bla
Só sou bom scpguista se souber criticar.
Não tenho paciência.
Boa noite.
21 Junho, 2017 at 0:18
Olha…..afinal estavas a medir Sportinguismo?
21 Junho, 2017 at 0:23
?!?!
Nao!
Estou a fazer alusão a uma corrente na tasca em que se não souber criticar sou mau scpguista e estou a deixar o SCP voltar ao passado.
Como se fosse comparável.
É para isto que não tenho paciência.
21 Junho, 2017 at 0:27
Fazes alusão ao que quiseres, mas para mim estás a falar chinês. Sim, ainda bem que conseguimos ser críticos. Foi assim que corremos com muita merda. Alguns que até “achávamos” bons ( porque eram nossos ! ).
Olha o c…. do cardinal? Era um fdp que metia nojo. Agora já pode vir. O gajo é bom. Não há melhor. Ah, afinal até há. O Ricardinho. O que queria ver a mãe de não sei quem de quatro. Mas tb pode vir que é o MAIOR!
Fdx. Vergonha na cara, precisa-se.
21 Junho, 2017 at 0:40
Já percebi que tenho dificuldade em expressar me.
Para ti falo sempre chinês.
O cardinal vou engolir, que remédio.
O ricardinho ia custar muito muito.
O que um e outro fizeram não é comparável.
O jesus , não me custou nada.
A não ser que me fizesse confusão agora ser eu a levar com as bocas do chiclas…
Mas, agora advogado do diabo, cardinal e ricardinho, um tripeiro outro lampião, esperava se o que?
Se bem que por um lado, o que o ricardinho fez não estava ao serviço do SCP, o cardinal sim.
Resumindo, se eu os ia buscar?! Nunca.
Se o SCP foi. Muito bem, eu nao sou o SCP. Sou do SCP.
E ha muita gente do scp que parece contente vir o cardinal.
E se vem é porque está avalizada pelo nuno dias.
Nao se pode é confundir “agora é do SCP vou apoiar ” com “era fdp agora já não é”
Um cabrao é um cabrao seja do SCP ou nao.
Só peço o mínimo ,profissionalismo e respeito ao SCP enquanto usarem a listada.
Se eu os ia buscar se mandasse? Se calhar não.
21 Junho, 2017 at 0:46
Mas se eu mandasse, era uma porra, só entravam para os planteis do Sporting, scpguistas.
E era logo nas escolinhas.
O puto é craque!? É lampião? Então vá lá para o seixal.
Só volta se não o quiserem lá (não deixamos nenhum puto sem tecto).
21 Junho, 2017 at 0:16
Não posso por os meus sapos à frente do interesse do SCP.
21 Junho, 2017 at 1:08
Deves ter assobiado muitas vezes o João Pinto e o Mário Jardel com a nossa camisola vestida, seguindo essa tua lógica?
21 Junho, 2017 at 1:12
Sou #SportingLover e não #xyzLover
20 Junho, 2017 at 23:52
Se calhar, com e sem mendilhoes, o Rui Jorge é o treinador pelo qual passaram mais milhões pelas mãos.
Só transferências deste ano… Semedo, bruma, Bernardo….
Claro que o que acabei de escrever faz ele mau treinador mas não me digam que não teve grande grande material nas mãos l
21 Junho, 2017 at 0:13
Qu’é isso de lover?
Reconhecer qualidade? Reconhecer mérito?
Só por um treinador ou jogador envergar outras cores temos de o desvalorizar?
E quando um deles passa para o Sporting, automaticamente somos obrigados a ter uma opinião positiva acerca das suas capacidade?
Passar seis anos a dizer que o JJ só ganhava com colo, que mandava bombas nos jogadores, mamava comissões nos contentores da america do sul, isto par além de ser um burgesso ordinário, e de repente só ver qualidades não é “defender” o que seja (porque defender algo implica usar raciocínio), é simplesmente não usar a massa cinzenta para formar uma opinião. Quem anda assim ao sabor do vento e repete frases são os papagaios, que têm penas, portanto devem ser mais afiliados ao outro lado da estrada.
21 Junho, 2017 at 0:21
Olha, outro que aparecuu.
Então bro
Ui ui Ui…
Eu dizia isso tudo e agora não, é isso!?
Foda-se tu é que és o crente, lol.
Eu sou Lourenço desde o cacifo!
E já lá chamava burgesso ao Jesus.
E já lá achava nojento o mascar pastilha de boca aberta.
Newsflash: ainda chamo e acho.
E já lá achava que os carnide teve duas épocas com um futebol brutal que eu queria no Sporting (claro que não o dizia em voz alta, Foda-se)
E já lá achava o gajo um bom treinador (não ação bom tão bom que ia para o Barcelona mas bom).
Olha, continuo a achar
Então, sou coerente?!
Maria, ganho bisc8 ?
21 Junho, 2017 at 0:30
Sabes quais foram os jogadores no último euro que menos jogaram e quando muito se falava deles?! Cancelo e Guedes. Sabes quem jogava nas posições deles?! Mané ou Ricardo Pereira e o totalista Esgaio…
Just a thougth….ou mudou muito ou é o que eu acho…vê qualquer coisa no João Carvalho que eu não vejo. Acho um erro mas não acho que seja como o Santos que faz por politiquice. ..
20 Junho, 2017 at 23:45
Ainda quanto ao Doumbia, já toda a CS dá como garantida o empréstimo.
21 Junho, 2017 at 0:01
Fdx, que tenham razão! Lol.
Ainda por cima o negócio é excelente!
21 Junho, 2017 at 0:01
Empréstimo??? Esse é para comprar!!!!!
21 Junho, 2017 at 0:04
Vem por empréstimo que é na boa. Compramos sempre no final da época. Prefiro.
21 Junho, 2017 at 0:07
Mas vem por empréstimo com opção de compra?
21 Junho, 2017 at 0:15
Sim. 6M.
21 Junho, 2017 at 0:22
Parece pouco.
21 Junho, 2017 at 0:29
O Roma já o anda a emprestar há 3 anos, depois de ter gasto 11M. Devem estar desejosos de se livrarem dele. Lá não joga.
21 Junho, 2017 at 0:34
É mandar para la o Alan e eles que mandem o Doumbia mais dinheiro
21 Junho, 2017 at 0:38
Why? Emprestimo com opção de 6M não nos obriga a vender o Ruiz!
Ódio de estimação?
21 Junho, 2017 at 0:51
Por 6M quase nem precisamos do empréstimo
21 Junho, 2017 at 0:53
E doumbia jogará a 2o avançado. Faz sentido ter Doumbia, Alan e os putos?
Aproveitava para ganhar dinheiro, melhorar a qualidade de 2o avançado.
21 Junho, 2017 at 1:03
O ano passado queríamos qualidade a dobrar, queriamos gajos bons por cada posição. Agora é, ou Ruiz ou Doumbia? Porque não os dois? Eu quero uma equipa que me ofereça soluções, não apenas titulares!
21 Junho, 2017 at 1:05
Porque Ruiz é caro demais para tar no banco. Prefiro la ter o Podence ou o Xico, que me dao tantas garantias como o Alan.
21 Junho, 2017 at 0:16
É o que diz a noticia.
21 Junho, 2017 at 0:21
Bem, só com Dost não podíamos ficar. Isso é certo.
21 Junho, 2017 at 0:31
Yup. Estava à espera de mais um avançado.
A contar com a dispensa do Castaignos e a manter o Dala para suplente, para mim é este e está feito!
21 Junho, 2017 at 0:33
Tenho dúvidas que se vier seja para suplente do Dost. Muito diferentes e é mais 2 avançado…
21 Junho, 2017 at 0:39
Se tiver que sentar o Ruiz senta o Ruiz. Provavelmente vai alternando tendo em conta o adversário. Não podemos ter qualidade apenas no 11 titular.
21 Junho, 2017 at 0:58
Para mim não só o Ruiz como o Podence são melhores…e o Xico Geraldes também. Todos eles como 2 avançados para mim são melhores que ele…
21 Junho, 2017 at 1:04
Lol, discordo absolutamente!
21 Junho, 2017 at 0:31
Esta é uma das possíveis contratações que não me aquece nem arrefece…aqui sim prefiro os nossos miúdos e é para uma posição que estamos bem servidos e já prontos…
21 Junho, 2017 at 0:11
Há um ano atrás , a tusa era um Costa riquenho
Vou esperar para os ver a jogar, não quero que me doam os testículos.
É que tusas assim, depois doem os testículos,.
É preciso vazar (= grandes exibições!)
21 Junho, 2017 at 0:18
Eu continuo a achar que o Campbell tem qualidade. Começou bem a época e sofreu do mesmo mal que o por exemplo o Adrian e o William, que mal os reconheço. Mas sim, não vale o valor que o Arsenal provavelmente iria pedir por ele.
21 Junho, 2017 at 0:25
Campbell era jogador. Correu mal.
Doumbia é uma força da natureza… nao compares as carreiras recentes. Lembras – te da pré com o CSKA? O homem andava de F1 e os nossos de casa boss…
21 Junho, 2017 at 0:26
*Casal
21 Junho, 2017 at 0:42
Não estou a dizer mal nem comparar.
Sei é que estava excitadissimo em Agosto. ..agora deixa lá ver..
21 Junho, 2017 at 1:21
Cool,
A água não passa duas vezes pelo mesmo lugar!
21 Junho, 2017 at 0:23
O que me deixava mesmo mesmo mas mesmo feliz era o Sporting conseguir vender amanhã em definitivo o Teo, Heldon, Slavchev, Rossel, Ewerton, Castaignos, Douglas, Petrovic e os outros que não entram nas contas do plantel.
21 Junho, 2017 at 4:25
Ahahaha.
A Tasca também precisa de um gestor financeiro
SL
21 Junho, 2017 at 0:24
Quando me falam no Doumbia só vejo golos com a mão à mistura, penaltys descarados por marcar e um golão de canto anulado….
21 Junho, 2017 at 0:40
Com o VA tinha sido totalmente diferente essa eliminatória…
21 Junho, 2017 at 0:47
Essa época!
21 Junho, 2017 at 0:58
Estes anos….
21 Junho, 2017 at 1:22
Estas décadas…
21 Junho, 2017 at 0:41
Doumbia? Roma..? Hmm… não eram esses que coiso.. 20M Ru qualquer coisa?
21 Junho, 2017 at 0:56
“Formado no Sporting, Manuel Oliveira Santos foi campeão pelos leões na época 1952/53”.
Um mestre… a falar de futebol.
Obrigado, Manuel.
21 Junho, 2017 at 0:59
OFF.
O sócio, nomeado para os prémios deste ano, Vitor Araújo,faleceu. 🙁
Bonita a homengem que o Benedito lhe deixa :
“O Vitor do Sporting estava sempre lá.
Era o primeiro a chegar. Via e vivia cada momento como se nada mais importasse. Fazia sempre por mostrar que
ali estava para ajudar a marcar, a defender e motivar. Conseguia não passar despercebido.
Passei anos e anos a vê-lo e, principalmente, a ouvi-lo! Volta e meia desaparecia e quando regressava tinha a resposta pronta acompanhada do sorriso: ” fui mudar a pilha para poder gritar!” Eu ria-me, ele ria-se, eu ia para a baliza e ele ia para a primeira fila.
Na nave ficava mesmo ao nível do solo. Em Loures junto ao varão. Em Odivelas ao cimo do túnel. Vio-o cair pelas escadas na luz com a sofreguidão de garantir ao seu lugar. Chegou-se ao pé de mim, uma das vezes, vindo do hospital, com um escaldão nos braços e disse: “ontem fui ao futebol de praia! Fomos campeões!”
Apanhava um taxi. Estava lá no vistoso, em belém e por muitos outros locais. Algumas vezes era gozado por quem não o conhecia. Mas quando não aparecia, no meio daqueles periodos silenciosos de pavilhoes cheios ou vazios, notava-se que faltava alguma coisa. No final dos jogos, quando levava a minha camisola, orgulhosamente fazia por me mostrar.
Sofria. Vibrava. Gritava com palmas a compasso: “Sporting, Sporting, Sporting, Sporting…”. Andava de muletas mas a cada golo levantava-se sem elas. Era a força interior da mais eficaz medicação que tomava: a alegria de ver o Sporting.
Triste saber que foi na véspera de um dia que gostavas de vivê-lo junto da tua família. Dói constatar que não foste mudar a pilha. Farás sempre parte da história pois, felizmente, temos passado. Mas, para mim, és, fundamentalmente, um exemplo a seguir do que deve ser um adepto: fiel, sem interesses e preocupado em fazer o que está ao seu alcance para ajudar o Clube.
Descansa em paz pois o Sporting do Vitor estará sempre cá por tua causa!”
Descansa em Paz, Leão!
21 Junho, 2017 at 1:55
Muito bem o Benedito. Paz à alma desse grande leão.
21 Junho, 2017 at 14:39
Bem o Benedito.
21 Junho, 2017 at 1:30
O Brian ainda vai calar muita gente. Foi uma má época, mas tem muito futebol nos pés. Quantas equipas não quereriam um jogador destes no plantel. Tem um ordenado elevado, mas continuo a achar que vai fazer falta tê-lo na equipa.
21 Junho, 2017 at 7:52
+1
21 Junho, 2017 at 1:31
Grande homenagem!
Merecida!
Considero-me muito Sportinguista. Nunca me dediquei assim ao meu Clube. O meu pai, sim.
Que descanse em Paz.