O Sporting ficou mais pobre com a morte de Vítor Manuel Soares de Araújo, Sócio nº 2487 e que se encontra nomeado para os Prémios Honoris Sporting 2017, na categoria de Sócio do Ano.
Vítor Araújo era uma presença constante nos Pavilhões, sendo a sua voz audível no apoio incessante às nossas equipas onde quer que estas jogassem e a melhor forma que encontro de dizer-lhe “até sempre” é utilizando o texto que João Benedito lhe dedicou na sua página de facebook.
Era o primeiro a chegar. Via e vivia cada momento como se nada mais importasse. Fazia sempre por mostrar que
ali estava para ajudar a marcar, a defender e motivar. Conseguia não passar despercebido.
Passei anos e anos a vê-lo e, principalmente, a ouvi-lo! Volta e meia desaparecia e quando regressava tinha a resposta pronta acompanhada do sorriso: ” fui mudar a pilha para poder gritar!” Eu ria-me, ele ria-se, eu ia para a baliza e ele ia para a primeira fila.
Na nave ficava mesmo ao nível do solo. Em Loures junto ao varão. Em Odivelas ao cimo do túnel. Vio-o cair pelas escadas na luz com a sofreguidão de garantir ao seu lugar. Chegou-se ao pé de mim, uma das vezes, vindo do hospital, com um escaldão nos braços e disse: “ontem fui ao futebol de praia! Fomos campeões!”
Apanhava um taxi. Estava lá no vistoso, em belém e por muitos outros locais. Algumas vezes era gozado por quem não o conhecia. Mas quando não aparecia, no meio daqueles periodos silenciosos de pavilhoes cheios ou vazios, notava-se que faltava alguma coisa. No final dos jogos, quando levava a minha camisola, orgulhosamente fazia por me mostrar.
Sofria. Vibrava. Gritava com palmas a compasso: “Sporting, Sporting, Sporting, Sporting…”. Andava de muletas mas a cada golo levantava-se sem elas. Era a força interior da mais eficaz medicação que tomava: a alegria de ver o Sporting.
Triste saber que foi na véspera de um dia que gostavas de vivê-lo junto da tua família. Dói constatar que não foste mudar a pilha. Farás sempre parte da história pois, felizmente, temos passado. Mas, para mim, és, fundamentalmente, um exemplo a seguir do que deve ser um adepto: fiel, sem interesses e preocupado em fazer o que está ao seu alcance para ajudar o Clube.
Descansa em paz pois o Sporting do Vitor estará sempre cá por tua causa!
21 Junho, 2017 at 10:01
Grande texto, bonita homenagem
Descanse em paz
21 Junho, 2017 at 10:01
Condolências à familia e amigos.
21 Junho, 2017 at 10:02
Até sempre Leão!
bonito gesto de J Benedito
21 Junho, 2017 at 10:05
Figura incontornável do Sportinguismo. Parte mas viverá na memória de todos os que acompanharam as nossas equipas e que, com ele, partilhámos muitos momentos.
Condolências a todos os que sentem a perda.
21 Junho, 2017 at 10:07
Já o havia referido noutro post.
Bela homenagem do JB.
O Senhor Vítor merece-a.
Que descanse em Paz e que, onde estiver, depressa veja o Sporting campeão.
21 Junho, 2017 at 10:08
muita pena, o Vitor merecia gritar pelo “seu” Sporting no Pavilhão João Rocha, que descanse em paz e grite de alegria por muitos titulos onde quer que esteja.
Até sempre Vitor!
21 Junho, 2017 at 10:11
Grande Leão!
Eu vou por ti Vitor!
21 Junho, 2017 at 10:14
Muito bonita a homenagem que Bene presta ao Leão Vitor.
De certeza que hoje, na inauguração do nosso Pavilhão, o Vitor será justamente lembrado e homenageado. E vai estar lá à mesma. No coração de TODOS os Sportinguistas e de TODOS os que amam um Clube como o Vitor amou o Sporting.
Obrigada por tudo, Vitor! Obrigada por amar o Sporting e pela dedicação de uma vida inteira. Descanse em Paz aí na savana. SL.
21 Junho, 2017 at 10:16
Hoje, finalmente, vamos abrir o pavilhão.
Espero ver uma homenagem ao sr. Vítor.
Este amor desabrido e excessivo e louco existe cada vez menos. Uma perda incontornável.
SL
21 Junho, 2017 at 10:17
Enviei ao Cherba há uns minutos esta proposta de texto, que agora coloco neste justíssimo post!
SPORTING! VÍTOR! SPORTING
Soube hoje que o Vítor nos deixou!
Na véspera da inauguração do Pavilhão João Rocha, partiu-se o enorme sportinguista Vítor!
O Vítor estava em todas, era o espírito do sporting, a voz que nunca se calava! Podia não se ver, nas imagens, ou na bancada, mas todos ouviam – ao vivo ou pela TV – aquele SPORTing! SPORTing! Único e inconfundível.
Lembro-me dele no velhinho pavilhão, nas noites do hóquei! Era eu miúdo e por essa altura ele era um jovem e cuja voz se sobrepunha ao ruído do pavilhão! Em miúdo brincava com os amigos e chamávamos-lhe o “ÓING!”!
Vi-o chorar algumas vezes, como uma criança, nas derrotas do seu grande amor.
Viveu uma vida inteira no Sporting, com o Sporting e pelo Sporting! Seria por certo uma das maiores alegrias da sua vida estar presente na inauguração do pavilhão hoje à tarde, mas a vida não é justa! Por certo estará lá, sempre e para sempre, de forma não material e ao lado de todos nós!
Apenas não voltaremos a ter aquela voz poderosa e seca: SPORTing! SPORTing! SPORTing! (escrevo assim para seguir a entoação que ele dava)
SL
21 Junho, 2017 at 10:19
Várias vezes o encontrei com ele e troquei algumas palavras…
Tinha sempre um sorriso “a acompanhar” a resposta…
Que Descanse em Paz…!
“Todos faremos esta viagem” e ao lembrar-me desta “certeza”…
Muitas vezes penso…
Se faz sentido certas tomadas de posição que se tomam…
“As raivas…as ofensas…”
Nada disso faz sentido…!!
Um “ultimo adeus” grande Leão Vitor…!!
SL
21 Junho, 2017 at 10:21
Se essa coisa da “outra vida” existe mesmo, acredito que se pirou da vida terrena por esta ter esgotado o stock de pilhas e assim poder puxar, gritar e saltar à vontade, sem limitações, na outra vida.
Que seja lembrado. Vai ser, de certeza.
21 Junho, 2017 at 10:21
Por cada leão que cair outro se levantará
Paz e Descanso….
Bonita homenagem
SAUDAÇÕES LEONINAS
21 Junho, 2017 at 10:38
Condolências à família e amigos. Descanse em paz, Leão.
O Sr. Vítor está nomeado para sócio do ano na gala Honoris (votos no site SCP). Com todo o respeito para os outros Leões nomeados seria uma bonita homenagem ganhar com uma votação massiva.
21 Junho, 2017 at 10:45
Na verdade, o Sporting “tem-me dado” muitos amigos…!!
Está a falar-se do amigo Vitor que partiu, mas mesmo agora acabei de receber uma chamada telefónica de Boston de um amigo que conheci primeiro através do antigo Forum Sporting1906…e mais tarde, conheci pessoalmente em Alvalade (veio “quase” de propósito de Boston…para conhecer pessoalmente os amigos que “já conhecia” pela NET)…
Da primeira vez que nos vimos, ao cimo da escadaria…dou de repente com uma pessoa que me olhava atentamente…(eu tinha uma foto minha junto ao Nickname…) e me diz assim…: “És o Max…?”, “Sim, respondi…és o Juve…? – Sou, respondeu-me…”
Um longo abraço (de quem não se via “há muito tempo”…e fomos ambos ver o jogo junto da Torcida Verde…)
Os anos foram passando, o Forum 1906 acabou já há anos…mas a amizade mantém-se viva…
O Juvenal ainda tem a mãe já bastante idosa, em Loures, de onde é natural…
No passado domingo à noite, telefonou-me uma das minhas filhas (ambas conhecem bem o Juvenal…) a perguntar…: “onde andastes metido esta tarde…? O Juvenal andou à tua procura em Óbidos…”
Fiquei cheio de pena e na segunda pela manhã liguei para o telemóvel dele em Portugal…
Atendeu-me uma voz de senhora que me pareceu não ter o “ouvido muito apurado”, mas que em resposta às minhas perguntas…lá me disse que o filho tinha ido embora há pouco para o aeroporto…
Pois como disse acima…o Juvenal acabou de me telefonar …e ficou prometido que em Setembro nos encontraremos…para ver o Sporting e darmos e “colocarmos em dia”…os nossos abraços…!!
(E o Juve nunca esquece a ginjinha de Óbidos…disse-me hoje, que levou o genro a Óbidos, para beber localmente…a ginja que já conhecia, porque o sogro leva-a sempre na sua bagagem quando cá vem…)
“Obrigado” Sporting…!!
SL
21 Junho, 2017 at 14:37
E a grande vantagem de conhecer alguém através do SCP, é que há 90% possibilidade de ser boa gente!!
21 Junho, 2017 at 10:54
Triste, muito triste, mas por cada leão que caír…
Descanse em paz!
21 Junho, 2017 at 11:02
Que bela homenagem a alguém que merecia, garantidamente, estar hoje a viver um dia de grande felicidade.
Descanse em paz Sr Vítor!
21 Junho, 2017 at 11:41
Vou fazer a minha mais pequenina sócia HOJE!
Por cada um que cai, outro se levanta!
Por cada um que vai, nasce outro!
21 Junho, 2017 at 14:25
Muitas felicidades para a pequenina e para o resto da família…
Abr e SL
21 Junho, 2017 at 15:32
Um dia ela vai-te agradecer.
21 Junho, 2017 at 11:44
Os meus sentimentos a toda a família e amigos do Sr. Vitor.
21 Junho, 2017 at 11:45
Grande texto, o Vitor merece a homenagem de todos os Sportinguistas e deverá ser sempre lembrado como um exemplo para todos. Que ironia do destino não ter podido estar presente num dia tão importante para nós, mas especialmente para ele pois não me lembro de alguém que merecesse mais estar presente nesta celebração do que o Vitor.
Descanse em paz.
SL
21 Junho, 2017 at 12:25
Muito obrigado Vítor.
21 Junho, 2017 at 12:32
Um texto muito bonito para um grande adepto do Sporting.O Vitor não será caso único no panorama nacional por isso este texto será uma homenagem a todos os Vitores de Portugal.
21 Junho, 2017 at 12:37
Para quem não sabe, ontem partiu outra grande figura do Sporting e do futebol português. O Mister Manuel Oliveira, nosso antigo jogador nos anos 50 e aquele que se diz que como treinador inventou o 442
21 Junho, 2017 at 12:49
Bonita homenagem feita pelo Benedito ao Sr. Vítor.
Merecia certamente estar na inauguração do tão desejado pavilhão e estará, tenho a certeza.
As minhas condolencias para a família e amigos do Sr. Vítor e do Mister Manuel Oliveira.
21 Junho, 2017 at 14:47
R.I.P. Sr. Vitor
SL
21 Junho, 2017 at 15:33
Enorme figura e salvo erro um dos selecionados no site para sócio do ano.
22 Junho, 2017 at 0:02
O Vítor viveu sempre para o Sporting e nunca desistiu. Apoiou incondicionalmente e sempre o seu grande amor e onde estava uma camisola verde a competir, estava o Vítor no seu apoio generoso e vibrante.
Paz à sua alma! hoje estou triste, porque um adepto tão generoso, leal e tão vibrante e que nunca desistiu, partiu…e o Sporting fica mais pobre.
22 Junho, 2017 at 0:05
A minha vénia.
Fica na minha memória a presença carismática na nave de alvalade.
“Sporting, Sporting, Sporting!”