Tinha 20 anos quando saiu do Salgueiros para o Sporting. A realidade de Lisboa era muito diferente?
Na altura foi uma mudança grande porque toda a vida vivi no Porto e quase sempre com os meus pais. A dimensão da cidade do Porto e a forma de estar, de conviver das pessoas era diferente. Estranhei sobretudo a velocidade e a dimensão. Não havia aquele sitio onde toda a gente se encontrava, não tinha amigos, tinha um ou outro conhecido. Uma nova realidade. As pessoas quase não se falam, vivi num prédio onde raramente encontrava os vizinhos.
Foi difícil a adaptação?
Eu estava muito focado na profissão. Era um desafio muito grande, não se comparava a dimensão do Salgueiros e a do Sporting. Queria que as coisas corressem bem e queria adaptar-me o mais rápido possível. Comecei logo a criar relações com os colegas de equipa que são os primeiros com quem temos alguma proximidade.
Quem foram os primeiros com quem criou mais laços?
Na altura foi com o Pedrosa, que veio comigo do Salgueiros, e com o Nelson, que já estava no Sporting mas que também tinha vindo do Salgueiros.
O que foi mais positivo nessa mudança?
Profissionalmente foi tudo bastante positivo porque ambicionava chegar a um clube com a dimensão do Sporting.
E de negativo?
Lembro-me que na primeira noite em que cheguei tive um episódio chato. Ainda não tinha começado a época e fui ao concerto do Bryan Adams no velho estádio de Alvalade mas houve um problema com o estacionamento. Uma pessoa do prédio em frente ao estádio deixou-me estacionar mas o policia não queria e ainda perdi uma parte do concerto por causa disso. Mas tudo se resolveu.
A primeira saída do país como jogador foi para a Real Sociedad. Aí o choque foi maior, ou não?
Na altura já estava casado, tinha acabado de nascer a minha filha Leonor. Foi uma mudança para o País Basco, nem digo para Espanha, mas sim para um país extraordinário que é o país basco. Eles faziam questão de lembrar-me isso. Foi uma mudança grande, mas gostei muito de lá estar.
A sua mulher foi logo consigo para Espanha?
Inicialmente fui só com o meu pai, porque ainda não tinha a situação contratual bem definida, estive a treinar e foi preciso esperar um pouco. E como a Leonor tinha acabado de nascer (já foi há 20 anos, já viu? Ela acabou de fazer 20 anos! O tempo passa a voar)… a Frederica só foi lá ter depois, com a Leonor, quando eu já tinha casa e as coisas estavam mais estabilizadas.
Quais foram as principais diferenças?
A nivel cultural e gastronómico não havia grandes diferenças, os espanhóis são muito parecidos connosco, até mais extrovertidos e comunicadores. San Sebastian é uma cidade bem mais pequena que Lisboa, mas giríssima, muito concentrada em dois ou três pontos. Gastronomicamente falando é o melhor sitio de Espanha e um dos melhores da Europa e do mundo. Chovia imenso. Foi a grande diferença. Lembro-me que dei uma entrevista onde disse isso e eles ficaram todos chateados comigo por ter refeirdo a chuva. Mas era verdade!
A sua mulher adaptou-se bem?
Lindamente. Era uma cidade muito calma durante o inverno, pouca vida tinha. Lembro-me que inaugurei o primeiro centro comercial. Na altura não havia nenhum ali nas redondezas. Tinhamos uma vida muito tranquila, vivíamos praticamente para a nossa filha, era a novidade no nosso casamento, estávamos deslumbrados e tudo girava muito à volta dela e do meu novo desafio profissional. Fechava tudo muito cedo, por isso também não tínhamos uma vida social muito ativa. Lembro-me de termos ido ao cinema e quando ouvimos o Robert Niro falar espanhol, porque eles dobram tudo, achamos um piadão. O nosso passatempo era conhecer os restaurantes porque realmente ali come-se muito bem.
Esteve em Espanha três anos e depois regressa ao Sporting, onde fica nove épocas. Mas termina a carreira de jogador do Standard de Liège. Por que foi para a Bélgica?
O meu sonho era ter terminado a carreira no Sporting. E não foi possível por diversas razões, não foi porque não tivesse vontade. Como não consegui concretizar esse sonho de ter uma festa de homenagem, uma despedida dos adeptos, também não queria acabar a carreira da forma como acabei no clube e portanto resolvi jogar mais um ano para terminar a carreira de outra forma.
Nunca lhe fizeram uma despedida no Sporting.
Infelizmente nunca tive. É uma mágoa que eu guardo, mas enfim, não se pode ter tudo na vida.
A adaptação a Liège correu bem?
No inicio nao foi fácil porque nem todos falavam inglês, falavam sobretudo francês e as minhas filhas não se identificavam com ninguém, nem com nada, tinham deixado as amigas cá. Mas com a minha mulher a ajudar elas lá se foram adaptando e criando amizades no colégio. Tínhamos lá alguns portugueses como o Sérgio Conceição, que também tinha levado a família, com quem nos juntávamos de vez em quando.
Quais as melhores recordações que tem dessa época?
Fizemos uma boa classificação, ficamos em 3º lugar, fomos à final da Taça da Bélgica. Desportivamente acabou por correr relativamente bem, apesar de ter estado lesionado algum tempo no pé. As pessoas foram super simpáticas, no clube também. Lembro-me que no meu último jogo, meu e de um croata, o Milan Rapaic, colocaram uma faixa enorme a dizer, em francês, “Obrigado Sá Pinto e Milan”. Foi simpático, um reconhecimento engraçado.
Vem para Portugal e torna-se diretor do futebol do Sporting. Gostou da experiência?
Gostei, correu lindamente. Eu fazia a gestão do futebol profissional, estava logo abaixo do presidente. Foi fácil.
Quando terminou os quatro níveis do curso de treinador?
Por volta de 2010, pouco antes de tornar-me treinador profissional. Fui treinador adjunto do Pedro Caixinha com o terceiro nível; ele tinha sido meu treinador no Sporting, convidou-me para ir para Leiria colaborar com ele e fui. Fiquei a viver em Leiria, mas a minha mulher e filhas ficaram em Cascais.
São experiências muito diferentes estar no Sporting como jogador e depois como treinador?
São responsabilidades diferentes, ambas com grande responsabilidade. Ser treinador acaba por ser mais desgastante por causa da gestão da equipa. Falar individualmente com os jogadores, estar atento a todos os pormenores, para que nada falhe. Como jogador é mais exigente fisicamente e temos de nos preocupar com o nosso rendimento e em não defraudar a equipa. A responsabilidade de treinador é a de gerir uma equipa de futebol com tudo o que isso obriga, a parte do departamento médico, de comunicação, de scouting, etc.
O que é mais difícil de gerir? O que sai cá para fora, nos media, o balneário?
Gerir o que sai cá para fora é incontrolável, infelizmente. O que me deixava mais revoltado e triste era quando saíam cá para fora noticias de foro interno. Infelizmente não conseguimos controlar essa parte, é muito dificil. Outra coisa difícil é a gestão de recursos humanos porque cada jogador é um mundo, com educações diferentes, maneiras de estar diferentes, culturalmente diferentes, etc.
entrevista publicada no jornal Expresso (continua aqui)
25 Junho, 2017 at 22:51
“Foi Fácil!” ???
Porque não contávamos para nada!
25 Junho, 2017 at 23:01
Director desportivo?
25 Junho, 2017 at 23:09
Pois. Chegou a enfiar umas lamparinas no liedson.
Era uma posição na estrutura que na minha opinião melhor assenta ao Sá.
25 Junho, 2017 at 23:07
Fazem falta pessoas como o Sá Pinto no Sporting, tanto dentro de campo como fora dele.
Mas o futebol hoje em dia é outro, já não á aquela “mística”, temos que nos adaptar ás circunstâncias.
Penso que a fase de Diretor Desportivo já passou, para o Sá Pinto, neste momento e bem, está a tentar estabilizar-se como treinador principal, para a época que ai vem ,abraça o projecto mais ambicioso da carreira, desde que deixou o Sporting, ao treinar o Sta. Liege da Bélgica.
Boa Sorte!
25 Junho, 2017 at 23:11
Há aguns jogadores do Sporting que merecem a devida homenagem. O Sá Pinto é um grande leão. Entendo a sua frustração.
25 Junho, 2017 at 23:25
gostava que se fizesse um jogo de homenagem a Sá Pinto, sería merecido, este foi daqueles que chorou de cabeça perdida por uma eliminação em Viena, estava a ver que ele em desespero ainda agredia algum adversário.
Grande Sá Pinto
25 Junho, 2017 at 23:32
sem contar com as “pingas” que deu no Rui Água e no Artur Jorge
25 Junho, 2017 at 23:38
O Sá Pinto deveria ser uma lenda no Sporting. E obrigatóriamente deveria estar no clube. Como Director Desportivo ou Manager, uma espécie de Ponte entre treinador e presidente.
Mas nos temos este belo hábito de malhar nos nossos…
PS: o Porto tem lá o Rui Barros, o Folha, o Paulinho Santos… O Benfica tem o Rui Costa e mais uns quantos (?). Nós temos o Nelson e mais ninguém. Claramente Sá Pinto seria uma mais valia.
25 Junho, 2017 at 23:39
Eu acho que neste momento ao Sá só lhe interessa ser treinador.
26 Junho, 2017 at 12:58
Também me parece que seja essa a vontade dele e ainda não descarto um possível regresso ao Sporting nessa função.
25 Junho, 2017 at 23:41
Refereste apenas na estrutura da equipa A?
É que o SCP tem o Virgílio, o Manel…
26 Junho, 2017 at 16:22
Sim, falo da Equipa A.
26 Junho, 2017 at 11:36
Errado, Mr. Robson, temos o Manel Fernandes, temos o Aurélio Pereira, temos o Beto que, ainda joga mas, também temos o Eng.º Gilberto, O Carlos Lopes, O Fernando Fernandes e tantos outros que, o melhor é reflectirmos antes de desatarmos a atirar pedras para cima do nosso telhado! Já bastam as pedras que os nossos inimigos nos atiram. Não precisamos de, mesmo que inconscientemente, alinhar nas pedradas deles.
Aquilo que eu gostava de ver aqui na tasca é a criação de um movimento de sócios que juntasse o maior número possível entre os tasqueiros para solicitarmos ao Conselho Fiscal e Disciplinar a instauração de processos disciplinares, com o intuito de apurar elencar os factos e acções desenvolvidas para prejudicar o Sporting e sujar a reputação do Presidente, bem como aqueles que revelam colaboração de dirigentes nossos e ex-dirigentes, com o asco que é o slb, por quatro snhores identificados pelo Presidente, durante o seu recente discurso na última Assembleia Geral do Sporting.
Confirmando-se esses factos solicitar ao CFeD a aplicação dos regulamentos constantes dos nossos estatutos e correr com eles de associados do Sporting, aplicando-lhes simultâneamente as multas pecuniárias que para o efeito estejam previstas.
Dias da Cunha e Meneses Rodrigues, um antigo Presidente do Sporting que não reconhece a sua própria senilidade e outro que é seu cão de fila e escravo Africano, almoçam regularmente com o Ladrão Arguído-Luís montando e engendrando um verdadeiro “Complot contra o Sporting”.
Os outros dois FDP por acções difamatórias da reputação do Presidente Bruno de Carvalho e, consequentemente, do Sporting Clube de Portugal.
Estes nossos inimigos têm de ser enviados de volta ao SLB de onde são obviamente oriundos e do qual constituem, no Sporting, parte relevante de uma “Quinta Coluna” invisível a cujas acções futuras, pois não vai parar por aqui, há outros FDP no nosso seio, teremos de estar especialmente atentos.
25 Junho, 2017 at 23:39
É convidar o liege para um jogo e homenagear o Sá.
Não compensa a falha mas minimiza
25 Junho, 2017 at 23:47
Off topic:
Entretanto a câmara de Lisboa já limpou a escultura da rotunda.
Livre dos outros abutres
25 Junho, 2017 at 23:54
A CML é que veio limpar!???!! Hummm
26 Junho, 2017 at 8:14
A carrinha e a farda dos homens era a rigor
26 Junho, 2017 at 8:16
Acho bem que tenha limpo.
Agora que mande a continha para os FDP pagarem.
Nada de imputar o custo ao Sporting.
26 Junho, 2017 at 8:41
Era o que faltava sermos nós a pagar!
26 Junho, 2017 at 9:47
Pois eu não deixava limpar!
Tal como disse ontem punha era la um Placard enorme com o seguinte dizer:
“Acto de vandalismo praticado por adeptos do Sport Lisboa”
Foram lá a correr limpar não foi por ser a estátua do Leão!
Foi para não termos a oportunidade de queimar o Lampião!
PS:e dpois anida temos o facto que o JVL anunciou!
SL
26 Junho, 2017 at 12:49
Mas olha que a rapaziada já reagiu.
O “monumento” na rotunda do cospe lampião já temos a resposta.
E para quem estiver interessado, a estatua do ex-melhor jogador tuga de todos os tempos está neste momento com uma price-tag de 250 EUR, e o valor até pode vir a subir nos proximos dias.
26 Junho, 2017 at 9:48
A Estátua está na via pública, logo a sua manutenção é da responsabilidade dos serviços camarários. Parece-me correcto. Para nós, Leões, tem um significado especial, mas do ponto de vista da gestão municipal é uma obra de arte cuja manutenção é da sua responsabilidade. Estou correcto? SL
26 Junho, 2017 at 11:41
Parece-me absolutamente correcto. Os pinta paredes devem fazer parte do grupo de cobardes que atacaram Jaime Marta Soares e assassinaram o Marco Ficcini.
A única resposta possível é a de juntarmos mais esta ao processo das claques ilegais e nem lhes passarmos outro cartuxo.
25 Junho, 2017 at 23:50
ALLEZ SÁ PINTO, ALLEZ
ALLEZ SÁ PINTO, ALLEZ
26 Junho, 2017 at 0:02
O Sá Pinto é possivelmente o jogador que mais gostei do Sporting! Ele sempre representou tudo o que eu queria ver. Qualidade, classe, paixão e raça! Como director desportivo devo ter sido dos poucos que defendi que ele tinha razão contra o Liedson. Já na altura não ia muito à bola com o caráter do Liedson e entre ele e o Sá Pinto escolheria sempre o Sá Pinto! Ele optou por sair por defender os adeptos do Sporting…
Ainda voltou como treinador. Nos juniores bom trabalho (com uma super equipa) nos seniores também mas ainda não era tempo. Foi utilizado mais pelo amor que os adeptos têm por ele do que uma aposta por convicção (queriam mandar o Domingos embora quando ele ainda tinha muitos adeptos do seu lado e foi a saída que encontraram).
Eu adorava ver o Sá no Sporting. Talvez no lugar do Otávio. Mas neste momento penso que ele escolheu outro rumo e não vejo o Sporting também com vontade disso por isso a única coisa que desejo ardentemente é que tenha toda a sorte do mundo.
Com o Sá Pinto será sempre um até já! Ele voltará quando for oportuno! É um de nós, um dos melhores! Quando voltar será recebido como merece…em grande!
26 Junho, 2017 at 0:24
Somos dois.
Depois dos episódios das férias de natal que nunca terminavam, aquele amarelo propositado contra o Guimarães, para poder descansar para a final da UEFA e que o levou falhar o malfadado jogo na Luz, passei a detestar o levezinho. Os anos seguintes vieram a dar-me razão. Hipotecou o respeito dos adeptos por 6 meses de ordenado no ladrão. Puta barata.
Houve um ano em que colocaram o Moutinho e o Liedson nas Gameboxes. Escrevi indignado para o serviço do sócio, ou cliente como gostavam de dizer na altura, que se eu guardasse os cartões religiosamente e, passados alguns anos, qualquer um desses jogadores estivesse no rival, o que seria suposto pensar?! Eu ia ver o Sporting, não jogador A, B ou C. Felizmente, mudaram no ano seguinte, mas não foram precisos muitos anos para se confirmar que tinha sido um erro. Surpreso, mas muito satisfeito de ver o Peyroteo como figura da minha Gamebox para o ano.
Com o Sá nada disto seria possível acontecer.
Coração de leão, conquistou-me logo no 1º jogo, em faro quando marcou e festejou junto a nós na rede. Foi identificação mútua. Jogador e massa associativa.
Mas não era só raça e bravura.
Tinha força, mudança de velocidade, técnica, instinto goleador e inteligência de jogo. Na parte final da carreira, já bastante debilitado fisicamente, evoluiu o seu jogo, porque era um jogador muito inteligente. fazia o que tinha de fazer da forma mais simples.
Não foi o melhor jogador que vi a jogar com a listada vestida. Mas se um dia tivesse jogado no Sporting, tê-lo-ia feito como o Sá.
Sporting Sempre!
26 Junho, 2017 at 9:03
🙂
Muito bom
Só não me move nada contra o liedson.
Teve carinho, correspondeu com golos.
Teve maus comportamentos, faltou tau tau.
De resto a mim dói-me é meninos da formação.
Não foi o primeiro nem será o último profissional a vestir a camisola do SCP e doutro grande.
E poucos tiveram direito a esta animosidade.
O ódio ao levezinho só surge porque havia muito amor, apesar das birras.
Não vejo uma afronta a ida aos porcos.
Mas perdeu o lugarzinho mais brilhante, reservado para aqueles que SO vestiram a nossa listada (na tugalandia).
Quanto ao comportamento do liedson o que faltou foi tomates na estrutura.
Imagino que como o liedson era o abono de família, vamos lá não afrontar o menino….. Enfim frouxos.
Apanhou o Sá que de frouxo ,nada.
Faltou ao Sá apoio da estrutura.
26 Junho, 2017 at 8:57
+1
26 Junho, 2017 at 11:42
+1
26 Junho, 2017 at 0:19
Grande Sá Pinto.
Por curiosidade, já repararam que ganhámos mais títulos do que o carnide no hóquei, ganhámos aquela espécie de taça da liga em Coimbra, enquanto eles não ganharam nada….aliás, ganharam o título de calimeros
26 Junho, 2017 at 11:42
Esse já é deles desde a Fundação em Março de 1908!
26 Junho, 2017 at 0:30
O meu jogador preferido de sempre do SCP.
A unica camsiola que tenho com nome é dele e tenho quase a certeza que será a única. É a minha homenagem a ele.
Espero que volte um dia, é um dos nossos. Aquela saída de campo no estadio da luz é inesquecivel.
Boa sorte, Sá. Até já.
26 Junho, 2017 at 1:21
Marcos Acuña deja Racing y se va al Sporting de Lisboa
http://tn.com.ar/deportes/esencial/marcos-acuna-se-va-al-sporting-de-lisboa_802077
26 Junho, 2017 at 1:25
Não sou dos que acha que o Sá tenha que estar obrigatoriamente ligado ao Sporting e percebo se quiser fazer carreira de treinador. Mas creio que, tal como encaixá-lo numa função, dentro do Sporting, para a qual não está talhado, como foi a de Director Desportivo, não é solução, também não o é a sua tentativa de ser treinador principal.
Vejo-o antes como o substituto ideal do Octávio. Viu-se no ano em que treinou que a valência dele é ser um “bicho de balneário” e é disso que precisamos. Deveria acompanhar sempre a equipa, como delegado. Nas alturas em que não há táctica que valha é ele que tem que gritar com o pessoal. Aos meninos que não metem o pé é ele que os tem que agarrar pelos colarinhos. Quando for preciso ir ao urban buscar alguém pelos tomatinhos. Quando for preciso dar uns gritos aos bois do apito, quando for preciso sair do balneário sem medo, para exemplo…
Resumindo, dava-se o cargo de delegado, um psicólogo e 5 gorilas para ajudantes.
26 Junho, 2017 at 9:04
🙂
Isto.
Mas o Sá quer treinar.
26 Junho, 2017 at 2:55
Ricardo Coração de Leão!
26 Junho, 2017 at 3:23
Saudades do grande Ricardo Coração de Leão! Que se fodam Figos e Ronaldos e outros que tiveram 10 minutos no clube, este sim, é um dos que mereciam, ser SEMPRE relembrados e homenageados pelo clube e pelos adeptos!
26 Junho, 2017 at 7:23
Grande Sá.
Gajos destes devem estar no clube. Posições não faltam, caso contrário invente-se uma.
Óbviamente, a querer seguir carreira como treinador principal, dificilmente será no Sporting. Pelo menos para já.
Um gajo com coluna e com tomates.
26 Junho, 2017 at 9:05
Invente – se uma?
Tachista, pá!!!
26 Junho, 2017 at 11:33
Há gajos que o justificam, passe o sentido figurado da coisa.
26 Junho, 2017 at 16:19
Sim, claramente.
Dos ex jogadores recentes que deviam estar na estrutura do futebol :
– Sá
– Beto
26 Junho, 2017 at 8:13
Bom dia.
Apenas dizer que o papagaio que temos em casa há vinte anos exactos, oferta do meu pai ao meu filho, chama-se Sá Pinto…
Como jogador foi um símbolo, como treinador não guardo grandes recordações. Mas devia ser um dos nossos. Concordo com a opinião do Hadji.
26 Junho, 2017 at 8:15
Quanto ao lugar que poderia ocupar.
26 Junho, 2017 at 9:05
lembro me tão bem de estar com o meu avô quando anunciaram na Bola Branca que ele ia para o Sporting. Que saudades do meu avô…
Se ele não merece um despedida em condições então ninguém merece. Sá Pinto é o meu capitão.
26 Junho, 2017 at 11:35
Um abraço porque quem tem saudades do avo so pode ser boa gente!
Tambem acho que o Sa merecia uma despedida em condiçoes.
26 Junho, 2017 at 9:12
Temos gente duvidosa dentro do nosso clube, e estas pessoas de coração verde fora dele.
Ainda há tanto para fazer.
PS: Usei a expressão “estas pessoas” pois gostei também de ler a entrevista do Iordanov que aqui publicaram ontem. Outro Leão ao qual eu pagava a passagem para o ver cá!
26 Junho, 2017 at 9:25
Bruno Fernandes oficial?
Estava vestido de verde e branco numa capa de jornal qualquer…
26 Junho, 2017 at 9:27
photoshop meu caro….
Mas tudo indica que está para breve a verdadeira foto…..
26 Junho, 2017 at 9:35
O Sporting podia organizar todos os anos um jogo de preparação (na pré-época) contra uma equipa composta por antigos jogadores. Seria um dia de festa para estes e para os adeptos. E uma forma bonita de reforçar a mística leonina e de influenciar positivamente os putos que têm a oportunidade e previlégio de actualmente representarem este grande clube!
26 Junho, 2017 at 9:40
OFF
“Castaignos, Douglas, Marvin e Schelotto não foram vistos, esta manhã, na chegada do plantel do Sporting à Academia, onde Jorge Jesus orienta o primeiro treino da pré-época.”
Será que teremos Mama Baldé como alternativa a Piccini?
26 Junho, 2017 at 9:41
Nome do Schelotto nessa “lista” deixou-me surpreendido….
26 Junho, 2017 at 9:52
Tar lá o Schelotto ou não estar é igual
26 Junho, 2017 at 10:35
Só compreendo essa tua atitude se o rapaz te meteu os cornos com a mulher dele.
Caso contrário vai tomar os comprimidos caralho!
26 Junho, 2017 at 10:37
https://thumb1.shutterstock.com/display_pic_with_logo/436114/551806330/stock-vector-epic-fail-stamp-sticker-seal-round-grunge-vintage-ribbon-epic-fail-sign-551806330.jpg
26 Junho, 2017 at 11:11
Foi o que o Zupo te fez para 5 minutos depois de ser despedido tu dizeres mal dele?
26 Junho, 2017 at 11:26
Fdx Tadeu nem para mandar bocas serves crlh
26 Junho, 2017 at 11:37
Oh Tadeu, arranja-me so um bocadinho para experimentar.
26 Junho, 2017 at 11:35
Não concordo, Bruno.
Não estar é bom sinal.
26 Junho, 2017 at 12:05
Eu não disse que não era bom sinal. Disse que tar ou não estar é igual. Basta ver em campo, tar lá ou não é igual.
Para mim, é uma noticia espectacular, espero que seja vendido o mais rapido possivel.
26 Junho, 2017 at 10:07
“Será que teremos Mama Baldé como alternativa a Piccini?”
Não me importava nada.
26 Junho, 2017 at 10:09
Era bom que o Riquicho recuperasse tempo e espaço perdidos após aquela lesão. Fezada.
26 Junho, 2017 at 10:23
O Riquicho antes daquela maldita lesão já estava a pedir pelo menos uma oportunidade.
Mas a lesão atrasou muito as coisas…
26 Junho, 2017 at 9:42
Alguem sabe como esta o Alan Ruiz? Ainda a recuperar? Já a 100%?
26 Junho, 2017 at 9:48
Pela foto que vi dele (penso que é do seu regresso a Portugal), não me parece pesado. Parece-me em boas condições fisicas.
26 Junho, 2017 at 10:02
O Sá pode ser um grande Sportinguista, mas como jogador era mediano e nunca deu nada de especial ao Sporting para lá de nos deixar montes de vezes em inferioridade numérica por ser expulso parvamente.
É daquelas paixões dos adeptos que nunca percebi.
Eu também posso ir lá para dentro correr feito parvo até à exaustão mas vou acrescentar 0. O Sá não acrescentava 0 mas também não fazia à diferença.
Foi contemporâneo de outro que esse sim dava algo extra à equipa e sempre foi mal amado Pedro Barbosa (o melhor jogador depois do Balakov a jogar várias épocas seguidas no SCP) mas como o adepto comum só vê correrias era um mal amado.
26 Junho, 2017 at 10:08
Não te vou responder….mas prepara-te que alguem ha de ter dar a resposta que mereces….
http://videos.sapo.pt/1pbJIyUh8Go0f06rtNrt?ap=from_play
26 Junho, 2017 at 11:09
Melhor exemplo possível. Um grande adepto a festejar (um penalti bem mal marcadinho)
26 Junho, 2017 at 14:13
Dass Amaral….acordaste mal disposto!
26 Junho, 2017 at 10:15
Amaral, epa isso não se diz nem a brincar. O Sá Pinto era um excelente jogador. Tinha raça, verdade, mas também tinha pés. Não era top mundial nem europeu, mas deu-nos praticamente a sua carreira toda. Isso merece respeito.
Onde é que o Pedro Barbosa foi um mal amado? Porque todos sabiam que podia dar mt mais e não dava?
26 Junho, 2017 at 10:18
O Barbosa tinha mais talento, nem discuto isso. Mas o Sá Pinto fez a diferença em épocas onde não abundava talento no plantel. Era um 2º avançado muito rápido, até ter joelhos, bem mais completo que o Jusko ou o Iordanov. Ao contrário do Barbosa, corria 90 minutos, o que também dá jeito. Fora do campo, também nunca vi o Sá Pinto ressabiado com o Sporting, ao contrário do Barbosa. Isso chama-se Sportinguismo.
26 Junho, 2017 at 10:36
Calma Malta, leram o que eu disse?
Era um jogador médio/bom para o nosso campeonato, com lugar no SCP. E Sportinguista disso não duvido. Na sua carreira no SCP não lhe tenho nada a apontar à excepção de várias expulsões evitáveis. Não é sobre isso a minha opinião.
Agora daí a ser uma referência como jogador, na minha opinião não o é! Nem contribuiu com nada de relevante para a história do SCP (títulos).
Pode sê-lo como adepto aí concordo, como jogador longe disso.
Dai não perceber esta idolatria ( a não ser como exemplo de Sportinguismo mas aí temos felizmente vários como o Paulinho ou o Vítor que agora partiu). Também não percebo para quê tê-lo no SCP só por isso quando não demonstrou competência em nenhuma função.
Nem nos 50 melhores jogadores do SCP está, até na equipa de hoje há pelo menos 3 (William, Adrien e Gelson) bem melhores que ele.
Dei o exemplo do Pedro Barbosa por exemplo com quem fomos campeões e fez várias épocas ao nosso serviço e tinha um nível bem superior.
26 Junho, 2017 at 12:59
O Sá não contribuiu para titulos? Tendo em conta que muito poucos jogadores foram campeões pelo Sporting nas ultimas decadas, ele esteve num campeonato e em 2 tacas….
Noutros clubes isso seria pouco, porque há jogadores que já são contratados apenas para colocarem o nome no titulo, mas no Sporting os campeões são pessoas a serio.
26 Junho, 2017 at 14:05
Jogou 10 jogos num campeonato é verdade “mea culpa”. Enfim eu tenho uma embirração com esta adoração ao Sá Pinto, confesso. Não acho que tenha feito nada que o torne num simbolo do SCP e já agora nem o Barbosa (foi só um exemplo de um de vários jogadores que para mim são tão simbolos do SCP como o Sá em rigor qualuer jogador que tenha jogado vários anos no SCP).
26 Junho, 2017 at 13:07
Lemos, tu é que não leste o que escreveste 🙂
26 Junho, 2017 at 10:27
Amaral,
Apesar de não ser tão crítico quanto tu em relação ao Sá, concordo com o que dizes. Principalmente no que toca ao Pedro Barbosa.
26 Junho, 2017 at 10:59
O Barbosa apesar de craque sempre foi um filho da puta que só jogava a sério no último ano de contrato!
Mais lembram se do jogo contra o partizan em Belgrado com o boloni em que conseguimos inverter a desvantagem de 0-2 e depois o senhor Barbosa entrou ressaibiado por ter começado no banco e foi menos 1.
Perdemos a eliminatória!
Defender o cabrao do Barbosa é de uma falta de memória notável!
26 Junho, 2017 at 11:14
Eu também me lembro de uma entrevista do Sá Pinto onde ele diz que gostava de jogar no fcp.
Esperar que o Barbosa fosse um Martelinho é criminoso.
26 Junho, 2017 at 11:17
É normal que dissesse isso antes de chegar ao Sporting.
O Sá era portista.
E digo isto com base no que um colega de escola e amigo de infancia do Sá me disse.
É que esse colega do Sá é actualmente meu colega….
26 Junho, 2017 at 12:59
Não foi antes de chegar ao SCP, foi quando estava na Real Sociedad.
26 Junho, 2017 at 16:35
Isso é mentira.
26 Junho, 2017 at 17:13
Vai pró caralho. Até podes dizer que estou enganado mas chamar-me mentiroso não te admito.
26 Junho, 2017 at 11:43
Que estupidez jvl que estupidez.
Às vezes nem sei que dizer…
Martelinho?
Mas leu o que eu escrevi?
Ter uma atitude profissional e brio é ser como o martelinho?
26 Junho, 2017 at 12:58
Estupidez é vires falar como se eu estivesse a defender o Barbosa numa hipotética “luta” contra o Sá Pinto.
Eu prefiro o jogador Pedro Barbosa ao jogador Sá Pinto. Gosto muito de ambos mas prefiro o Barbosa. Percebes agora?
O que eu vejo muita gente criticar ao Barbosa, é que ele não corria. Daí a menção a esse “grande” jogador, de seu nome Martelinho. O Barbosa NÃO tinha que correr, outros sim.
Espero que agora seja mais perceptível o que pretendi dizer.
26 Junho, 2017 at 10:27
É tua opinião e por isso é respeitável como a opinião de qualquer um de Nós.
Sá Pinto podia não ser Top…. mas nem todos podem ser Top’s….
Oceano também não era “nada do outro mundo”…. mas tinha garra e numa equipa também fazem falta jogadores destes!
Falares em Barbosa no mesmo post em que escreves o que escreves do Sá estás-te a meter a jeito para umas respostas “idiotas”…
Quanto ao Sportinguismo do Sá…. não faço a minima ideia se é Sportinguista ou não… e sinceramente “não quero saber”. Sei é que enquanto esteve ao serviço do nosso Clube defendeu sempre o Emblema como se fosse uma 2ª pele…. e isso é o que eu quero de Todos os profissionais ao serviço do Sporting.
—————–
Barbosa era classe pura! Era outro “nivel” de jogador!
Misturar a avaliação do jogador com base na postura “pós-jogador” não faz absolutamente sentido nenhum.
26 Junho, 2017 at 11:03
Fodass quem nos dera ter um Sá Pinto agora como segundo ponta!
Não era top? Não tivesse ele fodido os joelhos e havias de ver.
Defendia atacava era rápido e imprevisível. Com muita técnica e agilidade.
Vocês só se lembram é dele já com 3 operações ao joelho…
Antes de malhar no Artur Jorge jogava para caralho.
26 Junho, 2017 at 13:15
Ele estava a jogar muito bem e ninguém percebeu, inclusive o Sá, porque é que Artur lampião não o convocou para a selecção.
Eu estava em Alvalade nesse jogo, salvo erro contra o Guimarães, em que no final o SP foi directo para o jamor dar umas “pingas” ao porco lampião, pelo caminho aviou outro lampião, rui águas. Creio que o aj disse que não o convocava por razões extra futebol.
26 Junho, 2017 at 10:34
O adepto vê dedicação a tempo inteiro…não apenas no ultimo ano de contrato. Eu tenho respeito pelo P. Barbosa e como jogador adorava quando estava ligado. Mas quando não estava ligado era muito mau. E passava muito tempo mesmo desligado. É normal que nestes casos seja um amado e mal amado que é o que se passa com o P. Barbosa. Mesmo a dinâmica que o Sá Pinto sempre deu ao jogo. São jogadores diferentes mas para mim dêem-me sempre o Sá Pinto. Eu para mim, o Barbosa só passou a ser um gajo de quem não gosto desde que se tornou comentador e me dá uns vómitos de o ouvir (até ter mesmo deixado de ouvir). Mas quando era jogador não tinha relação amor ódio…ainda me lembro de o ver no aquecimento e de apostar com o meu pessoal se era dia de Barbosa…
E não estou certo que tenha sido expulso menos vezes que o Sá Pinto…ele apertava bem com os árbitros…
26 Junho, 2017 at 10:47
Essa é verdade o Barbosa também teve algumas expulsões de paragens cerebrais!
Não acho que só jogasse nos últimos anos de contrato.
Era em muitos aspectos um jogador à frente do seu tempo. Pensava muito o jogo e procurava sempre a melhor solução (que muitas vezes não é a mais fácil) o que levava a algumas perdas de bola com que a malta desesperava.
Faz lembrar o que ainda acontece por vezes no UK onde o jogador que pensa e que toma a melhor decisão ainda é por vezes assobiado (porque por mais difícil nem sempre correr bem) em deternimento do que faz uma correria ou despeja uma bola para a área com 10% de possibilidade de dar em alguma coisa.
Mas até aí as coisas já estão a mudar.
26 Junho, 2017 at 11:20
Quando era o dia de Barbosa era assim…
Quando não era dia de Barbosa até a bola por baixo do pé lhe passava…para além de marcar com os olhos “Olha…aquele gajo…vai com uma pressa direito ao Rui Jorge…”. Remates para a linha de fundo, bola para o Barbosa tinha de ser para o pé e…e…
O Barbosa foi o primeiro gajo a quem por vezes assentava que nem uma luva meter uns bolsos nos calções para meter as mãos. A vantagem é que ele nesses jogos tomava sempre a melhor decisão. Mais valia não correr para recuperar ou apanhar a bola para depois fazer merda do que ficar a olhar e não se cansar com isso…
O falso falso lento…há falsos lentos e a forma lenta como ele se mexia parecia que ele era um falso lento…mas quando vias com atenção…não…era mesmo lento. A não ser em dia de Barbosa em que a velocidade de execução compensava a lentidão em geral. Aí sim ele fazia maravilhas.
26 Junho, 2017 at 10:36
FDS o comentário do ano para mim, O Sá nunca deu nada e o Barbosa era o maior, o Barbosa era um grande jogador que tinha possibilidades de jogar num clube como o Milan ou Barcelona se mas se joga-se todos os anos de forma igual como jogava no ultimo ano de contrato.
E mais ou menos a mesma coisa como, O BC não serve para presidente, quem é bom é o PMR.
26 Junho, 2017 at 10:38
Calma Malta, leram o que eu disse?
Era um jogador médio/bom para o nosso campeonato, com lugar no SCP. E Sportinguista disso não duvido. Na sua carreira no SCP não lhe tenho nada a apontar à excepção de várias expulsões evitáveis. Não é sobre isso a minha opinião.
Agora daí a ser uma referência como jogador, na minha opinião não o é! Nem contribuiu com nada de relevante para a história do SCP (títulos).
Pode sê-lo como adepto aí concordo, como jogador longe disso.
Dai não perceber esta idolatria ( a não ser como exemplo de Sportinguismo mas aí temos felizmente vários como o Paulinho ou o Vítor que agora partiu). Também não percebo para quê tê-lo no SCP só por isso quando não demonstrou competência em nenhuma função.
Nem nos 50 melhores jogadores do SCP está, até na equipa de hoje há pelo menos 3 (William, Adrien e Gelson) bem melhores que ele.
Dei o exemplo do Pedro Barbosa por exemplo com quem fomos campeões e fez várias épocas ao nosso serviço e tinha um nível bem superior.
26 Junho, 2017 at 11:18
Pondo as coisas de outra maneira, já que o nome do Barbosa veio à baila, quem preferias ter na equipa para atacar a época, o Sá ou o Barbosa?
26 Junho, 2017 at 11:36
O Barbosa. As qualidades dele são mais raras no plantel actual que as do Sá!
26 Junho, 2017 at 12:11
Eu percebo o que dizes, mas não te esqueças que essas qualidades só vinham ao de cima quando lhe apetecia.
eu por mim, prefiro um jogador inferior mas que dá tudo o que tem em todos os jogos
26 Junho, 2017 at 14:20
Esquecendo o Sá e o Barbosa porque há aspectos deles que não me recordo (porque na altura o meu entendimento do jogo era muito mais rudimentar do que agora) e que definem, e muito, a qualidade de um jogador, como a movimentação sem bola tanto ofensiva como defensiva.
Em geral o jogador superior aproxima sempre mais a equipa do sucesso. A questão é definir o que é o jogador superior. As movimentações sem bola, a concentração fazem parte da qualidade. Agora o dar tudo não propriamente. Correr sem critério, disputar cada bola sem critério não aproxima a equipa do sucesso. Menos é mais, é ver o que correm ( ou o que parecem correr) Kroos, Modric, Iniesta etc. No entanto estão sempre ligados ao jogo colocam-se sempre dentro do jogo, intervêm quando têm de intervir etc. Se Sá era superior nisto então ai poderia concordar contigo. Mas a ideia que tenho é de um jogador que vai sempre morder, mesmo que isso desiquilibre a equipa ou abra uma auto-estrada nas costa da linha. E isso não só é inútil como prejudicial, a ideia que tenho do Sá é que teria sido melhor jogador com menos dessa raça que o fazia “dispersar-se” em campo.
26 Junho, 2017 at 12:07
Barbosa
26 Junho, 2017 at 14:10
Por acaso olha que tenho dúvidas, mas deve ser fruto da época passada.
Talento há muito, já atitude e Sportinguismo…
26 Junho, 2017 at 14:14
“Talento há muito, já atitude e Sportinguismo…”
Tipo quem?
26 Junho, 2017 at 14:28
Talento não há neste plantel? Porra, Maria…
Sportinguismo ao nível do Sá, tive saudades na época passada em 80% dos jogos.
26 Junho, 2017 at 14:30
Por isso perguntei.
Quem dos talentos que lá temos não demonstrou Sportinguismo a época passada?
26 Junho, 2017 at 14:36
Eu não ponho as coisas ao nível de dedicação ou paixão pelo clube. Apenas na raça no que metem em campo…o Sá Pinto seria o Sá Pinto jogasse onde jogasse…
Não acho que o problema no ano passado fosse falta de sportinguismo. Para mim foi mais aquela atitude de jogar com a faca nos dentes, de jogar cada bola como se fosse a última…como o Sá Pinto ou o Slimani…
26 Junho, 2017 at 14:25
Pois vê a minha resposta acima. A atitute tem muito que se lhe diga. Para mim atitude é só ter a disponibilidade (que nem todos têm) de a cada momento e se necessário dar dois ou três passos para se colocar na situação de jogo e estar concentrado. Correr sem critério, pressionar sem critério, ir morder sempre o adversário etc. É mais prejudicial que outra coisa (queres dois exemplos paradigmáticos: Schelloto e para não ser todos do SCP o Samaris) e é muitas vezes aplaudido e interpretado como atitute.
26 Junho, 2017 at 14:30
Não discuto o talento do Barbosa. Foda-se, que classe.
Sá era mais na raça.
Mas é destes dois fatores que se constróem grandes plantéis.
Ainda sou do tempo de ver Vidigal e Duscher nessas funções. Raça e talento. Deu campeonato.
26 Junho, 2017 at 14:31
Sobre schelloto, ninguém lhe pode apontar falta de atitude. O gajo deu sempre tudo.
O grande problema dele (foi nosso tb) é ter seguido esta profissão, onde um pouco de inteligência dá jeito.
26 Junho, 2017 at 14:26
Sá Pinto atrás do Bas Dost. Sem dúvida nenhuma…
Qualidade técnica na zona em que joga o P. Barbosa tem a nossa equipa. Com Ruiz, Gelson, Matheus, Iuri, Geraldes…agora qualidade no último terço, golo, velocidade e raça para 2 avançado está mais difícil. Tenho muito mais convicção que com um Sá Pinto faríamos bem diferente na época passada do que com um P. Barbosa…
26 Junho, 2017 at 10:47
existe uma lista de jogadores melhores que ele? sim, mas mediano acho um pouco redutor, o homem tinha boas qualidades e para além disso tinha garra, deixava a pele em campo e ajudava a puxar pela equipa.
Será que tinha lugar nesta equipa? Eu acho que sim
26 Junho, 2017 at 13:12
Nem um outro …
Mas se tivesse que escolher algum… seria sempre o Sá Pinto.
Sempre!!!
26 Junho, 2017 at 13:12
Prefiro um gajo que dá tudo a um sonso !!!
26 Junho, 2017 at 13:19
Tema muito interessante. E não é por representar a comparação entre 2 jogadores. Foram 2 grandes jogadores. Grandes, não bonzinhos e muito menos medianos. Isso já é insulto. Dois jogadores muito diferentes, mas com grande categoria, e nem um era só cérebro nem o outro só pernas. Mas acho eu que só um soube ser coração. E isso faz toda a diferença para mim em termos de peso histórico. A comparação Barbosa / Sá é mais que entre 2 jogadores, é entre 2 Sportings. E cada um se identifica com o Sporting que quer.
Para mim, Barbosa é o Sporting dos meninos bonitos, dos ídolos antes do clube, da côr dos calçoes e das peneiras. Da tal “classe” que torce a boca antes de falar.
O Sá é um Leão com a bandeira do Sporting entre as garras e que vai à luta com ela mesmo que tenha de arrastar-se com uma pata partida. Para mim o Sá tornou-se um símbolo eterno do Sporting que eu sinto, que eu quero.
O Barbosa nunca conseguiu passar a ser mais do que ele próprio e pôr o Leão acima dele. Não ponho em causa o seu profissionalismo nem sequer se sentia o clube ou não. Mas só havia Sporting para Barbosa quando Barbosa estava no centro das atenções. Com Sá havia sempre Sporting porque o Sporting estava sempre no centro das atenções dele.
Et puis c’est tout!
Curiosidade: penso que nenhum era originalmente sportinguista (ambos portistas), e ambos homes do norte caraigo!
26 Junho, 2017 at 14:57
A ideia não era comparar os dois joadores mas sim pensar se futebolisticamente o que aproxima a equipa das vitórias é aquilo que muitas vezes se percepciona como atitute. Eu defendo que não, um jogador tem de ter disponibilidade física para em cada instante se colocar na situação de jogo. Isto na maioria das vezes implica dar 2 ou 3 passos e não mais cada vez que a bola mexe. Deve ter também concentração e capacidade de ler o jogo para percer para onde dar esses passos. Há jogadores que se fartam de correr e acabam sem um pingo de energia e que trazem 0 ou jogo, ou pior desiquilibram a equipa e expoem-na. E muitas vezes ( esqueçam agora o Sá por uns instantes ) ou quase sempre são aplaudidos e dados com exemplos de raça.
26 Junho, 2017 at 14:21
“O Sá pode ser um grande Sportinguista, mas como jogador era mediano (…)”
Caro Amaral,
Antes de mais, o óbvio (via zerozero.pt):
– Ricardo Sá Pinto foi 46 vezes internacional pela Selecção Portuguesa (na altura da referida “Geração de Ouro do futebol Português”);
– 9 épocas no SCP, alinhando em 227 jogos.
Desde já me parece manifesto que não haverá assim tantos jogadores do nosso Clube com esses “números”…
Era Sá Pinto um “prodígio”? Não, não era. Assim como não eram jogadores como o Oceano e o Iordanov, por exemplo. Mas todos muitíssimo úteis ao SCP. Os chamados jogadores “complementares” (ou “role players”) que são imprescindíveis aos clubes, apesar de não terem a “técnica”/”maestria” de jogadores como Balakovs e Pedros Barbosas.
SL
26 Junho, 2017 at 14:38
A questão tem só a ver com a simbologia dele no SCP. É óvio que não é um jogador “qualquer” que joga 9 épocas no SCP e se já tivemos muitos melhores do que ele também já tivemos muitos piores. Para mim ele está no meio e não acho (especialmente no perido pos Espanha) que ele tenha sido nunca sequer um dos nossos jogadores mais influentes, daí não perceber o fascínio do pessoal. Quer dizer eu percebo só que acho que as qualidades que lhe apontam em muitos casos não ajudaram o SCP as vezes até o contrário. A raça e o querer toldaram-lhe muitas vezes as decisões em campo, nem sempre ir a todas é o que a equipa precisa. Se pusseres um 11 de 5 Oceanos (e atenção que há época em adorava o Oceano) a defender e 5 Sás a atacar e jogares contra o Nápoles do Sarri por exemplo és goleado!
26 Junho, 2017 at 16:33
Um corria o outro não.
Um dava tudo em campo, o outro dava tudo cada três anos.
Um sai do SCP e continua a comportar se como scpguista o outro mostra-se um tachista.
Ambos estiveram no SCP em funções de não atletas.
Um deixou saudade e é visto como um bom regresso. O outro não.
Continuas a não perceber?
27 Junho, 2017 at 10:13
Eu percebo perfeitamente, é um bom rapaz e “Sentiu” o Sporting.
Só acho é que as razões estão erradas e isso não chega para ele ser uma grande figura ou deixar “saudades”.
Não percebo tanta coisa pelo “dar tudo”. “Dar tudo” não serve de nada e se não for feito com qualidade, aliás o excesso de correria sem critério até atrapalha mais do que ajuda.
E em funções de não atletas o Sá foi incompetente em ambos os cargos.
26 Junho, 2017 at 10:04
O negocio Doumbia caiu de vez?
26 Junho, 2017 at 10:25
O Fener anunciou que estava a negociar com a Roma e que o acordo com o jogador estava alcançado.
Diria que sim, caíu…
26 Junho, 2017 at 10:28
E o coentrão caiu de vez ? 🙂
26 Junho, 2017 at 10:29
Se caiu, lesionou-se.
26 Junho, 2017 at 10:31
Esse esbardalhou-se todo. Mas ainda vem para o SCP. Preocupa-me que a demora na oficialização seja devido a algum jogador do SCP fazer o caminho contrário…
26 Junho, 2017 at 10:38
O Marvin não quer aceitar o Real, aposto.
26 Junho, 2017 at 10:42
O Marcelo já disse que rescinde se o Marvin for para lá. Não quer ser suplente.
26 Junho, 2017 at 10:45
Compreendo. Uma coisa é sentar o Coentrão, outra o Marvin.
Marvin is the best defender to ever exist, Roberto Carlos said. I can only bow to his grace and quality.
26 Junho, 2017 at 11:22
O pessoal fala mal do Marvin mas contra o Real esteve bem.
Confesso que gostava que ficasse no plantel, suplente de coentrao ou insua.
26 Junho, 2017 at 13:15
Cada vez que falam em Insua… só me lembro de gajos antigos como o Rui Jorge…
Gajos passados … ou ultrapassados.
26 Junho, 2017 at 10:07
Mama Baldé – aposta surpresa de JJ ?!?
SL
26 Junho, 2017 at 10:39
Pelo menos, ao que parece, nesta pre-época será assim. Vamos ver se convence o JJ. Eu acredito nele.
26 Junho, 2017 at 10:18
Caros tasqueiros
Que me dizem da contratação do Bruno Fernandes?
A sensação que tenho é que não é jogador para o Sporting, mas quem sou eu (que não percebo lá muito de futebol) para afirmar isso?
Os jogos que vi dele (Sub 21) não achei lá grande coisa, falta-lhe ali qualquer coisa para ser um grande jogador.
Ou será que não vou lá com a cara dele?
Bom, está no Sporting é o melhor jogador do mundo!!!
SL
26 Junho, 2017 at 10:25
É o patrão da selecção de sub-21….
É um jogador acima da media….
É Jovem…
Tem já experiencia….
Tem potencial….
Remata bem…
É uma excelente contratação
26 Junho, 2017 at 11:14
Por 9 milhões?
Para 8 ou 10?
Será que o Geraldes não faz o lugar 10 com categoria?
26 Junho, 2017 at 11:41
Conheço pouco o Bruno, mas parece-me pelo pouco que vi que será a melhor contratação até agora. Mas se é melhor que o Geraldes? Tenho muitas dúvidas embora Rui Jorge o tenha preferido ao Xico. Se for então tem muito potencial. Mas eu tenho a mesma questão. Tenho mesmo a certeza que o Xico não vai ser aproveitado potenciado e para mim está ali um João Mário 2.
No entanto acredito mais em retorno financeiro neste caso do que com muitos em que gastamos só 1milhão ou 2.
26 Junho, 2017 at 14:21
Nos sub-21 acho que o Geraldes seria o suplente do João Carvalho. Mais fantasista, mais adiantado. O B. Fernandes é melhor a vir de trás para a frente, o seu suplente era o RS. Um dos erros do RJ contra a Espanha foi tirar o BF do meio-campo e meter na frente a 10…rende metade ainda por cima substituído por outro que rende metade da metade que ele rendeu à frente…
Porque é que o RJ preferiu o J. Carvalho ao Geraldes o tempo todo é algo que me ultrapassa…
26 Junho, 2017 at 14:17
Eu acho que o B. Fernandes vem para interior ou médio Centro. O Geraldes para mim é interior ou 2 avançado. Cabem bem os 2 no mesmo plantel. O Geraldes é mais ofensivo e define melhor no último terço, o Bruno Fernandes é mais de vir de trás para a frente e de estar à entrada da área…
Quanto à composição do plantel só quando perceber como estão a pensar fazer consigo comentar…até lá é só especular sobre o que pode ou não ser pretendido.
26 Junho, 2017 at 10:25
Nos sub 21 ele tinha lá o lixo dos lampiões a atrapalhar-lhe… ele é muito bom jogador.
26 Junho, 2017 at 10:29
Do que conheço, é um belo jogador. Vamos ver se sempre vem e se lhe corre bem mas é a primeira aquisição que, caso aconteça, me entusiasma.
26 Junho, 2017 at 10:30
Já somos 2 a pensar o mesmo —-> “é a primeira aquisição que, caso aconteça, me entusiasma”
26 Junho, 2017 at 10:35
A cerveja que me deves pode ser paga na próxima época. O slmerda não compareceu na final4 😉
26 Junho, 2017 at 10:46
🙂
É na boa!
A gamebox vai ser renovada! Aliás tenho que pagar até dia 5 de Julho!
Bem sei que a carta da gamebox está escrita por alguem que pensa que se estás a dirigir a “lampiões”…. mas o Sporting está muito acima de qualquer funcionário… seja ele o gajo do marketing, o Presidente, o Capitão do futebol, o Porteiro, etc..!
26 Junho, 2017 at 11:46
3 meus manos
26 Junho, 2017 at 10:29
Eu diria que é melhor contratação do defeso em Portugal até agora.
E ando a pensar se será para vir jogar a 8 ou para jogar numa ala á la João Mário.
O Bruno é um excelente jogador, fantástico tacticamente (120 jogos em Itália dão essa estaleca), imenso potencial e uma coisa que nos tem faltado, não tem medo de rematar à baliza.
Para mim é uma excelente opção e ainda por cima pelos valores que se falam (9M€).
26 Junho, 2017 at 10:54
Vamos ver.
Dos jogos que o vi fazer nos sub 21, não achei um jogador que entre de caras no 11.
Mas confesso que tantos jogos em Itália…é porque tem valor certamente
26 Junho, 2017 at 11:07
As selecções valem o que valem…
Há jogadores que fazem sempre jogatanas na selecção e nos clubes, ao longo de um ano, não jogam um charuto.
Depois há o oposto.
Acho um bom investimento. Resta saber qual a posição que lhe está destinada. Se será o “novo” Adrien, se vai jogar como uma espécie de segundo avançado.
26 Junho, 2017 at 10:52
Bom jogador.
Singrou em Itália, não é fácil… Ou seja, tacticamente deve ter bons fundamentos.
Remata bem, progride bem com bola. Um dos sub-21 que parece fadado a uma carreira de alto nível.
Se vale hoje os 8M… provavelmente não, mas o Gelson não vale os 50, e não me surpreende se alguém os vier cá largar.
26 Junho, 2017 at 11:17
O gelson, se o semedo vale 50, vale pelo menos 80!!!;)
26 Junho, 2017 at 11:23
Por acaso…
Fosse o Semedo tão bom quanto pintam (na minha opinião é uma armadilha; quando for para um campeonato em que deixem usar o cabedal a sério, é comido a torto e a direito), se calhar até valeria tanto ou mais que o Gelson. Não há muitos laterais de grande qualidade por aí, portanto é normal que embora sofrendo a desvalorização de serem defesas, também sejam sobrevalorizados por serem uma “commodity” rara.
26 Junho, 2017 at 14:14
Belo jogador, excelente contratação.
26 Junho, 2017 at 10:32
Bom dia tasqueiros,
Acredito que vá levar porrada mas não vejo onde Sá Pinto possa fazer falta ao Sporting.
Como jogador dava o litro mas quantos melhores que ele já vimos de leão ao peito?
1999/2000 estava em Espanha, 2001/2002 jogou apenas 10 jogos por lesão, foi esta a participação dele nos 2 títulos do clube.
Querem na academia como exemplo alguém que agrediu selecionadores nacionais e jogadores do clube? Onde é que ficava depois o discurso de fair play e de desportivismo?
Querem a treinar o clube alguém que perde taças com a Académica? Se o homem quer treinar que seja longe de Alcochete.
Que seja muito feliz é o que lhe desejo enquanto ex jogador que suou a camisola.
26 Junho, 2017 at 10:46
Imaginem que o Jogador X era contrato exactamente nas mesma condições:
Conversa com um Benfiquista:
“Eu: Então pah?! Então…contrataram o jogador X?!
Ele: Viste?! Craque mesmo…
Eu: Não vi…mas conheces?!
Ele: Pah…vi uns vídeos…mas não engana! Pode demorar um bocadinho a pegar mas não engana!
Eu: Quanto é que é?!
Ele: Sei lá…dizem alguns 9 Milhões…mas daqui a 2 ou 3 anos é vendido por 40 Milhões! Craque mesmo! O Rui Costa nestas merdas não falha!”
Conversa com um Sportinguista:
“Eu: Então pah?! Então…contratamos o jogador X?!
Ele: herrr…pois…é caro!
Eu: mas é bom?!
Ele: Pah…dizem que sim…vamos ver…mas pelo preço é para render já! 9 Milhões…porra! Não há um miudo qualquer bem mais barato que faça melhor?!
Eu: Mas já o viste jogar?!
Ele: Eu não…pode ser e espero estar enganado…mas não não me entusiasma…”
Eu tive esta conversa nos últimos dias vezes sem conta de gajos que se falem. Gostava que os Sportinguistas fossem mais…tolerantes com as contratações. Certamente mais iriam resultar melhor. Não precisamos de ser como os lampiões mas uma tolerância e dar tempo e espaço aos jogadores era porreiro…
26 Junho, 2017 at 10:50
Tiago,
O Alan não teve tolerancia? O Markovic? O André? Os Sportinguistas são tolerantes, podem é ser mais desconfiados porque estão habituados a não terem dinheiro para torrar e a levarem com valentes barretes.
Ninguém desconfia de um Bas Dost, por exemplo. E podia ter corrido mal pois vinha substituir o Slimani.
26 Junho, 2017 at 11:23
Porra…tolerância?! O Alan Ruiz ao 3º jogo estava a ser assobiado. O Markovic acho que foi ao 2º jogo para aí…
O André nunca chegou ao 3º jogo quanto mais saber se seria assobiado depois disso…
26 Junho, 2017 at 13:04
O Markovic, assobiado ao 2 jogo?! O tal que foi ser esperado ao aeroporto? O André fez 15 jogos pelo SCP e não me lembro de ser assobiado mas possivelmente nos 2 últimos terá sido.
Quando oiço um gajo atrás de mim, há uns anos, dizer que achava que o Seba Ribas tinha uns pormenores interessantes, só mostra que se há coisa que nós temos, é tolerancia. Eu diria, como os espanhóis, ilusão.
26 Junho, 2017 at 10:53
é isso mesmo Tiago, aqui a desconfiança reina e ainda qualquer jogador não aterrou cá e já é criticado.
Se hoje viesse o CR28 ainda via alguém dizer que está velho e só cá vinha mamar a reforma.
Somos diferentes? sim, sem dúvida, mas isto serve para o bom e para o mau
#ElesSabemLá
26 Junho, 2017 at 11:17
Não é desconfiança, Mário. É uma opinião meramente futebolistica.
Eu acho que o Acuna NÃO tem qualidade para fazer a diferença neste plantel.
Vale o que vale. É claro que só o vi jogar no tube e é com base nisso que estou a opinar. Mas, estamos aqui para isso, certo?
Da mesma forma que elogiei a qualidade do Battaglia, Pichicci e Coentrão, porque gostei do que vi, também me reservo no direito de achar que o Acuna não é uma boa aposta. Não vou dizer que o rapaz é muito bom, se não penso assim.
26 Junho, 2017 at 11:19
Apoia!
Confia!
Acredita!
Opinião? que é isso?
26 Junho, 2017 at 14:16
Val, por acaso acho que o Acuna é um jogador muito bom e vai render assim que chegar. Qual adaptação…
Tem um pouco a ver com o ter talento… mas tb uma raça do caralho.
26 Junho, 2017 at 10:54
Isso é tudo muito “bonito”…mas está a ai a escapar um “pormaior”
Do Seixal em regra só sai merda….
De Alcochete…. em regra há sempre alguns que se aproveitam em cada “fornada” da Academia….
Alem de que o histórico de contratações acertadas por parte do Sporting é MISERÁVEL!! E aqui não estou a falar apenas da “era Bruno de Carvalho”! Infelizmente esse “problema” já vem de há muito tempo…
P.S. Vou arranjar um banquinho para ficar sentado à espera da venda de 40 milhões do argentino comprado a 8/9 milhões que ainda não provou NADA!
26 Junho, 2017 at 10:56
arranja um confortável porque os “milagres” não sa fazem em Alvalade, é mais na Luz através de J.Mendes
26 Junho, 2017 at 10:59
João Mário saiu por quanto?
Gelson (quando sair) vai sair por quanto?
Pois é…. quando há QUALIDADE o mercado paga!!
Ou será que tu achas que vender o Alan por 40 milhões é um milagre?
26 Junho, 2017 at 11:03
neste momento acho que o Alan não vale 40M, mas qual é a duvida? tu é que mandaste com os 40M para cima da mesa.
Mas é um jogador que pode vir a valer o dobro ou o triplo do valor pelo qual foi comprado, não sou a Maya para fazer futurologia, por isso prefiro defender quem joga no Sporting, pelo menos não os desvalorizo.
E não me venhas agora com a treta da conversa do “Iuri práqui, Iuri prácoli” porque o que eu quero é que o Iuri jogue o que sabe em prol do Sporting, isso só depende dele e não de mim nem de ti
26 Junho, 2017 at 11:06
e já agora João Mário saiu pelo valor que saíu e Gelson quando saír será por uma fortuna porque quem gere o Sporting sabe promover os activos do Sporting ao contrário de alguns Sportinguistas.
Se fosse na era Godinho o J. Mário tinha saído por um cachorro quente e um sumol de ananás
26 Junho, 2017 at 11:15
O Teo saiu por quanto??
Isto para te responder com um exemplo de que por mais que quem gere o Sporting saiba promover os activos (e ainda bem que assim é!!!)…. quando o jogador tem problemas graves…. não há defesa do Sporting e promoção dos Activos que valha!
P.S. Óbvio que o Teo nunca podia sair por 40 milhões…mas se não tivesse merda na cabeça….teria saído certamente com Lucro!!
26 Junho, 2017 at 11:17
o Teo não é exemplo, toda a gente sabe que é maluco e que tanto quer estar como não, mesmo assim ainda rendeu o valor dos emprestimos e 2,5M de venda ao clube onde começou a jogar.
26 Junho, 2017 at 11:18
Toda a gente sabe que é maluco?
Nós também sabiamos quando o fomos buscar á argentina por 4 milhões?
26 Junho, 2017 at 11:21
todos sabiam mas foi um risco e mesmo assim quando jogava rendia, rendia mais a 50% do que o Montero a 100%
26 Junho, 2017 at 11:24
E contentas-te por render mais que um gajo (montero) que nos “enganou” com uma 1ª volta fantástica no primeiro ano e que depois mostrou o que realmente valia (pouco mais que zero)
E tanto que foi jogada de risco… que vai lá ver o que aconteceu em termos de pontos perdidos quando o Teo se armou em parvo e foi para a colombia “recuperar a lesão”…
26 Junho, 2017 at 13:29
Fodasse … tás a dar conversa ao Teo da tasca??? :))
Vai lá vai
26 Junho, 2017 at 13:38
Não é tão linear quanto isso.
O Djalo também não foi vendido por uns cobres porque se ia “valorizar”, e depois foi sempre a descer. Esta Direcção tem feito boas vendas, esteve muito bem no caso Slimani (poderia ter saído mais cedo, mas ficando deu contributo desportivo e maior retorno financeiro); mas por exemplo o Jefferson já poderia ter rendido uns milhões, e agora depende do Braga valorizá-lo.
26 Junho, 2017 at 11:08
Os 40 surgiram mais acima…. por quem começou a “conversa” –> Tiago
Para mim não é dúvida nenhuma! E até te digo que se fossem verdadeiras as propostas de 20 milhões que os jornais falaram era caso para lhe meter um “lacinho” à escolha do comprador e mete-lo de imediato no avião!
26 Junho, 2017 at 11:12
“quem gere o Sporting sabe promover os activos do Sporting ao contrário de alguns Sportinguistas”
tudo dito
26 Junho, 2017 at 11:50
Eu comecei com 40 Milhões?! Vai lá ler bem quem é que falou em 40Milhões…
26 Junho, 2017 at 11:54
Esta frase é fruto da minha imaginação….
“…Sei lá…dizem alguns 9 Milhões…mas daqui a 2 ou 3 anos é vendido por 40 Milhões!….”
P.S. Já sei que vais dizer que não escrevestes em lado nenhum Alan Ruiz…. mas Gelados na testa é no outro lado da 2ª circular!
26 Junho, 2017 at 13:38
Sim…eles dizem isso das compras deles…eu nunca disse que o A. Ruiz valia ou ia valer isso…
26 Junho, 2017 at 11:48
Mas tu achas que o conseguias comprar um Gelson ou um João Mário por 8 Milhões?!
26 Junho, 2017 at 11:56
Eu disse isso???
Mas até te respondo! Por 8 milhões? Claro que não!
Aliás fomos buscar AMBOS por bem menos que isso!
Um veio do Futebol Benfica e outro veio do porto!
26 Junho, 2017 at 12:23
O Ricardo das contratações infalíveis é uma risota…
E o Ronaldo, pah! que o fomos buscar ao nacinal por meia dúzia de bolas!
Agora andam a pagar M€ por flops apesar dos avisos do Ricardo e do tempo que perde a ver vídeos no YouTube…
26 Junho, 2017 at 11:47
O histórico deles não é melhor que o nosso por isso não tem nada a ver.
E se é assim esquece…mais vale só jogar com putos porque se qualquer gajo acima de 3 Milhões é caro e pressionado será quase impossivel aproveitar 1 por ano. E para contratar abaixo de 3 Milhões…a probabilidade de erro é muito maior.
PS: Voltamos ao mesmo…se é essa a atitude dificilmente consegues tirar o melhor dele. Ainda assim o A. Ruiz teve mentalidade para cagar de alto para os assobios e aparecer o jogador que apareceu na segunda metade da época. Permite-me dizer…é um nojo o que fazem ao Alan Ruiz! Porque custou mais do que os outros (e demais para alguns especialistas de mercado para quem os jogadores são sempre caros quando custam mais de 3 Milhões a não ser que marquem todos os jogos) e não rendeu no primeiro minuto gozam e gozam e gozam…e só reconhecerão que afinal é jogador se ele fizesse 40 golos e 50 assistências. Porque menos que isso “há e tal…lento…e o irmão…e o crl…”! Nunca vou perceber quem decide que para valorizar os miúdos é preciso ser uma besta com os contratados. No outro dia diziam que os argentinos não pegam no Sporting. Se pegam nos outros…deve ser alergia ao Sporting…ou então…é a paciência dos adeptos do Sporting…
26 Junho, 2017 at 12:04
Ainda não percebeste que eu quero lá saber dos lampiões?
Por isso se o histórico deles é melhor ou pior quero lá saber!
O que sei é que a esmagadora maioria das nossas compras …. não rendem! E repito que isto não começou com Bruno de Carvalho! Infelizmente já vem de há muito anos!
Se tu achas normal gastar 8/9 milhões num projecto de jogador que vai fazer 24 anos em Agosto é a tua opinião…. mas a minha é outra! Para mim não faz sentido gastar 8/9 milhões num gajo que aos 23 anos tem uma carreira que se resume a umas graçolas na américa do Sul.
E é exactamente por o nosso histórico ser “miserável” que defendo aquilo que o Nosso Presidente defendia em campanha eleitoral —> contratações cirúrgicas!!!
E claro que essas contratações não são de jogadores de 2 milhões…porque galinha gorda por pouca dinheiro não há!
Quanto ao caro…. barato….
Bas Dost foi baritissimo (10 milhões)!!
Petrovic (1 milhão), Douglas (1 milhão) e afins foram caríssimos!
Agora pensa….
26 Junho, 2017 at 13:45
O Slimani está ali ao canto do tasco … e está se a preparar para te dar uma cotovelada! 🙂
26 Junho, 2017 at 12:05
Mais….
mas tu tens alguma dúvida de que o Alan Ruiz só não foi “riscado” em Janeiro por causa do preço?
26 Junho, 2017 at 12:24
E ainda bem, já que fez uma segunda volta de muito bom nível.
26 Junho, 2017 at 12:09
“Nunca vou perceber quem decide que para valorizar os miúdos é preciso ser uma besta com os contratados. ”
Vês alguém a criticar a contratação mais cara (até ao momento) da história do Sporting?
Agora pensa…. porquê!
26 Junho, 2017 at 13:45
1 jogador que marcou em quase todos os jogos…é o que digo…esse é impossível dizer mal mas essas contratações são muito raras. O normal é demorarem um bocado a render.
Vejo muita gente desvalorizar uma aquisição para dizer que os miúdos é que são bons.
O A. Ruiz não é um projeto de jogador. Demorou 3 ou 4 meses a adaptar-se. Eu aceito dar 8M por um jogador que demora uns meses a pegar desde que lhe reconheça valor. E ao A. Ruiz reconheço valor e reconheço qualidades diferentes dos nossos miúdos. Eu olho para as compras do Sporting acima dos 5M e acho que acertamos. Coates, Ruiz e Dost.
26 Junho, 2017 at 14:25
Agora vamos comparar o número de golos de um Ponta de lança com um 2º avançado?
Mas para tu perceberes vou-te dar um exemplo de super barato de um gajo que marca pouquissimos golos —> Coates (5 milhões)!!
Toda agente sabia que qualidade não era problema… sendo a “dúvida” o estado fisico, pelo que até desse ponto de vista o negócio foi EXCELENTE. Empréstimo a 2 anos com opção de compra previamente definida.
A. Ruiz não é um projecto de jogador ….na tua opinião!
Para mim deixa de ser um “projecto” de jogador quando fizer 1 época completa decente e não meia dúzia de jogos contra equipas fracas….
26 Junho, 2017 at 13:07
De todos os jogadores argentinos que tivémos nos últimos 10 anos, quantos foram realmente uma mais valia desportiva?
26 Junho, 2017 at 13:46
Insua é Inca?
26 Junho, 2017 at 14:56
Já viste, só te consegues lembrar de um. Quantos contratámos?
26 Junho, 2017 at 12:29
Blas fêmea!
http://www.record.pt/internacional/paises/alemanha/detalhe/bayern-quer-transferir-renato-sanches-mas-ainda-nao-recebeu-propostas.html
26 Junho, 2017 at 14:21
Eles que ofereçam o banco no pacote. É valioso.
Aliás, diz que a CGD o vai contratar… muita experiência com bancos alemães.