Fica estranho começar assim qualquer que seja o texto depois de uma temporada em que a equipa principal de futebol (e maior agregadora da nação leonina) não venceu absolutamente nada e rapidamente se transformou em desilusão.
Mas, e porque o Sporting tem esta capacidade de se renovar continuamente, 2016/17 fica marcado como o melhor ano desportivo da história da maior potência desportiva nacional. Foram 61 títulos oficiais (ou 65, se contarmos com os desportos adaptados), deixando para trás um recorde que durava desde 1986, ano em que conquistámos 44 troféus.
Na memória mais preciosa fica a dobradinha conseguida pelo Andebol, 16 anos depois do último campeonato, acompanhada pelos dois títulos do Futsal e dos nacionais conquistados pelo Atletismo. Mas também os troféus oferecidos pela nossa formação, com principal destaque para os Juniores e Juvenis, e pelo ressurgimento do futebol feminino que em seis títulos possíveis conquistou… seis.
Foram muitas horas, muito esforço e muitas centenas de atletas que suaram até à última gota, trazendo orgulho aos adeptos que incessantemente os apoiaram por todo o país. Porque o Sporting é mesmo muito mais que uma equipa e finalmente o começa a compreender outra vez.
Não conseguirei aqui fazer referência a todos os que foram de alguma forma responsáveis por este incrível feito, mas saibam que lhes agradecemos do fundo do coração por sabermos o que sacrificam, o pouco que tiram e o muito que dão em prol de um símbolo que apaixona milhões. O esforço feito, em grande parte financeiro, desde que terminou a passada temporada, parece ter colhido os seus frutos. Foi importante para o clube enquanto entidade desportiva, mas muito inferior aquilo que os nossos adversários quiseram fazer crer.
Hoje o Sporting toma a responsabilidade de corrigir o que foi mal feito, com claro destaque aqui para as equipas profissionais de futebol e hóquei em patins. A auto-crítica tem de ser constante, mesmo que os números impressionem à primeira vista. É tempo de fazer mais e melhor (muito melhor será quase impossível) e de voltar a modalidades que abandonámos por simples despesismo de quem durante anos nos guiou.
Para já, ficam os números de um ano que parecia ter tudo para acabar mal, muito mal, mas que foi agregador das várias sensibilidades leoninas em imensos aspectos. A forma como celebrámos estas últimas semanas, como vimos serem ultrapassados muitos dos problemas que em tempos nos impediam de chegar à glória e como pudemos encher o nosso museu, tem de ser a realidade pretendida por todos os sportinguistas para o seu clube. Independentemente de qual o nosso desporto favorito, quais os nossos atletas predilectos e quais os ideiais por que nos guiamos, o Sporting é hoje um clube mais vencedor, com melhores condições para todos.
Os 61 títulos e o Pavilhão mais bonito deste país são prova disso mesmo. Do esforço dos sócios e adeptos, de uma ideia clara para a melhoria das modalidades e de uma aposta em vitórias em vez da obsessão com as contas.
Obrigada a todos os que fizeram isto acontecer. Para o ano cá estaremos para melhorar esta marca. Todos juntos. Como sempre.
Época 2016/17
FUTEBOL
Campeonato Nacional de Juniores
Campeonato Nacional de Juvenis
Campeonato Distrital de Infantis
Campeonato Distrital de Benjamins
Campeonato Nacional de Seniores Femininos
Campeonato Nacional de Juniores Femininos
Campeonato Distrital de juvenis femininos
Taça de Portugal de Seniores Femininos
Taça nacional juniores femininos
Taça nacional juvenis femininos
FUTSAL
Campeonato Nacional
Taça da Liga
Taça de Honra AFL
Taça de Honra ALF Sub20
Campeonato Nacional de Juvenis
Campeonato Distrital de Infantis
Campeonato Distrital de Benjamins
Campeonato Nacional Juvenis Femininos
Campeonato Distrital de Juvenis Femininos
Campeonato Nacional de Juniores Femininos
ANDEBOL
Taça Challenge
Campeonato Nacional de Seniores
Campeonato Nacional de Juvenis
TÉNIS DE MESA
Campeonato Nacional
Taça de Portugal
Campeonato Nacional de Iniciados
RÂGUEBI
Campeonato Nacional de Sevens Femininos
Taça de Portugal de Sevens Femininos
ATLETISMO
Campeonato Nacional de Pista Coberta Masculinos
Campeonato Nacional de Cross Masculinos
Campeonato Nacional de Pista Coberta Femininos
Campeonato Nacional de Cross Femininos
Campeonatos Nacionais de Crosse Curto Femininos
Campeonato Nacional de Estrada Femininos
Campeonatos Nacionais de Crosse Juniores Femininos
NATAÇÃO
Campeonatos Nacionais de Clubes Seniores Masculinos
POLO AQUÁTICO
Campeonato Regional Seniores Masculinos
KICKBOXING
Campeonato do Mundo (André Santos)
REMO
Campeonato Nacional de Fundo em Double Scull
TIRO COM ARCO
Campeonato Nacional Arco Recurvo Equipa Mista
Campeonato Nacional Arco Compound Equipa Mista
Campeonato Nacional Arco Recurvo Equipa Mista Juniores
Campeonato Nacional Arco Recurvo Veteranos Masculinos por Equipas
POOL
Supertaça de Portugal
Supertaça de Pool Português
TRIATLO
Campeonato Nacional de Seniores
Campeonato Nacional de Veteranos 1
CANOAGEM
Taça de Portugal de K2 5.000 m Seniores
Campeonato Nacional de Fundo K1 Sub-23
GINÁSTICA
Trampolim
Campeonato Nacional Masculinos por Equipas
Campeonato Nacional Femininos por Equipas Iniciados
Taça de Portugal trampolim absoluto feminino
Duplo Mini-Trampolim
Campeonato Nacional Masculinos por Equipas
Campeonato Nacional Femininos por Equipas Iniciados
Team Gym
Campeonato Nacional de Juniores Masculinos
TIRO À BALA
Campeonato Nacional por Equipas Pistola Livre Homens
JUDO
Campeonato Nacional
CICLISMO
Grande Prémio do Dão
GOALBALL
Liga europeia
Campeonato Nacional de Seniores
Taça de Portugal
Supertaça
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
30 Junho, 2017 at 12:41
E impensável contar os títulos do Sporting conquistados este ano e não incluir os 4 títulos do Desporto adaptado, na modalidade de Goal Ball.
As modalidades adaptadas enchem-nos de orgulho Sportinguista por muitas razões.
Em primeiro lugar porque revelam o lado “Real” do coração do Leão, revelam que, no Sporting, o Sol quando nasce é para todos nós, que o Sporting é o Clube da INCLUSÃO no Sporting, a única fonte de exclusão é o mau carácter. Não há outra.
Em Segundo lugar, pela devoção, dedicação, pelo esforço homérico de atletas, Equipes técnicas e Direcção no treino enas competições, orgulhosamente Equipes do Sporting onde o espírito de sacrifício e de solidariedade, o espírito de equipe e a lealdade uns aos outros e ao Clube são de molde a envergonhar as modalidades cujos atletas não são afligidos por limitações físicas ou mentais, aqueles para quem equipar, desequipar, tomar duche, fazer deslocações, comparecer aos treinos, levar a cabo estudos, actividades profissionais e tarefas domésticas constituem actos tão simples como respirar, acções do quotidiano que se conciliam com esforço mas não esforço e tenacidade de grandes atletas e profissionais, mesmo quando o não são mas, não constituem esforços sobre-humanos, como acontece nas modalidades adaptadas em que tudo é fruto de uma tenacidade, uma vontade férrea, uma coragem e um compromisso que apenas se encontra na fibra dos Heróis.
O Goal Ball é mais Sporting ou menos Sporting que o futebol? Os atletas são mais ou menos atletas que os do Andebol? As modalidades são a Alma de Rei que informa o Leão. Todos os nossos atletas das modalidades adaptadas são Conquistadores de algo ainda mais importante que títulos, são conquistadores da VIDA e da ESPERANÇA que envergonham a cada movimento atletas que não padecem de qualquer tipo de limitação, que me envergonham a cada curva do caminho levando-me a reconhecer o conformismo, o comodismo que determinam muitas das minhas decisões. Ir a Lisboa à Assembleia Geral do SCP ou não ir, falhando na minha Dedicação e Devoção àquele que digo, à boca cheia, ser o MEU GRANDE AMOR.
Consequentemente, Modalidades que nos enchem de orgulho, que revelam a Alma do Sporting ao Mundo e, além disso, conquistam títulos Nacionais e Internacionais; Modalidades cujos atletas participam nos Jogos Olímpicos enchendo-nos de orgulho e fervor Sportinguista são, para mim, a verdadeira face do Sporting, aquelas que melhor revelam as nossas virtudes.
Por isso, os seus títulos merecem mais que ser contados merecem destaque merecem REVERÊNCIA.
O Sporting Conquistou este ano 65 Títulos Nacionais e Internacionais dos quais se destacam os Títulos do Goal Ball, cujos atletas e técnicos recebo de pé com respeito e reconhecimento infinitos e aplaudo de pé. Ofereceram-nos na época que passou os melhores momentos demonstrativos daquilo que é SER SPORTING! Encheram-nos de Glória. São inesquecíveis.
30 Junho, 2017 at 14:32
Caro Mário, concordo consigo.
A minha amiga Márcia, tem feito um trabalho espetacular.
Uma outra atleta do Sporting Goalball, a B. L., merece e merecem, não só estas pessoas, mas todos os envolvidos.
Somos grandes, somos enormes, mas é nestes atletas que nos podemos ver ao espelho, e ver que demos tudo, o que temos e às vezes o que não temos.
São um orgulho enorme, envaidecem-me imenso estes nossos atletas.
O meu muito obrigado.
30 Junho, 2017 at 14:54
E se não somos Nós a apoiar e ficar agradecidos…. mais ninguém o fará!
30 Junho, 2017 at 15:15
Mesmo.
São imensos.
30 Junho, 2017 at 12:54
Se a #putadagala fosse amanhã, os utilizadores da Vodafone e da Nowo já podiam seguir (…audiências e outras miudezas acessórias…) em directo. Talvez dê pra seguir os croquetes de camarão no casório.
30 Junho, 2017 at 13:14
O Sporting Clube de Portugal informa que terminou o período de empréstimo de Léo.
O jogador, que representou a equipa de Futsal do Clube na última temporada, chegou na condição de quarto melhor jogador do Mundo, com duas UEFA Futsal Cup no currículo, e confirmou o estatuto de craque, estando envolvido na conquista do Bicampeonato Nacional e da Taça da Liga.
A Léo o Sporting Clube de Portugal deseja as maiores felicidades pessoais e profissionais e agradece todo o empenho e profissionalismo que sempre demonstrou ao serviço do Clube.
in. site Sporting
30 Junho, 2017 at 13:19
Desiludiu 🙁
Estava à espera de um tipo que vinha cá partir tudo, mas raramente fez a diferença. E demasiado caro para ficar de fora por motivos burocráticos. Não se podem ganhar todas.
30 Junho, 2017 at 13:31
Para mim, a maior desilusão foi o Dieguinho.
Leo teve bons jogos, a lesão na parte final do campeonato, não ajudou.
Tenho pena que saia.
30 Junho, 2017 at 14:03
Pensei que o DIeguinho jogava mais… o Leo depois da lesão não foi o mesmo.
Mas esta equipa esta forte… so falta o GR de topo… e quem sabe o Cardinal e poderemos ganhar a champeonies 😀
30 Junho, 2017 at 14:56
Concordo
30 Junho, 2017 at 14:03
Ele não é um desequilibrador. Eu não acho que tenha desiludido, foi o nosso melhor jogador na Final Four. Ou o mais consistente, pelo menos. Gosto do seu jogo, porque é completo a atacar e defender, ainda tem uma grande bojarda.
Eu preferia que tivesse saído o Caio em vez dele.
30 Junho, 2017 at 14:58
O Caio????
O nosso relógio suíço.
Tás com a cabeça na puta da Gala … só pode?! 🙂
30 Junho, 2017 at 14:32
Não concordo totalmente.
Futsal não é só fintas e cabritos.
Leo é muito consistente defensivamente, e tem um pontapé muito forte. Basta rever os seus golos
Pena que saia
30 Junho, 2017 at 13:45
Leo parecia um jogador do Inter Movistar na final da UEFA
Um bom jogador,mas parece-me esta lei tira um bocado de ritmo aos jogadores,que 2 em 2 semanas,têm de ficar de fora… a agravar,temos um campeonato tão desnivelado,que têm mais dificuldades entre eles nos treinos,que nos jogos…
30 Junho, 2017 at 14:01
O Dieguinho acho q devia ficar. O Fortino e o Cardinal já não caminham para novos e o Dieguinho é um craque com futuro
30 Junho, 2017 at 14:03
Na minha opinião três pivôs não é demais. Há sempre a possibilidade de lesões. O Dieguinho já mostrou q mesmo não jogando muito adora o clube. Além disso assim tínhamos sempre o Cardinal disponível pq é formado localmente e podíamos ir alternando os estrangeiros
30 Junho, 2017 at 14:05
Doumbia oficial.
30 Junho, 2017 at 14:15
Oficial?
30 Junho, 2017 at 14:17
Não fosse alguém pensar que era da feira da ladra… 😛
30 Junho, 2017 at 14:17
https://www.instagram.com/p/BV9uY2TgNYk/
“Officiel”
30 Junho, 2017 at 14:23
E’ so’ a mim que o homem parece ter uns 57anos? 😀
(Nada contra a contratacao!)
SPOOORRRTTTINNG
30 Junho, 2017 at 14:30
E cavalheiro
30 Junho, 2017 at 14:05
Doumbia Oficial
30 Junho, 2017 at 14:12
onde está ?
30 Junho, 2017 at 14:18
o eusébio? já não há.
30 Junho, 2017 at 14:18
http://www.zerozero.pt/news.php?id=199693
30 Junho, 2017 at 14:18
Intagram do jogador
30 Junho, 2017 at 14:18
*Instagram
30 Junho, 2017 at 14:21
E agora que é oficial… o Doumbia é bom? (pergunta honesta, porque não sei)
30 Junho, 2017 at 15:00
Ele fez uma super epoca com o Basel, mas o Basel foi campeão pelo oitavo ano consecutivo…. não é muito dificil fazer uma boa epoca lá.
Agora a titulo de curiosidade, o Sporting fica com o Doumbia, e o Basel fica com o… Wolfswinkel 🙂
30 Junho, 2017 at 15:00
É Bom e é um cavalo.
Menino para 15/20 golos
30 Junho, 2017 at 15:02
180 golos em 9 épocas. Tem de valer alguma coisa.
Claro que previsões, só os bruxos.
30 Junho, 2017 at 14:26
UH! AH! DOUMBIA!
30 Junho, 2017 at 14:32
Eh pá Doumbia… muito caro, se é bom porque é que nunca calçou na Roma? Arranja-se melhor.
Espera… já assinou?
Foscasse, granda reforço, top!
30 Junho, 2017 at 15:04
Podia dizer o mesmo do Coates.
E da facilidade com que o Wolfsburg abriu mão do Dost.
O futebol não é uma ciência exacta.
30 Junho, 2017 at 15:07
É. Assim tenhas um diretor desportivo omnisciente e infalível. Podiam vir buscar um dos que comentam na Tasca…
30 Junho, 2017 at 15:05
É a Alma do Negócio!
É nosso …. é o melhor atacante do mundo logo a seguir o Dost!
Mas olha que eu tenho fé e que um dia tu chegues lá!
E pares de ser aquele gajo com a mania que é a última Coca Cola do deserto … e … Mais espero que os outros e que sabe criticar e o caralho … “tás a ver!?” ( de palito enfiado nos dentes )
30 Junho, 2017 at 15:32
Que sabe criticar…
Tivessem p##a de vergonha na cara e iam ler o que se escreveu aqui quando se colocou a hipótese do Coates sair para o sLb. Até o Pedro Barny era melhor central.
Cuidado com as piruetas, que a ginástica é propensa a lesões na coluna.
30 Junho, 2017 at 17:04
Spot on
30 Junho, 2017 at 19:22
Não desculpes as tuas merdas com as dos outros.
30 Junho, 2017 at 16:32
Antes de mais os meus parabéns à LEOA Maria Ribeiro. Não só por este mas por todos os magnificos posts com que nos tem brindado. Contudo, este post serve não só para dar mérito a tantos e tantas atletas que orgulhosamente defendem o nosso clube, mas sobretudo para colocar em perspectiva o que, realmente, é o Sporting Clube de Portugal!
Para quem não sabe, isto é o Sporting Clube de Portugal!
A MAIOR POTÊNCIA DESPORTIVA NACIONAL!
Infelizmente, as autoridades e demais organismos que superintendem o desporto em Portugal, continuam a maltratar o clube do LEão Rampante. Isso só acontece porque nessas organizações estão instalados uma série de MALFEITORES, cobardes, corruptos e lãpiões, que tudo fazem para tentar denegrir o nosso SCP. Mas apesar de todo o mal que nos têm feito, continuam a levar com estas bofetadas de garras (cada vez mais) afiadas nas fuças!
Vamos SCP contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
10 Abril, 2018 at 10:56
Tendo em conta que este foi o melhor ano… como é que se chega à contagem do BdC que diz que o SCP tem mais de 20000 titulos?