No outro dia dei por mim a ler as propostas de que se falam para o plantel do Sporting e só pensava…como é que uma equipa que faz uma época medíocre tem tanta gente a valer tanto dinheiro? Coates, Dost, William, Adrien, Gelson, Alan Ruiz, por todos eles propostas significativas. O que me deixou uma questão na altura. Será que isto evidencia mais a qualidade do trabalho do JJ individual com os jogadores, construindo e fazendo crescer os jogadores ou a sua falha nesse ano em pegar em grandes talentos e fazer uma grande equipa?! Depois de pensar bem…acho que não nenhuma das 2 é mais verdadeira, são ambas verdade.
Só muita má vontade não percebe o que cresceu ao longo destes 2 anos o Gelson ou o Adrien. Só muito má vontade não percebe que o João Mário quando foi vendido não era o mesmo que começou esse ano. Só muito má vontade não percebe a evolução de Dost, Slimani ou Alan Ruiz. O JJ tem, de facto a capacidade de pegar em talento e fazê-lo crescer. Isso é inegável a quem tem 2 olhos na cara e não tenha uma má vontade (e pó) ao treinador.
Claro que há outro muito importante no que se fala. Bruno de Carvalho é um presidente que nos habituou a saber muito bem esmifrar os valores de venda ao limite. Ele não facilita e vende quando não dá mesmo para esticar mais. Quando muitos clamam que por 20M já era ótimo, 30M era uma loucura, ele vende por 35,40. Mas se os jogadores não tivessem qualidade e se não a mostrassem diariamente (ou semanalmente no caso) não havia interessados a dar 30, 40, 50 ou 60 milhões de euros. E sem Jorge Mendes…
E, a verdade é que estes jogadores (que valem este dinheiro), davam para fazer uma equipa muito mais forte do que o que fomos este ano. E isso é responsabilidade do treinador, isso para mim é claro. O JJ tinha matéria prima para fazer MUITO mais do que o que fez este ano. Quanto mais depressa assumir isso mais depressa conseguirá evoluir…
E deixem-me acabar com a conversa para boi dormir das seleções. O Adrien metade do euro não foi titular. William pouco mais foi. O João Mário deve ser o que jogou mais. Nenhum dos 3 jogou nem perto do seu nível real. O João Mário do Euro não valia mais de 25 Milhões…nem perto dos 45M por que foi vendido. O Adrien foi quase trinco e mesmo assim também ele em part time. Alguém acha que eles só se valorizaram na seleção?! Conversa de merda…e o Slimani?! Foi de ser campão Europeu também?! A má vontade é de tal forma que acham que o Gelson vale 60M porque fez 2 bons jogos com o Real e porque fez meia dúzia de minutos na seleção…Tenham juízo!
Não deixem que o vosso ódio pelo treinador voz faça parecerem uns estúpidos a copiar o que dizem numa BTVI qualquer da vida (gajos que na altura andava com merdas a dizer que o Danilo era tão bom como o William ou o Montinho é igual ao Adrien e agora dizem que o que os valorizou foi a seleção). Ninguém dá 40,50 ou 60M por um miúdo por causa de 2 jogos e porque vai jogando numa seleção que não joga a ponta de um corno e onde a maioria dos jogadores parece jogar menos de metade do seu potencial real. Alguém viu o Gelson, o Adrien, o J. Mário ou o William a jogar o seu potencial todo na seleção?!
Este ano faltou ao JJ juntar ao trabalho individual a construção de uma equipa…Nos anos em que ele consegue fazer isso as suas equipas são fantásticas, como foi no primeiro ano! Esperemos que volte a ser este ano!
TEXTO ESCRITO POR Tiago Coração de Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
5 Julho, 2017 at 8:49
Concordo em absoluto!
O JJ pode ter muitos defeitos mas poucos (ou nenhuns) conseguem valorizar tanto os jogadores com quem trabalha como ele e também já repararam que todos os jogadores que já trabalharam com ele (mesmo os que não foram utilizados regularmente) só dizem maravilhas dele? Não é por acaso!
Força JJ !!!
Sê campeão connosco já este ano !!!!
SL
5 Julho, 2017 at 9:05
Sim é verdade mas no ano passado em Novembro estávamos fora de todas as competições.
Foi mau de mais para ser verdade.
5 Julho, 2017 at 9:52
Dois penalties na Luz
A vergonha em Guimarães
Só isto retira muito do trabalho que se pretende para uma época e retirar isto da equação … torna o raciocínio enviesado.
5 Julho, 2017 at 9:08
Bom dia para a família da Tasca…
Tenho para mim…
Que o “grande culpado” de não termos tido uma melhor prestação, se deve em grande parte aos tão falados e-mails…
Acredito que esta época as coisas vão ser diferentes…
E “não vai haver bruxedo” que lhes valha…
Spooooorting…!
SL
5 Julho, 2017 at 9:10
Discordo em relação ao Gelson. Acho que valorizou precisamente noa jogos da LC, à semelhança do CR contra o MU. Jogou de tal maneira contra o Real que acordou tudo o que é tubarão.
Todos eles valorizaram pela selecção, ser campeão euripeu faz isso.
Adrien cresceu muito com JJ, principalmente na 1a epoca, ja William acho que aconteceu o inverso.
JJ sabe potenciar muito bem jogadores, mas esta epoca que passou nao vi isso em nenhum jogador. Todos eles jogaram menos que na 1a epoca. Obviamente que isso nao apaga o que fez com JM e Slimani, mas estranho nao o ter conseguido fazer com os nossos putos. Iuri emprestado, Matheus encostado, Xico depois de meia epoca boa em Moreira foi pa B…
5 Julho, 2017 at 9:19
O Cristiano Ronaldo custou 15M…não 60M. Achas que o Gelson que começou na equipa A à 2 anos é o mesmo que é agora?! E como fez 1 grande jogo em Madrid há gente disposta a dar 60M só por esse jogo?! Achas que o Real, Barcelona, City ou outros dão 60M por 1 jogador por causa de 1 jogo?!
5 Julho, 2017 at 9:22
Com os preços praticados actualmente, o CR saíria por mais que 60.
5 Julho, 2017 at 9:45
Ganha juízo.
5 Julho, 2017 at 10:23
Achas que o CR dessa altura não valeria mais que o Gelson actualmente? Tendo em conta os preços praticados actualmente, acho que
saíria por mais. Eu acho, tu não. Ficamos assim.
5 Julho, 2017 at 10:45
o que significa “valeria” ? Se tinha mais potencial que Gelson? Claro… Se alguma vez nós teríamos coluna negocial como temos neste momento? Óbvio que não! Mas se fosse agora, jamais o CR tinha sido vendido após 1 jogo… por duas razões, mas a principal é que agora temos clausulas de rescisão exorbitantes e na altura o MU até superou a própria clausula que creio que seria 12M… metade do valor voou para o BES e outra parte (?) para algum empresário da praça.
5 Julho, 2017 at 10:50
“Se alguma vez nós teríamos coluna negocial como temos neste momento?”
Se estou a comparar com agora, refiro-me a ter também a Direcção actual e num um merdas de um croquette.
5 Julho, 2017 at 9:50
Se godinho, Bettencourt ou dias sistema estivessem á frente clube estaríamos todos contentes com uma venda de 20M. Mas claro que isto não é só JJ. Eh talento da formação + direção + JJ. Se seria diferente com outro treinador? Nunca o poderemos dizer…
5 Julho, 2017 at 11:13
É verdade . Não foi 15, 17.5 que serão uns 30 ou 35 a preços actualizados. Ele saiu em 2003.
A venda não foi tão má assim para um jogador de 18 anos…
5 Julho, 2017 at 21:22
Concordo. Mas já na altura achei pouco dinheiro. Já o bimbo dizia que se fosse ele a negociar o cr7, a história era outra. E eu digo se fosse o nosso BdC ui, ui!
5 Julho, 2017 at 9:23
Nao da para comparar valores. Os 15 do Cr sao tanto, comparativamente, como os 60 do Gelson.
E sinceramente, nao vejo grande mao do JJ em Gelson. O que Gelson faz nao foi JJ que lhe ensinou, ir no 1×1 partir o defesa. Gelson faz isso 9 em 10 vezes.
Onde JJ podia e devia fazer a diferença era na tomada de decisão de Gelson, e aí nao vejo evolução nenhuma.
5 Julho, 2017 at 9:27
+1
E não sei até que ponto Gelson “forçou” a aposta de JJ. É que suspeito que o Merdovic é que vinha para esse lugar.
5 Julho, 2017 at 9:46
Markovic e Campbell vieram para ser titulares!
Ninguem vai buscar emprestados sem opção de compra se a ideia inicial não for dar a titularidade a esses jogadores.
5 Julho, 2017 at 9:49
Fodasse…isso é má vontade. O Gelson sempre foi aposta do JJ desde o ano passado. Na pré-época do ano passado o JJ disse que foi o melhor jovem que viu. Não havia JM era o Gelson a jogar.
O JJ ensinou o Gelson a defender mais dentro, quando ir para cima e ir no 1×1 ou quando esperar, quando passar ou finalizar, quando atacar mais dentro ou mais por fora. O Gelson é muito mais hoje que um jogador forte no 1×1. Quantas assistências tem o Gelson?! Ele centra muito melhor hoje, define o tempo de cruzamento muito melhor, percebe muito melhor quando é melhor centrar por cima ou fazer passe atrasado ou mesmo quando ir para cima. Se eu for ler os comentários ao Gelson no ano passado tem alguma coisa a ver com os que ler este ano?!
Quanto a dizerem que os 15M do Ronaldo na altura é igual a 60M agora…espero nunca mais vos ouvir dizer que Ronaldo foi vendido barato…
5 Julho, 2017 at 9:55
Não alimentes esses bandalhos
5 Julho, 2017 at 10:34
Não, não é má vontade. Má vontade é achar que tenho algo contra o JJ apenas porque o critico.
E sobre o JJ estou à vontade para falar porque não é de hoje que o queria no SCP, apesar de todos os seus defeitos. Já há muito que gostava de o ver em Alvalade.
5 Julho, 2017 at 9:52
Como podes nao ver mão de JJ se não o conheceste doutra forma?
5 Julho, 2017 at 11:18
Precisamente.
Quando os jogadores são bons o mérito dos treinadores são relativos.
Quando são maus e melhoram, aí sim. Tipo slimani.
Agora João Mário e gelson? Era só uma questão de eles quererem. Aliás o João Mário já jogava muito à bola com o marco silva
5 Julho, 2017 at 10:28
Penso que foi o J que pos o Gelson a fazer jogo interior como fez com o cornillo, ele fugia a maior parte das vezes para a linha. E no processo defensivo também, quando vai fechar por dentro nos lances em que a bola está no flanco oposto.
5 Julho, 2017 at 10:29
15 M naquela altura “era dinheiro”.
(Qt entrou, é outra história).
Não devia ter sido vendido… mas se calhar, caso não se facilitasse, o Nani não teria saído por aqueles valores.
PS: qd me lembro de sportinguistas dizerem que não fazia mal, tínhamos o Luís Filipe…
5 Julho, 2017 at 10:47
nós não facilitamos, eles deram um valor acima da clausula (porque supostamente já tínhamos um acordo de renovação, apesar de não estar efetivado).
5 Julho, 2017 at 11:23
Pelo CR?
5 Julho, 2017 at 9:40
Não concordo com a comparacão.
O Gelson jogou bem contra o Real mas vamos acalmar a passarinha porque não foi o jogo da vida dele. Os clubes já o deviam andar a seguir e outros comecaram a abrir a pestana mas ninguem o decidiu comprar por causa desse jogo.
Agora o Ronaldo foi diferente. Como sabemos o Alex Fergusson gostou do que viu no jogo, e inclusivé alguns jogadores do ManU pediram ao treinador para contratar imediatamente o Ronaldo quando iam no avião de volta a Manchester.
Foi uma compra de oportunidade, e duvido que alguem soubesse exactamente as capacidades do Ronaldo. O Ronaldo foi mais uma aposta no escuro do que outra coisa.
Pois, e apesar de ter sido vendido barato ele foi na altura o jogador jovem mais caro de sempre em Inglaterra. Mas o Alex sempre confiou nele, e não é por acaso que lhe deu o numero 7 com todas as responsabilidades que isso acarreta no ManU (Cantona, Beckam, etc)
5 Julho, 2017 at 9:56
E se lerem o livro do Pippo … vão saber que o Ronaldo já estava vendido antes do jogo.
5 Julho, 2017 at 13:36
Exactamente. MAs há mais… Sir Alex Fergusson deu uma entrevista há uns meses onde referiu que o clube que o ia contratar era o Real Madrid … E então acederam a estar na inauguração do Alvalade XXI, num 2 em 1, ou seja, era o jogo e contratar o Ronaldo … E assim foi …
DEpois dele ter explodido em Manchester, o REal MAdrid voltou a tentar contratá-lo … No entanto Sir Alex falou com CR7 epediu-lhe mais uma época e que depois podia ir para o Real Madrid … E assim foi …
5 Julho, 2017 at 11:53
Gelson jogou muito melhor esta temporada que na passada. Ele fez uma gestão hiper inteligente do miudo, que muitos diziam que era inferior ao Matheus e nem estava pronto para a equipa principal, tinha de ser emprestado.
5 Julho, 2017 at 13:37
Exactamente!
O Gélson da época passada “amadureceu” como jogador … Sabe agora compensar defensivamente, modera o esforço durante a partida … Por isso aguentou a época quase toda (tudo bem que teve uma quebra, mas isso é normal) em excelente nível!
Está uma ‘máquina diabólica’!!!
5 Julho, 2017 at 9:26
“Ninguém dá 40,50 ou 60M por um miúdo por causa de 2 jogos…”
Como já foi dito acima, o CR precisou de um. Já era seguido, assim como certamente o Gelson será mas o que o catapultou para os holofotes foi a exibição com o MU. Assim como o Gelson com o Real.
JJ é muito bom a potenciar jogadores mas é, ao mesmo tempo, casmurro comó caralho com jogadores com que não vai à bola. E já vimos isso em Alvalade.
O que eu espero de JJ é que potencie o que tem em casa antes de ir lá fora comprar e não foi isso que vi esta época que passou. Vi comprar-se jogadores da sua confiança apenas por isso, porque a sua qualidade não justificava o investimento.
Ser campeão europeu (ou mundial) valoriza e muito qualquer jogador que o consiga. Até mesmo boas prestações nestes torneios o fazem, quanto mais ganhando o título.
5 Julho, 2017 at 9:56
Se calhar fomos foi campeões da europa porque tínhamos jogadores que valiam 40M de euros, não foram os jogadores que passaram a valer 40M por serem campeões europeus.
Até porque como disse…não jogaram nem perto do que sabem durante o europeu. Pela amostra do europeu nenhum dele valia mais de 20M…
E se souberem a história do Ronaldo…o que aconteceu foi uma antecipação uma vez que o negócio estava quase fechado (ainda antes desse jogo) para o ano seguinte. E ainda assim…mesmo que fosse…aconteceu 1 vez! Não arranjas aí mais exemplos de gajos que passaram do anonimato para valer 60M por causa de 1 jogo?!
5 Julho, 2017 at 10:01
A vossa inflação está desconcertante… 60M de euros não tem comparação possível com 15M de Ronaldo. Abituaram se a mendilhoes e perderam a razão.
5 Julho, 2017 at 10:03
Para além de 50percent foi parar a um fundo manhoso do BES
5 Julho, 2017 at 10:30
O CR era seguido pelo Arsenal. Quem te diz que o Gelson não anda a ser seguido há algum tempo? Tens agora o exemplo do miúdo de 16 anos com tubarões à perna.
Achas mesmo que o Gelson só ficou conhecido pelo jogo em Madrid? O que ele fez em Madrid foi confirmar todo o talento que lhe é reconhecido com uma exibição portentosa, mostrando que não se deixa intimidar por palcos como o Bernabéu, coisa que muitos não conseguem.
Em todos os torneios deste género, os jogadores menos conhecidos, ou se preferires, com menos exposição, seja pelo facto de pertencerem a selecções “menores” ou porque não estiverem na LC, valorizam.
Eu acho que o JM fez um excelente Europeu assim como o RP. Acho que foi devido à entrada do Adrien e William para o 11 que a Selecção melhorou. E isso, mesmo que tu digas que eles não jogaram o melhor que sabem, foi notado.
5 Julho, 2017 at 10:54
“Achas mesmo que o Gelson só ficou conhecido pelo jogo em Madrid?” -> Então mas eu sou quem está a defender que não! Contra os que dizem que sim.
O William está a ser seguido desde o primeiro ano do Sporting e foi o melhor jogador do europeu de sub.21! Acham mesmo que foi com o Euro que subiu brutalmente a sua quotação?! O Adrien quase não atacava. No máximo dos máximos (e isso sim acredito) ou já eram seguidos e o Euro ajudou apenas a confirmar ou então com o Euro passaram a ser seguidos. Nenhum deles jogou o suficiente para dar nas vistas e fazer darem 40 Milhões só pelo que fizeram no euro. E ou tendo sido o euro a confirmar o seu valor ou tendo o euro despertado apenas o interesse e ele se tenha confirmado depois…o essencial está no que foram fazendo durante a época (seja a época passada ou esta época)..
5 Julho, 2017 at 11:43
Eu não disse que ele ficou conhecido aí mas sim que a sua exibição o catapultou e terá convenceu o Real a pagar um valor mais elevado, até para bater a concorrencia.
5 Julho, 2017 at 9:57
Mentiroso ou inculto??
Não sabes como aconteceu? Vai ler!
5 Julho, 2017 at 9:28
A questão é que a equipa não é “a equipa que acabou em terceiro”.
O Sporting teria sido campeão na epoca transacta sem as influências externas.
Eu sei que foram “só” 8 pontos roubados naqueles 3 jogos da praxe (carnide, braga ou carnide B e guimaraes – o famoso 0-3 transformado em 3-3 com 2 golos irregulares).
No entanto foram esses jogos que colocaram o Sporting abaixo da linha de campeão, o suficiente para a equipa ir abaixo e nunca mais recuperar.
Querem fazer querer que o plantel era uma porcaria. Não era uma porcaria.
Querem fazer querer que o JJ cometeu erros enormes. Cometeu alguns erros sim, e a equipa andou a jogar francamente mal, mas uma equipa que ganha parece imparavel, e uma que perde parece que a bola pesa no pé e nem acerta num passe em condicões…
Sabemos que somos roubados, mas continuamos a olhar para dentro à procura de respostas…. faz lembrar as teorias do aquecimento global que contam com tudo menos com o factor numero um que influencia o clima da Terra: o Sol!
5 Julho, 2017 at 9:37
completamente de acordo tiago
5 Julho, 2017 at 9:52
Coentrão é apresentado hoje, salvo imprevistos de última hora.
Não estou muito contente com a sua contratação dada a sua condição física. Em boa forma, é talvez o melhor lateral esquerdo da liga, rivalizando com Grimaldo, outro que também tem problemas físicos.
5 Julho, 2017 at 9:53
E mais insides, não há?
5 Julho, 2017 at 10:42
Há. 🙂
5 Julho, 2017 at 11:17
Diz coisas Kingston pen drive
5 Julho, 2017 at 10:49
acuna está em minha casa a beber um chã, mas daqui apouco já apanha o metro para ir assinar pelo SCP ;p
5 Julho, 2017 at 9:58
Bom dia caros tasqueiros, vem hoje na capa de um pasquim qualquer que estamos a pedir 15M pelo Iuri. Não acredito que seja verdade, na minha opinião todas as notícias sobre interesses em jogadores do Sporting são sempre com a intenção de desestabilizar, tanto os próprios jogadores como a nós adeptos. Não nos podemos esquecer que a pasquinagem é toda (sem excepção) anti-Sporting.
Já o mesmo não acontece com os jogadores do carnide, pois sobre esses são inventadas propostas ultra-inflacionadas só para entreter e dar um bocado de basófia desses bocas de piano…
Saudações Leoninas
5 Julho, 2017 at 10:04
Também acredito que é “noticia” para tentar “destabilizar” o Iuri…..
Seria estupidez (neste momento) vender o Iuri por 15 milhões….
5 Julho, 2017 at 10:05
Já se perguntaram porque é que desde à 2 anos que o Iuri é sempre conversa desta?!
Era para ir buscar o Vukcevic ao Braga como moeda de troca, era para ir buscar o Battaglia, já foi possivel venda por 5, 10 ou 15 Milhões nestes 2 anos…
A CS usa o Iuri como arma de arremesso a ver se enerva os Sportinguistas…
5 Julho, 2017 at 10:06
O BDC não dá perolas a porcos…
A clausula do Gelson é mais uma prova disso. A do bruno fernandes ma mesma coisa.
Quando sabe que pode faturar ele não desperdiça.
Se e quando vende um jogador por 14 ou 15 é porque sabe que ele nunca vai valer muito mais do que isso (O semedo irá ser a prova disso..)
Estou tranquilo pois esperei muitos anos até ver que temos alguém ao leme que sabe o que faz.
5 Julho, 2017 at 10:26
Ora nem mais, é preferível vender Rubens por 14 M do que vender Nélsons (o semedo das galinhas) por 50 Mendilhões.
SL
5 Julho, 2017 at 10:14
Não sei se tem relação directa, mas tendo em conta quem é o seu empresário, o Iuri é o melhor jogador da sua lista de jogadores e aquele onde poderia ganhar o euromilhões.
http://www.internationalfoot.pt/index.php?option=com_jportfolio&cat=2&Itemid=5
5 Julho, 2017 at 10:44
Caro Sportinguista Sócio Pagante,
É um (excelente!) sinal dos tempos que os Sportinguistas não queiram vender um jogador que não foi aposta na equipe A, e que andou emprestado dois anos (e meio, acho) por € 15M.
Eu acho o Iuri um excelente talento que, devidamente trabalhado, pode “dar” um excelente trabalhador. Mas eu não sou treinador. E nomeadamente treinador do SCP.
Se o Iuri for aposta para titular este ano (não será, certamente), não o venderia por € 15M. Porque pode vir a render muito mais.
Se o Iuri for aposta para jogar muitas vezes vindo do banco, e de vez em quando alinhar a titular, não o venderia por € 15M. Porque pode vir a render mais.
Mas se o Iuri for para ficar no plantel, mas tapado por outros jogadores, aí já pensava duas vezes.
Por último, se o Iuri não faz parte dos planos para o plantel, então € 15M seria uma boa venda.
SL
5 Julho, 2017 at 10:52
preferia até vender mais barato mas ficar com 50% da mais valia…
5 Julho, 2017 at 10:53
A capa do record de hoje está Photoshopada. A entrar no domínio das mensagens subliminares…
… atentem bem, e mais não digo (por agora).
5 Julho, 2017 at 11:31
Sir…da mais pistas sff a isso do “Photoshopada”
5 Julho, 2017 at 12:40
Será o negócio da NOS do carnide?
5 Julho, 2017 at 10:07
Existem vários factores que eu considero importantes para a valorização dos nossos jogadores, entre eles o facto do treinador ser exigente e conhecedor das capacidades dos jogadores e das potenciar, as condições propiciadas pelo Sporting aos seu jogadores e a aplicação dos próprios jogadores para se valorizarem.
E só não vê quem não quer que o Sporting se não tivesse de jogar contra duas equipas em praticamente todos os jogos teria ganho muito mais do que ganhou até agora, a valorização também é reflexo disso, a qualidade está lá, assim como as forças de bloqueio.
Penso que nos estamos a reforçar muito bem, em posições muito especificas, e destaco a contratação do Bruno Fernandes que vem assegurar uma posição que tinha ficado em aberto pela saída do João Mário. Alan Ruiz e Podence não foram os jogadores capazes de fazer esquecer o João, o ideal teria sido ir buscar o Wesley Sneidjer que encaixa como uma luva naquela posição, mas não foi possivel.
Quanto ao William, Adrien e Gelson ainda tenho uma longínqua esperança de que fiquem e que contribuam para um dos melhores planteis de sempre do Sporting.
SS
5 Julho, 2017 at 11:31
O sneijder??? E pronto, beber de manhã dá nisto… O sneijder era bom à 5 ou 6 anos, agora está todo preso por arames, tipo o maniche quando veio para o sporting.
Isto é com cada um que é só rir.
Contrata se só pelo nome assim ao disparate. .. sneijder, drogba, Ronaldo fenómeno, ronaldinho e zidane. Vamos embora, ainda faziam uma perninha em alvalade.
5 Julho, 2017 at 12:28
Calma jogador, era uma piada para o escritor do post que andou meses a pedir o Sneijder.
Tranquilo agora?
5 Julho, 2017 at 12:51
😀 😀 😀
Há 3 anos tinha sido mel! Ninguém me ouviu…
5 Julho, 2017 at 19:22
Uma piada recheada de humor tranquilo!
5 Julho, 2017 at 10:09
Acho que ninguém pode colocar em questão as qualidades do Jorge Jesus enquanto técnico. Ele cria bons colectivos, e consegue extrair o máximo de cada jogador. Sendo crente, não acredito que “faça” jogadores (o Coentrão, extremo medíocre, terá sido excepção), mas realmente consegue ler as qualidades e defeitos de cada um, e potenciar as primeiras e esconder as segundas. Mas também ninguém pode negar os seus defeitos, nomeadamente o de pensar ser melhor do que realmente é. E o de ter as suas taras; quando estava no Benfica eram o Roberto e aqueles laterais marados que trazia do Brasil. Este ano tivemos o exemplo do Bryan Ruiz, que se foi arrastando ao longo do ano, mas ou era titular, ou era opção a partir do banco, e sempre com o mesmo (pouco) rendimento.
Quanto às vendas, o mercado é complicado e pouco linear. Há um conjunto de factores; realmente o JJ põe a malta a jogar à bola, a Selecção É um factor, a capacidade negocial da Direcção conta muito. Mas também é verdade que o Sporting, por agora, acede apenas ao mercado secundário. Se por um lado alguns clubes acabam por pagar “demais” porque têm de o fazer para atrair jogadores, por outro faltam aquelas loucuras que só os Reais cometem. Por último, a marca Sporting ainda vale alguma coisa. No caso do Gelson, penso ser um factor a considerar; o facto do Sporting ter formado grandes extremos, como CR, Nani, Quaresma ou Figo, acrescenta algo ao “pacote” Gelson, pois ele é vendido como o próximo produto dessa formação.
Por último, quanto ao mau futebol do ano passado, algumas considerações:
– o plantel foi formado tarde, os jogadores entraram com o comboio em andamento
– alguns elementos estiveram sempre em má forma
– alguns jogadores, independentemente de serem bons ou maus, não se enquadravam
Tudo isto afectou o jogo colectivo, o que por sua vez colocou a nú as carências de alguns elementos menos fortes. Uma coisa é ter um Schelotto no meio de 10 tipos a jogar bem, num colectivo forte, outra é esperar que seja ele a fazer a diferença porque os outros não o conseguem.
5 Julho, 2017 at 13:42
Boa análise!!!
5 Julho, 2017 at 10:11
Gelson parece ficar. A cláusula de rescisão subiu para os 100 milhões, segundo o record.
5 Julho, 2017 at 10:17
Creio ser o mesmo valor da cláusula fixada para o Bruno Fernandes.
5 Julho, 2017 at 10:23
todas estas conjunturas fazem-me uma confusão … toda a gente gosta de dar uma de braz … ele é fontes e mais fontes , a vai por xx b vai por yy … enfim tudo bem que o pessoal fica e anda entretido mas isto leva-nos a algum lado ??? e futebol ? a sério ??? , os reforços que já chegaram servem ??? e laterais ?? sempre vamos ver se o Marvin se faz jogador ??? ….
5 Julho, 2017 at 10:27
O tweeter criou isso…
O grave não é o pessoal comum fazer isso. Isso é inevitável e faz parte. O grave é gajos que se dizem jornalistas e o crl fazem exactamente o mesmo. Lêem no tweeter um tweet qualquer e fazem disso noticia…
5 Julho, 2017 at 10:28
sem duvida , qualquer um poderia ser “jornalista”
5 Julho, 2017 at 10:36
Bruno entou e…
passou as clausulas para 45 milhões…
Os adversários “copiaram” e passaram para 60 mendilhões
Bruno aumentou para 60 milhões… e vendeu e fez record de vendas de um jogador
adversários (um faliu e o outro desesperado foi ao bruxo )
Bruno aumentou para 100 milhões…
Carrega Bruno!
5 Julho, 2017 at 10:37
Os adversários “copiaram” e passaram para 45 mendilhões
5 Julho, 2017 at 10:53
*falta só: adversários gozaram… e depois copiaram.
5 Julho, 2017 at 10:36
Bom Dia, Caros Tasqueiros.
Algumas observações sobre o post do Caro Tiago Coração de Leão:
1- Todos os bons treinadores devem desenvolver os talentos à sua disposição. Faz parte do seu trabalho, e é algo que deve ser encarado como perfeitamente normal.
E o Jorge Jesus é um bom treinador. Isso é inegável. Coisa diferente é concordar com o seu contrato, com a sua “autonomia”, etc..
Como tal, considero perfeitamente normal que os jogadores do SCP evoluam sobre o seu comando. Aliás, objectivamente falando, o futebol mais ofensivo de Jorge Jesus por definição é susceptível de fazer despontar os talentos mais ofensivos do SCP (Slimani, Gelson, Bas Dost).
Mas isto não é exclusivo de Jorge Jesus, claro. Um treinador como o Rui Vitória, que também é bom treinador, foi capaz de exponenciar jogadores como o DeusRenato, o Guedes, o Nelson Semedo, o Lindeloff… Podemos discordar do valor das vendas, por estarem envolvidos mendilhões, mas são todos bons jogadores.
2- A qualidade individual dos jogadores também tem que se ter em conta. O Gelson Martins era já um “craque em potência” nas camadas jovens e na B. O mesmo acontecia com João Mário (se bem que existiram alguns problemas na sua última época na B). O Adrien foi exponenciado por Jorge Jesus, pelo seu “meio campo a dois”, mas já era titular do SCP há 3 épocas consecutivas.
O William é diferente. Foi uma gigantesca descoberta do Leonardo Jardim (se não estou equivocado).
3- Exposição dos jogadores. Para mim é indesmentível que é nos “grandes palcos” (competições internacionais, Selecções) que os jogadores mais são observados.
Não tenho números para o afirmar, claro, mas tenho a certeza que vão mais “observadores” internacionais a jogos do SCP com o Real Madrid do que com o Tondela.
O facto de o William, o João Mário e o Adrien terem sido titulares na Selecção Campeã europeia teve, certamente, o seu impacto na forma como são considerados. Afinal, Portugal conseguiu, ou não, o maior feito da sua história? Não seria perfeitamente normal que a “Europa do Futebol” parasse para ver quem são os jogadores que realizaram tamanha proeza?
4- Valores de mercado. Acho mais ou menos consensual que os valores de transferências de jogadores se encontram actualmente, algo inflacionados. Há 10, 15 anos atrás pagavam-se quantias acima dos € 40M apenas por grandes goleadores ou jogadores “emblema”. Actualmente, “arrisca-se” muito mais em relação a jogadores com inegável valia, imenso potencial mas que ainda “não estão lá” (Ederson, DeusRenato, Martial, etc.).
Apenas alguns pensamentos…
SL
5 Julho, 2017 at 12:00
O guedes só se fosse para o lugar do Paulinho. O renato Sanches? Onde ?
São bons jogadores para o Guimarães ou o marítimo. .. são banais banais. Mesmo o semedo cá pode dar porrada com fartura e não lhe podem tocar.
Gajos do venfique são um bluff
5 Julho, 2017 at 12:05
Comecariamos é por descordar que o vitoria é bom treinador, porque não é.
E acima de tudo que o renato sanches e o guedes são bons jogadores. Curiosamente foram considerados com os maiores flops acima dos 30M, penso que isso é algo factual e não uma opinião baseada não se sabe bem em quê.
Relativamente à inflacão não concordo. Os valores pagos ao Sporting são os valores reais de mercado. O JM saiu por 40M e agora será vendido por 45M. Agora, os valores que o carnide usa é que são valores completamente martelados pelo mendes…. nunca na vida os jogadores valem aquilo, e vemos o caso do menino suplente que foi para o Bayern por 45M e agora já o andam a tentar despachar por menos de 40M… e mesmo assim é rezar para que alguem lhe pegue.
São jogadores criados pela CS e não por exibicões em campo. Quando o Pepe foi o melhor em campo no Euro os prémios eram atribuidos ao suplente do Bayern. Foi mesmo considerado o melhor jogador jovem do torneio…. prémios dados com Interesses em fazer inflacionar a venda e nada mais. Agora sem venda necessária nem convocado foi para a Conf.
Até o porto que vendia jogadores a valores ridiculos, caso do Hulk por 60M ou o Cissokho comprado ao Setubal por 300mil e vendido 6 meses depois por 15M (e o jogador estava cheio de problemas médicos), agora não consegue nada disso e vende por valores bem mais realistas.
5 Julho, 2017 at 12:22
Caro Leonidas,
1- O Rui Vitória é bom treinador. Fez um trabalho excelente no Vitória de Guimarães, em contexto extremamente difícil (salários em atraso, sem dinheiro para compras…) e ainda ganhou uma Taça de Portugal.
Não é por ele ter ido para os milhafres que perdeu qualidades. Aliás, nos milhafres tem conseguido – infelizmente – sucessos.
2- Eu falei da inflacção em termos gerais. Hoje em dia paga-se mais (ou muito mais) do que anteriormente. E em relação a jogadores que nem “estrelas” são (pelo menos ainda).
Isso parece-me factual.
Concordo que os jogadores milhafres são carregados “ao colo” pela CS, que os endeusa. Mas isso não elimina o “teste do olho”: são bons jogadores. Se foram “flops”, bem, isso foi porque foram adquiridos por valor acima do adequado.
SL
5 Julho, 2017 at 10:58
JJ é um excelente treinador. Potencia jogadores (a evolução verificada sobretudo em Slimani e Adrien é fantástica!), prepara a equipa muito bem. Vamos a Alvalade e vemos que há trabalho durante a semana. Não tenho dúvidas que a sua exigência aumenta a competitividade de todos os que com ele trabalham e a qualidade dos recursos/infra estruturas. Houve melhorias na Academia exigidas por ele e que foram feitas.
Problema: é demasiado casmurro. Se imbica com um jogador…é complicado. Bryan Ruiz tivesse em que forma tivesse jogava sempre na época passada. Não fez sentido. Francisco Geraldes depois do que mostrou na equipa B e no Moreirense (ele e Podence levaram a equipa às costas na conquista da taça da liga) teve apenas uns minutos mesmo quando Adrien se lesionou durante várias jornadas.
A posição atrás de Bas Dost também foi um problema na época passada. Jogaram lá Alan Ruiz, Markovic, Bryan Ruiz, Andre, Castaignos, Campbell…demasiada rotação sobretudo na primeira metade da época. Na 2ª parte da época estabilizou Alan Ruiz e no fim, face à lesão deste, jogou Podence.
Há uma questão que já foi referida aqui há uns tempos por alguns tasqueiros e que me parecem muito importante nesta pré-época. A grande maioria dos reforços fará a pré-época ao contrário do que aconteceu na época passada. Esse aspecto parece me uma correção fundamental face à última época.
5 Julho, 2017 at 11:19
Ora ai está um Post onde JJ não é o “Deus / Supra-Sumo dos Treinadores”, mas onde também não é a “Besta quadrada que só faz merda”.
JJ no Sporting está a ser exactamente aquilo que era no “outro lado” com todas as suas virtudes e ….. defeitos.
E não adianta dourar a pilula…. com as arbitros e o catano…pois desde que vejo futebol que sempre foi assim em relação ao Sporting.
Esta época ou Ganha…. ou “game over”.
5 Julho, 2017 at 11:25
+1
5 Julho, 2017 at 11:30
És muita forte pá!
já tentaste despachar o JJ umas quantas vezes… tesn de te esforçar mais.
Ah e o substituto que encontras te na altura, foi só o Rui Jorge que no europeu te fodeu.
Temos pena Pá…Vais ter um longo ano de Azia 😉
5 Julho, 2017 at 11:34
Já compraste a gamebox?
5 Julho, 2017 at 11:51
Agora nao pode, anda a passar multas o Sr. Fiscal
5 Julho, 2017 at 11:53
Mas o Sr. Fiscal tem tempo para tudo….até para criticar os que não podem ir ver um jogo amigável…. mas depois não tempo tempo para comprar uma Gamebox?
5 Julho, 2017 at 11:54
Se calhar ta a espera que lhe oferecam uma pelo trabalho de fiscalização que faz aqui
5 Julho, 2017 at 19:24
A 27
5 Julho, 2017 at 19:25
Vai à procura
5 Julho, 2017 at 11:00
Um pequeno aparte sobre estas questôes de formacão.
Segundo a France Football os dois maiores flops acima de 30M foram…. formados na academia do Dubai. Os nomes vcs já devem saber.
Fica aqui um artigo interessante:
http://tuvaisvencer.blogspot.nl/2017/07/o-total-falhanco-da-formacao-do-seixal.html
O Sporting forma jogadores e acima de tudo Homens, o seixal forma cepos que são vendidos pela CS e pelo mendes….
5 Julho, 2017 at 11:26
O problema é que a diferença de qualidade dos que estão mencionados no post para os restantes do plantel é GIGANTE. E mesmo nesses Coates (que até aprecio e é o nosso melhor central) e Alan não têm o nível dos outros. Numa segunda linha aos mencionados no ano passado tinhas Podence e Geraldes como os mais talentosos (que só estiveram na segunda metade). Depois tinhas Bryan Ruiz (que fez uma época má), Bruno César, Semedo e Paulo Oliveira como bons jogadores mas sem qualidade acima da média e todo o restante plantel sem qualidade para lutar pelo título.
JJ cria um modelo que padroniza muita coisa e que ajuda na decisão dos jogadores (com apoios e decisões repetidas orquestradas pelo treinador) o que acaba por fazer brilhar jogadores com técnica individual mas que não percebiam tão bem o jogo (Slimani e Adrien por exemplo) sendo que alguns como Adrien aprendem e passam a ter outra qualidade na decisão em função disso, crescendo como jogadores.
Onde JJ falha é que com essa visão de padronizar tudo, valoriza apenas a componente física e técnica do jogador. Esquece a sua qualidade na decisão na percepção da situação de jogo, na interpretação da posição dos colegas e dos adversários etc.. tudo talentos importantíssimos que dá a ideia de desprezar por achar que os jogadores só têm de seguir o seu “guião”. É óbvio que prefere um jogador que tenha isto tudo a um que não. Mas prefere um com bom físico e técnica razoável a um igualmente com técnica razoável, fisicamente mais débil mas que compense com a qualidade na percepção da situação de jogo e na decisão correspondente.
Para mim foi o que falhou na época passada que teria corrido muito melhor com apostas em jogadores que estavam disponíveis mas que estão mais longe do perfil de que ele gosta.
Isto é notório nos jogadores que mais evoluiram com ele: Adrien, Slimani e Dost. Três jogadores de perfil físico e técnico muito bom que falhavam no entendimento do jogo e a quem o “guião” ensinou muito sobre o mesmo. Em William, João Mário ou Mané (jogadores em que o entendimento do jogo predomina sobre o resto) a sua influência já foi pouca ou nenhuma.
5 Julho, 2017 at 11:36
Isto.
5 Julho, 2017 at 11:52
+1
5 Julho, 2017 at 12:02
Amaral, desculpa mas não posso concordar. João Mário com Marco Silva ou Jorge Jesus são dois jogadores diferentes. Um vai ser um grande jogador, o outro é o melhor jogador do campeonato.
E o que dizes é tão mentira aqui como no Benfica. Jogadores como Di Maria, Gaitan, Coentrão (que prometiam mas não cumpriam) tornaram-se enormes nas suas mãos. E nenhum deles é um portento com alguma técnica.
A verdade é que Bryan teve a melhor temporada da sua carreira, Teo uma das melhores e a sua próxima “pérola” será Podence.
Comete erros ridículos de preparação, tem a tendência de copiar o modelo insistentemente, mas valoriza jogadores como nunca se viu no Sporting. Porque a realidade é que hoje estamos a falar de vender um jogador por 60 milhões de euros depois de um terceiro lugar, algo que aconteceu apenas uma vez em Portugal e jamais no Sporting.
O problema de JJ não é a formação, é aquilo que ele idealiza de forma obsessiva para cada posição, prejudicando a formação como consequência disso.
Nunca vai entender o nosso ADN nem nós o dele. Cabe a BdC ser o equilíbrio.
5 Julho, 2017 at 12:04
Isto!
5 Julho, 2017 at 12:39
O bryan teve épocas fabulosas na Holanda no Twente onde foi Campeão e marcou 25 golos na Liga (30 na época toda) e tu escreves:
“A verdade é que Bryan teve a melhor temporada da sua carreira” na 1ª época no Sporting…
Consegues dizer tal alarvidade sem te rires??
5 Julho, 2017 at 15:34
João Mário evolui naturalmente, com ou sem Jesus tem futebol na cabeça! Como o Geraldes!
Já Adrien por exemplo não teria atingido o nível que tem se continua a ser treinado por Marco Silva agora o João Mário! Foi até no Setúbal que deu o Salto e muito do melhor que fazia era por ser o jogador que descobria soluções para além do “guião” do JJ.
JJ valoriza e Muito (como eu digo no comentário) jogadores com dificuldades na decisão (porque as combinações ensaiadas ao limite os beneficiam no que têm de mais débil) e esses sim (os Enzos, etc) explodem com ele e têm dificuldade em repetir o rendimento, agora os João Mários valorizam com qualquer um que lhes dê jogo e um modelo minimamente interessante ( e isto o JJ também dá).
5 Julho, 2017 at 12:04
Tudo ok. Mas jogadores com técnica individual e mencionas slimani, o gajo com o par de tijolos nos pés até à última época. …
Para mim não tens credibilidade para avaliar jogadores.
Estás aqui estás a dizer que a melhor qualidade de William é a velocidade
5 Julho, 2017 at 15:47
Não quis particularizar todos os exemplos. Falei em capacidades condicionais (Físico) e técnicas, Slimani não se destacava por uma destas vertentes? Não é o jogador que é essencialmente pelas capacidades condicionais e pela capacidade técnica no jogo aéreo? Não evolui brutalmente com JJ porque o modelo deste e as suas combinações ensaiadas lhe permitiram decorar a cada instante que linha de passe deve procurar, que decisão tomar? Essa foi a grande diferença, saber o que fazer para decidir rápido e de repente parece que os pés até não são tão maus, porque a cabeça antecipou o que fazer, ganhou tempo para executar.
OK não era um portento técnico mas é na mesma um exemplo paradigmático do meu argumento.
As minhas avaliações vão para além dos chavões das “atitudes” e das “raças” e do “corre muito” e do têm muita técnica porque é bom no 1*1. O comentário não tinha avaliações de jogadores mas sim o argumento de que os jogadores onde a capacidade de decisão e de avaliação da situação de jogo é o ponto fraco são os que são mais valorizados pelo JJ.
5 Julho, 2017 at 17:02
Sistematização? Concordo.
Não concordo é com os exemplos que dás.
Vocês já não se lembram mas o adrien desde que regressou da académica tem evoluído todos os anos de maneira idêntica com todos os misters.
Slimani foi outro desses casos.
João Mário idem aspas.
Não vejo mão de Jesus por aí além.
O gelson só jogou com o jj logo não poderíamos comparar como seria com outro.
William teve o seu apogeu na época de estreia com jardim.
Do semedo jj não conseguiu fazer jogador.
Nem de schelloto nem de ziegelaar nem mesmo de Jefferson ou esgaio.
O catedrático é bom tacticamente mas falha no scouting e no campo da motivação. É presunçoso e teimoso.
No venfique como se sabe até o rui barrote ganha.
Daí ainda há muito a provar pelo jj.
O endeusamento que por aqui se assiste chega a roçar o ridículo e até ver não fez melhor que Leo jardim ou marco silva, com orçamentos superiores.
Que a sorte mude e te dê razão!
6 Julho, 2017 at 8:02
Concordo com a tua avaliação do JJ quase a 100%. Acho que fez melhor do que o Marco Silva (em termos de modelo e futebol praticado não em resultados) tb concordo que João Mario e William (que já são fortes na decisão e a quem a sistematização do JJ não é determinamte basta que tenham com quem ligar o seu jogo num bom modelo) não evoluiram por causa de JJ evoluiram porque a qualidade está lá. Só não concordamos no Sli e no Adrien que para mim são menos fortes nesses aspectos e aprenderam muito com o JJ nesse aspecto. Mas nem todos têm capacidade para aprender e o JJ não sabe ver isso tem a mania que faz de schellotos e Marvin o que fez com Sli Adrien e Dost mas esquece que nem todos respondem da mesma forma. Mais vale pegar num xico que tem toda uma vida de condocionamento cognitivo para conhecer o jogo mesmo não sendo tão forte noutros aspectos.
5 Julho, 2017 at 12:43
Acho uma boa análise por parte do Amaral. Que me habituei a ler com atenção.
JJ potenciou alguns jogadores já referidos mas, por exemplo, em relação a William Carvalho, isso não aconteceu. Lembro-me muito bem o que ele disse sobre o William…
Já não falo em Marvin porque LE valorizados por ele só mesmo o Coentrão.
5 Julho, 2017 at 11:34
Nada contra o teu raciocinio Tiago mas apelidar de má vontade uma opiniao diferente é um exagero.
Por partes: Sim, ha merito de JJ. Nao acho que seja o maior merito mas ha algum. Particularmente porque o sistema de jogo utilizado é conducente a que os jogadores se mostrem individualmente. Ha de facto alguns jogadores que evoluiram com ele como Adrien e Slimani (o argelino vinha em crescendo e acho dificil quantificar qual a importancia do JJ nesse desenvolvimento mas foi no seu reinado por isso é justo que colha o merito).
No entanto achar que JJ é o elemento mais importante, é retirar merito a BdC. Quem mudou o paradigma de se venderem os nossos melhores activos por tuta e meia foi o presidente.
Antes do JJ o Sporting faz encaixes com Bruma, Ilori, Rojo, etc – ate um Mauricio sai por 4M.
Em relacao ao Gelson nem sei como julgas isso… Faz a primeira época senior logo o termo comparativo é o que? A equipa B? As camadas jovens? Gelson é um puro sangue. Se aprendesse a decidir melhor no ultimo momento do ataque é que daria merito ao treinador. Até agora o Gelson mais nao fez que demonstrar todo o puro talento que tem.
Pior que tudo isto é pensar no que aí vem. Està na calha uma das melhores geracoes do Sporting com Xico Geraldes (futuro capitao), Matheus, Iuri, Palhinha e ate o proprio Mané e o casmurro do treinador quer 26 argentinos e 15 servios. Reparem no caso Paulista/Petrovic vs Palhinha. Depois da ultima pre-epoca JJ decide que é melhor emprestar Palhinha e ficar com as suas contratacoes. Em Janeiro é obrigado a emendar a mao.
No final das contas o Sporting tem muita materia prima e a verdade é que os sinais dados pelo treinador é que està disposto a esbanjar todo esse talento para dar preferencia aos seus camioes de jogadores. Negar isso é ………… má vontade
5 Julho, 2017 at 11:38
E mais isto. 🙂
5 Julho, 2017 at 11:53
+1 aqui tambem
5 Julho, 2017 at 12:03
Eu não fiz nenhuma escala de mérito.
Para mim não reconhecer mérito (seja o maior ou não) ao JJ é má vontade. É não querer ver a realidade. Tu próprio o fazes. Eu fiz questão de referir que tem também mérito o BdC. Mas é como dizerem que o Sporting está como na altura do Godinho. Podem dizer mas não invalida que eu ache que dizer isso é só má vontade para com Bruno de Carvalho.
Eu acho que o Gelson hoje decide muito melhor do que decidia no ano passado. E incomparavelmente mais do que antes. Eu acho que o Gelson é muito mais do que um jogador forte no 1×1. O tempo de cruzamento dele está muito melhor, ele decide com muito mais facilidade e rapidez se cruzar alto, se passe atrasado, se temporizar ou se ir para cima…para mim o Gelson hoje é melhor jogador do que o que era no inicio da época. Para mim na segunda metade já não foi o miúdo que vai 10 vezes e finaliza a sua participação na jogada em condições duas…
Quanto ao que aí vem não sei…vamos ver o que fará JJ. Eu o que espero dele é que não desperdice o talento que tem à disposição dele…
5 Julho, 2017 at 12:03
Sabendo disto:
“Não tenho quaisquer pruridos em dizer quais serão os reforços de inverno: Podence, Gelson, Francisco Geraldes, Wallyson, Slavchev, Ryan Gauld, Rabia, Sacko, André Geraldes… Este é o caminho definido”, referiu o líder leonino, numa declaração aos jornalistas em Alvalade.”
Talvez se comece a perceber o que Octávio quando diz para não contarem com ele um novo caso Marco Silva.
5 Julho, 2017 at 12:14
Eu fi-lo na altura e reitero agora. Essa declaracao de BdC tem todo o meu apoio. Pena que esse presidente esteja desaparecido. O projecto do Sporting tem que se sobrepor às manias do treinador.
5 Julho, 2017 at 12:18
Não sei se está desaparecido ou se está a querer impor essa filosofia ao treinador, e receio que isso seja um enorme problema, cuja primeira vitima pode muito bem ter sido o Octávio.
Não faz sentido gastar uma fortuna num treinador, com objectivo claro de ser campeão e valorizar activos e depois, seja o presidente seja os adeptos, definirem os jogadores necessários. Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
5 Julho, 2017 at 12:42
Gostava de acreditar nessa hipótese mas os sinais não são esses. Oxalá me engane
5 Julho, 2017 at 17:08
Treinador para treinar a dor…Lol.
Escolher jogadores, estrutura.
Com um perfil, está claro.
Mas o j já provou que escolhe muita merda e da cara.
Mesmo no venfique era jaras lisandros Lopes e muita merda paga a peso de ouro!
Di Maria já lá estava. Gaitan era bom mas nunca como queriam fazer crer. O enzo foi comprado para extremo e depois lá perceberam que era melhor ao centro.
Resumidamente não empenhem pelos ouvidos.jj se fosse mais Team player era muito bom assim é só bom.
Na minha opinião
5 Julho, 2017 at 12:28
Barbosa, essa declaração tem o teu e podes ter a certeza que também têm o meu apoio total, mas percebo que uma enorme e ruidosa maioria, que elege presidentes e despede treinadores, prefira em primeiro lugar serem campeões.
5 Julho, 2017 at 12:40
Eu quero ser campeao. Continuo é a acreditar que o caminho para o sucesso passa pelo nosso ADN de continuar a apostar na prata da casa.
5 Julho, 2017 at 13:25
+1!
A nossa maior diferença é que eu sou mais crédulo e ainda acredito que o JJ não é tão cego quanto isso e que já percebeu que o nosso caminho é esse e tem de ser esse.
Eu ainda acredito que no próximo ano teremos Podence, Iuri, Palhinha e Xico Geraldes na equipa principal.
5 Julho, 2017 at 13:32
Tiago, juro-te que o que mais quero é que tenhas razao mas todos os sinais sao contrarios a isso. Fica o podence sem ducida. Talvez o Iuri. O resto…. nao acredito.
5 Julho, 2017 at 13:08
Se vamos para outra situação como a de MS mais valia ter saído o JJ e seguirmos o nosso rumo. Porque essa declaração do presidente foi muito bem feita na altura e ainda hoje seria actual se for feita a meio do ano. Claro que no inicio do ano é normal haver outras contratações…
Se o JJ hoje acha que tem mais força que o BdC ou a nossa filosofia está redondamente enganado. Se o BdC tivesse trocado de treinador no final da época passada era uma troca apoiada pela grande maioria dos adeptos…
O JJ joga muito mais a sua reputação e o seu futuro que o BdC…
5 Julho, 2017 at 12:33
Dessa geração só vejo o Iuri a ficar no próximo ano, e mesmo assim já tive mais certezas. A embirração do J é um caso de estudo.
5 Julho, 2017 at 12:41
Mesmo. E isso é grave. Na perspectiva de talento desperdicidado mas também a nível financeiro. Mesmo o Iuri…. não sei não
5 Julho, 2017 at 23:53
Mais 1 mais 1 .., aqui 🙂 tás me a ver????
5 Julho, 2017 at 12:08
O passado mais recente, mostra-nos que o rei da bazófia, com os jigadores escolhidos por ele…ficou em 3º lugar atrás de NES.
O resto é paisagem..
5 Julho, 2017 at 12:15
Se vamos falar no passado mais recente, então teremos de dizer, que no passado mais recente, a presente época, ainda não ganhou, não perdeu e nem empatou nenhum jogo.
E todo resto é paisagem ou passado longínquo.
5 Julho, 2017 at 12:44
Excelente post. É indiscutível que JJ tem créditos mais do que firmados na valorização de jogadores. Mas há quem seguramente só o compreenderá depois de sair do SCP. Enfim há opiniões mas não só. Da leitura que faço do que se diz em blogs sportinguistas estou convencido que há criticas convictas de alguns mas também há muitos infiltrados agentes avençados de rivais que infestam toda a imprensa desportiva e também os blogs. Há ainda outros os chamados Idiotas Úteis,que sendo sportinguistas,consciente ou inconscientemente, ajudam os vendedores de jogadores que nos interessam e os compradores dos nossos, e denegrindo os que estão de saida, criando pressão sobre a Direcção e influenciando negativamente os potenciais compradores. Curioso é que muitas vezes são os primeiros, ao menor rumor de possível aquisição do clube, a ir pesquisar nos blogs da massa adepta do clube vendedor para formar a sua opinião. É isto.
Neste momento é Pity o alvo. A pressão aumenta e já vai em 16,5 ME, diz-se. Entretanto Iuri estará no mercado, segundo O Jogo, por 15. E eu treinador, foco-me no confronto das estatisticas de Golos e Assistências nas 2 últimas épocas e Iuri goleia a que acrescenta ainda a sua capacidade nas bolas paradas, algo que não temos, pelo menos ao mesmo nível, no plantel. Fala-se também no interesse do Braga no P Oliveira e há quem goste. Eu não e acho mesmo que o Salvador tem sido a nossa besta negra nos negócios!
Ainda não engoli o termos cedido 60 % do Wilson Eduardo de borla.Este ano estava a fazer uma grande época antes de se lesionar, ombreando em assistências com o Gelson e tinha mais golos.Antecipo que, quando sair, vai ser em esquema pack para desvalorizar os nossos 40 %….
5 Julho, 2017 at 12:51
JJ é um excelente treinador.
JJ é casmurro.
E por ser casmurro, consegue numa situação difícil que o seu grupo atinja níveis fantásticos, calando muitos dos críticos que depois batem palmas.
Mas tb por ser casmurro, não passa de um excelente treinador para um treinador de nível mundial.
É uma raposa velha e pela idade dificilmente vai mudar. Penso que se ele descobrir a linha entre a persistência e a casmurrice, com o presidente e adeptos que temos, com a formação à sua mercê que mais parecem cogumelos… o Sporting será um caso sério.
Um Sporting à sua imagem em campo, um Sporting à nossa imagem fora dele.
5 Julho, 2017 at 13:01
Off-topic
Alguém tem uma foto do mural acabado?
Como não tenho redes (anti)sociais não vi como ficou no final.
Bom post.
Como sempre, a tasca em duas trincheiras: Os pró-JJ e os anti-JJ
Eu sou pró-SPORTING, e para mim neste momento JJ é o melhor treinador que podemos ter.
5 Julho, 2017 at 23:55
Pumba!!!
5 Julho, 2017 at 13:08
O Pina pode ser um Marco Silva no programa Prolongamento mas quando escreve algo reflectido e bem elaborado consegue dizer bastantes verdades.
Desculpem,disse Marco Silva? Queria dizer “sonso”.
José Pina no seu facebook á 5 minutos:
“AQUI NÃO HÁ FÉRIAS – Até parece que és bruxo!
A lampionagem não gosta e não quer que os Sportinguistas falem deles, é natural. Querem ficar sossegados a tomar de assalto o país desportivo e social. Há dois anos quando lancei o termo Estado Lampiânico sabia do que é que estava a falar. Quando há mais três anos na Sporting TV, no Futebol de Perdição, falei do carrossel dos 15 milhões do Mendes, parecia brincadeira, não parecia? Desculpem a falta de modéstia, mas por vezes tem de ser: foram 15 anos como autor a escrever o Contra-Informação, a ler muitas noticias, a saber muitas coisas, a pensar sobre a realidade. Trabalho em criatividade e guionismo, sei o que são manobras de comunicação, marketing e publicidade. Sei como se passam mensagens subliminares em capas de jornais. Lembram-se do que alertei aqui sobre aquela capa do Renato Sanches a ser abraçado pelo adepto no meio do campo com a montagem do Ronaldo pequenino e desolado a seus pés?
Sei como funcionam empresas como a Escritório (sim, eles são bons) que faz as promoções do slb. É de esperar que um dia destes apareça uma promoção qualquer com a expressão: “Até parece que és bruxo”.
O vieirismo é um projecto monopolista alavancado no mito urbano do “somos mais de seis milhões”: são hotéis, querem uma escola secundária e uma universidade benfica no Seixal, querem gerir clubes da Premier League, só falta criarem uma nova religião: Igreja Vieirista do Sétimo dia. Já alertei e volto a dizer: o benfica não é um clube organizado, é uma organização que tem um clube. E, naturalmente, como essa organização quer crescer, tudo faz para reduzir ao mínimo o Sporting Clube de Portugal e demais rivais. E eu, como sou do Sporting, cá estarei para denunciar, o melhor que posso e sei, os truques comunicacionais do Estado Lampiânico. Peço desculpa pelo incómodo, mas vou continuar por aqui. A todos os mais de 39 mil que seguem esta página o meu muito obrigado.
Saudações Leoninas”
5 Julho, 2017 at 13:29
O Guerra bloqueia-o!
Lembro-me bem dele no Canal Q, com a Pinhão e o João Nuno Coelho, nos “Sacanas sem Lei”.
Bem melhor que no “Prolongamento”.
5 Julho, 2017 at 13:24
Não deixa de ser curioso que os exemplos que referes em termos de jogadores – O Alan progrediu em que sentido? se jogava ainda menos do que joga agora porque pagámos 8 M? O Bas Doost não marcava 20 golos por época na Alemanha a jogar numa equipa que não joga para o título como nós? O Adrien, William e Gelson vão progredindo porque são bons jogadores, ponto final. O Adrien no Europeu fez grandes jogos secando” jogadores como o Modric e o Willian foi dos mais regulares (e por o William ser bom não quer dizer que o Danilo também não o seja!- ou não podem ser os dois?), logo sairam certamente valorizados de uma competição em que tiveram de jogar sempre ao mais alto nível e foram campeões…
O trabalho do treinador mede-se em duas vertentes principais – exito colectivo – (em duas épocas ganhamos 0- que a supertaça conta pouco) e capacidade de fazer progredir os jogadores – (não me parece que alguém como o Gelson tenha progredido sobremaneira para além da progressão natural de alguém com o seu talento – marca mais golos? surge mais vezes em zona de definição? defende melhor?)
A valorização dos jogadores deve-se sobretudo a um mercado louco e totalmente desfasado da realidade e à capacidade negocial do nosso presidente aliada a uma maior saúde financeira fruto do seu excelente trabalho.
Desculpa mas o treinador tem pouco a ver com isto….
5 Julho, 2017 at 14:12
Concordo “quase” totalmente. O quase deve-se ao facto de na época que passou termos assistido a uma roubalheira cirurgica e a a períodos grandes sem meio-campo (William claramente cansado e Adrien Lesionado) Também a transição defensiva sofreu com isso mas sofreu ainda mais com o trabalho defensivo que deixou de ser feito por SLimani, trabalho invisível mas, trabalho fundamental para conquistar o tempo de que a equipe carecia para se reposicionar e agir.
A falta de um segundo avançado (ponta de lança para 15 ou 20 golos, quando grande parte da época passada tivémos 3! Slimani, Teo, Montero) fez-se sentir no volume de golos/jogo e a falta de volume foi facilmente potenciada pelas arbitragens da Roubalheira (Luz; Alvalade jogo com o Braga, Funchal e Guimarães. Neste último caso os problemas de “reposicionamento” da equipe foram potenciados pelo esgotamento físico devido ao jogo Internacional onde nos batemos como verdadeiros leões).
Os “maus resultados” apareceram antes de ter sido possível encontrar nos recém-chegados a solução para, designadamente, William e Adrien. Nesta nova época vamos sofrer também com a participação de William e Adrien na Taça das Confederações e possivelmente com a saída de um ou ambos mas, estamo-nos a preparar para isso com a antecipação de um mês. Não seremos apanhados descalços segunda vez.
Entretanto, os Sportinguistas são mesmo bipolares. Aliás, parte dos Sportinguistas são mesmo bi-polares não sei se tal se deve a juventude a mais e maturidade a menos ou se, como nos outros clubes com grandes massas associativas, há uma predominância de QIs inferiores a 90!
No benfica, a massa associativa que mais vezes acompanhei de perto, é burra. Revela insuficiências culturais gritantes e na sua maior parte vive alegremente a idade do ferro a tocar tambores à volta das fogueiras e a fumar erva. Vai direitinha para o fundo com o clube, a vociferar e a rasgar cartões, a ritmo de samba. Mais vale tarde que nunca. Venha o trambolhão dos bruxos!
5 Julho, 2017 at 16:01
O defeito do JJ foi não nos fazer campeões em 2 anos de luta contra o Estado Lampiâmico? Então e as dezenas de treinadores que já tivémos e nos não fizeram campeões nos últimos 15 Anos?
Tenham juízo porque a cabeça não foi feita só para abanar ao ritmo da KIZOMBA.
O JJ não presta porque fez um campeonato de merda o ano passado. Campeonato esse que, se tivesse sido justo tinhamos sido nós a vencer apesar do “mau” trabalho” do JJ. Tenham juizinho e vão à professora pedirem para ser assoados que isso é tudo fruto de uma infestação por leituras lampiâmicas e visionamento de programas de televisão pró-arguido-Luís.
5 Julho, 2017 at 16:09
Sabem qual é o mal de que padecemos?
-O de termos um Presidente que é um Homem Sério. Se fosse outro atirava com as culpas todinhas para cima do Estado Lampiâmico e gerava uma onda de ódio que acabava numa batalha campal no Campo Grande, com mortos e feridos aos magotes.
Se nós tivéssemos feito ao benfica o que o benfica nos fez a nós iam ver o que acontecia com o Argui-do Vieira a incitar à violência e ao terrorismo à descarada. Iam ver o que iria acontecer com carros em chamas vidros partidos Alvalade vandalizado pelas hordas terroristas do Estado Lampiâmico e mortos e feridos a pontapé aos fins de semana em todos os estádios ou pensam que isso não acontecia? Pensam que não invadiam os restaurantes onde costumamos juntar a malta e toca de varrer tudo à paulada e eventualmente a tiro?
Acham mesmo que a culpa é do JJ? Há uma franja de Sportinguistas a soldo do Estado Lampiâmico, os Híbridos e depois, há uma massa relativamente grande de burros que não vê com os olhos, não ouve com os ouvidos e pensa com os pés, aproveitando para descarregar frustrações do futebol e de outras áreas da vida em cima do JJ que é só e tão só, o melhor treinador que tivémos desde que o Malcolm Allison se pôs a milhas desta bagunça para fora. Ganhem juizinho nessas cabeças ôcas.
6 Julho, 2017 at 0:05
Muito bom… e como o Mario não dá erros ortográficos … os burros foram comer palha e nem deram as caras 🙂
Muito bom!!! :))