Achei bastante curiosa e pertinente a declaração de Pedro Baptista na análise de imprensa da Sporting TV, na manhã de 10 de Julho. Sem querer falhar na essência da sua ideia, foi mais ou menos isto:
“Perante a ausência de jornalismo nos 3 jornais desportivos em Portugal, as pessoas cada vez se viram mais para a blogosfera. Porque é lá que encontram investigação de facto, jornalismo a sério, já que os ditos órgãos de comunicação não passam de uma extensão da chamada imprensa cor-de-rosa, passando ao lado do que se passa verdadeiramente no desporto do nosso país. Os nossos rivais da 2ª circular já entenderam esta mudança no comportamento dos adeptos, onde vão buscar informação e lançaram um ataque enorme, nomeadamente e de forma mais incisiva a dois blogues (um portista e outro sportinguista) Baluarte do Dragão e Mister do Café, colocando alguns “pivots” da sua comunicação a atuar sobre eles e sobre o impacto das suas publicações.”
Esta é obviamente a visão de Pedro Baptista, não é uma posição oficial do Sporting, mas…há aqui um novo paradigma que todos conseguimos facilmente compreender como verdadeiro. O poder da informação e da sua divulgação está a deslocar-se, tendo já deixado de ser uma primazia do jornalismo, como atividade profissional. Isto tem coisas boas e coisas péssimas. As boas são claramente a democratização quer do acesso à informação quer do papel de produtor da mesma. A má, é que, abrindo o leque das fontes de informação a quem não tem o dever deontológico da classe jornalística, inevitavelmente a verdade do que vemos, lemos e ouvimos pode ser facilmente distorcida. E tudo isto sucede apenas porque a imprensa perdeu a confiança do público, que cada vez mais se interroga porque determinados agentes do desporto obtêm diferentes formas de tratamento. Perderam a isenção, a equidistância e o compromisso com a regra nº 1 do jornalismo – o compromisso com a verdade, independentemente da origem, do tempo e do impacto dos factos.
A declaração de Pedro Baptista é ao mesmo tempo uma constatação de desistência no sistema actual, uma recomendação às opções de onde retirar informação e um aviso à navegação dado aos bloggers que se “atrevam” a revelar as verdades que o tal “sistema” não quer ver reveladas. Este é, de facto, um tempo de grandes mudanças onde tudo está a mudar e como é lógico, as plataformas de poder também. E sendo que informação é poder, informar atrai uma condição poderosa e ter a capacidade de influenciar a opinião de milhares de pessoas, ainda mais. Mas este é um poder que traz no caminho de volta, muita responsabilidade e sobretudo muita coragem. Lidar com “cães de fila” (mais ou menos orquestrados) a produzir ameaças de morte como quem diz “olá” ou “tudo bem”, ver a vida pessoal devassada nas páginas de Hugo’s Gil ou nos nojentos posts de Zé Marinho, ouvir recomendações da entidade patronal para “ser mais discreto” ou mesmo ser obrigado a realizar “intervenções familiares” para atestar da ausência de perigo para a anónima paz familiar…não é fácil.
Desenganem-se os que pensarem que a maioria dos bloggers faz o que faz apenas por paixão clubística. Também faz parte, mas sobretudo o que leva alguns de nós a dedicar tantas horas de vida é a vontade de transmitir algo aos outros. Transmitir verdade, um olhar único, uma piada nova, uma reflexão diferente, ao fim e ao cabo, algo que não exista e que pensamos fazer falta aos nossos pares. Confesso que quanto mais vejo a incompetência e o compadrio que graça na imprensa, mais ganas tenho de escrever e mandar cá para fora o que me vai na alma.
Este post é dedicado a todos os bloggers que já entenderam que o melhor serviço que fazem ao seu clube é manterem a sua voz imune à mais fascista das ideologias: a verdade é para consumo de alguns e a propaganda é para consumo de todos. A diferença do Sporting também deve ser esta: a democracia da verdade e não a democracia da mentira. Ao Mister do Café um abraço. Ao Artista do Dia uma enorme pedido para que descubra novas energias e ao Cherba por manter uma casa cheia de vigor, que espelha qualquer Sportinguismo, de quem for, de quem a quiser frequentar. A riqueza e a força da verdade também é a força de pessoas como estas e a sua capacidade para sacrificar parte da sua existência em prol do prazer e esclarecimento de todos nós. Agradeçam-lhes o mais que puderem, se fizerem o favor.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
13 Julho, 2017 at 14:58
Caro leão dos Fjords,
Touché! Só acrescento “A Guiné Bissau é O país para traficantes de droga”. Estes milhares de euros para o Nhaga são apenas um dos lados do triangulo Vieira/Colômbia/Bissau. Bruxaria? Sim, sim, isso é bom para mandar umas piadolas e o Narco Vieira até agradece…Investigue, quem de direito.
Sugiro esta leitura, só para ajudar a unir os pontos:
https://www.publico.pt/destaque/jornal/guinebissau–o-primeiro–narcoestado–de-africa-225351
Nota: Sinceros parabéns aos bloggers que lutam diariamente contra esta indignidade. Pela verdade!!!
13 Julho, 2017 at 15:00
E mais uma prova de que os jornaleiros não fazem investigação alguma, para a bosta Acuña assinou por 5 anos para o Rasca assinou 4. Se calhar vêm dois Acuñas e não sabemos??!
13 Julho, 2017 at 15:08
Lol
“A má, é que, abrindo o leque das fontes de informação a quem não tem o dever deontológico da classe jornalística, inevitavelmente a verdade do que vemos, lemos e ouvimos pode ser facilmente distorcida.”
Qual a diferença para o que já se passa actualmente?
Isto não é o que fazem os desportivos?
A TVI, o cm? O mais transferências?
Até os públicos, expressos, todos esses?
Mas alguém acredita que os jornais não sabem , não vêem o lodo do futebol português? Porque não investigar?
Essa é a pergunta que tem de ser respondida?
13 Julho, 2017 at 15:15
Sem duvida.
Estes blogs pessoas são muito importantes e em especial para os Sportinguistas que não possuem locais onde “beber” informacão correcta.
Em especial o Mister do Café anda a desenvolver um trabalho de investigacão notavel.
Tendo comecado agora a ser ameacado pelo EL, mas esperemos que os fdp continuem a ser as meninas que sempre foram e nada facam.
O trabalho desenvolvido por ele está ao nivel de um qualquer jornalista sério. Aliás, até seria interessante que o Sporting no seu jornal oficial iniciasse uma ou duas páginas com o resumo das investigacões para levar a mais pessoas a “verdade da coisa”.
Ao contrario de outros blogs que se assumem como contra-informacão (porco gil) o que por si só é ilegal e já devia ter sido fechado.
A tasca é o clássico. Um gajo vem aqui todos os dias. Manda uma laracha.
Sente-te em casa. A tasca no fundo é como uma casa ou filial do Sporting, mas cibernética.
Até propunha a elevacão da Tasca do Cherba a primeira casa virtual do Sporting.
Se alguem ler isto, que proponha ao Presidente que penso que teria aceitacão.
13 Julho, 2017 at 15:40
Ainda está para acontecer um post do Javardeiro de que eu não goste. Dito isto, resta-me dizer: Bravo, grande post, Javardeiro.
Os bloggers não tendo o código deontológico dos jornalistas, têm mais deontologia, que a maioria destes.
A tasca é um local de visita diária.
13 Julho, 2017 at 16:13
Tem sido efectivamente feito um trabalho de grande investigação e de exposição dos podres que circulam pelo futebol português, é de louvar tamanho trabalho e dedicação na defesa da verdade.
Eu continuarei a fazer a partilha da informação que vocês publicam.
13 Julho, 2017 at 16:23
ter blogs onde meia dúzia de pardais diz mal de tudo o que mexe, só valerá mesmo por uma informação mais fidedigna das noticias.
13 Julho, 2017 at 16:26
Não amo o Desporto, amo o Sporting. Para que o nosso Amor ao Sporting possa ser retribuído com títulos sejam de futebol, seja de Hóquei em Patins, Andebol, Futsal, Volley, Atletismo vejo-me na contingência de ter de passar mais tempo a defender o Desporto das mafias reinantes, designadamente, o Estado Lampâmico.
Bom o Mister do Café, aqui há uns dias, denunciou seis delegados escolhidos pela LIGA para a função como tendo as suas nomeações sido feridas “Ab initio” de um vício de INCOMPATIBILIDADE entre as funções que exercem e aquelas que com elas acumulam. Será que estes “meninos queridos” são todos filiados no Estado Lampiâmico?
Temo que o sejam pois, a forma de o Estado Lampiâmico controlar em seu EXCLUSIVO benefício é substituir a manobra que foi afastada por “mais gente nos lugares certos”. Ninguém conhece estes gajos então não desconfiam deles. Alto e pára o baile! Eu desconfio, por causa de um Presidente da Liga que é PARCIAL a FAVOR do benfica.
Não me venham dizer que não sabia disto. Já não tem idade para o papel de ingénuo. Se sabia e recrutou, o benfica tem-no na Mão.
É legítimo e lícito que perguntemos: – que fotografias de Pedro Proença estão na posse do Arguido-Vieira? Amantes? Putas de luxo às duas e às três? SMS comprometedores?
Um gajo que há poucos anos foi mandado esmurrar pelo Estado Lampiâmico (desenganem-se aqueles que pensam que, aconteceu por obra do acaso, um infortúnio do tamanho do Mundo…). Não Pedro Proença achou que tinha estatuto para arbitrar jogos do benfica sem prejudicar a verdade desportiva. O melhor árbitro do Mundo achou que era intocável e o Estado Lampiâmico, partiu-lhe os dentes.
Quem acha que prevalecerá na impunidade, é o Estado Lampiâmico. Todos nós, simples mortais pagamos pelos erros, crimes, violência, Corrupção, tráfico de influências, tráfico de droga, branqueamento de capitais, proxenetismo, tráfico de armas, de carne humana. Nós não estamos ao abrigo da chantagem nem ao abrigo de chegar ao estádio do carnide e de nos matarem à porrada, por instruções do Estado Lampiâmico. Nem o Presidente da Mesa da AG do Sporting, Presidente do Serviço Nacional de Bombeiros, homem de bem, está livre de ser morto à porrada por claques que não estão legalizadas por única e exclusiva conveniência do Estado Lampiâmico.
E se alguns membros das claques quiserem chantagear o arguido-Luís que lhes acontece? Ele manda-os matar. Alguém tem dúvidas?
Está na altura de acabar com a bosta de uma vez por todas.
13 Julho, 2017 at 16:32
Excelente texto, LdP.
Parabéns e obrigada. E ao cherbaTov tb .
13 Julho, 2017 at 19:04
Os meus parabéns ao Cherba pelo Esforço, Devoção, Dedicação e claro…chegará á Glória.
O Sporting somo Nós !!!
Quanto aos pasquins, CM, bola, record, jogo, canais de TV… esqueçam. Ou vejam pelo gozo de apanhar as mentiras.
E umas queixas á ERC também podem ir fazendo alguma mossa, se forem muitas e repetidas pelos mesmos motivos e sobre as mesmas entidades.