Tendemos a olhar para a pré-temporada como quem olha para as peças desmontadas de um motor, imaginando na amalgama o carro a andar. É como se a qualidade de cada componente se somasse aritemeticamente resultando num funcionamento algo platónico.
Infelizmente para nós e felizmente para o efeito random do futebol, as unidades do motor sozinhas não fazem tudo o que vale um automóvel e muito menos a sua articulação é linear. O conjunto, a combinação de características, as ligações ainda decidem mais do que esperaríamos.
Enquanto escrevo este post, estamos já a perder com o Marselha e a repetir mais uma exibição sem ideias, rasgo ou mecanismos. Normal, mas ainda assim convém reflectir sobre a tal “soma das partes” e corrigir o que for possível corrigir.
Confesso que não esperava que a ausência de Patrício, William, Adrien e Gelson se fizessem sentir tanto e cada vez mais me assusta a ideia de perder um ou mais destes activos. Pelo menos agarro-me à esperança que este factor é um dos que mais contribui para esta imaturidade táctica tão gritante. E não estou a falar dos resultados. É aceitável perder por 3 golos com o Valencia e também é compreensível perder pela margem mínima com o Basileia. O que já não acho tão fácil de justificar é a forma como concedemos as derrotas.
É que vamos lá ver se nos entendemos, cansados todos estão e se perderem num sprint ou numa elevação isso é aceite como uma desculpa razoável. Mas maus atrasos, ausências de marcação e falta de tempo na disputa de bolas divididas… isso não é fadiga nem sobrecarga meus caros, é foco (ou a ausência dele) e sobretudo um colectivo que não tem existido para que se disfarcem esses erros individuais e…( Marselha marca o segundo).
Acima de tudo e depois de ter ouvido ad nauseum que o problema da época passada foi a ineficácia defensiva, olho para o que decorreu desta preparação e não só me parece que estamos longe de prometer melhorias evidentes, como também passei a desesperar com um ataque assente em incontáveis manobras de mudança de flanco, onde à vez um corajoso qualquer tentar combinar para evoluir mais uns metros. O pior nem sequer é a manobra previsível e enfadonha, mas sim a convicção com que tudo é feito.
E eis que chego à razão do post. Precisamos de soltar aqueles jogadores, puxar pela sua criatividade, a espontaneidade. Para já só se limitam a repetir laboratórios de jogadas e movimentações. Acredito que na cabeça de JJ isso seja fundamental, há que rotinar jogadores oriundos de outras paragens futebolísticas, dar-lhes tempo para assimilar os “esquemas” e até adequarem-se às subtilezas que fazem as delícias do nosso treinador. Tudo leva o seu tempo e sobretudo tempo de jogo e seria estranho que jogadores como Doumbia, Mathieu, Coentrão, Bruno Fernandes ou Piccini fossem “só” isto que temos visto em campo.
Nada está perdido e tudo pode ser melhorado. Espero que o seja, a bem do Sporting e de milhões de adeptos a quem é repetida a promessa da aprendizagem com os erros do passado. E sobre este tema o que dizer (ou o que fazer) quando Matheus Pereira, Gelson Dala e Podence assumem a irreverência da equipa e são claramente os que conseguem (pelo menos tentam que se fartam) escapar à mediania?
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
19 Julho, 2017 at 21:51
A pré-época não me causa grande “espécie”.
O problema é que eu já vi este filme. E não gostei nada.
Bom texto, LdP.
19 Julho, 2017 at 22:12
E pronto aí está o #colinho, parte IV …
“A Liga NOS 2017/18 vai começar dia 6 de agosto, domingo, com o Aves-Sporting. O encontro foi antecipado três dias em relação à data prevista (9 de agosto) e disputar-se-á às 18h00 do dia seguinte à Supertaça.
A informação está a ser anunciada pela Sport TV, que também divulgou o horário dos encontros dos outros grandes na 1.ª jornada. O FC Porto-Estoril será às 19h00 de dia 9, quarta-feira, enquanto o Benfica-Sp. Braga está marcado para as 21h00 do mesmo dia.
A Liga deverá anunciar ainda esta quarta-feira os horários completos da 1.ª jornada.”
Ora, isto terá alguma coisa a ver com a pré eliminatória da Champions League?!?! Vejamos …
O sorteio da pré-eliminatória da Champions é no dia 4 de Agosto …
A 1ª mão é disputada nos dias 15 e 16 de Agosto e a 2ª mão a 22 e 23 de Agosto …
?!?
19 Julho, 2017 at 22:23
E?
20 Julho, 2017 at 1:53
1ª jornada e o clube dos coo-corruptos, coo-corruptos, é o 3º a entrar em campo … Ou seja, já vai saber os resultados dos outros dois …
Pois, e vão-me dizer … “…sim, mas todos têm que jogar contra todos duas vezes …” … Sim, isso é verdade, mas os ‘timings’ em que certos jogos ocorrem …
Enfim … Ainda se a 1ª mão da pré-eliminatória da Champions fosse na semana seguinte, ainda compreendia … Agora assim!?!?
Esperemos pela nomeção dos BOIS de apito na boca … Pode ser que fiquem todos mais elucidados …
20 Julho, 2017 at 6:52
Ok, não me parece crítico a nível da vantagem que pode dar na primeira jornada e até permite ter um jogo competitivo e mais 3 dias até à eliminatória, o que acho que até ajuda
Sim, nomeações é o que conta. Cada vez que se nomear um padre de certas freguesias e um menino bonito (mais para jogos da casa mãe do que metê-los em nossos jogos, porque os pequenos quedam-se menos) é preciso fazer um banzé do caralho.
O VAR não ajuda tanto a combater os métodos destes cabrões que são mais subtis, com o critério das faltas e amarelos. Até os fiscais, muitas vezes eram os mais importantes: época do Montero por exemplo.
Por isso é holofotes para cima deles. Havia de haver um estudo ao nível dos cartões mostrados por certos árbitros a adversários do benfica
20 Julho, 2017 at 16:16
Exactamente.
E, sobre o Vídeo Árbitro, pese embora tivesse algumas expectativas que fosse de facto um instrumento para reforçar a verdade desportiva, com a quantidade de restrições e ‘rédea curta’ que lhe colocaram vai ser apenas, mais uma “ferramenta de instrumentalização” e manutenção do ‘status quo’ … com a agravante de, ainda nos quererem ‘lavar o cérebro, por dentro, com água rás’ (pois os BOIS que vão estar nas salinhas a monitorizar têm todos cores preferenciais bem definidas)… Só a título de exemplo … Nas jogadas de potencial golo em que há dúvida sobre um fora de jogo, quando o BOI apita, a jogada para, logo, esse tipo de lances não tem salvação … No entanto, se for para beneficiar quem defende, ou seja, o lance ser precedido de fora de jogo, a jogada decorrer e for golo, eles podem anular o golo (foi o que aconteceu à selecção portuguesa na Taça das Confederações, quando marcou aquele golo ao México que foi posteriormente anulado).
E tantos, tantos exemplos mais … Enfim, a ver vamos o que aquilo vai dar …
19 Julho, 2017 at 22:13
Tudo dito.
Repete-se todos os anos. São os miúdos que dão irreverencia ao Sporting. Mas tememos sempre na hora de pôr as cartas em campo.
19 Julho, 2017 at 22:21
Discordo disto:
“É que vamos lá ver se nos entendemos, cansados todos estão e se perderem num sprint ou numa elevação isso é aceite como uma desculpa razoável. Mas maus atrasos, ausências de marcação e falta de tempo na disputa de bolas divididas… isso não é fadiga nem sobrecarga meus caros, é foco (ou a ausência dele) e sobretudo um colectivo que não tem existido para que se disfarcem esses erros individuais e…”
Tem tudo a ver com fadiga. Estás cansado: executas mal, pensas mal, nao olhas, nao baixas para ajudar, nao cobres, etc.
19 Julho, 2017 at 23:56
Quem gosta e está com o JJ diz que é da fadiga, da viagem, das rotinas, do azar ou do árbitro, do GR, etc e que vai ser um Sporting fortíssimo.
Quem não gosta e quer ver o JJ longe diz que é da má preparação, da falta de qualidade das contratações, do sistema, da não utilização dos putos, etc e que vai ser uma repetição da última época.
A realidade?! Por mais arte que se tenha visto, ninguém é capaz de julgar um quadro só de ver as primeiras 10 pinceladas. Só o artista sabe onde vai dar e só depois de estar quase completo é que se pode começar a avaliar!
Tudo o resto é a ansiedade, irritação ou excesso de voluntarismo a falar…
20 Julho, 2017 at 0:52
“Quem gosta e está com o JJ diz que é da fadiga, da viagem, das rotinas, do azar ou do árbitro, do GR, etc e que vai ser um Sporting fortíssimo.”
Há ainda pessoas que acham que o Sporting não está fortíssimo mas também não está em risco de ter uma merda de equipa.
E que, atendendo às circunstâncias, teremos de esperar para ver.
Que se lixe a futurologia.
Nem tudo tem de ser preto ou branco.
20 Julho, 2017 at 2:21
Fiquei lixado, fodi…., por causa da abantesma do treinador da selecçao feminina. Por mim nem a feijoes quando se fala da selecção das nossas “Patricias” ou “Guerreiras”. Está em causa o orgulho nacional.
Pergunto a mim o porque do nosso treinador Sr. Nuno Cristovão não foi chamado, não digo como principal, mas como adjunto para ensinar ao mesmo como se faz uma equipa ganhadora.
Sr. Nuno Cristóvão comandou a selecção portuguesa feminina entre 2000 e 2004.
Compreendo a preparação da nossa equipa para a Champions.
Quanto as antas dos comentadores, facíl desliga se o audio, e muda se para a EURO SPORT.
Quanto a lampioes, devem estar a pensar numa pseudo equipa que não existe. Pelos resumos que vi, e preciso o sexteto leonino a mandar nas hostes.Bravo a todas…
Como costumo dizer, neste caso do treinador da selecção nacional, “Toda a gente evolui ate ao limite da sua estupidez”, não da para mais…
Adoro isto: O futuro do futebol escreve-se no feminino. Não digas nada… #RespondeEmCampo – vejam o video youtube.
Gostaria de saber quem é o comentadeiro ou paineleiro deste video. Devia saber o que o SCP, ou apreender… ou será mais um ” poste de iluminação pública” vulgo lampiao enrreçaibiado.
PS. Não me apetece por acentos em palavras tipo: lampioes, da trabalho, não mereçem…
by mats
20 Julho, 2017 at 2:42
Ja agora uma ideia possivel a por em pratica, criação de uma claque organizada, tipo Os Directivo Ultras XX, versão tipo feminina.
A mesma varição para a Torcida Verde, Juventude Leonina e Brigada Ultras Sporting. O Futebol feminino a servir de base para as outras modalidades.
O apoio incondicional em todas as vertentes…das nossas que representam o clube e de todas as leoas pelo mundo fora.
20 Julho, 2017 at 12:12
A pré-época vale o que vale, todos concordamos. Contudo não posso deixar de evidenciar sinais que preocupam ou, pelo menos, com os quais devemos ficar de pé atrás. Esperança existe há muito, euforia nem tanto.
Mais do que algumas possíveis saídas (Adrien e William) preocupam-me algumas entradas. Tendo presente alguns desastres recentes (Markovic, Campbell, o baladas…) será que vamos sofrer do mesmo esta época? Não consigo deixar de pensar nisto ao ver o Mathieu jogar, quase sempre mal posicionado, algo lento… a defesa do Sporting que nas últimas épocas (talvez menos na última) tem sido um ponto forte da equipa, neste momento assusta um pouco. E será que Coentrão se vai aguentar a época inteira? Acredito que para estas posições o Sporting ainda vai ao mercado e talvez para dar concorrência ao Piccini. E Matheus Oliveira ?!, que jogar mediano quando temos tantos putos de valor!
Quanto aos miúdos, Podence e Iuri têm que ficar na equipa. Matheus Oliveira, Xico Geraldes (o amor de tantos Sportinguistas), Gauld e Pedro Silva (este ao que parece já foi) deverão ser emprestados, precisam de minutos para ganhar estofo, porque para o ano tem que ser a vez deles. Palhinha talvez fique se Adrien ou William saírem. Dala (por mim também era emprestado, mas não sei se será) e Ruiz talvez para a B!?
20 Julho, 2017 at 12:23
Acrescentar apenas quanto ao futebol feminino que não podem esperar grandes milagres! É uma modalidade a crescer em Portugal, sem grandes apoios e sem grande destaque mas que ainda assim conseguiu chegar longe e isto já merece aplausos, independentemente das derrotas. Continuo a achar que seria positivo arranjar outro tipo de selecionador, sem qualquer demérito para com o Francisco Neto mas no jogo com a Espanha senti uma falta de organização tácita (viu-se a forma como desgastou a Ana Borges) e de mau posicionamento de algumas jogadoras. Fez um trabalho fantástico, mas temos que dar o salto.
Incompreensíveis as ausências de Rita Fontemanha, Joana Marchão e da Solange (a melhor jogadora do campeonato).