Tenho a sorte, desde que apareceu na ribalta do futebol de formação do Sporting, de ter acompanhado de perto a progressão de João Palhinha como jogador e de ter testemunhado em primeira mão a sua fantástica adaptação à Primeira Liga, ao serviço do clube da minha terra Os Belenenses.
Palhinha entrou no Belém e destacou-se no seu meio-campo. Foi o maior pêndulo defensivo, o que mais deu nas vistas, marcou golos, evoluiu posicionalmente e mostrou que, depois de um excelente empréstimo ao Moreirense, continua a progredir como jogador.
Por ser um médio claramente defensivo, com características muito evoluídas nesse campo, a adaptação à realidade Sporting estará, talvez, a ser mais lenta do que muitos esperariam (grupo no qual me incluo). Palhinha tem dificuldades em construir e a progredir em posse, algo que William faz de olhos fechados numa equipa moldada claramente à imagem dos seus capitães.
Hoje, o enorme rapaz de Sacavém, que com 17 anos já treinava junto à equipa principal, habita numa espécie de limbo dependente do futuro do melhor médio defensivo alguma vez formado pelo Sporting. Vive na sombra de saber que nunca será um substituto à sua altura, incapaz de impor as suas valências e sem saber sequer se a sua presença estará assegurada num plantel que só no final de Agosto deverá fechar.
Palhinha nunca será William, porque aquelas rotações não se ensinam, aqueles passes com os dois pés estão ao alcance de poucos, mas parece-me um absurdo desperdiçar a sua qualidade no momento de defender, o facto de sem ser faltoso conseguir impedir a ofensiva adversária com classe e o facto de ser um activo interessante que só nos pode trazer retorno.
E ontem, numa espécie de alinhamento cósmico, Palhinha ganhou um novo fôlego e uma nova vida. Uma nova janela de oportunidade para lutar por um novo lugar, num momento em que Jorge Jesus foi forçado a inventar e com isso pode ter criado uma bela invenção.
João Palhinha, o central, foi o melhor defesa em campo na noite passada e nem pareceu um corpo estranho durante um jogo que foi todo ele uma espécie de anarquia táctica. Seguro, certinho e com qualidade na saída de bola.
Numa altura em que se debate quem deverá ser o quarto central leonino, entre Tobias ou uma nova contratação, sou apenas da opinião que algum dia teremos de parar de comprar centrais. Vendemos Semedo, Paulo Oliveira e Ewerton neste mercado. Emprestámos Domingos Duarte e a ele se deve seguir Ivanildo. Temos Douglas a treinar à parte enquanto aguarda colocação. Demiral na equipa B. E depois de durante 5 anos comprarmos mais de uma dezena de jogadores para a posição, algum dia teremos de parar.
Contra a Fiorentina, e fruto das lesões de André Pinto e Mathieu, João Palhinha deverá ter novo teste no centro da defesa e quem sabe convencer o seu treinador de que poderá ser opção. É impossível saber o que pensa Jorge Jesus sobre a sua manutenção no plantel, porque apesar nos dizerem que conta pouco, a verdade é que teve minutos em praticamente todos os jogos disputados e por via da sorte, deverá continuar a ter.
No último jogo de preparação para uma época longa e penosa, em que todos contam e todas as opções devem ser estudadas, Palhinha pode muito bem ter-se colocado na pole position para um lugar que não lhe parecia destinado. Se for bem sucedido, ganhamos todos.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
27 Julho, 2017 at 20:35
” e dogmas perante os bernardos silva de verde e branco. Que os há, não me fodam, e aos magotes.”
Há matéria de opinião e matéria de facto. E para defender a opinião não é sério omitir o facto. Qual foi o jogador da nossa Academia preterido por Jesus e que se revelou uma estrela fora de Alvalade ?
27 Julho, 2017 at 20:46
Já é a segunda vez hoje que uma frase é suficiente para deitar por terra as “teses” da Turma do Malhão. E ainda há quem tenha a PUTA DA LATA em vir falar em Hitlers e judeus, quando um bando de gente DESONESTA faz mais por criar mau ambiente que qualquer outra.
E agora, sff, permitam-me: onde anda o CONA DE SABÃO que supostamente dirige este espaço? Pois: em amena cavaqueira com os VERDADEIROS trolls.
Enfim, R.I.P.!
27 Julho, 2017 at 22:02
passas o tempo todo a dizer a outros para se matarem entre outras tiradas semelhantes e vens falar em gente desonesta criar mau ambiente aqui? Fdx finalmente uma auto-crítica!! ALELUIA!!!
27 Julho, 2017 at 23:49
Nunca pensei que no Sporting houvesse gente desta laia. Há gente boa e má em todos os clubes, tipos assim são raros pela sua baixeza. A mais que admissível paranóia não justificará tudo…
Tenho pena de não haver uma colectânea das suas alarvidades aqui reproduzidas. Não digo isto porque sou um dos visados. Muitos mais Sportinguistas foram
por ele mais miseravelmente ofendidos.
E parabéns ao Diogo Carvalho pelo desassombro do seu comentário.
Olho para a blogosfera Leonina e vejo muitas “Turmas do Malhão”…
E não, não me estou a referir aos “Camarotes”…
Gostava de me enganar em relação a Jorge Jesus. Temo que não. Desejo que sim.
28 Julho, 2017 at 0:52
Ricardo,
ao fim de 19h acordado, 15h delas passadas a trabalhar, deparo-me com este comentário feito por ti. Mais um diga-se, sem ponta de respeito, sem ponta por onde se lhe pegue. O gajo que, supostamente, dirige este espaço, está aqui. Cansado, ensonado, mas a tempo de dizer-te que esgotaste o teu saquinho de gomas. Depois de teres dito aberrações como a dos abortos, depois de desejares que as pessoas se suicidassem, depois de utilizares estrangeirismos para apelidares outras de putas, está mais do que na altura de fazeres o que ameaçaste fazer e seguires o teu caminho.
Sem ressentimentos, obviamente. Isto está a elevar-te os níveis de colesterol e a minha preocupação contigo é genuína. Tanto que, inclusivamente, te convido a passares na roulottes para beberes uma cerveja e me explicares melhor essa coisa da cona de sabão. Se é para fazer espuma, que seja cara a cara.
Até um dia destes. R.I.P
27 Julho, 2017 at 21:06
O Nafoinenhum.
27 Julho, 2017 at 22:11
Penso que fala em termos de potencial do jogador.
Depois não podemos comparar a realidade do Benfica de JJ, com a do Sporting, em termos de formação.
De um lado um clube formador que já vem bem antes da academia de Alcochete, ou seja é o ADN do clube de produzir jogadores de altíssima qualidade, não é por aqui que o Sporting tem perdido campeonatos, á falta sim de visão de mercado ou seja comprar jogadores que venham acrescentar qualidade e experiência.
Com esta direcção tem melhorado um pouco, no entanto com JJ, tem chegada dezenas de jogadores uns com boa qualidade, outros nem tanto.
Aqui entramos na falta de gestão de JJ (já vem desde o Benfica), é só ver o plantel do ano passado(havia qualidade para bem mais, pelo menos dar luta nas frentes onde o Sporting estava incluído) e como foi gerido na primeira metade da época.
Indo ao Benfica, o clube da Luz, antes do Seixal nunca teve formação, o único de classe que saiu dali foi o Rui Costa.
Quem preteriu de Bernardo (e não foi só este jogador preterido) foi primeiro JJ, mas a última palavra era de Vieira, que o emprestou/vendeu ao Mónaco.
Aqui entra Bruno Carvalho (que diga-se tem dado os presentes a JJ, como nunca ninguém teve em Alvalade), JJ não conta com Geraldes (chamou em Janeiro porque foi “obrigado”, porque depois nem foi utilizado, ou seja não contava com ele, como também se viu na pré-época), ao não contar com o jogador, Bruno Carvalho numa perspectiva de futuro, empresta o jogador e não o vende, como fez Vieira com Bernardo.
E o que é ser “estrela” fora de Alvalade? Olhando para os preteridos de Jesus, vem á cabeça Iuri, que andou 2 anos e meio a ser emprestado a clubes de meia tabela, para agora finalmente ter ao que parece uma oportunidade.
E outra, JJ estando num clube formador, também pode muito bem fazer deles uma “estrela”, ou só a malta que vem de fora (que depois mal soube gerir o que tinha nas mãos), é que são bons?
Enfim, chega ao 3º ano, é tempo de mostrar outra qualidade e outra gestão de jogadores(plantel), mais uma vez um plantel de altíssima qualidade, portanto á que mostrar resultados.
27 Julho, 2017 at 20:44
O meu Sporting é isto :
https://www.instagram.com/p/BXDXHW8FeLf/?taken-by=podence
27 Julho, 2017 at 20:51
Claro que sim também o meu. Mas eu quero mais do 3/4 campeonatos em 40 anos. E não quero voltar aos tempos em que “vocês já não contam pra nada “.
O vosso problema não é JJ , o vosso problema é Bruno de Carvalho. JJ é apenas uma arma de arremesso na vossa cruzada contra ele.
28 Julho, 2017 at 2:00
Exactamente, Pacheco.
Alguém que percebe a verdadeira questão.
SL.
27 Julho, 2017 at 21:03
Então se esta equipa ganhar o campeonato, não é o teu Sporting. O Sporting campeão em 2000 e 2002 também não é o teu Sporting. Se formos mais para trás pior. Os Cinco Violinos não são do teu Sporting. Aliás, nem sei porque é que és do Sporting. Se fosse a ti era do Sporting só até aos juniores.
29 Julho, 2017 at 0:28
É óbvio que Geraldes regressará. Grande Podence.
27 Julho, 2017 at 21:12
Gosto do Palhinha. É um muro e o nosso melhor médio defensivo.
O Belém e o Guimarães tb, que estão a tentar ficar com ele.
A espaços Palhinha pode fazer a posição, a meio de um jogo, etc.
Mas não tem rotinas e para a Fiorentina chamava o Demiral, já que Oliveira e Semedo foram embora.
Demiral não tem entrosamento com os colegas, mas tem rotinas na posição e um potencial tremendo.
Just saying.
27 Julho, 2017 at 21:13
Enquanto o Belém quiser ser uma puta dos lampiões não devia levar nada do Sporting.
27 Julho, 2017 at 21:19
Deixou de ser no ano passado. Vieira não gostou dos negócios connosco.
BC é amigo do RPS (gajo que odeio).
No entanto… tudo muda num tirinho. Futebol & Interesses Lda.
27 Julho, 2017 at 23:52
Pois deixou … Agora é a PUTA reles dos corruptos do norte …
MAs continua a ‘dar borlas’ aos corruptos de carnide … E que borlas … Só em Janeiro passado foram ‘duas de seguida’ … Uma para a Taça de portugal e outra para o campeonato … Aquilo é que foi …
27 Julho, 2017 at 21:30
Palhinha tem potencial. é deixar errar até errar cada vez menos e será grande. bem, grande já ele é 🙂
27 Julho, 2017 at 22:05
Ontem também pensei nessa hipótese de testar o Palhinha a central. Quantos jogadores mudaram de posição ao longo da sua carreira? Quantos jogadores são contratados e depois são colocados em posições diferentes daquela em que normalmente alinhavam? O que se perde em tentar antes da época começar?
Quem me dera que desse certo! Era mais um da formação em lugar de um perna de pau e menos uma comissão a pagar.
28 Julho, 2017 at 0:29
Totalmente de acordo com o excelente texto da Maria. É assim que também eu vejo o palhinha. Seja como médio defensivo ou Central merece continuar.
28 Julho, 2017 at 0:43
Depois de ler o artigo da Maria, com o qual concordo na generalidade, e de ter lido todos os comentários, só me apetece citar uma frase do Tiago Rocha “o crítico é um fracassado que nos quer ensinar como se triunfa”.
28 Julho, 2017 at 1:17
Eu gosto do Palhinha. Acho que é um jogador muito melhor do que muitos julgam…
Tenho pena se não ficar…tenho MUITA dificuldade em ver no plantel melhor que ele para ser suplente do William. O único que pode ter ligeira vantagem para ficar no plantel é o Battaglia porque pode fazer de médio centro. Saindo o William então sinceramente para mim tem lugar de caras…e não sei sinceramente se não seria o meu preferido para titular.
E acho que um dia vou ouvir “olha tanto que o Palhinha cresceu”, quando ele já tem lá tudo, precisa apenas de tempo para jogar e mostrar. Ele sai bem a jogar, segura bem a bola, saí bem pela certa, não perde bolas perigosas, varre a zona como poucos…