Como junto um ano de emoções, sonhos e paixões num texto? É difícil, mas vou arriscar.
Demorei mas consegui cumprir o sonho. Meu e da minha família. Não foi em Alvalade, mas sim em Famalicão. Um jogo da Taça da Liga que para mim foi uma final da UEFA Champions League. E foi assim que encarei todos os jogos pelo Sporting Clube de Portugal. Dentro ou fora do relvado. Seja no banco ou a voar para os remates adversários… sei que cada um dos Sportinguistas sentiu o que eu senti: esta paixão ardente de representar tamanha instituição, tamanha cultura.
Hoje tenho um novo momento na minha carreira, como já devem ter sabido. Assino pelo Göztepe Spor Kulübü com vários objetivos em mente. O Guarda-redes tem de jogar e sinto-me com capacidades para o fazer. Saio com o foco nas Seleções de Portugal e no Mundial e felizmente tive uma equipa técnica e uma direção, um departamento médico e uma rouparia que compreenderam esta decisão.
A estes o meu imenso apreço. Estamos em campo e na vida e nunca estamos sozinhos. Vocês fizeram com que sempre me sentisse na plenitude de todas as minhas capacidades.
Aos adeptos… bem, nem sei onde começar. “Deixo-vos”, mas não deixo o Sportinguismo. Era um miúdo quando vos abracei… cheguei um homem quando comecei a cantar O Mundo Sabe Que ali, ao vosso lado. Espero que sintam nas vossas mãos o aperto da minha mão, em sinal de agradecimento. Não me esqueço de vocês e nunca me esquecerei de todos os momentos que me ofereceram, seja a mim ou aos meus. Sei que terei a vossa fidelidade aqui, na outra ponta da Europa e também em todos os jogos do nosso Portugal.
Obrigado.
Beto Pimparel
Consigo perceber as razões do Beto, tenho pena que saia sem ter aquele extra que tornaria o seu sonho completo. É daqueles jogadores que sente o Sporting, que sabe o que é o Sporting, que faz falta no balneário e que não nos inquieta quando sabemos que será ele a entrar em campo. Foi uma honra ter-te por cá, Pimparel. Só faltou podermos festejar juntos.
1 Agosto, 2017 at 10:17
Nem que fosse apenas pelo seu reconhecido Sportinguismo – e pela sua manifestação enquanto profissional activo – teria sempre o meu aplauso.
Custa-me a sua saída, em primeiro lugar porque precisamos dele. É necessário ter um bom suplente, se se quer ganhar. E custa-me que ele se queira ir embora. Ter jogadores Sportinguistas no plantel deveria ser uma garantia de constância e não o contrário. Abandona assim? Não vai lutar com o Rui pela titularidade? E se alguém bate a clausula do Rui? E se ele se lesiona? Vai estar o Beto desterrado na Turquia em vez de agarrar a titularidade na sua baliza de sonho? E até teria os jogos das taças assegurados, como no ano passado.
E ir ao mundial para não jogar nem um minuto? Valerá isso sacrificar estar onde se quer? E se for para a Turquia vai ao mundial?
Enfim. Já se for para ganhar do bom, numa fase final da carreira, custa-me menos a aceitar. A vida não está para brincadeiras.
Seja como for, é um dos nossos e boa sorte. Que volte depressa e ocupe o seu lugar nas bancadas. Esse sim o lugar dos Sportinguistas.
1 Agosto, 2017 at 10:27
“Abandona assim? Não vai lutar com o Rui pela titularidade? E se alguém bate a clausula do Rui? E se ele se lesiona? Vai estar o Beto desterrado na Turquia em vez de agarrar a titularidade na sua baliza de sonho? E até teria os jogos das taças assegurados, como no ano passado.
E ir ao mundial para não jogar nem um minuto? Valerá isso sacrificar estar onde se quer? E se for para a Turquia vai ao mundial?”
Caro Hadji,
O Beto tem 35 anos e está no “ocaso” da sua carreira.
Acredito que ele tenha vindo para o SCP pensando que o Rui pudesse sair e ele passasse a titular.
Agora,
Enquanto o Rui estiver na baliza do SCP não haverá qualquer “luta pela titularidade”. É o Rui e os outros, quaisquer que sejam, serão suplentes.
O Beto jogou 9 jogos o ano passado. 9. Para um jogador que está no final da carreira e que começa a ser chamado aos jogos de apuramento do próximo Mundial (juntamente com Marafona, Lopes…) o tempo começa a “escassear” para ter um final de carreira em grande…
É assim, e por mim, perfeitamente compreensível que o Beto queira jogar. E no SCP não jogaria. Se a isso se juntar um vencimento superior (como certamente será o caso) melhor ainda…
O Caro Hadji tem razão quando refere uma possível saída do Rui Patrício. Mas se isso acontecer (não creio crível) os montantes envolvidos certamente nos possibilitarão contratar um GR titular de boa qualidade…
SL
1 Agosto, 2017 at 12:34
Compreendo perfeitamente o que diz, e creio que as razões do Beto (que nem as teria que apresentar) são válidas. Simplesmente acho que não são do melhor interesse do Sporting. Mesmo do próprio Beto – a menos, lá está, do dinheiro – não creio que seja do seu melhor interesse nem, seguramente, a opção que tomaria no seu lugar.
Valerá mais fazer 30 jogos, garantidamente, numa equipa turca mediana do que 10 no seu clube? Eventualmente até na Liga dos Campeões. (e com a possibilidade de serem bem mais em caso de impedimento ou saída do Rui).
Eu percebo que queira jogar, que tenha o sentimento de urgência de quem vê o tempo acabar, mas quando terminar a carreira e olhar para trás valerão dois anos na Turquia sem conquistas mais do que dois anos no seu clube do coração a lutar pela titularidade com o maior redes português de sempre?
Sabemos que não ganhará a titularidade ao Rui, mas porque não lutar? Não é disso que se fazem os profissionais e os Homens de fibra?
E não querer passar um ano de banco no Sporting para ir passar um verão de banco à Rússia? Com a agravante de que dificilmente vai à Rússia, já que Rui e Lopes estão certos e para terceiro redes, o Marafona vai estar recuperado, a quota-mendes tem o André Moreira (e, quem sabe, o Joel do MU), a quota-vouchers tem o Varela e o próprio Eduardo não está acabado.
Boa sorte para o Beto, e para nós, é o que desejo.
SL
1 Agosto, 2017 at 10:18
E se RP sair?
Não teria sido melhor esperar pelas últimas do mercado? Ainda falta 1 mês…
1 Agosto, 2017 at 10:50
Obviamente que o Sporting esperou até agora. A partir deste momento só propostas muito perto da cláusula, que não vão acontecer porque as temporadas estão a começar e todos os clubes têm o seu guarda-redes titular escolhido.
Seria muito estranho adquirir-se o redes titular com o campeonato em pleno funcionamento.
E o Rui não vai para lado nenhum se não for para ser um indiscutível.
1 Agosto, 2017 at 10:23
O Beto e o Rui são os dois melhores guarda-redes Portugueses da actualidade. Tivémos a sorte de os ter a ambos na mesma equipe durante um ano e quanto à guarda da nossa baliza estávamos totalmente descansados.
Ambos Sportinguistas de todo o coração, ambos sofredores de injustiças, ambos irmanados connosco, membros da Família alargada que todos temos no nosso Sporting e ambos Homens para pegar em armas contra o Estado Lampiâmico, tal como nós.
Armas que não as de Beirolas ou de Tancos pois, essas são mais ao estilo dos negócios do ladrão encartado que é o Arguído-luís. As armas da indignação e da revolta, da denúncia dos criminosos e da vontade que temos de os enfrentar na praça pública e de os arrasar em confrontos televisivos.
Esperemos nunca ter de recorrer a armas autênticas para repormos a VERDADE e castigarmos os criminosos, fazendo justiça pelas próprias mãos. Esse espectro já esteve mais perto mas, também já esteve mais longe e tal como num barril de pólvora ou, numa fuga de gás, basta agora uma pequena faísca.
1 Agosto, 2017 at 10:45
Rui Patrício não vai sair, pois não nenhum clube que esteja disponível para liquidar os 30/45M inerentes à um eventual negócio … E um não assunto.
Com Patricio, Salim e Pedro Silva temos um conjunto de GR com mais qualidade que o conjunto do ano anterior.
Quanto a Beto, nada a apontar. Um bom GR que vai tentar a sua felicidade noutro lugar para ver se consegue ir ao Mundial …
1 Agosto, 2017 at 10:48
Foi ganhar o dobro e jogar todas as semanas. Não sente ainda que esta naquela fase de carreira em que importa é ajudar, não tanto o que joga. Sente-se com capacidade de se sentir importante.
O Sporting respeitou, e bem. Chegou a custo zero, não íamos dificultar a saída.
Fico muito triste que tenha escolhido este caminho, porque quando chegou ao Sporting já sabia que Rui Patrício seria intocável e veio na mesma. Queria que ele fosse o nosso número dois, mas talvez seja um sentimento egoísta.
1 Agosto, 2017 at 10:59
Eu acho que ele qd veio pensou que o Rui saísse, até pelo europeu…
Estou a especular.
1 Agosto, 2017 at 11:11
Afinal não o unico a pensar isso…
E Beto como Profissional que é…. não tem perfil para estar “acomodado”….pelo que se a isso lhe juntar a forte probabilidade de ir ao mundial desde que jogue nesta época…. é mais que lógica a opção dele!
Tomara Nós que existissem mais como o Beto a “Sentir” o Sporting como ele!
1 Agosto, 2017 at 11:45
Outro que pensa assim.
1 Agosto, 2017 at 11:52
Atá acho que o Sporting o foi buscar já antevendo uma possivel saída do Rui Patrício….
1 Agosto, 2017 at 12:14
Que encontre na Turquia aquilo que não encontrou no seu “grande amor”.
Tenho pena, pois tínhamos Gk para fazer uns 10 jogos, sem qualquer problema.
E cá estaremos em Maio, para ver se a promessa que F. Santos lhe fez vai ser cumprida. Espero que o Beto não se tenha iludido.
1 Agosto, 2017 at 12:24
Exacto.
Mais uma vez as selecções, de forma directa ou indirecta, a imiscuirem-se no percurso do clube do Leão Rampante …
Na altura do Mundial logo veremos …
1 Agosto, 2017 at 12:19
Fico um bocadinho dividido… Se por um lado percebo e respeito a decisão… e a considero totalmente legítima e lógica, por outro, nesta fase da carreira, com tudo o que já fez e GANHOU (bem sei que o money é sempre um laxante para a mente – de toda a gente…!!!), e ‘no cumprimento efetivo do sonho’ não considero que tenha sido muito… (e agora falta-me a palavra correta… para não ser ingrato e injusto)
É um bocadito como o imaginarmos o Ronaldo (com as devidas distâncias… quanto mais não seja pelos BILIONS AND BILIONS envolvidos) a terminar a carreira em Alvalade… Mas porque não…??? Porque não, porra…??? (Não devia doer assim tanto…) Para mim é “só” porque ‘não querem’… e eu gostava tanto que… quisessem… como nós queremos SEMPRE TUDO pelo SPORTING…
É disso que SPORTING PRECISA… DE GENTE, como esta, como nós, referências, GENTE QUE QUEIRA… simplesmente isso… QUE QUEIRA…!!!
Para ti Beto… O meu MUITO OBRIGADO…!!! Que sejas tão feliz quanto o limite dos teus sonhos… Tu mereces… E vai ser bom reencontrares o Rui na Rússia… ‘Lucky Bastard’ o treinador que pode contar com dois redes como vocês… Profissionalões e Goleirões até à quinta casa… OBRIGADO…!!!
“Faltou festejarmos juntos, …”
SAUDAÇÕES LEONINAS
1 Agosto, 2017 at 22:23
Boa sorte, Beto! Cá te esperamos de volta.