Desde que o Sporting embalou no navio da recuperação desportiva e financeira, desde o momento em que Leonardo Jardim assumiu os comandos e BdC a direcção, a prioridade bem definida tem sido levantar o Sporting das cinzas a nível nacional, continuar a pagar a dívida infindável em que nos metemos e ir gradualmente aumentando a nossa competitividade enquanto entidade desportiva.
E se a parte financeira está irreconhecível, o equilíbrio do clube e a forma como entramos nas contas do campeonato também, a verdade é que pelo caminho deixámos de fora uma fatia vital da identidade do Sporting: as competições europeias.
Primeiro porque estávamos fora das mesmas, depois porque fomos escandalosamente roubados (por duas vezes), depois por opção dos treinadores e até por convicção da estrutura de que não existiam muitas condições para lutar por tantas frentes ao mesmo tempo. O Sporting foi acumulando o azar com o simples desprezo, o entusiasmo controlado com a desmotivação de atletas e equipas técnicas, e a verdade é que cavou um buraco ainda mais profundo no que diz respeito ao seu coeficiente da UEFA.
Muitos dirão que a prioridade é vencer o campeonato. E que vencendo a prova vamos directamente para o pote 1 da Champions e aí passar é muito mais fácil e os pontos acabarão por chegar. Eu recordo que, apesar de tudo, estamos inseridos num campeonato competitivo, com rivais de imenso valor e bem mais habituados que nós aos grandes jogos europeus. Recordo igualmente que desde o 25 de Abril o Sporting conquistou apenas 4 campeonatos, ainda que vencer seja sempre o principal objectivo, está longe de ser um facto consumado “mais ano menos ano”. Por outro lado, Portugal acaba de perder um lugar de acesso à prova milionária Champions League e a luta por aqueles 15 milhões a pronto nunca será tão dura como esta temporada.
É urgente uma excelente campanha europeia, é urgente parar com a arrogância de que a Liga Europa “tem pouco interesse”, quando apoiamos um clube que apenas tem um título europeu, que entretanto até já foi extinto. A Liga Europa será a nossa tábua de salvação para regressar aos lugares cimeiros do ranking, atrair mais e melhores jogadores, atrair mais e melhor investimento, conseguir mais e melhores vendas. Como não somos um clube inglês capaz de gerar 400 milhões de euros em receitas, desprezar uma prova que podemos de facto vencer é algo que nunca irei compreender. O dinheiro que a Champions nos traz é importante para a afirmação do clube, mas nenhum adepto ou sócio vai beneficiar do mesmo. Já a possibilidade de levantar um troféu e celebrar a conquista deve ser aquilo que nos move sempre, em cada estádio do mundo.
E se tudo isto não chega para percebermos a urgência da situação, recordo apenas que o Sporting já é o 4º clube português do ranking UEFA. Atrás de um clube com menos 130 mil sócios que nós, com infinitamente menos títulos, menos adeptos e que apenas nos vence no complexo de inferioridade.
Jorge Jesus, Bruno de Carvalho, os nosso capitães e todos os adeptos devem definir como alvo prioritário o regresso às grandes noites europeias, recheadas de histórias impossíveis e gritos imensos de golo. O estádio de Alvalade precisa disso, o clube precisa disso e nós precisamos de cumprir o desígnio com que o Sporting foi fundado.
Vocês podem até dizer-me que importa é ganhar ao Aves, mas eu sei que a maioria chorou no dia do calcanhar do Xandão.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
3 Agosto, 2017 at 23:42
Braga nos descontos acaba por passar.
Pode ser que visitem a luz com moral.
Ou então não.
3 Agosto, 2017 at 23:48
Pode ser que cheguem à Luz todos rotos.
Pode ser que uma das tais equipas que poderiam roubar pontos … não consigam porque tiveram que apostar tudo na Liga Europa.
( gostava de saber quem faz ou como se fazem os sorteios do campeonato nacional )
3 Agosto, 2017 at 23:44
Ganda Jefferson.
Vai fazer o golo da vitória na Luz.
4 Agosto, 2017 at 0:04
Quanto ao ranking de Portugal na UEFA, cada um que faça o seu papel e amealhe o máximo de pontos possível.
Como não sou hipócrita nem cínico, quero que os nossos adversários/inimigos percam os jogos todos. Quantos aos outros, é-me indiferente.
4 Agosto, 2017 at 0:26
A europa é muito importante porque torna mais “inacreditaveis” determinados “azares” que temos sistemáticamente com os sócios da apaf ex:
ès roubado á fartazana em PT, ano após ano e ao mesmo tempo jogas uma merda nas competições europeias e és eliminado cedo das taças europeias…
ou
ès roubado á fartazana em PT, ano após ano e ao mesmo tempo jogas que te fartas nas competilões europeias, eliminas “tubarões” do futebol europeu e chegas longe nas taças europeias…
I rest my case!!!
SL
4 Agosto, 2017 at 8:50
Ou então és roubado à fartazana tanto cá dentro ( porque não tens poder ) como lá fora ( fruto desse mesmo não poder )!
O Sevilha e as suas taças europeias …. é o que lhes resta.
Porque em Espanha são a 4/5/6 opção para vencerem o campeonato.
Nós somos um Atlético a querer ser um Real!
4 Agosto, 2017 at 0:26
Se achas que as moscas mudaram ou que o escarlategate serviu para alguma coisa desenganem-se.
Keaton assinou a semana passada pelo carnide…só hoje é que o TAD notificou o Varzim sobre a sua decisão!!! Ou seja, um jogador que estava impedido de assinar por outro clube, fê-lo, pois já sabia que a decisão lhe era favorável, uma semana antes!
Mas a decisão que permite a keaton rescindir com justa causa sobre o Varzim é a de que o jogador, que não era titular indiscutível, deixou de ser convocado/jogar por vingança/retaliação do clube.
Como manda quem pode e obedece quem deve, o Varzim não avançará com queixas sobre o carnide, no entanto, no comunicado de hoje refere: “que toda esta luta foi travada em prol dos superiores interesses do Clube, nos meios e locais próprios contra interesses poderosos”. Tudo dito. Mister do café podes fechar o assunto.
4 Agosto, 2017 at 0:39
Relativamente à questão do ranking do Sporting com o Braga é fácil explicar porque é que o Sporting estava atrás do Braga e deixou de estar.
O ranking engloba sempre os últimos 5 anos, pelo que a noticia do mês passado em que o Sporting estava atrás do braga começava a contar na época 12/13, porque dizia respeito ao ranking no final da época passada.
E foi por isso que o Sporting foi substituido pelo Braga numa cena qualquer da Uefa.
Entretanto começou a época…e a época 12/13 é substituída pela 17/18….
No final da época faz-se novo balanço…
Para quem desvaloriza a Liga Europa…. vão ver quantos pontos fez o Man. United e o Ajax na ultima época… E vejam os pontos dos lampiões na epoca 13/14….
4 Agosto, 2017 at 8:52
Não disses te nada.
Como te chamas?
Tu não és um robot?
4 Agosto, 2017 at 9:01
United e Ajax tinham equipas para ser campeãs…não foram. Pelo 2 ano consecutivo o campeão Inglês não estava nas competições europeias.
Lampiões…acho que não vale a pena explicar a diferença…tu sabes…
4 Agosto, 2017 at 9:32
Holanda:
Ajax tinha equipa para ser Campeã tal como tinha o Feyenoord que acabou campeão. Dares a entender que o Ajax não foi Campeao por causa da Liga Europa não faz sentido e já te dou exemplos disso mesmo…
Inglaterra:
United com equipa para ser Campeão só na tua cabeça e da do Mourinho!
Chelsea Campeão porque não estava nas competições europeias? É outro absurdo…
Exemplos dos disparates:
Espanha —> vê lá tu que o campeão até foi Campeão Europeu!
França —> vê lá tu que o campeão até foi as meias-finais da Champions, ao contrário do 2º classificado…
Itália —> vê lá tu que a Juventus foi novamente Campeã em itália, apesar de ir á final da champions….
Alemanha –> também vais dizer que o Bayern foi campeão porque foi eliminado mais cedo que o Dortmund nas competições europeias?
Quanto aos lampiões… tu não percbestes que o exemplo se refere à quantidade de pontos conquistados na Liga Europa quando foram à final? É só comparares com os anos seguintes… que até incluiem uma ida aos quartos de final da champions….
4 Agosto, 2017 at 9:58
Eu referi 2 factos…o Ajax tinha equipa para ser campeão e o United tinha equipa para rivalizar com o Chelsea. O 11 do Chelsea nao é muito melhor que o do United. Nenhum deles conseguiu. Ambos admitem que não conseguiram porque foram muitos jogos e muita fadiga. Tu é que destes estes 2 exemplos para provar que se pode dar tudo em 2 competições quando ambos provam é o contrário…dito pelos próprios…
Quanto ao resto…se achas que Juventus, B Munich e Real têm as mesmas condições que o Sporting para lutar pelo título não podia discordar mais…
O único exemplo para mim que dás que se equipara ao Sporting e que conseguiu ser campeão e ir longe foi o Mónaco…e por isso é que para mim a época do Mónaco foi brilhante! Fantástica. Porque conseguiu algo extraordinário.
4 Agosto, 2017 at 10:07
lol
factos?
Agora tu dizeres o que achas sobre 2 equipas é “facto”?
Isso na minha terra são opiniões!
E aprecio cada vez mais a tua desonestidade intelectual 🙂 Estás-te a revelar 🙂
“Quanto ao resto…se achas que Juventus, B Munich e Real têm as mesmas condições que o Sporting para lutar pelo título não podia discordar mais…”
Mas onde é que eu escrevi isso??
Agora o Sporting compete no campeonato espanhol, alemão ou italiano?
Real Madrid comparas com o Barça….
Agora diz que o barça na tua opinião tinha equipa para ser campeão em Espanha!
Já paravas coma desonestidade intelectual!
4 Agosto, 2017 at 10:09
E só mais uma coisinha….
O Sporting para ti na época passada tinha equipa apenas para o 3º lugar e foi o desgaste europeu que lixou tudo, certo?
O FACTO do porto e benfica terem andado mais tempo nas competições europeias…. não contam, não é verdade?
4 Agosto, 2017 at 11:18
Então vens dar os exemplos do Bayern, Juventus e Real (Reforço…TU vens dar)…e depois vens dizer que não estás a comparar?! Os exemplos era para quê?! Só porque sim?! Epah estávamos aqui a falar do Sporting…mas apeteceu-me enfiar aqui uns exemplos que não têm nada a ver só porque sim…eram exemplos não sei bem do quê…foi uma cena que me pareceu que ficava bem no texto!
Vens dar o exemplo do Ajax e do MU para dizer que é possivel ir longe e cumprir internamente. Os próprios assumem que são 2 equipas que não conseguiram mais internamente pelos desgaste e que não cumpriram os objectivos internamente…mas não! Claro que a minha opinião está errada e é desonesta (espera…o paladinho do somos todos Sportinguistas e temos todos direito à opinião, perante uma adversa e que curiosamente é extensível à dos responsáveis dos clubes argumenta com desonesto intelectualmente) e nenhum deles tinha condições para ser campeão! São clubes para lutarem pela ida à liga Europa nos seus países! Sim…já sei! Tu não disseste que eram clubes para ir à liga europa…não são clubes para lutar pelo titulo, não são para ir à liga europa…não têm objectivos internos no fundo! Sim eu sei…tu não disseste que não têm objectivos internos…não disseste nada no fundo! Porque mesmo o que dizes não quer dizer nada e não tem nada a ver com nada…
Fds…e eu é que tenho desonestidade intelectual…
O Sporting ficou em 3º porque foi incompetente! O desempenho do Sporting não tem nada a ver com competições europeias. Não sei se sabes a diferença mas eu explico. Nem todos os maus desempenhos são explicados pela prestação europeia mas ter uma prestação europeia obviamente dificulta os desempenhos interno. O Porco assim que o colinho passou para os lampiões nunca mais conseguiu cumprir internamente e externamente. Curiosamente só consegue cumprir internamente e externamente em PT quem tem aquela mão que empurra nos momentos decisivos…
Epah…mas esquece…tens razão! Fazer uma boa campanha europeia não influencia em nada o rendimento interno da equipa. Passa em frente…não vale a pena voltares a virar e a revirar tudo à procura de argumentos que depois vais contradizer…sou eu que sou intelectualmente desonesto e não vale a pena discutir comigo! Sou só mais um Sportinguista como outro qualquer com opinião e que devia ser respeitada…
4 Agosto, 2017 at 12:44
Tens que começar a ler o que as pessoas escrevem em vez de leres o que tu queres.
E escusas de desconversar que é o que tu gostas de fazer quando a conversa não te agrada.
4 Agosto, 2017 at 1:01
Só agora me caiu a ficha!!!! O Tadeu é o Superlão!
Só têm hipóteses de ganhar o campeonato as equipas que não andam a brincar às competições europeias.
Este é mais um argumento que se enquadra na teoria dele!
4 Agosto, 2017 at 8:56
1º-A minha teoria é que tu não tens jeito para Nhaga.
2º – enquanto não tiveres poder em Portugal, nunca te vão respeitar lá fora e dificilmente passarás da fase de grupos da LC.
3º-Andar a ganhar LE é para clubes que nada mais podem ganhar nos seus respectivos países.
4 Agosto, 2017 at 9:33
3º-Andar a ganhar LE é para clubes que nada mais podem ganhar nos seus respectivos países.
Claro que sim! o Chelsea e o Man United são exemplos bem recentes dessa teoria!!
Que nunca acabes Tadeu!!
4 Agosto, 2017 at 12:39
como te chamas?
És um Robot?
4 Agosto, 2017 at 1:20
Quem estiver por lisboa amanhã e no sábado em setúbal é sair para rua apoiar os nossos ciclistas numa luta hercúlea, contra os rivais e contra os quilómetros, para vencer a volta a portugal.
4 Agosto, 2017 at 1:45
Há tasqueiros no Lick em Vilamoura?
Anda cá brunovl que pago-te um copo.
4 Agosto, 2017 at 7:28
Estes gajos!
Só para dizer que está em Vilamoura.
Havia de ser eu a estar por aí, havia de…
Have a NICE (acho que nós vai sair daqui a pouco) vacances. 🙂
4 Agosto, 2017 at 8:12
Não te esqueças de pedir ao DJ para passar o 180, 180… 😈
4 Agosto, 2017 at 11:58
Ahahaha o gajo não tinha vira milho
Steaua…optimo
4 Agosto, 2017 at 7:50
Eh pá no Lick não, obrigado. Eu é mais Tascas, sítios que dê para tar na conversa
4 Agosto, 2017 at 12:05
Ok, ficou o convite…