Um poeta preocupa-se com a estética, um romancista com o enredo, um rapper com as rimas e métricas, dependendo do objecto e objectivo a palavra é algo poderoso que não deve ser usado despreocupadamente se queremos tirar o máximo do seu alcance e influência.
Os grandes públicos são cada vez menos atraidos pela oratória ou coerência na mensagem. Basta acompanhar uma campanha eleitoral actualmente para entender que esta é a era do sound bite, do spin, do click bait, da imagem sucinta e demasiado blow up, as ideias minguam, a estrutura é apenas uma shortlist de tópicos que servem tanto de argumento como de tampão para que outros não tenham espaço para divulgar as suas breves e impactantes narrativas.
Mas entender as trends da comunicação não substitui a velha arte de pensar na reação que desejamos ao que comunicamos, mantendo uma coerência e simplicidade suficientes para que o receptor se familiarize com os códigos usados. Demasiada comunicação, floreado, recriação, tende a dispersar o alvo da comunicação e este é um enorme problema, pois perder estatuto como comunicador acarreta muitos mais prejuízos que apenas a perda das “medalhas” de bom estratega comunicacional.
O mundo está repleto de pessoas que não souberam transmitir as suas ideias ou que deixaram que outros as destruissem. A guerra de comunicação entre os 3 grandes clubes portugueses não é um concurso literário, muito menos uma corrida de estilos, é uma verdadeira pocilga de desinformação e estratégias desenhadas na véspera, com alcance curto e validade demasiado breve. Estes Partizans de informação nada pretender esclarecer os adeptos, mas sim abrir brechas na estratégia do adversário, desprezando muitas vezes o necessário acompanhamento dos seus aficionados.
Ter sportinguistas insatisfeitos com o que os responsáveis do seu clube dizem, onde e como o fazem não é apenas um sinal de descontentamento desportivo, mas sim um factor que os mesmos devem ter em conta. Ganhar não dá o direito de se dizer tudo o que se apetece, nem todos os fins justificam os meios, mesmo que pareça criar algum tipo de vantagem num dado momento da época.
Ganhar a “comunicação” é também ter uma intenção clara de solidificar a vida do clube e como se podem aproximar os adeptos da mesma. Os “ataques” ou as “bicadas” não podem ser o todo do que o Sporting comunica. É demasiado estreito esse caminho e a evolução do emblema não pode estar esgotada no conflito com os seus oponentes.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
11 Agosto, 2017 at 11:59
“Ter sportinguistas insatisfeitos com o que os responsáveis do seu clube dizem, onde e como o fazem não é apenas um sinal de descontentamento desportivo, mas sim um factor que os mesmos devem ter em conta.”
Tirava o “apenas” e assinava por baixo.
11 Agosto, 2017 at 12:33
Ter sportinguistas insatisfeitos com o que os responsáveis do seu clube dizem, onde e como o fazem não é apenas um sinal de descontentamento desportivo, mas sim um factor que os separa de outros clubes onde os adeptos dizem sim a tudo sem questionar.
11 Agosto, 2017 at 13:09
+1
11 Agosto, 2017 at 12:05
Isto
11 Agosto, 2017 at 12:12
Este texto do LP foi escrito antes das declarações do Saraiva na Sporting TV.
Já não se trata de bicadas nem sound bits… estamos mesmo todos a chafurdar no futebol cá do Burgo.
Vamos passar as semanas sem a mesma vontade que chegue o fim de semana e competição. A competição está morta.
Tudo isto se transformou numa grande desilusão…
Deixem de bater no ceguinho…
Nada disto faz sentido, por mais que todos façam um grande esforço.
Acho que nem os próprios boquinhas de piano, acreditam nesta merda toda!
Hã??
Jogamos contra quem???
Ok!
11 Agosto, 2017 at 12:42
Para um gajo que achava Sousa Cintra o máximo e que sempre deu prioridade ao conteúdo em detrimento da forma e do estilo, tenho muita dificuldade em abordar esta temática das críticas à comunicação do clube. Ainda mais numa fase em que nunca chegamos tão longe no uso de plataformas de comunicações (Jornal Sporting, Sítio Internet, Redes sociais oficiais e Sporting TV).
Penso que isto seja mais assunto para bloggers ou para quem trabalha nesta área porque no terreno nas conversas com sócios e adeptos “normais”, nunca ouvi ninguém focar a temática da comunicação.
Na minha análise empírica, e isto serve tanto para o futebol como para a política, o português quando tem empatia com o mensageiro, gosta da mensagem, quando não tem, não gosta. Não há volta a dar por mais ajustes que se possam fazer.
11 Agosto, 2017 at 12:49
Duas pergunta simples…
1) Quantos Directores /Responsáveis de Comunicação é que já existiram durante o 1º mandato (4 anos) do Bruno de Carvalho?
Pelos menos…. Nuno Saraiva, Luis Bernardo, Mário Carneiro, o lourinho com ar de copinho de leite que não me lembro o nome …
2) Se a comunicação fosse um “não assunto” e tivesse a funcionar bem…. não era suposto existir estabilidade na função de director de Comunicação?
11 Agosto, 2017 at 13:10
Não faço a mínima ideia, a alteração dos Directores/Responsáveis de Comunicação, pode também estar relacionada com estilos/comprometimento com o clube e com a análise e conhecimento que se tinha na altura da comunicação do estado lampiânico e terem adoptado o Director que achavam mais adequado para o combate nesse estagio.
O que tenho visto aqui nos “críticos” da comunicação do clube é mais uma crítica ao mensageiro ou a partes da mensagem passando por cima do restante conteúdo.
Acho que se poupava muito tempo se quem critica mostrasse como se devia fazer…
11 Agosto, 2017 at 14:29
“Comprometimento com o clube”
Isso seria se a comunicação fosse algo para ser levada com carolice.
Tem de haver Profissionalismo.
Mais nada.
Ir buscar “cromos”, hoje em dia não resulta.
11 Agosto, 2017 at 14:52
Só acho que a importância do conteúdo (porque a tem) passa para segundo plano quando o mensageiro faz mal o seu trabalho.
Simple as that.
11 Agosto, 2017 at 14:08
Não te esqueças do João Morgado Fernandes. Um lampião assumido que até na sua página pessoal de facebook fazia postagens a gozar o Sporting.
11 Agosto, 2017 at 14:32
Por isso perguntei e escrevi “pelo menos”… 🙂
Ou seja…com esse tivemos pelo menos 5 responsáveis de comunicação em 4 anos, mas para alguns iluminados é difícil perceberem as criticas à comunicação….
Também achariam normal 5 treinadores em 4 anos se a equipa conquistasse titulos todos os anos?
11 Agosto, 2017 at 14:38
Esse Bernardo não é o sucessor do Gabriel?
11 Agosto, 2017 at 14:41
yep!
Mas também foi o antecessor do Saraiva…
11 Agosto, 2017 at 13:55
O site conta para alguma coisa? Ta sempre em baixo.
Lancam no facebook o link para os descontoa, nao funciona.
Hoje metem o link para se desenhar a camisola para a proxima época, nao funciona.
Um bocadinho mais de brio era bom
11 Agosto, 2017 at 14:37
O site…
Quando se procura o GAG para se ter uma ideia do calendário do fds, ou os fóruns para se saber plantéis… tudo dito.
11 Agosto, 2017 at 14:53
Fora os erros que dão. Ainda há muito amadorismo no clube.
11 Agosto, 2017 at 12:53
OFF:
Pf BdC manda o Alan Ruiz e o irmão (e ainda podes meter lá também o Bryan) e traz o Gabigol.
15 milhões por três cepos e ficávamos com a melhor dupla de avançados desta década no campeonato nacional
11 Agosto, 2017 at 12:58
Agora faz lá o mesmo texto mas em 5 capítulos e com umas personagens ficticias tipo… sei la… uns gnomos?
Pois é! Não consegues! Não percebes nada disto pá!
11 Agosto, 2017 at 13:05
Off:
Para quem quiser participar na Fantasy Premier League deixo aqui link para intergrar a Liga Privada ATascaDoCherba!
https://fantasy.premierleague.com/?autojoin-code=3256492-747130
Código de Acesso: 3256492-747130
Bora lá participar!
11 Agosto, 2017 at 13:13
“TODOS JUNTOS…TODOS UNIDOS É MAIS FÁCIL…”(JJ dixit…)
Sporting Sempre…!!
SL
(E logo se Deus quiser…lá estaremos…!!)
11 Agosto, 2017 at 13:57
“Unidos, até que a derrota nos separe…”
Abraço Max, e que a sorte nos acompanhe logo (e depois de logo)! 😉
SL
11 Agosto, 2017 at 15:52
Olá amigo…
“Nunca” uma derrota …me separará do nosso Sporting…!!
Abraço e boa saúde…
SL
11 Agosto, 2017 at 13:20
Olá Javardeiro. Grande texto com o qual concordo em grande parte. Digo em grande parte porque não consigo avaliar as razões de tal descontentamento, não pondo em causa o direito aos mesmos de sentirem que outro caminho devia ser trilhado.
Talvez porque a opinião de muitos críticos seja errática ou até mesmo contraditória, resumindo-se demasiadas vezes a criticar partes mais visíveis da nossa estratégia, sendo que uma estratégia de comunicação de uma organização não se resume somente às redes sociais.
Por outro lado, a Comunicação sofre de uma distorção natural que advém da nossa condição humana. É demasiado influenciada pelos nossos gostos pessoais e personalidade, pelo que se torna difícil nos dias de hoje em que todos encontramos / alimentamos vários meios de divulgação de opinião, encontrar opiniões que sejam a favor do contra, uma vez que quem critica tem sempre mais vontade de falar do que quem defende. Depois há a qualidade da opinião, que cada vez mais é superficial e reduzida, sendo que muitas vezes se resume a fazer caixa de ressonância da opinião de outros. É difícil, nos dias de hoje, separar o trigo do joio, no que respeita à critica.
A massificação da comunicação e democratização da opinião tornou mais difícil, as nossas vozes criticas ou não, em ser ouvidos por quem nos deveria ter em conta (este é o grande contra senso da modernidade. Nunca houve tanto sitio para opinar e nunca foi tão difícil ser realmente ouvido). No entanto, no caso do SCP estamos a falar de uma Associação e como tal, sujeita a que os seus associados, através dos mecanismos que os estatutos disponibilizam, de fazer chegar a opinião à Direcção e caso reúnam um grande consenso, condicionar a actuação desta, não só neste dominio, como em outros.
Como alguém me disse uma vez, a critica tem GPS e talvez estas vozes criticas se fizessem ouvir mais, e fossem mais consequentes, se aprendessem o que é que esta frase quer dizer. Nos tempos que correm a democracia é algo subvalorizado e os valores que a acompanham tendem a ser substituidos por outros que aparentemente nos libertam e ao mesmo tempo nos estupidificam e nos torna mais susceptíveis de sermos controlados.
Desculpa o grande comentário. Ainda ficou muito para dizer e talvez um dia destes pudéssemos por a conversa em dia nas roulotes junto ao nosso estádio. Até lá, aquele abraço
11 Agosto, 2017 at 14:03
O tema da comunicação, definitivamente é algo que não domino. Não sou capaz de dizer que temos de ir por este ou por aquele caminho, desde que esse caminho seja sempre o da verdade e transparência. Agora como fazê-lo…não sei.
A única coisa que consigo avaliar é se funciona ou se não funciona. Se mobiliza ou não mobiliza. Se a mensagem passa ou não passa.
E é nesse sentido que acho que a nossa comunicação é muito má. A mensagem raramente passa e raramente funciona. Ou na forma, ou no conteúdo ou em ambos, temos muito que pensar e repensar nesta área. Nós raramente marcamos a agenda no sentido de fazer os outros balançar, de os obrigar a defender ou se não defenderem a ficarem mal vistos. Normalmente estamos no pólo oposto…a defender-mo-nos. Até quando queremos atacar acabamos sempre a defender-mo-nos por uma mensagem inicial mal construída e mal pensada.
Não tenho nada contra comunicados, posts de facebook, declarações…desde que funcione e seja feito com cabeça, tronco e membros.
11 Agosto, 2017 at 14:12
A comunicação tem sido péssima.
Ontem, na SportingTV, foi lançado um novo programa em que um dos “comunicadores” foi o Saraiva.
Quantos aqui viram o programa? Pelos comentários de ontem acerca do assunto, muito poucos.
Agora pensem.
11 Agosto, 2017 at 14:20
Ajustando a “pergunta”…
Quantos “aqui” viram o programa dos tripeiros na 3ºf e ontem não viram o do Saraiva?
Agora pensem…
11 Agosto, 2017 at 14:21
Prefiro que ele vá a Sporting TV fazer o que fez ontem, do que ir ao facebook para escrever aquelas merdas. Se continuar a trazer assuntos interessantes à Sporting TV, vai ter audiência.
11 Agosto, 2017 at 14:24
Óbvio.
11 Agosto, 2017 at 14:43
Pelo que percebi, até houve aqui quem estivesse a ouvir o diamantino em detrimento do Nuno Saraiva.
Se calhar não estamos mesmo para conversas de gnomos e afins.
11 Agosto, 2017 at 18:58
O Diamantino é o que??? :))
11 Agosto, 2017 at 14:42
Quando a comunicação “acerta”, aqui a maioria fica chateada… e acho que a Maria sabe bem o motivo.
Só comenta-se as coisas mal feitas (infelismente), pois dá para malhar em tudo e em todos.
11 Agosto, 2017 at 14:45
Fica?
Olhe que não..olhe que não!
E basta ver os elogios ao programa do Saraiva ontem…
11 Agosto, 2017 at 14:47
Parece-me que o Odraude foi dos quem nem viu o programa.
Vai-se a ver e os elogios até partiram dos que aqui “criticam” tudo.
11 Agosto, 2017 at 14:45
Viste o programa ontem?
11 Agosto, 2017 at 15:04
Vi e gostei… e queria que fosse sempre algo assim.
Porque post no facebook, só resulta em criticas idiotas por muitos Sportinguenses (o mesmo com os post do presidente).
Prefiro intervenções na nossa TV… e post’s no facebook, só, para avisar em que dia e hora vai ser a intervenção na TV.
Se querem fazer post’s no facebook, que façam com o link de cada trabalho (fantástico) de investigação do Mister do Café e do Artista do Dia.
Concordas?
11 Agosto, 2017 at 15:21
Concordo com o quê? Que apesar de não concordares com os postos de Facebook preferes chamar idiotas e sportinguenses aos que ousam não ser carneiros?
11 Agosto, 2017 at 15:24
Com a maioria não concordo… e não tenho problema nenhum em dizer.
11 Agosto, 2017 at 15:27
É isto…
“Ganhar a “comunicação” é também ter uma intenção clara de solidificar a vida do clube e como se podem aproximar os adeptos da mesma. Os “ataques” ou as “bicadas” não podem ser o todo do que o Sporting comunica. É demasiado estreito esse caminho e a evolução do emblema não pode estar esgotada no conflito com os seus oponentes”
Comunicação inteligente.
11 Agosto, 2017 at 16:37
Só agora vi. Porque o post anterior a isso alude. Gostei mas? não fora o alerta, acho que não prestaria atenção…
11 Agosto, 2017 at 16:38
Para a Maria.
11 Agosto, 2017 at 16:44
Só agora vi. Porque o post anterior a isso alude. Gostei mas, não fora o alerta, acho que não prestaria atenção…
Leão de Plástico, muito bom o seu texto.
11 Agosto, 2017 at 16:46
eu vi e bem trabalhado em termos de investigação, pode vir a ser um bom programa, mas tem que ter bons comunicadores, o que não é o caso do Saraiva.
11 Agosto, 2017 at 14:47
A arte de gerir as palavras, parece-me fácil…com vitórias.
11 Agosto, 2017 at 16:29
Também…
O portuga orienta-se bem com um Rouba Mas Faz, até pode ser o mais escroque e aldrabão, mas desde que faça obra tem o apoio.
Gozamos com os gringos, mas portugall só gosta de winners e despreza loosers, mesmo que estes se batam com arma desiguais e o resultado ainda seja aldrabado.
11 Agosto, 2017 at 14:50
Muito bom post Javardeiro !
Para quem nao viu o programa ontem : https://www.youtube.com/watch?v=GcAlk9kU3NA
SL
11 Agosto, 2017 at 15:25
OFF
Acuna na Seleção Argentina
https://twitter.com/Argentina/status/896009028832198656/photo/1?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Fwww.forumscp.com%2Findex.php%3Ftopic%3D68471.540
11 Agosto, 2017 at 15:54
Por mim, dispenso bem essas convocatórias…!!
SL
11 Agosto, 2017 at 16:41
Estou consigo, caro Max.
11 Agosto, 2017 at 16:25
superleão, vem cá!!!!!
11 Agosto, 2017 at 15:49
Gabigol postou uma foto no aeroporto de Malpensa. O inter joga amanhã em casa…
11 Agosto, 2017 at 16:50
ELe pode mesmo ter interesse no SCP … Até porque o sCP pode ir para a fase de grupos da Champions!!!
É um jogador de classe mundial …
11 Agosto, 2017 at 15:51
Qual comunicação?
Os 90% de acéfalos deste país querem é que alguém pense por eles e não ter de ser preocupar com nada. As frases feitas e as opiniões dos outros são prova disso.
Num país onde o correio da manha é o jornal com maior tiragem explica bem a ignorância que abunda cá pelo burgo.
A definição actual para “comunicação” é manipulação.
“Quanto mais instruído o povo, tanto mais difícil de o governar”.
VIVA O SPORTING!!!
11 Agosto, 2017 at 16:44
Muito bom javardeiro, eu nisso da comunicação sou um bocado pragmático apenas uma coisa me interessa “o que è que fica no receptor” è a única coisa que importa, se estiverem a despejar um líquido num recipiente o que te interessa è a quantidade que lá fica…..e se não ficar líquido suficiente, tens de mudar a espessura do mesmo, o bocal da garrafa que o despeja, ou a altura de que estás a despejar….
Aquilo que estamos a ver è que no SCP (ontem, por exemplo) è que estão a tentar mudar algo, na forma como “despejam o líquido” e isso por um lado è negativo, porque quer dizer que antes o recipiente não ficava suficientemente cheio, mas tem muitos mais pontos positivos, primeiro de todos, existe mais “líquido” do que aquele que tem ficado no vaso, depois porque se está a tentar arranjar uma maneira de encher mais a “taça” ( o que demonstra auto-análise e consciência das falhas) e em terceiro porque neste momento ninguém tem dúvidas que na nossa “garrafa” e no nosso “líquido” mandamos nòs, podem tentar partir a garrafa ou estragar o líquido, mas ninguém mais vai “servir rodadas” por nossa conta, ao contrário do “antigamente” e esse sim è o mérito principal, durante épocas permitimos demasiadas vezes que falassem por nós que nos “representassem” até è isso ninguém hoje tem dúvidas, ACABOU portanto eu vou dar alguma latitude a um bèbè que está agora na fase de deixar de gatinhar e começar a andar….
Mais uma vez e avaliando pelo que vi ontem, parabéns ã comunicação do SCP pelo esforço de mudar e encontrar outros estilos e caminhos è sinal que tem consciência do que è que não correu tão bem no passado e estão a fazer um esforço para melhorar….
Quem sabe um dia destes temos a “taça” cheia hein?
SL e até já a quem vai ao jogo
#euvoulaestar.
12 Agosto, 2017 at 13:48
Excelente comentário \analogia