Cinco dias volvidos sobre a vitória frente ao Setúbal, o Sporting voltou a cometer os mesmos equívocos tácticos que quase o fizeram perder pontos na Liga. Desta feita, a entrada de Doumbia e de Bruno Fernandes não agitaram o jogo e levaram a eliminatória para uma perigosa viagem à Roménia na ressaca de uma visita a Guimarães onde não haverá margem para “poupar”
Que decepção. Assim, sem tirar nem por. Obviamente que eu não esperava que déssemos 7 como demos ao Timisoara do Timofte, mas esperava ganhar e ganhar bem, colocando um pé bem firme na fase de grupos da Champions. Por muitas voltas que se dê, este Steaua é mediano, como ficou provado em tantos e tantos momentos do jogo, como ficou provado pelas patéticas correrias do Teixeira ou pela ausência de qualidade de, por exemplo, um tal de Enache que jogou a defesa direito. Que decepção.
Uma decepção quase tão grande como quando pensas que, hoje em dia, as novas gerações não sabem, na sua maioria, o que é o prazer de comprar o novo CD de uma banda. Descarregas as músicas e siga, que não há cá tempo para andar a transportar caixas e discos de um lado para o outro. E, ontem, caminhava a partida para o final com os adeptos a tentarem transmitir uma réstia de alento aos jogadores (depois de uma primeira parte onde as claques tentaram medir quem cantava mais alto), veio-me à memória o dia em que comprei o terceiro álbum dos Smashing Pumpkins, Mellon Collie and the Infinite Sadness. Um álbum duplo, com imagem cuidada e som a pedir para ser ouvido a preceito depois dos belíssimos discos que tinham sido Gish e Siamese Dream.
Nesse álbum anunciava-se uma mudança, tal como se anunciou no início desta época em relação ao trabalho desenvolvido no ano anterior. E mudança era o que se esperava face a um adversário que chegava a Alvalade para fazer o que o Setúbal havia feito: baixar linhas, defender, cortar espaços e, caso fosse possível, lançar transições rápidas. Mas a equipa foi exactamente a mesma, os equívocos foram exactamente os mesmos, com a agravante da intensidade inicial ter sido bem menor do que na sexta-feira passada.
A colocação de Battaglia e de Adrien no meio-campo confere solidez e capacidade de pressão, mas retira capacidade criativa e praticamente anula o jogo interior. Face à ausência de William, faria ainda mais sentido a titularidade de Bruno Fernandes, permitindo, exactamente, esse jogo interior (e Adrien poderia ocupar a posição 6, até por ter melhor saída de bola do que Battaglia). Isso não aconteceu e a equipa voltou a perder-se em cruzamentos, uns atrás dos outros, à espera que um deles encontrasse Bas Dost. Isso não aconteceu e Podence voltou a ser emparedado e a ter que jogar quase sempre de costas para a baliza (na única vez em que teve espaço, serviu Acuña para o argentino rematar cruzado, ao poste, na nossa melhor oportunidade de golo, ainda na primeira parte). Isso não aconteceu e quando foi preciso mexer o que se fez foi repetir a fórmula de há cinco dias e esperar demasiado para carregar assim que o adversário ficou reduzido a dez. E sem ideias de bola corrida, leva-nos ao desespero a incapacidade para conseguir chegar ao golo de bola parada. Cantos e livres laterais em barda, zero oportunidades de golo mesmo tendo em conta o tamanho de homens como Dost, Coates ou Mathieu (o central vai subindo de produção de jogo para jogo e, ontem, do melhor que se viu foi a velocidade que um monstro daqueles consegue atingir).
E, face a tudo isto, ouvir o meu treinador dizer que, exceptuando a incapacidade de chegar ao golo, tudo o resto foi muito bom, é de deixar um gajo no limite do desespero. Aliás, tanto a flash como a conferência de imprensa que se seguiram são uma espécie de cereja no topo da decepção. Não é um sentimento bom para o início de uma época, mas é respirar fundo e acreditar que este Mellon Collie and the Infinite Sadness é apenas a canção de abertura de um álbum duplo que vamos querer ouvir muitas e muitas vezes.
16 Agosto, 2017 at 8:46
Um dos meus cds preferidos, que nem merece ser associado a JJ. JJ ta mais para um cd qualquer de uma boys band, tem boa imagem mas depois conteúdo é zero, se nao ganhar na Romenia bem se pode meter a rodar o Bye Bye Bye dos N’Sync.
Quanto ao jogo, foi mau demais. Ideias foram zero. Bola no Gelson e ele que faça alguma coisa.
Quando jogamos contra Setubal e Steaua que quase nao atacam e os nossos melhores jogadores sao os centrais, algo vai mal.
Da flash e CI mais do mesmo, um constante desrespeito pelo SCP e seus adeptos. Ou nao temos mentalidade vencedora, ou nao apoiamos a equipa ou somos do nivel do steaua. Eu gostava era que fossemos do nivel do Steaua em termoa de ordenado pago ao treinador, isso é que era.
Farto de JJ, e impressionante como desde o fim da 1a epoca tem vindo sempre a descer.
16 Agosto, 2017 at 8:54
Precisamos de um grito de revta para ver se acordamos de vez desta dormencia de futebol. Algo tipo “and in the eyes of the jackal i say kaboom”
16 Agosto, 2017 at 9:21
Calma Hugo, não é preciso revolta por enquanto.
Contra equipas defensivas (autocarro e nada mais) o Sporting sempre teve problemas. Aliás, eu fico admirado como mais equipas da primeira liga não usam essa táctica contra nós, porque raramente conseguimos resolver o problema e amiude sofremos golos em contra-ataque).
Vamos esperar fazer na Roménia os minimos para passar. Não passar é que será um desastre e nem ganhar a Liga Europa iria ser suficiente para recuperar disso.
Tenho medo do batatal e se eles continuarem apenas a defender sabemos que basta um erro para deitar tudo a perder.
16 Agosto, 2017 at 10:27
Com jogadores tão rápidos como Gelson, Podence ou Doumbia quantas bolas nesses jogos são metidas nas costas da defesa adversária?
Como exemplo, o Barcelona desbloqueou dezenas de jogos com bolas nas costas da defesa para extremos ou laterais. Raras são as vezes que o fazemos.
16 Agosto, 2017 at 10:32
Nenhumas. Sem BF em campo nao ha passes desses.
16 Agosto, 2017 at 12:32
fartinho de dizer isso, estes jogadores só fazem passes para o homem, nunca para o espaço.
16 Agosto, 2017 at 12:53
Barcelona … nada mais nada menos 🙂
Vocês são uns ganhas cromos!!!
16 Agosto, 2017 at 12:59
Tentaram…Acuna pelo menos tentou 3 vezes, o Podence mais umas quantas…
Mas com as defesas tão fechadas atrás acabaram quase todas no GR ou interceptados…
16 Agosto, 2017 at 8:52
É isso Cherba, Parece que não apreendemos nada com o último jogo!
Eu está época não ouvi nenhuma flash nem conferência, para bem da minha sanidade mental!
PS o maior elogio que te posso fazer a estas crónicas pós jogo, é que estou a fazer uma playlist com as musicas, mas só vou fazer com as músicas das vitórias 🙂 não quero músicas que lembrem tristezas, com o devido respeito.
SL
16 Agosto, 2017 at 9:07
PS2 ontem jogámos sem laterais: Coentrão não está bem e não devia ter ido a jogo e Piccini esgotou-me a paciência! O facto de ser um pouco melhor que Schelotto já não serve de argumento!
16 Agosto, 2017 at 12:33
O ultimo jogo, o jogo do monaco, o jogo da fiorentina, etc etc etc…
16 Agosto, 2017 at 8:56
Tem a palavra o treinador do Sporting:
“Face àquilo que o Sporting jogou, podia ter saido daqui vencedor. É verdade que o Steaua teve uma ou outra situação de finalização perigosa, sem serem grandes situações de golo.”
“Voltámos a fazer um bom jogo”.
“As equipas têm o mesmo objetivo, têm um valor muito semelhante. Partimos para o segundo jogo sendo a equipa que tem a vantagem de poder fazer golos fora”.
“Foi o primeiro jogo, falta o segundo jogo, um resultado que é muito positivo por não termos sofrido golos.”
“Claro que era positivo marcar, como é óbvio, mas agora temos nós a vantagem do golo a dobrar.”
E o pior é que os jogadores também já seguem as palavras do mister e acham que fizeram um bom jogo…Surreal!
16 Agosto, 2017 at 13:07
Não ouvi o JJ e não li o que ele disse.
Mas os meus comentários ao jogo, por acaso, vão de encontro ao que ele disse.
São maneiras de ler e interpretar o jogo.
Não ganho ganho comissões nem quero tachos!
Apenas quero o nosso Sporting mais perto das maiores equipas de Portugal e da Europa.
Não ter William faz muita diferença!
Não ter BDost em forma idem
16 Agosto, 2017 at 13:51
Tu tens o Dost em forma. Mas também tens mais jogadores a rematar à baliza. Ele é o Acuña, ele é o Fernandes, ele é o Podence, o Gelson… Toda a minha gente quer molhar a sopa. O Dost estava muito mais em jogo no ano passado. Este ano, até nas laterais o vejo. Agora, das duas uma: ou o Jesus pede à equipa para meter as bolas no Bas Dost ou os outros todos começam a acertar com a baliza. Isto assim… dá em “bola”
16 Agosto, 2017 at 9:01
Depois de todos vermos a falta que William fará a esta equipa apenas me apetece pedir a BdC para cobrir a proposta do West Ham ao nível do ordenado.
Vale a pena!
16 Agosto, 2017 at 9:15
Nem mais, nem mais.
16 Agosto, 2017 at 9:04
Ouvi este cd até à exaustão. Sempre me fez sentir bem quando era puto. Percebo a escolha mas é a antítese do jogo de ontem…
As merdas que um gajo apreende depois de um empate caseiro a zeros com o steua
1 – o steua não é o setubal. Para contrapor isso dizer que é um Real Madrid vai dar ao mesmo.
2 – afinal o steua é um colosso porque ganhou uma champions há menos tempo do que nos a taça das taças. Então está bem, assim o resultado já se aceita.
3 – os mesmos que dizem que o steua é do nosso nível (concordando com o treinador) são os mesmos que criticam adrien e william por quererem ir para o west ham. Pode ser que os empresários arranjem uma proposta do steua porque parece que assim já se compreende melhor.
4 – a culpa foi dos laterais. A culpa foi do adrien. Até li que a culpa era do william se tivesse jogado :)))) (priceless…). A culpa é do bataglia e adrien ao mesmo tempo, etc… Mentalizem-se de uma coisa, A CULPA É DA MERDA DESTA TÁTICA! Podem por lá quem quiserem, se o plantel não está com o treinador e o que o treinador pede é este jogo mastigado, não há hipótese.
5 – afinal ninguém (ou quase ninguém) interpreta bem o que o treinador diz e a conferência de imprensa não só não tem nada de errado como até foi espectacular!! Devo ser eu que não falo jesues. Pena os jogadores também não falarem…
16 Agosto, 2017 at 9:24
Obrigado por me citares. E não tenho problema em repetir-me: o William e o Adrien são dois jogadores “overrated”, vivem da fama do Euro 2016 em que não jogaram um caracol. O Jesus pode ter todos os defeitos, mas não tapa o resto. O nosso problema é a puta da manta curta. Temos de os vender, mas depois é um problema arranjar substitutos. Mas estes de certeza que não servem para ganhar o campeonato. Com o próximo treinador vamos perceber o mesmo.
Fartei-me desta merda toda e pró caralho!!
16 Agosto, 2017 at 9:28
mas não foram muitos destes que jogaram para caralho há dois anos?
16 Agosto, 2017 at 9:35
Jogaram assim tanto? Foi preciso abdicar de todas as competições para terem pernas para durarem até ao fim da época. Disso apercebi-me bem. E também me lembro bem da segunda volta com o Leonardo Jardim e da época do Marco Silva. Aí os jogadores também não deviam estar com esses treinadores porque o jogo era a mesma merda.
E outra coisa. É o treinador quem manda mastigar o jogo, ou são os jogadores que o fazem porque não sabem mais e não têm nervo? Duvido que algum treinador diga para não rematar à baliza e andar a trocar a bola para trás e para o lado.
16 Agosto, 2017 at 9:54
Se o treinador quer que rematem mais, tem que encontrar soluções para tal, para abrir defesas, para provocar buracos no meio, para forçar segundas bolas.
O que estou a dizer-te é que me parece exagerado dizeres que jogadores como William ou Adrien não têm qualidade ou que estão overrated. Eu acho é que, pela primeira vez em cinco anos, tens gajos que permitam gerir as posições que eles ocupam (e ainda te deste ao luxo de dispensar o Geraldes, por exemplo)
16 Agosto, 2017 at 9:55
e não concordo que tenhamos abdicado da Taça de Portugal, por exemplo. Ainda me está atravessada a eliminação em Braga
16 Agosto, 2017 at 11:17
Percebo o desânimo, também fiquei chateado, mas caramba, a eliminatória ainda não terminou e no campeonato temos as duas vitórias.
Temos um problema de jogo interior, e vejo pouco tempo para irmos buscar bons substitutos para Adrien e William. Os que cá estão até tem dado boa conta do recado mas ficamos sem segundas linhas.
16 Agosto, 2017 at 10:04
O Schellotto e o Marvin também eram os mesmos… E o JJ também. Há mais jogadores que são overrrated e sweethearts dos adeptos que depois em campo não traduzem essa paixão em rendimento.
Mas siga a musica que o album é grande e ainda agora começou.
16 Agosto, 2017 at 13:09
Há Dois anos não eramos todos muitos amigos??
17 Agosto, 2017 at 22:29
Daniel Ramos em vez de JJ
16 Agosto, 2017 at 10:13
Overrated ja me parece é o JJ
16 Agosto, 2017 at 13:12
O William e o Adrien são “overrated” mas o Jesus não? Mas há alguém mais “overrated” que o Jesus?
Que ganhou o Jesus fora do clube do colinho?
Foda-se!!!! Tem gajos que gostam de fazer figuras patéticas em todo o lado…
O Adrien e o William não são dos melhores jogadores do mundo mas são muito bons – o Adrien está todo espremido e acho que não dá mais que isto mas o William podia ser melhor ainda se ele quisesse pois tem alguns aspectos que podiam melhorar! O Jesus é um bom treinador, como é o Marco, como é o Rui Vitória, como é o Paulo Fonseca ou o Vitor Pereira, entre outros. Não é nenhum supra-sumo nem nada que se pareça. Não é nada do que o fazem e muito menos é o que ele julga ser.
É um gajo teimoso e insiste em cenas que qualquer adepto mais atento ou que perceba um mínimo da poda percebe que não estão a funcionar. Normalmente é previsível e isso retira muito à equipa pois raramente surpreende o adversário.
O Dost está em muito má forma. Não faz uma bola. Uma!
Todo o jogo tem de ser canalizado para o Gelson o que facilita o adversário pois basta colocar 2 gajos em cima dele e o jogo so Sporting morre ali.
O Adrien não está em forma. Devia jogar o Bruno Fernandes e o Adrien estar no banco.
O Piccini é limitado, ainda que seja bem melhor que o Schelloto. É o que há. Defende bem mas curto a atacar.
O Coentrão está longe da sua melhor forma. Não faz 2 sprints seguidos. Se vai à linha de fundo vem a passo para trás… Num jogo destes era de ter jogado o Jonathan que vai e vem sem problemas.
Não há o mais leve vislumbre de se aproveitar uma bola parada. Cantos e livres a nosso favor são “peanuts” para qualquer adversário. Isto numa equipa que tem uma série de jogadores com mais de 1,90m…
E voltamos ao mesmo… 11 jogadores contratados esta época, depois de 12 em cada uma das épocas anteriores do Jesus. Não há equipa/plantel que resista a isto – que venha meio plantel novo todos os anos! Isto é básico demais para não se perceber. Podes meter 4, 5, 6 jogadores novos todos os anos – que até se podia pensar em serem 2 reforços, 2 subidos da formação e 2 para substituir outros 2 que se vendem – mas não mais que isso. A vir meio plantel por ano é começar tudo do zero todos os anos. Se o Adrien e o William saírem, não contando com o Patrício que é GR, o jogador há mais tempo no plantel é… o Gelson que tem 2 anos completos e fará este ano o seu 3º ano no plantel.
Tudo isto se paga. E não perceber isso é um erro, é mais um tiro nos pés.
Este ano, ao contrário dos 2 anos anteriores, até acho que as contratações foram boas – especialmente se compararmos com esses anos. Nem tudo são grandes jogadores mas todos têm algo a acrescentar ao plantel, o que não aconteceu nos anos anteriores. O Coentrão demorará a chegar a um nível bom, o Piccini tem limitações atacantes, o Battaglia não é um William mas todos são bons jogadores e trazem algo ao plantel. A questão, para mim, é que é muita gente nova e isso faz com que se tenha de começar do zero a ganhar os tais automatismos. Há ainda a agravante de o Adrien e o Dost estarem muito abaixo do normal, que também se nota um pouco no Podence, Gelson e no William. Tudo somado dá uma equipa sem ideias, sem automatismos, muito previsível… E até o treinador é previsível pois faz sempre as mesmas substituições.
Os 2 próximos jogos vão definir muito do que poderá ser esta época.
Ganhando em Guimarães e entrando na CL a coisa aguenta-se e poderá evoluir porque o plantel é bom. Não ganhando em Guimarães e sendo afastados da CL por uma equipa similar a um Paços Ferreira, é uma pancada muito grande e temo que as repercussões não seja nada agradáveis…
Tem a palavra o Mestre da Táctica!
16 Agosto, 2017 at 18:43
Boa posta, concordo com muitas das ideias…
Parece mentira mas é mesmo verdade, estamos em Agosto mas percebemos todos que se joga a época toda nos próximos 2 jogos…
SL
16 Agosto, 2017 at 20:55
Não concordo.
São apenas mais dois jogos.
A época é longa e não pode acabar em Agosto.
Acho um exagero.
SL
16 Agosto, 2017 at 21:34
Tu vês SÓ 2 jogos. Eu vejo muito mais que isso. Se olhar para isso SÓ como 2 jogos, pois são só 2 jogos…
Vais jogar com 2 equipas nitidamente mais fracas e acessíveis, ainda que jogues fora.
O Guimarães acabou de levar 3 do Estoril que tinha acabado de levar 4 do Porto. Está muito mais fraco que o ano passado. Não ganhando vais ficar atrás dos rivais à 3ª jornada do campeonato, com tudo o que isso acarreta no moral das tropas. Passas a “correr atrás do prejuízo” num campeonato que se prevê muito equilibrado e disputado palmo a palmo.
Vais depois jogar ao batatal de Bucareste, com a derrota de Guimarães, uma equipa mais fraca, nas costas. És eliminado, perdes 15M€ e vens derrotado para casa, sem acesso ao palco que todos os jogadores sonham jogar.
Que pensas que vai acontecer ao moral da equipa?
Que pensas que vai acontecer com o William e com o Adrien? Achas que não vão insistir muito mais em sair? Achas que não pensar que vai ser tudo “mais do mesmo”?
E que achas que os adeptos vão dizer e fazer?
Achas que não se vai começar a pedir a cabeça do Jesus?
E o BdC? Achas que vai fazer o quê depois de perder com um Guimarães e ser eliminado da CL, depois da inacreditável sorte que se teve no sorteio, por esse colosso Steaua?
Óbvio que a época não acaba em Agosto, com estas 2 derrotas. Nem eu disse isso. Mas não são só 3 pontos que se jogam em Guimarães, nem é uma simples eliminatória que se joga depois em Bucareste. Está muito mais em jogo, para lá dos próprios jogos, do nosso prestigio, do dinheiro envolvido na CL…
Este empate em casa – com uma equipa que nos dava a possibilidade de resolver a eliminatória em casa – já foi uma bela pancada.
Não brinques!
Não são 2 jogos que vêm aí.
É muito mais que isso!
Nem quero imaginar o que aí virá se por acaso perdes os 2 jogos…
16 Agosto, 2017 at 23:34
Bom comentário!
16 Agosto, 2017 at 9:29
+1
16 Agosto, 2017 at 9:05
Como comentava com uns leões de Barcelos que vieram de propósito a Lisboa para ver “a bola”, e a quem a viagem de volta pra casa prometia ser, no mínimo, fastidiosa, o nosso jogo seria muito bom, tirando a parte de jogar dentro da grande área. Contemporiza-se demasiado nos cruzamentos, o que dá tempo aos 2 centrais de cobrirem o Dost à vontade, o que até poderia nem ser mau de todo se… ao menos aparecesse mais alguém na área para o remate. Enquanto não corrigirmos isso, sinceramente, não vamos lá. E desconfio que a minha primeira ida a Alvalade na época também será uma das últimas. O ambiente é cada vez melhor, mas o lá dentro das quatro linhas a desinspiração é cada vez maior.
16 Agosto, 2017 at 10:48
É verdade: houve uma jogada em que o Piscini e o Gelson andaram a trocar a bola junto à linha de fundo e em que ameaçaram 4 ou 5 vezes cruzar a bola, já que não sabiam que mais fazer. Já repararam quantas vezes é que o Dost e o Podence estiveram a fazer-se ao cruzamento e a recuar para não cair em fora de jogo?
CRUZEM DE PRIMEIRA, sff!
Isto acontece, realmente, porque não há jogo interior. Especialmente hoje, em que Adrien esteve um autêntico zero. Não há apoio dos médios.
Penso que Bruno Fernandes pode ser a solução a 2º avançado porque recua bem para jogar com os das alas ou também pode jogar na posição 8 fazendo o mesmo. Não é tão intenso como Adrien a defender mas parece-me que o ‘capitão’ também já não está para aí virado; remata melhor e entra bem na área.
16 Agosto, 2017 at 9:07
Ironia do *aralho, fazer piadas com a qualidade futebolística do West Ham e depois brindar os 43.000 no estádio com aquilo que se viu. Mais uma tirada histórica de JJ
16 Agosto, 2017 at 9:10
+1000
16 Agosto, 2017 at 10:48
+2000
16 Agosto, 2017 at 9:13
mais de 46 mil, sff
16 Agosto, 2017 at 9:20
Ou isso, Cherba ! Peço desculpa, mas ontem já não via nada.
16 Agosto, 2017 at 9:23
Não vás por aí porque se formos pegar em tudo o que esse cromo já disse… eu já consigo ignorar 80% e mesmo assim sinto vergonha do que ouço.
16 Agosto, 2017 at 9:28
Eu nao consigo ignorar. Faço questão de ouvir o que ele diz, para ver qual será a maneira nova que ele irá arranjar para sacudir a agua do capote ao mesmo tempo que rebaixa o Clube
16 Agosto, 2017 at 10:29
Ontem foi capaz de criticar o plantel da época passada, aquele que ele fez.
16 Agosto, 2017 at 10:35
Desde que a culpa nao seja dele, por ele tá tranquilo
16 Agosto, 2017 at 9:28
+1
16 Agosto, 2017 at 9:09
Só vi o jogo. Não foi totalmente mau mas foi pobre em ideias. Fomos muito previsíveis.
O mais positivo é que se nota vontade e atitude quer dos jogadores quer de JJ. Mas a insistir nos mesmos erros não vamos lá.
Há muito trabalho pela frente. Mas há vontade e qualidade. Portanto eu continuo a acreditar numa grande época. Já não tenho é paciência para as conferências do JJ … limito-me a ver o jogo (e a sofrer para dentro … quando fôr a altura de festejar isto vai sair tudo cá para fora!!!).
16 Agosto, 2017 at 9:09
Bem escolhido o tema, Cherba! Espero que após o jogo de Guimarães não tenhas que usar o tema “Mmm Mmm Mmm Mmm”‘, dos Crash Test Dummies.
Ao jeito do saudoso tasqueiro DKaras (por onde anda?), vi nos olhos dos jogadores (lol) que o tempo de JJ no Sporting se esgota a cada minuto. Só não vê quem não quer mesmo ver. Psicologicamente a equipa já não está com ele.
Bom, vamos lá ao ‘milagre’ de Guimarães – que a equipa e o Chiclas me façam engolir cada palavrinha do que agora aqui escrevi. Nada me faria mais feliz. Acreditem.
SL
16 Agosto, 2017 at 10:52
Mais de metade da equipa já não está lá, como é que psicologicamente a equipa já não está com ele?
16 Agosto, 2017 at 13:18
Estão a falar por eles.
É a psicologia dos fracos!
Lavam as mãos e saltam do barco ao primeiro Empate.
Convivi com muitos durante a vida… são piores que os Ratos!
16 Agosto, 2017 at 20:07
O que é para ti abandonar o barco? Deixar de ser sócio?
16 Agosto, 2017 at 9:27
Realmente este momento do JJ lembra o Billy Corgan quando a fonte criativa secou… Grande ambiente em Alvalade, o Steaua entrou a tremer, infelizmente ontem o Sporting enfiou-se num labirinto do qual nunca conseguiu sair. É inaceitável o Dost não ter uma única bola limpa para finalizar. Nem uma. Temos de ser menos previsíveis, envolver mais jogadores no processo ofensivo e variar o jogo exterior com o jogo interior. Um dos problemas está no meio-campo: alguém tem de assumir a distribuição de jogo. Estamos bem atrás, mas ontem, no ataque, faltou-nos tudo.
16 Agosto, 2017 at 11:04
“Realmente este momento do JJ lembra o Billy Corgan quando a fonte criativa secou…” e quando ganhou pança e decidiu vestir t-shirts justas.
16 Agosto, 2017 at 9:35
Nao nos falta tudo, apenas 1 treinador
16 Agosto, 2017 at 13:25
🙂
Bingo!
Ontem alguém perguntava “o que está errado” e eu respondi que o erro vinha de Junho de 2015… Enquanto não corrigirem isso não adianta muito o resto.
Quase 80M€ gastos em 3 anos – com a agravante da formação ter metido cá fora nesse período jogadores como o Pedro Silva, o Tobias, o Domingos Duarte, o Palhinha, o Iuri, o Podence, o Matheus Pereira, o Gelson e o Francisco Geraldes. Não dava para termos um plantel do caralho este ano? Mas daqueles mesmo imponentes?
16 Agosto, 2017 at 9:54
Jogo medíocre perante um Steua que não é claramente do nosso nível , sem ser também um grupo de coxos.
De positivo apenas o facto de não sofrermos nenhum golo , o que me leva a acreditar que vamos passar a eliminatória.
A meu ver os nossos problemas de finalização vão acabar quando Bas Dost “regressar” , porque este que tem jogado não é o mesmo. E um melhor entrosamento com Doumbia também fará toda a diferença.
Até lá vamos sofrer um bocadinho , mas acredito que jogo a jogo iremos melhorar, porque temos plantel e treinador para isso.
Se assim não acontecer algo irá muito mal no reino do Leão.
SPORTING SEMPRE !
16 Agosto, 2017 at 9:58
Grande, grande álbum !
Pena que não possa dizer o mesmo do nosso sistema táctico ! esse sim continua muito pequenino e previsível.
Colocar bolas nos extremos até que eles resolvam ou centrem em balão…balão!!!!(que é feito dos cruzamentos tensos????) para o nosso “pinheiro” e para o “arbustro” no meio de centrais e redes desespera qualquer adepto….
A única coisa que me vai alegrando é ter percebido que fizemos 3 grandes contratações esta época.
Bruno Fernandes, que delicia ver os seus passes em profundidade .
Acuna, que grande jogador que ali está a crescer e
Mathieu, impressionante a sua velocidade já na recta final, temos novo patrão !
Chega de inventar…é preciso mais gente no meio para criar jogo.
Mais vale sacrificar Podence pelo Bruno Fernandes pois as bolas simplesmente não estão a chegar a Dost e a Podence !
Não há um passe nas costas da defesa para tentar abrir ! Aliás, houve um e foi das nossas melhores oportunidades !
16 Agosto, 2017 at 13:20
Pequeno e previsível … atacar atacar atacar
Dominar a outra equipa durante 70% do jogo … é de equipa pequena?!
Fodasse … venha de lá o Paulo Sergio!
16 Agosto, 2017 at 9:59
Alguém raptou o JJ mas deixou cá a cassete.
Se o futebol é previsível, o discurso é mais do mesmo. Bem tento filtrar, mas as pérolas são demasiadas.
Clube do nosso nível, qd temos o melhor do campeonato argentino e eles um tuga com 36 anos. Pelo menos o golo fora que vamos marcar fará a diferença.
Poesia à parte, espero que o treinador faça o seu trabalho. Veja várias vezes este jogo e mexa na táctica.
O problema não são os jogadores nem os adeptos…
16 Agosto, 2017 at 10:00
Sobre a colocação do Adrien a 6, não me parece possível neste momento, porque o homem está todo rebentado. Ontem na primeira parte já andava a expulsar os pulmões pela boca.
16 Agosto, 2017 at 10:02
desgasta-se menos a seis do que a ser uma espécie de box to box (vê a quantidade de vezes que baixa para ser ele a iniciar jogadas a meio campo. Até o desgraçado do Podence veio ao círculo central ver se punha o carrossel a mexer)
16 Agosto, 2017 at 10:27
Cherba,
O Adrien é provavelmente o meu jogador favorito no Sporting nos últimos anos.
Neste momento não me parece que ele tenha condições físicas para render mais. Mesmo na posição 6, onde as eventuais falhas de posicionamento — por cansaço — teriam consequências mais graves para a equipa e provavelmente para ele (cartões, expulsões).
Ontem não o vi iniciar jogadas. A não ser que passes curtos contem como pautar o ataque.
Na verdade, ontem, não tinhas nenhum jogador em campo com características para gerir os ritmos de jogo, distribuir bola e ligar sectores. Mas no banco tinhas: Iuri Medeiros e Bruno Fernandes.
16 Agosto, 2017 at 10:06
Então porque é que joga!? Aos 10 minutos já estava com os bofes de fora! Vai jogar o Bruno Fernandes contra o Guimarães? É que eu duvido muito disso.
16 Agosto, 2017 at 10:10
Acho que vai jogar mas no lugar do Podence
16 Agosto, 2017 at 10:11
Deixemo-nos de desculpas.
Este Sporting tem um futebol medicore, sem intensidade, sem velocidade, sem ideias, sem qualque nexo (a quantidade de toques e toquezinhos que os jogadores fazem!!), sem remates á baliza. A juntar a isto, bolas paradas sofriveis, ontem até lives laterais marcámos para o nosso meio campo…
A culpa?? Dos adeptos claro
16 Agosto, 2017 at 10:38
Hummm … Que saudades deste “optimismo desbragado” …
Se não entram osda formação critica-se porque “não se posta na formação” …
Quando entram os da formação e nada fazem de jeito critica-se o Treinador …
Quando certos jogadores fazem “birrinha” dentro de campo critica-se o Treinador …
Quando se executam livres e cantos ofensivos de forma paupérrima, recordo um livre aí pelos 70 minutos, em que o Adrien ia bater para a área , de repente atrofiou-se … a culpa é do Treinador …
Vai mas é mamar uma sandes de cagalhão a FERVER …
16 Agosto, 2017 at 10:48
Quando chegarmos a Dezembro, e mais uma vez, não tivermos competiçoes a conquistar…aí quero ver o teu optimismo!!
Ah já sei, vem mais um rol de desculpas e o grita Sporting!!!
Adeptos pouco exigentes, fazem clubes pouco ganhadores. Se estão contentes com 2 vitorias contra um aves e setubal e um empate contra steua. Muito bem!! Força!! Continuem a apoiar esta mediocridade.
16 Agosto, 2017 at 11:14
Eu, desde metada da 1ª volta da época passada perdi o OPTIMISMO para com o futebol principal do SCP …
E não são duas vitórias e um empate que me vão regressar aquele OPTIMISMO …
Eu estou é numa de REALISMO … Agora não ando aqui com ‘ódios de estimação’, ou a passar mensagens subliminares, ou mesmo a bater de forma metódica quer no Presidente Bruno de Carvalho, quer no Treinador da equipa principal de futebol do SCP …
16 Agosto, 2017 at 13:23
Nunca ninguém disse que a culpa era dos adeptos.
E se houve alguém que o disse … fui eu.., e vou aproveitar para repetir!
A culpa desta conversa derrotista e de merda.., é dos adeptos!!!
16 Agosto, 2017 at 10:18
Pois é, a borrasca aproxima-se!
Temos um treinador burro pra cara…! E, pior, teimoso! Um burro, apesar de burro, se for trabalhador e tentar emendar, ainda vá. Agora além de burro, teimoso, não vai lá.
A defesa esteve bem, mas o Steua, ofensivamente, não foi melhor que Setúbal e Aves, por isso, fica sempre a dúvida como será com uma equipa mais atrevida no ataque (e o Guimarães vem aí!).
O Coentrão (um fetiche do JJ) não devia ter jogado, notou-se que não estava a 100% , e para estes romenos o Jonathan servia bem!
No meio campo a insistência com Adrien (que eu acho que está sem vontade e sem forma) quando Bruno Fernandes, neste momento acrescenta mais criatividade (para mim, em Guimarães era William – se não for vendido até lá – e B. Fernandes – não tenho desgostado do Bataglia, mas a minha opção era esta).
No ataque, contra equipas destas, têm que jogar Dost e Dumbia! Eu adoro o Podence, mas prefiro-o fresco (mais o Iuri) a entrarem para rebentar o resto.
Mas para isto era preciso um treinador que percebesse isso!
Prevejo dificuldades em Guimarães e temo até mais que isso, infelizmente, o que pode afectar a moral para a Roménia (onde não acho impossível passar, o problema são as invenções do JJ).
Acho que esta época vai ser mais do mesmo, quer fique William ou não – o mal não é esse. Mas resta-nos a esperança!
16 Agosto, 2017 at 10:21
Queres ver que o Podence já entrou cansado? E a Insistência do burro do treinador que insiste no Gelson nem uma palavrinha?
16 Agosto, 2017 at 10:40
Eu não disse que o Podence entrou cansado, acho que para “rebentar” com o autocarro é melhor um jogador possante como o Dumbia!
Quanto ao Gelson, vai insistir em quem? Não acho que o Iuri seja o mesmo tipo de jogador, mas posso estar enganado. O Podence pode fazer o lugar do Gelson? E o facto de ser bola no Gelson e ele que resolva. não ajuda muito o puto.
16 Agosto, 2017 at 10:46
O facto do Iuri não ser o mesmo tipo de jogador só tem vantagens. Não está sempre encostado à linha tirando espaço ao lateral para subir, cruza de outra forma muito mais propícia a cabeceamentos aos 2º poste.
Mas esta parece uma história parecida ao Morientes… nunca jogava a titular porque estava lá o Raúl, mas sempre que entrava fazia o que tinha a fazer. Agora é o Asensio a fazer a mesma coisa.
16 Agosto, 2017 at 10:51
Há plantel suficiente para ninguém jogar cansado.
Faz parte do trabalho de um treinador montar a equipa para que os melhores e mais desequilibradores sejam mais protegidos.
Gelson é tipo abono, nesta táctica. Toma lá e desenmerda-te…
E estamos a cometer o mesmo erro com Acuña.
Pede-se alguém criativo no meio para que haja apoio e jogo interior.
Assim, os alas estão menos em jogo e qd estão… são muito mais assertivos.
Piccini defende bem mas não apoia meio. Ninguém no meio aparece para ajudar.
Problema é táctico, na minha opinião. E qd é táctico só há um responsável.
Onde anda o JJ do primeiro ano?
16 Agosto, 2017 at 10:19
As claques puxam cada uma por si, ou então estão caladas durante imenso tempo. Os adeptos quando ouvem os adversários a cantar, assobiam, em vez de cantarem ainda mais alto abafando o adversário.
Há 2 grandes males no Sporting. Um é o jogo interior que deixou de existir. Agora começam logo as jogadas no nosso campo através dos laterais e aí perdemos toda a espontaneidade que possa existir. O outro grande mal é o Gélson. Tactitamente deixa a equipa coxa pois nao sabe ocupar espaços nem a defender nem a atacar, e apenas decide mal 90% dos lances que aborda. Cruzamentos são uma nulidade, jogadas que vai à linha, contam-se pelos dedos, e aquela maneira de colocar o pé na bola nas recepções que nunca sabe o que vai acontecer é a cereja no topo do bolo.
Sinal mais para o Battaglia que é um leão em campo e para o Mathieu que era um ódio de estimação pessoal e agora é um gajo que adoro ver a jogar. Sai para o ataque com a bola controlada, faz inúmeros passes de grande qualidade, joga em antecipação, sai a fintar, recebe a bola pelo ar com classe e ainda faz arrancadas em que deixa para trás jogadores como o Acuña. Bruno Fernandes continua a mexer melhor com o jogo que Adrien. Bas Dost com falta de confiança.
16 Agosto, 2017 at 10:53
O Gelson até de lateral fez este jogo…
16 Agosto, 2017 at 11:02
Como é normal.
Quando o lateral sobe, o extremo ou está a fazer de médio de apoio ou fecha a lateral direita.
Não ouvi ainda ninguém a dizer que o Mathieu fez de extremo esquerdo e que bela jogada foi.
16 Agosto, 2017 at 11:40
Por falar nisso: as claques já não cantam em conjunto, certo? É que já desde o final da época passada que tenho notado que cada uma canta os seus cânticos…
Mau prenúncio…
16 Agosto, 2017 at 10:19
Já que estamos numa de criticar tudo e todos onde andam as criticas ao Gelson por não saber o que fazer à bola depois de sair da finta ou da mudança de velocidade? E o que dizer daqueles passes de primeiro toque que falham sempre o alvo?
Criticar o Adrien é fácil. É para meninos. Mas gostaria de ver era criticarem o Gelson e o Podence. E Que grande jogo este fez. 1 passe de ruptura 1!!!! Depois limitou-se a levar porrada e mais nada. Temos um gajo explosivo e tal mas que pelos vistos não tem cultura táctica para jogar com o extremo na tabelinha. Oferecer linhas de passe para o jogo interior? Compensar o fraco jogo ofensivo do Adrien descendo para vir buscar jogo? Não!! Vou é ali enfiar-me no meio dos centrais para ser um a menos em campo. Ou jogar o jogo todo de costas para a baliza.
Mas pronto. Siga que o album é duplo e ainda temos muita música que e ainda não tivemos chance de ouvir o hit “Casca no Ruiz” ou aquele outro “Isto com o Matheus Pereira era outra loiça” ou mesmo ainda “E emprestámos o Geraldes para isto?” Que fazem sempre tanto sucesso entre alguns dos nossos devotos adeptos.
16 Agosto, 2017 at 10:42
Pois, criticar os meninos tá quieto.
O ano passado eramos muita maus porque sofriamos golos com Setubal e Tondelas. Este ano que não sofremos não somos assim tão bons quanto isso porque afinal esse não era o problema (dizem eles).
Falar de táctica tá quieto. Falar de movimentações, tá quieto.
Falar que o Gélson roubou uma bola ao Piccini quando este ia arrancar sozinho pela ala e depois fez com que tropeçassem os 2 perdessem a bola, tá quieto (aliás, a culpa foi mesmo do Piccini). É mesmo fraquinho. É tão fraquinho que até agora não sofremos golos.
Falar que o Adrien já não tem a cabeça cá é que é bom. E os outros é que têm bruxos.
Agora que falta muita coisa a esta equipa? Claro que falta. 3 defesas novos, 1 trinco novo, 1 ala esquerdo novo e um apoio ao Ponta de Lança que varia em cada jogo. Vocês continuam a achar que uma equipa é um conjunto de 11 jogadores que vão para dentro do campo. Não é, e é preciso muito mais.
Vamos ver quantos jogos vai o Milan ganhar esta época depois de comprar 11 jogadores novos.
Não se esqueçam de criticar também os amarelos que o Doumbia, Acuña e Battaglia levaram depois de recuperarem a bola de forma mais que limpa.
16 Agosto, 2017 at 10:48
Os jogadores do SCP da época passada NÃO TIVERAM ESPIRITO DE SACRIFICIO …
E esta época já tá a começar a mesma MERDA …
NÃO HÁ JOGO INTERIOR porque alguns meninos NÃO QUEREM LEVAR NAS CANELAS …
16 Agosto, 2017 at 10:57
Portanto o Coates dar para o Piccini e o Piccini dar para o Gélson é porque há meninos que não querem levar nas canelas?
Existe um problema tático e tu não queres saber disso porque o Sporting não ganhou. E assim vai continuar.
16 Agosto, 2017 at 11:10
O problema táctico é que há dois ou três jogadores no plantel do SCP que querem sair … E por isso não se andam a esforçar a 100% nos jogos … Logo a qualidade de jogo ressente-se pois falham-se passes, nõ se tenta o corte, tira-se o pé, não se arrisca o remate, etc ,etc
16 Agosto, 2017 at 11:25
Então o Dost e o Gélson querem sair é isso?
É que não os vi a sujar a camisola nem a meter o pé em algumas situações, e falhar passes ontem foi mesmo com esses 2.
O problema é que estamos habituados a jogar com equipas portuguesas que nem querem saber o que é uma bola, e quando jogamos com equipas com pouco nome mas que todas as jornadas têm uma equipa do outro lado a tentar ganhar o jogo, temos dificuldades.
Duelos corpo a corpo perdemos aos barrotes (então aquele nº 7 ganhavamos todos).
Se continuam a achar que ficamos competitivos a jogar com Paços e Aves, vou ali já venho.
E não justifiques um problema táctico com atitudes dos jogadores.
16 Agosto, 2017 at 11:45
Eu vi o Adrien meter o pé num lance em que podia ter ficado gravemente lesionado, e em que o gajo que foi expulso aos 80 minutos, podia ou devia ter levado vermelho…
16 Agosto, 2017 at 10:58
Nesta altura criticar jogadores qd vejo atitude em campo parece-me uma forma de desculpabilizar o treinador.
Posso é estar a ver outros jogos…
Opiniões.
16 Agosto, 2017 at 13:28
E essa atitude é incutida por quem?
Vá… menos
16 Agosto, 2017 at 10:23
Esse foi o primeiro album que comprei e que já ouvi milhares de vezes.
A música que melhor espelha o jogo de ontem é esta: https://www.youtube.com/watch?v=CTkR3H70rlA
Bruno Fernandes tem de jogar, Podence é um bom jogador mas para jogar no meio quanto a mim só se for para fazer melhor que o Alan Ruiz. Falta ligação ao meio campo do Sporting, a bola quando chega à linha média morre, não há soluções e Bruno Fernandes tendo capacidade de passe muito acima da média e sabendo ler o jogo de forma muito evoluída só poderá ser ele a ocupar o lugar que muitas vezes foi de João Mário ( e muitas saudades deixou).
O jogo do Sporting é muito fácil de anular, basta que se bloqueie os laterais e os extremos e voilá, não há jogadas para ninguém. Fraco, muito fraco.
Os jogadores do Steaua não são nenhuns toscos e mostraram ser perigosos e bem organizados.
16 Agosto, 2017 at 13:30
O meu foi da Rua do Carmo dos UHF
E muito futebol passou por baixo das pontes.
16 Agosto, 2017 at 10:27
Acho curioso de ver tanta gente a bater no ceguinho e ignorar um penalty claro na primeira parte pela meia hora (corte com a mão) que desbloquearia este jogo.
Futebol…pé
Andebol…mão
Merecíamos ganhar, fizemos um jogo em cima deles, andamos perdularios.
16 Agosto, 2017 at 14:26
psssiiiuuuuu tá calado, o que importa é malhar nos jogadores e no JJ principalmente
16 Agosto, 2017 at 10:34
Este post só merece aquela velha máxima popular :
EPA VAI MAS É DAR MÚSICA AO CÁGADO!!!
16 Agosto, 2017 at 10:37
Agora a culpa é do Gelson.
Agora sim ja li de tudo
16 Agosto, 2017 at 10:44
Podes crer!
16 Agosto, 2017 at 10:47
A culpa não é do Gelson, ele apenas nos deixa coxo, tal como quando joga o Ruiz ficamos coxos na pressão ofensiva.
16 Agosto, 2017 at 12:07
Gelson vendido já! Este malvado eixa a equipa coxa…
E eu a pensar que taticamente seria possível jogar com ele e a equipa não ficar coxa, mas não sou mestre.
Agora vou dar um mergulho para refrescar…
16 Agosto, 2017 at 12:44
Tens direito à tua opinião e eu à minha.
Agora eu justifico a minha e tu mandas piadolas para o ar.
16 Agosto, 2017 at 20:51
Não deixam de ser duas opiniões.
Não leves a mal a piada.
Faz tb uma que eu levo isso na boa.
Mas piada coxa não vale. Já fiz.
16 Agosto, 2017 at 10:49
Então diz aí o que é que ele fez bem ontem?!?!?
Quantos centros podia ter tirado?!?!
Mas diz aí o que fez mesmo bem … Tens tempo, não te enerves …
16 Agosto, 2017 at 11:03
Partiu o defesa, atacou sem apoio porque o Piccini nao sabe atacar, fez de Lateral Direito. Era o unico a quem passavam a bola para tentar fazer algo.
16 Agosto, 2017 at 11:08
Partiu o defesa?!? Quando? Uma vez? Duas?!?
E qual foi o resultado desse partir o defesa?!? Tá bem, não te canses, eu digo-te … NENHUM …
E mesmo assim dizer que o Gélson ontem partiu o defesa é tão verdade como dizer que a Grande Muralha fica na Austrália …
16 Agosto, 2017 at 11:16
Acho que ficou na retina aquele cruzamento em balão.
A malta gosta de brinca na areia e depois pede objectividade (mas só no jogo central).
Quantos já fizeram comentários a dizer que o Dost está a decidir mal inúmeras vezes? Naaaa…ele foi o melhor marcador do campeonato.
Doumbia nao faz nada bem. É pena as pessoas não saberem que ele é um verdadeiro Ponta de Lança e não um 2º avançado e que joga muito melhor sozinho na frente porque consegue arranjar espaços em velocidade.
Continua-me é a fazer confusão as substituições depois dos 80 minutos quando não se está a ganhar. E ainda ia entrar o Jonathan….
16 Agosto, 2017 at 11:10
O Gelson não teve mais bolas do que o Podence e o Acuna…
E falhou muito…não fez uma jogada com principio, meio e fim. Partiu o defesa e logo a seguir perdeu a bola…
Ele está numa forma muito fraca…já com o Setúbal foi igual…
16 Agosto, 2017 at 11:12
Mas se o Gelson ta em baixo de forma, a culpa dele jogar é de quem?
16 Agosto, 2017 at 11:45
Então o Gelson também devia ser suplente…enfim…é ir mudando a ver quem pega…a ligação da equipa e o ritmo logo se vê…é ir rodando…
16 Agosto, 2017 at 11:48
Se um jogador nao está bem, tiras nem que seja durante o decorrer do jogo. Ou deixas la dentro para ele ir ganhando ritmo? Por mim o Gelson joga sempre porque é o unico desequilibrador da equipa.
Mas como jogue quem jogar, se jogar mal a culpa nunca sera de JJ, é um bocado uma discussao em saco roto
16 Agosto, 2017 at 11:53
Curiosamente parece é o contrário…sempre que um jogador não joga bem a culta é do JJ…
16 Agosto, 2017 at 11:55
* culpa
Tal como é culpa dele os jogadores não estarem completamente entrosados no inicio de época, não estarem todos em forma, não estarem todos perfeitos…
16 Agosto, 2017 at 12:24
Quanto ao entrosamento, fica dificil quando jogas assim
Dupla de meio-campo:
– Monaco/Fiorentina: Battaglia/B.Fernandes (William a central vs Fiore)
– Setúbal/Steaua: Bataglia/Adrien
16 Agosto, 2017 at 12:34
Se o Adrien vai ficar e se chega tarde das férias…tem de jogar menos na pré-época e entrar logo nos jogos a sério…é sempre assim!
E o problema para mim não é entre Adrien e Battaglia…é para a frente. Sim…gosto mais do Bruno Fernandes neste momento! Daí a achar que é estúpido ou casmurrice começar com o Adrien como médio centro vai uma grande, grande distancia! Além disso, por exemplo neste jogo o Bruno entrou e os problemas mantiveram-se…
E não podes achar que era com Fiorentina e Mónaco que íamos ensaiar o que quer que seja para jogos como o de Setúbal ou Steua…não tem nada a ver o espaço que tens.
Estamos no inicio da época…fds…todas as equipa estão com dificuldades, todas as equipas estão mais emperradas…não dar tempo ao treinador de criar é o pior que podemos fazer ao Sporting…
16 Agosto, 2017 at 12:46
Com a entrada do Bruno não me parece que tenha ficado tudo igual. Afinal ele começou a fazer passes longos para o Gelson e ainda fez 2 remates bem perigosos.
16 Agosto, 2017 at 12:48
2 passes longos para o Gelson que não deram em nada…porque o Gelson não deu seguimento à jogada e perdeu a bola (exactamente o que estou a dizer…)
Lembro-me de 1 remate de ressaca num canto…não é propriamente mudar o nosso futebol…
16 Agosto, 2017 at 13:04
Aliás com a entrada do B. Fernandes perdeste capacidade defensiva e foi quando tiveste os maiores calafrios defensivos.
Aliás esta táctica do SCP assenta numa inversão das posições 6 e 8, onde o 6 não defende tanto e cria mais jogo e o 8 é mais defensivo, obrigando a jogar com um medio interior para ligar o jogo e definir o ataque. E por isso a nossa saída de bola, com o Adrien em campo e sem o William é para o lado, à procura do Gelson que agarra na bola e vai por ali fora até à linha para cruzar, normalmente sem grande critério.
Não temos jogo interior porque o Podence não consegue vir atrás buscar jogo para o distribuir.
Com Podence, Adrien e Battaglia em campo, não temos ninguém no miolo que pense o nosso jogo atacante.
16 Agosto, 2017 at 13:37
Estávamos a falar de nada ter mudado com a entrada do Bruno e dei 4 bons exemplos e tu vens-me dizer que o Gelson é que não deu bom seguimento. Isso é um problema dele (e nosso). O Bruno veio trazer mais objectividade ao ataque e por isso mexeu com o jogo.
16 Agosto, 2017 at 13:43
O Adrien também abriu várias vezes o jogo nas alas (Acuna ou Gelson) mas estes não conseguiram dar seguimento…
Por isso é que digo que não acho que tenha transformado o nosso futebol. Não me aprece que tenhamos jogado melhor com Bruno Fernandes do que antes…é isso que digo. O problema não estava essencialmente ali…
Volto a dizer…percebo que digam que preferem o B. Fernandes neste momento. Eu também prefiro. Mas daí a achar que o nosso problema é esse é que o treinador é estúpido por causa da escolha do Adrien com o Battaglia vai uma grande distância…
16 Agosto, 2017 at 13:33
É de quem exige que eles joguem em pressão e com muita atitude.. de forma a meter as equipas adversárias a não conseguirem sair de dentro do autocarro!
16 Agosto, 2017 at 10:38
Bom dia:
Desde a pré-época que refiro que JJ está esgotado.
Não é por cada jogador que chega ao clube, referir até à exaustão à Sportingtv que Jesus é Deus, que existe uma simbiose entre jogadores e treinador.
O jogo com o Aves foi qb.
O jogo com o Setúbal foi fraquinho mas como ganhamos os adeptos até saíram satisfeitos de Alvalade, apesar da falta de qualidade de jogo evidenciada e dos “equívocos” ( para ser simpático) do treinador.
Ontem, jogo de máxima importância e após termos sido brindados com o adversário mais acessível que nos podia calhar, 46000 adeptos na bancada e e e….mais do mesmo.
Uma equipa sem fio de jogo e que depende única e exclusivamente dos “rasgos” individuais do Gelson Martins ( nem é bom pensar se o Gelson se lesiona…).
Uma equipa que insiste, desesperadamente em cruzamentos para a área na procura do Dost que parece jogar cada vez mais numa ilha. Vejam quantos jogadores é que metemos na área na maior parte das jogadas de ataque organizado que efectuámos.
Como se não bastasse a mediocridade do nosso futebol contra uma equipa também ela medíocre, depois ainda temos de levar com mais uma brilhante conferência de imprensa do JJ, diria mesmo, surreal…mas infelizmente é mesmo verdade.
A única forma do mais paciente dos adeptos aturar JJ e conseguir ouvi-lo semana após semana é GANHANDO.
O problema é que na minha opinião está mais do que demonstrado que JJ não tem capacidade para aproveitar este plantel e implementar novas ideias, novos conceitos, novas metodologias.
JJ com muito mais do que Leonardo Jardim e do que Marco Silva tem feito um trabalho bastante inferior.
No meio disto tudo, temos um presidente que fala em rigor, exigência e competência e que no entanto está refém (€€€€€€€…) de um treinador que representa precisamente o oposto.
Se o SCP não se qualificar para a liga dos campeões, não há outro caminho senão avançar com o despedimento de JJ. Bruno de Carvalho que seja criativo ( já vi o JJ de fato de treino em jogos oficiais…) e arranje forma de resolver o seu maior erro.
Espero que esteja enganado e que o mestre arranque uma vitória em Guimarães e outra na Roménia ( cheira-me que a jogar em 3 centrais) e que embalemos para um arranque portentoso.
16 Agosto, 2017 at 10:44
JJ está esgotado!
JJ é um mito construído pelo estado lampiónico e hoje sabemos como!
JJ nunca conseguirá sobrepor-se a Rui Vitória porque sabe tanto como ele, mas desta vez está do lado errado da 2.ª Circular (refiro-me ao facto de nós não corromper-mos para ganhar)!
16 Agosto, 2017 at 10:58
Resumo de JJ:
1ª época
Uma supertaça no 1º jogo da época
Bom futebol apresentado, com recorde de pontos….mas n chegou
2ª época
Desastre total
Futebol mediocre
0 Titulos (nem cheirálos)
3ª época
Para já…6 pontos mas futebol mediocre outra vez
ao intervalo da Champs, um empate em casa com o adversário mais acessivel que nos poderia ter calhado
Viagem a Guimaraes e 2ª parte da eleiminatória….menos que 2 vitórias e o actual treinador pode arrumar as malinhas. Para além de não ter os jogadores com ele (será essa A EXPLICAÇÃO deste futebolzinho?!?!?) também já não terá os adeptos, pelo menos os que gostam de ganhar.
16 Agosto, 2017 at 11:05
Infelizmente és daqueles adeptos que só está com a equipa quando ganha. Fazes lembrar os lampiões que desde que ganhem está óptimo. Se é roubado ou não, isso já não interessa.
Quando te levantares para sair aos 80 minutos porque a equipa ainda não está a ganhar, não me passes à frente sff
16 Agosto, 2017 at 12:27
Quanto a mim acertaste na “mouche” ao referir a palavra “lampião” só te faltou acrescentar a palavra “infiltrado”….
16 Agosto, 2017 at 11:05
VocÊs têm mesmo um problema … Um não, eram dois e agora parece que é apenas um … Era o Presidente Bruno de Carvalho e o Treinador Jorge Jesus … Como o Presidente anda mais resguardado (por causa dos castigos avermelhados) agora carrega no Jorge Jesus …
Só que esqueceram-se foi de observar a miséria de futebol que estes adversários estão a apresentar … setúbal e agora estes?!?!
Bom, mas os ‘chocos frriiteees’ já foram encavados …
Agora quanto ao Steaua … Sabem qual foi o resultado que lhes permitiu estar a disputar este play-off?!?! Foi o jogo fora da anterior eliminatória … Onde foram à Rep Checa despachar o Victoria Plzen por 1-4 …
Isto é mais uma equipa que joga em CONTRA ATAQUE …
E se há critica que eu fiz na temporada aos jogadores é porque não soubemos parar muitas destas equipas pois os nossos jogadores não sabiam fazer faltas … Quantas faltas fizeram estes romenos ontem?!? Mais uma vez quando eles vinham em contra ataque porque não se atacou quer o jogador e/ou a bola?!?
Alguns dos erros do ano passado persistem, no entanto Bataglia não é tão ‘cona mole’ como o William e varreu muitos dos lances de ocntra ataque que se iniciaram por, mais uma vez, inúmeros MAUS PASSES de Adrien ou de Podence …
Agora, este TOM de comentários (tipo ‘bombos rotos’ em pano de fundo) sempre que algum jogo do SCP não corre como queriamos?!? Isto já não é só comentar nada, isto é apenas e tão só destruir, minar, suscitar a dúvida, fomentar a descrença, em suma é uma miséria franciscana …
Ontem os nossos defesas conseguiram cortar quantas bolas em ANTECIPAÇÃO?!?! Olhem qe foram muitas … E isso significa que houve erros de Podence, Gelson, etc, em catadupa …
16 Agosto, 2017 at 11:13
Bastava a equipa fazer 3 jogadas seguidas em velocidade, sem toques e malabarismos desnecssários, com remates á baliza (e não , não falo desta merda de remates que mais parecem de uma equipa de Juvenis) que ninguém viria aqui criticar o que quer que fosse.
16 Agosto, 2017 at 11:20
Para emoldurar esta frase, sff …
16 Agosto, 2017 at 11:42
Fdx alguém que imprima esta frase e a ponha no balneário, numa faixa, onde for… junte-lhe jogo interior… procurar o espaço… a ver se eles percebem.
Eu não consigo entender se os treinos só são feitos com pinos imóveis ou o caraças porque esta insistência pavloviana sempre nas mesmas movimentações é exasperante…
16 Agosto, 2017 at 13:38
Concordo!
16 Agosto, 2017 at 10:48
Pior que ter visto a banalidade de jogo do Sporting (juro que já vi equipas no campeonato nacional de seniores a jogar melhor), foi ter de ouvir o Jesus a rebaixar a equipa ao nível de uns “padeiros” romenos, dizendo que a equipa do SPORTING está ao nível do Steaua, por mais respeito que tenha pelo Steaua a actual equipa é fraca (tirando um ou outro jogador), onde um tal de Filipe Teixeira é titular com 36 anos!
Nota-se claramente a falta de William no meio campo, Battaglia e Adrien não dá ponto.
Odeio o 4 4 2 quando o estilo de jogo é bombear cruzamentos para área, uma contradição enorme a meu ver
Os problemas laterais continuam, falta profundidade, com o brinde de termos que ter uma substituição reservada para o Coentrão para quando o caruncho deixa jogar
Fiquei altamente deprimido com este jogo e vejo um treinador alucinado, que com certeza viu outro jogo.
SL
16 Agosto, 2017 at 10:53
Numa situação normal isto chama-se inicio da época. Os jogadores são bons mas a ligação ainda está curta.
Discordo quando dizem que o problema do futebol mais lento está na dupla Adrien/Battaglia. Para mim, do que tenho visto o problema está na ligação médio centro e trio que joga atrás do PL. Nada tem a ver com as características deles, tem a ver com o facto de os 4 ainda não estarem oleados…só com o tempo as combinações entre Adrien, Podence, Gelson e Acuna vão começar a sair. Mesmo que seja o B. Fernandes no lugar do Adrien, o problema mantém-se. Basta lembrar o primeiro mês do primeiro ano do JJ. Ganhar nos últimos minutos, futebol mais lento…
Podem andar aqui a pedir Podence (como na 1ª jornada), Doumbia (como na segunda), agora B. Fernandes a achar que isso vai revolucionar o futebol que a equipa pratica…não vai! Aliás para mim Doumbia só vai piorar, como se viu ontem. Basta ser um meio-campo mais musculado e o nosso futebol com o Doumbia a 2 avançado piora. Mesmo metendo o Bruno Fernandes. Vai sempre pedir-se o X ou o Y, dizer que o treinador é casmurro e burro e vamos seguir assim.
Tudo isto é normal para esta fase…o preocupante é olhar à volta e parecer que poucos percebem isso. O desgaste dos adeptos para com o JJ é evidente. E não havendo tolerância, dificilmente a equipa vai conseguir dar a volta porque só um futebol espectacular e ganhador poderia fazer isso. O que é quase impossivel nesta fase…e com os nervos nas segundas partes (será que desta vez também ouvi mal e projectei os meus nervos nos outros?!?!), a equipa começa a jogar sob brasa e tudo fica mais difícil. Assim, vitórias nos últimos minutos são muito mais complicadas. O que torna muito mais difícil ter uma equipa vencedora (qualquer treinador neste momento sabe o que tem de fazer…amarrar o jogo na primeira parte porque aos 50/60 minutos os nervos tomam conta de todos…), logo muito mais difícil de ganhar confiança…
É um bocado triste o pensava ontem à saída…ainda bem que os próximos jogos são fora de Alvalade. Se ganharmos a equipa volta a Alvalade com novo folgo. Se fosse o próximo em Alvalade aquilo ia ser um barril de pólvora.
16 Agosto, 2017 at 10:56
Adoro a dedicação de muitos adeptos do Sporting…
Detesto o snobismo de muitos adeptos do Sporting. Tanto como a bazófia do JJ…
16 Agosto, 2017 at 11:02
Ligação curta? Quando no no meio campo ofensivo so tens q jogador novo? O redto vem da epoca passada, a comecar pelo mau futebol
16 Agosto, 2017 at 11:17
Tens 1 jogador diferente, tens o Adrien que tem menos tempo (ou o Bruno Fernandes e aí tens 2 diferentes) e tens uma tentativa de jogar de forma diferente (com os extremos mais por dentro)…
Mas nem que fossem todos do ano passado…isto não é chegar e aquilo cola tudo! Demora tempo a afinar na mesma! Demora sempre. Isto não é o PES ou o FIFA. Uma equipa que joga contra equipas muito fechadas, no inicio de época tem sempre, mas sempre dificuldades…até os jogadores terem ritmo e estarem ligados. Os primeiros meses do JJ sempre foram assim…
16 Agosto, 2017 at 11:24
Tiago, se equipas fechadad em Alvalade fosse uma novidade ainda aceitava. Agora todos la jogam. Desde sempre. E JJ ainda não tem o amtidoto. Numa epoca e principio de outra e tens la os mesmos problemas do ano passado. E ai so ha um culpado
16 Agosto, 2017 at 11:29
Antidoto*
16 Agosto, 2017 at 11:37
Eu não acho nada que tens os mesmos problemas…
Para mim tens 1 problema igual…não tens um 2º avançado que faça golos e que jogue bem com a bola nos pés. De resto tens um banco muito mais capaz de entrar e mudar o jogo, tens uma defesa muito mais sólida e laterais com muito melhor capacidade. E tens uma equipa com muito mais raça, com muito mais nervo…
O JJ tinha de fazer o milagre…que era ter os jogadores em forma, completamente entrosados e com ritmo desde o primeiro minuto! Porque está lá há 2 anos por isso devia ser capaz desse milagre! Mesmo que mais ninguém consiga e que no inicio de época todas as equipa estejam emperradas…o JJ tinha de conseguir…
16 Agosto, 2017 at 11:52
Realmente a ir comprar 10 gajos por epoca nao é facil
16 Agosto, 2017 at 11:59
Não tínhamos necessidade nenhuma…Acuna, B. Fernandes, Mathieu, Piscini, Doumbia, Battaglia…nenhum é melhor do que o que estava no ano passado. Devíamos ter ficado com o plantel do ano passado…já tinham mais 1 ano, agora deviam estar completamente em forma, completamente entrosados, como se não tivessemos no inicio de época…
16 Agosto, 2017 at 12:11
Se tovessemos comprado logo decentemente na vez de brincar com Markovics Elias Joel Douglas Schelottos, se calhar nao precisavas de ter ido buscar esses. So naquela
16 Agosto, 2017 at 12:15
Errámos no mercado do ano passado…este ano foi corrigido…mais uma prova que não está tudo igual e que se aprendeu com o erro…
16 Agosto, 2017 at 13:46
Não errámos no mercado do ano passado. Errámos no mercado nos 2 anos passados – na realidade temos errado nos 4 anos passados ainda que nos 2 primeiros a coisa era mais difícil por alguma falta de dinheiro. Este ano fizemos uma boa abordagem ao mercado – não espectacular! – mas, mais uma vez, com meio plantel entrado novo, vamos começar do zero.
Estamos a pagar os erros do passado…
16 Agosto, 2017 at 13:38
És um gajo execrável!!!
Devias ter vergonha de dizer que és do Sporting!
16 Agosto, 2017 at 13:40
Tadeu desampara a loja e deixa os adultos falarem
16 Agosto, 2017 at 10:54
Bom dia para a Família da Tasca…
Não vou escrever muito (e possivelmente “vou dizer” muito pouco…)…
Para começar…:
“quase” gostei da equipa…
faltou apenas uma “coisinha assim…” para eu ter ficado mesmo “muito entusiasmado…”…
Apenas uma coisa continua a “atazanar” a minha inteligência…:
Porque é que a equipa “faz quase tudo”…e depois…
Não remata…??
Lembram-se quando se esperava há anos pela construção do Alqueva, de alguém lá ter colocado uma frase muito a propósito…?
Também a mim me apetece escrever aqui…:
“Rematem…porrraaaaa.!!”
Abraço e SL
16 Agosto, 2017 at 13:39
CRUZEM DE PRIMEIRA, sff!
16 Agosto, 2017 at 10:57
Deixámos de jogar por dentro e a minha dúvida é se isso acontece porque o William está de fora, e quem lá está não sabe, ou por ordens vindas do banco, já que perdendo a bola nas laterais fica mais fácil de remediar os danos defensivamente. Realmente ainda não sofremos golos. Deve ser por aí: o objetivo esta época nos jogos é fazer treino holandês, um formato em que se joga à bola sem balizas.
Ainda nada está perdido na Europa, mas a sensação de que vem aí crise em Agosto é um déjà-vu demasiado à mão de semear. Oxalá esteja enganado e isto não tenha passado de um empate a zero, depois de quase outro empate a zero.
16 Agosto, 2017 at 11:02
No ano passado havia William e não havia jogo interior…
Quem faz o jogo interior ou exterior são o trio que joga por trás do Dost e o Médio Centro. O William é a primeira fase de construção…normalmente abre no extremo, no lateral e muito raramente sobe para zonas perto da área. No limite mete aquelas bolas para as costas da defesa…mas mesmo assim são momentos raros…
16 Agosto, 2017 at 11:23
Exacto …
Até porque o jogo interior que o William efectuou na época passada resumiu-se a três ou 4 momentos em 3 ou 4 jogos distintos em que decidiu arriscar e subiu no terreno com a bola controlada até à área adversária …
16 Agosto, 2017 at 10:59
Caros,
Em primeiro lugar gostaria de dizer que a nível táctico não posso ousar dizer que percebo alguma coisa. No entanto, concordo em absoluto com o texto onde diz que repetimos os erros de Setúbal.
Se a nível defensivo (mesmo com um “marado” como o Jonathan) a coisa parece equilibrada, a nível ofensivo a equipa está muito previsível.
Ora, nós fazemos sempre o mesmo tipo de jogada, acabando todas elas com passe para a ala e centro para a área. Não temos jogo interior. Não há troca de bola pelo centro e mesmo quando assim parece, logo sai um passe para a ala.
Trocamos e rodamos muito a bola em frente à área, mas mesmo com espaço, não surge um remate, uma ruptura em posse, um passe a rasgar…NADA!! Surge isso sim, um passe para a ala e Gelson ou Acuña que resolvam…centrar!! O Piccini também o costuma fazer…mal!
É preciso entrar o Doumbia e principalmente o Bruno para se ver circulação interior e remates de fora.
Não consigo entender.
Se o facto de não termos capacidade e entendimento para entrar pelo centro, seja minimamente compreensível, tal já não o é quando, com espaço em frente à área não efectuamos qualquer remate.
Caso continuemos assim, ou algum jogador tem um “rasgo” de génio em todos os jogos, ou então o nosso jogo será totalmente compreendido e absorvido pelos adversários. Assim é fácil jogar contra nós.
SL
16 Agosto, 2017 at 13:41
É fácil jogar todos lá a traz… porque nem conseguem respirar!
Mas assim estaremos sempre mais próximos de vencer os jogos… aos 86… ou 93
16 Agosto, 2017 at 11:03
Ainda estamos em Agosto…
Exibições frustrantes, mas ha sempre justificações e esperança que a coisa melhore.
Vai ser mais um ano a ler que a equipa é do c##@lho e está a um passo de jogar tão bem quanto o Real?
https://youtu.be/wZVI4O8QsEY