A defesa estava afinada e afinada continuou, mas pedia-se mais do meio-campo para a frente. «Ai querem?Então, tomem lá», rugiu o Leão. Primeiro à bomba, depois com um carrossel ao som de violinos, num final de tarde onde os artistas tiveram liberdade para fazer sorrir miúdos e graúdos que há tanto esperavam por isto
Granda golo! Ca granda golo! Espectáculo maravilhento! É um golo realmente digno de ser repetido porque realmente é um espectáculo! […] Eu acho que o espectáculo vai prometer hoje!
As palavras são de Sousa Cintra e têm 25 anos. Nessa altura, na primeira transmissão de um jogo de futebol por parte de um canal privado, o então presidente chegava a Alvalade e, pelo meio da fumarada das tochas, via Balakov arrancar uma bomba com o pé direito que entraria no ângulo da baliza de Silvino, colocando o Sporting na frente do dérbi.
Um quarto de século volvido, um jogador com a camisola listada volta a flectir do meio para a direita e, por entre a fumarada, a disparar uma bomba que traça uma linha perfeita e explode no aconchego das redes adversárias. Aos três minutos, Bruno Fernandes, camisola 8, escutava o grito que milhares e milhares de adeptos têm feito ao longo dos últimos dez dias e chutava. Pedrada seca, de classe, festejada a preceito por uma equipa a precisar libertar-se das amarras de um futebol demasiado mecânico.
A aposta de Jorge Jesus não podia correr melhor e o Sporting não podia pedir melhor forma de entrar naquele que, teoricamente, seria o desafio mais exigente deste início de época. Braços no ar, todos de pé… e aquela turba que de verde e branco pinta a bancada a escutar os primeiros acordes de uma canção épica e a acompanhá-la com um imaginário “oooh oh oh oh oh oh oh” que transforma a Wake Up, dos Arcade Fire, num dos temas mais brutais para ser experienciado ao vivo.
Mas este grito contra a repressão de sentimentos ainda agora estava a começar. Quatro minutos volvidos, Dost sobe mais alto do que as duas torres centrais do Vitória e mete pra trás; na passada, o mesmo Bruno Fernandes volta a disparar, com o remate a sair perto do poste. Rui Patrício tenta animar o jogo, largando uma bola cruzada e indo buscá-la mais à frente (e só voltaria a ter trabalho num outro lance, já na segunda parte), pequeno apontamento vimaranense antes de, na baliza contrária, o tal do Miguel vendido voltar a ir buscá-la ao fundo das redes. Livre da esquerda, batido por Acuña, e Dost a satisfazer outro dos pedidos incessantes dos adeptos: marcar golos de bolas paradas.
2-0 aos 20 minutos e… toma lá o terceiro aos 23. O espírito do Carvalho baixa em Battaglia, o argentino lança com conta peso e medida a corrida de Coentrão e lá vai o Fábio, com o Raphinha no bolso, a ir à linha e a cruzar com conta peso e medida para mais um do avançado holandês. Tudo simples, tudo bem feito, tudo como um gajo se perguntava porque raio é que não acontecia, com o Gelson e o Acuña a derivarem para dentro e a trocarem de flanco, abrindo brechas para o 8runo fazer estragos entre a defesa e o caceiteiro Celis (impressionante como este gajo não é expulso, mais impressionante só mesmo o salto a pés juntos do Eliseu sobre o pastel de belém) e para os laterais leoninos subirem pelo corredor.
Os menos optimistas lembraram-se de que, há um ano, ali mesmo se deixou escapar uma vantagem de três golos, mas a equipa fez questão de ir dissipando dúvidas. O “vagabundo” Bruno Fernandes voltou a disparar ainda antes do intervalo e como não levaram a sério o aviso, voltou do descanso, foi por ali fora e toma lá outra bomba lá para dentro com direito a mão a bater no Rampante e o Bas Dost a rir com aquele ar alucinado. A meia hora do fim o Sporting colocava um ponto final na partida, mas não na canção.
Estava na hora de entrar Iuri, de Gelson vir para a esquerda e dos minhotos, se já estavam à toa, entrarem em desespero com os extremos de pé trocado. With my lightnin’ bolts a glowin’ I can see where I am goin’, ouvia-se a uma só voz, agora com a parafernália de instrumentos bem afinada e os violinos a embalarem uma e outra vertigem em direcção à baliza, com defesas do redes, remates mal direccionados e um a embater na barra, até ao toma lá dá cá entre Jonathan, Gelson, Iuri e Adrien, com o capitão a fechar a contagem de forma quase icónica. We’re just a million little god’s causin’ rain storms turnin’ every good thing to rust. I guess we’ll just have to adjust. oooh oh oh oh oh oh oh oooh oh oh oh oh oh oh
20 Agosto, 2017 at 7:19
Acordar com arcade fire. Aprovo
Sporting arruinou os arruaceiros. Gosto.
Ganhámos 5-0 num campo dificil com grandes golos. Parece que perdi 10 quilos.
Agora vou ao spotify por a musica nos meus phones (que o senhor cherba nao deixou link) enquanto corro 10 quilometrozecos com a mesma alegria com que o bas abraca a equipa.
20 Agosto, 2017 at 7:23
Excelente jogo e excelente exibição. E ca puta de golos do BF, finalmente alguém remata de fora fdx.
Agora é repetir a dose na 4a
20 Agosto, 2017 at 7:53
abriu-se um buraco na defesa que esperemos seja preenchido com qualidade pelo André Pinto.
o alibec precisa de marcação, precisa de um gajo com tomates para o apagar do jogo.
estamos mais ou menos afinados para bucareste. O Dost já voltou aos golos habituais, o Bruno Fernandes aos grandes golos e o Battaglia já rouba bolas sem fazer falta.
Não é preciso nota artística… basta ganhar, qualquer que seja o resultado.
20 Agosto, 2017 at 8:54
Basta empatar com golos… não é preciso mais!!
SL
20 Agosto, 2017 at 8:58
Pra mim, chega.
Mas tem de ser a jogar bem.
20 Agosto, 2017 at 16:27
Era esta a frase que eu acabei por não escrever 😉
20 Agosto, 2017 at 8:12
Bom dia.
Um amanhecer feliz e uma descrição excelente do que foi a ansiada “tomada do castelo”.
Que Bucareste nos proporcione outra alegria e que se feche um ciclo importantíssimo com uma vitória sobre um Estoril a crescer.
Deixem-me mostrar a “bipolaridade” na sua componente positiva.
SL
20 Agosto, 2017 at 8:31
A minha semana mudou! Voltou o bom tempo, o tempo da confiança. O Caminho é em frente. Para sermos os PRIMEIROS, primeiro temos de ser os MELHORES.
ESTÁ FEITO?
20 Agosto, 2017 at 8:56
Bom dia, pessoal.
Ontem o núcleo de VRSA parecia um autêntico estádio. Os golos cedo ajudaram e o mini Alvalade cantou até à rouquidão.
Continuo a separar aquilo que penso do JJ treinador do JJ que fala nas antevisões e conferências. Não o ouvi depois do jogo e como ainda ninguém o escreveu, passo ao que me interessa.
Se nas Aves foi qb (pernas ainda pesadas e os pontos eram o importante), com o Setúbal apanhámos um autocarro e fomos felizes (trabalhámos para isso), com os romenos fomos previsíveis e sem chama.
JJ mexeu no sistema de jogo e deu um banho ao Martins.
Os jogadores deram tudo (outra vez) e o facto de se alterar o jogo das alas com jogo interior baralhou o adversário.
Ajuda a qualidade e entrega dos nossos atletas e ajuda uma defesa sólida.
Todos estiveram bem, uns melhores que outros, mas equipa é isto. Piccini falhou num lance e Rui disse “presente!”
Unidos em campo somos difíceis de bater nas pede-se mais na Roménia. Temos de fazer golos e este jogo é muito importante por diversas razões.
Além da financeira existe a moral. A motivação de jogar na champs.
E não me fodam, que o sorteio transformou uma passagem dificil numa obrigação.
Vai ser tramado, raramente nos damos bem no leste, o campo é uma merda e por isso esqueçam lá a nota artística e toca a vestir o fato de macaco.
Hoje temos os Bs e um derby em andebol.
20 Agosto, 2017 at 9:02
A porra é que é para os terceiro e quarto…
Não gostei do jogo de ontem. E, pelos vistos, a nossa TV também não.
20 Agosto, 2017 at 9:10
Pois, mas conta é para a semana (abc) e a LC não é a nossa praia.
Interessa revalidar o título, pouco mais.
🙂
20 Agosto, 2017 at 12:13
Ja havia pessoal a falar em “fazer figura” lá fora e tal. Enfim…
Fisicamente a equipa esteve muito mal. Então a recuperar… uns iam de mota, os nossos à espera da boleia.
Contra o ABC o ritmo será diferente.
20 Agosto, 2017 at 14:06
Acho que todos temos consciência de até onde uma equipa portuguesa pode ir lá fora.
Já internamente, é vencer tudo.
20 Agosto, 2017 at 11:22
Núcleo bonito. Terra de lampiões. Importante ter resistência férrea nas linhas avançadas. Os nossos cossacos.
20 Agosto, 2017 at 11:37
Mete lampiões nisso. Zona completamente infestada…
Somos menos, mas bons!
20 Agosto, 2017 at 13:11
Já lá vivi um ano.
Um terror.
Nacional lampionismo no seu pior. Em termos per capita e de QI, deve ficar muito aquém da (parca) média nacional.
Curiosamente, a zona tem alguns grandes bastiões leoninos. Como esse núcleo, o tapas de Monte gordo (kalinegrado tuga) e uma praia… que é verde.
20 Agosto, 2017 at 14:07
A praia verde é fixe e é lá que esta quarta vou ver o jogo.
Tapas? Onde?
20 Agosto, 2017 at 17:15
Monte gordo. Fanático do Sporting. Em tempos, assumiu a se como o maior sportinguista a sul do Tejo.
20 Agosto, 2017 at 17:16
Praia Verde é excelente. E um bastião verde.
20 Agosto, 2017 at 9:01
Para quem se quiser entreter…
http://tribunaexpresso.pt/rogerio-casanova/2017-08-19-Fabio-Coentrao-esta-a-um-abraco-Dost-de-igualar-Zeegelaar-pelas-contas-de-Rogerio-Casanova
20 Agosto, 2017 at 9:05
Este RC é brilhante. A apreciação ao F. Coentrão é na mouche.
20 Agosto, 2017 at 9:04
Até final de Agosto há duas vitórias para obter r há que resolver os “pendentes”:
Schelloto, Douglas, Sambinha, Marvin, Rossel, Slavchev, Heldon e Bryan.
Assim como:
Jug, Petrovic, William e Bruno Cézar deveriam sair, renovar com Adrien e contratar um avançado …
Seria um Agosto perfeito :-))
20 Agosto, 2017 at 11:24
Porra, Paulista. Acho que concordo com esse plano desportivo… Todo!
20 Agosto, 2017 at 11:25
Paulis. O corrector automático ainda se lembra do outro Zuca que passava a vida lesionado. Dos dentes. Marcante jogador.
20 Agosto, 2017 at 11:25
Deixa estar o William sossegado.Os outros, OK.
20 Agosto, 2017 at 12:20
Deixa estar o Bruno César que é sempre util e um excelente suplente.
Vendia era o Alan, e esse entulho todo, e tentava não vender o William.
Renovava com o William e dava um bónus ao Adrien. É ano de Mundial e vão dar tudo esta época.
Jug (0M€), Schelloto (2M€), Douglas (1M€), Sambinha (0,5M€), Marvin (3M€), Rossel (1M€), Slavchev (1M€), Petrovic (2M€), Heldon (1M€), Bryan (2M€) e Alan Ruiz (10M€)… Com este conjunto de jogadores consegue-se algo entre os 20M€ e os 25M€… Talvez até mais se alguns forem para as arábias… Estarão aqui entre 12M€ e 15M€ de ordenados que se poupam. É muito importante!
Com este dinheiro e com a poupança dos ordenados dá para ir buscar o tal atacante que o Jesus quer, ou ir buscar 2 putos talentosos para a B, e ainda sobra dinheiro.
Na Russia vão estar o Bruno Fernandes, o Adrien e o William, o Gelson, o Patrício e o Coentrão. Fora o resto da formação que já andam por outros clubes. Será mais uma afirmação do nome do Sporting.
E eu acredito que estes 6 chegarão lá como campeões de Portugal! Mesmo com o Jesus! 🙂
O plantel que temos este ano, não saindo o Adrien nem o William, é bom – o melhor em muitos anos – e é uma excelente base para, finalmente, terem um projecto desportivo como deve ser.
Este ano não pode haver desculpas!
4ª feira é ganhar – porque os pontos para o ranking fazem muita falta – e depois é fazer uma CL meritória, ficando pelo menos em 3º no grupo para continuarmos na Europa. Indo para a EL, com este plantel, é para ganhar!
É bom que se perceba que a grande diferença entre o que se fez este ano (23M€, em 11 jogadores) e o que se fez nos 3 anos anteriores – ano do Marco (16M€ em 10 jogadores), 1º ano do Jesus (20M€ em 12 jogadores) e 2º ano do Jesus (30M€ em 12 jogadores) – especialmente nos 2 anos do Jesus, não foi o dinheiro mas sim a assertividade nas contratações. Tivéssemos tido a mesma pontaria (competência) nos anos anteriores e hoje tínhamos um brutal plantel que não dava hipóteses aos rivais.
Para termos sucesso este ano basta o Jesus não inventar e termos alguma sorte em não termos grandes lesões. E estão lançadas as bases para um futuro agradável!
20 Agosto, 2017 at 12:29
Não esqueçam que vamos continuar a jogar contra 14… Ou 15 ou 16, se contarmos com o 4º árbitro mais o VAR!
Ontem a dualidade de critérios nas faltas e na disciplina foi evidente.
Como tem sido um passeio para os Vergonhosos… Ontem mais um vermelho directo perdoado ao Eliseu. É a 3ª expulsão que lhe é perdoada em 4 jogos. E há a acrescentar a do Jonas e do Jardel na Supertaça, a do Jardel em Chaves. Em 4 jogos tiveram 6 expulsões perdoadas, fora o resto…
20 Agosto, 2017 at 13:15
Isso é tudo muito bonito, mas no dia em que nos pagarem para ficar com Douglas, slavchev, rissóis e heldons lanço foguetes. No FM seria o plano óbvio, mas no mundo real já nos vemos a rasca para quem se disponibilize para pagar os respectivos soldos. Já era bem bom. 10 milhões pelo entulho todo já era muito satisfatório. Até porque representam outros 10 milhões em soldo anual.
20 Agosto, 2017 at 16:25
Tem de ser trabalhado. Hoje em dia 1M€ não é nada. Pagas mais por isso por empréstimos – 2M€ pelo Talisca, 2M€ pelo Markovic pagámos nós!
Óbvio que não cai do céu mas são tudo valores muito realistas.
Um caso ou outro, se não der, é emprestar e pedir algum por isso. E ter atenção a quem está no ultimo ano de contrato.
Se for preciso forçar irem para as arábias… Estes pinos já devem ter percebido que são pinos e o que lhes interessa é ganhar bem pois carreira já não devem fazer. Quem é bom já fez, como o Bryan.
Por mim nem exigia clausula anti-rival a não ser no Alan, pois o problema dele é só falta de atitude. Quem sabe um dia a encontra…
20 Agosto, 2017 at 9:13
Off:
Depois dos juniores venceram na sexta, ontem os juvenis fizeram igual e o futsal bateu os lps na sua apresentação aos sócios.
20 Agosto, 2017 at 9:32
Obrigado JJ pelo golo de bola parada. Já não era sem tempo.
Movimentação deliciosa do Dost e Acuña sabia perfeitamente onde tinha de colocar a bola.
20 Agosto, 2017 at 9:44
Para mim, a única situação negativa na tarde/noite de ontem, foi a cena do Dragon Bolas.
Tenham juízo!
20 Agosto, 2017 at 9:50
https://media0.giphy.com/media/1120xKqBHuRlra/200_s.gif
20 Agosto, 2017 at 9:55
Ontem o Bruno Fernandes foi mais terceiro médio do que segundo avançado e isso transfigurou o Sporting, que jogou mais em 433 do que em 442. Graças ao talento do Bruno, foi perfeito como nos melhores dias de Verão.
Também gostava de ver experimentado o Bruno — ou o Iuri — no papel do João Mário, mas isso implicava acertar no segundo avançado e sentar Acuña no banco.
Faltam 30 vitórias e 1 empate.
20 Agosto, 2017 at 10:55
Ou o gelson…
20 Agosto, 2017 at 11:04
Sentar o Gelson?
20 Agosto, 2017 at 11:25
Não digo que mereça ou concorde. Doestava a dizer que para tentar jogar com um “João Mário” um dos extremos tem de sentar.
Outra hipótese é em vez de iuri ou bf por mesmo o acuna a fazer esse papel.
Co gesso que gostava de ver o iuri fazer 3 jogos consecutivos nessa posição.
SL
20 Agosto, 2017 at 16:00
Sim, um dos extremos tem de sentar. Não vejo o Acuña até agora com as características para a posição João Mário, mas…
Já o Bruno Fernandes, está lá tudo: acelera, desacelera, controla, gere os ritmos de jogo, transporta a bola em harmonia com o colectivo, finta, passa, distribui…. tudo isto com uma classe e subtileza que só encontro no Iuri Medeiros.
20 Agosto, 2017 at 10:00
Parece que temos Gabigol por empréstimo.
A dívida do joao Mário deve ter ajudado.
Para jogar em 4 competições, 2 jogos por semana, parece-me excelente ter Dost, Doumbia e Gabigol.
20 Agosto, 2017 at 11:27
Porque dizes isso?
Não vejo essa notícia em lado nenhum.
20 Agosto, 2017 at 11:41
Se se confirmar, Doumbia renderá Dost, Podence renderá Gabigol.
Dala deverá ser emprestado.
Depois, no meio campo um sai…
Se Adrien for vendido, Battaglia/BF será a dupla.
Mas isto são tudo “ses”.
20 Agosto, 2017 at 10:06
Jogadores Emprestados SEM, sublinho, SEM opção de compra:
NÃO, OBRIGADO!
Grau de comprometimento?!?
Dinâmicas de grupo ?!?
Excepções:
Jogadores já identificados com o clube — como sucedeu no empréstimo do NANI! Ou um putativo empréstimo do SLIMANI…
SL
20 Agosto, 2017 at 10:14
E se o jogador que vier tiver comprometido com o clube … Der tudo nos treinos e nos jogos apresentar um rendimento muito bom … O que se irá dizer depois?
Atenção que estamos a falar de um excelente jogador … Este não é um ‘flop’ … Este já foi apelidado de ‘craque’ antes de vir para o Inter …
Bons jogadores, jogadores internacionais com classe mundial, nunca são demais …
E o plantel do SCP de 2017/18 é mesmo, um dos mais fortes dos últimos 20 anos … Dos últimos 15 anos é seguramente!
SL
20 Agosto, 2017 at 10:46
Como assim? Tem que ser Sportinguista desde pequenino?!? Um jogador que quer relançar a carreira está sempre comprometido. Cada caso é um caso, nao vale a pena generalizar. Não foi por isso que Campbell e Markovic não resultaram. Eles também apostaram uma época da sua carreira. Acontece, isto não é matemática, depende de muitos factores e da qualidade do jogador, não tanto da sua vontade que é sempre a mesma.
O Contrao também não tem cláusula e não é por isso que não deixa de ser uma mais valia.
20 Agosto, 2017 at 10:47
Além do mais, o risco é menor para o clube do que para um jogador nesta situação. Se falhar no Sporting, ele sabe que também não regressa ao Inter!
20 Agosto, 2017 at 11:44
Regressa e é emprestado outra vez.
20 Agosto, 2017 at 10:21
Grande jogo. Assim sim, wake up! Falta menos uma final. É assim que vai ser, jogo a jogo.
Bela preparação para Bucareste. O fator psicológico é o mais importante na Champions, independentemente de adversários, relvados e sei lá mais o quê. Chegamos lá em alta, vamos ter que dar tudo o que temos.
20 Agosto, 2017 at 10:21
A maior parte de vocês (ou eu me engano muito…ou vão ter problemas graves do coração…)
Eu mantenho a minha expectativa smpre em alta…A minha esperança “nunca morre” (ela é verde sabiam…?)
Muitos de vocês “olham” a equipa como se a visse duma montanha russa…
Umas vezes vezes no alto…mas na maior parte das vezes…cá por baixo…!
Depois nessa vertigem…alguns até “se confundem” e mesmo quando a equipa “arranca” uma exibição como a de ontem…
Estão tão “tarimbados na mó de baixo”…que nem mesmo conseguem “elevar as expectativas”, quando a equipa nos presenteia com um exibição (quase…) de sonho…
Acreditem…!
Sonhem…!
Gritem alto….
SPOOOOOORTIIING…!!!
https://youtu.be/p_L07S7s65o
SL
20 Agosto, 2017 at 10:29
E divirtam-se…
Não sejam “monos”…!!
“…ROGÉRIO CASANOVA
Fábio Coentrão está a um abraço-Dost de igualar Zeegelaar, pelas contas de Rogério Casanova
Este escriba também assistiu a Battaglia, folgado em confiança, a “deixar a relva no sítio e exterminar toda a vida inteligente” em redor. Ou, como quem diz, foi como “um psicopata num safari
ROGÉRIO CASANOVA 19.08.2017 ÀS 23H11
http://tribunaexpresso.pt/rogerio-casanova/2017-08-19-Fabio-Coentrao-esta-a-um-abraco-Dost-de-igualar-Zeegelaar-pelas-contas-de-Rogerio-Casanova
RUI PATRÍCIO
A sua longa especialização em evitar que erros de jogadores do Sporting resultem em golos contra o Sporting começou a render frutos ao minuto 18, quando evitou que o erro de um jogador do Sporting (no caso, Rui Patrício) resultasse num golo contra o Sporting. Mesmo nestes jogos desprovidos de traumas ou fricções, entra sempre com todos os seus recursos físicos e psicológicos em estado de alerta, como mostrou no lance ao minuto 32, em que interceptou um cruzamento perigoso com o queixo, o nariz, o lábio inferior, o ombro esquerdo, e a mão direita, mais ou menos por esta ordem. Exemplar a mancha na segunda parte, evitando não apenas o golo, mas também um destacável ilustrado de 16 páginas sobre o erro de Piccini na edição de amanhã do Correio da Manhã.
PICCINI
Exibiu toda a sua visão de jogo no lance do 0-1, ao encontrar o único jogador em campo (e um dos poucos na história recente do clube) capaz de marcar um golo daquela posição. A atacar, somou o tipo de iniciativas cuja designação correcta é “interessantes”, no sentido em que não foram (hoje) bem sucedidas, mas foram bem pensadas, bem executadas, e sugerem um lateral-direito com um QI que não pode ser medido em apenas dois dígitos. O que é interessante, até por ser novidade. A defender, teve uma única falha no jogo inteiro. Mas o certo é que viemos de duas épocas consecutivas em que a organização ofensiva de qualquer adversário tinha sempre um Plano A – fazer lançamentos longos para as costas de João Pereira ou Schelotto – e raramente precisava de um Plano B. Agora isso não é suficiente. Piccini costuma estar no lugar certo para isso não ser suficiente. O que, pelo menos para já, é suficiente.
COATES
Com o cordão sanitário devidamente instalado à volta da pequena área, limitou-se a pequenas patrulhas de circunstância e a dois ou três lances incaracteristicamente cautelosos, em que decidiu não arriscar e ceder canto. Na verdade pode nem ter sido cautela, mas sim a sua formidável leitura de jogo, que o informou a tempo e horas que hoje nem de canto ia haver problemas.
JÉRÉMY MATHIEU
Depois de oitenta e quatro minutos a explicar com heróica paciência aos jogadores vimaranenses que não, que eles não tinham razão, que não era assim que se fazia, e que todos os seus argumentos eram inválidos, sofreu um toque no tornozelo direito e saiu para o balneário, presumivelmente para receber a assistência médica de que eu próprio senti necessidade quando percebi que ele saiu lesionado.
FÁBIO COENTRÃO
Primeira assistência para a sua conta pessoal, estando agora apenas a um abraço de Dost de igualar o total de Zeegelaar na época anterior. Intratável no 1×1 com Raphinha, nunca passou por apuros de maior a defender, excepto a meio da primeira parte, quando se viu numa situação de inferioridade numérica perante uma falange de adeptos do Guimarães organizados num sistema táctico 40-40-20 e munidos de papéis amarrotados, esferográficas, farrapos de plásticos e uma dezena de isqueiros intrigantemente familiares.
RODRIGO BATTAGLIA
O melhor passe longo da sua curta carreira no clube deu início à jogada do 0-3 e esse inesperado sucesso pareceu ter-lhe aberto o apetite para testar novos raios de alcance: na segunda parte era vê-lo a ensaiar variações de flanco à mínima oportunidade. De resto, perdeu-se a conta ao número de iniciativas do adversário que abortou. Como um psicopata num safari, encarregou-se de assassinar tudo o que mexia. Tão ágeis e atarefadas pareciam aquelas pequenas combinações do Vitória no meio-campo! Tão iludidamente optimistas aquelas jogadas – e aquelas crias de jogadas – a saltitar pela relva no seu habitat natural! Átila, o Huno, gostava de dizer que por onde ele passasse, a relva não voltaria a crescer. Mais modesto, mais lúcido, mais profissional, Battaglia contenta-se em deixar a relva no sítio e exterminar apenas toda a vida inteligente.
ADRIEN SILVA
O raio de acção parece infinitesimalmente maior de jogo para jogo – hoje tanto aparecia a fazer desarmes na sua área (minuto 5) como a fazer recuperações no último terço (segundos depois). A velocidade de reacção é que não parece estar a ser recuperada ao mesmo ritmo. Continuam a surgir múltiplas ocasiões de jogo em que o corte, ou o passe, ou o toque de habilidade, chega uma fracção de segundos depois do pretendido. Não jogou mal; mas também ainda não jogou o que (ele) sabe e (a gente) precisa. E há, de resto, sempre um índice infalível para perceber se o próprio Adrien está satisfeito com a sua exibição: deixá-lo marcar um golo e examinar a sua cara nos festejos.
GELSON MARTINS
Não vá o rapaz sentir a ânsia dos “novos desafios” ou de “conhecer novas paragens”, arranjou-se um expediente para evitar que mude de clube, e de país: mudá-lo de posição. É eminentemente argumentável que já podia e devia ter acontecido há mais tempo e em mais ocasiões. Obriga-o a pensar de maneira diferente, e a não transformar aquela transtornante facilidade de drible numa colecção de automatismos. Hoje foi frequente vê-lo com espaço livre à sua frente e com um espalhafato de adversários na sua esteira – uma Guernica de pitons no ar, chuteiras viradas, meias do avesso – para hesitar no momento de definição, ao ver-se confrontado com um insólito excesso de opções. Mas é insistir, que só lhe faz bem. A ele e à equipa.
MARCOS ACUÑA
Começou no seu posto habitual na esquerda, onde se empenhou em correr uns metros, levantar a cabeça, procurar Dost, e sofrer falta. A meio da primeira parte foi desviado para a faixa direita, onde revelou uma impressionante capacidade de adaptação, tendo de imediato corrido uns metros, puxado para dentro, levantado a cabeça, procurado Dost, e sofrido falta. Nas bolas paradas, de livre ou de canto, continua a semear a esperança entre os colegas: braços erguem-se por toda a grande área, como numa sala de aula em que o professor faz de repente uma pergunta fácil. De bola corrida, continua a falhar demasiados passes simples e terá obrigatoriamente de mostrar muito mais do que mostrou hoje.
BRUNO FERNANDES
A pré-época foi suficiente para perceber que rende muito mais numa posição mais recuada do que nest… olha, golo! Que grande remate. Mas como ia dizendo, a sua visão de jogo, a capacidade de ver todas as linhas de passe numa única matriz, tudo isto são características muito mais úteis numa posiç… outro remate! Passou a milímetros. Mas como estava a explicar, esta é a posição errad… golo! Bom, são óptimas notícias, mas nada disto refuta a ideia central deste parágrafo, que é a de a sua posição ideal no terreno ser mais rec… grande jogada. Uma pena ter ido à barra. Mas lá está, se estivesse mais recuado, se calhar tinha entrado. Tal como eu sempre defendi, e com toda a razão.
BAS DOST
Completamente fora de forma, tendo marcado apenas 40% dos golos que a equipa marcou hoje, quando na época anterior chegou aos 50%.
IURI MEDEIROS
Fez tudo – rigorosamente tudo – bem nos minutos em que esteve em campo – excepto quando tentou rematar à baliza, prometendo assim, e desta forma um bocado literal, uma época em que pode atenuar algumas das saudades que os adeptos ainda sentem de João Mário.
JONATHAN SILVA
Jogou os últimos 14 minutos, permitindo que Coentrão fosse levado para o seu santuário de elixires, unguentos e pomadas. Teve tempo para conduzir (com bastante competência) parte da jogada do quinto golo, para falhar uma recepção de bola, e para agredir o oxigénio ao tentar fazer um corte de cabeça, acção ainda assim preferível a agredir uma cabeça ao tentar fazer um corte de oxigénio.
BRUNO CÉSAR
Jogou os últimos sete minutos a central, no lugar de Math… Foi André Pinto, aliás. André Pinto! Peço imensa desculpa, é o hábito …”
“Ajudou a desopilar o fígado…”…?
Abr e SL
20 Agosto, 2017 at 11:51
A análise do Bas Dost está um espetáculo:
BAS DOST
Completamente fora de forma, tendo marcado apenas 40% dos golos que a equipa marcou hoje, quando na época anterior chegou aos 50%.
20 Agosto, 2017 at 17:46
A do Bruno Fernandes também é top!
20 Agosto, 2017 at 10:44
Hoje está mesmo um LINDO DIA … até no PORTO está calor… mas nem que chovesse copiosamente… hoje seria SEMPRE um LINDO DIA…
SCP SEMPRE!
SL
20 Agosto, 2017 at 10:45
Bons dias a todos! Que grandes golos que grande banda e que grande texto! Vai ser lindo se formos campeões e tivermos a banda sonora para recordar todo esse percurso!!!
20 Agosto, 2017 at 10:55
Este resultado só prova que…
… As notícias da “morte” do Sporting eram profundamente exageradas.
SL
20 Agosto, 2017 at 11:50
Por acaso não vi notícias nenhumas dessas, mas um gajo de férias vai lendo aos poucos.
Vi gajos exageradamente preocupados com o jogo de Guimarães e vi gajos muito preocupados com o jogo da Roménia, pois está muito em jogo.
Gajos normais, que comentam, criticam e elogiam.
Obviamente que não faltaram aqueles para quem tudo está mal e aqueles para quem tudo está bem. Tb têm direito.
Mas morte anunciada, escapou-me.
20 Agosto, 2017 at 12:58
Brave,
Aqui mesmo sim. Preocupados sim, muitos e de forma legítima.
Outros já pediram a cabeça do treinador, quase que assumindo um resultado negativo.
Como sempre disse, é óbvio que nem tudo está bem, já tenho falado em muita coisa, mas também chateia um pouco o pessoal que está sempre, constantemente, em todas as situações com a pita aos saltos.
Eu sei que é período de férias e a malta tem tempo de sobra e tal… mas mesmo assim…
20 Agosto, 2017 at 14:32
Olha, com toda a honestidade chateia-me tanto ler quem bate em tudo o que mexe como quem bate palmas a tudo.
Não está tudo mal e não está tudo bem.
Gosto sim de ler opiniões que mesmo contrárias à minha acrescentam qq coisa, seja pela forma como a outra pessoa analisa o momento.
Fora dos blogues e redes sociais tenho o exemplo perfeito da enorme variedade de opiniões. Pessoas com quem é impossível discutir o que quer que seja… e são grandes amigos.
Os piores aqui são os que comentam comentários sem dizer nada de jeito sobre o tema.
20 Agosto, 2017 at 15:05
Totalmente de acordo.
Houve uma altura que aqui reinava a vertente de apoio total (seguidistas / brunettes…) Agora a malta do malhão…
Não tenho paciência para nenhuns.
20 Agosto, 2017 at 11:20
UAU. Ontem foi perfeito, foi o Sporting mágico que aprendi a amar. Vou escrever ao som deste hino dos arcade fire. Que brilhante álbum esse, como a exibição de ontem. Convictos, competentes, ambiciosos. Sim, convincentes. Marcante.
Marcante foi também esse derby de 1992. Levaram dois secos, na estreia em Alvalade dos cobardolas das barracas dos nn gays. Ainda tentaram uma investida sobre a lateral contígua a bancada norte, onde estava a ‘Onda Verde’ (sim, já tivemos uma claque com esse nome). Com a chegada dos primeiros reforços da sul foram corridos ao pontapé de volta para o seu cantinho.
Presidente marcante, leão da ponta do (pouco) cabelo as unhas (imagino que desleixadas) dos pés. Dava tudo…. Nós bastidores. Só lhe faltou ir para campo. Teríamos ganho um campeonato. O Cintra era o maior. Um presidente tem de ser adepto. Transmitir paixão. Marcante número 10 com pedrada do meio da rua que perdurara na minha memoria, tal como as duas de Bruno Fernandes ontem. Que classe, temos substituto de João Mário. Que escreva história.
Gosto muito de operários argentinos. Conferem fibra e fiabilidade a equipa. Quem os tem, costuma ganhar campeonatos. E de centrais altos, de adn caucasiano clássico, porte físico e frieza mental de hemisfério norte. E de portugueses da elite da cavalaria nacional. Foram 4 internacionais em campo ontem. E por fim da eficácia laranja. Á nossa escala e, em termos de eficácia, o nosso Março van Basten bisou. Só o ponta de lança que mais gozo me deu de ver jogar. Um psicopata do golo, máquina sem emoções, com classe de movimentos. Herdados, num estilo mais móvel por Bergkamp. Bem, se vou por aqui, nunca mais me calo….
Que domingo fantástico!!!!!
20 Agosto, 2017 at 11:48
Fala homem, fala!
20 Agosto, 2017 at 11:36
A ver os BB em Massamá e a pensar: Este Ponde ainda aqui anda???
Rafael leão é um animal, promete muito!
20 Agosto, 2017 at 11:44
Finalmente houve Sporting!
Foi só a alteração do Bruno Fernandes?
Não foi, mas ajudou sem dúvida aquela entrada em jogo à bomba.
Mas não nos esqueçamos que o Sporting de Jesus joga quase sempre bem quando defronta equipas que jogam o jogo pelo jogo sem se dedicaram à táctica do autocarro.
E é por isso que, tal como nos comentários antes do jogo com o Steaua, não embarco em euforias.
O Sporting tem um excelente plantel e é obrigação do seu treinador colocar a equipa a jogar muito mais vezes este futebol e apresentar esta qualidade que todos sabemos existir e que tão poucas vezes nos tem sido dada a ver.
Se Guimarães era decisivo, principalmente para a nossa fé, Bucareste vai pelo mesmo caminho, pelo que arregacem-se as mangas mais uma vez e coloque-se em campo a magia e a simplicidade do futebol com que assaltámos o castelo ontem.
SPOOOOOOOORTING!
20 Agosto, 2017 at 13:25
Eu defendi aqui há umas semanas que todos os jogos até agosto são decisivos. É altura de acumular gordura, leia-se pontos, para o inverno.
Lembre-se que, entre o final de Agosto e setembro, temos 4 jogos contra equipas da metade da tabela classificação da luta contra a despromoção, antes do clássico do rec em Alvalade.
Vão ser 4 jogos contra autocarros e homens abatidos, a torto e a direito, por subitos colapsos musculares e traumatismos auto infligidos e psico-sumaticos. 160 minutos de tempo de jogo útil, para abater a morteiro quatro autocarros duplos e acumular 12 pontos de musculo.
A 2 mão da Champions vai ser o Vietname. Batalha e mais 10.
20 Agosto, 2017 at 11:46
Parece que o Cedric poderá estar em vias de se mudar do Southampton para o Chelsea e render ao Sporting 15% do valor da transferência.
20 Agosto, 2017 at 11:54
Diz que há 220M para 5 contratações… Vive-se bem na premier.
20 Agosto, 2017 at 12:07
Schelotto, Marvin, slav… não?
20 Agosto, 2017 at 12:57
Estão queimados por falarem mal deles na tasca… e o negócio é difícil por causa das cláusulas anti-rivais.
Mas há interesse!
20 Agosto, 2017 at 13:27
Ora bem, 15% de uns 30 milhões são 4,5 milhões de euros. Paga meio Bruno Fernandes. Deixem lá o Marvin sair sem amarras, que ficamos com o resto pago.
20 Agosto, 2017 at 11:55
Os Bs a jogarem com este calor deve ser algo agradável.
Rafael Leão tem características interessantíssimas. Há muito futuro ali…
20 Agosto, 2017 at 11:57
Domingo confortável, e sem stress… Obrigado Sporting pela goleada.
Quarta-feira há mais… infelizmente não vou poder ver o jogo (work calls)… Dava jeito já termos Radio Sporting (não gosto de ouvir relatos de lampiões).
É importantíssimo conseguirmos recuperar os jogadores que acabaram o jogo em grandes dificuldades físicas.
#PrayforSportingCP
20 Agosto, 2017 at 12:00
Já se sabe alguma coisa do Mathieu?
20 Agosto, 2017 at 12:04
De oficial ainda não…
20 Agosto, 2017 at 11:58
Demiral a fazer o seu percurso, está ali um belo central.
Não sei se não seria mais vantajoso ter na B Pedro Silva e Dala qd não fizerem minutos na A…
20 Agosto, 2017 at 12:51
Sem duvida!
20 Agosto, 2017 at 12:05
Ontem levantei-me com um feeling, o meu Sporting depois de tanta gente a duvidar da sua capacidade iria dar uma resposta em Guimarães, falei com o meu pessoal e a seguir em almoço resolvi arrancar rumo à cidade berço passando ainda por Lisboa.
Benditos 800 quilômetros, chegámos a casa as 3 da manhã, cansados mas com uma felicidade que só um grande amor pode dar.
Queria aqui dar o meu testemunho de muito respeito pelo adversário, que grandes adeptos aquele clube e aquela cidade tem, é claro que energúmenos e gente mal formada há em todo lado, também entre os nossos, mas a maior parte daquela gente vive o seu clube e a sua cidade com muito orgulho e não são adeptos de outros clubes. Quem é que com a equipa a perder por 4 a 0 conseguiria continuar a puxar e a aplaudir como se o jogo estivesse empatado? Respeito.
Quanto ao jogo, muito bom, como o Cherba diz , ontem houve sons de violinos e bem afinados, com o maestro 8runo Fernandes a dar a pauta. Finalmente temos uma defesa embora com alguns jogadores ainda longe da sua máxima forma, Coentrão e Coates, há muita classe naquela linha.
O meio campo está preparado para a saída de William, esperemos que Adrien se mantenha pois o capitão é a alma desta equipa e sem alma o corpo não funciona bem.
Na frente, com Dost a entrar no seu ritmo, Gelson , Acuña e Yuri são trabalhadores incansáveis.
Por ultimo, Jesus respondeu no campo a quem já o queria despachar, ao contrário das suas conferências de imprensa, onde muitas vezes troca os pés pela mãos, no relvado é mestre. Ontem mudou um pouco a tática da equipa saiu do seu 442 e ao jogar entre um 4231 e um 433, deu hipóteses a Bruno Fernandes de tal Balakov fazer de 10, coisa rara no futebol actual e que bem que o fez.
20 Agosto, 2017 at 12:13
Nunca fui a Guimarães ver jogos, mas tenho vários amigos lá. E posso garantir que só vêem Vitória à frente.
Se há gajos que não se “vendem” são aqueles.
20 Agosto, 2017 at 12:15
Ao contrário dos seus presidentes…
20 Agosto, 2017 at 12:20
?
Não tenho essa ideia…… e nem me parece que os adeptos do Vitória fossem nisso.
20 Agosto, 2017 at 13:56
Este presidente é o mesmo que viu os lampiões assaltarem-lhe o armazém e não disse nada.
Subserviência ao máximo Maria…
20 Agosto, 2017 at 14:11
José : As imagens do assalto foram mostradas aos jornalistas pela direcção do vitória. E os lampiões apressaram-se a dizer que pagavam tudo. Os estragos nas bancadas e o assalto…..
20 Agosto, 2017 at 19:37
Maria,
Mas foi uma espécie de “está tudo bem, podem voltar a repetir”.
20 Agosto, 2017 at 12:26
Os adeptos são fiéis e atualmente fazem negócios com qq um.
Desde que na óptica deles seja bom para o clube.
20 Agosto, 2017 at 12:29
Não é o que todos fazem, incluindo o Sporting?
20 Agosto, 2017 at 12:38
Ahahaahahah.
Presidentes de outros clubes a fazerem negócios com qq um?
Não. Fazem negócios com quem lhes interessa e não pela defesa do clube, que sai prejudicado na maioria das vezes.
20 Agosto, 2017 at 12:41
“Os adeptos são fiéis e atualmente fazem negócios com qq um.
Desde que na óptica deles seja bom para o clube.”
“Presidentes de outros clubes a fazerem negócios com qq um?
Não. Fazem negócios com quem lhes interessa e não pela defesa do clube, que sai prejudicado na maioria das vezes.”
Continuo sem perceber. Afinal o Vitória está em qual deles?
20 Agosto, 2017 at 13:00
Os adeptos são fiéis, como bem sabes. Uma realidade diferente do resto dos clubes da tugolândia.
Esta direção negocieia com Sporting, benfica ou porto. Isso eu sei.
20 Agosto, 2017 at 13:03
E se assim é, fazem eles bem.
Não vejo nada de serem “vendidos” nisso.
20 Agosto, 2017 at 15:07
Nao me expliquei bem. Eles de vendidos não têm nada, ao contrário demuitos outros.
20 Agosto, 2017 at 12:30
Impressionante sem dúvida a forma como vivem o seu clube e o momento em que perdiam por 4 e todo o estádio cantou, não é para todos.
20 Agosto, 2017 at 12:43
Sobre os adeptos, envergonham-me os nossos com aqueles cânticos insultuosos.
Até pode haver histórico de ataques mútuos mas nada justifica esta merda.
Aliás aconteceu o mesmo o ano passado e as nossas claques acabaram por engolir a verborreia
20 Agosto, 2017 at 12:44
Que cânticos?
20 Agosto, 2017 at 13:31
Aconteça o que o acontecer vitória é merda até morrer.
20 Agosto, 2017 at 13:35
Ok. Obrigada.
Desconhecia….. Na Tv só se ouviam cânticos de incentivo aos nossos. Esses não foram percetíveis. E ainda bem!
20 Agosto, 2017 at 14:55
Sim, o ano passado em casa mamámos um golo um minuto depois de começarmos a cantar “Vitória é merda”.
20 Agosto, 2017 at 17:29
Faz parte da nossa evolução como adeptos de Clube que quer ser Grande.
Deixar de mal tratar de forma ordinária os nossos adversários ( a não ser que seja em forma de resposta).
Sinceramente, até o cântico a dizer que ainda bem que não nasci lampeoa, apesar de me dar algum gozo, de não deveríamos deixar cair.
Apenas estamos a dar relevância a quem genuinamente não a merece!
20 Agosto, 2017 at 12:08
Nos BBs do Sporting, alguns lances promissores, mas muitos erros e falhas individuais dos jogadores a sabotarem a própria equipa. Jovane Cabral no pior, Barbosa no mais ou menos, Rafael Leão no menos mau (a prometer, com mais acerto). Equipa interessante, a do Real Massamá.
20 Agosto, 2017 at 12:10
É tao bom ter laterais…
Um tipo não precisa de fechar os olhos quando a bola é colocada nas costas dos defesas.
E os centrais podem inclusivamente passar-lhes a bola sem medo de terem que limpar borrada dois segundos depois.
20 Agosto, 2017 at 12:36
Uma coisa é certa. Era a arma principal dos nossos adversários. A palestra dos treinadores devia ser sempre a mesma…
Agora, ou metes autocarro ou arriscas-te a ser goleado.