A defesa estava afinada e afinada continuou, mas pedia-se mais do meio-campo para a frente. «Ai querem?Então, tomem lá», rugiu o Leão. Primeiro à bomba, depois com um carrossel ao som de violinos, num final de tarde onde os artistas tiveram liberdade para fazer sorrir miúdos e graúdos que há tanto esperavam por isto
Granda golo! Ca granda golo! Espectáculo maravilhento! É um golo realmente digno de ser repetido porque realmente é um espectáculo! […] Eu acho que o espectáculo vai prometer hoje!
As palavras são de Sousa Cintra e têm 25 anos. Nessa altura, na primeira transmissão de um jogo de futebol por parte de um canal privado, o então presidente chegava a Alvalade e, pelo meio da fumarada das tochas, via Balakov arrancar uma bomba com o pé direito que entraria no ângulo da baliza de Silvino, colocando o Sporting na frente do dérbi.
Um quarto de século volvido, um jogador com a camisola listada volta a flectir do meio para a direita e, por entre a fumarada, a disparar uma bomba que traça uma linha perfeita e explode no aconchego das redes adversárias. Aos três minutos, Bruno Fernandes, camisola 8, escutava o grito que milhares e milhares de adeptos têm feito ao longo dos últimos dez dias e chutava. Pedrada seca, de classe, festejada a preceito por uma equipa a precisar libertar-se das amarras de um futebol demasiado mecânico.
A aposta de Jorge Jesus não podia correr melhor e o Sporting não podia pedir melhor forma de entrar naquele que, teoricamente, seria o desafio mais exigente deste início de época. Braços no ar, todos de pé… e aquela turba que de verde e branco pinta a bancada a escutar os primeiros acordes de uma canção épica e a acompanhá-la com um imaginário “oooh oh oh oh oh oh oh” que transforma a Wake Up, dos Arcade Fire, num dos temas mais brutais para ser experienciado ao vivo.
Mas este grito contra a repressão de sentimentos ainda agora estava a começar. Quatro minutos volvidos, Dost sobe mais alto do que as duas torres centrais do Vitória e mete pra trás; na passada, o mesmo Bruno Fernandes volta a disparar, com o remate a sair perto do poste. Rui Patrício tenta animar o jogo, largando uma bola cruzada e indo buscá-la mais à frente (e só voltaria a ter trabalho num outro lance, já na segunda parte), pequeno apontamento vimaranense antes de, na baliza contrária, o tal do Miguel vendido voltar a ir buscá-la ao fundo das redes. Livre da esquerda, batido por Acuña, e Dost a satisfazer outro dos pedidos incessantes dos adeptos: marcar golos de bolas paradas.
2-0 aos 20 minutos e… toma lá o terceiro aos 23. O espírito do Carvalho baixa em Battaglia, o argentino lança com conta peso e medida a corrida de Coentrão e lá vai o Fábio, com o Raphinha no bolso, a ir à linha e a cruzar com conta peso e medida para mais um do avançado holandês. Tudo simples, tudo bem feito, tudo como um gajo se perguntava porque raio é que não acontecia, com o Gelson e o Acuña a derivarem para dentro e a trocarem de flanco, abrindo brechas para o 8runo fazer estragos entre a defesa e o caceiteiro Celis (impressionante como este gajo não é expulso, mais impressionante só mesmo o salto a pés juntos do Eliseu sobre o pastel de belém) e para os laterais leoninos subirem pelo corredor.
Os menos optimistas lembraram-se de que, há um ano, ali mesmo se deixou escapar uma vantagem de três golos, mas a equipa fez questão de ir dissipando dúvidas. O “vagabundo” Bruno Fernandes voltou a disparar ainda antes do intervalo e como não levaram a sério o aviso, voltou do descanso, foi por ali fora e toma lá outra bomba lá para dentro com direito a mão a bater no Rampante e o Bas Dost a rir com aquele ar alucinado. A meia hora do fim o Sporting colocava um ponto final na partida, mas não na canção.
Estava na hora de entrar Iuri, de Gelson vir para a esquerda e dos minhotos, se já estavam à toa, entrarem em desespero com os extremos de pé trocado. With my lightnin’ bolts a glowin’ I can see where I am goin’, ouvia-se a uma só voz, agora com a parafernália de instrumentos bem afinada e os violinos a embalarem uma e outra vertigem em direcção à baliza, com defesas do redes, remates mal direccionados e um a embater na barra, até ao toma lá dá cá entre Jonathan, Gelson, Iuri e Adrien, com o capitão a fechar a contagem de forma quase icónica. We’re just a million little god’s causin’ rain storms turnin’ every good thing to rust. I guess we’ll just have to adjust. oooh oh oh oh oh oh oh oooh oh oh oh oh oh oh
20 Agosto, 2017 at 12:11
Este filho da puta caceteiro que dá pelo nome de Eliseu, voltou ontem a tentar destruir a carreira de um jogador e…não se passa nada…
http://tuvaisvencer.blogspot.pt/2017/08/eliseu-tentou-acabar-com-carreira-de.html?m=1
20 Agosto, 2017 at 12:17
Fds
Parecia um Fernando Coice bronzeado e sem trunfa.
20 Agosto, 2017 at 12:27
O VAR estava a ver o resumo do Sporting…
20 Agosto, 2017 at 12:13
Bruno Fernandes é um Pedro Barbosa que não gosta de croissants. Tenho a certeza que já vi aquele primeiro golo há muitos anos atrás. A quebra, o abrir espaço, a bomba no ninho da coruja. Está lá tudo. Se já joga assim ainda agora chegou… imagino no último ano de contrato…
20 Agosto, 2017 at 12:17
😀
20 Agosto, 2017 at 12:24
Bruno Fernandes mamou na teta da Leoa
20 Agosto, 2017 at 12:31
Mas ainda lhe falta alguma intensidade.
Aconselho ao Bruno Fernandes, quando estiver com os amigos, pedir-lhes para que usem isto http://3.bp.blogspot.com/-OKDmhpWv1WE/VHdNqSTR28I/AAAAAAAAFmw/o6XfIjdt0kA/s1600/fake%2Bboob%2Bmeet%2Bthe%2Bfockers%2Bfor%2Bnursing%2Bbreastfeeding%2Bfunny%2Brobert%2Bde%2Bniro%2Bpicture.jpg com ele.
20 Agosto, 2017 at 12:31
Ponde saiu finalmente. Não entendo o que ainda aqui anda a fazer, sinceramente.
20 Agosto, 2017 at 12:34
Acho que nunca recuperou da grave lesão que teve… parou numa altura crucial. Prometia bastante qd era muito jovem…
20 Agosto, 2017 at 12:36
Agora quero ver quantas destas terá de fazer o Bruno Fernandes para ser chamado à selecção. Se querem um bom barómetro, ou melhor nojómetro da mentira que é o futebol português, têm este. Estou mesmo muito curioso para ver como vão descalçar essa bota e justificar que como sempre os jogadores do Sporting tenham de ter uma ou duas épocas em cheio para serem chamados, digo bem chamados, entrar em campo é mais meia época.
20 Agosto, 2017 at 12:41
Alguém deu conta, na transmissão do Real – Sporting B, como o Jorge Sousa se dirigiu ao Stoijkovic? Vão à vossa box e vejam.
20 Agosto, 2017 at 12:47
Eu até fiquei parvo. Julgava que era alguém na bancada. Será que os árbitros falam assim sempre e para todos, ou só com os nossos miúdos?
20 Agosto, 2017 at 12:54
Incrível, é isto um árbitro português. Quando falam com o patrão Vieira ficam uns anjinhos de certeza.
20 Agosto, 2017 at 12:57
Também fiquei incrédulo!!!!
Inacreditável!!!!
20 Agosto, 2017 at 12:59
https://www.facebook.com/SportingClubePortugalAdeptos/videos/1408486439205536/
20 Agosto, 2017 at 14:00
Que filho da puta.
Não pode ver verde e branco à frente o Dragão/Lampião de Ouro…
20 Agosto, 2017 at 12:45
Real Massamá joga bem à bola.
Simples, apoiado, equipa interessante.
O nosso jogo baseia-se em lances individuais. Temos miúdos com muita qualidade, mas para sermos uma equipa Luis Martins tem muito trabalhinho pela frente.
No livre fomos anjinhos… mal a barreira e mal o keeper.
20 Agosto, 2017 at 12:51
Comentei o mesmo mais à frente. Concordo plenamente.
20 Agosto, 2017 at 12:47
Caramba, como soube tão bem fazer os 350 km de regresso!
No fundo, acabaram por acontecer várias coisas que têm sido pedidas: remates de fora da área, jogo interior, combinações entre linhas, etc… Até os centros em balão foram escassos.
Pena não terem sido mais, aqueles dois falhanços do Acuna e do Iuri…
Ao contrário, daquilo que JJ referiu esta exibição foi fulcral para a viagem à Roménia. Não podemos claudicar em Bucareste e espero estar na quinta a saber qual o nosso grupo…
Não entendo como é que o estádio Afonso Henriques ainda não foi interdito. Não há jogo nenhum em que não exista confusão. Aos 5 minutos já um gajo arremessava uma cadeira, aos 25 minutos, jogo interrompido. Incrível.
Quanto aos jogadores, Bruno Fernandes é craque, ponto. Piccini teve a sua habitual paragem cerebral que resultou no lance mais perigoso do vitória. Mas caramba fez tantas incursões, combinações e vê-se que é um gajo que precisa de muita confiança. Muitos sportinguistas estão sempre a rasgar o homem e esse não é o caminho. Acredito no rapaz.
Acuna, pensei que seria mais desiquilibrador. Muito posicional, com grande apoio defensivo e enorme raça. Também ainda procura conhecer os companheiros. Acredito em ti homem.
Coentrao a adicionar mais um jogo a quem dizia que só iria fazer no máximo 15 partidas. Tomem no cú. Jogão.
Gelson só falta aquele último momento, a decisão final. De resto, é uma pérola.
Bataglia é um tanque. Não é William, mas com o trio de meio campo talvez não seja tão sentida a perda.
Não nos façam deixar de acreditar. Bora rapazes.
20 Agosto, 2017 at 12:47
Golo do Massamá. Muito trabalhinho pela frente para Luís Martins. Equipa pouco inteligente, indisciplinada taticamente, jogadores a jogar sozinhos correndo desalmadamente e a querer fintar a equipa toda adversária. Mas há talento, falta é trabalho, muito.
Entretanto Jorge Sousa a apitar como sabe, nem nos BB isto muda. A falar com o nosso guarda redes de uma maneira totalmente agressiva e mesmo raivosa. Ouçam se puderem, vale a pena. Pelo menos os jovens vão-se preparando para o que os espera quando crescerem.
20 Agosto, 2017 at 12:59
Merecia um post dedicado com o video com som do boi preto a mostrar total desrespeito para com o nosso GR que pela cara parecia nem acreditar no que estava a ouvir. Ainda por cima depois de ter inventado o livre que até ao momento dá vantagem ao massamá.
20 Agosto, 2017 at 13:01
Lion, ia comentar isso mesmo.
Vejam a partir do minuto 60 é uma vergonha como o porco fala com o nosso guarda-redes.
Depois fomos uns anjinhos no golo.
Vou tentar sacar o pedaço do video.
SL
20 Agosto, 2017 at 14:05
O Sporting tem que acabar com a carreira deste Jorge Sousa.
Este boi preto está farto de enterrar o Sporting e estas imagens e som só vêm provar que o gajo nos odeia.
Jarra com este filho da puta!
20 Agosto, 2017 at 13:03
Depois de sofremos o golo, fomos para cima deles e tem sido um festival de oportunidades.
Pena a eficácia.
20 Agosto, 2017 at 13:04
GOLOOOO, Pedro Marques!!
20 Agosto, 2017 at 13:04
Golooo!!
20 Agosto, 2017 at 13:05
Pumba! Marques!
20 Agosto, 2017 at 13:05
Merecíamos o golo. Não gosto nada do nosso guarda-redes…
20 Agosto, 2017 at 13:05
Golo!!! Pedro Marques, que diferença para Ponde. Nada a ver.
20 Agosto, 2017 at 13:07
Bem, mas o Stojkovic agora fez uma defesa decisiva, depois de uma asneira do colega.
20 Agosto, 2017 at 13:08
GOLOOOOO, Pedro Delgado!!! LINDOOOOO!!!!
20 Agosto, 2017 at 13:08
GOOOOLLLOOOOOO PEDRO DELGADO!
20 Agosto, 2017 at 13:08
Deu uma paradinha momentanea ao Demiral xD
E goloooo!
20 Agosto, 2017 at 13:09
Ahahaahahaha.
Pumba.
Covilhã style!
20 Agosto, 2017 at 13:10
O porco expulsa o Abdu! Porco do caralho!! Até a equipa B este cabrão rouba!
FORÇA SPORTING, AGUENTA!!
20 Agosto, 2017 at 13:10
A facilidade com que se expulsa um jogador do Sporting…
20 Agosto, 2017 at 13:11
Acrescento e a felicidade!
20 Agosto, 2017 at 13:13
É o Sporting B que vai subir ao quarto lugar. Chupa sporco TV!
SPOOOOORTING!!!
20 Agosto, 2017 at 13:13
Jorge Sousa com mau perder, expulsa Conté. Incrível a falta de respeito pelos nossos atletas e a azia destes bois corruptos. Incha porco!!!! Ganhámos!!!
20 Agosto, 2017 at 13:15
Bom jogo, estivémos bem. E o Real joga bem!
20 Agosto, 2017 at 13:15
Boa equipa o Real, mas depois do golo sofrido fomos fortíssimos.
Os putos acreditam sempre até ao fim.
20 Agosto, 2017 at 13:15
Este Real ainda continua a ser uma das filiais do Mendes?
20 Agosto, 2017 at 15:18
Até há 2 temporada atrás era …
Actualmente o filho de um amigo meu que lá jogava já saiu e como tal já não tenho ‘inside information’ …
20 Agosto, 2017 at 13:15
Ainda lhe dão uma palmadinha nas costas.
20 Agosto, 2017 at 13:17
Abdu expulso por gestos contra a bancada na celebração do segundo golo do Sporting. Mas um “capítulo” nas merdas que só acontecem ao Sporting…
20 Agosto, 2017 at 14:08
Curiosamente, o ano passado no Sporting B – Porcos B não vi este zelo da arbitragem com o jogador tripeiro que fez gestos para a bancada em Alcochete…
20 Agosto, 2017 at 14:31
+1
Mas espera, já não é a primeira vez que acontece isto. Na época passada, o Rafael Barbosa levou uma suspensão de quatro jogos por causa de insultar fruteiros na Maia…
http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/2–liga/sporting-b/detalhe/insultos-a-adeptos-do-fc-porto-b-valem-quatro-jogos-de-suspensao-a-rafael-barbosa.html
20 Agosto, 2017 at 19:39
Essa também!
Mais uma dos episódios “coisas que só acontecem ao Sporting”…
20 Agosto, 2017 at 17:37
Deve ter ouvido poucos “elogios” durante o jogo, deve?!
20 Agosto, 2017 at 13:22
Gosto muito de Pedro Silva, Demiral , Jovane , Pedro Delgado e Gelson Dala …
Vamos fazer uma boa época na equipa B.
20 Agosto, 2017 at 13:22
Importante vitória ontem.
Quando se joga com velocidade, sem receio de rematar à baliza, se deixam os toques e retoques de lado…O futebol é simples.
Isto n apaga uma época anterior vergonhosa, e 2 exibicoes medíocres no inicio da época….mas pode ser o virar da página.
Agora ganhar quarta feira é essencial. Que o rei da bazófia n invente e que tenha em mente a importância duma presença na CL. N entrar na Champions seria uma vergonha
20 Agosto, 2017 at 13:28
Impressionante…..até numa vitória esmagadora fruto de excelente exibição se consegue continuar a fazer referência a momentos menos bons.
Imaginem que eu ao felicitar o meu filho pela entrada na universidade lhe lembrava as últimas negativas que ele obteve no secundário.
Estranha forma de ser Sportinguista .
20 Agosto, 2017 at 13:49
Gosto de comemorar conquistas…n fico particularmente excitado com uma vitória contra o Guimarães. Isso tem de ser o dia a dia do nosso clube….ganhar!!
20 Agosto, 2017 at 15:19
Nota-se pelo “optimismo desbragado” com que comentas as vitórias do SCP …
tá bem abelha …
20 Agosto, 2017 at 17:39
Uma hiena será sempre uma hiena….