A defesa estava afinada e afinada continuou, mas pedia-se mais do meio-campo para a frente. «Ai querem?Então, tomem lá», rugiu o Leão. Primeiro à bomba, depois com um carrossel ao som de violinos, num final de tarde onde os artistas tiveram liberdade para fazer sorrir miúdos e graúdos que há tanto esperavam por isto
Granda golo! Ca granda golo! Espectáculo maravilhento! É um golo realmente digno de ser repetido porque realmente é um espectáculo! […] Eu acho que o espectáculo vai prometer hoje!
As palavras são de Sousa Cintra e têm 25 anos. Nessa altura, na primeira transmissão de um jogo de futebol por parte de um canal privado, o então presidente chegava a Alvalade e, pelo meio da fumarada das tochas, via Balakov arrancar uma bomba com o pé direito que entraria no ângulo da baliza de Silvino, colocando o Sporting na frente do dérbi.
Um quarto de século volvido, um jogador com a camisola listada volta a flectir do meio para a direita e, por entre a fumarada, a disparar uma bomba que traça uma linha perfeita e explode no aconchego das redes adversárias. Aos três minutos, Bruno Fernandes, camisola 8, escutava o grito que milhares e milhares de adeptos têm feito ao longo dos últimos dez dias e chutava. Pedrada seca, de classe, festejada a preceito por uma equipa a precisar libertar-se das amarras de um futebol demasiado mecânico.
A aposta de Jorge Jesus não podia correr melhor e o Sporting não podia pedir melhor forma de entrar naquele que, teoricamente, seria o desafio mais exigente deste início de época. Braços no ar, todos de pé… e aquela turba que de verde e branco pinta a bancada a escutar os primeiros acordes de uma canção épica e a acompanhá-la com um imaginário “oooh oh oh oh oh oh oh” que transforma a Wake Up, dos Arcade Fire, num dos temas mais brutais para ser experienciado ao vivo.
Mas este grito contra a repressão de sentimentos ainda agora estava a começar. Quatro minutos volvidos, Dost sobe mais alto do que as duas torres centrais do Vitória e mete pra trás; na passada, o mesmo Bruno Fernandes volta a disparar, com o remate a sair perto do poste. Rui Patrício tenta animar o jogo, largando uma bola cruzada e indo buscá-la mais à frente (e só voltaria a ter trabalho num outro lance, já na segunda parte), pequeno apontamento vimaranense antes de, na baliza contrária, o tal do Miguel vendido voltar a ir buscá-la ao fundo das redes. Livre da esquerda, batido por Acuña, e Dost a satisfazer outro dos pedidos incessantes dos adeptos: marcar golos de bolas paradas.
2-0 aos 20 minutos e… toma lá o terceiro aos 23. O espírito do Carvalho baixa em Battaglia, o argentino lança com conta peso e medida a corrida de Coentrão e lá vai o Fábio, com o Raphinha no bolso, a ir à linha e a cruzar com conta peso e medida para mais um do avançado holandês. Tudo simples, tudo bem feito, tudo como um gajo se perguntava porque raio é que não acontecia, com o Gelson e o Acuña a derivarem para dentro e a trocarem de flanco, abrindo brechas para o 8runo fazer estragos entre a defesa e o caceiteiro Celis (impressionante como este gajo não é expulso, mais impressionante só mesmo o salto a pés juntos do Eliseu sobre o pastel de belém) e para os laterais leoninos subirem pelo corredor.
Os menos optimistas lembraram-se de que, há um ano, ali mesmo se deixou escapar uma vantagem de três golos, mas a equipa fez questão de ir dissipando dúvidas. O “vagabundo” Bruno Fernandes voltou a disparar ainda antes do intervalo e como não levaram a sério o aviso, voltou do descanso, foi por ali fora e toma lá outra bomba lá para dentro com direito a mão a bater no Rampante e o Bas Dost a rir com aquele ar alucinado. A meia hora do fim o Sporting colocava um ponto final na partida, mas não na canção.
Estava na hora de entrar Iuri, de Gelson vir para a esquerda e dos minhotos, se já estavam à toa, entrarem em desespero com os extremos de pé trocado. With my lightnin’ bolts a glowin’ I can see where I am goin’, ouvia-se a uma só voz, agora com a parafernália de instrumentos bem afinada e os violinos a embalarem uma e outra vertigem em direcção à baliza, com defesas do redes, remates mal direccionados e um a embater na barra, até ao toma lá dá cá entre Jonathan, Gelson, Iuri e Adrien, com o capitão a fechar a contagem de forma quase icónica. We’re just a million little god’s causin’ rain storms turnin’ every good thing to rust. I guess we’ll just have to adjust. oooh oh oh oh oh oh oh oooh oh oh oh oh oh oh
20 Agosto, 2017 at 13:25
A nossa equipa B é uma equipa que precisa de muito trabalho, porque a construção de jogo ainda deixa muito a desejar. É para isso que serve este escalão, e nota-se que há jogadores que têm talento, porque por duas vezes, quando a equipa estava a perder e teve de ir com tudo, conseguiu vencer o jogo nos últimos minutos.
Falta construir uma equipa e fazer evoluir os jogadores, o que será feito ao longo da época. No fundo a equipa B é uma “escola” superior, o último escalão antes da “vida adulta”. A partir daí, cada qual está por si e a sua carreira será proporcional ao talento e ao potencial.
20 Agosto, 2017 at 13:29
“… Eu não brinco com ninguém, caralho”!!!
Brincas sim, ó Jorginho, brincas com os Sportinguistas. E há muito tempo.
Lembras-te da lixeira na época passada?
Nós não esquecemos.
Ah, e pede ao Fontelas que coloque o vídeo que a Maria aqui nos trouxe através de link, nos cursos de formação dos padres…
Estiveste bem.
20 Agosto, 2017 at 13:42
Um excelente post relativo a um excelente jogo com acompanhamento dos não menos brilhantes Arcade Fire.
Para além de tudo o que já aqui foi dito não podia deixar de repetir alguns e elogiar a exibição de Bruno Fernandes. Nota-se a léguas quando se está na presença de um jogador de eleição. É bom que tenhamos alguém que remate com esta qualidade de fora da área. Mais que os possíveis golos, como ontem, ainda cria incerteza nas defesas adversárias e pode ser um factor de desequilíbrio e ajudar a “desmontar autocarros”. Depois, a imaginação, a criar espaços, a libertar os seus colegas das amarras das defesas adversárias. Joga de cabeça levantada a ver o que se passa à sua volta e a descobrir o melhor caminho para a baliza.
A repetir, já esta quarta-feira.
20 Agosto, 2017 at 13:47
E já me esquecia…que 2 Grandes Golos do Fernandes Fdx.
Há quantos anos n tínhamos isto na equipa? Até a comemorar é craque, boa miúdo!!
20 Agosto, 2017 at 15:21
Os “esquecimentos” são normais … Derivam do “optimismo desbragado” com que celebras as vitórias do SCP …
Vê lá se te esqueces de vez de dizeres que és do SCP para manteres a “avença” …
20 Agosto, 2017 at 13:53
Gostei do nosso jogo de ontem,Jorge Jesus montou bem a equipa em termos estratégicos.Mas muito a melhorar ainda em termos de futebol jogado, falta acertar e afinar muita coisa.Valeu ontem mais pelo resultado,e pelos grandes golos de Bruno Fernandes.Quarta feira há mais
20 Agosto, 2017 at 14:11
Espero que o SCP faca queixa do merdas do Jorge Rouba. Aquilo lá são modos de falar com alguém.
Ate nisto se vê a diferença da Premier para a Liga Tuga
20 Agosto, 2017 at 14:19
O SCP devia começar a emprestar jovens para equipas em Italia, mesmo que fosse para divisões secundárias, táticamente não há melhor escola, sempre regressavam com o mestrado feito.
20 Agosto, 2017 at 15:09
Desde a primeira época no Novara que se viu que o Bruno tinha qualquer coisa de especial e na udinese começou a partir tudo. O futebol português já não via um médio com estas características desde Rui costa e atenção que o bruno será melhor
20 Agosto, 2017 at 15:12
Inqualificável esta merda do Jorge Rouba.
Fazer queixa é obrigatório e 3 ou 4 jogos se suspensão é o que ele precisa.
E não me venham dizer que é a linguagem do futebol porque não é assim que se atraem os jovens e o exemplo tem que vir de cima. Isto admite-se no local de trabalho de alguém?
E o problema nem é as caralhadas, é a maneira como se dirige ao jogador.
20 Agosto, 2017 at 15:17
Eliseu sucede a Daniel Craig.
Remake do License to kill
20 Agosto, 2017 at 15:23
Só que o Eliseu não é agente secreto, é um artista público que faz tudo às claras
20 Agosto, 2017 at 15:33
Desde há vários anos que Bruno Fernandes mostrava grandes qualidades de liderança e maturidade na selecção.
Onde joga mais recuado note-se, mas aparece.
Não esperem estes golões todas as semanas mas esperem esta inteligência e qualidade a pautar o jogo ofensivo. A comparação a Rui Costa do Pavel foi feliz.
By the way houve dois falhanços que não se admitem, do Acuña e do Iuri se não me engano.
Estivesse o jogo empatado e ninguém se esquecia. Pronto, acontece, mas que seja a última vez. O Dost já deu as abébias que tinha dar e começou a facturar.
20 Agosto, 2017 at 17:27
“Thank you to SupPORTING us!” são das primeiras palavras do vocalista Win Butler dos Arcade Fire (NOS Alive saudades).
Eu tenho de agradecer ao Sporting por esta exibição magnifica (vi o jogo em diferido) e fiquei assoberbado com a exibição no seu geral, mas Bruno Fernandes é mesmo craque, tem futebol objectivo, sem rodriguinhos e tem uma coisa muito importante…remate.
Estou feliz e orgulhoso, pelo meu clube e porque o JJ que foi tão criticado antes do jogo, meteu a equipa a jogar como no primeiro ano em que pegou nela e que só não foi campeão porque o estado lampiónico do qual se tinha acabado de desvincular não podia perder esse titulo para o Sporting de JJ e BdC, arranjando toda e mais alguma artimanha para vencer.
Ando de peito feito, não por ser arrogante mas sim porque contra tudo e contra todos (e nestes TODOS arranjo lugar para alguns Sportinguistas com vida própria, mas com tesão para andar sempre a criticar – pior que um yes-man é um frustrado negativista).
Ando de peito feito também porque esses ignóbeis seres têm a barriga ás voltas por não saber se devem estar felizes pela vitória, se a resmungar porque por exemplo o Podence não jogou em Guimarães, e esse meio termo deve ser um estado de alma fodido!
Temos equipa, e acredito sinceramente que vamos ganhar á Roménia, ganhar e convencer, até porque em Alvalade merecíamos ter ganho, nem que fosse pelo penalty não assinalado pelo arbitro alemão.
20 Agosto, 2017 at 17:47
Logo a seguir ao prazer supremo do jogo feliz, da vitória brilhante com golos fantásticos.
Saber que alguns … estão neste momento a viver no Limbo, esse local que nem é carne nem é Peixe… um dos piores sítios para se saborear… pois lá,nada medra.
Tudo isso me deixa muito Feliz! 🙂
20 Agosto, 2017 at 18:35
Hum…no jogo em que o Iúri joga mais tempo temos o melhor resultado da época? A assistência gostaste?
20 Agosto, 2017 at 19:10
havia 4-0 quando o Iuri entrou, não me perguntaste a mim, mas eu respondo, adorei a assistência do Iuri e tive pena que não tivesse acertado na baliza depois daquele passe do Gelson, até porque a atitude que ele tem tido esta época sería premiada com esse golo e a assistência.
Espero que mantenha esta atitude e que marque muitos golos e faça muitas assistências, eu agradeço e o Sporting também!
20 Agosto, 2017 at 19:54
Não era mesmo para ti… 😀 esta foi a minha lógica estapafúrdia depois de ler na sequência do emapte frente ao Steua:
“Tadeu68
16 Agosto, 2017 at 13:47
Ontem jogou o Iuri … e eles ficaram todos fodidos… terminou o argumentario :))
Cromos!”
Não compreendo certas perseguições a jogadores do Sporting (embora também tenha alguns que eu dispensava, outros que embirro e outros que desconfio). Do Iúri sou fã Ahahah
20 Agosto, 2017 at 20:16
ya eu sei que não era para mim, mas há por aí um senhor que acha que eu não gosto do Iuri, sei lá porquê…ainda para mais é um dos que diz que andam a perseguir quem tem opinião e quando eu dou a minha opinião, diz disparates destes.
Eu quero que o Iuri seja muito feliz no Sporting, é sinal que eu serei também feliz, aliás, isto estende-se a qualquer jogador que envergue o Rampante ao peito.
20 Agosto, 2017 at 17:58
Grande música, Cherba!
Grande atitude da equipa ontem. Nada a apontar. Que joguem sempre assim!
SL
20 Agosto, 2017 at 18:42
Este 5-0 será dos melhores resultados que teremos esta época (e poderiam ter sido mais entre os desperdícios de Acuña, Iúri, Gelson etc) e logo em Guimarães que um dos terrenos mais complicados!
E mais um jogo com a baliza a zeros! Patrício até me parece algo inseguro ultimamente mas volta a tirar um golo. Coates foi insuperavel e Mathieu este também em bom nível sendo que defensivamente os laterais dão garantias (apesar da desatençao de Piccini) depois Battaglia também esteve muito bem em modo carraça a recuperar muitas bolas e até iniciou um golo!
Bas Dost soma e segue!! Os extremos são aqueles 3 e vão rodando e depois um grande jogo do B. Fernandes (craque!)
20 Agosto, 2017 at 19:07
Uma pergunta:
Andavam aqui a dizer que este jogo era decisivo porque (inserir aqui os 200 mil motivos)
Depois de termos vencido de forma categórica, isto quer dizer o quê?
20 Agosto, 2017 at 19:14
quer dizer que se cagaram todos os que andavam a dizer mal.
20 Agosto, 2017 at 19:29
Ó Bobby, até parece que quem criticava a merda que JJ tem dito e o futebol fraquíssimo que temos praticado até ontem queria que o Sporting perdesse. O que está mal é para criticar. Tenho as minhas quotas em dia, tenho esse direito. E se não fosse sócio e apenas adepto também o teria. Apesar da goleada de ontem e da excelente exibição, sobretudo porque começámos a rematar à baliza e não a fazer passes para todo o lado menos chutar à baliza, não pode haver a mínima desculpa se não eliminarmos na quarta uma equipa modesta, que pouco joga, e onde o defesa esquerdo era jogador do Freamunde.
20 Agosto, 2017 at 20:03
E criticar quem critica de forma ‘metódica e sistemática’, só porque não gosta do treinador ou do presidente?!?
Pode-se?
20 Agosto, 2017 at 20:06
Engraçado é verificar que após boas exibições certos ‘multi nicks’ que por aqui ‘pululam’ em momentos menos conseguidos desaparecem … ?!?!
Alguém os viu?!? Terão algum ‘esconderijo’ comum?!?
20 Agosto, 2017 at 21:07
andam a fazer um comboio a enrabarem-se uns aos outros.
20 Agosto, 2017 at 21:24
20 Agosto, 2017 at 20:29
Pode-se, claro, mas também se pode falar do jogo e não fazer caça a quem criticou opções e afirmações.
20 Agosto, 2017 at 20:33
Engraçado …
Criticar quem critica só pelo ‘bota abaixismo’ é “fazer caça a quem criticou …”
Agora menorizar, e até mesmo gozar e enxovalhar tanto o nosso Treinador da equipa principal de futebol como o nosso Presidente Bruno de Carvalho, isso já é “fazer caça …”
Tudo bem, é uma questão de consciência, memória, etc … Uns têm, outros não …
20 Agosto, 2017 at 21:06
Não compreendo essa insistência em colar a crítica a JJ com a crítica ao Presidente. Não faz sentido, não tem nada a ver uma coisa com a outra. Aliás, tenho a certeza que BdC tb não está satisfeito com o que o treinador diz muitas vezes ou com o empate com o colosso Steua.
20 Agosto, 2017 at 21:23
“Não compreendes …”?!?!
Epa, é só andares uns dias para trás nos psts da tasca e leres os comentários …
Por certo ‘compreenderás’ de imediato …
21 Agosto, 2017 at 22:32
Menina jonas,
Infelizmente a sra. não entendeu o que eu disse. Mas vou tentar uma vez mais:
O jogo com o Vitória não ia definir se a época era de sucesso ou insucesso. Como se vê, vencemos o jogo é… não se passou nada! Foi só um jogo!
20 Agosto, 2017 at 19:56
Quer dizer que tomámos uma boa decisão ao vencer este jogo e depois é só pensar no motivo e associar o benefício que têm estes 3 pontos…
20 Agosto, 2017 at 20:14
Quer dizer que o próximo é decisivo…e serão todos decisivos até perder pontos…
20 Agosto, 2017 at 21:22
Com o campeonato merdoso que temos podes CRER que todos os jogos são decisivos.
20 Agosto, 2017 at 22:27
Ah pois este ano vai ser outro que os pontos é quase ao recorde.
Porque o Porto se poder aposta só no campeonato na 2º metade da época (o plantel é curto).
O Benfica o mais certo é ir ainda ao mercado, comprar uma ou duas “trutas” e mantém a base.
Portanto á que ganhar o máximo possível de jogos (cliché), empates em Alvalade como o ano passado e á dois anos é algo que não pode acontecer…
Ontem viu-se que á capacidade para ganhar o jogo confortavelmente “sem andar ao passitos e cruzamentos sem nexo”, até que apareça um golo aos 90 e poucos.
20 Agosto, 2017 at 21:51
http://scontent.fopo1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20914221_1658357770849662_7324690366069103940_n.jpg?oh=9cfc75d4b226238d979ee78e445145f9&oe=5A3696BB
21 Agosto, 2017 at 10:52
Grande jogo colectivo e grandes exibições individuais de alguns elementos.
Quero começar pela desenho inicial da equipa com 3 médios e com os extremos na maioria do tempo a jogarem com os pés trocados, que os obrigava a vir para dentro e dar espaço aos laterais para entrarem. Com um ponta de lança como o Dost, na maioria dos jogos mais dificeis, devemos ter um meio campo reforçado com 3 elementos, permitindo uma melhor gestão de esforço sobretudo ao Adrien Silva, que por andar sempre a morder os calcanhares aos adversários em inferioridade numérica no meio campo, acabava sempre os jogos com a lingua de fora…
Gostei muito de todos os jogadores, mas tenho que fazer alguns destaques:
Obviamente o Bruno Fernandes. Que jogador!!! Arrojo, técnica, espírito competitivo, discurso assertivo. Este miúdo já um grande jogador. A evoluir deste modo, vai ser um craque de dimensão mundial.
Coentrão – Temos novamente um extremo que desiquilibra na frente e equilibra a defender (já não tínhamos um assim desde os tempos do Jefferson pré-amuo por não ter saído para o D. Kiev)
Battaglia – Gosto destes jogadores operários, que põem o corpo, equilibram a equipa e além do mais parece ter uma postura assertiva e solidária em campo. Vai ser provavelmente o jogador que mais vai evoluir este ano com o JJ.
Piccini – Se achei que ele com o Steua foi bastante limitado, hoje soube atacar e defender bem (exceptuando uma paragem momentânea). Quer me parecer que com indices de confiança mais elevados pode render mais no ataque, pois dá sensação que ele hesita um bocado quando se aproxima da área adversária. Com mais entrosamento e confiança pode render mais. A ver…
Mathieu – Inteligente, eficaz e pragmático. Não é preciso mais
Bas Dost – Quando o maior defeito que lhe aponto é ser demasiado altruísta, acho que digo tudo.
Devo dizer que durante a 2ª parte, achei que o JJ poderia ter dado minutos ao Doumbia, pois o Vitoria estava com a defesa subida e com isso poderia:
1- Ter dado descanso ao Bas Dost (que com o Steua demonstrou cansaço) 2- Ter elevado os indices de confiança do Doumbia (ter 2 avançados motivados e a marcar golos é sempre bom, veja-se o caso dos nossos adversários)
3 -Com a defesa subida do Vitoria e com o Iuri em campo, gostaria de ver o Doumbia a jogar com espaço para correr.
P.S. Ainda bem que o JJ não o fez, caso contrário não poderia ter tirado o Mathieu quando ele se lesionou…
Acho que este sistema é o melhor para jogarmos com equipas mais fortes. A ver quando jogar contra autocarros.
Saudações Leoninas
21 Agosto, 2017 at 10:53
Coentrão – leia-se defesa onde está extremo