Quem chefia ou tem o dever de dirigir um grupo de profissionais tem de entender 2 coisas fundamentais:
1- Como líder será sempre o maior responsável e deve entender com naturalidade que é o primeiro a quem as “culpas” ou os sucessos serão imputados;
2- A sua função é manter o grupo focado, motivado e operar segundo as melhores práticas, se algo falhar é sua função corrigir, não deixando a frustração ou a desmotivação corroer a operação.
Básico não? Pois é, mas há quem não entenda estas regras como valiosas e todos conhecemos ou tivemos experiências com “chefes” completamente incapazes de desempenhar as suas funções respeitando estas máximas. Hoje em dia um treinador já não é um “mago” de ciências ocultas, nem um físico quântico da NASA e todos esperam que dê explicações públicas do trabalho e do aproveitamento do mesmo. Ao contrário das profissões acima referidas, a um técnico de uma grande equipa de futebol é exigido que tenha uma dimensão comunicacional elevadíssima. A hipermediatização do futebol transformou o distante “mister” numa figura de proa, num cargo de constante exposição e um activo extremamente importante na relação da equipa com os adeptos e com a imprensa.
Agora o que um treinador diz, escreve-se mesmo. Analisa-se, esmiuça-se, contrapõe-se, tudo o que lhe sai da boca é tema para centenas de horas e artigos e ao contrário de outros tempos essa informação e análise é lida e interpretada não só pelos jornalistas, mas também pelos adeptos e pelos próprios jogadores e/ou empresários a quem uma crítica ou um elogio é matéria para uma possível descida ou subida de motivação/rendimento. Como é óbvio, um técnico não pode gerir um plantel apenas com elogios. A crítica negativa pode e deve ser uma arma também de motivação, mas tem de ser bem empregue e sobretudo de forma a gerar um efeito positivo.
O que vejo muitas vezes a Jorge Jesus é uma dificuldade enorme em combinar todos estes factores e uma tendência para elevar o seu estatuto face aos resultados do trabalho dos jogadores, não entendendo que para a maioria do universo que o rodeia, uma e outra são iguais ou bastante mais próximas do que imagina. Sugeria a JJ, se tivesse esse condão, que pensasse no seguinte paradoxo: um grande treinador pode ter insucesso ilimitado sem que lhe seja retirado esse grau? Se a resposta for não (que imagino ser a de todos e a dele) então podemos afirmar que como qualquer profissão e profissional, um treinador é tão bom quanto o resultado presente do seu trabalho e mesmo com um lastro de algumas épocas, um técnico de uma grande equipa de futebol está dependente e é responsável pelos resultados desse emblema.
O que não acho desejável e já deveria ter mudado há muitos meses é a permanência de um discurso ambivalente do treinador do Sporting. Se a equipa faz um mau resultado declara que com o que tem à disposição dificilmente é possível fazer melhor, se ao contrário o resultado agrada, ele declara que podia ser melhor. Dê como der, é como se a equipa nunca estivesse no plano que idealiza como satisfatório e é como se os atletas nunca fossem bons o suficiente para que ele obtenha os resultados desejáveis. Treinador à margem dos resultados, à margem da valia dos jogadores, à margem das ambições dele próprio. Isto é a antítese das duas regras definidas do principio do post e a negação de mais de 50 anos de trabalho da psicologia desportiva.
Um treinador deve assumir os seus jogadores, corrigir os defeitos, ampliando as qualidades e mais do que tudo, manifestando confiança no que são capazes de atingir. A frase “Com Mathieu é uma coisa, sem ele…é outra” é o perfeito exemplo (e poderia encontrar uma deste género em qualquer declaração de JJ) de como não comunicar para fora e para dentro, de como não gerir uma equipa profissional de futebol, de como queimar o capital de confiança de A.Pinto ou qualquer outro jogador que venha a ser chamado para substituir o francês (quando tal for necessário). Muitos vocês estão a pensar “mas não disse mais do que a verdade e são os jogadores que têm de provar que está errado”. Mas, pergunto-me e a vocês também se este é o tipo de líder que vocês gostariam de ter nas vossas actividades profissionais ou se preferiam um perfil mais próximo e menos questionador da vossa capacidade?
Eu não tenho dúvidas qual escolheria e qual teria da minha parte a entrega mais natural do melhor que sei fazer. Não é inverter a pirâmide de decisão, nem sequer contrariar a hierarquia de poder ou o ciclo de responsabilidade. É apenas validar o talento de um atleta, confirmar o valor de um activo da SAD, ser solidário e cúmplice até com o jogador com menos estatuto junto dos adeptos, imprensa e até Direcção. É que um bom jogador fazer três ou quatro maus jogos numa época pode ser imputado ao próprio atleta, mas um bom jogador fazer quase uma época inteira abaixo do ser valor é também responsabilidade do treinador e quanto muito deveria ser retirado da equipa dando lugar a outro, pois o trabalho de um profissional como Jorge Jesus não é preparar 11 titulares, mas todo um plantel com mais do que uma solução para cada lugar. Mesmo que com diferentes patamares de qualidade, o grau mais baixo de um titular não deve ser superior ao valor mediano de um suplente.
Relembro a temporada passada de Mourinho na sua estreia ao comando do Manchester United e o calvário de lesões, baixas de forma e castigos que lhe amputaram constantemente os melhores jogadores do plantel. Apesar de referir muitas dificuldades, nunca se ouviu ‘Mou a diminuir os disponíveis nem a baixar as expectativas dos adeptos. Numa época miserável, conquistaria 3 troféus e será difícil encontrar no plantel quem não tenha destacado a sua importância em manter o grupo coeso e confiante das suas possibilidades, apesar dos constantes e sucessivos maus resultados e exibições na Premier League.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
23 Agosto, 2017 at 1:02
Eu também sei bem com que tipo de liderança me sentiria mais motivado…
Ando farto de dizer isto, sobretudo no meu círculo de amigos. A saída do Evandro Mota pôs ainda mais a nu as insuficiências de Jesus ao nível da motivação, gestão do grupo e até da comunicação.
O brasileiro parecia ser um ponto de equilíbrio no grupo e, sem ele, cada vez que Jesus põe a “pata na poça” as repercussões no interior do grupo são maiores do que eram antes.
23 Agosto, 2017 at 1:03
De acordo. JJ tem um ego demasiado grande para conseguir ser um bom lider. Bom treinador é, bom lider não
23 Agosto, 2017 at 9:26
Conheço uma boa Psicóloga das Organizações, com passado como atleta de alta competição, campeã nacional, e responsável pela deteção e seleção de talentos a nível regional. E sportinguista de todos costados, dela e de toda a família…
É tão fácil arranjar uma solução.
23 Agosto, 2017 at 10:08
Tem nome?
23 Agosto, 2017 at 10:11
Stalker. O boa ali é na profissão!
23 Agosto, 2017 at 9:33
O ego do Mourinho é tão grande ou maior.
A questão é deixar esse ego correr descontrolado. Mourinho, por personalidade ou cultura, consegue até colocar esse ego ao serviço dos seus interesses, e do grupo. Haverá quem o chame dissimulado, e prefira a frontalidade do Jota, mas na realidade se cada um de nós, na vida real, não tivesse “dissimulação”, andava tudo à chapada.
23 Agosto, 2017 at 10:16
A diferença está no ego…ismo. O mourinho alimenta o seu ego partilhando os sucessos com os seus jogadores, e disso temos vários exemplos, Ibra, Materazzi, etc, etc. que afirmam dar a vida por ele.
O J só se vê a ele mesmo, os jogadores como umas máquinas de mero uso, descartáveis, para alimentar a sua necessidade de se evidenciar de alguma forma.
23 Agosto, 2017 at 11:06
A única coisa que é verdade aí é que o Mourinho tira toda a pressão dos jogadores desviando a atenção para ele.
De resto muita gente diz bem de JJ, assim como de Mourinho e ambos têm um potencial gigantesco para gerar ódio em quem está de fora
23 Agosto, 2017 at 11:19
Dizem bem da parte de potenciar jogadores, de ser amigo nunca ouvi um.
23 Agosto, 2017 at 15:56
Concordo com o GAG e ideia que o brunovl passa é exactamente o que eu penso!
O que me custa nisto tudo, neste problema Zazuz, é que o homem tem o que é mais difícil – ser bom ao nível técnico/táctico – e depois falha na coisa mais elementar e, para mim, mais básica, a inteligência comunicacional. Era tão fácil ele ser um enorme treinador e não passa disto porque não quer!
Não dá para entender!
23 Agosto, 2017 at 9:08
+1906
23 Agosto, 2017 at 10:08
Bingooo!
23 Agosto, 2017 at 10:21
Já me lembrei várias vezes disso.
É preciso nesta equipa um Evandro Mota.
23 Agosto, 2017 at 1:06
Bom texto LdP.
E, como o GAG refere, sei bem que tipo de liderança me motivaria mais. Acho que é o principal defeito de JJ, e não é só em relação aos jogadores. Tem esse defeito com jogadores, com adeptos e com o Clube
23 Agosto, 2017 at 1:14
Nada melhor para a “doença” do JJ do que a equipa ganhar sempre, isto porque satisfaz-lhe o ego e vai deixar de nos chatear (e aos jogadores) com as suas tiradas!
Amanhã (ou melhor hoje) é para ganhar para a nossa moral ficar em alta.
No entanto é preciso não esquecer que o Campeonato é o nosso principal objectivo!!
SL
23 Agosto, 2017 at 1:23
O problema é que não são só palavras… no ano passado a gestão que fez dos suplentes (física e motivacionalmente) foi anedótica!!!
23 Agosto, 2017 at 8:06
O comportamento de muitos sócios e adeptos também é anedótico.
23 Agosto, 2017 at 8:43
Responsabilidades idênticas.
Boa comparação.
23 Agosto, 2017 at 9:10
Era tirar os sócios e adeptos que estavam em baixo de forma e colocar outros a passar por um melhor momento.
23 Agosto, 2017 at 8:28
A insistência no Bryan é inenarrável. Tanto quanto o facto de ter passado de imprescindível a proscrito.
23 Agosto, 2017 at 8:31
O tratamento dado ao Bryan é inenarrável. Tanto por JJ com pelo clube que agora nem os parabéns deu ao jogador.
23 Agosto, 2017 at 11:04
Essa do tratamento ao Bryan já se falou sobre isso: o que fez de mal o clube?
23 Agosto, 2017 at 11:10
Quando usas o Bryan como simbolo ate na abertura de academias na Costa Rica, e depois o encostas, nem o site do Clube e as suas redes sociais dao sequer os parabéns ao jogador, algo de mal vai ali
23 Agosto, 2017 at 11:35
Calma. Ainda não saiu do clube nem se sabe se sairá portanto cada coisa a seu tempo.
Se é vendável, também não é anormal que treine à parte.
23 Agosto, 2017 at 11:44
Por ainda ser jogador do clube é que lhe deviam ter dado os parabéns
23 Agosto, 2017 at 12:40
Só se for pelo aniversário!
23 Agosto, 2017 at 12:53
Que ja passou e não deram
23 Agosto, 2017 at 16:02
Eu sou a favor de que se venda o Bryan porque acho que já não tem nada a dar à equipa que faça realmente falta ou a diferença.
Mas isto é uma coisa e não ver que nem lhe dar os parabéns nas redes sociais está mal é outra.
Enquanto são nossos, com casos ou sem casos dentro do futebol ou de qualquer secção, o Clube deve sempre estimar os atletas pelo menos ao mínimo exigível. E isso implica dar-lhe os parabéns quando fazem anos, como fazem a qualquer atleta ou a muitos ex-atletas.
Para mim isto é básico!
23 Agosto, 2017 at 16:17
Sempre ouvi esta frase: trata os outros como gostas que te tratem a ti. Assenta na perfeição.
23 Agosto, 2017 at 16:36
Então estamos mesmo a falar do aniversário do Bryan?
Foda-se, percebo que é o básico mas sinceramente…é como dar os parabéns pelo Facebook hoje em dia, mais obrigação do que um acto genuíno.
23 Agosto, 2017 at 16:41
Port, a partir do momento que dão a todos (todos) e ate a ex jogadores, nao achas um bocado desrespeito nao dar ao Bryan?
23 Agosto, 2017 at 1:53
JJ acha que os jogadores o seguirão se acharem que ele é o maior. Acha o mesmo dos adeptos e dirigentes…e faz o seu discurso todo nesse sentido.
Além disso claro…o ego do próprio JJ ajusta-se a esta mentalidade. E vice-versa.
No mundo atual, com esta CS e no Sporting isso do resultaria com resultados cabais e permanentes.
No entanto habituei-me a lidar com isto…JJ não vai mudar porque é defeito é feitio. E neste momento só quero mesmo que ele ganhe e ganhe e ganhe. Isso não fará, para mim, com que a sua postura e discurso sejam correctos ou sequer justos…mas ganhando, a minha alegria suplantará isso facilmente…
23 Agosto, 2017 at 8:10
Nem chega a ser uma alegria.
Para mim, simplesmente deixei de ler ou ouvir o que diz. Porque muito do que diz é deturpado e cai-lhe tudo em cima.
Veja-se o caso da comparação com o steaua. Um gajo minimamente sério entendia onde JJ quis chegar (ranking atual). Nada! Foi tudo questionar o que nem tinha questão.
Acho graça até quem critica e goza com o sucesso do steaua ser dos anos 80’s quando eles ao ganharam algo nos 60’s. Risível e ridículo.
23 Agosto, 2017 at 2:06
Os sportinguistas são por norma pessoas inteligentes,não sei se é por termos crescido fora do sistema e termos sido ensinados a pensar pela nossa cabeça. Aqui não comemos gelados com a testa.Não seguimos presidentes cegamente,nem vamos nas mentiras que as redes sociais nos contam,questionamos tudo. Não há clube em Portugal que discuta o futebol e o seu clube como nós fazemos. Criticamos,questionamos,debatemos,etc.
Somos na generalidade enquanto sportinguistas,um “povo” rico e inteligente.
Sei que nem toda a gente pode pertencer ao Sporting,mas não seria vantajoso,aproveitar alguma da sabedoria dos sportinguistas?
Não seria interessante ver na SportingTV um programa/forum onde os protagonistas fossem os sócios e adeptos? Um programa onde fosse o manel,o joão,o sebastião a debater o Sporting.
Em vez de malta,que é contratada para defender cegamente o Sporting … que muito honestamente é o que alguns senhores da SportingTV fazem,inclusive os senhores comentadores que no jogo com o Dinamo de Moscovo em Odivelas para a Uefa Futsal Cup se fartaram de gozar com os jogadores russos/brasileiros. Para não falar em comentadores,que acham que o Sporting é um reino perfeito onde não há qualquer problema.
Sei que é utópico,pois iriam se intrometer interesses pelo meio … mas acho que o Sporting devia aproveitar melhor a inteligência dos seus adeptos,visto que somos por norma pessoas conscientes e bem formadas.
Não discutimos apenas se o Manel devia jogar na direita ou na esquerda,somos por norma pessoas imparciais e profundas que vêem muito mais além … Pouco são os adeptos que estão 18 anos sem títulos e mesmo assim têm mais orgulho e devoção no seu clube do que adeptos que são todos os anos campeões.
Falo por mim … Devido á minha facilidade nas áreas da multimédia,produzo regularmente conteúdo de apoio ao Sporting seja em formato de video,seja em infografias,imagens,seja em publicações nas contas de apoio ao Sporting no Facebook e no Instagram que administro.
Apoio e ajudo o Sporting á minha maneira,ajudo a espalhar a palavra SPORTING pelas redes sociais,tento motivar a malta sportinguista e ajudo a promover eventos e os nossos jogos.
Tudo pode fazer a diferença,ás vezes um simples post no facebook,pode motivar a um chefe de familia fazer-se a si e aos seus filhos,sócios. Ás vezes relembrar as horas do jogo num post do facebook,ajuda á melhor organização de quem vai ai estádio,etc.
Recentemente o André Lucas,um rapaz que também produzia
vídeos do Sporting,começou a trabalhar para a SportingTV. Não sei se começou a ser pago ou não,mas está a servir o Sporting e com isso a enriquecer o seu portefólio pessoal.
E este é o caminho na minha opinião. Aproveitar a força,trabalho e a inteligência dos Sportinguistas.
Temos um equipamento secundário feito por um sócio … É um bom começo,mas podemos ir muito mais além.
Devemos todos,cada um á sua maneira servir o Sporting.
Porque servir o Sporting é servirmos-nos a nós próprios.
P.S: Se quiserem dar uma olhada nas minhas páginas de apoio ao Sporting no Facebook,Youtube e Instagram.
Facebook – https://www.facebook.com/sportingnossavida
Instagram – https://www.instagram.com/almadealvalade/?hl=pt
23 Agosto, 2017 at 2:18
Muito de acordo contigo, sobretudo no que diz respeito à SportingTV. Os espaços informativos tornaram-se espaços de comentário (encomendado e alinhado), onde o sumo espremido é tão pouco que a própria informação se perde no meio.
Há que evoluir. É lógico que, na nossa TV, comentem pessoas que apoiem a direcção mas, nos espaços informativos, a prioridade é informar. Deixemos a “propaganda” para os programas de comentário (e não temos falta deles), informemos verdadeiramente os Sportinguistas e inovemos na maneira como o fazemos.
Infelizmente, excepto as transmissões em directo (onde na maioria das vezes a narração e o comentário deixam a desejar – excepção feita ao andebol), pouco há de verdadeiramente interessante para ver no nosso canal.
SL
23 Agosto, 2017 at 10:10
+ um, se todo o conteúdo da Sportingtv fosse como o seu grafismo, estávamos bem, mas tenho que reconhecer com tristeza que temos uma tv muito fraca de conteúdos e de comentadores. SL
23 Agosto, 2017 at 2:19
Outra vez arroz?
23 Agosto, 2017 at 2:20
A, ai, ai, Balhame Nossa Senhora d’Agrela! Não tarda nada estarão aí as estouvadas das majoretes com a esferográfica e o caderninho do costume…
23 Agosto, 2017 at 8:18
és um bocado ridiculo, não és?
23 Agosto, 2017 at 9:00
Só tu é que podes vir picar e de cada vez que ganhamos vir mandar recadinhos aos que criticam e dizer que devem estar de molho ou coisinhas do género??? Tão ridículas são umas provocações como são outras!!! Deixem-se de parvoíces!!!
23 Agosto, 2017 at 9:13
+1906
23 Agosto, 2017 at 5:02
Finalmente, percebe-se o ‘mesmo nível’ entre o Steaua e o Sporting, é na conversa erudita dos treinadores. Um sabe TUDO sobre os jogadores do Sporting e o outro pensa que vai defrontar a mesma equipa dos longíquos anos 80…
Grandes treinadores devem ser aqueles que ganham quase tudo sem colinho. Até hoje, o treinador supra citado ganhou alguma coisa nessas condições? Se estivermos a falar de salários é o melhor do mundo, sem dúvida.
Hoje, é para ganhar por 5. Sem desculpas e sem invenções. Apostar no Iuri de início a reforçar o ataque para rebentar com aqueles chaços romenos na primeira meia hora era uma boa invenção… mas não me parece. É mais provável entrar em cena o mítico nº10.
Espero que o Gabriel Barbosa, a vir para Portugal, venha deslumbrar e decidir títulos no Sporting (as contratações ‘desviadas’ têm sempre sucesso e títulos nos rivais). Ao que parece, continuamos a ‘escolher’ os jogadores que interessam a outras agremiações.
23 Agosto, 2017 at 7:28
Ataque diário ao JJ – parte 354
Hoje o treinador comeu salada de polvo. Mandei logo a dica, um treinador campeão não pode comer polvo ao almoco. porque um lider tem de comer sempre frango com massa e sem sal.
Fdx, já irrita. Se não curtem as conferencias do JJ não as vejam….
Ao menos enquanto andam todos a analisar se as palavras utilizadas são de lider ou de cigano deixam os jogadores em paz para se focarem a 100% em darem tudo em campo.
Ainda bem que ele diz esses disparates. Caso contrário os jornais estariam hoje todos a falar do novo contrato do WC ou da insatisfacão do pai do Adrien ou da mulher do Bas Dost que se zangou com a vizinha de cima.
JJ continua a mandar postas de pescada aos jornaleiros que nós queremos é a equipa focada em dar-nos vitorias em campo!
23 Agosto, 2017 at 8:13
Adoro esta nova tese do “Não liguem”. Sim porque o problema é nós ouvirmos o que ele diz e não a substância.
Sim porque os jogadores nem ouvem o que é dito.
Sim porque ele até nós ajuda com as barbaridades que diz porque os jornais já nem falam do William TODOS OS DIAS.
Sim, nós é que estamos mal.
Eu já não vejo ao vivo as declarações de JJ vai para coisa de um ano mas chegam-me sempre os ecos das palermices que debita. E é grave perceber que nos achincalha mais que qq paineleiro da praça.
Deixo-te só uma pergunta de algibeira: Se o Morsa Guerra dissesse que o Sporting é uma equipa do mesmo nível do Steua o que é que dirias?
23 Agosto, 2017 at 8:29
“E é grave perceber que nos achincalha mais que qq paineleiro da praça.”
E isto é que me deixa fdd com JJ, a quantidade de vezes que rebaixa o Clube
23 Agosto, 2017 at 8:34
É…os jogadores estão constantemente a fazer refresh à Tasca mas ouvir o que o treinador diz e que é difundido por toda a CS a qualquer hora do dia….não faz mossa nenhuma.
23 Agosto, 2017 at 9:26
Os jogadores só se apercebem do que o JJ diz porque vem à Tasca e leem adeptos e sócios do SCP a criticar as suas declarações.
23 Agosto, 2017 at 8:14
A polémica é que nem era polvo. Era pota!
#filhosdapota
23 Agosto, 2017 at 8:00
O que diz sobre os jogadores, para mim, é igual ao litro. São eles que têm o poder de correr com ele ou de correr por ele. Essa relação é muito pessoal e os jogadores não funcionam todos da mesma maneira, reagindo conforme estímulos diferentes, positivos ou negativos.
A mim, o que me causa urticária é aquilo que ele diz sobre o clube que fez dele top10 ou 15 dos mais bem pagos do Mundo e dos seus adeptos e as constantes referências à putaria de onde veio. É isto que nenhum Sportinguista de bem, com amor próprio e pelo clube não aceita. Ouvir merda do treinador a ganhar e com prata no museu…não gosto mas tolero. Agora não ganhar nada e ainda ouvir merda? Isto não aceito.
Paŕa mim, o problema de JJ não é de comunicação. É de ego. Porque usar a mesma “estratégia” (bazófia) quando ganha e quando perde não é inteligente e distancia-o mais dos jogadores e dos adeptos. Em última instância não o deixa evoluir. É um problema natural dele mas tb estava mto habituado a ter a CS a fazer-lhe bicos constantes e a colocá-lo num pedestal.
23 Agosto, 2017 at 9:16
Agora é que tocaste na mouche Sá.
Alguém que tenha uma boa imprensa ou ainda melhor, que tenha a imprensa a trabalhar para a organização onde está inserido é sempre um bom falador.
Quando a merda que se diz é reciclada, leofilizada e perfumada por uma máquina capaz, transforma-se num adubo altamente energético com capacidade para alimentar um jardim à beira-mar plantado.
23 Agosto, 2017 at 9:25
Totalmente de acordo mono-túbaro!
23 Agosto, 2017 at 9:43
Isto.
23 Agosto, 2017 at 8:13
Zidane poderia dizer o mesmo: Com Ronaldo é uma coisa, sem ele … é outra” e é verdade, mas prefere dizer que Ronaldo é muito importante e crucial, mas que confia perfeitamente em quem vai jogar.
Jesus \tem de perceber que tem um plantel com 24/25. Todos tem de estar moralizados. Não se é campeao com 11. Muito dificilmente os suplentes estão ao nivel dos titulares. Mas os suplentes ganham e muito os campeonatos.
23 Agosto, 2017 at 8:16
They are coming…
O JJ… que ponha a equipa a jogar. Convém perceber que existe uma linha que separa o orgulho da gabarolice, e essa linha é traçada pelos resultados. Um treinador que vença ganha, assim por dizer, o direito à bazófia. Bragging rights, como dizem os gringos. Jesus ainda não os ganhou. Até lá, um pouco menos de fanfarronice.
Projectos, é outra história.
23 Agosto, 2017 at 8:26
The typing dead.
O problems do teu raciocínio é que na cabeça do bicho o colinho que teve em carnide dá-lhe direito a 10 anos de gabarolice. Aqui ganhou uma mísera Supertaça com condições que nenhum treinador alguma vez teve.
23 Agosto, 2017 at 8:18
Apesar de ser um mestre na táctica e dos seus métodos de treino estarem de um modo geral atualizados (reconhecido por todos os que trabalharam com ele), o JJ líder e comunicador evoluiu zero desde o Amora.
Não se adaptou aos dias de hoje onde muitos jogadores são diferentes e onde tudo é esmiuçado ao mais pequeno detalhe.
Talvez a sua personalidade e os títulos nos lampiões o façam pesar que ele é que está correto.
No entanto, acho que não devemos fazer comparações com o tipo de lider que temos, somos ou idealizamos na nossa vida profissional. A não ser que estejamos na área do desporto, particularmente no futebol.
Há muitos outros factores em jogo, um deles a sorte, outro a paixão, outro os resultados que mexem com essa mesma paixão.
Eu continuo a separar o que ele diz do que ele faz. Evito ouvir, interessa-me é a equipa e a bola a rolar.
E nesse aspecto tenho o treinador que gosto. De ataque, futebol apoiado.
Não está imune à crítica, mas tb deve ser elogiado.
23 Agosto, 2017 at 8:22
Nunca pensei vir a dizer isto mas desde que saiu o psicólogo que o chiclas trouxe do carnide que as coisas pioraram… muito.
O ano passado houve vários jogadores em subrendimento. Ora se todos conhecemos as qualidades desses jogadores e o que podem render, será que não podemos deduzir que a responsabilidade é do treinador?
JJ tem uma característica que me incomoda particularmente num líder porque sei como pode ser destrutiva num grupo de trabalho: quando corre bem o mérito é dele e quando corre mal a culpa é de jogadores ou adeptos.
Só há um caminho. Uma série grande de vitórias fará com que a equipa se motive naturalmente e abafe as palermices que o dito diga. Sendo campeões é esperar que alguém lhe pegue e vá cagar postas para outras paragens.
23 Agosto, 2017 at 11:11
Já tinha dito isso. Não sei qual é o valor desse tipo de profissionais mas motivação ou outras questões do foro psicológico foi o que falhou o ano passado
23 Agosto, 2017 at 8:39
Volto a dizer que nao entendo a teoria de nao ouvir o que o treinador diz. É o treinador do meu clube, obvio que oico o que ele diz. A equipa tambem nao jogou nada a epoca passada e nao foi por iaao que deixei de ver os jogos.
No fundo a desculpa do nao ouvir parece mais para nao terem a tendencia de criticar. Apoiar cegamente, ou neste caso surdamente, nao obrigado.
23 Agosto, 2017 at 8:46
É uma linha pensamento… fechas os olhos, e quando abres pode ser que o problema tenha desaparecido.
Tb gosto do presidente=treinador=adepto.
Iguais na hierarquia.
23 Agosto, 2017 at 8:52
Na hierarquia e na responsabilidade.
Fechar os olhos e esperar que o problema desapareça tem uma explicação psicológicica qualquer
23 Agosto, 2017 at 8:49
A questão é que é um acumular de situações.
Péssima comunicação, motivação em níveis baixos, má escolha de jogadores ( 3 jogadores passaram de titulares a dispensáveis em 3 meses), poucos resultados….mesmo assim o ordenado mantém se.
23 Agosto, 2017 at 8:49
Confesso “que já estou imunisado” com estas saídas do JJ…
O homem é assim e não há volta a dar…
Porquê então preocupar-me com o que não posso remediar…?
Para já quero é o Sporting a ir em frente…
Spooooorting… !
SL
23 Agosto, 2017 at 8:53
Max, isso é o mesmo que o SCP nao se preocupar com vouchers e mails porque nao pode remediar
23 Agosto, 2017 at 8:58
realmente, tem mesmo tudo a ver…ai ai
23 Agosto, 2017 at 9:27
É tipo insistir que JJ é dos melhores ro Mundo quando nao ganha nada. Ai ai
23 Agosto, 2017 at 9:29
demoraste tanto tempo para dar uma resposta sem lógica alguma, hoje a coisa está a correr-te mal.
23 Agosto, 2017 at 9:38
Como é que dizes? Tenho vida para além da Tasca. É isso
Correr mal hoje, só se nao passarmos
23 Agosto, 2017 at 9:43
aí concordo contigo!
23 Agosto, 2017 at 8:54
Jorge Jesus sempre foi um treinador com um ego enorme, lembro-me dele no Belenenses e no Braga e era assim, quando ganhou titulos uns atrás dos outros (com colinho) ainda ficou pior, nada a fazer, está-lhe no sangue, é feitio.
É considerado pela generalidade das pessoas um excelente treinador e um mau comunicador, eu tenho essa ideia também, mas não me preocupo muito com as conferencias de imprensa dele, raramente as vejo, mas se fosse o Guardiola ou o Mourinho eu fazia igual, não gosto de conferencias de imprensa, aliás, acho que não servem para nada, apenas para ocupar espaço nos noticiários ou nos canal de desporto.
Uma coisa digo, não analiso um treinador pelo que ele diz, mas sim pelo trabalho que faz, neste momento JJ no Sporting teve uma época excelente onde não foi campeão porque forças do além (arbitragem) não deixaram e outra época fraca que na minha opinião foi mal preparada ficando-se pelo terceiro lugar (não me esqueço que por erros grosseiros saímos da Luz com 5 pontos de atraso quando poderíamos ter saído com 1 de avanço, e aí a história poderia ser outra), agora este ano, estamos a começar bem e espero que assim continue até ao fim com o título desejado.
Já começa é a razar a estupidez pura termos um dos melhores treinadores do Mundo e andarem sempre aziados com o homem, há tanto sportinguista que merece os Vercauterens e Paulos Sergios desta vida.
23 Agosto, 2017 at 8:56
Bons dias , JJ tem muito que se lhe diga , mas não hoje , hoje é dia de gritar Sporting !
23 Agosto, 2017 at 9:02
Entretanto o assunto João Pinheiro e outros que tais não merecem discussão. Obvio! O problema maior do Sporting e por contingência do futebol portugues são sem dúvida as C.I. do JJ… . Mas pronto é o que há.
23 Agosto, 2017 at 9:04
verdade, todos os problemas fossem as CI do JJ. 😉
23 Agosto, 2017 at 9:50
Qual é o assunto João Pinheiro?
23 Agosto, 2017 at 9:55
http://www.jn.pt/desporto/interior/f-c-porto-acusa-arbitro-joao-pinheiro-de-pedir-ajuda-ao-benfica-8721713.html
23 Agosto, 2017 at 11:52
Foda-se, como é que isto não é post?
Mais um árbitro a pedir ajuda ao carnide para melhorar a nota por via do outro delegado corrupto.
E há lampiões ainda têm a lata de dizer que não se passa nada
23 Agosto, 2017 at 9:03
O que um líder diz é sempre fundamental e o exemplo Mourinho está bem dado pois o homem protege sempre os seus ao ponto do Ibra quase lhe dar beijinhos!!! Ontem achei a conferência de imprensa mais unificadora que as anteriores e acho que vamos ganhar e seguir na champions league!!!
23 Agosto, 2017 at 9:22
Mas só há uma opção de duas…:
Ou aceitar…
Ou não aceitar…!
Que fazer então…?
“Mata-se” o homem… porque ele há-de ser assim até morrer…?
(Mas olhem que ele “melhorou muito”…tendo em atenção o seu passado lampiónico…dê-nos ele vitórias e 99.99% dos que “se preocupam” com essas “mariquices”…esquecerão “os defeitos”…)
SL
23 Agosto, 2017 at 9:25
Não Max, tenta-se educá-lo. É verdade que burro velho não aprende línguas mas se não tentarmos ou no limite, lhe dissermos que declarações dessas não são bem vistas, é que me parece errado.
Isso seria o mesmo que validar comportamentos incorrectos, desde o excesso de peso há indisciplina. “Ele não respeita os colegas mas porque é uma pedra fundamental, é lidar”. Isto mata um grupo.
23 Agosto, 2017 at 9:22
Bom post.
Todos sabíamos que o JJ tem um ego maior ou igual ao Trump. É por isso que nos devemos adaptar? Não, não é. É que eu não consigo deixar passar em claro todas as situações em que diminuiu o clube e lhe faltou ao respeito, ganhando títulos ou não. E infelizmente para nós, o único que ganhou foi uma Supertaça.
JJ tem que perceber de uma vez por todas que está no SCP e que a estrutura que ele fala, que na verdade é #colinho, não existe e, penso que a maioria de nós, não quererá que exista. Uma coisa é não ser prejudicado; outra é ser beneficiado.
Quanto ao que disse do Mathieu, e como já disseram acima, o Zidane também podia dizer o mesmo mas como é inteligente, prefere realçar a importancia do CR ao invés de falar na diferença de qualidade que existe entre ele e qualquer que seja o seu suplente. JJ devia reflectir sobre isto.
E sim, também sei bem qual a liderança que preferia. É que isto de sacudir a água do capote, mais cedo ou mais tarde, leva a que haja um afastamento entre quem chefia e quem tem que seguir ordens. E disse chefia e não liderar porque o que JJ faz é a primeira e o que devia fazer era a segunda.
23 Agosto, 2017 at 9:29
Aliás, esta é uma das razões pelas quais o Jesus dificilmente singraria numa equipa de top.
O JJ está habituado a ser o alfa-cão, e não quer abdicar da posição. Impossível ao chegar a um PSG ou Real, onde quem manda (inclusivamente no balneário) são os jogadores com mais peso.
Aí entra em campo uma gestão mais política, não pode ser tudo à martelada nem no quero, posso e mando.
23 Agosto, 2017 at 9:31
Algum dia o JJ sobrevivia num balenário como o Real ou PSG com o modo de lidar com os jogadores que ele tem? Estou mesmo a ver um Isco, já nem vou a CR, Bale ou Modric, a aturar os gritos, gafanhotos e má educação dele.
23 Agosto, 2017 at 9:31
Ponto 1 e basilar no meu comentário: JJ é o meu treinador e tem o meu apoio!
Sou assim e tenho este “defeito” de apoiar sempre quem veste as cores do meu clube… foram.tantas vezes que no passado tive que apoiar quem antes eu odiava ou teve um passado nos rivais que já estou imune a essas coisas.
Mas como em tudo na vida, o meu apoio existirá até ao dia em que eu sentir que tal se justifica. Quando eu sentir que a pessoa x ou y que não está a contribuir para o bem do Sporting, naturalmente que não terá o meu apoio.
Dito isto, passamos então ao post do Sá que levanta uma questão muito pertinente.
As qualidades comunicacionais do JJ não são (nem nunca serão) um dos seus pontos fortes. Já assim era no clube por onde ele passou um bom par de anos e não foi surpresa nenhuma para mim que ele continuasse no mesmo registo.
Gosto de ouvir sempre as conf. de imprensa e as antevisões dos jogos, porque assim garanto que a informação nao me chega aos ouvidos “inquinada” pela comunicação social sempre ávida de criar mais um caso ou uma polémicazinha.
Gostava que o JJ não disesse algumas coisas que ele diz. Não que não sejam verdade, mas apenas porque há verdades que não se dizem. Para bem da coesão e motivação do grupo e dos adeptos.
Posso gostar ou não gostar dele, mas coloco sempre o Clube acima dos meus interesses pessoais! E por isso é que não me vão ver por ai a criticar de forma gratuita e irresponsável o nosso treinador.
O jogo de hoje é FUNDAMENTAL para o Clube. Pelos 15 a 20M € que a entrada na LC nos garante (no mínimo), pelo prestígio, pela valorização dos activos que nos pode trazer dividendos lá para o final desta epoca e pelo factor psicologico que a entrada nesta prova milionária nos traz para este inicio de epoca.
Por tudo isto e mais alguma coisa, temos que passar hoje!!!
E se não passarmos? Isso pode acontecer…
Sei que vou ficar fodido, triste e novamemte fodido.
Mas tambem sei o que não vou fazer lporque isso não irá ajudar o Clube): vir pedir a cabeça do JJ para a praça pública!
Sei qur amanhã, dependendo do resultado de hoje, o JJ vai ser algo entre um “mestre da táctica” ou um “chulo que devia ser corrido daqui para fora”.
Não contem comigo para isso. E peço que tentem tambem nao oscilar tão facilmente entre o 8 e o 80.
Força Sporting!!!
23 Agosto, 2017 at 9:35
Jorge,
O post não é do Sá, é do LdP 😉
De acordo no que dizes acerca da importancia na entrada da LC. Discordo na solução. Pela importancia que essa qualificação tem, pelo peso financeiro que tem.
23 Agosto, 2017 at 9:54
Isso… sorry
23 Agosto, 2017 at 10:02
Pois…
Quem “circula entre a Tasca e…Retiro das Adegas…”…ainda tem tempo para outras preocupações…?? 🙂
Abr e 0 a 2…!!
SL
23 Agosto, 2017 at 10:23
O tempo é sempre curto para tudo, mas ha que ir arranjando tempo para o que se gosta
Abraço, amigo!
23 Agosto, 2017 at 9:32
Desculpa lá Cherba e LdP , aprecio as vossas postas , mas esta hoje ! é para ir preparando o pessoal para um desaire mais logo?
23 Agosto, 2017 at 9:37
qual desaire? deves estar a brincar com coisas sérias…só pode!
23 Agosto, 2017 at 9:40
Tanta merda para se falar e vamos hoje falar das capacidades de liderança de JJ ? não entendo …
23 Agosto, 2017 at 9:43
ah isso sim, aí tens razão.
o que eu me estava a referir era á tua insinuação que logo ía haver um desastre.
sim vai haver, para os Romenos
23 Agosto, 2017 at 9:45
Claro que os Romenos vão para a uefa cup , espanta-me a nossa capacidade de autoflagelação!!
23 Agosto, 2017 at 9:47
a mim já não me espanta nada, vivo o Sporting há muitos anos e infelizmente este clube sempre foi assim.
23 Agosto, 2017 at 10:12
Hoje só quero uma vitória, ou empate com golos…seja lá o que for. E aos demais que comentaram, só uma ideia: quando deixar de falar sobre JJ isso não será bom sinal, pois provavelmente deixei de sentir que não tem emenda. Como acredito que até morrer, todos podem mudar e melhorar…
23 Agosto, 2017 at 9:41
Arroz?!!?
De novo!?!?
Venha mas é bloco de notas, é nisso que a malta está concentrada!
23 Agosto, 2017 at 9:47
Como diz o outro, Sir: – ” Estou concentradissímo Sócio!” e isto desde o jogo contra o facadas no de hoje, tanto que um tipo já nem dorme bem… 🙂
VIVA O SPORTING!!!
S.L.
23 Agosto, 2017 at 10:01
Ora bem, hoje é dia de jogo e eu quero ver o Sporting jogar novamente como o fez em Guimarães e espetar umas batatas no traseiro dos ciganovampiros!
23 Agosto, 2017 at 9:59
excelente análise do que não deve ser um ” líder ” e o JJ não é e nunca foi, sempre senti isso e alguma vezes o manifestei publicamente, estou me a lembrar das declarações dele no final do jogo em Madrid, onde nessa noite perdeu o balneário, apesar de lhe reconhecer qualidades como treinador de campo, mas sem colinho tem que mostrar mais e hoje é o dia indicado. SL
23 Agosto, 2017 at 10:00
1. Outra vez arroz? Se calhar o Javardeiro não tem culpa se a rubrica sai à Quarta-Feira. Mas antes sair agora que depois do jogo.
2. Bela prosa e retórica. O Javardeiro é do top 3 dos escribas leoninos na blogosfera. Não dá para discordar mas só acrescento um ponto: muito do que JJ é deturpado, recortado, manipulado e/ou ignorantemente ou preguiçosamente mal entendido. Há muitos exemplos e o do Steaua apenas mais um.
3. Discorre do ponto 2 que eu faço questão de ouvir sempre o que ele diz. Malta dos streams, basta deixar ligado que normalmente a transmissão da Sportv continua até à entrevistas.
4. Antes de um jogo monumental para a época desportiva, perdão: financeira, vamos lá mas é ter cabecinha e equilíbrio. Vai ser difícil, sem dúvida.
p.s. Na TV romena saiu um carvão de que o avançado deles, o das broas, era pretendido pelo Watford e não jogaria hoje. Só para vermos que os mesmos fenómenos se passam em todo o lado.
23 Agosto, 2017 at 10:00
Pelo post para motivar os adeptos para o jogo mais logo…
23 Agosto, 2017 at 10:03
O JJ sempre foi assim… desde os tempos do Belenenses, onde eu brincava sempre com o meu pai (adepto e ex-socio de belem).
Mas agora no Sporting todos “criticam” e acham estranho e não devia ser assim. Esqueçam, ele não vai mudar a personalidade, fiquem felizes por ele ainda ser um bom treinador, dos melhores em Portugal.
23 Agosto, 2017 at 10:10
o melhor em Portugal, dos melhores da Europa e consequentemente do Mundo!
23 Agosto, 2017 at 10:12
e não é preciso ganhar para se ser reconhecido como “o” melhor, da mesma forma que o “ganhador” não tem de ser o melhor, vemos um tamanco como o Rui vitória como ganha os titulos, da mesma forma que o JJ os ganhava lá, agora comparem tácticamente e na precepção de jogo os dois…nada a ver um com o outro!
23 Agosto, 2017 at 10:35
True… Em portugal vou sempre preferir o JJ