Quem chefia ou tem o dever de dirigir um grupo de profissionais tem de entender 2 coisas fundamentais:
1- Como líder será sempre o maior responsável e deve entender com naturalidade que é o primeiro a quem as “culpas” ou os sucessos serão imputados;
2- A sua função é manter o grupo focado, motivado e operar segundo as melhores práticas, se algo falhar é sua função corrigir, não deixando a frustração ou a desmotivação corroer a operação.
Básico não? Pois é, mas há quem não entenda estas regras como valiosas e todos conhecemos ou tivemos experiências com “chefes” completamente incapazes de desempenhar as suas funções respeitando estas máximas. Hoje em dia um treinador já não é um “mago” de ciências ocultas, nem um físico quântico da NASA e todos esperam que dê explicações públicas do trabalho e do aproveitamento do mesmo. Ao contrário das profissões acima referidas, a um técnico de uma grande equipa de futebol é exigido que tenha uma dimensão comunicacional elevadíssima. A hipermediatização do futebol transformou o distante “mister” numa figura de proa, num cargo de constante exposição e um activo extremamente importante na relação da equipa com os adeptos e com a imprensa.
Agora o que um treinador diz, escreve-se mesmo. Analisa-se, esmiuça-se, contrapõe-se, tudo o que lhe sai da boca é tema para centenas de horas e artigos e ao contrário de outros tempos essa informação e análise é lida e interpretada não só pelos jornalistas, mas também pelos adeptos e pelos próprios jogadores e/ou empresários a quem uma crítica ou um elogio é matéria para uma possível descida ou subida de motivação/rendimento. Como é óbvio, um técnico não pode gerir um plantel apenas com elogios. A crítica negativa pode e deve ser uma arma também de motivação, mas tem de ser bem empregue e sobretudo de forma a gerar um efeito positivo.
O que vejo muitas vezes a Jorge Jesus é uma dificuldade enorme em combinar todos estes factores e uma tendência para elevar o seu estatuto face aos resultados do trabalho dos jogadores, não entendendo que para a maioria do universo que o rodeia, uma e outra são iguais ou bastante mais próximas do que imagina. Sugeria a JJ, se tivesse esse condão, que pensasse no seguinte paradoxo: um grande treinador pode ter insucesso ilimitado sem que lhe seja retirado esse grau? Se a resposta for não (que imagino ser a de todos e a dele) então podemos afirmar que como qualquer profissão e profissional, um treinador é tão bom quanto o resultado presente do seu trabalho e mesmo com um lastro de algumas épocas, um técnico de uma grande equipa de futebol está dependente e é responsável pelos resultados desse emblema.
O que não acho desejável e já deveria ter mudado há muitos meses é a permanência de um discurso ambivalente do treinador do Sporting. Se a equipa faz um mau resultado declara que com o que tem à disposição dificilmente é possível fazer melhor, se ao contrário o resultado agrada, ele declara que podia ser melhor. Dê como der, é como se a equipa nunca estivesse no plano que idealiza como satisfatório e é como se os atletas nunca fossem bons o suficiente para que ele obtenha os resultados desejáveis. Treinador à margem dos resultados, à margem da valia dos jogadores, à margem das ambições dele próprio. Isto é a antítese das duas regras definidas do principio do post e a negação de mais de 50 anos de trabalho da psicologia desportiva.
Um treinador deve assumir os seus jogadores, corrigir os defeitos, ampliando as qualidades e mais do que tudo, manifestando confiança no que são capazes de atingir. A frase “Com Mathieu é uma coisa, sem ele…é outra” é o perfeito exemplo (e poderia encontrar uma deste género em qualquer declaração de JJ) de como não comunicar para fora e para dentro, de como não gerir uma equipa profissional de futebol, de como queimar o capital de confiança de A.Pinto ou qualquer outro jogador que venha a ser chamado para substituir o francês (quando tal for necessário). Muitos vocês estão a pensar “mas não disse mais do que a verdade e são os jogadores que têm de provar que está errado”. Mas, pergunto-me e a vocês também se este é o tipo de líder que vocês gostariam de ter nas vossas actividades profissionais ou se preferiam um perfil mais próximo e menos questionador da vossa capacidade?
Eu não tenho dúvidas qual escolheria e qual teria da minha parte a entrega mais natural do melhor que sei fazer. Não é inverter a pirâmide de decisão, nem sequer contrariar a hierarquia de poder ou o ciclo de responsabilidade. É apenas validar o talento de um atleta, confirmar o valor de um activo da SAD, ser solidário e cúmplice até com o jogador com menos estatuto junto dos adeptos, imprensa e até Direcção. É que um bom jogador fazer três ou quatro maus jogos numa época pode ser imputado ao próprio atleta, mas um bom jogador fazer quase uma época inteira abaixo do ser valor é também responsabilidade do treinador e quanto muito deveria ser retirado da equipa dando lugar a outro, pois o trabalho de um profissional como Jorge Jesus não é preparar 11 titulares, mas todo um plantel com mais do que uma solução para cada lugar. Mesmo que com diferentes patamares de qualidade, o grau mais baixo de um titular não deve ser superior ao valor mediano de um suplente.
Relembro a temporada passada de Mourinho na sua estreia ao comando do Manchester United e o calvário de lesões, baixas de forma e castigos que lhe amputaram constantemente os melhores jogadores do plantel. Apesar de referir muitas dificuldades, nunca se ouviu ‘Mou a diminuir os disponíveis nem a baixar as expectativas dos adeptos. Numa época miserável, conquistaria 3 troféus e será difícil encontrar no plantel quem não tenha destacado a sua importância em manter o grupo coeso e confiante das suas possibilidades, apesar dos constantes e sucessivos maus resultados e exibições na Premier League.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
23 Agosto, 2017 at 10:02
Desta vez o Leão de Plástico defraudou as minhas expectativas quanto às análises argutas a que me habituou. Não vejo Jorge Jesus desse modo e penso que os jogadores também não.
As considerações relativas a algumas das características de uma liderança eficaz não granjeiam a minha discordância, longe disso mas, são por si só insuficientes para nelas se enquadrar completamente a figura do Líder e avaliar a sua liderança.
Até há bem pouco tempo, não gostava de Jorge Jesus. Sem ter alinhado numa folha de papel aquilo que me não agradava, o discurso de Jorge Jesus jamais me convenceria a contratá-lo fosse para que função fosse em qualquer das empresas onde trabalhei, desde muito cedo e sempre, em funções de liderança, em áreas onde os objectivos não permitiam fechar os olhos a erros de palmatória frequentes.
Acerca da Liderança aprendi, antes de mais que tem de ser “partilhada” isto é, parcialmente delegada em chefias intermédias para ser bem sucedida.
Contrariamente à liderança Política, a liderança empresarial está sujeita à avaliação permanente da evolução do resultado face aos objectivos traçados. A avaliação da Liderança Política, pelo menos como hoje convém ao poder que se entenda, assenta na capacidade populista do político, isto é, na sua competência enquanto maquilhador da realidade e pintor de fachadas ou, cenários de ópera bufa, conforme se prefira. A aparência na política não tem de se conformar com a realidade, tem de a suplantar. Nas empresas acontece o contrário somos nós, os líderes, quem define e molda o futuro, definindo e moldando o presente.
Para o Povo, “o futuro a Deus pertence”, para os políticos, pertence ao voto e para o empresário, o futuro constrói-se, esforçadamente, orientando para ele o Presente.
Em equipes multi-disciplinares, multi culturais, multi-religiosas e que, além disso, envolvam uma enorme diversidade de etnias, designadamente se forem vastas e culturalmente, o líder, não fôr, dentro da sua equipe, o expoente máximo, só há um caminho:
Partilhar a Liderança, delegando-a a “chefes de Grupo” quer de grupos com funções transversais à empresa, quer de Grupos aglutinados segundo critérios de natureza Geográfica, étnica, língua ou religiosos é crucial ao sucesso. Jorge Jesus faz isso muito bem.
Se eu fôr Director Geral de uma empresa de Seguros, por exemplo e tiver sob a minha alçada uma equipe de atuários, tenho em princío de liderar, entre outras, uma equipe cujos membros poderão, todos ou apenas um deles ser muito mais inteligentes que eu. Respiram dentro de um “aquário” no qual eu morreria afogado ás primeiras braçadas; são detentores de um profundo conhecimento matemático muito para além daquele que se aprende nos bancos das faculdades de ciências, são normalmente “exorbitantemente” cultos em matéria científica e a maior parte deles, nunca leu Fernando Pessoa, não entende o Livro do desassossego, de bernardo Soares, nem os Poemas de Álvaro de Campos, Alberto Caeiro
ou Ricardo dos Reis. Acha Bach o expoente máximo da Música e não compreende Rachmaninoff, os Beatles ou Louis Armstrong. Mozart é para eles um intelecto menor e um Músico de segundo plano e revêem-se no abstraccionismo na pintura, onde a teoria do Caos tem um caldo de cultura adequado ao seu desenvolvimento ou em composições “musicais” de Jorge Peixinho que, para mim e para a História são puro lixo. Dali é um atrasado mental e Picasso o herói de Guernica, um quadro que há duas décadas não tinha nome mas, retrata hoje um “genocídio” que correu mundo, operado pelo regime Nazi bombardeando uma cidade Espanhola que foi avisada do bombardeamento com 72 horas de antecedência e cujas vítimas (OITENTA) resultaram de ter, por acaso, caído uma bomba num manicómio que não tinha sido evacuado. Simultâneamente, Dali pintava Cristo na Cruz, a última ceia, o Distorcer do Tempo como dimensão relativa, ao mesmo tempo que o Cristianismo se reconstruia à luz da obra de von Balthazar e Teilhard de Chardin.
Porém, nem a Teologia, nem a História, nem a Arte, nem a Filosofia são para todos, como o não são as Ciências Médicas, a Física Quântica, a Química, a Engenharia e a Matemática Moderna ou antiga.
Escolhe-se um líder pela sua Inteligência emocional e quem o faça por outros motivos, arrisca-se a falhar. A inteligência emocional é a capacidade que temos de melhor ou pior levar os outros, independentemente das diferenças acima enunciadas a “deixarem tudo em campo” por nós, pelo colega que está a seu lado, pelas Famílias respectivas, enfim, pela empresa que os prepara, os catapulta e lhes paga os ordenados, pelo País onde nasceram, ou aquele que adoptaram como seu.
É essa a função “sublime” do Líder e tanto melhor terá sido se, no dia em que venha a sair, o seu povo o chore, considerando-o insubstituível e achando que o navio fica, sem ele, à deriva. Muitas vezes é, de facto, é isso mesmo que acontece.
Jorge Jesus é tudo isto, apesar de todos os seus defeitos que, para mim são principalmente dois:
– O Português execrável que fala, sem conseguir fazer corresponder o pensamento ao discurso, usando palavras cujo exacto significado não conhece e exprimem, quiçá, exactamente o oposto daquilo que pretende dizer.
– A demagogia barata da qual por vezes se socorre, para fazer valer os seus pontos de vista.
Aparte isso sou um fan incondicional do seu trabalho, da sua dedicação e, imagine-se, da sua inteligência emocional invulgar.
Duvido que o consigamos substituir com vantagem. Se fosse menos “rústico” e falasse “franciú”, já estava no Mónaco, onde actualmente reside um Madeirense que, partilha com JJ muitas das suas principais características.
23 Agosto, 2017 at 10:14
Peço desculpa por me ter precipitado mais uma vez e ter publicado o comentário tal como saiu “ao correr da pena”. Há pontuação errada, algumas frases mal redigidas e falta-lhe todo um sector de apreciação que não sei como, “desapareceu”. Bom, o que escrevi, “scribit”. Está feita a minha defesa de JJ a quem atribuo muito mais virtudes que defeitos que me “converteu” à sua “doutrina” e de quem o Cherba estará lembrado, eu tinha uma opinião falsa que em nada correspondia à realidade.
Até do seu carácter cheguei a duvidar. o Futuro dirá se tenho ou não razão acerca dele mas, não vejo outro treinador em Portugal , já que no estrangeiro só conheço os Portugueses e não gosto de nenhum à excepção de Jardim. Porém reconheço que, mesmo que fosse possível trazê-lo de volta, neste momento, JJ é bem melhor para o Sporting!
23 Agosto, 2017 at 10:19
*****
S.L.
23 Agosto, 2017 at 12:00
Sublinho isto, Mário:
“Jorge Jesus é tudo isto, apesar de todos os seus defeitos que, para mim são principalmente dois:
– O Português execrável que fala, sem conseguir fazer corresponder o pensamento ao discurso, usando palavras cujo exacto significado não conhece e exprimem, quiçá, exactamente o oposto daquilo que pretende dizer.
– A demagogia barata da qual por vezes se socorre, para fazer valer os seus pontos de vista.”
Se JJ soubesse falar bem ou afagasse o ego de mais gente, independentemente dos resultados, era adorado.
Mas as pessoas são resultadistas e, quando não corre bem, toca a procurar culpar aquilo que está mais à vista. Não ganhàmos? Deve ter sido por causa do discurso do treinador.
23 Agosto, 2017 at 12:05
Por acaso, estou-me a borrifar se fala bom Portugues ou péssimo. O que não gosto são as atitudes de “Sou O MAIOR!!” e da sua desresponsabilização constante.
23 Agosto, 2017 at 12:53
Sim, o Ronaldo também é detestado por não esconder que sabe o seu próprio valor.
Onde certas pessoas lêem desresponsibilizacao outras lêem refrear os ânimos.
Por outro lado dizer que jogador X ainda tem que aprender é um modo de retirar pressão dele também porque baixa a expectativa.
Disse do Slimani, disse do JM, disse de Bas Dost, etc.
Como o Sá até disse acima, certas personalidades de jogadores respondem de modo diferente. Se calhar há jogadores sobre os quais JJ terá um discurso diferente; aliás ele já protegeu jogadores muitas vezes.
23 Agosto, 2017 at 13:32
O CR é apenas O melhor jogador da actualidade. O JJ…é o JJ.
Quando se atiram as culpas para cima de um jogador ou grupo ao invés de o proteger, assumindo as mesmas – sejam elas da sua autoria ou não – é desresponsabilização, sim.
Eu quero é o JJ calado o máximo de tempo possível.
23 Agosto, 2017 at 13:53
Ninguém pode discordar de que a desresponsibilização é má, só digo que não me parece que isso aconteça tão frequentemente ou de todo como se quer fazer parecer.
Declarações do Palhinha pro exemplo, claramente mal interpretadas quando o que fez foi proteger o jogador.
Declarações de Madrid: respondeu a uma pergunta específica sobre o ter sido expulso. É implacável o que ele disse? Que teria mandado congelar o jogo, o teríamos evitado aquela perda de bola? O extrapolar disso para rebaixar a equipa toda é que é um exagero da parte das pessoas.
Por isso digo: ouçam as declarações na totalidade e em directo.
23 Agosto, 2017 at 14:09
*implausível, não “implacável “
23 Agosto, 2017 at 10:14
Não gosto do JJ. Tenho de o comer até não sei quando. Tem mais de 60 anos, não vai mudar porque sim.
Não é a minha arena argumentar contra JJ.
Siga e orgulhem-nos logo à noite!
23 Agosto, 2017 at 11:38
Isto!
Z
23 Agosto, 2017 at 10:16
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
Achei estranho o post de hoje, uma vez que hoje, mais do que nunca, o tema é o do jogo contra o Steaua e a nossa absoluta necessidade de o vencer (ou, pelo menos, passar a eliminatória).
Seja como for, umas observações sucintas:
– Se se pretende ver o SCP como uma entidade (desportiva, claro!) profissional e eficiente, assimila-se facilmente conceitos como “marca SCP”, “gestão de activos”, “comunicação e marketing”, etc..
– Neste sentido, a comunicação do Clube e a imagem do mesmo têm o seu peso na actractibilidade da “marca SCP”;
– Relativamente ao Treinador do SCP, não é uma questão de ego. Mas sim uma questão de inteligência.
Obviamente o mundo do futebol está cheio de personagens com um ego grande ou, mesmo desmedido. Quer Presidentes, quer Treinadores, quer Jogadores.
Ninguém duvidará que grandes treinadores como o Mourinho e o Guardiola, grandes jogadores como o Cristiano, o Messi, o Ibrahimovic, etc., têm grandes egos. Isso faz parte dos mesmos e, também so seu sucesso.
Agora, o que me parece é que o Treinador do SCP não consegue (e porque, eventualmente, está-se a borrifar para isso) é adoptar uma comunicação minimamente eficiente. E não o consegue porque, por sua vez, não consegue ver essa necessidade. Porque é pouco inteligente, convenhamos.
As pessoas devem ter conhecimento das suas limitações. E, conhecendo-as, ou as tentam dirimir ou, em última análise, as tentam esconder. Fazer alarde das mesmas é, sempre, pouco inteligente.
Mas nada disto é novidade. E, no que toca ao Treinador do SCP, é em vão.
E nada disto hoje importa. Porque hoje o que importa é o jogo!
SL
23 Agosto, 2017 at 10:16
Nada de novo portanto…
A questão aqui é que ELE SEMPRE FOI ASSIM…
Ou seja, se ele estivesse a ter estes comportamentos e estes raciocínios ‘meio loucos’ desde que está no Sporting, aí sim teríamos um caso para esmiuçar. Mas como ele sempre foi assim, então qual a questão mesmo?
Se eu gosto desta particularidade dele???? Detesto….sempre detestei, mas foi este JJ que contratámos, sem tirar nem pôr.
Entendo que esta e outras questões tenham de ser debatidas aqui e também não sou fundamentalista, mas na véspera de um jogo tão importante???????????????? Havia necessidade??????
Não me parece.
Bora lá pessoal, é pensar positivo, ter boas energias e gritar SPOOOOOOORTING!!!!
23 Agosto, 2017 at 10:20
isso mesmo, sem tirar nem por!
23 Agosto, 2017 at 10:37
Isso tudo Leoa…
Hoje para mim não é dia de implicar com quem quer que seja…
Temos que estar todos unidos.
23 Agosto, 2017 at 10:57
Se o jogo de logo fosse em casa…ainda podia concordar convosco que o post não era oportuno. Se a tasca tiver ou tivesse essa dimensão poderia criar mau ambiente para logo…até poderia aceitar que dissessem isso. Não devo ser só eu a reparar que o Sporting está a jogar pior e mais nervoso em casa. Embora os adeptos acreditem sempre é apoiem até ao fim incondicionalmente (foi o que me disseram…que o nervoso da bancada era da minha cabeça…).
O jogo sendo na Roménia não vejo que mal poderá ter este post. Não acho que vá influenciar minimamente. É ganhar e ver se no próximo jogo em casa o pessoal está mais calmo (que estou eu a dizer…que estupidez…claro que está calmo! Nunca se enerva! Tiago…é só na tua cabeça!l
23 Agosto, 2017 at 10:34
Tema bastante interessante e pertinente!
Na altura da saída do Evandro Mota que fiquei bastante assustado, pensei que viesse alguém para meter a rolha na boca do cerbro J, mas acabei por ficar desiludido até ao presente. São disparates atrás de disparates, subestima jogadores, eudeusa outros que passado pouco tempo acabam por subestimar (Schellotto), critica planteis de anos anteriores quando foi ele que os formou, etc, etc.
O cerbro J é conhecido na porcalhota (Amadora para quem não sabe) por ser um tipo cheio de bazófia, aquele gajo que se acha o melhor lá da rua dele. Há vários episódios de maus tratos a jogadores, histórias infindáveis de ofensas gratuitas, faltas de respeito e desprezo para com os jogadores.
Ou seja, este cerbro J, pela sua falta de educação e humildade nunca mas nunca poderá ser um lider, quanto mais um bom lider. O único motivo que faz com que os jogadores lhe tenham respeito é pela sua capacidade de potenciar capacidades técnicas e tácticas em treino e em jogo.
Este é que calado é um poeta, um orador ou um tenor!
23 Agosto, 2017 at 10:34
O JJ diz o que quer porque o deixam. JJ não é o líder, mas sim o BdC.
Vejam a conferência de imprensa do Chelsea quando os jornalistas perguntaram ao Conte o que achava das palavras do Diego Costa onde ele passou 1 minuto a rir e a dizer que eram disparates. De seguida voltaram a insistir e aí o Conte nem teve tempo para pensar pois o elemento da comunicação do Chelsea que estava ao lado dele interrompeu logo e disse que A POSICAO DO CLUBE já tinha sido expressa e que não tinham nada a alterar ao que foi dito anteriormente.
Como vêem é simples, o clube manda na comunicação e não o treinador.
O que falha aqui é arranjarem um gajo desses que mete o travão quando a pergunta pode levar a outros caminhos
23 Agosto, 2017 at 10:46
No vídeo que vi, só tinha visto a reacção do Conte. Excelente a intervenção do elemento de comunicação do Chelsea. E ainda há quem ache que não temos que melhorar neste departamento.
23 Agosto, 2017 at 11:25
Imagino essa situação a acontecer com JJ e aquele miúdo com cabelo à beto que estava nas CI.
“Ó moçe! Partantes tu agora interromperas-me?”
“É a posição do clube…”
“A posição que interessa é a do boçe. E agora, o boçe tá sentado. Baixa masé a bolinha e vai lá cortar essa trunfa. Se quiseres eu dou-te o númaro da minha cabeleireira”
“O Sporting dá por encerrada esta conf….”
“Ancerras é o cralhes! Aqui quem ancerra as coisas é o boçe!”
23 Agosto, 2017 at 11:36
É que vejo-o a fazer isso. Inclusive a dizer ao beto para cortar o cabelo. 😀
23 Agosto, 2017 at 11:40
Nisso mudámos para melhor. Quem acompanha o JJ nas CIs agora faz um trabalho muito mais activo.
23 Agosto, 2017 at 12:04
Ainda esta semana o “assessor de imprensa” interrompeu um jornalista para dizer que era só uma pergunta e o “boçe” disse logo: “na, na, na…deixa lá falar o rapaz”.
23 Agosto, 2017 at 12:08
Cralhes! Naum aprende.
23 Agosto, 2017 at 10:38
Vou ligar ao Gustavo Santos a ver se está disponível para palestras.
#treina-a-dor
#joga-a-dor
#espeta-a-dor
23 Agosto, 2017 at 10:53
é já recorrente aqui no camar.. perdão, na tasca, posts a malhar no JJ. Este é só mais um. chateia-me mas é como o outro, é lidar. Agora, hoje? Hoje é unirmo-nos todos em torno da equipa. Logo se tira conclusões….
23 Agosto, 2017 at 10:53
Quais “dificuldades de comunicação”?
Ele manda, ponto. Ele é o maior, ponto. É a mensagem dele, e ele passa-a bem.
Quando ele chegou ao Outro Lado, referiu logo que com ele os jogadores renderiam o dobro. Parece-me claro que a “mensagem” é a de que o antecessor não valia metade dele. Quando chegou Cá, referiu que agora havia 3 candidatos, não 2. A “mensagem” é a de que ele é “O” factor. Não vejo qualquer mensagem subliminar, nem entrelinhas. Clarinho, clarinho.
A única dificuldade é de que a realidade, resultados, não bate certo com a mensagem.
23 Agosto, 2017 at 10:56
só porque na realidade nos tiraram o campeonato de há dois anos com arbitragens manhosas, habilidosas e corruptas.
já nem vou falar de novo do jogo do ano passado na luz que saíamos de lá em vantagem pontual.
23 Agosto, 2017 at 10:57
são apenas pormenores…que por vezes valem títulos e que mudam o discurso, ou a opinião das pessoas.
23 Agosto, 2017 at 11:12
Esta é outra que me chateia. Auto elogiamos os adeptos do Sporting dizendo que são inteligentes, (concordo), mas depois comentamos futebol como se tudo se passasse no campo ou a nível de comunicação, passando como cão por vinha vindimada, esquecendo/ignorando todas as tramoias que se passaram nos últimos anos/décadas e que nos afastaram dos títulos
23 Agosto, 2017 at 11:15
exactamente, depois de tudo o que se tem passado, há gente que acha que nada se passou, ainda os hei-de ouvir dizer que o benfas foi um justo campeão.
memórias selectivas neste assunto e no assunto da época em que BdC chegou e com trabalho árduo salvou o Sporting da extinção.
23 Agosto, 2017 at 11:18
quando digo que o Sporting não merece certos adeptos, cada vez tenho mais essa certeza.
foda-se, o que vale é que a Tasca não “mostra” na realidade o universo Leonino, senão BdC não tería ganho com 90 e tal por cento dos votos!
23 Agosto, 2017 at 11:22
lembrando-me agora de um assunto pertinente, viraram as agulhas para o JJ agora, depois de terem “atacado” BdC…muito estranho este comportamento de quem se diz adepto do Sporting!
O Saraiva leva também por tabela, volta não volta…
que raio de campanha é esta? estará assim tudo mal no Sporting?
Qualquer dia se o Paulinho não se põe a pau…
23 Agosto, 2017 at 11:54
Caro Mário Schmeichel,
Se bem me lembro, aquando das últimas eleições para o SCP a gigantesca maioria dos Tasqueiros (não vou dizer a totalidade porque me pode ter escapado alguém – um ou dois, no máximo) estava com Bruno de Carvalho.
Por favor não incorra no erro (inexplicavelmente frequente) de considerar que quem crítica o Treinador da equipe sénior de futebol do SCP está, por definição, a “atacar” o Presidente.
SL
23 Agosto, 2017 at 11:42
Eu ainda hei-de ler aqui que o slb do JJ jogava muito à bola e que o plantel era muito superior ao nosso. Ah espera, já li.
Para defender o JJ, farto-me de ver mortais à retaguarda.
23 Agosto, 2017 at 11:43
essa passou-me completamente ao lado…
23 Agosto, 2017 at 11:19
O JJ, nao fosse o colinho, tinha ido de vela dos lamps e agora andava a treinar um Portimonense ou parecido. Com colinho é o maior treinador em Portugal.
23 Agosto, 2017 at 11:22
Rui Vitória riu-se agora.
23 Agosto, 2017 at 11:25
riu, riu…
Esteve a 2 minutos de ser corrido a pontapé naquela recepção do Gil Vicente.
Coisas do futebol, o acaso (ainda) conta muito.
23 Agosto, 2017 at 11:43
#TheBrotherhoodRemembers
23 Agosto, 2017 at 11:24
e depois riu-se o Vitor Pereira…
23 Agosto, 2017 at 11:27
e agora riu-se o Jesualdo Ferreira, e antes já se tinha rido o Fernando Santos em conjunto com o Trapattoni
23 Agosto, 2017 at 11:34
Riram-se todos com o titulo de campeão no bolso. E o Sporting nem um ganhou
23 Agosto, 2017 at 11:36
não entra no mundo da corrupção, é simples, ou agora também queres titulos ganhos assim?
23 Agosto, 2017 at 11:48
Se todos os titulos sao ganhos com colinho, o JJ é melhor porque?
O Vitor Pereira ganhou ao JJ do colinho
23 Agosto, 2017 at 11:50
o porto tinha equipa forte, o benfica relaxou e perdeu muito ponto na fase final do campeonato e aí o Pd Costa ainda mandava uma valentes farpas.
23 Agosto, 2017 at 11:24
Tb “fo..am” o Leo, nomeadamente naquele Sporting-Nacional. Descontando o caso lã-gate (ora se fosse hoje… será que o jogo seria adiado ou os regulamentos eram levados à letra?). Durante a final da Taça, porque tenho memória, chamaram de tudo ao Marco ferreira, que fez panelinha para lixar o Sporting (se bem que, a bem da nação, agora a vitória tenha sido “sorte”). O Sporting tem sido constantemente lixado por arbitragens, com ou sem 6 milhões de euros no banco. O slb tem um Barrote lá sentado, adepto do chuto para a frente que alguém há-de correr, e ganha.
Ou seja, se é assim indiferente… venha o Pal Serge ou o Sá Pinto.
Se acreditarmos que ter o Jesus no banco FAZ A DIFERENÇA, temos de avaliar consoante os resultados.
23 Agosto, 2017 at 11:26
se não tiveres os melhores muito mais longe ficas de conseguir fazer frente a quem te rouba.
23 Agosto, 2017 at 11:26
Desculpem-me lá … mas a liderança que me interessa é a de Bruno de Carvalho.
Se for o que todos esperamos temos Sporting para muitos e bons anos.
E é isso, apenas isso que me importa.
23 Agosto, 2017 at 11:29
Mais um ‘post’ com ‘acento tónico’ na lenga lenga do costume aqui pela tasca nos últimos meses …
E logo isto em dia de jogo decisivo …
Isto sim, isto é de um sportinguismo que até chateia …
Mais uma triste página da tasca do cherba …
23 Agosto, 2017 at 11:36
Afinal o jogo de hoje ja é decisivo?
23 Agosto, 2017 at 11:41
e não é?
23 Agosto, 2017 at 11:44
Para alguns fiscais, não era.
23 Agosto, 2017 at 11:48
para mim é muito decisivo, são milhões que entram ou não.
23 Agosto, 2017 at 11:57
Para mim, é O jogo mais decisivo da época.
23 Agosto, 2017 at 12:03
eu estava com receio destes dois jogos (guimarães e bucareste) o primeiro passámos com nota 20, este vamos passar com nota 18
23 Agosto, 2017 at 12:13
Espero bem que sim porque depois da sorte que tivemos com sermos cabeça de série e com o sorteio – este já não teve bolas quentes curiosamente – seria tremendamente negativo não entrarmos na LC. Financeiramente, desportivamente e em termos de motivação.
23 Agosto, 2017 at 12:19
concordo.
23 Agosto, 2017 at 11:49
“fiscais” … wtf
e assim se estraga a conversa
23 Agosto, 2017 at 11:54
ya mais do mesmo!
23 Agosto, 2017 at 11:56
paulo,
Um dia que veja alguém se insurgir contra quem apelida qualquer pessoa que critique como sendo bananinhas, Rua Sésamo, Tropa do Malhão, etc., pago-lhe uma grade. É que quando se dá resposta, há sempre alguém disposto a isso.
Não sou Jesus Cristo para dar a outra face.
23 Agosto, 2017 at 13:00
J, só vou dizer que já se começam caixas de comentários a perguntar onde andam os fiscais.
Isso já aconteceu várias vezes, a provocação
23 Agosto, 2017 at 13:14
Também se começam caixas a perguntar porque é que a brigada do malhão não aparece para comentar ou, em caso de vitória no futebol, alusões a que estão a meter gelo e afins. Ou então a chorar à porta do estádio da luz.
23 Agosto, 2017 at 13:35
P,
O que o Nuno disse. Acrescento apenas que nunca vi ninguém dos da Rua Sésamo dizer que os fiscais ficavam lixados por o SCP perder e/ou que agora não apareciam. Essas alusões metem-me nojo!
23 Agosto, 2017 at 13:42
Concordo a 100% com ambos. Acrescento que é preciso mais tino de parte a parte discutindo apenas os factos etc.
23 Agosto, 2017 at 11:50
Sempre disse que o era. Mas para mim é decisivo para o Scp e para o JJ
23 Agosto, 2017 at 11:48
Então mas não se podem discutir temas do Sporting num dia de jogo do Sporting?
23 Agosto, 2017 at 13:15
é um não-tema
23 Agosto, 2017 at 11:50
Excelente, Javardeiro.
Tudo aqui e em mais uns quantos comentários.
E se hoje a coisa corresse mal ( não vai correr! ), já tínhamos quem culpar : Tu e o cherba.
23 Agosto, 2017 at 11:54
o Javardeiro e o Cherba são uma minuscula gota de água no oceano que é o Sporting!
23 Agosto, 2017 at 11:51
Por mim, desde que no fim seja campeão, pouco me importa se ele é líder ou não! O que interessa são resultados e se ele atingir esses resultados no fim, o objectivo foi alcançado!
O JJ está em cheque pela última época realizada, senão fosse por isso, estávamos todos “calmos”. É preciso puxar o “filme” um pouco atrás, no primeiro ano de JJ, se tivéssemos ganho, como merecíamos, toda esta celeuma não existia. Perdemos da forma que perdemos e nem só foi culpa do JJ, podem dizer o que quiserem, podem alegar o que quiserem, mas quem ganhou o campeonato no primeiro ano de JJ no Sporting, foram os padres, os vouchers e os e-mails. Tivéssemos ganho nesse ano e nada teria sido como foi até aqui, quer para nós quer (principalmente) para os outros (benfas), ou acham que logo no primeiro ano de JJ no Sporting, sendo nós os campeões, o impacto nas hostes benfas não se fariam sentir?!? Acham que a “estrutura” aguentaria?!?
23 Agosto, 2017 at 11:57
mas esta gente vai na conversa da imprensa e dos paineleiros lampiões, depois dizem que não mas baseiam-se nas mesmas merdas debitadas por essa corja para exemplificar tudo e mais alguma coisa.
23 Agosto, 2017 at 12:07
O mais irónico é que alguma desta “gente” nem lê jornais ou vê programas de paineleiragem.
Devem ser influenciados por osmose.
23 Agosto, 2017 at 12:00
Pedro,
“Tivéssemos ganho nesse ano e nada teria sido como foi até aqui, quer para nós quer (principalmente) para os outros (benfas), ou acham que logo no primeiro ano de JJ no Sporting, sendo nós os campeões, o impacto nas hostes benfas não se fariam sentir?!? Acham que a “estrutura” aguentaria?!?”
Completamente de acordo. Foi uma oportunidade única para mandar um forte golpe nesses fdp. Infelizmente, não aconteceu. Agora, até quando vai servir o primeiro ano de JJ como “desculpa”?
23 Agosto, 2017 at 13:02
O problema, Pedro, é que para mim mesmo que tivéssemos sido campeões, devido à época anterior a animosidade para o treinador seria pouco diferente
23 Agosto, 2017 at 12:10
Às vezes interrogo-me se JJ acabou de chegar ou se estamos no 3º ano dele…
23 Agosto, 2017 at 12:14
Terceira Aparição
23 Agosto, 2017 at 12:14
A Budapeste? Ou a Bucareste? 😛
23 Agosto, 2017 at 13:48
Gosto de aqui vir tomar um chá mas vocês baralham-me.
Já não consigo entender quem está a favor e quem está contra, nem tão pouco entendo o cerne de muitas questões, nem o(s) sujeitos a defender ou a eliminar.
Hoje tudo irá correr bem e mais uma vez vamos estar juntos a celebrar, num sentido so, sem remadas para trás.
É que esta cena do figth and resist é mais difícil quando não nos entendemos por meras tretas.
Bora lá Sporting que a malta está em pulgas.