É um daqueles jogadores que nos habituámos a colocar na categoria de “fácil de odiar”, porque tinha raça a jogar com a camisola do rival, porque gostava demasiado daquilo e estava demasiado ligado a símbolos que a nós não nos dizem absolutamente nada. Depois foi para lá longe, jogar junto aos melhores do mundo, e uma sucessão de lesões, polémicas, falta de vontade e desmotivação deslocou Fábio Coentrão para a categoria da “piada fácil”.
Quando começaram os rumores do seu regresso a Portugal, por via do Sporting, poucos muito poucos foram os comentários positivos perante a possibilidade. E com razão de o ser.
Zidane falava de Coentrão como alguém que estava bem fisicamente, mas tão mal psicologicamente que criava as suas próprias lesões. Facto assustador para o adepto do clube que o iria receber.
Mas o sportinguista das Caxinas, com aquele cabelo que nunca vou compreender e cara de adolescente apesar dos seus quase 30 anos, assinou, chegou, vestiu a camisola do clube que amava na infância e rapidamente começa a afastar as dúvidas à sua volta.
Longe da forma física que o projectou para outros voos e o colocou em destaque na selecção nacional, Fábio aparece pelo menos como um jogador motivado, ponderado, que tem transmitido uma mensagem de vontade e compromisso. No fundo, aquilo que se pede a qualquer atleta que represente um clube da dimensão do Sporting.
Começou a medo, foi soltando aqueles meses infindáveis de falta de confiança do seu corpo e hoje é já um atleta parecido aquele que nos lembramos. Bem posicionado, capaz de saber em que momentos avançar, duas assistências na conta pessoal, a mostrar entrega na disputa de cada lance e com um discurso em frente aos microfones de quem sabe o que dizer e diz o que quer.
Hoje, e depois de uma passagem à fase de grupos da Champions amplamente celebrada por si, não podemos deixar de admirar um campeão europeu que se motiva com os novos desafios que a sua carreira lhe propôs, ainda que infinitamente inferiores aos que tinha.
Para terminar a sua semana perfeita, a chamada de regresso à selecção nacional, sabendo todos o que isso significa para ele nesta altura, depois de uma travessia no deserto e um acumular de azares que o retirou das últimas duas fases finais de uma equipa que em tempos dependia muito dele.
Parabéns ao Fábio Coentrão. Obrigada pelo compromisso apresentado até aqui. E que em Maio consiga dar uma enorme alegria à sua família.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
24 Agosto, 2017 at 13:01
Muito bem Maria.
Aproveito para vir dar a minha vénia ao Fábio.
24 Agosto, 2017 at 13:06
Merecida a chamada sem dúvida. Ao contrário do que já vi aqui escrito, a grande dúvida acerca da sua contratação residia na sua frágil condição física e não na falta de qualidade.
24 Agosto, 2017 at 13:12
A minha única duvida relativamente ao Fábio Coentrão era se passaria nos exames médicos.
Passando…confiando eu plenamente no Varandas…seria uma situação muito fácil de correr bem, como disse no dia em que assinou! Tem muita qualidade, tem uma carreira por relançar, tem um mundial à porta com uma selecção que tem o Eliseu. Ele tinha tudo a ganhar em correr bem e não tinha interesse nenhum em correr mal!
24 Agosto, 2017 at 13:14
Parabéns ao Fábio.
Bem eu fui dos “contra” a sua contratação, devido ao seu historial de lesões e mesmo ao “extra-campo”, um jogador que pouco ou nada tinha jogado desde á duas ou três para cá, ou seja para um posição onde o Sporting anda “perdido” desde Insua (e mesmo este…)
No entanto a partir do momento em que veste a verde e branca, tenho que dar o beneficio da dúvida e esperar para o que vai dar.
Até ao momento tem sido um claro upgrade e acho que ainda vai dar mais ao longo da temporada, mas JJ tem que estar de olho na sua condição física, Jonathan deverá jogar em alguns jogos também.
24 Agosto, 2017 at 13:16
O Stalley diz exactamente o que pensava
“Bem eu fui dos “contra” a sua contratação, devido ao seu historial de lesões e mesmo ao “extra-campo”, um jogador que pouco ou nada tinha jogado desde á duas ou três para cá, ”
Mas que felizmente me tem feito olhar para ele com outros olhos
24 Agosto, 2017 at 13:34
O Coentrão tem estado muito bem… e nota-se a melhoria fisica e mental de jogo para jogo.
É continuar assim concentrado e a trabalhar bem, e o melhor ainda está por vir.
24 Agosto, 2017 at 13:38
Até eu ficava mentalmente débil se visse o Eliseu na seleção e a ser campeão europeu
24 Agosto, 2017 at 13:38
Dá para comprá-lo?
24 Agosto, 2017 at 14:02
O problema será o salário, não acho que o Sporting algum dia consiga pagar o que Coentrão recebe no Real Madrid…
24 Agosto, 2017 at 14:17
A felicidade não tem preço. Aquilo que ganhou no real nunca mais lhe vão oferecer.
24 Agosto, 2017 at 13:40
A relação entre Fábio e JJ é qualquer coisa de especial. Desde que foi para Madrid que JJ lhe liga quase todas as semanas
24 Agosto, 2017 at 13:54
Parabéns a grande jogador que “está a subir a pulso” a difícil tarefa de chegar outra vez ao cimo…!
Eu por mim e para já… dispensava a sua chamada à Selecção…!!
Quem “merece ir à selecção e aos pés juntos…é o lambreta…”…
Força Fábio…!
SL
24 Agosto, 2017 at 13:55
Vocês não imaginam o quanto feliz está o Fábio,ainda no sábado à noite tive a falar com ele e o rapaz está feliz e cheio de vontade…”finalmente no nosso clube” 😉
e um aparte em Guimarães são uns índios de merda mesmo onde atacaram pessoas no final do jogo em grupo,pessoal daqui de Vila do Conde onde iam para o carro e foram insultados e agredidos,mas que também deram na boca a esses facadas de merda.
Spoooooooooooorting
24 Agosto, 2017 at 13:55
Acho que ninguém que goste de futebol ( e saiba ver futebol ! ) pode achar que o Fábio, estando bem fisicamente, não é uma excelente contratação.
Juntando a isso, ainda tem estado muito bem nas “conversas” com os jornalistas.
( esta foto está tão boa!!!!! )
Bem-vindo de volta ao futebol, Fábio.
24 Agosto, 2017 at 13:58
Sempre gostei do Fábio. Óbvio que enquanto vestiu as cores da merda, em vez de gostar passei só a admirar as suas qualidades mas sempre um pouco desgostoso que o Sporting tenha optado por não bater a nota ainda ele era extremo no Rio Ave.
Se o Fábio conseguir fazer uma época sem lesões, para além de ser um jogador importantíssimo no Sporting, pode muito bem voltar a ser o titular da selecção.
24 Agosto, 2017 at 14:27
Não escondo que fiquei pé atrás com a contratação, jogador vindo de uma longa paragem e as lesões… mas não há nada melhor que um jogador mostrar em campo (e às vezes fora dele) como estávamos errados.
Parabéns ao Fábio pela chamada à selecção e que mantenha esta força de vontade.
Os Sportinguistas, pelo menos, irão rezar muito pelas suas coxas/joelhos ahah
24 Agosto, 2017 at 14:29
As qualidades futebolísticas nunca estiveram em causa. Coentrao é de outro nível.
A dúvida é a questão física. Se for bem gerida, é um upgrade brutal na nossa equipa. Dá para arranjar um igual para a LD?
Ainda pensei que Kolarov viesse cá uma época
..
24 Agosto, 2017 at 14:31
o Kolarov ganha um balúrdio por mês
24 Agosto, 2017 at 15:10
Eu sei…normalmente acontece com bons players
24 Agosto, 2017 at 21:07
Já voltaste?!?
Então e … esses ‘intestinos continuam ligados ao cérebro’ …???
24 Agosto, 2017 at 14:29
Ora… o meu off para o sorteio de mais logo:
Monaco
City
Basel
SCP
é isto…
24 Agosto, 2017 at 15:00
o simulador que fiz dos grupos deu-me um grupo bem bom para o SCP https://draw.inker.fun/:
Monaco
Dortmund
Besiktas
SCP
24 Agosto, 2017 at 15:14
Para mim era Shaktar, Barcelona e Basileia.
Era um bom grupo.
SL
24 Agosto, 2017 at 14:59
Grande Coentrão e belíssimo post Maria. Bem merecido.
24 Agosto, 2017 at 15:02
Sabe tão bem ter a ala bem entregue. Coentrão continua um grande jogador e ainda vai melhorar.
Merecida esta chamada à selacção
24 Agosto, 2017 at 15:02
https://pbs.twimg.com/media/DH8wIqsW0AAHFMW.png
depois digam mal do homem…
24 Agosto, 2017 at 15:05
O que é escusado é isto:
“A equipa está a crescer. São coisas bonitas que fizemos. O Sporting nunca tinha ganho na Roménia, ganhou… Mas os meus dois anos têm sido consecutivamente isto: fazer coisas que o Sporting não consegue fazer, agora só me falta ganhar títulos em Portugal”
Porque o último ponto que ele aborda, é que é o mais importante. Menos, JJ, menos.
24 Agosto, 2017 at 15:09
o JJ não pode falar muito, tem que se cingir por frases quase telegráficas como esta quer aí coloquei.
A sua expressão oral melhorou um pouco em comparação a quando estava no carnide, mas ainda se estica um bocado, de qualquer forma se for falando muito e ganhando ainda mais, nós no final da época ao festejar titulos nem nos lembraremos disso.
24 Agosto, 2017 at 15:14
Traçando um paralelo ao que o JJ faz ao SCP é o mesmo que começares a namorar com uma rapariga, estares completamente apaixonado por ela e perguntares aos teus amigos o que acham e eles dizerem-te: tem um bocado de celulite / veste mal de cara / etc etc etc. aos berros na rua, com toda a gente a passar. Envergonham-te e à tua namorada.
Eu estou apaixonado pelo SCP e não quero que lhe apontem determinadas falhas em público.
24 Agosto, 2017 at 15:14
entendo perfeitamente o teu raciocínio
24 Agosto, 2017 at 15:33
JJ é isto, não vale a pena ficar muito chateado.
Ainda me lembro de benfiquistas com conversa parecida, aquando da vitória dos gajos contra o Bayer na Alemanha, penso eu.
O boifica também nunca tinha ganho na Alemanha e ganhou com ele e puxou logo os galões, é assim não é defeito é feitio.
SL
24 Agosto, 2017 at 15:38
verdade, quem o compra leva com o pacote todo, o que me deixa tranquilo é que ele é do melhor que há, principalmente por cá.
Agora uma questão pertinente :
em vez do JJ quem gostavam que treinasse o Sporting? isto levando em conta o ordenado do JJ e do suposto “outro”
24 Agosto, 2017 at 15:42
Quem????
Paulo Fonseca? Não me parece, bom moço mas falta o resto.
Vítor Pereira? Já tivemos o Jesualdo, não obrigado.
Só mesmo o Leonardo Jardim mas de momento não pode ser.
Todos concordamos com o Jesus, só pedimos o futebol da primeira época e parece que está a conseguir.
SL
24 Agosto, 2017 at 15:10
mas olha JVL, apesar de tudo ele não disse mentira nenhuma.
24 Agosto, 2017 at 16:54
Ele ganhar até ganhou.
Não existiu foi a honestidade de lho dar.
Mas, para mim, fomos campeões.
24 Agosto, 2017 at 15:07
Maria Ribeiro, os teus pratos são uma delicia, fazes daquele tipo de post que não é enfadonho, e que se lêem de forma descontraída.
Belo post sobre um dos mal-amados aquando das contratações, mas que calor já a matraca nojenta a muita gente.
24 Agosto, 2017 at 15:10
calor não, mas sim CALOU
24 Agosto, 2017 at 15:13
Coentrão tem classe e raça é um jogador de topo.
Aliás não é a toa que o Ancelotti confiava nele e lhe deu a titularidade na final da Champions em Lisboa à frente do Marcelo, que entrou aos 60 minutos.
Em forma tem categoria para o Real, Barça ou Atlético.
Gostava de ver uma “posta” sobre esse super-profissional Bas Dost que começou no banco entrou sem amuos e ainda marcou um golo de difícil execução, por mim assinava com o holandês ate ao final da carreira.
SL
24 Agosto, 2017 at 15:27
Há um pormenor delicioso aquando do segundo golo (se não me engano) em que o Dost vai festejar com o Acuña e depois vê o BF e solta um Gráánd Péss com um sorriso daqui a Bucareste, cumprimentando-o tb. A humildade do homem e o companheirismo do bom gigante são impressionantes!
24 Agosto, 2017 at 15:31
Sem duvida uma mais-valia até para o balneário.
Gosto mesmo da atitude do Dost.
SL
24 Agosto, 2017 at 15:47
Ah, ontem também reparei nisso no festejo do golo do Acuna!
Quand o BF8 vem a chegar aos festejos, o BD28 vira-se e com aquela cara de felicidade e diz “Granda passe!”…
https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/900450315136151552
Muito bom!
24 Agosto, 2017 at 16:21
O Bruno Fernandes tem uma visão de jogo que é mesmo o que o Sporting precisava. Mete a bola no espaço, antevendo onde o colega vai estar para a colocar no sítio exacto. É um “quarterback” com os pés! Claro que isto é tudo treinado, porque senão não funcionava. E também não é qualquer jogador que consegue fazer isto.
24 Agosto, 2017 at 16:37
O Dost com aqueles braços consegue abraçar a equipa toda de uma vez…
24 Agosto, 2017 at 16:04
uma posta tipo esta?
https://atascadocherba.com/2017/08/10/bas-dost-ou-quando-o-legado-de-kubrick-se-cruza-com-os-riffs-de-angus-young/
24 Agosto, 2017 at 16:24
O Coentrão é um jogador espertíssimo. É daqueles que a sabem toda, no bom sentido. A experiência que ele tem só vendo é que se percebe a utilidade, na condução do jogo, a pausar o jogo, a cavar faltas, etc. É com este tipo de jogadores que os nossos jovens aprendem.
24 Agosto, 2017 at 15:42
E mais um off delicioso: http://misterdocafe.blogspot.de/2017/08/dr-guerra-explica-o-caso-eliseu.html.
Fábio vê lá se o gajo não te aleija nos treinos da Selecção! Com os níveis de testosterona completamente fora de mão graças as vitaminas que recebem na Etar tudo é possível.
S.L.
24 Agosto, 2017 at 15:44
Eliseu é um jogador correctissimo nunca viu um vermelho em Portugal, já na selecção conseguiu ir para a rua num ápice.
O gajo é uma merda só é bom no boifica como o Maxi ou o Paulinho Santos antes desses.
SL
24 Agosto, 2017 at 15:53
O eliseu acusou cocaína quando jogava no Varzim…
24 Agosto, 2017 at 16:23
Essa não sabia…
24 Agosto, 2017 at 16:18
Parabéns ao F.Coentrão pelo inicio época que esta a fazer , parabéns meu querido Sporting pelo jogo de ontem, principalmente pela 2a parte fantástica , agora pés na terra , muito respeito pelo Estoril será um jogo muito difícil e muito importante como sempre a vitoria.S.L.
24 Agosto, 2017 at 16:26
experimentem este simulador da champions
https://draw.inker.fun/#/cl/gs
a mim deu-me um grupo fixe
Spartak Moscow
Atlético Madrid
Liverpool
Sporting CP Lisbon
24 Agosto, 2017 at 16:40
Deliciado com o Fábio. A técnica, a ratice…
Digo já que é possível ele ficar… mas é uma conversa engraçada mais lá para a frente.
24 Agosto, 2017 at 16:59
Claro que sim. ja ganhou dinheiro que chegue para jogar onde quiser. Com BdC, o real ainda nos vai pagar para o coentrao assinar pelo sporting 🙂
24 Agosto, 2017 at 16:49
Fiquei mesmo feliz quando ouvi o rumor do fabio vir para o Sporting. É com jogadores assim que se faz uma equipa de campeoes. Ate escrevi aqui que dava um par de estalos ao varandas se chumbasse o nosso coentrao!
24 Agosto, 2017 at 16:51
Nunca odiei o Fábio Coentrão porque sempre soube que era um dos nossos. Agora, quando nós dormimos no pedaço e aparecem os rabolhos, queríamos o quê? Que continuasse em Vila do Conde? Ou que esperasse eternamente pela proposta que nunca chega?
E ainda tem o plus de dizer do carnide aquilo que o padrasto da Mariana disse sobre o Sporting. É só pegar naquilo que sentimos por esse traste e fazer o paralelo para o sentimento dos bocas-de-piano em relação ao Fábio Coentrão. Dói. Dói muito. E eu adoro.
24 Agosto, 2017 at 17:10
Upgrade é isto:
https://twitter.com/barpape_17/status/900493480773943302
24 Agosto, 2017 at 17:27
Bom post, ilustrado por um foto muito bonita. Força Fábio!