Três das quatro contratações mais caras do Sporting juntaram-se à grande referência atual da formação do clube e montaram o ataque temível que esteve em 14 dos 15 golos leoninos num agosto “limpinho”
Desde que Bruno de Carvalho assumiu a liderança do Sporting, em março de 2013, o clube tem vindo a fazer uma visível alteração de paradigma a nível de futebol mas a prática tem dado razão à teoria.
Em risco de insolvência, a SAD verde e branca apertou o cinto em 2013/14 com Leonardo Jardim ao leme da equipa e proporcionou uma série de “promoções” de miúdos como potencial, sendo William o melhor exemplo disso mesmo. Na temporada seguinte, com Marco Silva, houve um pequeno aumento a nível de investimento, mas sustentado nas alienações feitas no Verão e nas cedências temporárias, como a de Nani. Em 2015/16, chegou Jorge Jesus.
Em termos desportivos, o antigo técnico do Benfica ganhou apenas uma Supertaça, logo na estreia pelos leões e contra a ex-equipa. Mas passou a pensar como os outros ‘grandes’. Encaixes como o de João Mário (40 milhões, mais cinco por objetivos) ou Slimani (30 milhões, mais cinco por objetivos) não existiam em Alvalade mas têm a tendência de se tornarem regra, da mesma forma que investimentos como Dost (dez milhões, mais dois por objetivos), Acuña (9,6 milhões, num acordo com outras vertentes com o Racing) ou Bruno Fernandes (8,5 milhões, mais 500 mil por objetivos) não eram a prática mas entretanto passaram a ser comuns.
Com a recuperação financeira e a melhoria desportiva, o Sporting quis entrar no ciclo FC Porto (sobretudo há uns anos) e Benfica (nas últimas temporadas): gastar pensando no retorno financeiro. A mais-valia percentual de alguém que é comprado por um milhão e depois sai por cinco é de 500%, tal como a de alguém que chega por oito milhões e saia por 40. Nos números, é diferente: em vez de se ganhar quatro, ganha-se 32, oito vezes mais. Mas aqui há sempre o plano desportivo a ter em conta e a verdade é que os quatro mosqueteiros do ataque leonino (aos três supracitados junta-se o menino da formação, Gelson Martins) estão a dar cartas neste início de época.
Acuña marcou um golo e fez quatro assistências; Gelson Martinsmarcou quatro golos e fez uma assistência; Bas Dost marcou quatro golos; Bruno Fernandes marcou três golos e fez uma assistência. Ou seja, estiveram em 14 dos 15 golos apontados pelo Sporting nos primeiros seis encontros da temporada, “falhando” apenas o quinto golo em Guimarães, apontado por Adrien após combinação com Iuri Medeiros (o tento de Battaglia em Bucareste, não resultando de uma assistência direta, nasce de uma defesa incompleta a cabeceamento de Dost).
E foi assim que, apoiado numa estabilidade defensiva ganha com jogadores experientes (Coates, Mathieu e Fábio Coentrão), os comandados de Jorge Jesus passaram o mês de agosto de forma exemplar, até porque o empate com o Steaua em casa não teve qualquer prejuízo nas ambições de entrada na Champions. Só isso deu logo à cabeça 14,7 milhões de euros. E assim se vai tornando um custo num investimento.
texto publicado no jornal Observador
28 Agosto, 2017 at 18:28
ELEIÇÕES JÁ
JESUS RUA
RUIZ RUA
28 Agosto, 2017 at 18:41
Muito boa análise!
SL
28 Agosto, 2017 at 18:56
Podemos ter todo o tipo de teorias e ideias, disto e daquilo, mas depois há que confrontá-las com a realidade e nada como a crueldade dos números para trazer a verdade à tona da água.
Desde o inicio do defeso li todo o tipo de coisas
JJ não muda de esquema tático
temos uma má prospecção
Mathieu é lento
a defesa é fraca
Acuna é bruno césar 2.0 e não traz nada
os argentinos só vêm porque originam comissões
Podia continuar mas não a pena, you get the picture
6 jogos oficiais 15-2 em golos, champions e 1º lugar do campeonato
JJ está de parabéns. os jogadores estão de parabéns. BdC está de parabéns.
não sei o que reserva o futuro, se continuaremos a boa caminhada ou vai dar tudo para o torto, either way, cá estarei para apoiar e reconhecer que estava errado ou que fiz criticas precipitadas, (no meu caso particular quanto à qualidade/preço de bataglia). era bom que a tasca tb metesse a mão na consciência.
Precisamos de todos!
viva o sporting
28 Agosto, 2017 at 18:57
ora aí está uma análise lúcida do que se tem passado por aqui e noutros locais.
28 Agosto, 2017 at 19:34
Subscrevo.
Mas não gosto desses absolutos: da mesma forma que faço um mea culpa por ter chegado ao limite da paciência com o Jesus no empate com o Steaua (e desde então engoli 12 sapos de bom grado), também sou da opinião de que não é por um mês de luxo que o técnico deve ser novamente elevado aos píncaros.
Na única frase de jeito que ouvi alguma vez da boca de um lampião: “Não interessa como começa, mas como acaba”. Apoiarei sempre a equipa e a estrutura técnica e dirigente a 600%, mas com espírito crítico, sem pânicos nem fúrias cegas. Até porque é um direito que me assiste enquanto adepto e sócio.
28 Agosto, 2017 at 19:13
O gastar muito ou pouco acaba por ser relativo.
Bons jogadores custam dinheiro, verdade, mas ha quem custe dinheiro e não seja bom jogador.
Este ano comprou-se a horas e com critério. Os jogadores têm perfil adequado, não são ex-promessas que nunca se afirmaram. O ano passado trouxe-se o que havia… ora indo às compras, se o melão não tem bom aspecto, mais vale poupar e não o trazer.
O plantel não será o ideal, ha dúvidas sobre a resposta de alguns elementos, mas se o colectivo criar uma dinâmica forte, até esses elos fracos ficarão mais fortes.
Entretanto, parece (?) que rosell e slavchev já têm colocação. Palavra ao gag.
28 Agosto, 2017 at 19:30
Estes dias são os piores do GAG…a lista sempre a engrossar.
28 Agosto, 2017 at 19:41
Bem melhor começo de época era impossível, ou seja 12 pontos em 12, plantel principal basicamente “fechado” e a entrada na fase de grupos na Champions.
No entanto…a partir de Setembro/Outubro é que isto começa a sério.
Olhamos para a postura da direcção, mais em concreto no mercado e podemos o notar que mais uma vez, fez tudo para JJ ter um plantel em condições e a tempo, de preparar bem o inicio de época.
Falta agora saber que postura vai ter JJ, perante o plantel que tem nas mãos.
Já o escrevi aqui e volto a repetir, este plantel bem gerido promete imeeeenso, é o melhor da era Bruno Carvalho sem alguma dúvida.
A palavra chave é GESTÃO de plantel, aqui o responsável é a equipa técnica liderada por JJ, os erros do ano passado não podem ser cometidos outra vez este ano, não vale a pena bater no ceguinho, mas com aquele plantel , chegar a Janeiro/Feveiro, sem lutar por “nada” foi muuuuuuito fraco…mas adiante até ao momento nada apontar a JJ.(a aposta em Bruno César a saltar do banco já é da praxe…)
Portanto muito bom e essencial começar com esta “alma”, mas o testes a sério a esta equipa/JJ, começam já com ida Feirense e depois Grécia…entretanto recebes o Barça e Porto, no final do mês de Setembro e inicio de Outubro.
Para finalizar, curioso para este final de mercado…tanto em termos de entradas e saídas.
29 Agosto, 2017 at 7:22
Exato!
28 Agosto, 2017 at 19:46
Engracade como a turminha & friends perderam aquele folgor que tanto os animava.
Não não tenho saudades nem me orgulho da guerra de palavras com aqueles Sportinguistas que já queriam a cabeça do treinador. Porque no fundo eu entendo a frustração deles. Só nunca percebi como não aprendem com os erros do passado… e querer que o JJ saia sem terem uma solução para substituir. Ele há coisas que não fazem sentido. Mas o pior de tudo é usarem a qualidade do português usado pelo treinador para o tentarem denegrir. É de uma falta de inteligência e senobeira sem limites … que roça a burrice e a estupidez!
Mas dá me um gozo do caralho ver o Sporting pujante e no Rumo certo!!!
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!
28 Agosto, 2017 at 19:50
Para quem não gosta de guerra não te calas.
Deixa reinar a paz, ninguém tem sempre 100% de razão, nem tu, nem a turminha & friends
28 Agosto, 2017 at 19:52
eu na altura perguntei que queriam para treinador. que fosse um bom substituto do Jorge Jesus…e obtive uma resposta.
Taxativo
28 Agosto, 2017 at 21:54
Paulo Fonseca sem dúvidas. O Shakhtar está muito bom para o plantel que tem. Mas isso é conversa para outro defeso.
29 Agosto, 2017 at 5:09
Paulo Fonseca melhor que JJ? nem pensar!
29 Agosto, 2017 at 9:32
Paulo Fonseca é um Abel v2. O seu trabalho fala por si só
29 Agosto, 2017 at 12:31
Outras núpcias queres tu dizer
28 Agosto, 2017 at 21:01
Além de seres um semi iletrado irritante acho que nem consegues saborear as nossas vitórias de tão preocupado que estás em vir provocar os outros!!! Se visses a figurinha que fazes!!!
29 Agosto, 2017 at 12:32
Antes semi iletrado do que semi estupido 😉
28 Agosto, 2017 at 20:30
Desculpem o OFF mas para que não restem dúvidas:
TÍTULOS EUROPEUS
Clube Títulos Modalidades Descritivo das Modalidades
FC Barcelona 92 5 Futebol (17), Hóquei Patins (45), Andebol (22), Basquetebol (6), Futsal (2)
Real Madrid 38 2 Futebol (23), Basquetebol (15)
SPORTING 25 4 Futebol (1), Atletismo (16), Hóquei em Patins (6), Andebol (2)
CSKA Moscovo 23 4 Futebol (1), Voleibol (13), Basquetebol (7), Andebol (2)
AC Milan 18 1 Futebol
FC Porto 14 2 Futebol (7), Hóquei Patins (7)
SL Benfica 11 3 Futebol (2), Hóquei Patins (8), Futsal (1)
Liverpool 11 1 Futebol
Ajax 11 1 Futebol
Bayern de Munique 11 1 Futebol
Bayer Leverkusen 10 2 Futebol (1), Atletismo (9)
Juventus 10 1 Futebol
Logo,
Se formos CAMPEÕES EUROPEUS em FUTSAL e em FUTEBOL DE PRAIA — SCP torna-se o CLUBE EUROPEU com maior número de TÍTULOS EUROPEUS em modalidades diferentes – seis (6) !!!!!
SL
28 Agosto, 2017 at 20:39
Futsal acredito que estará para breve! Aliás, já o mereciamos.
Futebol de Praia é muito dificil, a não ser que se aposte ainda mais forte!
Agora com o Volley podemos aspirar a um titulo. Ainda há pouco tempo o fifica esteve numa final europeia.
Todas as outras modalidades será muito difícil. Talvez Bilhar, onde o porto ganhou este ano, salvo erro e que não consta na lista acima.
29 Agosto, 2017 at 7:58
Obrigado,
Ontem alguem escreveu que o Barca já ia em 6 e por isso fiquei confuso.
Sim, mas primeiro temos de ganhar o futsal este ano para empatar.
Futebol de praia ainda falta sermos campeões para irmos competir lá, por isso apenas para o ano.
28 Agosto, 2017 at 20:39
B FERNANDES NA SELEÇÃO,PARABÉNS MIÚDO!!
28 Agosto, 2017 at 20:41
N entro em euforias após 4 jogos, como alguns o fazem.
Depois de gastar como nunca o fizemos na história do clube, mal era senão conseguíssemos levar de vencidas as 4 equipas que defrontámos até agora. Mesmo sempre difícil, recordo que “este” Guimarães n é ainda uma equipa que sirva de avaliação…tal como um braga.
Na champions tb fizemos o que nos era devido, na minha opinião, tal era a diferença de valor…mas nunca se sabe quando há um skenderbau pronto a fazer história.
Obviamente sabe muito bem estar na frente, mas n ganhamos nada ainda. Agora é fechar o plantel (inclusive manter William, vender Alan Ruiz e trazer um PL…e se possível um LE), manterem a matraca calada (treinador e presidente) e trabalhar como nunca.
Uma palavra para as meninas do futebol ( melhor era impossível) e uma crítica à equipa de andebol…inadmissível perder contra uma equipa que perdeu treinador e pelo que ouvi,alguns dos seus melhores jogadores.
28 Agosto, 2017 at 20:44
entras é em depressão com um jogo.
28 Agosto, 2017 at 20:46
Um jogo que por vezes são…uma época.
E sim repito!!! 5 jogos n apagam uma época vergonhosa a todos os níveis
28 Agosto, 2017 at 21:04
traduz lá isso…
Ora bem, concordo contigo ao dizeres que não se deve entrar em euforias com 5 jogos, mas…devemos entrar em depressão com um jogo menos conseguido?
28 Agosto, 2017 at 21:15
Em 6 jogos ganhámos a uma equipa que subiu de divisão, a um Setúbal aos 87 minutos…e ao Estoril pela margem mínima, com um enorme susto pelo meio…ainda empatamos em casa com o colosso Steua.
Boas exibições em Guimarães e fora com Steua.
Não me parece assim tão espectacular. Existe matéria para continuarmos a melhorar, e muito. Cabe agora a quem orienta a equipa calar me.
28 Agosto, 2017 at 21:18
O único problema como diz o amigo Mário é a discrepância entre a voracidade e facilidade da crítica e da depressão e a ponderação quando as coisas estão bem. Não estão brutais nem espectaculares, acho que todos concordamos…mas um jogo menos conseguido (Steua em casa) e não houve ponderação nenhuma…
28 Agosto, 2017 at 21:30
Desculpem mas n foi “apenas” um jogo mal conseguido.
29 Agosto, 2017 at 9:37
Aí tens toda a razão. Foi mesmo um penalti não marcado ao Steaua em casa, e outro ao Setúbal. Já agora, o Dost tb sofreu um penalti quando estava 2-0 este fds, por isso já vamos em 3. Olha, e não é que foram todos em jogos “apenas” mal conseguidos?
29 Agosto, 2017 at 12:35
Ou seja … só te calas quando formos campeões europeus, certo?!
28 Agosto, 2017 at 21:03
https://1.bp.blogspot.com/-ecJnEfA2A9Q/WaRzlWlKNFI/AAAAAAAAPgU/HXBBt8P1yocBDJ7pM0puVQHN54PmrVRiACLcBGAs/s1600/21151427_1089564444512341_8437193927998968004_n.png
Este chegou ao cúmulo
28 Agosto, 2017 at 21:05
ridiculo.
29 Agosto, 2017 at 11:17
Diz ao alucinado para meter mais tabaco naquilo que está aqui está a ver cavalos, mulheres nuas e anões … Ha e Unicórnios …
28 Agosto, 2017 at 21:15
Não obrigado. ..
28 Agosto, 2017 at 21:39
Merda? Não obrigado.
28 Agosto, 2017 at 21:19
Fdx.
Por um lado n deixaria de ser engraçado como o futuro bola de ouro passaria a jogador banal.
Mas não, obrigado
28 Agosto, 2017 at 21:23
Ou vice-versa.
Mas é um rumor divertido.
28 Agosto, 2017 at 21:28
Ha que realçar ver com bons olhos o Sporting depois de recusar Juventus, Mónaco, Liverpool e Roma.
28 Agosto, 2017 at 21:55
A carreira do Renato neste momento, esta algo perdida…
Um gajo que mal jogou a época passada, já devia andar a rodar noutro clube a partir logo da pré-época.
Com certeza nem ele esperava estar assim, depois da meia-época que teve no Benfica…um caso a ter atenção no futuro, até para outros jovens.
29 Agosto, 2017 at 0:26
Ele devia era aprender a jogar futebol. Correr não chega. Físico imponente não chega. As tretas para o venderem deram-lhe cabo da mona. Pensar que era o Eusébio II e passar a aquecedor de bancos é um choque, ainda mais quando és jovem e influenciável. Não seria o primeiro golden kid a ficar em branco.
Não tenho pena dele porque nem o conheço. Entretanto o Slb e os empresários fizeram o seu e seguem para a frente.
29 Agosto, 2017 at 8:04
Quando soube que iria para a alemanha soube logo que não iria vingar.
É preciso ser-se muito bom mentalmente para viver lá: aguentar o frio, aprender a lingua, estar numa super-equipa.
No entanto ele até podia ser bom e eu estar enganado ao achar que era apenas um cepo…. mas não, ele é mesmo um cepo, e por lá cedo viram que tinham comprado gato por lebre.
No carnide jogava na base da porrada, e não era expulso porque sabemos o que se passa. Mas lá fora há que jogar de acordo com as regras, e aí ele não tem capacidade. Pode vir a ser um jogador mediado, mas neste momento é bom apenas contra equipas amadoras.
28 Agosto, 2017 at 21:32
Já deu para perceber porque é que este merdas foi corrido do Sporting.
Toda aquela pinta de entendido e depois só diz bacoradas.
28 Agosto, 2017 at 23:15
Ridículo.
Por todas as razões, mas principalmente por uma:
Não joga um caralho. Corre muito, mas mal. Produto lampião que o Bayern está a tratar de despachar.
28 Agosto, 2017 at 23:32
Para o puto, trabalhar com o Jesus, era como sair-lhe o euromilhões outra vez!
28 Agosto, 2017 at 23:36
So pode ser para rir.
Depois tinhamos que fazer um comunicado a dizer que ele afinal tinha a idade certa
29 Agosto, 2017 at 2:33
espero que venha. Metemos os lampiões em estado de loucura outra vez, e o renato ficava a jogar pela b porque é bem pior que qualquer jogador que nós lá temos
28 Agosto, 2017 at 21:08
Lembro-me dessa distante época.
Espero que o final não seja o de então, pois o início foi espectacular mas terminámos em terceiro.
Depois da lesão do Luisinho, nunca mais fomos a mesma equipa e o eclipse começou em Chaves.
28 Agosto, 2017 at 21:13
começou em Chaves com o Jorge Coroado a lixar-nos, depois disse que estava com uma azia imensa por nos ter prejudicado.
28 Agosto, 2017 at 21:57
Esse episódio é umas 10 épocas depois.
28 Agosto, 2017 at 21:56
Também me lembro bem daquele arranque espectacular com Marinho Peres.
Em Alvalade toda a gente se perguntava até onde conseguiria ir a equipa.
Infelizmente não tínhamos um plantel à altura dos nossos rivais e acabámos bem longe da luta pelo titulo.
Foi numa das épocas dos alargamentos incompreensíveis para 20 clubes e nos primeiros 11 jogos somámos 11 vitórias.
À jornada 14 sofremos a primeira derrota e a partir daí foi sempre a perder terreno…
28 Agosto, 2017 at 21:09
Até agora e com alguns sustos pelo meio tudo corre bem e o futebol apresentado é agradável.
Mas isto é como acaba e não como começa !
SL
28 Agosto, 2017 at 21:13
Bruno Fernandes na selecção, substitui Pizzi lesionado(mais um a juntar há lista).
Acaba por ser merecido para o Bruno, no entanto espero que voltem todos a 100%.
28 Agosto, 2017 at 21:21
Muito bom para o miúdo…e provavelmente nem joga (o lugar dele está tapado pelo A. Gomes, aquela máquina…) por isso estamos na boa. Nem o Gelson deve jogar grande coisa, nem o William…nem o Adrien porque há Moutinho…outro portento…
A minha esperança está aí. O meu medo está no Coentrão! Mas como ele gosta do Eliseu como do A. Gomes pode ser que tenhamos também sorte aí…
28 Agosto, 2017 at 21:51
Hmmm eu cá acho que tirando William (e Adrien que parece esta condicionado), o resto irá jogar, Gelson deverá ser titular, mas a ver vamos.
O Bruno Fernandes poderá ter minutos.
Mas concordo, o meu medo é com Coentrão…
29 Agosto, 2017 at 12:41
Tenho a certeza que vão jogar todos os jogadores do Sporting.
Pizzi não foi para ser poupado ou por ter muita papa na veia.
28 Agosto, 2017 at 21:25
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Dois pontos prévios:
1- Pergunta sincera: os Caros Tasqueiros que vêm para aqui com “ajustes de contas” (de um lado ou de outro) terão mais de 25 anos? 20?
2- A época passada, de tão pobre que foi, terá contribuído para o “baixar das expectativas” dos Sportinguistas no que à presente época toca. Raramente (se alguma vez!) vi algum Caro Tasqueiro a dizer que o SCP iria/tinha que ser campeão esta época;
3- Não haverá nenhum Caro Tasqueiro que abomine mais o Ovelha Xoné que eu. Mas isso não me impede de dar o mérito a quem o tem (e sim, mesmo ao Parker-Bowles!)
O SCP teve/está a ter um bom início de época. Isso é inegável. Mas tendo em conta o investimento na equipe, isso é algo de extraordinário?
Poupem-me a conversa do “apuramento para a fase de grupos da LC”. Se o SCP não ultrapassasse o Steaua de Bucareste isso seria algo extremamente humilhante. O SCP fez apenas o que lhe competia.
Em relação aos restantes jogos, a vitória (e que vitória!) em Guimarães foi a coisa mais digna de destaque de uma equipe que se quer candidata ao título.
Até aqui nada de extraordinário.
Para além de que agora é que a coisa começa a doer (deslocações @Feirense e @Olympiacos)!
Mas há algo que foi bem feito e me deixa algo animado para a presente época: a política de contratações.
DESTA VEZ parece que se acertou: Mathieu (+), Coentrão (+), Battaglia (+/-), Bruno Fernandes (+++++), Piccini (+/-), Acuña (+) foram boas contratações e uma ENORME diferença do amadorismo que sucedeu no último defeso.
A equipe ainda me parece algo “fina” no que a quantidade toca, e nomeadamente quanto à defesa central e ao “meio do meio campo”, e o mercado ainda a poderá fragilizar mais (duvido que se consiga trazer algum valor que substitua “de imediato” o William Carvalho ou o Adrien), mas DESTA VEZ parece que se “pensou” o plantel.
Não sou, por defeito, um optimista, mas
RP
Piccini/Coates/Mathieu/Coentrão
Battaglia/Adrien/Bruno Fernandes
Gelson/Bas Dost/Acuña
é um “onze” perfeitamente capaz de lutar pelo campeonato e para chegar longe na Liga Europa 🙁
E ainda temos Podence, Iuri Medeiros, Alan Ruiz e Doumbia (esperando eu para ver como se porta o André Pinto, de que é feito o Rostivski, se o Palhinha ou o Petrovic se afirmam como alternativa, e se se aposta no Matheus Oliveira e no Gelson Dada…).
As coisas estão muito promissoras.
A ver nos próximos dois jogos (muito importantes!)
SL
28 Agosto, 2017 at 21:58
Papa-chiclas é 5 estrelas.
Continuo convencido de que vai ser um campeonato tolerância zero. Aviar 5 no VG ou ir a Braga vencer está mais perto de ser obrigação do que um feito.
28 Agosto, 2017 at 23:36
+1
29 Agosto, 2017 at 8:12
O Sporting é candidato a ser campeão todas as epocas… e o resultado é sempre o mesmo. As pessoas já viram que sem alguem tratar do polvo dificilmente se atingue o objectivo.
Podiamos ganhar todos os jogos, e no final o carnide ter mais pontos…. nem que fosse preciso contar cada vitoria na ETAR de carnide por dois.
No primeiro ano do JJ passamos a primeira volta em primeiro com o carnide em terceiro…. claramente estávamos a ser a melhor equipa de longe, e no final vimos o carnide a ganhar todos os jogos na recta final com ajudas e o resultado é o que sabemos.
Mas falas dos outros e já andas a assumir termos uma boa equipa para a Liga Europa… não obrigado. Podemos fazer uma gracinha se tivermos que ir lá parar, mas jogar a sério é na Champions. É onde está o dinheiro.
Perder o campeonato para apostar numa competicão europeia secundária não é claramente a prioridade. Mesmo ficar em segundo teria como prémio a entrada directa na Champions (e 12M garantidos), porém agora acho que isso já não vai acontecer com as novas regras.
29 Agosto, 2017 at 10:56
“Mas falas dos outros e já andas a assumir termos uma boa equipa para a Liga Europa… não obrigado. Podemos fazer uma gracinha se tivermos que ir lá parar, mas jogar a sério é na Champions. É onde está o dinheiro.
Perder o campeonato para apostar numa competicão europeia secundária não é claramente a prioridade. Mesmo ficar em segundo teria como prémio a entrada directa na Champions (e 12M garantidos), porém agora acho que isso já não vai acontecer com as novas regras.”
Caro Leonidas,
Infelizmente, o sorteio da LC ditou que, fora suceder algo de anormal, iremos lutar pelo terceiro lugar, e consequente apuramento para a Liga Europa.
E a narrativa de “se jogarmos a sério na Liga Europa vamos perder o campeonato” está longe de ser demonstrada ser verdade factual.
SL
29 Agosto, 2017 at 9:48
Ora, pelo que leio, o Sporting até agora não fez nada de extraordinário, mas agora é que vai começar a doer com o Feirense? Vocês andam todos trocados, só pode.
29 Agosto, 2017 at 10:51
Caro Bruno Cardoso,
Vai “começar a doer” porque o SCP vai começar a ter dois jogos por semana.
A título de exemplo, de acordo com o calendário (fala-se em antecipação do jogo com o Feirense) vamos à Feira no dia 10/9 e a Pireu DOIS DIAS depois…
SL
29 Agosto, 2017 at 11:23
Isso não vai ser assim …
O SCP deve ir a Santa MAria da Feira jogar no dia 8 de Setembro …
É esta maneira de serem imprecisos e espalha-brasas no que diz respeito ao SCP, seus atletas, etc, que não consigo entender …
29 Agosto, 2017 at 12:47
Para chamares o teu treinador de “Ovelha Xoné “… terás mais que 5 anitos??
Ou é só porque sim? Ou será porque és um cobardolas e tens a teu favor as percentagens ( 16 anos sem sermos campeões ) e onde as probabilidades estão contra o JJ …. podendo tu final do ano dizer mais uma vez: “eu não disse que a Ovelha Xoné não serve para o Sporting”???!!!
Faz te Homem caralho!
28 Agosto, 2017 at 21:29
O Pizzi está lesionado? Só se for da porrada que dá ou daquilo que toma….
28 Agosto, 2017 at 21:52
eu aposto na hipotese B
28 Agosto, 2017 at 23:18
Foi a vestir os calções.
O Record já confirmou.
29 Agosto, 2017 at 11:25
Isso é tudo aldrabice … É a forma deles tentarem salvaguardar jogadores pois estão AFLITOS … E isto foi só com um empate …
Só que, cada vez há mais gente a perceber e a dizer a verdade … O fifica não joga uma pevide … Aquilo é pontapé pra frente, aproveitar uns ressaltos e alguns golos nos lances de bola parada …
29 Agosto, 2017 at 12:49
E uns penalties por agarroes na molhada.
Coisa muito pouco vista em Portugal
28 Agosto, 2017 at 21:52
A vaga de lesões de jogadores nucleares que atinge o slbenfica desde há dois anos é surreal.
29 Agosto, 2017 at 8:14
A vaga de “lesões” é basicamente o carnide a fazer birra porque perdeu um jogo (e ainda assim deram-lhes um ponto para se calarem).
Agora querem os jogadores para se guardarem para o campeonato, ao passo que os do Sporting vão ser exprimidos até à ultima… vai uma aposta?
No final quem vai ser convocado para o mundial serão os encornados todos.
28 Agosto, 2017 at 21:54
o boato da noite diz que o caceteiro lesionou-se a vestir os calções… (se calhar tropeçou na gaita do eliseu)
ou o fernando santos confirma que este palhaço está mesmo lesionado porque não sabe vestir uns calções… e então nunca mais joga na seleção…
ou então isto é a mentira mais estúpida que já inventaram.
28 Agosto, 2017 at 22:03
O boato da noite é outro.
Acabei de ler que a Imprensa espanhola adianta que o Nani pode estar de volta ao Sporting.
28 Agosto, 2017 at 22:05
só se o ordenado ficar reduzido a 1/3.
28 Agosto, 2017 at 22:07
Espero que não.
Jogador acomodado, ficou muito tempo no Man.United sem jogar, poderia muito bem ter atingido outro patamar…
Já na aquela época com o Marco Silva, fez um bom inicio de época, de resto para aquilo que era esperado, ficooou muuuito aquém.
28 Agosto, 2017 at 22:08
Assumo que não gostava de o voltar a ver por cá.
28 Agosto, 2017 at 22:16
Francamente, acho que não tem lugar no actual Sporting.
Até no banco teria dificuldade em marcar lugar.
29 Agosto, 2017 at 0:06
Um jogador como o Nani, não teria lugar no banco? Fdx José…queixamo-nos que o banco do SCP é curto e estás a dizer-me que o Nani nem aí ficava? Temos o plantel do Real?
29 Agosto, 2017 at 9:54
Para aquilo que tem jogado nos ultimos 2-3 anos, por mim não tira o lugar a Iuri, Podence ou Doumbia. Se ainda sobrar algum lugar para ele, podes sentar o Nani 🙂
29 Agosto, 2017 at 12:51
Aí o meu rico Iuri
28 Agosto, 2017 at 23:20
Nani pode ser importante a jogar atrás de Dost. Pode inclusive fazer o lugar do Acuña qd este estiver fora.
Mas… porque não Bryan Ruiz?
28 Agosto, 2017 at 23:40
Entre Nani e Bryan vou sempre preferir Nani. Porque é o Nani.
Mas não entendo o tratamento dado ao Bryan. Faz-me confusão este abandono do Sporting ao jogador
29 Agosto, 2017 at 11:28
Coitadinho do bryan … Chiuf, chiuf …
Este é que é daqueles jogadores que joga na 1ª época e depois acomoda-se … Sofre do síndrome pedro barbosa, joga pro contrato …
28 Agosto, 2017 at 23:37
Espero que seja boato mesmo…
28 Agosto, 2017 at 21:59
o nosso clube deve exigir a divulgação do boletim médico da seleção…
sabemos que os nossos jogadores convocados raramente jogam o que nos condiciona os treinos.
28 Agosto, 2017 at 22:09
Pizzi lesionado?!! Não tinha pensado nisso, mas se calhar até é treta.
28 Agosto, 2017 at 22:18
Foi do palhete que deu no Xico Geraldes no sábado à noite.
Mas há quem diga que já não estava bem desde a época passada quando aviou o Podence com o mesmo pé….
29 Agosto, 2017 at 11:29
Diz ue aquelas drogas que circulam abundantemente no CUbo do seixali, lhes avariam o sistema e os deixam naquele estado …
28 Agosto, 2017 at 22:14
Rossel no Portimonense, por empréstimo.
Um gajo com escola do Barcelona, calça no Sporting com Marco Silva, de resto pouco ou nada fez no Guimarães e Belém, por aqui também se vê o nível de contratações, era para o que dava na altura…
28 Agosto, 2017 at 23:40
Calça com Marco Silva?
Ou calçou quando não havia mais ninguém?
As contratações do ano do Marco foram do género do ano passado… Quase tudo € deitado fora…
28 Agosto, 2017 at 23:46
Calça?
Era o que dava… não viesse, havia igual (já nem digo melhor) em casa.
29 Agosto, 2017 at 0:24
2° ano do Bruno, apostou-se nesses mercados mais desconhecidos, foi um tiro ao lado.
Mas o Rossel participou em 15/20j, minutos não sei…
29 Agosto, 2017 at 0:28
Um de muitos. Demasiados.
Quantos deram rendimento desportivo?
Financeiro, residual, e, e…
29 Agosto, 2017 at 12:54
Aí aí a nossa memória ….
Então meninos … nessss anos tínhamos dinheiro? Nem para mandar cantar cegos quanto mais …
Muito bem tudo foi gerido até hoje …. onde já nem Nani ( dizem ) tem lugar no onze.
28 Agosto, 2017 at 22:15
Acabamos o 1 round intactos.
Excelente. Mas há coisas a reparar. Não vale a pena alongar-me já. Antes disso, o fecho do mercado.
Não me causa moça a saída do William, se forem 40 milhões. Daria para garantir lucro mais um ano, permitindo abater dívida, e ainda dava folga para terminar o excelente trabalho feito neste mercado. Nesse cenário, contratava um central e um ala esquerdo potente. Ficava com Adrien, pelo que joga (com e sem bola) e pela voz de comando.
Essa longínqua época do marinho peres foi especial para mim.
Grande elan inicial, umas 11 vitórias de seguida. Primeira deslocação
Da minha vida as Antas (bilhetes recebidos em mão pelo Fernando Gomes), grande adrenalina e ambiente hostil.
Depois… Não me lembro de termos passado muitas vezes do meio campo. Dois secos. De seguida, chaves 2-2, roubadissimos e, se me lembro bem, ainda fomos perder em casa com os lamps. Com o chiquinho Carlos no contra ataque. Porca miséria!
Este ano o alinhamento é diferente. Superiorizamo-nos aos Andrades em casa na 8 e vamos encerrar a 1 volta, reforçados pelo maior entrosamento da equipa e pelo VAR, a dar a estocada (quase) final nos lamps.
28 Agosto, 2017 at 23:23
Se sair um dos dois (William ou Adrien), com a guita arranjava um central que desse garantias e integrava o Bryan para 2º avançado.
Se sairem os dois, precisamos de um médio.
Depois, com o plantel equilibrado… é ir à luta.
28 Agosto, 2017 at 23:37
Concordo com tudo menos com o Bryan.
Foi útil no contexto da fase de crescimento da altura. É caro, não irá valorizar e não garante a regularidade que precisamos. A diferença em termos de consistência face a Acuna e enorme. Bryan é um cavalo cansado.
Se houvesse alguém a dar 10 milhões pelo Alan, nem hesitava. Precisamos de atletas de rendimento máximo. Limpar aos poucos o rendimento intermitente. Por isso não me importo de vender William. E de enorme potencial, mas no tugao e de rendimento intermitente. A questão é o que fazer com o dinheiro. Só faz sentido vender se for utilizado de forma profícua. Abater dívida e/ou reforçar (efectivamente) a equipa.
28 Agosto, 2017 at 23:38
O 3 central é o nosso calcanhar de Aquiles.
Aproveito para dizer que acredito muito no potencial de demiral.
28 Agosto, 2017 at 22:31
O que teria sido a época passada com o VAR…
– 3 pontos em Guimarães.
– 3 pontos na Madeira contra o Nacional caso a flagrante grande penalidade cometida sobre Bruno César (não assinalada pelo Padre Vasco Santos) fosse concretizada.
E chegávamos ao jogo de vólei na Lixeira da 13 Jornada, com mais 4 pontos…
28 Agosto, 2017 at 23:14
Estás a partir de um pressuposto errado. Que o VAR funciona nos penaltis. O que não é verdade como se viu este fds…
28 Agosto, 2017 at 23:34
Isso não invalida o meu pressuposto:
Na época de merda, à 12ª jornada merecíamos ter mais 4 pontos e entrávamos na lixeira com pelo menos mais 2 pontos que o slvouchers e mais 6 que o fcputedo…
29 Agosto, 2017 at 8:18
Eu apenas vi as imagens da tv (Streaming) e pareceu que existia fora-de-jogo no penalti do Bas Dost, se é esse a que te referes.
O VAR tem feito um bom trabalho, e o Sporting no ano passado perdeu 8 pontos por “erros” em 3 jogos, que nos dariam uma lideranca isolada, mesmo com uma equipa a jogar mal.
28 Agosto, 2017 at 23:17
o 3-4-3 da seleção…
Rui
Fabio Coentrão
Pepe
Dalot
William
Adrien
João Mário
Bruno Fernandes
Raphael Guerreiro
Ronaldo
Gelson
28 Agosto, 2017 at 23:23
Porra na TVI24 (verdade perdi o meu tempo a ver o canal), acabam de confudir o Alan Ruiz pelo Battaglia, num pisão do Alan e o Pina nada diz, “ah era o 2º amarelo”, sinceramente o Pina agora foi um banana ao mais alto nível.
28 Agosto, 2017 at 23:27
Mesmo.
um ecran tão grande,imagem das costas do Alan e aquele tótó não vê nada…
manipulação parola da tvi a passar em claro.
28 Agosto, 2017 at 23:32
Fds
Está o João das neves a dar uma valente pinocada na rainha dos dragões e vocês a perderem tempo com esses narsos.
28 Agosto, 2017 at 23:34
Xiuuuu no spoilers
28 Agosto, 2017 at 23:39
Acabou.
Agora só para o fim de 2018.
28 Agosto, 2017 at 23:37
Não sigo…é verdade.
Tanto hype, terei de dar uma chance, no entanto, “reis e dragões”…hmmm não é muito a minha praia hehehe.
28 Agosto, 2017 at 23:39
Tem gajas. Boas
28 Agosto, 2017 at 23:42
Pois já ouvi dizer que aquilo dá para tudo hehehe, num futuro irei ver ou dar uma oportunidade.
Também não vi breaking bad, tenho muito coisa a rever.
28 Agosto, 2017 at 23:45
Para quem gosta de intrigas políticas é excelente.
O facto de metade do elenco feminino se despir é um plus. E claro, ss normais decapitações, esventramentos e esfolamentos.
29 Agosto, 2017 at 0:06
Não parece lá muito bem meter-me na vossa conversa, mas é uma série que aprecio.
Ia ver daqui a pouco o 7×07 no Kodi. Já tenho umas dicas…
29 Agosto, 2017 at 0:11
Antes o game of thrones que esses programs de bola da treta.
Sl
29 Agosto, 2017 at 0:19
Verdade, mas tinha que dar uma vista de olhos…mas aquela do Pina, apaguei logo.
29 Agosto, 2017 at 0:21
Fica a sugestão, num futuro quem sabe dou uma chance.
29 Agosto, 2017 at 0:29
A Dany é pequenina. Não tinha lugar no Sporting.
De qq modo, ela é mais dragões.
28 Agosto, 2017 at 23:39
não escangalhes as surpresas man.
28 Agosto, 2017 at 23:50
Parece que escangalhada foi a mãe dos dragões!! 😀
28 Agosto, 2017 at 23:54
Levou com um Nevão.
29 Agosto, 2017 at 0:07
Sandstorm.
28 Agosto, 2017 at 23:49
🙂 Uma pinocada na tia !!
28 Agosto, 2017 at 23:53
mas vocês andam a ver o quê? “love on Top”?, parece que aí é que há pinocadas á farta.
29 Agosto, 2017 at 0:12
Que bela tia eh Eh Eh
Sl
29 Agosto, 2017 at 7:38
Parece que agora é o…Areias!
29 Agosto, 2017 at 11:33
Também me disseram isso … Já estive a pesquisar e é mesmo verdade …
O Pina é só mais um … MAMÃO … Eles andam ali a mamar dinheiro e estão a marimbar-se …
MAs essa falha é mesmo inadmissivel … E isto insere-se na estratégia dos cartilheiros … Agora querem atacar o Bataglia, já que caiu a máscara ao eliseu …
29 Agosto, 2017 at 0:02
Sir William no Mónaco por 35M€ pagos a pronto ?!?!
Nunca mais é dia 31/08…
SL
PS: a Guerra dos Tronos é fantástica!
29 Agosto, 2017 at 0:06
quem disse isso do William no Monaco?
29 Agosto, 2017 at 0:21
num clube do mendes?
29 Agosto, 2017 at 0:03
Não fizemos mais que a nossa obrigação, tendo em conta os adversários que nos calharam. Por mim, que bata todos os recordes positivos e mais alguns especialmente se no final significar a conquista do campeonato. Caso contrário, não chega.
Agora não vale a pena embandeirar em arco. Jogo a jogo, até à conquista do título.
Expectante em relação aos dias finais do mercado…fica, Sir!!! Sagra-te campeão e depois assina por uma equipa ao teu nível!
29 Agosto, 2017 at 0:18
Aguardo pelo fim do mercado para fazer um balanço deste mês de Agosto e uma previsao até Dezembro.
Até lá há que adicionar Rossel e Slavchev a lista dos emprestados , inflezmente.
Aguardo ansioso pela solução de Jug, Schelloto, Douglas, Marvin, Heldon e Bryan.
Nani … Seia muito bom. Posição dez, alternativa a Gelson, Acuna, . Mas.desde.que fosse para vir em efinitivor e não por empréstimo …
William sai de certeza, só não sei para onde … Espanha, França ou Inglaterra …
29 Agosto, 2017 at 0:32
Sucinta mas correctamente o observador observa. Pede-se-lhe agora que observe também outras coisas, designadamente, que observe o benfica e comente, como hoje em relação ao Sporting, curto e grosso.
Para mim agora o lema é ganhar e observar, analisar e sintetizar.
Observei, por exemplo, o seguinte: Durante o Jogo Rio Ave-Benfica que, o Eliseu conquistou 3 cartões vermelhos, Pizzi, 1 e que o malandro do árbitro, condicionado pelo Sporting, não os distribuiu aos jogadores que os mereciam, ficando com os vermelhos no bolso, só para si. Está mal.
Também observei que, após o jogo, abriram as portas do “Fragile” em simultâneo com a abertura das portas do Estádio e uqe um grupo organizadíssimo de NN Gays e Retardados vermelhos desatou a desancar nas famílias de Avenses e Vilacondenses que se tinham disposto a ir ao estádio ver como jogaria o Estado Terrorista Lampiâmico.
Pois, é. Joga assim mesmo, dentro e fora de campo, com recurso à coacção de árbitros via chantagem, ameaçando publicar as fotografias que tem no Portfólio “árbitros e respectivas amantes (ou amantes do sexo masculino)”.
Joga assim dentro e fora de campo através do recurso à coacção psicológica de árbitros (ou marcas o penalty que não houve e fechas o olhito àquele que houve ou então baixamos-te a nota, por pedido expresso de Adão e Eva via “e-mail-depois-não-se-esqueça-e- apague-tudo”. Se fizeres o que tens a fazer passa lá pelo escritório do Paulo Gonçalves que, ainda lá temos uma resma de vouchers que não chegaram a ser distribuídos. Não te esqueças que na “Catedral da Cerveja” a lagostinha suada” é do melhor que há, em toda a Península Ibérica.
Mas, também joga fora de campo intimidando os adeptos de outros clubes procurando assassinar uns e maltratar outros sempre e só com o aval de Luís Filipe Vieira que, desse modo se constitui em AUTOR MORAL dos crimes, sendo que a PJ está a investigar essa vertente no caso do Homicídio do Marco Picini, uma vez que parece tratar-se de “homicídio a mando”, já que o seu autor material terá recebido poucos dias depois uma transferência de uma conta off-shore, de verba avultada sem explicação plausível (herança da Avó, por exemplo).
O autor moral de um homicídio é penalizado, também, com a agravante do planeamento e consequentemente, a agravante da premeditação que, necessariamente àquele está sempre associada. Pode levar 25 anos de cadeia e não 8, como muita gente pensa.
Quando o peixe pica mas não agarra acaba de se tirar pelo rabo. Todos os pescadores assistiram a este fenómeno interessante, pelo menos, uma vez na vida.
Portanto, sim senhor, uma boa e desapaixonada análise que, nós Sportinguistas, já tínhamos também feito.
29 Agosto, 2017 at 0:38
Senhor dr. Meirinho,
Por favor não castigue nem o Eliseu, nem o Bruno Coelho pois, ninguém sabe o que o benfica fica sem eles e já agora, nós sportinguistas, adoramos este frisson disciplinar do castiga, sim ou não, hoje ou para o ano ou, então afinal não castigou de todo.
Portanto, não me desiluda e faça o que tem de fazer: – Não castigue, nem um, nem outro. Não queremos em desporto nenhum jogar contra um gatunos só constituído por padres.
29 Agosto, 2017 at 8:23
Estou a gostar do inicio, mas o campeonato do Sporting vai ser definido em Dezembro.
Todos os anos é a mesma coisa.
Até quando o JJ chegou chegámos a dezembro e fomos perder na Madeira (unica derrota da primeira volta) o que teria sido suficiente para passar o carnide no final do campeonato.
Temos mais uma vez os jogos mais dificeis nesse mês, com Barcelona e carnide, ambos fora.
Se for possivel passar Dezembro com nota positiva então sim, diria que estamos na rota do titulo, se *broxar* tudo nessa altura então temos de ser realistas e ver que não chega para o titulo.
29 Agosto, 2017 at 8:42
“Perdemos” o campeonato no início da 2ª volta.
A espera do fcp -slb rendeu dois empates. 4 pontos para os colossos rio ave e Tondela.
29 Agosto, 2017 at 10:14
O campeonato foi perdido contra o carnide, ao termos o Ruiz a falhar o golo.
Mas não é esse o ponto. Desde há muitos anos que o Sporting comeca a perder o campeonato em Dezembro. Na altura do jejum era chamado o fantasma de natal ou maldicão do natal ou o crl… depois a CS deixou cair isso, mas a verdade é que mesmo na nossa melhor epoca de sempre (em termos pontuais) perdemos pontos em Dezembro de forma parva, com a unica derrota da primeira volta. Mesmo o porto não passaria o ano em primeiro sem esse deslize, claro que depois de ganharmos o derby voltou tudo ao mesmo na jornada seguinte e terminamos a primeira volta em primeiro, mas o carnide recuperou aí 3 pontos aos dois lideres sem ter feito nada.
Este ano temos dois jogos grandes fora…. que se se traduzirem em derrotas podem deitar tudo a perder. Mas claro, ainda sobra muito campeonato depois disso.
29 Agosto, 2017 at 19:01
Há um ano, se não me engano, também concluimos o primeiro ciclo de 4 jogos com 4 vitórias.O pior veio depois. Este ano temos o crédito de vencer o play off
POSITIVO
-Boas prestações dos reforços, BFernandes,Acuña, Mathieu, Contrão, Bataglia,Piccini e Doumbia
-Maior capacidade na meia distância e marcação de livres
NEGATIVO
-Dificuldade de recuperação, algo recorrente, depois dos jogos europeus
-Pouca rotatividade dada, sobretudo a Iuri, Dala,Palhinha .
Vai seguir-se um 2º ciclo também de 6 jogos em 20 dias, mais dificil que o 1º dado que comporta Barcelona, Olimpiakos e Porto mais 3 para o campeonato, Feirense,Tondela e Moreirense onde temos tudo a perder e pouco a ganhar e o Sporting continua a ter dificuldades com os autocarros.
Exige-se muita concentração.